Profa. Suzana dos Santos Gomes

Suzana dos Santos Gomes, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, participou do Programa Escala Docente em 2018, promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), realizado na Universidad Mayor de San Francisco Xavier de Chuquisaca – USFXCH, Bolívia, em Sucre, onde desenvolveu seu projeto de pesquisa intitulado “Avaliação Institucional em cursos que formam docentes para a Educação Básica: Um estudo comparado Bolívia e Brasil”. O programa é gerenciado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, visando o desenvolvimento de atividades universitárias de ensino, pesquisa, extensão ou gestão universitária.

A professora contou que recebeu apoio institucional da UFMG e da USFXCH. A primeira arcou com os custos de passagens aéreas de ida a Sucre e retorno a Belo Horizonte. A segunda, com os custos de hospedagem e de alimentação.

Em relação ao seu projeto na USFXCH, ressaltou o apoio institucional da Profa. Verónica Alicia Reyes Liceras, coordenadora do curso de Ciências da Educação e do Prof. Rodney Edson Rada Puña, diretor de relações internacionais da USFXCH. “Na ocasião analisei a proposta de avaliação institucional implementada no Curso de Ciências da Educação na Bolívia e no Curso de Pedagogia no Brasil, no contexto das políticas educacionais, nas últimas décadas. Pretendeu-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como a avaliação institucional está sendo implementada em cursos que formam docentes para a Educação Básica – Curso de Ciência da Educação na Bolívia e no Curso de Pedagogia no Brasil?”, relatou.

Quanto aos resultados, Suzana mencionou que “ao desenvolver o projeto tive a oportunidade de conhecer a proposta pedagógica de um país na América Latina, identificando as políticas de avaliação e de formação de professores implementadas e, além disso, colaborar com a instituição em seu projeto educativo, socializando as minhas experiências no campo da educação com professores e estudantes. Além de uma aplicação de um survey online utilizado no programa de avaliação institucional.”

Observou ainda que a pesquisa revelou que “a avaliação interna e externa na formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas nas últimas décadas. Além das semelhanças e diferenças entre as políticas de avaliação e de formação inicial de professores, levando em consideração o percurso histórico, político e educacional nos dois países.”

Por fim, ressaltou a relevância do programa e parabenizou a AUGM e as instituições participantes, agradecendo a oportunidade concedida. “A  participação no Programa Escala Docente na Bolívia foi uma oportunidade ímpar de aprendizagens, troca de experiência e criação de parcerias”, concluiu profa. Suzana.

Os docentes interessados em participar do programa Escala Docente devem ficar atentos ao site da DRI, onde é divulgado o edital anualmente. Mais informações dos editais anteriores podem ser consultadas aqui.