Na última sexta-feira, 17 de maio, foi inaugurado na UFMG o Centro de Estudos Europeus da UFMG. O evento, que também contou com o Seminário Brasil e Europa: enfrentando desafios globais, teve a participação do Reitor e da Vice Reitora da UFMG, Professor Clélio Campolina e Professora Rocksane Norton, do Diretor de Relações Internacionais da instituição, Professor Eduardo Vargas, do Coordenador do Centro de Estudos Europeus, Professor Ivan Dominguez, além de 20 embaixadores de países europeus e professores da UFMG.

Durante sua fala, o Professor Eduardo Vargas mostrou aos presentes o projeto do edifício destinado ao Centro Internacionalização da UFMG que será construído no campus Pampulha. Após esse momento houve o descerramento simbólico da placa comemorativa de inauguração do Centro e o fechamento da “Cápsula do Tempo”, que contém documentos alusivos ao evento e jornais do dia 17 de maio de 2013, devendo ser aberta em maio de 2028.

O evento também contou com palestras. A primeira foi proferida pelo embaixador da Irlanda, Frank Sheridan, que teve como tema Europa: aprendendo com o passado e olhando para o futuro. A embaixadora da Comunidade Europeia, Ana Paula Zacarias, falou sobre as relações entre a União Europeia e o Brasil. Já o Reitor da UFMG, Clélio Campolina, destacou a importância do investimento maior na educação brasileira


Foto: Foca Lisboa