UFMG realiza Encontro de Orientação do Estudante Internacional 2020/2

Como alternativa às limitações impostas no trânsito internacional de estudantes, a UFMG se adaptou e oferta como opção neste semestre, em edição inédita, a mobilidade acadêmica em formato integralmente virtual. No total, dezesseis instituições enviam estudantes que acompanharão aulas e projetos ao longo dos próximos quatro meses.

“Trata-se de um processo cujo propósito é promover o fluxo internacional não só de pessoas, mas também de ideias e conhecimentos”, cita Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais na UFMG. Para o professor, que comemora o avanço das colaborações interinstitucionais e iniciativas de internacionalização na universidade, mesmo na adversidade dos tempos atuais os resultados construídos ao longo dos últimos anos são marcantes e colocam a instituição em evidência internacional crescente: “Temos hoje o maior catálogo de graduação em língua estrangeira do país, com mais de 50 cursos em inglês e espanhol”. Atualmente, a UFMG possui parcerias em todos os continentes, ao longo de 50 países, e participa de redes importantes como a AUF, AUGM, AULP, Grupo Tordesilhas e WUN.

Além dos estudos de graduação e pós-graduação, os estudantes estrangeiros cursam gratuitamente a disciplina Português como Língua Adicional, ministrada pelo professor Henrique Leroy, da Faculdade de Letras. “Trabalhamos com um grupo multinível, com diferentes graus de conhecimento, mas de forma integrada”, comenta o docente. “As aulas são ambientes de troca: aprendemos muito sobre cada cultura, cada língua. Infelizmente nesta edição não haverá imersão presencial, mas reproduziremos alguns contextos nas aulas de forma a aprofundar a experiência de cada estudante.”

Durante o período de estudos, os alunos internacionais são acompanhados pelo Setor de Acolhimento, na responsabilidade da servidora técnico-administrativa Elaine Parreiras, que assegura o contato e recepção do grupo por meio de atividades e dinâmicas propostas ao longo do semestre, com destaque para o Programa de Apadrinhamento Internacional (‘buddy program’), que oportuniza a criação de laços e apoio direto aos participantes por estudantes brasileiros; e também pelo Setor de Admissão Internacional, responsável pelos trâmites administrativos relacionados à jornada na UFMG desde a matrícula até o envio do certificado de notas.

Formação Transversal em Estudos Internacionais

Ofertada semestralmente aos estudantes brasileiros e internacionais, a FTEI é composta por disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, proporcionando uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos; compõe também os esforços por uma internacionalização em casa, conectando a comunidade internacional e os brasileiros regularmente registrados.