Estudantes Internacionais participantes do programa SSBS de 2019 (Foto: Matheus Viana)

Começou hoje a segunda edição da Summer School on Brazilian Studies (SSBS). Cerca de 60 estudantes de 15 países diferentes e 22 universidades de classe mundial participarão, até dia 26 de julho, de uma experiência acadêmica e cultural em um cronograma abrangente sobre temas brasileiros.

Ao longo das duas semanas de evento, os participantes serão desafiados e inspirados por alguns dos melhores professores da UFMG que compartilharão seus conhecimentos em palestras sobre temas tão diversos quanto história, geografia, sociedade e cultura, incluindo sessões de direito, política, economia e política externa.

Leandro Diniz, coordenador da disciplina Português como Língua Adicional (PLA) (Foto: Matheus Viana)

Os estudantes internacionais também terão treinamento de idiomas em português como língua adicional, oferecido pelas professoras Letícia Dornelas, Luísa Fajardo e Milena de Paula, sob a coordenação do professor Leandro Diniz.

Da esquerda para a direita: Luísa Fajardo, Milena de Paula e Letícia Dornelas, respectivamente. Professoras da turma do SSBS de 2019. (Foto: Matheus Viana)

Eles também irão visitar alguns de nossos belos locais em viagens de campo, incluindo o Inhotim e a cidade histórica de Ouro Preto.

Visitas ao Museu do Futebol, no Estádio Mineirão, passeio a pé pelo Complexo Arquitetônico da Pampulha e algumas horas de lazer no CEU – Centro de Lazer e Esporte da UFMG – também estão incluídas no programa.

As aulas da Escola de Verão estão sendo realizadas concomitantemente com diversos eventos culturais – como o Festival de Inverno da UFMG e a Virada Cultural – para que os alunos tenham uma sobrecarga de shows artísticos, exposições e performances para escolher ao longo das semanas.

Por último, mas não menos importante, o ex-ministro da Defesa e do Exterior do Brasil, Celso Amorim, foi confirmado para a conferência de encerramento da SSF da UFMG deste ano.

Esta será uma grande oportunidade para que estudantes de todo o mundo desfrutem do que o Brasil pode oferecer e, ao mesmo tempo, tenham a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades da América Latina.

A iniciativa é promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, representada pelos professores Aziz Tuffi Saliba e Dawisson Belém, respectivamente diretor e diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG.

Da esquerda para a direita: Professores Aziz Tuffi Saliba e Dawisson Belém, diretor e diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG (Foto: Matheus Viana)