Estudantes internacionais se reúnem com seus padrinhos e madrinhas em atividade promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI/UFMG.

Aconteceu na UFMG, entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março, a Semana de Orientação do Estudante Internacional, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais – DRI. O evento tem o objetivo de reunir os novos integrantes internacionais da comunidade acadêmica para receber informações e, também, para a troca de fraternidades antes de dar início às atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2018.

Ao longo da Semana de Orientação, aconteceram atividades para instruir os estudantes quanto à documentação, serviços úteis e outras questões acadêmicas.

A Estação Ecológica da UFMG, onde os estudantes nacionais e internacionais se reuniram.

No primeiro dia, a Professora Deise Dutra, Diretora Adjunta de Relações Internacionais da UFMG, ministrou a palestra de recepção institucional, intitulada “Seja bem-vindo à UFMG”, apresentando as oportunidades relativas ao ensino, pesquisa e extensão na Universidade. Aconteceu, também, uma apresentação musical do estudante de Graduação Renan Costa, oficinas e palestras relativas ao Português como Língua Adicional, documentação e serviços de Belo Horizonte e orientações sobre o registro acadêmico e matrícula.

Renan Costa e Marcelo Gomes proferem palestra no auditório do IGC.

No segundo dia, após a Prova de Nivelamento de Português como Língua Adicional, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais apresentaram o Programas de Voluntariado Internacional para estudantes ou pesquisadores internacionais interessados em realizar trabalho voluntário nas repartições.

Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte proferem palestra no auditório do IGC.

O Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão Universitária “O Mundo na UFMG”, representado pela graduanda em Relações Internacionais Clarice Na-Young Lee, também contribuiu, proferindo a palestra “Internacionalização em Casa”. Além disso, foram apresentadas, as atividades desenvolvidas pelo Núcleo. Logo em seguida, o Centro de Convivência Negra se apresentou e discutiu a sua importância dentro do espaço acadêmico. Por fim, houve uma sessão de orientações em inglês que abordou questões relativas a documentação, registro acadêmico e matrícula.

Representante do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão Universitária “O Mundo na UFMG” profere palestra no IGC.

Representantes do Centro de Convivência Negra proferem palestra no IGC.

No terceiro dia de programação Semana, os estudantes e pesquisadores internacionais realizaram uma visita guiada ao Estádio Mineirão e ao Museu brasileiro do Futebol. Na tarde desta data, aconteceu o encontro dos estudantes internacionais com seus padrinhos e madrinhas brasileiros, na Estação Ecológica da UFMG, onde houveram atividades de integração, oficinas de dança e um lanche.

Durante confraternização, estudantes nacionais e internacionais da UFMG participam de oficina de dança.

Para fechar a programação da Semana de Orientação, o Centro de Convivência Negra promoveu uma atividade expositiva com os estudantes internacionais, que aconteceu na tarde do dia 02 de março.

Atividade promovida pelo Centro de Convivência Negra, na FAFICH.

A programação da Semana de Orientação do Estudante Internacional foi organizada pela equipe do Setor de Acolhimento da DRI/UFMG, composta por Elaine Parreiras, Ariel Gimpel e André Amaral.

Equipe do Setor de Acolhimento posa para foto junto de graduando após sorteio de agenda.

A cobertura fotográfica do evento, registrada por Marden Ferreira, pode ser encontrada na página da DRI no Facebook.