A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI) realizou, sob a coordenação da servidora técnico-administrativa Elaine Parreiras e do Diretor de relações internacionais, professor Aziz Tuffi Saliba, de 30 de julho a 01 de agosto, a Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG. Foram três dias de evento destinados a recepção dos estudantes internacionais que ingressaram na UFMG para o segundo semestre de 2018.

Com o intuito de orientar os estudantes internacionais em relação à cultura acadêmica da UFMG e a dimensão intercultural e social da vivência em outro país, a programação incluiu apresentações sobre a UFMG, a cidade de Belo Horizonte, além de discutir a questão do choque cultural, dentre outros tópicos relevantes para a acolhida dos estudantes.

Também participaram do evento os estudantes da UFMG que são “padrinhos” e “madrinhas” pelo Programa de Apadrinhamento da DRI. Eles acompanham os estudantes internacionais ao longo do semestre, apoiando-os tanto na dimensão acadêmica como social de suas vivências em Belo Horizonte: participam de eventos, apresentam as unidades acadêmicas da UFMG, ajudam a planejar a matrícula e sugerem programação para finais de semana e feriados. Cada estudante estrangeiro poderá ter até dois padrinhos e madrinhas.

Para este semestre, mais de 100 estudantes de diferentes países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa participaram do evento. Os alunos ingressaram na UFMG por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e Instituições Estrangeiras, ou por meio de programas específicos, tais como programa Escala, Erasmus, Marca, Bracol, Brafitec e PAEC.

A programação da Semana de Orientação do Estudante Internacional iniciou no dia 30 de julho, segunda-feira. Nesse dia, os estudantes foram recebidos no auditório do Instituto de Geociências (IGC), com programação que vai das 8h45 às 17h.

No segundo dia de evento, 31 de julho, terça-feira, os interessados em cursar a disciplina de Português como Língua Adicional (PLA) fizeram o Teste de Nivelamento, coordenado pelo professor Leandro Rodrigues Alves Diniz (FALE/UFMG), no auditório do Instituto de Geociências (IGC). Das 12h às 14h, todos os participantes farão uma pausa.

Das 14h às 15h, os estudantes internacionais ouviram Bruno Pimenta Starling, coordenador do Programa de Voluntariado Internacional da PBH, que divulgou as oportunidades para prestação de serviços voluntários em órgãos públicos municipais. Para encerrar a programação de terça-feira, das 16h às 17h, Marcelo Gomes e Elaine Martins, das equipes de admissão internacional e acolhimento da DRI, apresentarão a sessão de orientações novamente, desta vez em inglês sobre documentação, registro acadêmico e matrícula.

Na quarta-feira, dia 01 de agosto, aconteceu a visita guiada ao Estádio Mineirão e museu Brasileiro do Futebol. Em seguida, das 14h às 17h, aconteceu o Encontro dos estudantes internacionais com seus padrinhos e madrinhas, com atividades de integração promovidas por Luciana Fiuza, coordenadora de Gestão Operacional e Informação (DRI/UFMG), Elaine Parreiras, servidora do Setor de Acolhimento (DRI/UFMG), Izabella Leal, do Setor de Acolhimento (DRI/UFMG) e Ariel Gímpel, do Setor de Acolhimento (DRI/UFMG).

Aconteceu, também, uma oficina de integração, ofertada por Sthefany Zaida Silva do Amparo e Matheus Augusto Campelo Félix, ambos graduandos em Química.

Mais informações: acolhimento@dri.ufmg.br ou  (31) 3409 4591.

Confira a cobertura fotográfica completa na Página da DRI no Facebook.