Entre os dias 3 e 5 de outubro, em Curitiba/PR, aconteceram as XX Jornadas de Jovens Pesquisadores, evento que visa a promover o relacionamento entre cientistas dos seis países participantes da AUGM – Associação das Universidades do Grupo Montevidéu – com destaque para a troca de informação e de experiências, além da promoção e fomento às atividades de pesquisa e produção de conhecimento nas 28 universidades-membro.

O tema  norteador de 2012, escolhido pela Universidade Federal do Paraná, sede das XX Jornadas, foi “Cidadania e o Desenvolvimento Social”, de forma a propor uma reflexão e proposições de alternativas que promovam o desenvolvimento em diversas dimensões – social, cultural, ambiental, territorial e político-institucional – além da econômica. Nesse espaço, pretendeu-se discutir alternativas que promovessem a inclusão, o pluralismo, a igualdade participativa, a autonomia e a busca do bem comum.

Nessa edição, que reuniu mais de 500 pesquisadores, a UFMG participou com 23 trabalhos, das mais diversas áreas, que foram avaliados pela Comissão Científica da UFPR e alocados conforme relevância social para apresentação oral ou por pôster.