Sistemático: Edição 1463 – 08/04/2010


Notícias



ATI DIVULGA RELATÓRIO DA GESTÃO 2006-2010

A cada final de gestão, é elaborado um relatório em que os diversos órgãos do Reitorado, entre os quais a ATI, apresentam suas realizações no exercício da administração. Agora, a ATI está disponibilizando na Internet a parte do relatório que diz respeito às suas atividades que incluem:

– implantação do Portal minhaUFMG;
-projeto de desenvolvimento institucio-nal envolvendo o DCC – Departamento de Ciência da Computação, através do Sinergia – Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas, com o Sistema UFMG;
– Desenvolvimento e Implantação do Diário de Classe Eletrônico da Graduação;
– Sistema Perfil;
– Sistema de Coleta de Dados Online da Auditoria – SCOLD;
– Implantação do Siex – Sistema de Informações de Extensão;
– Desenvolvimento e Implantação do sistema de gestão de Convênios Internacionais;
– Controle de Professores Voluntários e Eméritos;
– Implantação do sistema acadêmico da Pós-graduação;
– Incorporação e evolução do Sistema de matrícula online da Graduação;
– Matrícula on-line da Pós-graduação;
– Desenvolvimento e Implantação do sistema de controle patrimonial – Sicpat;
– Desenvolvimento e Implantação do sistema de Diplomas Legais;
– Controle do Histórico de pagamentos de Pessoal e Pensionistas;
– Desenvolvimento e Implantação do sistema de Censo Socioeconômico da Graduação;
– Desenvolvimento e Implantação do sistema Auxílio Saúde e Ressarcimento Saúde;
– Desenvolvimento e Implantação do sistema de Avaliação de Desempenho do PCCTAE;
– SICS – Sistema de Bolsas da Iniciação Científica;
– Gestão de Teleconsultorias – Projeto Minas Telecardio e Telessaúde Nacional;
– Nova Solução para Entrega de NIPs;
– Nova Solução para Entrega de NIPs;
-Desenvolvimento e Implantação dos novos processos seletivos;
– Desenvolvimento e Implantação de sistema próprio para Segurança de Sistemas Web;
– Sistema de horas-extras e adicionais;
– Implantação da transmissão de vídeo via Web pela RNP;
– Formalização das políticas anti-spam;
– Implantação do Proxy para acesso ao Portal da Capes;
– Implantação do prefixo unificado (3409);
– Interligação das centrais telefônicas, ampliação dos ramais e migração da Face e Engenharia para o Campus Pampulha;
– Implantação do sistema VoIP e interligação desse ao PABX;
– Gerus – Reestruturação do Cadastro Inicial;
– Workflow Química – Admissão de Amostras;
– Moodle UFMG;
– Site PME34;
– Definição de ambiente de rede local em software livre;
– Readequação e ampliação da disponibilidade, segurança e desempenho do ambiente de produção;
-Internet da RNP no Campus de Tiradentes e Montes Claros;
– Supercomputador;
– Auditório para videoconferências na Biblioteca Central;
– Programa Primeiro Computador.

Esse documento pode ser acessado no endereço https://www.ufmg.br/dti/wp-content/uploads/Sistematico_PDF/Relatório ATI 2006-2010.pdf.

Na gestão 2006-2010, a ATI teve como diretor o prof. Paulo Fernando Seixas. Os diretores do CECOM e do LCC foram, respectivamente, o Analista de Tecnologia da Informação Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho.

NOVO ANALISTA NA DRC

O CECOM está contando, desde o dia 05 de abril último, com mais um funcionário em seu quadro. É Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, Analista de Tecnologia da Informação, lotado na Divisão de Redes de Comunicação.

Gustavo Diniz é formado em Ciência da Computação pela PUC-MG, onde se formou em 2007. Além da graduação, ele terminou, em março de 2008, o curso de Especialização em Rede e Telecomunicações na UFMG.

Antes de vir para a UFMG, Gustavo trabalhou na Oi, como estagiário e analista; na empresa Vetta, como analista e desenvolvedor Java; e na Prodemge, de 2008 a 2010. Ele passou no Concurso Público da UFMG em 2009 e foi chamado agora para o cargo de Analista de TI.

A DRC tem duas áreas principais de atuação, a gerência da telefonia e a administração da Rede UFMG. Gustavo integrará esta segunda equipe, atuando principalmente na área de resposta a incidentes de segurança, que engloba a notificação aos responsáveis pelas redes de onde partem ataques à UFMG, a análise dos sistemas da UFMG comprometidos e sua restauração a uma situação de normalidade operacional.


Gustavo Diniz

PUBLICADA A APOSENTADORIA DE FUNCIONÁRIO DO CECOM

Foi publicada no Diário Oficial da União de 06/04/2010, a Portaria de 30/03/2010, da aposentadoria de José Efigênio de Oliveira (Alemão), Técnico em Telefonia da Divisão de Redes de Comunicação.

Alemão, como é chamado por todos, entrou para a UFMG em maio de 1975 e trabalhou nos antigos departamentos de Planejamento Físico e Obras e de Manutenção. Em agosto de 2000, foi transferido para o CECOM, juntamente com a equipe da Telefonia, sendo lotado na Divisão de Redes de Comunicação, onde permaneceu atá a sua aposentadoria.


Alemão

SAIDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Luiz Gomes Temponi, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31/03/2010.
Luiz Temponi entrou para o CECOM em agosto de 2007, lotado na DAS, onde trabalhou como desenvolvedor Web.
Ele esteve na Redação de O Sistemático para se despedir e deixou um abraço para todos.


Luiz Temponi


Informativo



ESTATÍSTICAS DO SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de março/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.148.798
195
510.469
1.659.462
8.056.796
9.716.258

As médias diárias durante o mês de março foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
39.058
6
16.467
53.531
259.897
313.428


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Viva Favela agora é um site colaborativo. Para ser um colaborador, o primeiro passo é se tornar um correspondente. Como? Basta se cadastrar! Veja em http://www.vivafavela.com.br/.

– Receitas de dar água na boca é no receitasmagicas.com, no endereço http://www.receitasmagicas.com/. Vale a pena conferir!

– A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas é um portal criado pelo Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, que reúne mais de 15 mil títulos em diversas áreas. O enderço é http://www.bvce.org/LivrosBrasileirosInstrucoes Autor.asp.

– O banco oferece muitas alternativas e serviços. Conheça cada uma delas para economizar, poupar e aproveitar as oportunidades de compra em http://www.meubolsoem dia.com.br/

– Veja e dê download nos 50 carros famosos do cinema e da TV em http://www. flickr.com/photos/juanpablobravo/4461439556/sizes/o/.

– A biblioteca virtual sobre a Sociedade da Informação inclui 9 mil textos em várias línguas. Veja em http://www.bvce.org/Sociedade Informacao.asp.

– Divvyshot é uma forma diferente de compartilhar fotos on-line. Fotos em Divvyshot são agrupados em coleções chamados “eventos”, várias pessoas podem contribuir para um, eliminando a necessidade de publicar em álbuns separados. O endereço é http://divvyshot.com/.

– Assista ao trailer do filme Resident Evil 4: Afterlife, que será lançado em 10 de setembro, convencional e 3D em http://www.myspace.com/horror-movies.


OS SETE TALENTOS DO PROFISSIONAL DO FUTURO

O Globo Economia publicou, no dia 27/03/2010, o artigo Os sete talentos do profissional do futuro, no endereço http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/26/os-sete-talentos-do-profissional-do-futuro-916177707.asp. O artigo, transcrito abaixo, foi uma colaboração de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

As constantes mudanças do mercado de trabalho exigem que o profissional adapte suas competências às novas exigências das empresas. O consultor Edson Rodriguez listou os sete talentos do profissional do futuro e o que eles representam para o mercado:

Autogerenciamento– É a capacidade que o indivíduo tem de se motivar, disciplinar, cobrar e de avaliar os resultados obtidos. O profissional que tem esta habilidade é capaz de realizar projetos, desempenhar tarefas, buscar soluções e identificar formas de implementar as soluções.

Comunicação múltipla– É a habilidade de se comunicar de modo realmente eficaz em diversas situações e inclusive em outros idiomas, principalmente o inglês. Essa deve ser a prioridade na área de línguas estrangeiras, salvo em casos específicos. Antes de sair para uma terceira língua, é preciso certificar-se de que o inglês está realmente bom. O profissional deve ser capaz de explorar, conhecer a fundo e manter-se atualizado com relação a blogs, twitter, internet, intranet, processos e sistemas de informação e transmissão de dados.

Capacidade de negociação – O profissional deve dedicar especial atenção às suas habilidades no quesito capacidade de negociação. Deve procurar apresentar ideias de modo claro e convincente e argumentar de forma positiva, franca e objetivamente. É importante também saber ouvir com atenção as objeções e sugestões para construir formas convincentes de superá-las.

Adaptabilidade– O profissional do futuro não deve apenas assumir uma posição de aceitar as mudanças, mas sim procurar prevê-las e antecipar-se a elas. A capacidade de facilitar o processo de mudanças, quaisquer que sejam elas, para as pessoas à sua volta também é uma característica importante e uma habilidade a ser cultivada.

Educação contínua – A vida é um aprendizado constante e no mundo moderno isso se torna cada vez mais importante. Novas descobertas e processos mais eficazes surgem a cada momento, principalmente na área tecnológica. Por isso, o processo de treinamento e desenvolvimento de um profissional de sucesso ocorre por toda a sua vida. Ele tem que estar constantemente se atualizando, buscando novos conhecimentos e novas abordagens.

Domínio da tecnologia– Este quesito faz diferença. É imprescindível buscar, usar e fomentar o uso de tecnologia de ponta. O profissional também deve ficar atento a mudanças na área e manter-se atualizado sobre os lançamentos.

Foco nos resultados– As pessoas são avaliadas por suas ações e pelos resultados obtidos. Por isso, é importante refletir sobre qual é o resultado que se busca e procurar identificar o que agrega valor em termos de custos/esforços para centrar-se nisso.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 12, de 05/04/1990, publicou notícias sobre as resoluções da CAD (Comissão de Administração de Dados), remoção de arquivos, esclarecimentos da Relação de Rendimentos – Ano Base 1989, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

MD-16
O Centro de Computação recebeu da Unisys na segunda-feira, dia 02, o MD-16, que irá duplicar a atual capacidade de discos, de 2 para 4,5 GB.
A instalação está prevista para esta semana, estando a DST encarregada do planejamento de distribuição dessa área.
Esta unidade é extremamente confiável possuindo tecnologia Fujitsu.

CONCURSO PARA INSPETOR ESCOLAR
A O CECOM entregou ontem, dia 04, o resultado da pontuação de títulos do Concurso para Inspetor Escolar do IEDRHU qe, após impressão a laser Xerox na Prodemge, será publicado no Diário Oficial.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como O Sistemático não circulou na última semana, devido ao feriado da Sexta-Feira da Paixão, os parabéns atrasados para: Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, no dia 03; Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; e os ex-ceconianos: Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o; Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; prof. Wilson de Pádua Paula Filho e prof. Werner Streitwieser, no dia 05; e Eduardo Jaime Quirós Batres, no dia 07. Os parabéns, em dia, para: Denise Cristina de Assis Moreira, hoje, dia 08; Nilson José Marinho Vale e Dioberto César dos Reis, no dia 10; e Carolina Santos Alves, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Paulo Fernando Seixas e Nair Vieira Sales, no dia 10; André de Paula Dias Couto, no dia 12; e Aline Serrão de Filippo, no dia 14.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos tiradas no dia 24/03/2010, durante o lanche organizado pela Xina na sua despedida do CECOM. O lanche foi realizado na sala de convivência do 8o andar e contou com a participação maciça de ceconianos, ex-ceconianos e amigos da nova aposentada. As fotos são de autoria de Rodrigo Wenceslau.


A torta de frango


Xina, a ex-ceconiana Maria Laura e Bárbara. Atrás : Carlos Alfeu e Thiago Moreira


Guilherme, Thomas, prof.Paulo Seixas, prof.José Monteiro da Mata e a ex-ceconiana Maria Laura


Emerson, Lelé, Leandro, Xina, Fábio e Ronaldo


Antônio Carlos, Gino, Guilherme, Pedro Begalli, Jhonata e Bosco (DP).


Simone e Xina