Área de armazenamento de arquivos em rede

Descrição/Informações do Serviço:

O serviço compreende a disponibilização de área de armazenamento de arquivos em rede destinada exclusivamente para as atividades laborativas.

É disponibilizada ao órgão uma área de compartilhamento de arquivos entre seus membros, de acordo com o perfil de acesso de cada um, e uma área exclusiva para cada usuário. O uso dessa área pode ser definido e subdividido considerando-se a hierarquia formal do organograma interno e seus grupos de trabalho informais.

A DTI não realiza a manipulação do conteúdo nas áreas de armazenamento disponibilizadas.

O serviço é fornecido apenas para os órgãos da administração central.

É atribuição das chefias imediatas a concessão ou revogação de acessos dos membros de sua equipe. O acesso aos sistemas de informação deve ser compatível com a função desempenhada, ser justificado e solicitado imediatamente após entrada em exercício, dispensa de cargo ou função, exoneração ou desligamento do/a usuário/a, independentemente do vínculo – docente, técnico-administrativo em educação, terceirizado, estagiário etc. Após a liberação do serviço pela DTI, o usuário obterá acesso automaticamente, após realizar o login com as credenciais do minhaUFMG em um computador devidamente configurado nos padrões da administração central. O acesso aos arquivos da rede, estando fora da UFMG, deve estar conectado na VPN.

É vedado o uso do recurso para fins particulares, tais como: armazenamento de músicas, filmes, fotos, arquivos pessoais e quaisquer outros que não sejam relacionados aos objetivos institucionais.

Mesmo que sejam demandas institucionais, o armazenamento de vídeos deve passar por avaliação técnica prévia com a DTI. Isso se deve ao fato desse tipo de arquivo ser grande consumidor de recurso, havendo alternativas de armazenamento homologadas pela DTI.

No caso de documentos institucionais de conteúdo histórico, estes devem passar por avaliação prévia da Diarq (Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG) para o devido tratamento arquivístico.

É vedada a realização de backups, cópias de segurança do conteúdo armazenado neste ambiente. A DTI conta com um serviço de backup periódico dos ambientes sob a sua responsabilidade, seguindo as limitações técnico-financeira. A DTI reserva-se o direito de analisar os impactos das solicitações de restauração backup.

As áreas têm limitações de armazenamento por usuário e por área de armazenamento compartilhado.

Canais de prestação:

Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço e enviar a solicitação para suporte@dti.ufmg.br

Atendimento da solicitação das 8:00 às 18:00 nos dias úteis.

Prazo de atendimento: em até 2 (dois) dias úteis.

Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.

 

Perguntas e respostas mais frequentes:

FAQ Servidor de arquivos