samba4-ad-dc

CECOM suspende temporariamente migração NETWARE-AD/SAMBA

Ao contrário do que foi informado na última edição de O Sistemático, a migração do sistema de arquivos e autenticação Novell Netware para uma versão livre do MS-Active Directory na PRA – Pró-Reitoria de Administração e na Imprensa ocorreu no dia 05 de setembro e não no dia 05 de outubro.

Durante o mês de setembro as atividades continuaram nos Centros de Atividades Didáticas (CAD 1 e CAD 2), e no DO – Departamento de Obras, oriundo do antigo DPFO – Departamento de Planejamento Físico e Obras. Em outubro e na primeira semana de novembro foram migrados departamentos também originados do DPFO (DPP – Departamento de Planejamento e Projetos, DPOC – Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle, DGA – Departamento de Gestão Ambiental).

Em novembro foi migrada a CTIT – Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica. Devido à complexidade do processo, a dificuldade de acesso aos locais e ao acúmulo de férias da equipe envolvida no processo nos meses de novembro a janeiro, o CECOM suspendeu temporariamente a migração nos seguintes locais: DAA – Departamento de Apoio Administrativo, mais um departamento oriundo do antigo. DPFO, GIZ – Rede de Desenvolvimento de Práticas do Ensino Superior, ligado à Pró- Reitoria de Graduação, na DAC – Diretoria de Ação Cultural, na BU – Biblioteca Universitária, na Editora e no Cedecom – Centro de Comunicação.

A substituição dos servidores de arquivos Novell Netware, em uso na Administração Central da UFMG desde o início dos anos 1990, por novos servidores de arquivo que simulam o ambiente de autenticação Active Directory da Microsoft, está sendo feita em etapas com duração de uma semana. A nova solução é baseada no sistema operacional Linux e no aplicativo Samba, ambos de uso livre e gratuito.