gerador3

Gerador e Nobreak integrados garantem mais disponibilidade

Ao longo dos últimos anos, a Universidade vem investindo na melhoria da disponibilidade da sua infraestrutura de Tecnologia da Informação. Ainda na gestão anterior o Demai/PRA especificou e adquiriu um GMG (Grupo Motor-Gerador) para o prédio da Reitoria com capacidade para manter o fornecimento de energia elétrica em caso de queda do serviço fornecido pela Cemig.

Esse Gerador atende à Sala dos Conselhos, ao Auditório e a um dos elevadores, além da infraestrutura computacional do Cecom no subsolo. Ele entrou em funcionamento no dia 11 de fevereiro de 2015 e garantiu a melhoria da qualidade do fornecimento de energia nos locais citados.

Entretanto, para entrar em funcionamento, o GMG necessita de 8 segundos contados após ter identificado que ocorreu a queda de energia da Cemig. Para a maioria das demandas cobertas este tempo é aceitável. A exceção são os equipamentos do Cecom, no subsolo da Reitoria, que dependem de fornecimento contínuo.

Com o intuito de garantir esta necessária continuidade foi contratado, em locação, um Nobreak de 60kva que atende à infraestrutura computacional do subsolo. Com essa instalação, fica coberto o fornecimento de energia enquanto o GMG, ao qual foi integrado, não entra em funcionamento, bem como garantida a estabilidade da rede, mesmo quando houver variação no fornecimento da Cemig.

A instalação deste Nobreak, de maior porte, aumentou a segurança no ambiente do Cecom pois permitiu que os diversos nobreaks de menor porte, até então em uso fossem retirados do espaço físico no qual ficam também os demais equipamentos computacionais. Esta boa prática é orientada pelas normas técnicas.

Além disso, os nobreaks menores foram liberados para serem remanejados, atendendo as centrais telefônicas nas unidades acadêmicas e parte da infraestrutura do LCC. Esta etapa está em andamento.

A instalação do Nobreak e sua integração com o GMG ocorreu em 18 de setembro passado e eliminou as ocorrências de parada da infraestrutura por queda no fornecimento de energia elétrica. Com isso, principalmente neste período de chuvas, que começou este mês, a comunidade poderá contar com maior disponibilidade dos sistemas e serviços de Tecnologia da Informação.

Espaço físico do geradorVista Externa do espaço físico do geradorgerador3