DTI - dias dos pais

Quem somos

A atual estrutura da área de Tecnologia da Informação (TI) da Reitoria da UFMG data do início dos anos 1980. Naquele momento, em que o uso da computação era bastante restrito e muito concentrado em poucos grupos de pesquisa, julgou-se oportuno configurar essa área a partir de duas estruturas bem distintas. Uma estrutura de suporte administrativo à Universidade – suporte este enfocando procedimentos bem específicos –, o Centro de Computação (CECOM), e outra, o Laboratório de Computação Científica (LCC), voltado para o apoio aos raros grupos de pesquisa que empregavam, rotineiramente em seus trabalhos, as técnicas de computação científica.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) foi criada em 1998, no início da gestão do Reitor professor Francisco César de Sá Barreto, com o objetivo de unificar as políticas de tecnologia da informação da Universidade, além de traçar e implementar ações estratégicas nesta área. Inicialmente com o nome de Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), o seu primeiro diretor foi o professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho. Algum tempo depois a sigla passou a ser DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação.

A primeira conseqüência da nova estrutura de trabalho foi sintonizar as ações entre o Laboratório de Ciência da Computação (LCC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, e o Centro de Computação (CECOM) – órgãos executivos subordinados à Diretoria.

Atualmente, na gestão da Reitora professora Sandra Goulart Almeida,  a DTI está sob a direção do professor Dorgival Olavo Guedes Neto.

Gestões da DTI

– 1998-2002 – prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho – Reitor: prof. Francisco César de Sá Barreto

– 2002-2006 – prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho – Reitora: profa. Ana Lúcia Almeida Gazolla

– 2006-2010 – prof. Paulo Fernando Seixas – Reitor: prof. Ronaldo Tadeu Pena

– 2010-2012 – prof. Luciano de Errico – Reitor: prof. Clélio Campolina Diniz

– 2012-2014 – prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua – Reitor: prof. Clélio Campolina Diniz

– 2014-2018 – prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior – Reitor: prof. Jaime Arturo Ramírez

– 2018 – Prof. Dorgival Olavo Guedes Neto – Reitora: profa. Sandra Goulart Almeida