Sistemático: Edição 1000 – 02/09/1999

Página 1

  • Equipe do CECOM comemora o nº 1000 do Sistemático

Página 2

  • Essa nem Nostradamus!… Se é MIL, é 10!

Página 3

  • A História de O Sistemático

Página 4

  • Depoimentos
  • Recortes

Página 5

  • Depoimentos
  • Recortes

Página 6

  • Lelé? Quem?
  • Recortes

Página 7

  • Recortes
  • Entretenimento

Página 8

  • Charadas
  • Charges
  • Charge

Página 1

EQUIPE DO CECOM COMEMORA O No 1000 DO SISTEMÁTICO

turma_cecom
O Centro de Computação da UFMG está lançando hoje, dia 02 de setembro de 1999, a milésima edição do jornal O Sistemático, o que é motivo de grande orgulho para toda a equipe de funcionários do CECOM.

São 22 anos contando a história do CECOM. No início, no ano de 1977, também participavam de sua publicação o Departamento de Ciência da Computação e o Departamento de Racionalização. Em agosto de 1980, o DCC se desligou do Sistemático, e em novembro de 1986 foi a vez do DR. Permaneceu o CECOM e permaneceu O Sistemático, não se esquecendo nunca de seus parceiros no início de sua trajetória.

A edição de hoje apresenta um pequeno retrospecto do que foi O Sistemático nas mil semanas em que foi editado, com recortes de notícias, piadas e charadas que nele foram divulgadas. E uma charge de brinde.

Página 2

Essa nem Nostradamus!… Se é mil, é 10!

Carlos Alfeu Furtado da Fonseca - Diretor do CECOM/UFMG
Carlos Alfeu – Diretor do CECOM

Carlos Alfeu Furtado da Fonseca – Diretor do CECOM/UFMG
Com certeza todo mundo sabe que, um dia, Pelé fez seu milésimo gol. Alguns vão se lembrar que foi no Maracanã, outros que foi no Andrada, goleiro do Vasco. Outros vão se lembrar que ele dedicou o gol às criancinhas do Brasil. Naquela época eu era criança e não entendia bem o que faria com o presente do Rei… Mas é certo: todos sabem quem foi ele e que ele fez um dia seu milésimo gol.

Esta certeza, esta obstinação pelo mil, deve ter suas razões. A busca constante de uma contagem milenar parece dar contornos indiscutíveis de sucesso, de vitória. Imagino quem passou a vida contando e contabilizando os gols do Pelé… E devem existir controvérsias: uma súmula de jogo perdida, um gol feito mas não computado etc. Após o gol 900, a contagem regressiva deve ter sido intensa. Apostas devem ter sido feitas, previsões podem ter sido lançadas. E, então, o 1.000! Consagração! Confirmação! O homem era bom mesmo e estamos conversados! Podia ter seus (e quantos) defeitos, mas estava imortalizado!

Não vamos aqui relacionar o que seria bom ter-se mil vezes. Ou o que seria ruim… O fato é que, se chegou a mil, com certeza, é demais!!

Dirão alguns: ” – Ninguém chega a mil por acaso!…”. Aí eu discordo! Com certeza pode se chegar a mil por acaso. O Sistemático é prova e exemplo! Poderia existir algo, ao mesmo tempo, tão dispensável e imprescindível? Sua ausência não nos mataria. Porém, sua presença nos traz ganhos intangíveis, só totalmente percebidos em momentos como este.

Salvo algumas testemunhas vivas da história, que ainda constróem o futuro pelos corredores e salas do 8o andar e subsolo, restou O Sistemático a manter forte a costura que liga passado, presente e futuro do CECOM.

O acaso e a Lelé mantiveram O Sistemático de pé. No passado, ele sobreviveu à falta de assunto, às opiniões contrárias, à perda de chargistas e colaboradores. Obviamente, contou com leitores importantes que o protegeram, diretores que o estimularam e funcionários que o alimentaram com sugestões, críticas, artigos técnicos, novidades etc. Nunca houve uma estratégia específica que tratasse de sua linha editorial. Ele às vezes sai com seis páginas, outras com uma e meia… Sai toda semana. Mas às vezes não… É feito às quintas. Mas às vezes fica prá sexta… E lá vai ele!… Até prova em contrário, o mais antigo e quase regular informativo interno da universidade. Ao mesmo tempo provinciano, com suas “imexíveis” Sociais, e contemporâneo, divulgando novas tecnologias. Parecendo ser somente de interesse interno, porém tendo mais leitores externos que ceconianos.

Não há quem me convença que um Centro de Computação precise de um jornal semanal. Não há também quem me convença que o CECOM seria o mesmo sem O Sistemático. Não há melhor arquivo para se descobrir o que foi a vida técnica, administrativa e profissional do CECOM ao longo de mais de vinte anos. Não há instrumento melhor de divulgação, comunicação e registro, seja de fatos, tendências, projetos, informações úteis ou a simples convivência de um grupo de trabalho.

Os vários formatos que O Sistemático já teve parecem conferir-lhe uma eterna juventude. Convivo com O Sistemático há muito tempo. Suas páginas me receberam ainda como bolsista da FUMP e, como acontece com muitos, boa parte da minha vida profissional e pessoal está ali registrada.

Hoje, O Sistemático é peça fundamental no fornecimento de informação, não só interna ao CECOM, mas também para toda a comunidade universitária que utiliza nossos sistemas e serviços. Ele informa, rotineiramente, a situação de cada projeto, as mudanças implantadas e as novidades que estão por vir. Mesmo em um momento de extrema agilidade no intercâmbio de informações na sociedade, ele mantém seu espaço e importância. Adaptando-se gradativamente às novidades tecnológicas, ele já mostra, há tempos, sua cara na Internet. Sua frequência semanal nos intima a informar e produzir ações que geram notícias. O CECOM não pára, nem ele deixa.

Como ninguém programou que ele chegasse tão longe, ele teima em continuar mostrando sua importância. Mas como Cuba e Fidel, fica a dúvida: sem Lelé vai?… Nem Nostradamus acreditaria que ele chegaria a 1.000. Por quê duvidar então dos 2.000? Haja Lelé!… Ou quem mais vier!

Recortes

SELEÇÃO DE BOLSISTASApós o exame psicotécnico realizado no Depto. de Psicologia da UFMG, foi divulgado ontem o resultado final da seleção de bolsistas para a Divisão de Usuários do Centro de Computação. Entre os 15 alunos que chegaram à etapa final, foram selecionados: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Cláudia Machado Valente, ambos do curso de Ciência da Computação da UFMG. Os novos bolsistas deverão iniciar suas atividades na D.U. na próxima semana.

(Ano V, no 46 – 10/12/1981)

Página 3

A história de O SISTEMÁTICO

Maria José Cortezzi – redatora de O Sistemático

O Sistemático vivenciou mudanças incríveis da área de computação da UFMG. Quando ele foi criado, no dia 14 de junho de 1977, o Centro de Computação, juntamente com o Departamento de Ciência da Computação e o Departamento de Racionalização, estava vivendo grandes mudanças. Era a UFMG entrando em outro patamar da informática, com o PROMU – Programa de Modernização da Universidade. Um computador de grande porte, o Burroughs 6700, estava promovendo esta mudança e o IBM/360-40 estava para ser desligado.

O Sistemático publicou a ida do PDP e do RJE para o ICEx, a compra do A10 e o desligamento do B6700, a desativação do FACOM, a chegada dos primeiros equipamentos de data entry COBRA, a chegada dos micros de 8 bits (SID, Cobra e Quartzil), os XTs, os 386, os 486, os Pentiums, as impressoras matriciais RIMA, Emília, Panasonic, a impressora laser RIMA LD8000, as impressoras de jato de tinta, as coloridas e as de rede.

Em 22 anos de existência, viveu a transição das longas filas para leitura dos cartões para os terminais TD 800, os Scopus e, finalmente, as estações de trabalho baseadas em PC e o ambiente Cliente/Servidor. Viveu a implantação do Correio Eletrônico – Hermes, substituindo aqueles incansáveis papéis de ofícios e memorandos, e a introdução do e-mail.

O Sistemático viveu a história do CECOM, do cartão perfurado à Internet. E, como o CECOM, ele tem a sua própria história. Sua primeira edição saiu no dia 16 de junho de 1977, sem nome, tendo no cabeçalho um ponto de interrogação. Esta edição pode ser visualizada na página do CECOM (http://www. cecom. ufmg.br/sistema). Neste número, foi lançado o concurso para escolha do nome, que teve 87 sugestões e comissão para eleição do melhor nome. A vencedora foi Cleuza Maria Bento (QQ) que, além de receber um prêmio, teve a “alegria” de datilografá-lo por muitos anos.

Existem três coleções completas de O Sistemático: uma na Redação, outra no CIT – Centro de Informações Técnicas – e outra particular da Redatora. É interessante ler aquelas páginas. São tantas lembranças boas, engraçadas, tristes, esperançosas, de admiração, de orgulho.

Estão registrados em suas páginas palestras, cursos, congressos, encontros, seminários, projetos, entrada de estagiários (alguns dos quais estão no CECOM até hoje), aprovação do curso de mestrado do DCC, defesas de teses, vestibulares da UFMG, primeiro vestibular do curso de Ciência da Computação (1978), estatísticas de uso do B6700, mudança do DCC para o ICEx, aquisições da biblioteca do CECOM, a formatura da última turma do curso de Processamento de Dados, charges, charadas, caça-palavras, mudanças da diretoria do CECOM, festas de Natal, festas juninas, confraternizações, nascimentos, casamentos, aniversários, olimpíadas, saídas do CECOM, cursos, o folhetim “A Maldição do MCP”, contratação de analistas, programadores, operadores, agentes administrativos, remanejamento de pessoal, contratação de professores pelo DCC, as mudanças organizacionais do CECOM, aposentadorias, novas chefias, treinamentos internos, treinamentos para usuários, os bate papos técnicos, Qualidade Total, o 5S, o Boteco do mês, as comemorações de aniversários, os ENANUNIs, os artigos, os Agentes de Informática, entre tantas notícias.

Nesses anos, O Sistemático acompanhou as gestões do prof. Antônio Mendes Ribeiro (até 1980), de Maria Míriam Arruda Salvador (agosto/1980 a outubro/1984), João Carlos Pires Bauer (novembro/1984 a abril/1986), Eduardo Henrique Lima (abril/1986 a março/1994) e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (março/1994 até o momento).

No início, o jornal seguiu o formato de 2 colunas com, no máximo, 4 páginas, impresso em mimeógrafo. Do final do ano de 1979 até janeiro de 1980, a edição foi em xerox, retornando ao mimeógrafo até 1984. A partir de 1984, sua reprodução passou a ser feita em máquina xerox.

No ano de 1982, na edição comemorativa de aniversário, de 17/06, O Sistemático surgiu de cara nova. O formato passou a ser 3 colunas, com muito mais notícias e com uma novidade que iria se estender até dezembro de 1984: a seção “Um Pouco de Nós”, onde a cada semana era entrevistado um ceconiano. Foram 87 entrevistas, e até O Sistemático se tornou gente e foi entrevistado.

Em 1986, O Sistemático entrou na era da informática, passando a ser editado em um XT Itautec, utilizando uma versão em português do WordStar, adaptada por André Maurício Lopes da Gama Cerqueira. Depois vieram o Word para DOS e o NewsMaster. Como a informatização do Sistemático era ainda instável, as suas edições eram alternadas, ora em máquina de escrever, ora em microcomputador. Em 1991, já utilizando o Corel Ventura, passou a ser impresso na Laser RIMA LD800, conectada a um poderoso Microtec XT 2002, que tinha o único winchester do CECOM, de 10 Mb. Em julho de 1998, passou a ser editado com o programa Adobe Pagemaker 6.5, o que se mantém até hoje.

Foram muitas quintas-feiras à espera do jornal do CECOM. Foram anos à procura de notícias, tentando colocar a vida ceconiana em dia. E tudo se torna uma saudade e uma alegria. Saudade do tempo que passou, da construção do CECOM, das metamorfoses sofridas, dos ganhos profissionais, das amizades construídas. Alegria por haver permanecido, sempre à espera de novidades, de poder relatar todos os acontecimentos, de vestir sempre a camisa do CECOM.

E, assim, O Sistemático vai continuar na estrada, na mútua cooperação com todos os ceconianos e ex-ceconianos, mantendo com firmeza o propósito com que foi criado: o papel de divulgador dos trabalhos do CECOM, o papel de levar aos leitores um pouco do mundo ceconiano.

Página 4

bunte“A ocasião da publicação do milésimo número do Sistemático é um convite à reflexão sobre tudo o que ele já nos contou.Será que ainda viveremos mudanças tão radicais quanto estas registradas por ele? Só aguardando e lendo nos seus próximos números…”

Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Assessor de Tecnologia de Informação da UFMG

 

 

Recortes

NOVOS ESTAGIÁRIOS NO CECOMO Centro de Computação está contando com novos estagiários desde a semana passada. São eles: José Osvaldo Saldanha Paulino, aluno do Curso de Engenharia Elétrica, na Divisão de Tecnologia e Márcio Luiz Bunte de Carvalho, da Engenharia Mecânica, na Divisão de Usuários.

(Ano I, no 22 – 10/11/1977)

 

“Lelé,

Por ocasião da milésima edição do Sistemático, quero parabenizá-la pela sua dedicação e persistência à frente de sua editoria. Espero que possamos continuar a contar com o Sistemático por muito mais anos.”

Prof. Antônio Mendes Ribeiro, Diretor do CECOM no período de 1970 a agosto de 1980

“Naqueles tempos…
Devo estar parafraseando muitos que estiveram na longa trajetória do CECOM. Muitos que fizeram a história do CECOM ou como dirão outros: muitos que passearam na história do CECOM.

Mas não importa quais foram as curvas, redes, sistemas operacionais ou os seus sabores. Todos nós saboreamos a esperada leitura semanal do Sistemático. Ora com aprovação, ora com perplexidade, ora com raiva, ora com tristeza, ora com muito amor e alegria. A alternância destes sentimentos e a garra dos ceconianos nos trouxeram a edicão Mil do Sistemático e serão estes mesmos sentimentos que nos levarão a edicão Dois Mil. Também junto com a Edição MIL, temos a grande rede UFMG e a INTERNET.

Estes foram alguns dos sonhos daqueles tempos. Tenho boas lembranças. Parabéns a todos ceconianos e amigos da UFMG.”

Maria Míriam Arruda, Diretora do CECOM no período de agosto de 1980 a outubro de 1984

Recortes

NOVA DIRETORIA DO CECOM

Através da Portaria no. 1872, de 12 de agosto de 1980, o Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais designou Maria Míriam Arruda Salvador, para responder pela Diretoria do Centro de Computação.

Maria Míriam assumiu a diretoria do CECOM na última quinta-feira, dia 21.

(Ano IV, no 35 – 28/08/1980)

edu“Dois sentimentos sobressaem ao pensar sobre O Sistemático. O primeiro é a confiança de que falar do 1000 é pensar no 1001, pois, quase tão certo quanto um dia após o outro, temos um Sistemático após o outro, dando ao CECOM continuidade e integridade. Pergunto: qual software, hardware ou sistema tem esta vitalidade?
O outro sentimento é próprio dos navegantes, como eu, que, apesar de distante, tenho a oportunidade de estar presente, pelo menos durante sua leitura, e valorizar as qualidades que lá existem e que nem sempre, ou raramente, encontro em outras terras por onde passo.”

Eduardo Henrique Lima, Diretor do CECOM no período de 1986 a 1994

Recortes

 

NOVO DIRETOR DO CECOM

O novo Diretor do Centro de Computação, analista Eduardo Henrique Lima, tomou posse na última terça-feira, dia 22. Escolhido pelo Reitor da UFMG, prof. Cid Veloso, Eduardo Lima foi o mais votado, entre os 6 candidatos ao cargo, pelos funcionários do CECOM, na eleição do dia 08 de abril. …

(Ano X, no 14 – 24/04/1986)

Recortes

CONVERSÃO PARA B6700

Foram implantados no B6700 os sistemas de Registro Acadêmico do ICB, no dia 14 de junho e Registro Acadêmico do COLTEC, no dia 17 de junho. Ainda nesta semana serão implantados os sistemas CAPIN (Capacidade Instalada) e FAE (Faculdade de Educação).

(Ano I, no 2 – 23/06/1977)

IBM/360-40 VAI PARA SANTA CATARINA

O Sistema IBM/360-40 será desconectado na próxima segunda-feira, dia 1o de agosto. O representante de Santa Catarina já se encontra em Belo Horizonte, aguardando o momento de levar o Sistema da UFMG para a UFSC.

(Ano I, no 7 – 28/07/1977)

CECOM – ANO 10

Neste domingo, dia 1o de fevereiro, o Centro de Computação estará fazendo 10 anos de inauguração. A comemoração desses 10 anos será realizada na segunda semana de março, após o Carnaval, sendo que a sua organização está sendo feita pela comissão composta por: Maria José (Lelé) Cortezzi, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Regina Antônia Diniz Siqueira e Aldemar Lopes de Souza. …

(Ano V, no 2 – 29/01/1981)

Página 5

qqDEPOIMENTOS

“O Sistemático: 22 anos, número 1000. Toc, toc, toc no corredor, todos já sabiam: era quinta-feira. Lelé corria de um lado para o outro a procura de notícias para o jornal. Às vezes demorava para conseguir e ficava uma FERA. Eu, como autora do título do jornal, fiquei sendo também a madrinha, e herdei o “direito” de datilografá-lo por muito tempo. A reprodução era feita em mimeógrafo a tinta (já deve estar aposentado) e era tinta para todo lado. Enfim, para a alegria de todos, saía mais um número de “O Sistemático”. Só não sabíamos que, um dia, “O Sistemático” estaria usando alta tecnologia e sendo lido via INTERNET. Que evolução!
Parabéns para o “O Sistemático”! Parabéns para a Redação. À LELÉ, principalmente, pela sua capacidade e perseverança!”

Cleuza Maria Bento, funcionária do CECOM de fevereiro de 1975 a abril de 1980, ganhadora do concurso para escolha do nome do periódico

“Meu grande companheiro de uma longa jornada. São 22 anos de informações boas, tristes, alegres e instrutivas; mas sempre ali, forte e firme. Parabéns, meu amigo Sistemático! Que este feito possa se repetir com o no 2000. São os sinceros votos de um leitor assíduo.”

Nilson José Marinho Vale, funcionário do CECOM desde 1975

“Só tenho boas recordações do CECOM, onde encontrei a minha esposa, meus melhores amigos, um rumo profissional. Gostava muito de ler o Sistemático, tanto que continuo lendo, agora, via Internet. Fico satisfeito em ter colaborado, ainda que de uma pequena forma, com a sua evolução. Parabéns pela edição número 1000!”

André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, integrante da equipe do CECOM de 1979 a 1991

“O Sistemático é testemunha impressa da nossa história e da peregrinação da Lelé nas quintas-feiras, em busca de notícias.”

Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), integrante da equipe do CECOM desde 1972

“Caros Amigos,
Parabenizo os editores do Sistemático pelo gol 1000. Sou leitora assídua do informativo, que funciona para mim como um complemento do Boletim da UFMG. Além das informações técnicas, sempre muito úteis, o Sistemático circula outras informações relevantes para todos nós.”

Profa. Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva, Assessora de Educação à Distância

Recortes

PERFURADORA IBM-029
A máquina perfuradora IBM-029, a última remanescente de uma época histórica (e inesquecível!!!) e a única existente no CECOM atualmente, deve ser transferida para o FACOM, onde ainda terá alguma utilização. Seu contrato de manutenção não foi renovado e, no SAU, já está sendo desenvolvido sistema alternativo para edição de textos no próprio Facom e aprimorado o sistema de transferência de arquivo entre micros-B6700-Facom (UFMG-LIBE).

(Ano XI, no 2 – 15/01/1987)

CONSULTA ON-LINE NO SISTEMA ACADÊMICO
Está em fase final de testes no SSB/DDS, um programa que permitirá ao DRCA (e posteriormente às Seções de Ensino das unidades) a consulta aos dados cadastrais dos alunos de nível superior da Universidade, assim como a consulta ao histórico escolar dos alunos de graduação. Numa segunda etapa, que deverá estar concluída até meados de abril, o programa será capaz de emitir históricos escolares em impressoras remotas, o que agilizará o fornecimento destes documentos para os alunos. O programa deverá ser liberado para o DRCA assim que seus micros sejam ligados ao A10.

(Ano XII, no. 8 – 25/03/1988)

AVALIAÇÃO DO HERMES
Durante a reunião de chefias de divisão realizada terça-feira, 18/10, foi avaliada a possibilidade de implantação do correio eletrônico HERMES na UFMG. Levantadas críticas e sugestões sobre o produto, que está sendo testado no CECOM desde agosto, foi considerado como importante sua implantação levando-se em consideração os ganhos para o usuário e por ser a primeira opção de fornecimento de serviços on-line sob o SADS. O analista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca está encarregado da gerência do correio, da elaboração de documentação para treinamento e consulta dos usuários, e também pelo recebimento de dúvidas e sugestões de melhoria no software. Ao final da reunião foi aprovada como estratégia para implantação piloto do HERMES a sua utilização, em breve, pelos órgãos que compõem a PRA.

(Ano XII, no 38 – 20/10/1988)

S!D JÁ FALA COM BURROUGHS
Já se encontra operacional a versão preliminar do software de comunicação S!D«B6700. Esse programa, desenvolvido no Setor de Software por Luiz Ricardo de Faria e Silva, roda sob o sistema operacional S!D3000, simulando um TD800 controlado pelo CANDE.
Por questões de hardware, apenas um S!D, o de número 01, aceita o processo…

(Ano VII, no 45 – 09/12/1983)
N.R.: Este programa foi o precursor do PLENUS, até hoje usado para ligar micros ao sistema A10

CECOM RECEBE A-10
O Centro de Computação recebeu esta semana o computador de grande porte A-10 e 4 unidades de fita. O novo equipamento tem 24 MB de memória equivalente a quase 8 vezes a capacidade do Sistema Burroughs 6700, 4 unidades de fita, 2 impressoras de 1400 linhas e 3 unidades de disco de 400 MB cada.
Para a instalação do A-10, o CECOM está aguardando as reformas necessárias nas instalações físicas do subsolo, solicitadas pela Unisys…

(Ano XI, no 37 – 01/10/1987)

DESLIGAMENTO DO B6700
Conforme foi divulgado na semana passada, o Sistema Burroughs 6700, que estava instalado na UFMG desde agosto de 1975, foi desligado na última terça-feira, às 8:30 da manhã, pelo Magnífico Reitor, prof. Cid Veloso.
Antes do ato de desligamento, o prof. Cid Veloso visitou as instalações do subsolo, acompanhado do Diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima e do Pró-Reitor de Planejamento, Tarcísio Ribeiro de Campos, quando foi apresentado aos equipamentos que compunham o B6700 e ao novo Sistema Central da UFMG, o A-10.

(Ano XII, no 18 – 03/06/1988)

Página 6

Lelé? Quem?

lele

Aleixina Maria Lopes Andalécio*

Talvez muitos dos leitores não saibam quem é a Lelé. Afinal, no quadro de expediente de O Sistemático consta como Editora-Responsável o nome da jornalista Maria José Cortezzi. Pois é ela, a Lelé, esta da foto ao lado, a responsável pelos 1000 Sistemáticos que lemos ao longo destes anos todos.A Lelé veio para o CECOM em 17 de maio de 1973, para fazer estágio durante um mês, sem ter a menor idéia do que era um centro de computação, ou mesmo do que era computação (lembrem-se, computador, naquela época, era personagem principal de filme de ficção científica). Este um mês transformou-se em 26 anos, durante os quais ela já fez de tudo: Boletim Informativo do CECOM, Relatórios Anuais, divulgação e organização de cursos de extensão e eventos, organização de olimpíadas e festas ceconianas diversas (juninas, natalinas, aniversários do CECOM, todas ótimas!!!), listas de casamento e qualquer outra coisa que dissesse respeito ao CECOM e às pessoas que aqui trabalhavam.

Mas a tarefa à qual ela se entregou mesmo de corpo e alma foi a criação de O Sistemático, a quem ela chama carinhosamente de Sist e com quem tem uma relação tipicamente maternal: acha que ele não tem defeitos, morre de ciúmes dele (odiava quando saía de férias e fazíamos o jornal no lugar dela) e, principalmente, apresenta uma enorme resistência a qualquer mudança que tentamos introduzir no jornal. Quem vê a cara bonitinha que ele tem hoje não faz idéia da dificuldade que foi convencê-la, lá pelos idos de 1986, a abandonar a máquina de escrever e a tesoura e passar a utilizar o que havia de mais moderno em informática na época: um poderoso micro Itautec (o primeiro XT que veio para o CECOM, que nem winchester tinha, só disquete) e o maravilhoso editor de textos WordStar (olhem que aqui no CECOM ainda existe gente que tem saudades dele). Aliás, esta e muitas outras inovações na confecção do jornal foram introduzidas durante os períodos de férias da Lelé, pelos abnegados defensores da modernidade tecnológica: Euclídia, Luiz Ricardo, Rosa e eu, é claro. Entretanto, podemos pensar que, se não fosse o amor de mãe dela por O Sistemático, ele talvez não tivesse chegado ao número 1000, pois só mesmo uma mãe para conduzir um filho por 22 anos, enfrentando todos os percalços que envolvem o crescimento, sem exigir nada em troca.

Meu primeiro contato com a Lelé foi em 1975, quando entrei para o CECOM, como estagiária. O Sistemático ainda nem existia. Nestes anos de convivência, aprendi a admirar suas muitas qualidades (é alegre, dinâmica, persistente, solidária) e a lidar com seus inúmeros defeitos (é turrona, reacionária, implicante e, pior de tudo, fumante). Acima de tudo, aprendi a reconhecer nela a enorme capacidade de ser amiga. E espero poder ser chamada a escrever novamente alguma coisa a respeito dela na edição 1500 e, quem sabe, na edição 2000 de O Sistemático.

* Vice-diretora do Centro de Computação da UFMG

Recortes

xinaCONTRATAÇÃO DE PESSOAL

A UFMG contratou para o Centro de Computação, este mês, os seguintes funcionários: Aleixina Maria Lopes Andalécio, formada em Engenharia Elétrica pela UFMG, cursando Mestrado em Ciência da Computação. Aleixina foi estagiária do CECOM no período de 1975/1976 e anteriormente exercia o cargo de professor colaborador no DCC-ICEx. Ela está lotada no Setor de Suporte de Sistemas da Divisão de Produção…
(Ano V, no 5 de 19/02/1981)

Recortes

LEITORA ÓTICA
Após ansiosa espera, o CECOM recebeu nessa segunda-feira, a nova leitora ótica, uma LMO-68R da PICSIS Informática com sede em São Paulo. O equipamento é conectável a microcomputador IBM PC compatível. O modelo recebido apresenta inovações funcionais se comparado com o equipamento examinado em junho/88 por analistas do CECOM. Tais inovações tornam a máquina mais eficiente e mais próxima, operacionalmente falando, de nosso atual Facom…

(Ano XIII, no 35 – 14/09/1989)

SIMULAÇÃO DA MATRÍCULA ON-LINEA UFMG
estará realizando no período de 06 a 09 de fevereiro a matrícula inicial dos calouros. Pela primeira vez se utilizará o Sistema On-line desenvolvido pelo CECOM em conjunto com a PROGRAD e DRCA. Para testes do sistema, será realizada no dia 29 de janeiro uma simulação da matrícula. O objetivo é treinar o pessoal das Seções de Ensino envolvido na matrícula de calouros, além de testar tanto o software quanto a infra-estrutura de hardware a ser utilizada (10 terminais, 1 microcomputador e 03 impressoras).

(Ano XIV, no 3 – 18/01/1990)

DESATIVAÇÃO DO FACOM
Como estava previsto, no último dia 08 foi efetivado o desligamento simbólico do Sistema FACOM 230-15. Estiveram presentes ao ato: Eduardo Henrique Lima, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Gino Ottoni Durante, Maria José Cortezzi Baptista e Jorman Bernardino Soares. Este equipamento de pequeno porte prestou bons serviços ao CECOM desde a sua instalação, em maio de 1975…

(Ano XVI, no 25 – 11/09/1992)

Página 7

Recortes

MOUSES
Esta semana o CECOM recebeu 02 dispositivos apontadores, tipo Mouse, sendo 01 de “bus”e o outro “serial”.
O modelo “bus”, que implica na existência de uma placa controladora instalada no barramento do micro, foi conectado ao QI 9000XT, da DST, ligado à impressora de página RIMA LD8000. O modelo “serial” é mais portável, podendo ser conectado à interface serial de qualquer um dos micros do CECOM.
O mouse é um dispositivo muito prático na operação de softwares de pintura, desenho e editoração, sendo considerado como a melhor interface existente para usuários não especializados.

(Ano XV, no 6 – 21/02/1991)

CHEGOU O LX-5320
Chegou ao CECOM nesta segunda-feira, 16/08, o equipamento Unisys modelo LX-5320, contratado em junho. Este computador, conforme detalhado em artigo técnico publicado em O Sistemático, na edição no 23, do dia 1o de julho/1999, substituirá o atual computador A10. O LX5320 é um equipamento com arquitetura semelhante ao PC que utilizamos em nossas mesas de trabalho. Sua configuração é a seguinte: 2 CPU Pentium II de 450 MHz, 240 MB de memória para o lado MCP, 64 MB de memória para o lado NT, CD-ROM 32x (compartilhado entre MCP e NT), Fita QIC 1GB (compartilhado entre MCP e NT), Monitor colorido 17 polegadas, teclado, mouse, Controladora Ethernet 10/100 Mb/s, Controladora SCSI Fast & Wide para discos, Drive de 3.5″ (compartilhado entre MCP e NT), 4 x 9 GB de disco interno (compartilhados entre MCP e NT).
O LX pode trabalhar com dois ambientes: Windows NT e MCP. O ambiente MCP, equivalente ao ambiente operacional do A10, é emulado. Além desses periféricos, serão ligadas ao LX as atuais unidades de fita 8mm e rolo, estas cobertas por contrato de manutenção, e os discos USR4000…

(Ano XXIII, no 30 – 19/08/1999)

ENTRETENIMENTO

No início de O Sistemático, todas as ocorrências engraçadas vistas pelos ceconianos eram repassadas para a Redação. Às vezes, eram frases, outras vezes, acontecimentos de meio de corredor. Todos queriam repassar o ocorrido e o meio de comunicação era o jornal. Foram recolhidas algumas das mais engraçadas.

BURROUGHS
BURRO
URROU
UGHS,
UGH,
OU
BURR?

(Ano II, no 8 – 02/03/1978)

O Burroughs não tem mais memória… só uma vaga lembrança.

(Ano II, no 9 – 09/03/1978)

FASES DE UM PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

– Euforia
– Entropia
– Pânico
– Procura-se um culpado
– Culpa-se um inocente
– Premia-se um indiferente

(Ano II, no 38 – 28/09/1978)

QUEM?

Dá-se um prêmio a quem conseguir usar o Burroughs.

(Ano II, no 42 – 26/10/1978)

souber
Dá-se um prêmio a quem conseguir usar o Burroughs.

(Ano II, no 43 – 01/11/1978)

Qual a diferença ente os funcionários do CECOM e os da FUNDEP?
No CECOM, somente o chefe sente calor…

(Ano II, no 27 – 13/07/1978)

FRASES COLUNÁVEIS

… graças a Deus que aquele homão não tava lá…
… debaixo de cada pedrinha da estrada está a graça…
… coitado! Aquele ali nem alegórico não é…
… as coisas devem acabar bem antes do que estamos pensando…

(Ano II, no 1 – 05/01/1978)

Conheçam DISIST – nova sigla da Divisão de Sistemas

(Ano II, no 2 – 12/01/1978)

Para bom entendedor 3 bytes bastam.

(Ano II, no 31 – 10/08/1978)

PROCURA-SE

Precisa-se de operadores que durmam no serviço.

(Ano II, no 42 – 26/10/1978)

Precisa-se de operadores que durmam no serviço.

(Ano II, no 45 – 16/11/1978)

CONVERSA DA SEMANA

Alguém olhando o catálogo à procura do telefone de um canil (?), descobre o número e disca. Mas, eis que, o número do interno acende, ela deixa a ligação externa, atende e fala: – ALIL!!!

(Ano VIII, no 17 – 03/05/1984)

A Bárbara pega tanta carona que, outro dia, ao chegar ao CECOM, encontrou um bilhete pregado na porta da sua sala: “Bárbara, o caminhão está lá embaixo te esperando!”

(Ano VIII, no 28 – 04/10/1984)

FRASE DA SEMANA

Esse grandão não… (o Burroughs)

(Ano VIII, no 18 – 10/05/1984)

CASO ENGRAÇADO DA SEMANA

Esse é totalmente da Cristiane. Precisando do cigarro que havia deixado no carro, Cristiane desceu no elevador e quando saiu no primeiro andar, cruzou com a Simone que estava chegando. Como um raio, um pensamento passou pela sua cabeça:
-“A Simone vai chegar lá em cima e vai pegar o micro que estou usando. Vou perder o lugar…”
E, ao mesmo tempo, voltou-se rapidamente e gritou para a Simone, que já estava dentro do elevador cheio de gente: – “Não senta no S!D não!!!”
E a porta do elevador se fechou.
Só queria ver a cara da Simone com todo mundo olhando prá ela, sem entender nada.

(Ano X, no 10 – 26/03/1986)
N.R.: Na época, o reitor da UFMG era o prof. Cid Veloso.

RECLAMAÇÃO DA SEMANA

Esta foi do Emílio, o estagiário falante, às voltas com Festa de Natal, Olimpíada, decoração do CECOM, Vestibular etc., na Redação do Sistemático:
– “Velho, criança e estagiário ninguém atende!”

(Ano X, no 47 – 11/12/1986)

Casa Nova (ou CASANOVA?): Dalmo, estagiário da DDS, está de casa nova(?), no bairro Santo André. Ele já comunicou o novo endereço aos mais chegados e pede que as visitas sejam feitas em grupos de, no máximo, 3 pessoas. Que tal um “chá de tijolo” para aumentar esta casa?

(Ano XI, no 21 – 04/06/1987)

Página 8

CHARADAS

O /ASTERISCO surgiu no número 2, de 23/06/1977 de O Sistemático, com o seguinte trocadilho:

“Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Em terra de reis, quem tem um olho é cego.
Em terra de olho, quem tem cego… errei!”

O grupo que levou o nome de /ASTERISCO era formado por José Monteiro da Mata, Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua e Newton José Vieira, hoje professores conhecidos do DCC. Seu forte foram as charadas envolvendo nomes do CECOM e DCC. A partir do número 17, de 06/10/1977, foram publicadas 46 charadas, sendo uma delas enviada via telegrama, pois os três estavam viajando de férias. O /ASTERISCO foi motivo de alegrias até o número 29 daquele ano.
Entre as 46 charadas publicadas no Sistemático, foram selecionadas aquelas que envolveram nomes de pessoas que ainda continuam no CECOM ou que mantêm contato até hoje com os integrantes do grupo. As respostas estão no final da matéria.

1. Quem acredita nessas charadas e as utiliza, é quem as datilografa. (1-2)

2. A única solução para o subsolo da Reitoria é chamar o flautista alemão para colocar os ratos em uma grande arca, segundo afirmativa de pessoas que tentam ajudar o senhor absoluto do computador do CECOM. (2-1)

3. Na última partida de futebol do time do CECOM, a torcida, do alto do morro, queria caminharaté o gramado para cumprimentar o craque que, com bastante oxigênio nos pulmões, foi autor de um dos mais belos gols já vistos até hoje. (2-1-1)

4. Se você estuda qualquer manual e não entende, e suas dúvidas estão em grau aumentativo, então procure a fera do subsolo. (1-1)

5. Devemos possuir calma e fazer uma oração para que estas charadas sejam publicadas, porque elas só serão liberadas se for possível a sua solução e aprovação pela censora do jornalzinho. (1-2)

6. Apesar dela ser digna do melhor conceito, pelo fato de ter como norma falar demais, muita gente gostaria de mandar para um país distante a menina que no primeiro dia de estágio no CECOM, fez guerra de gominha com o Bauer. (1-1-2)

7. Causa sofrimento ficar sabendo que entregam projetos importantes a um famoso turista do CECOM. (1-1)

Para comemorar a edição no 1000, o /ASTERISCO enviou as suas mais recentes charadas:

8. Só mesmo uma estrutura organizada poderia atingir, no ritmo do relógio, um número com tanto zero do maior semanário do ocidente. (3-1-1)

9. Quem decifra estas notas há 22 anos, quase 50 vezes por ano, sabe em que consiste o motivo dos cabelos brancos da responsável pelo grande semanário. (1-1-1)
Respostas:
1. Cleuza Maria Bento; 2. João Carlos Pires Bauer; 3. José Monteiro da Mata: 4. Leão; 5.Maria TerezaGonçalves Diniz; 6.Aleixina; 7. Doidão (Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho); 8. Sistemático; 9. Lelé

 CHARGES

No no 9, de 11/08/1977, saiu a primeira charge do Sistemático, cujo autor foi José Eduardo Azevedo Carvalho, do Setor de Desenho, que foi o chargista até fevereiro de 1978. A partir daí, surgiram chargistas esporádicos, como Laertes Junqueira e Ângelo de Moura Guimarães, até Luiz Carlos Campos, que reinou anos com suas histórias engraçadas e traço perfeito. Ele foi o chargista oficial até 1983, sendo substituído nas férias por Marcos Aurélio Nunes de Morais. Quando Luiz Carlos saiu do CECOM, às vezes as charges eram feitas por Marcos Aurélio, outras vezes pelo estagiário Antônio Márcio Ferreira de Moura. O desenhista Aldemar Lopes de Souza e Rosa Amélia dos Santos se alternaram nessa função a partir de 1984. Era um Deus nos acuda para conseguir as charges prontas. Tudo o que acontecia no CECOM era motivo de gozação. Ninguém escapava! A última charge de Aldemar foi em 16/02/1989 e da Rosa foi em 15/06/1989. O abandono das charges foi um efeito colateral da informatização do Sistemático.

charge

O SISTEMÁTICO – Publicação semanal do Centro de Computação da UFMG

Diretor Geral: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca
Vice-Diretora: Aleixina Maria Lopes Andalécio
Editora-Responsável: Maria José Cortezzi (Reg. Prof. 2.512/MG)
Fotos: Renato Machado Righi Charge: Luiz Carlos Campos
www.cecom.ufmg.br
sistema e-mail: sist@cecom.ufmg.br