Sistemático: Edição 1058 – 11/01/2001


Notícias


Vestibular 2001

Tendo em vista alguns problemas de travamento ocorridos com o servidor www.ufmg.br na liberação dos gabaritos do Vestibular 2001 da UFMG, devido ao número excessivo de acessos simultâneos, o CECOM pesquisou e testou alternativas para evitar que o mesmo ocorresse na divulgação do resultado da primeira etapa, no dia 20/12/2000. Foi feita a opção por um esquema de utilização de três computadores diferentes respondendo alternadamente pelo endereço www.ufmg.br.

O resultado foi extremamente satisfa-tório, com garantia de disponibilidade e tempo de resposta pequeno, que recebeu elogios tanto de candidatos quanto da própria COPEVE. Os servidores auxiliares foram desativados após o período crítico das consultas e serão colocados novamente em uso quando da divulgação do resultado final do Vestibular.

A implementação da solução foi feita por Hélio Teixeira da Costa, da DAC, com o apoio de Fernando Frota Machado de Morais, da DRC.

E foi executada, esta semana, a montagem da infra-estrutura de rede para lançamento das notas da segunda etapa, no prédio da FAFICH. Foram montadas três salas, cada uma com oito micros, sendo que em uma delas foi instalado um micro adicional que faz o papel de roteador, para dar mais segurança ao processo. Além disso, foi instalado um micro, também ligado à rede, na sala da Coordenação, para agilizar o acompanhamento e controle das atividades de lançamento das notas.

O trabalho foi executado por Aleixina Maria Lopes Andalécio, Márcio da Costa Viana e Renato Machado Righi, da DAC.

Instalação do Notes

A Divisão de Atendimento e Consultoria já encerrou a migração da divisão para o correio do projeto GRUDE e está terminando a etapa de inclusão do restante do CECOM.

Para que um usuário passe a utilizar este novo sistema de correio, são executadas as seguintes atividades:

– inclusão do usuário no sistema de gerenciamento de usuários do Grude (GERUS);
– inclusão como usuário de correio;
– instalação e configuração do cliente Notes no micro do usuário;
– desvio do endereço antigo de correio para o novo.

Esta etapa está envolvendo todo o pessoal da DAC, principalmente Adyr Rodrigues Nascimento e os estagiários Clayton Ricardo Santos, Rafael Alves de Souza e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva. Estas atividades devem ser encerradas no início da próxima semana.

Remanejamento

A partir da próxima segunda-feira, dia 15, o funcionário Rubens Crispim da Silva será remanejado para a DAA – Divisão de Apoio Administrativo. Ele estará executando atividades relacionadas ao acompanhamento e controle dos serviços de telefonia.

Até recentemente, Rubens estava lotado na DAC -Divisão de Atendimento e Consultoria, onde prestava serviços na Operação de Rede.


Informativo


Genteware

Ele está sempre sorrindo, um sorriso muito bonito, franco e alegre. Parece tímido, tem a fala mansa e conversa baixo. Ele é Rafael Alves de Souza, estagiário do CECOM, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Apesar de estar no CECOM há apenas 5 meses, Rafael já tem uma história para contar.

Como esse menino de 21 anos veio parar aqui no CECOM? No ano passado, após ter passado no Vestibular da UFMG, no curso de Física, ele estava à procura de um emprego. Já tinha enviado currículo para um monte de lugar e nada de arrumar emprego! No final do mês de julho, teve a idéia de ir à FUMP para preencher a ficha de inscrição para estágio. Meio desiludido, já estava indo embora, quando a moça que o atendeu disse que o CECOM estava recrutando um estagiário que tivesse conhecimentos de informática. Ele disse que só sabia o básico e ela disse que estava tudo bem e que o mandaria para entrevista no CECOM juntamente com mais dois estudantes. Rafael ligou para a Xina e marcou a entrevista. Chegou a treinar em casa algumas coisas, como Word, Excel e outros. Veio ao CECOM, fez a entrevista e ficou sabendo que a moça havia se esquecido de enviar os outros candidatos. Resultado: no outro dia, já estava trabalhando no CECOM. E teve outra surpresa: a Xina disse que ele iria consertar computador! Ficou apreensivo, pois não sabia fazer isto. Mas, ela lhe disse que iria aprender tudo. E no aprendizado, começou a treinar com o Clayton. Rindo, ele contou que ficava com um caderninho e caneta na mão anotando tudo o que o Clayton falava. Anotou tanto que o Clayton virou para ele e disse que se espirrasse, ele anotava também no caderno! Começou a aprender. E foi rápido no aprendizado. Começou com manutenção e, depois, fez o curso de SmartSuite. De repente, a Xina comunicou que ele seria monitor do curso SmartSuite, ministrado pelo Jader. Para Rafael, foi uma surpresa a monitoria. O Jader dava a parte de Word Pro e ele dava a parte de Lotus 1-2-3. Disse que foi muito bom trabalhar com o Jader. Foi a sua primeira experiência em sala de aulas.

Rafael contou que, neste período, quem deu muita força para ele foi o Eugênio, que está sempre ensinando-lhe alguma coisa. E tem ainda o Clayton, o Renato e o Wanderson, com quem pode contar sempre.

Rafael disse que, antes deste trabalho no CECOM, trabalhou em uma oficina de bicicletas e como balconista de uma loja de manutenção de computadores. Nasceu em Belo Horizonte e mora com a família no Bairro Ana Lúcia, município de Sabará. É mais um que faz parte da turma que tem que pegar dois ônibus para chegar ao CECOM. Na época das aulas, saía de casa às 7:00, vinha para o CECOM trabalhar na parte da manhã; à tarde, estudava na Biblioteca ou no CECOM (algumas vezes, a Xina o pegava para algum serviço!); e, à noite ia para escola, onde ficava até às 22:35. Era o dia inteiro na UFMG. Agora, nas férias, está mais tranqüilo, está ficando mais com a família, com a namorada. Vem para o CECOM de manhã e vai almoçar em casa.

Rafael passou para o 3o período do curso de Física e contou como surgiu o interesse pelo curso. No segundo grau, não gostava de Física de jeito nenhum, pois não havia professor que o ensinasse a se interessar pela matéria. Quando fez cursinho, no Pré-UFMG, encontrou, enfim, um professor muito bom de Física, que sabia ensinar, que sabia transmitir. E as aulas o incentivaram, fizeram com que despertasse nele o interesse pela Física. E decidiu-se pelo curso. É um curso bem puxado, com matérias mais complexas e está aprendendo muita coisa legal. E está criando um amor muito grande para ensinar, para ser professor. Rafael contou que a profa. Beatriz Alvarenga proferiu a aula inaugural do curso. Disse que ficou emocionado com a professora, aquela que escreveu os livros adotados no colégio em que estudou.

Rafael contou que, após terminar o curso de Física, quer fazer Engenharia de Automação. É mais um sonho!

Gostou muito de vir para o CECOM. E um dos motivos foi que tinha um sonho de mexer com manutenção de computadores. Quando ficou sabendo de que iria aprender manutenção, imaginou aquela dezena de computadores só para treinar, mexer, fuçar, aprender um tanto de coisas.

E o caso engraçado do CECOM, será que ele conhece algum? Na hora ele não se lembrou. Mas contou das pessoas que convivem com ele na mesma sala. Pelo fato de ser calado, observa como o Clayton é diferente, como é extrovertido e, às vezes, se comporta como um ator. E sendo assim, o pessoal pega mesmo no pé dele. Quanto ao Eugênio, dá para notar como ele gosta das pessoas pedirem a sua ajuda. A Wilca gosta de sempre estar aprendendo mais, é uma batalhadora. E assim, Rafael vai aprendendo com cada um, com a alegria do Clayton, com a garra com que a Wilca se lança aos seus objetivos. E gosta também do Bessa, com seu modo muito engraçado e com as brincadeiras. Rafael acha o pessoal alegre, descontraído, prestativo. O pessoal está sempre pronto a ajudar.

E ter a Xina como chefe, como é? Rafael disse que como ela é brincalhona, às vezes, não sabe até onde ela está brincando. A Xina o tem ajudado bastante.

E como é a vida do Rafael lá fora? Ele mora com a família. Seus pais são Afrânio e Ednei, e tem mais duas irmãs: Ariadna e Ariane. Ele é o filho mais velho. É uma família muito unida, sendo a mãe uma mulher de muita garra, super protetora, que, desde que ele era pequeno, o incentivava nos estudos. Contou que ela não dava moleza, sempre mandando-o estudar.

Rafael gosta de natação, ciclismo, passar o tempo com os amigos na igreja Batista do Bairro Santa Inês. Gosta de ler publicações evangélicas, científicas e de curiosidades. Quando não está lendo, está conversando com os amigos ou escutando músicas.

E o Rafael visto por ele, como é? É uma pessoa organizada, amável, gosta de demonstrar amor pelas pessoas, fraternal, tímida dependendo do ambiente. Não se sente acanhado quando tem um convívio com as pessoas há mais tempo, chegando a ser extrovertido. É uma pessoa que gosta de ajudar as outras pessoas, gosta de trabalhar, tem garra e quando pega alguma coisa, pega prá valer.

E os sonhos deste menino, quais são? Na área de estudos, quer estudar Robótica. Já tem mania de fuçar tudo para saber como funciona… Na área da igreja, onde é líder dos adolescentes, gostaria de se firmar como uma liderança na igreja evangélica. Gostaria muito de trabalhar na parte social da igreja. Pretende um dia se casar e trabalhar com coisas que o irão agradar.

Rafael disse que não quer passar uma vida normal, quer crescer, quer ajudar as pessoas.

Rafael ainda tem um caminho muito longo para trilhar. O início está aqui e esperamos que, como aconteceu com muitos estagiários que passaram pelo CECOM, este aprendizado tenha uma base bem sólida para a sua vida profissional.

Guia de Sites Interessantes

As primeiras dicas de sites interessantes do ano 2001 de Adyrus, o caçador de sites, são as seguintes:

– O www.todobr.com.br mudou de cara. Com um layout inovador e com cores suaves, o todobr ficou melhor.

– Confira http://futebolmineiro.uai.com.br/. O site do Futebol Mineiro conta a história de América, Atlético e Cruzeiro. Cada clube possui uma página especial, com os títulos conquistados, os craques de todos os tempos, fichas dos jogadores atuais, bookmarks e arquivos em áudio e vídeo. Os torcedores podem ouvir ainda o hino de cada clube e ver histórias do acervo do jornal Estado de Minas. Há ainda um vídeo que mostra a construção do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão.

– O Cruzeiro lançou seu novo site oficial, comemorado com uma grande festa na Toca da Raposa. A página foi reformulada pela PSN.com, uma das várias empresas da Hicks Muse, parceira do clube. O torcedor pode encontrar no site notícias e entrevistas exclusivas com os craques do time, história das conquistas da equipe e os últimos resultados do time nas competições que disputa. O endereço é: www.cruzeiro.com.br.

– Kevin Miles e Lance Forrest ganharam o primeiro lugar na feira de ciência de uma pequena cidade de Maryland (EUA) com uma invenção útil e inteligente. Os dois construíram um computador, com US$ 500, que roda acima da capacidade de seu processador de 400MHz (overclocking). O que faz o desempenho da máquina ser melhor é um dispositivo interessante, um resfriador de líquidos. Basicamente, para que o computador funcione em potência máxima ou acima dela e não queime, Miles e Forrest conseguiram resfriar o interior da CPU com uma bomba d`água. Além de incomum, o projeto é interessante por ser econômico. Partes de computadores 486 foram usadas na construção da engenhoca resfriadora e Miles e Forrest tiveram ainda que descobrir se os cabos precisavam ou não levar areia, sua primeira suposição. Um site com fotos e instruções para construir um LCC (Liquid Cooled Computer) explica a máquina de Forrester e Miles em www.kmcsonline.com/lcc.

– Matemática não é só para homem. É também pesquisa e estudo para as mulheres. O site http://www.agnesscott.edu/lriddle/women/chronol.htm, mostra em ordem cronológica as mulheres e seus estudos pela matemática. Você pode consultar também, por ordem alfabética, através do endereço http://www.agnesscott.edu/lriddle/women/alpha.htm. Em http://www.agnesscott.edu/lriddle/women/resource.htm, as mulheres mostram os seus trabalhos e pesquisas.

– Quer mais um? Aí vai: http://www.cis.upenn.edu/~wilf/AeqB.html. Nesta página você poderá dar um download no livro que fala da hipergeometria, dando ênfase à descoberta computacional. Não deixe de conferir. (Site em Inglês)

– O MyCorkBoard (Meu Quadro de Cortiça) é um programinha bastante interessante. Além de atuar como protetor de tela, ele é um gerenciador de informações pessoais. Permite adicionar compromissos, tarefas, lembretes, calendário, relógio e outros elementos. Também tem uma aparência bastante simpática. O usuário pode alterar o padrão da “cortiça” e adicionar alguns enfeites, que não podem faltar em qualquer escritório. O endereço é: http://www.terra.com.br/informatica/download/arquivo/crkbrd.exe.

– Uma idéia super legal é da Apple Computer. A empresa mostra em um site a história dos seus computadores, com fotos de Steve Jobs e seus companheiros do ano de 1976. O endereço é http://www.apple-history.com/. Vale a pena fazer uma visita. (Site em Inglês)

– Já que estamos falando de História, porque não passar pela história da poderosa Microsoft, com os seus 25 anos? Vá até o endereço http://www.microsoft.com/museum/. Além de museu, é repleta de história. Faça uma visita e click na opção “Inside Tour”. (Site em Inglês)

– Um bom site para ficar por dentro do computador é o http://www.pcguide.com/. Apesar de ser em Inglês, tem várias dicas para manter o seu computador funcionando e algumas precauções. Visite a página e veja os vários itens relacionados.

– Outro site super importante para quem quer algumas definições de hubs, memória, computador e seus periféricos e outros, é o http://www.pcwebopedia.com/. A página é em Inglês, mas tem informações úteis para o seu dia a dia e também para aqueles que gostam de fazer pesquisa.

– Um site super legal é o http://www. valeumacerveja.com.br/. Você encontrará tudo futebol nacional e internacional, vôlei, basquete NBA, novelas, diversão, cinemas e outros assuntos. Vale a pena conferir o site da loira gelada.

– Um site super legal para quem quer fazer um passeio pela África é o http://www.hipnotika.com/intro.html. Usando e abusando da tecnologia flash, você poderá fazer um passeio e ver as mais lindas fotos dos animais. Além disso, o site toca música afriacana o tempo todo que você estiver na página. Vale a pena conferir!

– Você sabia que os CDs foram concebidos para comportar 72 minutos de música porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Bethoven? Não? Então você sabia que cabem aproximadamente 70 gotas em uma colher de chá? Não acredito! Então você sabia que a palavra “cheque-mate” deriva da expressão persa “Shah Mat”, que significa “o rei está morto”? Esses e outros conhecimentos “inúteis” você encontra no http://www.inutilonline.com.br/. Um site com muitas curiosidades, fatos interessantes (alguns até questionáveis) e abobrinhas. Click no link Inutilidades sexuais e dê boas gargalhadas.

– Visite o site http://www.clientesxbancos.com.br/, e esteja por dentro de todas as transações bancárias. Veja como aplicar o seu dinheiro, a melhor taxa, cuidados com a menor taxa, direitos do consumidor e outros asuntos de interesse geral.

– A escritora Joanne K. Rowling escreveu histórias cercadas de magia em que o personagem principal é um menino-mago chamado Harry Potter. No site http://www.terra.com.br/kids/harrypotter/, você poderá conhecer e adquirir os três primeiros livros da série: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. O quarto volume, Harry Potter e O Cálice de Fogo, deve chegar ao mercado brasileiro somente no segundo semestre de 2001, com uma surpresa: mais de 700 páginas com novas aventuras de Harry Potter.

– Os Beatles ainda possuem uma legião enorme de fãs em todo o mundo e, claro, uma quantidade gigantescas de páginas na web sobre sua obra. O curioso é encontrar um site dedicado especificamente a um álbum do grupo: Revolver. Nessa página você encontra letras e cifras das músicas, faixas raras em MP3, fotos diversas dos Beatles em 1966 e durante as gravações do disco (lançado nesse mesmo ano), além de uma webradio montada com o objetivo de tocar músicas do Revolver 24 horas por dia. O endereço é: http://www.revolver.com.br/.

– Se você é fã do The Doors, não deixe de visitar a página oficial da banda no endereço http://www.thedoors.com/. Fotos em preto e branco, músicas, letras e frases de Jim Morrison e até as fotos do cemitério em que ele foi enterrado, você encontrará nesta página. Clique no link “Pilgrimage Jim’s Gravesite in Paris” para ver as fotos.

– Você quer acessar uma página de música, selecionar o seu genêro favorito e ouvir enquanto navega? O endereço http://www.somvirtual.com.br é tudo o que você quer. Dê uma passadinha lá. Esta página é ágil e tem uma enorme variedade de estilos musicais para o internauta ouvir e conferir. Vale a pena!

Plantão Info

O Plantão Info divulgou as seguintes matérias na segunda quinzena do mês de dezembro/2000:

Operadoras devem trocar mensagem por sinal de ocupado – A partir de 31 de janeiro de 2001, as operadoras de telefonia não poderão mais utilizar aquela mensagem que avisa que o número chamado está ocupado: ela deve ser substituída pelo sinal (tom) de ocupado, de acordo com a nova exigência da Anatel.
O objetivo da troca, segundo o conselheiro da Agência Nacional de telecomunicações, Antônio Carlos Valente, é acabar com as dúvidas e suspeitas do usuário de que as mensagens eletrônicas estariam sendo utilizadas pelas prestadoras como serviço sujeito a cobrança de tarifa.
Outra decisão da Anatel é que as prestadoras deverão adotar, até 30 de junho do próximo ano, uma frase musical antes das mensagens habituais de encaminhamento dos serviços de caixa postal e de ligação à cobrar, para que o usuário tenha tempo de desligar a chamada sem que haja tarifação.
As novas orientações do Regulamento de Sinalização para Usuários são definitivas e serão publicadas no Diário Oficial amanhã, dia 19. O regulamento também permite que as operadoras que utilizam a tecnologia WLL, cujos aparelhos são dotados de display, usem mensagem visuais impressas no visor, ao invés dos diversos tons e mensagens verbais.

Banco do Brasil adota certificação digital – O Banco do Brasil anunciou ontem, dia 19 de dezembro/2000, uma iniciativa para garantir maior segurança nas operações bancárias realizadas via Internet: a certificação digital.
A certificação funciona como uma assinatura baseada em criptografia, onde a senha fica armazenada somente no computador do cliente e não mais no banco – assim, o banco não precisa mais solicitar a senha do usuário nas operações via Web, uma vez que ele será reconhecido por sua assinatura digital.
Os certificados serão emitidos pela CertiSign, afiliada da americana VeriSign, e para utilizá-los o cliente deve habilitar o computador que utiliza para se relacionar com o banco através da instalação do certificado no micro. A habilitação pode ser feita de duas formas: ou o cliente procura os terminais de auto-atendimento do banco para cadastrar seus dados e assinar o termo de adesão, ou vai a qualquer agência assinar o termo. Em qualquer uma das maneiras, o usuário pode baixar sua certificação mais tarde através do site do BB, após a conferência de seus dados pelo banco.

DirecTV lança plataforma de TV interativa – A DirecTV, empresa de TV por assinatura via satélite, anunciou no dia 19/12/2000, os detalhes de uma nova plataforma de televisão interativa, que deve entrar em operação até março do ano que vem. Serão lançados quatro canais exclusivos no mercado brasileiro: games, previsão do tempo, serviços bancários e serviços ao assinante. Em breve também serão disponibilizados canais de comércio eletrônico e um serviço de e-mail.
Para implementar o sistema de TV interativa, a DirecTV estabeleceu parcerias tecnológicas com as americanas OpenTV e NDS, que fornecerão o sistema operacional e os aplicativos dos quatro canais, além de acordos com a Telefônica, Agency.com e Thompson Consumer Electronics. Toda a transmissão e atualização de dados será feita via satélite, com os canais podendo ser acessados pelo controle remoto. No canal de games, os assinantes da DirecTV terão acesso a jogos eletrônicos do tipo Arcade e brincadeiras básicas, como jogo da velha, minas e memória. No canal meteorológico, o usuário poderá acessar a previsão do tempo em mais de 2 000 cidades. Os serviços do canal bancário ficarão a cargo do Itaú, cujos correntistas poderão até pagar contas pela TV. Na seção de serviços, o assinante poderá consultar seu extrato e obter informações detalhadas sobre a grade de programação.
Segundo o gerente geral da DirecTV no Brasil, Philippe Boutaud, o acesso aos canais é aberto. “Não cobraremos nada do assinante pelo serviço interativo e teremos mais lançamentos desse tipo daqui a seis meses”, promete.

Há 20 anos…

O Sistemático deixou de circular nas duas primeiras semanas de janeiro de 1981, devido a doença da Redatora, retornando no dia 22 de janeiro com muitas notícias.

Menor da Cruz Vermelha

Dentro do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, foi admitida para o CECOM a menor Marília Pereira Martins, em substituição a Paulo César de Oliveira, que se desligou do convênio em novembro/2000.

Marília entrou no dia 18 de dezembro e está lotada na Diretoria do CECOM


Eventos


Treinamento GRUDE

Como parte da implantação do Projeto GRUDE, o LCC aplicou, nesta quarta-feira, um treinamento para funcionários do CECOM, enfocando o produto Lotus Notes, que será a ferramenta de correio institucional utilizada na UFMG. O objetivo deste curso é a formação de instrutores para aplicação de treinamento sobre o Notes para a comunidade universitária, utilizando material desenvolvido pelo LCC.

Participaram do treinamento os funcionários Adyr Rodrigues Nascimento, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Gerson Edson Machado de Sousa, Hélio Teixeira da Costa, José Maria da Silva Bessa, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcio da Costa Viana e os estagiários Clayton Ricardo Santos, Rafael Alves de Souza e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva.

A coordenação do treinamento esteve a cargo de Jeroen Antonius Maria van de Graaf, que também foi um dos instrutores, juntamente com Cícero Soares Vieira e Luiz Otávio Barbosa, todos do LCC.

Na próxima semana, o LCC estará auxiliando a DAC na preparação do ambiente operacional do servidor Notes que será utilizado nos treinamentos destinados aos usuários das unidades administrativas. A previsão é de que, na semana de 22 a 26/1, uma turma de funcionários do CECOM passe pelo treinamento, como teste para os instrutores da DAC.

Treinamento

Será realizado, na próxima semana, treinamento na ferramenta de edição de linguagem HTML “DreamWeaver”. Além de disseminar o uso desse editor, se pretende melhor preparar funcionários do CECOM e da CCS para atividades de atualização de suas Home Pages – a CCS é responsável pela Home Page da UFMG. O treinamento acontecerá no período de 15 a 19/01, sempre no horário de 14:00 às 17:00, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. O instrutor será Guilherme R. Albuquerque, da CCS, e estarão participando os seguintes funcionários: Adyr Rodrigues Nascimento, Clayton Ricardo Santos, Elza Maria Guedes Rozinholi, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Gilmar Lima Guimarães, Letícia Marina Orlandi, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Maria José Cortezzi, Maurício Guilherme Silva Júnior e Rubens Crispim da Silva

Festa de Natal do CECOM

Foi uma das festas mais concorrida nos últimos anos a Festa de Natal do CECOM, ocorrida no dia 20 de dezembro. Todos gostaram do local, do churrasco de confraternização, do videokê (emprestado pelo Helinho) e do concorrido show do Milhão, gentilmente cedido pelo Vítor, filho do Carlinhos.

As crianças ficaram divididas entre a piscina, o show do Milhão, as quadras de futebol e de peteca.

Durante a festa, todos tiveram a surpresa da chegada do Papai Noel e da Mamãe Noel, nas pessoas de Rubens e Gardênia, vindos dos Estados Unidos, sem que ninguém soubesse que estivessem no Brasil. Realmente, foi o presente de Natal que eles deram para todos do CECOM.

A festa foi bastante documentada pelo Renato, Gila, Marcelo e Gardênia. As fotos já estão à disposição para todos verem na Redação do Sistemático e as fitas ainda não chegaram ao CECOM. Quando isto ocorrer, será marcada uma sessão de vídeos para todos assistirem. Aguardem!

Agora, é pensar na Festa Junina…

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para João Cloves Coelho, que aniversariou ontem, dia 10. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; João Carlos Pires Bauer (DCC), no dia 08; Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende (DCC), no dia 12; Lindaura Rosa dos Santos, no dia 14; prof. José Nagib Cotrim Árabe (Pró-Reitor de Graduação), no dia 15 e Helen Lan Kwai Wah, no dia 16.