Sistemático: Edição 1059 – 18/01/2001


Notícias


Projeto Notes

Dentro do processo de implantação do Notes como ferramenta institucional de correio eletrônico, será feita a instalação, nesta sexta-feira à tarde, do Lotus Domino versão R5, o programa servidor desse pacote. O programa vai ser instalado em um micro K6 2 de 500 MHz, com ambiente Windows NT, que vai atender exclusivamente aos treinamentos sobre o Notes. O serviço será realizado por Hélio Teixeira da Costa e Márcio da Costa Viana, da DAC, com o apoio de Cícero Soares Vieira e Luiz Otávio Barbosa, do LCC.

A previsão é de que, na próxima semana, sejam realizadas pelo menos duas turmas de treinamento sobre o Lotus Notes para funcionários do CECOM, utilizando o material desenvolvido pelo LCC. Estas turmas têm o objetivo de preparar melhor a equipe de instrutores da DAC para os treinamentos que serão realizados, a partir de 30/1, nas duas salas de aulas do CECOM.

No dia 30/1, terá início o treinamento formal dos usuários das redes locais administrativas, com duas turmas reservadas para a equipe do Reitor, com os seguintes participantes: Adriana Maria Valladão Novais (PROGRAD), Alfredo Gontijo de Oliveira (FUMP), Carlos Maurício Vieira (Auditoria), Edison José Corrêa (PROEX), Eliane Aparecida Ferreira Marques (PRA), Luiz Felipe Vieira Calvo (PRA), Maria das Graças Fernandes Araújo (PROPLAN), Maria Elisa de Souza e Silva (CPPD), Paulo Henrique Osório Coelho (PROEX), Paulo Valladares (CEDECOM) e Ronan Araújo Gontijo (CAC). O restante da equipe estará sendo treinada no dia 6/2. O CECOM vai avaliar, junto às secretária dos órgãos de origem destes participantes, a possibilidade de participação das mesmas em turmas imediatamente a seguir.

Nova Metaframe

A DAC está terminando a instalação do ambiente operacional (Windows NT Terminal Server e Citrix Metaframe) do terceiro servidor Metaframe a ser instalado no CECOM. O Metaframe é um programa que permite a execução, através da Web, de sistemas desenvolvidos em ambiente Cliente/Servidor, simplificando o processo de liberação de versões e acompanhamento dos mesmos. O CECOM já utiliza dois servidores com esse ambiente, na arquitetura Cluster, que permite que os equipamentos fiquem ligados em paralelo e garante o funcionamento mesmo que um deles pare de funcionar. Este terceiro servidor, um Netfinity modelo 3000 8476-8 IU, com processador Pentium II de 650 MHz e 512 Mbytes de memória, vai ser incorporado a essa arquitetura, dando maior desempenho e confiabilidade ao ambiente.

O trabalho de instalação envolveu Hélio Teixeira da Costa, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Márcio da Costa Viana, da DAC.

Vestibular 2001

Tendo em vista a exigüidade dos prazos para viabilizar a divulgação do resultado final do Vestibular 2001, marcada para o dia 1o. de fevereiro, a COPEVE solicitou ao CECOM a ampliação da infraestrutura de rede montada na FAFICH para o lançamento das notas das provas da segunda etapa. Foi feita a instalação de mais 2 microcomputadores em cada uma das três salas anteriormente preparadas e montada uma quarta sala, com 12 microcomputadores.

Todos os micros utilizados este ano foram emprestados pelo ICEx, exceto um, que executa a função de roteador, que pertence ao CECOM. A COPEVE contou ainda com acolaboração da CAC, que disponibilizou 4 hubs e do prof. Roberto Nogueira, do Departamento de Física, que também emprestou um hub para viabilizar a montagem da quarta sala.

A instalação e configuração dos equipamentos esteve a cargo de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Márcio da Costa Viana e Renato Machado Righi, da DAC.

Anti-vírus de e-mail

No último dia 12, sexta-feira, a DRC efetuou a atualização do sistema operacional do servidor de e-mail da Faculdade de Farmácia. Juntamente com a atualização do sistema foi efetuada a instalação do pacote anti-vírus de e-mail, que está disponível em ftp.cecom. ufmg.br:/pub/scanmail.

Na Escola de Ciência da Informação, o pacote anti-vírus foi instalado pela DRC na terça-feira, dia 16.

Nova Versão do INFOAccess

Já foi disponibilizada a versão 6.2 do pacote INFOAccess, compatível com a versão do MCP (46.1) que está instalada, desde o início de dezembro/2000, no LX 5320, onde ficam residentes os principais sistemas corporativos da UFMG (acadêmico e funcional). Como novidade, esta versão foi instalada com o catálogo de mapeamento de SQL Û DMSII residente no ambiente NT do equipamento, resultando em uma melhor distribuição da carga pelos dois processadores do mesmo.

O INFOAccess é um pacote que permite que aplicativos executados em ambiente Cliente/Servidor acessem os bancos de dados DMSII, da Unisys, através de tecnologia ODBC (Open Data Base Connectivity). Assim, programas desenvolvidos em PowerBuilder, ou mesmo aplicativos Access, Word ou Excel, conseguem utilizar dados que estão armazenados nos bancos de dados do LX 5320.

A próxima etapa do processo de implantação desta versão é a instalação da parte cliente do INFOAccess nos micros dos usuários que utilizam esta interface. O trabalho de instalação e configuração do pacote foi realizado por Hélio Teixeira da Costa e Luiz Eugênio Almeida Oliveira, da DAC, com o apoio de Thomas Dietrich Kosfeld, da MSA, e suporte do CAS/Unisys.

Nova Home Page do CECOM

A nova Home Page do CECOM se encontra em fase final de produção, devendo, conforme o cronograma, ser publicada no final do mês de janeiro.

Desde o mês de novembro/2000, a nova versão está sendo discutida com a empresa DathaWeb e, internamente, a VDG está recebendo críticas e sugestões com relação à nova home page.

Mudanças físicas na DAA

Com o remanejamento de Rubens Crispim da Silva, a DAA necessitou de espaço para receber o novo funcionário. Assim, a DAA solicitou à DRC a liberação de sua sala no 8o andar, anexa à sala 825.

A diretora da divisão, Márcia Regina Lemos, passou, esta semana, a ocupar o novo espaço, que tem passagem interna para a sala 825.


Informativo


Genteware

Ele quase não vai ao 8o andar mas, de vez em quando, passa e cumprimenta todos, sempre sorrindo. Está há pouco tempo no CECOM, se adaptando ao novo ambiente. Ele é Gildete de Jesus, Técnico em Telefonia, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

Gildete veio para o CECOM, juntamente com a equipe de técnicos da Telefonia, em agosto de 2000. Mas a sua história na UFMG começou há muito mais tempo. No ano de 1978, recém-chegado de São Paulo, estava procurando emprego, quando viu no jornal que a Prefeitura da UFMG estava contratando pessoal para o setor de obras. Veio à UFMG e, contratado como servente de pedreiro, ficou uns três meses trabalhando em serviços gerais. Logo passou para a área administrativa, como apontador, função de fazer apontamentos das horas do pessoal que batia cartão de ponto, e serviços de escritório. Ficou 1 ano e pouco na função, quando o Setor de Telefonia do Hospital das Clínicas precisou de mais um funcionário para trabalhar lá. Foi para o HC e, assim, aprendeu a trabalhar com a parte de instalação e montagem de telefones, passando logo a seguir para a função de instalador e reparador de aparelhos telefônicos. Foi uma época de mudanças na UFMG, com o enquadramento do pessoal das tabelas especiais. Como o pessoal da Telefonia pertencia à tabela especial, durante algum tempo resistiram ao processo. Na terceira tentativa da UFMG de enquadrar os técnicos, não houve mais jeito. Ou eles eram enquadrados ou saíam. Resolveram aceitar e passaram a ser funcionários da UFMG.

Enquanto estava no HC, onde permaneceu por 12 anos, Gildete sempre vinha ao campus da Pampulha. A partir de 1980, começou a ficar mais no campus, pois o setor estava com mais serviço. Em 1991, com a montagem da MD 110, participou do trabalho na Escola de Engenharia, depois na FAFICH e, finalmente, retornou ao campus da Pampulha. Nesta época, já estava trabalhando com manutenção de equipamentos e não tinha tempo nem para sair da sala.

O pessoal da telefonia ficava em dois lugares: Antônio Carlos, responsável pelo setor, juntamente com a parte administrativa, ficava na Unidade Administrativa II, e os técnicos no 2o andar da Reitoria. Sempre foram funcionários que todos conheciam, pois eles andavam o campus todo. E quem fazia parte desta equipe? A equipe de Telefonia era formada por Antônio Carlos, Gildete, Waldir, Alemão, José João, Geraldo, Wilton, Edivair e Orocildo. Gildete contou que faziam de tudo, desde conserto de aparelhos, manutenção, enfim, todos os serviços necessários.

O trabalho foi assim até o segundo semestre de 2000, quando a Telefonia foi incorporada ao CECOM. Gildete disse que foi um fato muito interessante, gostou muito, pois encontraram apoio, mais recursos para trabalhar, principalmente na área de informática. Considera que foi um grande avanço para todos, considerando hoje impossível a telefonia estar separada da informática.

Na DRC, continua trabalhando com manutenção de equipamentos e, devido ao volume dos trabalhos, também não tem tempo para sair de sua sala, pois as chamadas acontecem a toda hora, com problemas os mais variados possíveis.

Realmente, enquanto a entrevista era feita, o telefone não parava. Solicitações como redirecionamento de ramais, problemas com fax e ele, bem tranqüilo, explicando tudo. Na maior calma!

Gildete está gostando muito do trabalho na DRC, disse que tem muita coisa interessante, que desperta o interesse , descobrindo, agora, com as novas tecnologias, os recursos que existem. Citou a teleconferência e a vídeoconferência e explicou como funcionam. E fica feliz em contar como a telefonia teve uma evolução espantosa recentemente, graças à informática. A equipe está conseguindo fazer um bom trabalho, sendo que dificilmente surge algum problema. Considera que o serviço está sendo ótimo. Contou que o volume de ramais na UFMG é grande, se lembrando de que o sistema antigo abrigava 400 ramais e o novo possui 3100, já incluindo a Escola de Odontologia. E isto só no campus da Pampulha. Existem ainda as unidades externas, como o HC, Engenharia, Direito, Ciências Econômicas, Farmácia, Arquitetura, Conservatório e o Museu de História Natural.

Outro serviço feito pela Telefonia é a parte de tarifação, com o tarifador, equipamento que coleta todos os dados das ligações. Mensalmente a DCP copia os arquivos e imprime todas estas informações.

E como é a equipe de Telefonia? Gildete disse que é bem tranqüila, tem um bom relacionamento, uma boa convivência, sendo como uma família. São muitos anos juntos e a equipe está formada por Antônio Carlos, José João, Wilton, Geraldo e José Efigênio, o conhecido Alemão.

Sendo novato no CECOM, Gildete contou que o relacionamento com os funcionários das outras divisões está bom e ele está sempre procurando uma oportunidade de entrosar com o pessoal, conversando com um ou com outro. Particularmente, ele disse que tenta. Ainda não sabe o nome de todos, mas não perde uma festa ou alguma confraternização. Achou o pessoal legal e não está encontrando dificuldade no relacionamento com os demais funcionários do CECOM.

Logo que entrou para o CECOM, a turma nova teve que fazer o curso de Informática Instrumental, considerado muito bom por Gildete e, nas palavras dele, “parecendo que foi feito para nós”. Fez, também, Inglês Instrumental e Montagem e Manutenção de Microcomputadores, do DCC.

Enquanto isto, o telefone não parava!

Será que Gildete não tem algum caso engraçado para contar? Com pouco tempo de CECOM, ele disse que não conhece nenhum caso. Mas contou das gozações que o pessoal da telefonia, de vez em quando, faz. Certa vez, o Alemão colocou um tijolo naquela “pastinha” de ferramentas do José João e ficou caladinho. José João andou o campus todo carregando a tal pasta. E sempre dizendo que naquele dia a pasta estava bem pesada… Quando resolveu verificar o porque, achou o tijolo lá dentro. Pelo visto, brincam muito uns com outros.

Bem, o Gildete funcionário contou a sua história. E quem é ele lá fora? Ele nasceu na cidade de Macarani, na Bahia, divisa com Minas Gerais, perto de Almenara. Com a idade de 2 anos, a família se mudou para a região de Alcobaça, onde ficou até os 17 anos. Como tinha muitos da família morando na cidade de São Paulo, resolveu ir também para lá. Ficou uns 5 anos em SP e começou a namorar uma garota que era do Espírito Santo e morava na Bahia. Esta garota veio morar em Belo Horizonte e, assim, ao se casar, Gildete fixou residência em Belo Horizonte. A família é formada pela mulher, Geni, e os filhos Fábio, Gislaine e as gêmeas Kênia e Keyla. Tem mais dois irmãos em BH e, em São Paulo, moram sua mãe e três irmãos.

Além de trabalhar, Gildete cursa Engenharia Elétrica na PUC/MG. Esta história é bem engraçada. Quando começou a fazer Engenharia, fez opção pela Civil e cursou até o 6o período, quando descobriu que não era aquilo que queria. Trancou o curso e começou a fazer Engenharia Eletrônica. Foi até o 6o período e, também, não gostou. Resolveu mudar e passou para a Engenharia Elétrica. Este curso, ele gostou e vai terminar. Ainda não tem previsão de término, mas se tudo correr normalmente, acha que em um ano se forma.

Gildete disse que é uma pessoa muito caseira, gosta muito de visitar os amigos e, quando tem oportunidade, viaja para a Bahia. Gosta muito da natureza, é fascinado com plantas, pássaros e água. Gosta muito de estudar e os filhos estão seguindo o seu exemplo. Pensa no futuro, o que o tem preocupado muito.

Para encerrar, Gildete contou que há algum tempo estava bem desanimado com o trabalho e pensou até em pedir PDV. Quando veio para o CECOM, viu uma luz no fim do túnel e, apesar de se achar um iniciante na área de informática, conseguiu enxergar novas expectativas. Pretende avançar mais na área, para absorver mais conhecimentos. Como tudo hoje em dia é informática, tem a expectativa de avançar e ir em frente.

Guia de Sites Interessantes

Esta semana, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Sabe aquele projeto de mapeamento de todos os milhões de genes que formam os seres humanos? Pois é, no site da Celera, http://www.celera.com/, empresa de Craig Venter, um dos líderes dessa descoberta, você encontrará todas as informações relacionadas tanto para especialistas como para leigos. Além disso, pode ficar por dentro do bê-a-bá dos genes, em animações com som, que explicam detalhadamente como funciona essa parte do nosso corpo. (Site em Inglês)

– Quem está na Web é a jornalista Lilian Witte Fibe, http://www.terra.com.br/jornaldalilian/. Em seu Jornal on-line, você poderá conferir 5 boletins de notícias diárias e ao vivo, além de seções como B2B (bussiness to bussiness). Entrevistas, área para humor e o “Lilian Responde”, que você poderá perguntar sobre qualquer assunto. Lilian e sua equipe se empenharão em ajudá-lo a encontrar a resposta. Se você não tem tempo e quer ficar por dentro das últimas notícias, não perca a oportunidade.

– O site Histórias Americanas, http://www.americaslibrary.gov/cgi-bin/page.cgi, é mantido pela Biblioteca do Congresso Norte-Americano, e traz um pouco das histórias e curiosidades dos Estados Unidos, país que é a maior potência mundial da atualidade. Nele, você poderá conhecer americanos ilustres, como o famoso Buffalo Bill, rever fatos históricos importantes, como a grande depressão de 1929, explorar os estados e esportes norte-americanos e ver, ouvir ou cantar jóias do passado dos EUA. Além de informações, o Histórias Americanas ainda tem fácil navegação, bastante imagem e textos. (Site em Inglês)

– Um site super pesado é o http://www.gordos.com.br/. Apesar de focalizar todos os gordos famosos, a página é leve e carrega rapidinho no seu navegador. Você encontrará as fofocas do Leão Lobo, a vitalidade de Zé Vitor Castiel e algumas respostas para as perguntas: Por que comemos tanto? O que é obesidade? Você sabe comer? Agora, se você vai sair e não sabe com que roupa, faça uma visita e veja o artigo da consultora do site. Não perca tempo, visite a página dos gordinhos e mantenha-se em forma. Vale a pena conferir!

– Se você nunca foi a Londres, mas quer conhecer a cidade e saber dos principais pontos onde encontrar os brasileiros, no site http://www.londresonline.com/, você tem todas dicas e os melhores lugares para serem visitados. Roteiros, museus, bussiness, restaurantes e outros assuntos, você verá tudinho nesta página. A página é em Português.

– Considerada uma das estrelas da chamada “noite teen”, a cantora Britney Spears irá se apresentar no Rock in Rio ao lado de outros artistas também bastante jovens. Ela é um dos destaques da música pop americana nos últimos dois anos. O site da cantora é totalmente voltado para os fãs: tem chat exclusivo, e-mail grátis e cartões virtuais com fotos da artista. A página é bastante animada e colorida. Vale a pena conferir! O enderço é: http://www. britneyspears.com/. (Site em Inglês)

– Um show bastante esperado no Rock in Rio é o do Beck, que também estará se apresentando pela primeira vez no Brasil. Famoso por misturar vários estilos na sua música, o cantor é um fã declarado da música brasileira. Quem quiser saber mais sobre ele, pode conferir mais informações no site oficial do artista, que é http://www.beck.com/.

– O Skank e o Jota Quest desistiram de participar do Rock in Rio, mas nem por isso a moçada de Belo Horizonte ficou sem bons representantes na festa. O Pato Fu, uma das bandas da terra, fez bonito no palco principal do festival. O site do grupo, que traz várias músicas nos formatos MP3 e Real Audio, é: http://www.patofu.com.br.

– No ano passado, o Foo Fighters cancelou uma turnê pelo Brasil em cima da hora, deixando os fãs brasileiros muito decepcionados. Mas, desta vez, está confirmado. O grupo tocará no Rock in Rio no próximo sábado. Este site traz muita informação sobre a banda, sendo uma das páginas de artistas mais completas da rede. O endereço é: http://www.foofighters.com.

– Para quem vai ao Rock in Rio e não quer fazer feio, pesquisar na Internet é a melhor opção para não se ter a impressão de estar caindo de pára-quedas em alguns shows. Este recado vale principalmente para a galera mais jovem, que nem sempre conhece os grandes nomes do rock. No endereço http://www.RepriseRec.com/neilyoung, está o site oficial de um deles, o cantor Neil Young, que se apresentou pela primeira vez no Brasil e, por isso, foi uma das atrações mais esperadas do festival.

Definição de Termos de Informática

A lista de discussão do Guia do Hardware envia, diariamente, às pessoas que se encontram inscritas em seu site, dicas de hardware e definição de termos usuais de informática.

Nesta semana, O Sistemático listou os seguintes termos:

Criptografia – Consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto de cálculos. O arquivo cifrado (ou encriptado) torna-se incompreensível até que seja desencriptado. Os cálculos usados para encriptar ou desencriptar o arquivo são chamados de chaves. Apenas alguém que tenha a chave poderá ler o arquivo criptografado. Existem vários níveis de criptografia, quanto mais complexo, mais seguro.

Lammer – Alguém que acha que sabe muito, quando na verdade só fala e faz besteiras. É usado também com relação a alguém muito chato.

Daemon – É um programa que roda em background, estando sempre pronto para receber solicitações de outros programas, executar o que foi pedido e retornar uma resposta. O termo Daemon (demônio) vem da mitologia grega, onde os Daemons são espíritos guardiões.

O endereço da lista é: www.guiado hardware.net.


Eventos


Treinamento Dreamweaver

Está sendo realizado, desde o dia 15, na Sala de Aulas 2 do CECOM, treinamento na ferramenta HTML “Dreamweaver”, com o objetivo de preparar funcionários do CECOM e da CCS para atividades de atualização de suas Homes Pages. O instrutor está sendo Guilherme R. Albuquerque, da CCS, e estão participando os seguintes funcionários: Adyr Rodrigues Nascimento, Clayton Ricardo Santos, Elza Maria Guedes Rozinholi, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Gilmar Lima Guimarães, Letícia Marina Oliveira Orlandi, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Mariana Massa, Maria José Cortezzi e Rubens Crispim da Silva.

O curso vai ser encerrado amanhã, dia 19.

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos, aniversariantes da semana: Simone Valéria Borges, hoje, dia 18; Edson Barbosa Duarte e Geraldo Correia de Moura Baptista, no dia 21; Renato Baumgratz Viotti e Ana Paula Lima Figueiredo, no dia 22.