Sistemático: Edição 1061 – 01/02/2001


Notícias


Vestibular 2001 – Resultado Final

Antecipando a previsão inicial que era 02 de fevereiro, foi publicado na última sexta-feira, dia 26 de janeiro, o resultado final do Vestibular 2001 da UFMG que neste ano selecionou 4.362 candidatos. O adiantamento no cronograma deveu-se principalmente à agilidade com que foram corrigidas as provas da segunda etapa. Parte deste ganho foi motivado por uma melhor organização na rotina de trabalhos de correção da prova de Português, feitas por todos os candidatos na segunda etapa. A alteração da rotina foi sugerida por Consuelo Dourado Dupin, da SODS, e discutida com a equipe do CECOM que montou várias planilhas para controle das caixas com os cadernos de provas e emitiu novos relatórios para lançamento das notas por questão, nas cores azul e vermelha, utilizadas para a dupla correção das provas. Desta forma, ficou mais fácil fazer a distribuição das provas para correção. Para o próximo ano estão previstas alterações no programa de lançamento das notas, o que pode agilizar mais ainda o prazo do resultado final.

Em relação ao último vestibular, vale ainda comentar que neste ano todo o serviço de impressão relacionado ao Concurso foi executado pela Engesoft, empresa vencedora da licitação, desde as folhas de respostas, listas de presença até o resultado final. Com isto foi abandonado de vez a emissão de relatórios em impressora de impacto, uma vez que toda a impressão foi feita a laser, formato A4 (alguns até coloridos), dando assim um melhor padrão de qualidade nos serviços prestados à COPEVE.

Ainda como tarefas do CECOM, estão em andamento a separação das folhas de identificação digital dos candidatos selecionados. Estas folhas terão as impressões digitais dos candidatos “escaneadas” e armazenadas juntamente com a foto digital do calouro, tirada no ato do Registro inicial. Até o final da próxima semana este serviço deverá ser encerrado pela DCP, assim como a confecção do CD com os resultados finais com concurso e as estatísticas solicitadas pela COPEVE.

Acesso ao resultado do vestibular 2001

Na última semana, a UFMG liberou o resultado final do Vestibular 2001. Para garantir o funcionamento ininterrupto da divulgação dos dados via Internet, a DAC montou infra-estrutura composta de três servidores Web que, simultaneamente, atendiam as requisições de consulta.

Não houve interrupção no serviço, que está disponível desde as 10:00 da manhã do dia 26.

Em trabalho realizado pelo analista Hélio Teixeira da Costa, foram realizadas estatísticas para análise do volume de acesso. Os totais atingiram 110.686 acessos às relações de aprovados por curso e mais de 70.000 acessos à consultas individuais.

INA 2000

Após a liberação do módulo de Produção do INA 2000, na semana passada, para chefes e secretários de departamentos, a DAS e a Proplan iniciaram esta semana o treinamento dos usuários.

Foram montadas sete turmas para treinamento nos dias 31/01, 01/02, 02/02 e 20/02, assim distribuídas:

Turma A – dia 31/01: Cássia R. Gomes, Cláudia Maria Luz Naves, Helton M. Saturni-no, Márcia Sydney, Margaret A. de Morais, Maria Cristina Morandi, Maria das Dores Almeida, Miriam M. Silva Caldas, Rose Meire M. de Souza e Sônia R. Moreira.

Turma B – dia 01/02, de 13:00 às 17:00: Adalberto S. de Oliveira, Cristina Vasconcelos, Dayse Glória C. Perissé, Evelin A. Mo-reira, Geraldo M. Guimarães, Iselina P. Tava-res, Luís de Oliveira Lopes, Maria Aparecida B. da Silva, Maria do Rosário P. de Aquino, Marileni R. Gori, Roberto de Paula, Tânia Lourdes de Oliveira e Valéria L. Mazzoni.

Turma C – dia 02/02, de 08:00 às 12:00: Cláudia Maria Pereira, Kelly Cristina Agostini, Letícia de L. R. da Silva, Luciana B. A. Barbosa, Lucimary S. de O. Silva, Luiza Perdigão, Mailce Maria M. Mendes, Maria Rízia A. de Amorim, Marlina A. Ribeiro, Tatiane Sousa Oliveira,Valteir G. Ribeiro e Vanda de Andrade Lara.

Turma D – dia 02/02, de 13:00 às 17:00: Carla T. A. Diniz, Cláudia do Nascimento Passos, Clausi M. Porto Gomes, Fernando Carazza, Geraldo B. Fernandes, Geraldo M. Gomes, Ida G. Rossi, Laura H. Martins, Manoel Fonseca Reis, Marlene de Fátima e Thais H. da Silva.

Turma E – dia 20/02, de 08:00 às 12:00: Adriana Gomes Pereira, Áurea Domingues, Belkiss Ribeiro, Fátima A. de Carvalho, Ninon Rose H. e Silva, Rejane Pimentel A. Ramalho, Roberto S. Freitas, Uila Soares de A. Silva e Valéria Moreira.

Turma F – dia 20/02, de 13:00 às 17:00: Alexandre Assis, Gina Assunção da Silva, Edilma Batista, Lilian Pinto Parreira, Luci Silva Oliveira, Lydia Helena de Souza, Maria Márcia de A. Dias, Marly das Graças Ferreira, Raquel Dutra C. Lisboa, Regina Teixeira, Robson B. Rossoni, Solange Fortini, Vera Lúcia P. A. Diniz e Vilma Helena da Silva.

Os instrutores estão sendo César Almeida Correia, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Josete de Souza Braga (Proplan) e o treinamento está sendo realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

Novo Site Publicado

Foi publicado hoje, dia 01/02/2001, o novo site do CECOM. Tendo como principal objetivo oferecer aos seus usuários um meio de comunicação dinâmico, ágil e atual, esse instrumento tende a marcar uma nova etapa na evolução do relacionamento entre a instituição Centro de Computação e toda a comunidade UFMG. O endereço desse novo site continua sendo: www.cecom. ufmg.br.

Atualização do SADS

Neste sábado, dia 3/02, a DAC estará, junto com a MSA Infor, realizando a atualização do SADS. Com isto, o LX não estará disponível aos usuários no período da manhã.


Informativo


Genteware

Ele é calado, tranqüilo e quieto. Tudo que se pede a ele, rapidamente é feito. Com nome de jogador de futebol, ele é Alex Alves de Souza, nosso menor da Cruz Vermelha, lotado na DAA _ Divisão de Atendimento e Consultoria. Apesar de estar no CECOM desde novembro, Alex já tem uma pequena história para contar.

Após ter feito inscrição na Cruz Vermelha, aguardou durante algum tempo para ser chamado. Quando recebeu o aviso, já era para fazer entrevista, juntamente, com mais dois candidatos, no CECOM. Disse que tinha certeza de que seria chamado, e ficou empolgado quando essa certeza se concretizou. Demorou um pouco para começar o trabalho no CECOM e não via a hora de, finalmente, iniciar a vida profissional.

Perguntado sobre qual foi a primeira impressão que teve ao entrar no CECOM, Alex disse que achou um ambiente meio monótono, pois viu pouca gente.

Engano o dele, pois no primeiro dia de trabalho, no dia 6 de novembro/2000, pode ver o que o esperava. Alex começou o trabalho como office-boy no CECOM, tendo como instrutor o Paulo, que estava saindo. Foram duas semanas em que o Paulo ensinou quase tudo, só faltando como operar a copiadora instalada no 8o andar. Foi uma época de muito trabalho, tudo muito corrido, indo para um lado e para o outro, sem tempo até para pensar em alguma coisa. Disse que a correria foi até melhor, a adaptação foi rápida e o aprendizado teve que ser também. Comentou que se o trabalho fosse devagar, o aprendizado teria sido também. E foi aprendendo o serviço que dali prá frente seria responsável, apesar de que nunca tivesse trabalhado. Gostou do trabalho, principalmente de mexer com computador, e está aprendendo algumas coisas da área de informática. Espera fazer alguns cursos. Alex disse que está começando a sua jornada de trabalho e tem que aproveitar ao máximo a oportunidade que está tendo, todo o aprendizado que está tendo no CECOM.

O trabalho dele consiste em entregar correspondências, levar documentos, principalmente para a FUNDEP, serviço de banco, organizar lanches para os alunos dos cursos do CECOM. Aprendeu também a operar a copiadora do CIT _ Centro de Informações Técnicas, ensinado pela Vicentina. Está aprendendo um pouquinho de cada coisa, disse ele. Está sempre pronto a atender as pessoas, não reclamando hora nenhuma.

Alex contou que já se entrosou com todo mundo do CECOM, considerando todos “gente boa”, que tem paciência com ele, ensinando-lhe tudo. Todo mundo ajuda. É melhor assim, pois quando pedem alguma coisa que ele não sabe, explicam. Não entrou em pânico, pois teve o Paulo e todos para ensiná-lo.

Como já conhece todo mundo, brinca mais com Haroldo, Dôra, Márcio Viana, Wanderson, Marília, Clayton, Alfredo, Nilson e Cloves. O Márcio e o Wanderson ainda não colocaram apelido nele, mas logo deve aparecer algum. Alex acha os dois muito engraçados e todo mundo os leva na brincadeira. Se lembrou de que, quando entrou, todos falavam do seu nome, que não tem nada a ver com o Alex Alves, jogador de futebol. Tem mais amizade com o Haroldo e a Dôra; com o Nilson, conversa sobre futebol; com o Helinho, conversa na hora do almoço. E tem ainda, o Adyr e o Renato.

Alex disse que o trabalho da Cruz Vermelha cria um pouco de responsabilidade nos menores inscritos no convênio, além de proporcionar ao menor um começo mais cedo no trabalho.. Gostaria de ter tido algum treinamento na Cruz Vermelha, que somente faz uma entrevista, encaminha o menor e fica responsável pelo contracheque e vale transporte. Acha que teve muita sorte em ter gente para ensiná-lo. E espera aprender mais, ter mais experiência.

Alex não é o caçula do CECOM, estando o lugar ocupado pela Marília, também da Cruz Vermelha. No CECOM, ele é calado, de pouco riso. Mas em casa, nem tanto. Com a família e com os amigos, ri bastante. Nasceu em Santa Luzia e mora no Bairro Cristina, local um tanto violento mas quase o normal de todo lugar. Sai de casa para trabalhar às 7:10 e quase 8:00 está chegando à UFMG. Vai embora às 17:00, passa em casa, toma um banho, faz um lanche e vai para a escola, que tem início às 18:40. A aula termina às 23:00. Alex passou para o 3o ano do 2o grau e pretende fazer vestibular para Direito, um sonho que tem desde pequeno. Agora, nas férias, o horário está bem tranqüilo. Sua família é grande, composta pelos pais, Maria da Conceição e Osmando, e os irmãos, Aparecida, Adauto, Adilson, Maria da Conceição, Aníbal, Rosemeire, Osmando, José Pedro e Maristela, a caçula com 11 anos. Tem 8 sobrinhos, e já tem mais um a caminho. Os pais são bem enérgicos e os irmãos casados moram perto de sua casa. Quando tem alguma comemoração, conseguem reunir bastante gente.

Alex gosta de música (pagode e samba), de cinema de ação, e freqüenta o grupo de jovens, aos sábados, da Igreja N. S. da Paz, no seu bairro. Gosta muito dos encontros, onde discutem vários temas referentes aos jovens, participa dos retiros, das excursões que acontecem nas férias escolares.

E os sonhos deste menino? O primeiro é continuar os estudos e passar no vestibular. Gostaria de, um dia, ter casa, carro e casar só depois de ter uma vida estabilizada. Pensa muito no presente, querendo garantir o futuro.

Na entrevista, ele conseguiu contar um pouco dele. Esperamos que o trabalho no CECOM para este menino seja muito importante e proveitoso, que seja uma base muito boa para a sua vida e que ele consiga realizar os planos que tem para os próximos anos.

Site Interessante

Esta semana, a dica é de Fabiana Cortezzi Guimarães, para o site da GOL. Vá até o endereço www.voegol.com.br e veja o que a Gol Transportes Aéreos pode lhe oferecer. Para comodidade de todos, a Gol dispensou a emissão de Ordem de Passagem (PTA). É só adquirir o assento e a pessoa deve comparecer ao check-in, munida de identidade. A Gol está oferecendo as menores tarifas do mercado.

Definição de Termos de Informática

Esta semana, O Sistemático listou as seguintes dicas de hardware e definição de termos usuais de informática, publicadas na lista de discussão do Guia de Hardware:

Boot Drive – Drive de boot, a unidade de disco usada para dar boot no micro. Normalmente é o disco rígido, mas pode ser um disquete, CD-ROM, Zip, ou qualquer outra unidade de armazenamento de dados.

vBuffer – Uma pequena área de memória ultra-rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. É encontrado em HDs, gravadores de CD, modems, e muitos outros. Apesar de serem sinônimos, o termo “buffer” é mais usado em relação aos dispositivos anteriormente citados enquanto o termo “cache” é mais usado com relação aos processadores e memória RAM.

Backup – Cópia de segurança. Copiar dados em um meio separado do original, de forma a protegê-los de qualquer eventualidade. Essencial para dados importantes.

Artificial Intelligence – Inteligência artificial, consiste em criar programas capazes de aprender com a experiência e tomar decisões com base nas experiências obtidas anteriormente. É usada em várias áreas, de jogos a aplicações médicas.

VRML (Virtual Reality Modeling Language) – Padrão para criar ambientes 3D, pelos quais o usuário poderá navegar usando um browser que suporte o padrão, como IE 5. O problema do VRML atual é ser bastante lento.

Slave – escravo, sempre que conectamos dois HDs na mesma porta IDE, um deverá ser configurado como master (mestre) e outro como slave. O HD configurado como master será o usado para dar o boot e receberá a letra C: dentro do Dos/Windows. O slave receberá letras seqüenciais, D:, E: etc.

Ping (Packet Internet Group) – Serve para medir a velocidade da rede, o tempo que um pacote demora para chegar ao micro destino somado com o tempo que a resposta demora a chegar. No DOS basta usar o comando PING endereço, como em Ping 200.123.209. 210 ou PING www.guiado hardware.net.

Plug-In – Extensões que adicionam novos recursos ao programa. Os plug-ins mais famosos são os para browsers, como o flash, mas existem plug-ins para jogos e vários outros tipos de programas.

Port – Porta – Este termo é usado tanto com relação a um encaixe de expansão (por serial, porta paralela, etc.) quanto com relação a portas TCP/IP, que são portas lógicas que permitem várias conexões simultâneas a um único host.

PPP (Point to Point Protocol) – É um protocolo usado para permitir o acesso discado à Internet. Usando este protocolo, o servidor do provedor para o qual seu modem discou passa a ver a conexão via linha telefônica como uma conexão de rede local, permitindo o acesso. O PPP também é usado para acessar redes remotamente.

O endereço da lista é: www.guiadohardware.net.

CECOM – Ano 30

Hoje, dia 1o de fevereiro, o CECOM está completando 30 anos de sua inauguração, após a publicação da Portaria no 569, de 04/11/1970, que criou o CECOM em substituição ao Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para aqueles que, ao longo destes longos anos, participaram e continuam participando do trabalho desenvolvido pelo CECOM para a comunidade universitária.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no 2, de 29/01/191, publicou notícias sobre a participação da diretora do CECOM, Maria Miriam, em reunião na FINEP, Plantão de Consultoria da DU, funcionamento do B6700, funcionamento do RJE, distribuição da Comunicação ao Usuário, entre outras. As notícias que se sobressaíram foram:

CECOM- ANO 10

Neste domingo, dia 1º de fevereiro, o Centro de Computação estará fazendo 10 anos de inauguração.

A comemoração desses 10 anos será realizada na segunda semana de março, após o Carnaval, sendo que a sua organização está sendo feita pela comissão composta por: Maria José (Lelé) Cortezzi, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Regina Antônia Diniz Siqueira e Aldemar Lopes de Souza.

Na programação da semana de 09 a 13 de março constam: uma exposição no saguão da Reitoria, palestras a serem proferidas por pessoal do CECOM e convidados, além das visita aos equipamentos de computação disponíveis.

INSTALAÇÃO DE PACKS

O Sistema Burroughs 6700 esteve parado nesta terça e quarta-feiras, no período da manhã e parte da tarde, em virtude da continuidade da instalação das unidades de packs recebidas em outubro do ano passado pela UFMG, procedentes da Universidade de Brasília. Para essa instalação, a Burroughs utilizou recursos humanos adicionais da matriz do Rio de Janeiro.

Com o trabalho realizado, duas das quatro unidades já se encontram em testes preliminares, enquanto as outras aguardam novos dados técnicos para sua instalação, vindos de Brasília.
Neste domingo, dia 1o de fevereiro, o Centro de Computação estará fazendo 10 anos de inauguração.



Eventos


Treinamento Notes

Dando continuidade ao processo de implantação do Notes, o CECOM ministrou ontem, dia 31, mais um treinamento que contou com a presença dos seguintes funcionários: Cláudia Queiroz de Almeida (Auditoria), Haroldo Alves ( CECOM), Helena Maria de Deus Castro (PROPLAN), Jaqueline Conceição Rosa (CEDECOM), Luiza Oliveira Ferreira da Silva (FUMP), Maria Auxiliadora dos Santos (CECOM), Maria Dorotéia Pereira (PROEX), Mário Magalhães Lara (CECOM), Meire Mendonça Teixeira Iani (FUMP), Mirtes Terezinha Campos (CPPD), Nilson José Marinho Vale (CECOM), Raimundo Natalino Chaves (CECOM), Sônia Lúcia Borges (Gabinete) e Zuleica de Matos Rabelo (CPPD).

O próximo treinamento está marcado para o dia 07/02.

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Márcia Maria Fernandes França, amanhã, dia 02 e Gildete de Jesus, no dia 06. E, envia, também, os parabéns para os ex-ceconianos: Mauro Siqueira Lopes e Maria Clarice de Carvalho Lima, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos (DCC), no dia 03 e Denise Spira Cardoso (que se encontra no Canadá), no dia 06.

COLAÇÃO DE GRAU: César de Almei-da Correia colou grau em Ciência da Computação pela UFMG, ontem, dia 31/01, no auditório 3 do ICEx. Através do Sistemático, todos enviam um grande abraço para o César.

E-MAIL RECEBIDO: Denise Spira Cardoso, enviou esta semana, um e-mail para a Redação, dizendo da saudade que sente do CECOM e de todos. Morando no Canadá há vários anos, Denise acessa o site do CECOM sempre que pode e lê O Sistemático.