Sistemático: Edição 1062 – 08/02/2001


Notícias



Utilização de Fitas Rolo

No final do ano de 1993, o CECOM estava em processo de substituição dos antigos periféricos utilizados no antigo computador A10. Uma das análises feita para definição dos novos equipamentos que seriam adquiridos, avaliou alternativas relacionadas às mídias de gravação em fita magnética.

Dentre as opções tecnológicas existentes na época, foi definida a necessidade de aquisição de dois modelos: uma unidade para gravação de fitas rolo e outra unidade para gravação de fitas 8 mm.

A intenção da aquisição da fita rolo foi, principalmente, garantir interface para intercâmbio de dados com outras instalações. Entretanto, a unidade de fita rolo também é utilizada na gravação de fitas de audit e para consulta a dados históricos de sistemas antigos.

Hoje, quase 10 anos depois, a realidade é outra. A Internet estabelece novos padrões de intercâmbio e o LX, que substituiu o A10, já conta com unidade de fita modelo cartucho. O mercado de suprimentos também se transformou e, hoje, é praticamente impossível adquirir, por exemplo, Tape Markers, usados para definir início de gravação nas fitas rolo.

Desta forma, a DCP, com a participação das demais divisões, estará conduzindo ao longo deste semestre, projeto que visa reduzir ao máximo, a utilização de mídias de fita rolo no Centro de Computação.
As atividades devem cobrir não só a redefinição da utilização das mídias nos processos atuais de produção, como também a redução do acervo de fitas hoje existentes com a transferência dos dados históricos para mídias em CD.

O projeto está a cargo de Helvécio Cossenzo Pinto, diretor da DCP.

Rede UFMG – Fase 3

Na última semana foi encerrada a etapa de lançamento dos cabos complementares de fibra ótica que serão utilizados no novo backbone da Rede UFMG, em sua fase 3.

Na etapa seguinte, que agora se inicia, estará sendo executada a conexão das fibras que foram lançadas, condição necessária para que se inicie a instalação dos novos equipamentos adquiridos.

Implantação do Notes nas Redes Administrativas

Esta semana se encerra o processo de treinamento da equipe do Reitor e das respectivas secretárias na utilização das ferramentas básicas do Lotus Notes (correio, agenda, listas de endereços, tarefas a fazer).

A DAC já está executando a instalação do Cliente Notes nas estações de trabalho das pessoas que passaram pelo programa de treinamento e, também, providenciando o fornecimento da senha de acesso ao Projeto GRUDE, além de viabilizar a migração das informações do software de gerenciamento pessoal Organizer para o novo ambiente do Notes.

Segundo a previsão estabelecida no cronograma do CECOM, toda a Reitoria deverá estar utilizando o novo ambiente até o final do primeiro trimestre. Igual processo será implantado nas demais redes administrativas (BU, Imprensa, DSG, UAII e UAIII) até o final do segundo trimestre de 2001.

SPAM

Nas últimas semanas é crescente o número de SPAMs propagados através de máquinas da UFMG. Numa tentativa de diminuir estas ocorrências, a DRC tem feito um trabalho de atualização do software dos servidores de e-mail de diversas unidades e instalado software anti-virus. Na semana passada foram atualizadas as máquinas da Faculdade de Odontologia e da Fundação Mendes Pimentel. A partir da próxima segunda-feira o CECOM, exercendo o papel de gerente da Rede UFMG, começará um processo de pesquisa de todas as máquinas da UFMG que estão com problemas de configuração no serviço de e-mail. Constatado o problema, a DRC efeturará um bloqueio de todo o tráfego daquela máquina e enviará uma correspondência ao administrador da mesma (login root). Tão logo o administrador comprove que o problema foi sanado, o bloqueio será removido. Atualmente, estão bloqueadas máquinas do Coltec, Depto. de Física e Depto. de Química.


Informativo



Genteware

Ele é magrinho, muito sério e fala pouco. Alguns do CECOM já o conhecem, mas ele quase não vai ao 8º andar. Ele é Wilton Campos, técnico da Telefonia, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

A história de Wilton na UFMG começou no ano de 1980, quando a antiga Prefeitura da UFMG estava precisando de pessoal para trabalhar na área de telefonia. Foi o seu primeiro emprego, não tinha experiência e aprendeu tudo aqui. Começou trabalhando com Antônio Carlos, com quem está até hoje. Passou por um período de experiência e foi admitido pela Prefeitura.

Wilton contou que, naquela época, era muito difícil o trabalho com um PABX do “tempo do onça”, com redes velhas, ruins, equipamentos antigos como os KS, tudo muito precário. A equipe trabalhava demais e chegavam todos os dias à UFMG às 6:50, ficando até às 18:00. Os técnicos da telefonia se aventuravam pelo campus, puxando cabos telefônicos e consertando defeitos no meio das matas. Até roçar o mato, roçavam. Ele se lembrou de que, certa vez, tiveram que passar um cabo na Física, uma rede subterrânea, e como estava tudo entupido, tiveram de trabalhar só de calção. As histórias são muitas, como os apertos por que passaram também. Ficaram muito tempo lotados no prédio da antiga Prefeitura, hoje Unidade Administrativa II. Desde aquela época, Wilton já conhecia muitas pessoas na UFMG.

Quando a Prefeitura foi desmembrada nos vários departamentos que a compunham, a telefonia foi para o DPFO – Departamento de Planejamento Físico e Obras e a equipe se mudou para o prédio da Reitoria, ocupando o subsolo e o 2º andar. Wilton lembrou-se de que o Campus da Saúde já tinha uma equipe fixa. Os técnicos ficaram ligados diretamente à Antônio Carlos Soares e muita coisa mudou, tanto o lado profissional quanto o humano. Segundo Wilton, Antônio Carlos sempre acompanhou e cobrou resultados. Nesta época, veio tecnologia nova, que ajudou bastante o trabalho de todos. A central telefônica nova, na época, melhorou muito o serviço.

Quanto ao trabalho que Wilton fazia, ele contou que estava sempre acompanhado de alguém com mais experiência e foi aprendendo o serviço, fazendo de tudo, desde passar cabos, fios, até conserto da central telefônica e aparelhos. Até varrer chão, varriam. Certa vez, até carteira de unidade acadêmica carregaram. O serviço da telefonia continua o mesmo, só que agora com outra tecnologia e nova filosofia de trabalho.

Em agosto de 2000, a telefonia foi incorporada ao CECOM, ficando diretamente ligada à Divisão de Redes de Comunicação, fato comentado por Wilton que deveria ter acontecido há muito tempo. Ele disse que gostaria de saber quem foi que teve esta visão. Aí, Wilton disse que tudo melhorou. Disse que não teve receio do novo trabalho, pois já sabia como era o CECOM. Conhecia muitos funcionários e o entrosamento com todos está sendo aos poucos. E está esperando muita coisa do CECOM. Será que ele gostou de ter vindo para o CECOM? Wilton disse que sim, que quando o pessoal fica sabendo que um funcionário é do CECOM, o tratamento muda. É outra coisa.

Ao entrar, toda a equipe da telefonia fez o curso de Informática Instrumental. Antes, Wilton contou que já tinha feito alguns cursos da área como DOS, Windows e Word, oferecidos pelo DP/DRH. O último curso que fez foi o de Notes, no CECOM. Espera que o CECOM lhe dê mais condições de fazer cursos e oportunidade de mais conhecimento em telefonia.

Wilton fica mais tempo no Hospital das Clínicas, vindo à Reitoria alguns dias da semana. Todo o trabalho fora do campus da Pampulha é de sua responsabilidade. No centro da cidade conhece todo o serviço, tendo participado da montagem da rede telefônica de todas as escolas. Qualquer problema no centro, como na Arquitetura, Direito, FACE, Farmácia, Conservatório e o próprio Campus da Saúde, fica por sua conta.

Wilton gosta muito do trabalho que faz. A sua vida e tudo o que tem, agradece à UFMG. Tudo que tem que ser feito, ele faz. Tem um relacionamento muito bom com a equipe da telefonia, um relacionamento antigo, não tendo problemas de fofocas e brigas. É o mais novo da turma e lá se vão quase vinte e um anos de convivência, caminhando juntos.

A história do Wilton funcionário ficamos conhecendo. E o Wilton lá de fora? Ele é casado com Cláudia Márcia e tem dois filhos: Rafaela, de 9 anos, e Rodrigo, de 5 anos. Nasceu na cidade de Conselheiro Lafaiete e, aos três anos, veio para Belo Horizonte com toda a família. Seus pais são de Congonhas do Campo. A família ainda é composta pela mãe, Léa, e os irmãos Joana, Wanderléia, Wellington e Wemerson. Wilton gosta de curtir sua casa e os filhos. Sai muito com eles, para passear, ir à restaurantes. Gosta muito de futebol e não perde as peladas com a sua turma do bairro Rio Branco, em Venda Nova. E os sonhos? É ver os filhos bem conduzidos, bem educados, sendo boas pessoas. Pensa muito nos filhos. Fez até o segundo grau e pretende continuar os estudos fazendo vestibular. Ainda não definiu o curso, mas seria para o campo das telecomunicações. Gosta muito da UFMG e do que faz. Às vezes, pensa em como as coisas estão ruins, mas logo se lembra de que lá fora está pior. Tem que trabalhar e ir em frente. E tudo que tem e tudo que é, agradece e zela. Está satisfeito. Wilton ressaltou que aprendeu muito com Antônio Carlos e gosta de trabalhar com ele, pelo respeito que ele tem pelos funcionários, tanto no campo profissional quanto no humano.

Perguntado se tinha algum caso engraçado para contar, Wilton disse que engraçado ele não se lembrava. Mas resolveu contar um trauma que teve há uns vinte anos. Naquela época, havia um supervisor na telefonia, funcionário abaixo do Antônio Carlos, que era um carrasco com os subordinados. Os técnicos chegavam cedinho e ficavam numa sala na Prefeitura, aguardando o tal supervisor telefonar. Quando o telefone tocava, o susto era tão grande, que todos pulavam da cadeira. Com isto na cabeça, Wilton colocava o despertador, daqueles bem antigos e barulhentos, para não perder a hora. E não é que quando o despertador tocava, ele pulava de susto da cama, achando que fosse o supervisor telefonando! Tinha até medo de dormir e ter que acordar daquela forma, de tanto pavor que ficou. Wilton disse que o cara era realmente difícil. E contou que quando ele pegava no pé de algum colega, o pessoal ficava revoltado. Passado algum tempo, as pessoas de fora começaram a ver como o ambiente provocado por este supervisor estava difícil. E ficou o trauma.

Assim, conseguimos conhecer um pouco do Wilton, antes que ele voltasse para o Hospital das Clínicas. Foi muito bom ele estar na Reitoria para contar detalhes da sua vida na UFMG.

Programa de Capacitação da PRORH

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos encaminhou às unidades e órgãos administrativos o Programa de Capacitação de Servidores Técnicos e Administrativos 2001.

NO CECOM, a DAA encaminhou para todas as diretorias de divisão a relação dos cursos oferecidos pelo DRH/SAT, podendo ser também sugeridos novos treinamentos necessários aos funcionários.
Todas as informações deverão ser encaminhas ao DRH, pela diretoria do CECOM, até o dia 22 de fevereiro/2001.

Atualização Cadastral de Aposentados e Pensionistas

O Depto. de Administração de Pessoal da UFMG estará realizando, a partir de 29 de janeiro de 2001, o recadastra-mento dos servidores aposentados e beneficiários de pensão. Será enviado a todos ofício de convocação contendo documentos que deverão ser apresentados pessoalmente à recepção do DP da UFMG. A atualização será realizada no período de fevereiro a dezembro de 2001.

Guia de Sites Interessantes

Esta semana, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites interessantes:

– Se você está querendo planejar uma viagem para algum lugar do Brasil e não conhece a cidade, navegue pelo QualHotel. No site você pode pesquisar opções de hospedagem por estado, cidade, nome do hotel ou da rede e, é claro, preço. O resultado da busca tem informações detalhadas com endereços, telefones e informações sobre o que o local oferece (frigobar, telefone, TV, estacionamento, sala de convenções, piscina). Vale a pena conferir! O endereço é: http://www. qualhotel.com.br/.

– Se você gosta de clássicos da literatura brasileira, vai gostar de conhecer a seção Cultura & Artes do site do IG. Você pode dar download ou imprimir obras como Sermão da Sexagésima (Padre António Viera), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), As Pupilas do Senhor Reitor (Júlio Dinis). A página também traz biografias de alguns escritores, como Castro Alves, Lima Barreto, Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Visconde de Taunay. Vale a pena conferir: http://www.ig.com.br/home/servicos/conteudo/0,2019,6025,00.html.

– Um site super legal é o http://www.historiadolivro.com.br/historia/pictog/picto.htm. Lá você vai conhecer os pictogramas à escrita alfabética, passando pela escrita cuneiforme, pelos hieróglifos e pelo chinês. Veja também relato do surgimento da escrita e dos livros, incluindo manuscritos da Idade Média, xilogravura, impressão, e-books, bibliotecas virtuais. É super interessante.

– Se você quer construir sua home page, não deixe de visitar o Net Master. Este site mostra tudo o que você tem que fazer para construir, publicar e divulgar a sua página. Além de tutoriais sobre Html e recursos avançados como Javascript, dhtml, Front page, Cgi e asp, o Net Master oferece, gratuitamente, algumas imagens de fundo e alguns botões para você caprichar no visual de seu site. O endereço é: http://www.webm.t2u. com/.
– Um site muito bom para quem quer saber sobre os poderes executivo, legislativo, judiciário e quem está fazendo anivesário ou vai fazer, visite o site http://www.dicas.com.br/. Tem várias opções, onde o Internauta poderá escolher aquela que mais lhe agrade. Tem o organograma completo de cada poder e um pouco da história de cada um. Vale a pena fazer uma visita. Ah! Tem o nome das secretarias com os respectivos telefones dos gabinetes.

– Um site super legal para a criançada é o http://www.vacamarela.com.br/. Usando e abusando da tecnologia Flash, o site é todo colorido e divertido. Tem desenhos animados e interativos, passatempos para jogar sozinho ou com amigos e papéis de parede e protetores de tela. Vale a pena conferir!

– Que pena, as férias foram embora. Está na hora de voltar para a sala de aula e retomar o pique para estudar. O site Escola Interativa, é um bom lugar para você se manter informado sobre o que acontece em educação, tanto no mundo real e virtual. Diversas matérias, entrevistas, aulas online e um ambiente de aprendizagem colaborativa, exclusivo para cursos a distância. Dê uma passadinha lá e descubra um modo interativo de aprender. O endereço é: http://www.escolainterativa.com.br/.

– Como sobreviver com uma das taxas de juros mais altas do mundo? Por que os juros ao consumidor caem tão lentamente? O que fazer com o 13º salário? Como investir? A economia vai continuar crescendo? As empresas estão se tornando mais competitivas? Essas e outras questões são destacadas e analisadas no Vida Econômica, cujo endereço é: http://www.vidaeconomica. com.br/.
– Uma boa maneira de escolher uma profissão é o site http://www.profissional. trix.net. Tem seções sobre estágios, carreiras, ferramentas úteis para o crescimento de sucesso.

Definição de Termos de Informática

Esta semana, O Sistemático recebeu as seguintes dicas e hardware e definição de termos usuais de informática, publicadas na lista de discussão do Guia de Hardware:

Bus – Barramento, meio de transmissão de dados entre dois ou mais componentes. Exemplos são os barramentos PCI, AGP e ISA da placa mãe, que ligam os periféricos ao chipset e consequente-mente ao processador.

Crosstalk – Interferência causada pela proximidade entre dois circuitos ou cabos.

Device Driver – Driver de dispositivo. Conjunto de rotinas que permitem ao sistema operacional acessar o periférico. O driver funciona como uma espécie de tradutor entre o dispositivo, uma placa de vídeo por exemplo e o sistema operacional ou programas que o estejam utilizando. Por ser especializado, o driver funcionará adequadamente apenas junto com o item para o qual foi escrito. Em geral existe uma versão diferente do driver para cada sistema operacional.

DLL – Dynamic Link Library, são arquivos que contém rotinas e funções que podem ser utilizadas pelos programas. O mesmo programa pode utilizar várias DLLs diferentes e a mesma DLL pode ser usada por vários programas. O uso de DLLs visam facilitar o trabalho dos programadores, que podem utilizar funções que já estão prontas em alguma DLL ao invés de ter de criá-las.

Dual Boot – Permite instalar dois ou mais sistemas operacionais diferentes no mesmo micro. Em geral é instalado um boot manager, que pergunta qual sistema deve ser iniciado cada vez que o micro é ligado.

Network – Rede de computadores, vários computadores, sejam PCs ou aparelhos de qualquer plataforma interligados. Existem vários tipos de redes locais ou de longa distância. A Internet é uma rede mundial.

NTFS – NT virtual System, o sistema de arquivos usados pelo Windows NT e Windows 2000. O NTFS apresenta uma confiabilidade muito superior à Fat 32 utilizada pelo Windows 98.

Dedetização da Reitoria

A PRA informou que o prédio da Reitoria estará fechado para dedetização neste sábado, dia 10/02/2001.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 3, de 05/02/1981, publicou notícias sobre implantação do Sistema Mendes Pimentel, novas aquisições da Biblioteca do CECOM, índices de funcionamento do Sistema Burroughs 6700, entre outras. As notícias que se sobressaíram foram:

CECOM ADQUIRE FITAS MAGNÉTICAS
O Centro de Computação recebeu esta semana 100 (cem) fitas magnéticas de 2400 pés, marca IBM.
Essas fitas passarão por um período de teste de aproximadamente dois meses. Se forem aprovadas, algumas serão utilizadas para substituirem as fitas em vias de serem aposentadas, sendo que o resto será colocado à disposição dos usuários.

CECOM – Ano 10
Continuam os preparativos para a comemoração dos 10 anos do Centro de Computação. Até o momento, vários fabricantes de computadores já se prontificaram em participar das palestras e da exposição.
A programação para a semana de 9 a 13 de março está sendo organizada de forma a conseguir a participação ativa de todos.
A Comissão Organizadora do “CECOM – Ano 10” esteve reunida durante a semana e espera estar com tudo definido nos próximos dias.



Eventos



Treinamento Notes

Dando prosseguimento ao processo de implantação do Notes, o CECOM realizou na terça-feira, dia 6, mais um treinamento para a equipe do Reitor, dividida em duas turmas:

Turma 1: Consuelo Dourado Dupin, Francisco César de Sá Barreto, Marcos Roberto Moreira Ribeiro, Maria Cecília Diniz Nogueira, Maria Sueli de Oliveira Pires, Maria Tereza Camargos Diniz França de Abreu e Ronaldo Tadêu Pena. Instrutor: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Monitor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

Turma 2: Allan Claudius Queiroz Barbosa, Alisson Massote de Carvalho, Felipe Estabile Moraes, Ivan Domingues, José Nagib Cotrim Árabe, Reynaldo Maia Muniz e Ronaldo Antônio Neves M. Barbosa. Instrutora: Aleixina Maria Lopes Andalécio. Monitor: Márcio da Costa Viana.

Ontem, dia 7, foram treinadas algumas secretárias de membros da equipe do Reitor, com a participação de: Cláudia Serrano Monteiro de Barros(SODS), Cristina del Papa (PROGRAD), Jeanne da Costa e Silva Lott (PRPG), Márcia Martins de Melo (PRA), Maria José Brito Melo (UFMG JOVEM), Mary do Carmo Silva Ramos (Gabinete), Nélia Neiva Zille (PRPQ), Riusa Rodrigues (ACI), Silvana Eugênia dos Santos Foureaux (ACI), Sônia Salvador (FUNDEP) e Vilma Alves Gomes (COPI). O funcionário do CECOM Helvécio Cossenzo Pinto também participou desta turma. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Clayton Ricardo Santos.

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14 e Daniel Borges de Figueiredo Santos, no dia 15.