Sistemático: Edição 1063 – 15/02/2001


Notícias



UNIVERSALIZAÇÃO DE ACESSO

O Depto. de Ciência da Computação estará coordenando, no período de 8 e 9 de março, o I Workshop Brasileiro de Universalização de Acesso, no Campus da UFMG. O objetivo do workshop é discutir a necessidade de ampliação do acesso à Internet às camadas menos favorecidas da sociedade, o preço dos serviços de telecomunicações para acesso e o alto custo dos computadores pessoais disponíveis no mercado.
Os interessados poderão obter maiores informações e efetuar as inscrições através do e-mail: wua@dcc.ufmg.br e telefones 3499-5831 e 3499-5834.

CHEGADA DAS NETFINITYs

O CECOM recebeu este mês três equipamentos IBM Netfinity, modelo 3500, que serão usados para substituir as atuais servidoras Novell da Reitoria, BU e UA II.
A DAC está agendando a instalação desses equipamentos, que deverá contar com assessoria externa da empresa Informa Tecnologia.

PERFIL DO CONSUMO TELEFÔNICO

Para subsidiar a preparação de processo licitatório na modalidade de pregão, a DRC realizou, no último final de semana, avaliação dos dados existentes relativos às ligações telefônicas de longa distância, tanto nacionais quanto internacionais.
Os dados coletados e totalizados pela DRC visam definir o perfil de consumo desses serviços telefônicos pela UFMG, já que durante a elaboração das propostas, as empresas interessadas deverão estipular suas tarifas em função dos dados informados pela Universidade, que incluirão aspectos associados a destino das ligações e tempo de duração.
O universo de ligações tratado pela DRC estabeleceu a estimativa anual para 2001 em mais de 268.000 ligações DDD e cerca de 7.000 ligações DDI.
Agora, a DAA, com o suporte técnico da DRC, irá elaborar o edital para contra-tação desses serviços, obedecendo as instruções normativas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Estão responsáveis pelo projeto Márcia Regina Lemos, da DAA, e Fernando Frota Machado de Morais, da DRC.

TELEFONIA NA ODONTOLOGIA

Com a vinda da Faculdade de Odontologia para o Campus da Pampulha, a DRC concluiu no dia 08/02, a instalação da infra-estrutura de telefonia, necessária para o funcionamento da faculdade. Foram instalados cerca de 110 ramais, espalhados nas diversas seções/departamentos, dois telefones públicos, além de preparadas as redes para instalação do Caixa Eletrônico do Banco do Brasil. Para a execução desse trabalho foi feita uma ampliação do sistema telefônico MD 110 do Campus.
Após o encerramento do serviço, o Coordenador do projeto, Antônio Carlos Soares, fez uma apresentação geral, com simulações de funcionamento do sistema, aberta a todos os funcionários do novo prédio.
Trabalharam nas atividades os técnicos Geraldo dos Reis, Gildete de Jesus, José Efigênio de Oliveira, José João Teixeira, e Wilton Campos.

REUNIÃO COM A INTELIG

Na terça-feira, dia 13, estiveram visitando o CECOM os gerentes de conta da Intelig, Fábio Araújo Medeiros e Renato Damasceno Oliveira. Eles foram recebidos por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, e Márcia Regina Lemos, da DAA, e a visita teve por objetivo conhecer a demanda da UFMG por telefonia de voz e dados. Os gerentes atendem à UFMG tanto na área técnica como na área comercial.


Informativo



Genteware

Quando foi entrevistada pelo Sistemático em 1983, ela foi comparada à uma garça e à uma formiguinha, uma menina de olhos curiosos que contava casos engraçadíssimos sobre a turma do “lixo”. Casos que ficaram para trás. Mas ela continua magrinha, como naquela época, conversando muito e rápido. Não mudou quase nada. Adora encontrar com o pessoal do CECOM para colocar as fofocas em dia e parece que não existe tempo ruim para ela. Ela é a própria alegria. Quem é esta figura tão diferente? É Cláudia Galinkin, analista que, juntamente com Marcelo e Gino, compõe a equipe do CECOM no Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas.

Mesmo dizendo que tem dificuldades para se lembrar das coisas, Cláudia contou a sua história ceconiana. Após ter estudado na Escola Técnica (CEFET), onde fez edificações, ela e a Mable fizeram vestibular em 1980 para Engenharia Civil na UFMG e passaram. Apesar de terem sido colegas de curso, Cláudia contou que não eram muito amigas. Mas como foram as únicas da turma que passaram na UFMG, se aproximaram. Como a Mable tinha uma irmã, a Helen, que já fazia estágio no CECOM, ela a chamou para participarem de uma seleção para estagiários. Então, no início de 1981, estando no segundo período do curso, Cláudia, Mable, Marli e Rômulo foram admitidos para o quadro do CECOM. Foi lotada na antiga Divisão de Usuários, onde o Gino era o primeiro cacique, a Dilma um nível a mais e por fim tinha a Míriam, que era Diretora Geral. Na divisão já estavam o Marcelo, a Manuela, a Helen, Elidimar, Denise Spira, Luiz Henrique, Luiz Ricardo e eles, os estagiários novatos. Nesta época, trabalhavam com SPSS, CONSIST e pequenos projetos de pesquisa. Ela se lembra de que trabalhavam com cartões por que os terminais eram só para a “elite”.

Em 1982, Cláudia e Mable resolveram fazer vestibular para Ciência da Computação, mesmo achando impossível passar, pois eram 28 alunos por vaga. O André deu aulas para ela e na segunda etapa fechou a prova de Matemática e quase conseguiu fechar a de Física. E se lembrou de que o Frota ligou para ela, às dez horas da noite, não para contar que ela havia passado em 39º lugar, mas para dizer que ela tinha ocupado a vaga de uma menina que tinha feito um montão de pontos na primeira etapa! E completou: – “O Frota sempre foi um chato!”

Em 1981 houve um concurso interno no CECOM para programador e Mário Terenzi e Adriana Figueiredo passaram. Em junho de 1983, Cláudia, Mable, Carlinhos, Cláudia Valente e Rosana foram contratados. Carlinhos e Cláudia Valente foram lotados na DU e Cláudia, Mable e Rosana foram trabalhar “no lado de lá”, como era conhecida a turma da Manutenção. O Zédu era o poderoso chefão da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas e o Joãozinho era seu chefe imediato, no Setor de Programação. A sala que ocupavam é hoje a sala do café, onde são realizadas as festas. O Evandro trabalhava também na mesma sala. Era um tempo muito bom, tudo era novidade. Participava de projetos acadêmicos com a Laura e a Beatriz; no Pagamento, era o Hélio e, quando trabalhava com o Efigênio, na DIRF, achava interessante vê-lo conferindo 99,99% das listagens antes de dar o Ok nos programas. Cláudia se formou em Computação em 1984, junto com Mable, Carlinhos, que tinha sido seu colega na sexta e sétima série no Colégio Batista (Batistão) e Cláudia Valente.

Algum tempo depois, o Evandro e a Mable saíram do CECOM e Cláudia continuou na mesma sala só que dividindo o ambiente com a Denise Passarinho, tendo a leve impressão de que tinha ficado para apagar as luzes. Assim, em 1985, ela “se convidou” para ir para o HC. A Dilma, chefe da divisão, aceitou, com o aval da Denise Spira, Gino e Marcelo. Queria mudar, pois achava que no Núcleo de Computação do HC teria mais espaço para crescer profissionalmente. Logo após aprender Mumps, seu primeiro serviço foi um Sistema de Controle de Equipamentos e Manutenções, feito em Cobol, e que rodava num poderoso DGT-1000.

Cláudia não sabe a data precisa, mas contou que alguns meses após ter ido para o HC, ela e Carlinhos foram trabalhar na UPSI. Não chegaram a esquentar a cadeira lá e, aproximadamente, um mês depois estavam retornando ao CECOM.

Durante muito tempo, a Dilma foi a grande chefe. Em outubro de 1996, ela saiu e Cláudia disse que foi uma perda muito grande, tanto a nível profissional como também pessoal. Para ela, a Dilma é uma pessoa especial que conseguia tornar o ambiente produtivo e, ao mesmo tempo, agradável e harmonioso. (N.R.: Quando a Didi ler esta entrevista lá no Canadá, vai chorar!)

A antiga Divisão de Núcleos Computacionais foi se modificando, tornou-se somente Núcleo e hoje, a equipe faz parte do Núcleo de Tecnologia da Informação do HC. No Núcleo, Cláudia é responsável mais diretamente pelos sistemas de Almoxarifado, Farmácia, Custos, Banco de Sangue, Sistema de Os e Manutenção e a Requisição de Materiais. E como hoje são só ela, Marcelo e Gino, para a parte administrativa do HC, trabalham com todos os sistemas. Além dos três, que são analistas, o núcleo conta com 5 operadores da Fundep, 2 médicos, um engenheiro e dois agentes de informática, que ajudam no suporte a micros, sendo que nenhum destes têm vínculo com o CECOM. Cláudia acha que o HC está realmente precisando de computatas que ponham a mão na massa com a equipe lá existente. Com um grupo restrito a três pessoas, acha humanamente impossível atender a demanda de um hospital como aquele.

Mas o CECOM continua como a casa da mãe para ela. É aquele lugar gostoso que sempre que você chega, encontra amigos e fica à vontade. Concluindo: o bom filho um dia à casa retorna!

E os casos engraçados? Cláudia disse que a cabeça dela não ajuda, apesar de todos saberem que foi protagonista de vários casos engraçados no CECOM. Mas não conseguiu se lembrar de nenhum para deixar aqui registrado.

Saindo um pouco do mundo ceconiano, Cláudia nasceu em Belo Horizonte, é casada com André Maurício, que conheceu no CECOM e, por isto, o CECOM se tornou um lugar ainda mais especial. Tem dois filhos, o Daniel, de quase 13 anos, afilhado da Dilma, portanto um lord e o Felipe, de quase 11 anos, afilhado do Frota, portanto um chato. Mas para ela, o Frota é um chato legal! A família se completa com a mãe Ecy e os irmãos Paula, Gilberto e Henrique. Seu pai morreu quando tinha 10 anos.

Quando tem tempo, Cláudia gosta de nadar, balançar beiço (e para isto a Xina é uma companheirona), caminhar ou ler uma revista. Acha que, atualmente, seu sonho é ter tempo de fazer o que gosta, correndo menos no dia a dia, aprendendo a ser um pouco enrolada e parando de achar que tudo é para ontem, pois afinal de contas a vida é uma só e passa muito depressa.

A conversa poderia ser esticada ainda mais, mas a memória fraca da Cláudia não deixou. Esperamos que esse astral tão bom continue fazendo parte de sua vida, mantendo em dia tudo o que foi vivido no CECOM.

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO

O SAST – Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador da UFMG – está implantando o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional com exames médicos dos servidores da Universidade. Foram enviados questionários, que deverão ser preenchidos e levados no dia da consulta, marcada previamente no setor de pessoal de cada departamento.

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Termina a zero hora do dia 18/02, próximo domingo, o horário de verão, iniciado no dia 8 de outubro de 2000.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas de sites:
– A Brasif Duty Free é formada por um conjunto de lojas cuja atuação está sujeita à regulamentação da Receita Federal. Estão presentes nos embarques e desembarques internacionais dos aeroportos, sempre oferecendo uma variedade dos melhores produtos fabricados fora do Brasil. O endereço é: http://www.flydutyfree.com.br. Neste mesmo site, você pode procurar vôos nacionais e internacionais e comprar artigos importados.

– Um site muito legal para os estrangeiros que vivem no Brasil é o http://www.gringoes.com/. O tema principal é mostrar aos recém-chegados como se virar por aqui. A página tem os seguintes assuntos: entretenimento (que abriga desde cinemas até, claro, nightclubs), serviços, turismo, mapas e esportes. As matérias são, principalmente, sobre São Paulo, mas algumas dicas podem ser úteis para moradores de todos os lugares.

– Um bom livro, em Inglês, é o HACKERS. O livro pode ser baixado no endereço http://www.underground-book.com.

– A cantora Aimee Mann,que está apoiando o Napster, deixa você dar um download em uma música no formato MP3. Você usa o programa, recebe uma mensagem de agradecimento e um aviso de que outras músicas da cantora estão disponíveis no site http://www.aimeemp3.com. Uma boa iniciativa da banda de heavy metal.

– Se você é daqueles que fica de olhos grudados na TV por causa dos indicados ao Oscar, então fique de olho na Web. Os indicados para o Oscar já foram anunciados. Na página http://www.uol.com.br/odia/sites/oscar, também aborda os brasileiros que já participaram da festa, os indicados deste ano (com enquete), histórico, recordistas e lista dos vencedores. Em breve, serão incluídos mais detalhes sobre os concorrentes, inclusive trechos das trilhas sonoras. Vale a pena conferir!

– Nada como ficar por dentro dos últimos lançamentos sobre cinema. A SA distribuidora Buena Vista acabou de lançar a sua página http://filmes.net. A página tem sinopse e trailer dos filmes, biografia dos artistas, promoções e outras coisas. Você encontrará sete categorias: Novidades, Nos Cinemas, DVD/Vídeo, Trailers, Notícias, Divirta-se e Promoções. Além disso, o site mantém uma lista com os cinco filmes mais vistos na semana nos Estados Unidos e outra com os dez mais no Brasil.

– Se você quer ler um bom texto eletrônico da literatura Brasileira, um bom site é o http://www.cce.ufsc.br/nupill/literatura/literat.html. Você encontrá neste site lista de obras e autores, caderno de endereços e outros assuntos.

– O site http://www.guiadohomem.com.br/prazeres/home.shtm é realmente para aqueles homens que têm prazer. Guia do Whisky, Esportes radicais, Combinação de prazeres e Ligadão dão ao homem aquele algo mais que ele precisa só para ter prazer. Vale a pena conferir!

– O site http://www.videobook.com.br/index.asp é um Banco de Dados de vídeos e DVDs com mais de 20 mil títulos de filmes lançados no Brasil. É possível fazer uma busca por título de filme, nome do ator, diretor ou escritor cuja obra serviu de base para o roteiro do filme. O próprio site elenca filmes por assunto, como autores cujos livros inspiraram filmes ou movimentos cinematográficos.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático recebeu as seguintes definições de termos de informática:

ODBC – Open Database Connectivity, padrão criado pela Microsoft que permite que vários bancos de dados, criados por programas diferentes, como o DBASE, Oracle e Microsoft Access possam ser acessados usando uma interface comum, independentemente do formato do arquivo.

PDA – Personal Digital Assistant, um dispositivo portátil com funções de agenda de telefones e compromissos, blocos de notas, gerenciador de contatos etc. Um bom exemplo atualmente é Palm Pilot.

Real-time – Em tempo real, um aplicativo que é capaz de lidar com novos dados tão rápido que tudo pareça instantâneo.

SQL – Structured Query Language, linguagem desenvolvida pela IBM que usa comandos simples, baseados em palavras em inglês, para realizar buscas em bancos de dados. É suportado por várias plataformas de bancos de dados, permitindo que sejam criados bancos em várias plataformas diferentes.

B2B – Business to Business, negócios entre empresas, envolvendo produtos, serviços ou parcerias. Este termo é mais usado em relação aos sites que promovem este tipo de comércio, oferecendo toda a praticidade e infra-estrutura necessária, cobrando em troca uma mensalidade ou comissão sobre as transações.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info publicou, neste início de mês, as seguintes notícias transcritas a seguir:

Microsoft traz Works 6.0 ao Brasil – A Microsoft Brasil lançou no país a versão 6.0 do Works, pacote de ferramentas para usuários domésticos similar – porém mais simples – ao Office. O pacote traz processador de texto, planilha, banco de dados, catálogo de endereços e uma cópia do Internet Explorer e do Outlook Express. Uma das novidades é o recurso Portfolio, que permite ao usuário colecionar fotos, textos de web, documentos e outros arquivos numa pasta pessoal, e depois reutilizá-los em documentos, relatórios, boletins ou mensagens de e-mails.
O Works 6.0 traz ainda o Quick Tour, ferramenta que dá instruções passo-a-passo sobre os programas; o Format Gallery, para alterações rápidas nas fontes, cores e estilos de documentos; o Spreadsheet, para compartilhamento de arquivos com os formatos Excel e Office; e Task Launcher, função que, além de agilizar o acesso a cada um dos programas, ainda traz 250 modelos para as tarefas mais utilizadas pelos usuários domésticos – além de recursos online para pesquisas fáceis na web.
O produto chega às lojas por um preço sugerido de 159 reais.

Sun Microsystems lança pacote de ferramentas para web – A Sun Microsystems apresentou um pacote de softwares chamado Sun Open Net Environment, ou Sun ONE, que configura uma nova geração de ferramentas inteligentes e flexíveis para serviços de Internet, segundo a companhia.
Muitos dos aplicativos do Sun ONE já estavam disponíveis, mas o pacote traz algumas novidades e acirra a briga com a estratégia .NET, da Microsoft.
“Estamos apontando em direção da evolução contínua dos serviços inteligentes na Web”, afirmou a vice-presidente executiva do Software Systems Group, unidade da Sun, Patrícia Sueltz.
“Nosso sistema é aberto. Já a Microsoft ainda está trabalhando num conceito fechado”, disse Sueltz, criticando o que muitos consideram ser o ponto fraco dos sistemas da empresa de Bill Gates.
Para os analistas de mercado, porém, as duas companhias terão dificuldade para cumprir o que estão prometendo.
“Esse é um caso de hipérbole publicitária contra hipérbole publicitária”, disse Rob Enderle, do Giga Information Group, sustentando que os produtos das empresas não estão completamente integrados.
Outras companhias, como a IBM e a HP, também lançaram recentemente soluções de comércio eletrônico destinadas a companhias que querem levar seus negócios à Internet.

LinuxWorld tem muitas empresas e poucos usuários finais – Em relação ao ano passado, a LinuxWorld Conference de 2001, que acontece nesta semana em Nova York (EUA), está sentindo falta do usuário final.
“Está faltando comunidade aqui”, disse Jim Graham, executivo da área de tecnologia da CodeWeavers. Em compensação, as grandes empresas aumentaram sua participação no evento. “Agora isto é um grande negócio”, disse Graham. “Começamos a ver mais dinheiro sendo investindo no Linux”.
Os programadores e especialistas ainda circulam nos corredores orgulhosos de seus conhecimentos e de sua oposição ao império da Microsoft. Mas eles não são mais os Dom Quixotes da contracultura tecnológica. O Linux hoje tenta firmar-se como alternativa real ao Windows e expandir seus admiradores para além do círculo de especialistas do mundo dos computadores.
Entre os 200 expositores da conferência, IBM, Oracle e Dell Computer ocupam espaços de destaque. Mas o que todos querem saber é qual será a penetração real do Linux e de outras tecnologias de código aberto. Os sistemas operacionais de código abertos, como o Linux, têm seus códigos de programação divulgados livremente, diferentemente dos produtos proprietários, como o Windows da Microsoft, cujos códigos são mantidos fechados pela empresa que os criou, sem que haja a possibilidade de alteração de sua estrutura. Muitos especialistas elogiam os softwares abertos por eles permitirem adaptações, melhorias e troca de informações com toda a comunidade tecnológica. Outra vantagem evidente é a gratuidade desses sistemas.
De acordo com o International Data Corp (IDC), em 1999, o Linux esteve presente em 3,9 por cento dos computadores pessoais e 24 por cento dos servidores. Os números mais recentes ainda não estão fechados, mas sabe-se que a quantia de usuários pessoais caiu. Mas, por outro lado, o total de usuários corporativos aumentou.

Brasil é n°1 na Internet da AL – Um estudo do eMarketer revela boas perspectivas para a web brasileira. Segundo o instituto, o Brasil domina a internet latino-americana, com 3,9 milhões de usuários que conectam pelo menos uma vez por semana e que representam 40% do total de internautas da região.
Em 2004, a previsão é de que sejam 16,4 milhões de internautas brasileiros. Além disso, o estudo revelou que a América Latina é a região que mais têm crescido na rede. Brasil, México e Argentina respondem por aproximadamente 65% dos 9,9 milhões de internautas latino-americanos. O Brasil é líder, seguido pelo México, com 1,5 milhões de usuários e a Argentina, com um milhão. Atualmente, a web latino-americana representa 4% dos usuários mundiais. Para 2004, a previsão é de que existam 40,8 milhões de usuários na região, o que representaria 6% do total.
As vendas online na América Latina chegaram a 3,6 bilhões de dólares em 2000 – 2,85 bilhões de dólares em B2B e 724 milhões de dólares em B2C. Para 2004, só o setor de B2B deve chegar a 67 bilhões de dólares.
“O Brasil lidera de longe o comércio eletrônico tanto B2B quanto B2C,” diz Noah Elkin, analista do eMarketer. “Todos os países, no entanto, devem ter um bom crescimento no e-commerce nos próximos anos, com o setor de B2B crescendo mais rapidamente.”
No estudo, o Brasil é considerado o país mais urbanizado da América Latina, com 81% da população morando nas cidades das quais 10 têm mais de um milhão de habitantes. Para o instituto, a concentração das pessoas nas cidades é um ponto que facilita a entrega dos produtos comprados pela web, o que compensaria as distâncias entre os centros urbanos do país.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, nº 4, de 12/02/1981 publicou notícias sobre os preparativos dos 10 anos de inauguração do CECOM, funcionamento do Sistema Burroughs no fim-de-semana, dados relativos ao tempo de resposta do B6700, entre outras. Destacaram-se as seguintes notícias:

IMPLANTADO O NOVO PROCESSO DE MATRÍCULA
Com a matrícula deste 1º semestre de 1981, termina a implantação, em todos os cursos de graduação da UFMG, do novo processo de matrícula, realizado através de fichas para leitora ótica.
Esse novo processo, desenvolvido como parte do Sistema de Registro Acadêmico – SISTACAD -, foi utilizado pela primeira vez em 1978 pelo ICEx e estendido gradualmente a toda a UFMG, em substituição ao antigo processo de mapas de turma. …

4o. TURNO DA OPERAÇÃO COMEÇA EM MARÇO
Após a semana do Carnaval, em março, os sistemas de computação do CECOM estarão operacionais durante as 24 horas do dia.
Isso foi possível com a montagem do 4o. turno da Operação, que funcionará inicialmente de 00:30 às 6:30.
O novo turno será composto por dois elementos sob a supervisão de Adyr Rodrigues Nascimento. …

MAIS UMA UNIDADE SERVIDA PELA REDE DE TELEPROCESSAMENTO DA UFMG
Em breve, o Depto. de Química passará a contar com um terminal remoto ligado ao B6700.
O terminal, modelo Teletype e complementos de linha, foram fornecidos pelo próprio departamento.
Esses equipamentos já se encontram no SSC do CECOM onde estão sendo submetidos a testes e adaptação pela equipe de Controle de Hardware.



Eventos



INA 2000

Está agendado para o dia 20/02, o treinamento das duas últimas turmas de usuários do INA 2000. O treinamento, abordando o módulo de Produção do sistema, terá a participação dos seguintes funcionários, distribuídos nas turmas E e F:
Turma E – horário de 8:00 às 12:00: Adriana Gomes Pereira, Áurea Domingues, Belkiss Ribeiro, Fátima A. de Carvalho, Ninon Rose H. e Silva, Rejane Pimentel A. Ramalho, Roberto S. Freitas, Uila Soares de A. Silva e Valéria Moreira.
Turma F – horário de 13:00 às 17:00: Alexandre Assis, Gina Assunção da Silva, Edilma Batista, Lilian Pinto Parreira, Luci Silva Oliveira, Lydia Helena de Souza, Maria Márcia de A. Dias, Marly das Graças Ferreira, Raquel Dutra C. Lisboa, Regina Teixeira, Robson B. Rossoni, Solange Fortini, Vera Lúcia P. A. Diniz e Vilma Helena da Silva.
O treinamento será realizado na Sala 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, tendo como instrutores Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Cláudia de Lourdes Mendonça Maia (PROPLAN).

INAUGURAÇÃO DA MORADIA UNIVERSITÁRIA

Está marcada para hoje, dia 15, às 16:00, a inauguração da Moradia Universitária da UFMG, localizada à Av. Fleming no 394, Bairro Ouro Preto.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcio da Costa Viana, aniversariante do dia 18. E envia os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Daniel Borges de Figueiredo Santos, hoje, dia 15; Bráulio César de Oliveira, no dia 16; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19 e Hélio Yoshida, no dia 20.