Sistemático: Edição 1064 – 22/02/2001


Notícias



RNP2 – CONEXÃO INTERNACIONAL

Ativada na sexta-feira passada, dia 16, entrou em operação a conexão internacional de 155 Mbps do backbone RNP2.

Esta atualização, prevista no planejamento de 2000, precisou ser postergada diversas vezes devido a demora na ativação de cabos ópticos submarinos, que ocorreu apenas ao final de outubro de 2000.

A antiga capacidade de 8 Mbps havia sido instalada entre 1996 e 1998, e este serviço já se apresentava extremamente saturado há dois anos. Com a atualização, houve um grande salto na qualidade no serviço de rede para as instituições usuárias da RNP.

A nova conexão permitirá acesso a redes acadêmicas das Américas, Europa e Ásia-Pacífico para colaboração em desenvolvimento de novas aplicações Internet2 e estenderá a colaboração internacional científica e tecnológica.

Além disto, permitirá o uso de aplicações de produção (web, e-mail etc.) com eficiência, permitindo o acesso internacional ao texto completo de publicações, através do portal de periódicos da CAPES.

Será ainda implantada uma segunda conexão de 45 Mbps – através de doação desta capacidade por 3 anos por uma empresa proprietária de um novo cabo submarino – sendo previsto um acordo para conexão direta à Europa.

Com isto, a meta prevista do planejamento de 2000 foi alcançada, mantendo excelente qualidade no serviço de rede nacional, internacional e em acordos de troca de tráfego (peering) com provedores comerciais no país.

No próximo mês de março, com a instalação dos novos equipamentos do backbone da Rede UFMG, este ganho de velocidade da RNP ficará ainda mais visível, pois será possível ampliar a velocidade de conexão entre a UFMG e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

PROJETO GRUDE NA REITORIA

Após a realização das atividades de treinamento para a equipe do Reitor e suas respectivas secretárias, a DAC está providenciando a implantação do Cliente Notes nos micros utilizados pelos participantes destas turmas.

Até o momento, além do CECOM e da ATI, já são usuários do GRUDE no prédio da Reitoria as seguintes pessoas: Allan Claudius Queiroz Barbosa (PRORH), Alysson Massote Carvalho (PROEX), Carlos Maurício Vieira (Auditoria), Eliane Aparecida Ferreira Marques (PRA), Felipe Estabile Moraes (Diretoria de Projetos Especiais), Francisco César de Sá Barreto (Reitor), Ivan Domingues (IEAT), José Nagib Cotrim Árabe (PROGRAD), Luiz Felipe Vieira Calvo (PRA), Marcos Roberto Moreira Ribeiro (UFMG Jovem), Maria das Graças Fernandes Araújo (PROPLAN), Maria Elisa de Souza e Silva (CPPD), Paulo Sérgio Lacerda Beirão (PRPQ), Reynaldo Maia Muniz (PRORH), Ronaldo Antônio Neves M. Barbosa (PRPG) e Vanessa Oliveira Batista (PJ).

No mês de março terá prosseguimento a etapa de treinamento dos usuários da rede Reitoria, para viabilizar a migração do uso do Eudora e do Organizer para a utilização dos recursos do Lotus Notes.

ARQUIVO INATIVO DO CECOM

A DAA iniciou processo de reorganização do arquivo inativo do CECOM, visando colocar os documentos mais acessíveis para consulta.

Os documentos que forem considerados desnecessários serão descartados, de acordo com a legislação vigente sobre o assunto.

Está sendo providenciado novo local para guarda dos documentos, uma vez que o local atualmente usado não oferece condições para a conservação e manuseio dos mesmos.

Este deve ser um trabalho demorado devido à forma minuciosa com que todos os documentos serão examinados. Está previsto, também, o serviço de cadastro de toda a documentação em micro, o que permitirá consultas mais ágeis a qualquer momento.

REMANEJAMENTO DE PESSOAL

A Secretária da ATI – Assessoria de Tecnologia da Informação, Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, solicitou seu desligamento da Assessoria, para somente participar do Projeto Gerasol – Administração e Gerencia-mento de Resíduos Sólidos. Eliane esteve como secretária da ATI desde fevereiro de 1999 e a sua saída será concretizada no próximo dia 1o de março.

Em substituição a Eliane Pawlowiski, a ATI passou a contar como secretária, desde o dia 19/02, com a funcionária Rosa Amélia Santos Froeseler. Rosa pertence ao quadro da UFMG desde 1977, quando entrou como desenhista. Trabalhou na antiga Prefeitura da UFMG, na Divisão de Planejamento Físico, sendo remanejada para o CECOM em 1983, lotada na Secretaria Administrativa. Prestrou serviços no Setor de Treinamento e Divulgação e no Setor de Compras da DAA. Em 1992, foi lotada no Depto. de Contabilidade e Finanças, trabalhando no SIAFI e, depois, na Secretaria Administrativa até a sua vinda para a ATI.


Informativo



Genteware

Ele é calado, reservado e conversa com poucas pessoas no 8º andar. Tem a fala tranqüila e parece ser tímido. Ele é Geraldo dos Reis, técnico em telefonia, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

Geraldo foi pego de surpresa para a entrevista e ficou sem saber se conversava ou não. Mas, acabou contando a sua história na UFMG. Como todos os técnicos da telefonia, quando entraram para a UFMG, Geraldo também ficou sabendo que a antiga Prefeitura estava recrutando pessoal. Só que desta vez, era para a função de eletricista para uma obra no Hospital das Clínicas. Ele foi contratado em agosto de 1978, ficando um ano e meio no HC. Depois, foi lotado na manutenção, ainda como eletricista, do complexo do centro da cidade, englobando os prédios da Engenharia, Direito, Fafich, Farmácia, FACE, Reembolsável e Música. Este trabalho durou uns 6 anos até vir trabalhar no campus da Pampulha, na área de telefonia. Estava fazendo o curso de Técnico em Eletrônica e, com o enquadramento, já ficou na área. A telefonia fazia parte do DPFO e a equipe era composta pelos técnicos Orocídio, Waldir, Wilton, José João, Alemão, Edivânio, Gildete e, é claro, por ele. O chefe imediato era o Waldir e Antônio Carlos era o engenheiro chefe. Então, desde aquela época, Geraldo já estava mais concentrado no campus, trabalhando em todas as unidades.

Todos nós sempre encontramos com os técnicos da telefonia andando muito no campus, de um lado para o outro. Era uma instalação aqui, outra mais adiante, um conserto ali, outro conserto acolá. Depois da instalação do sistema de telefonia MD 110, Geraldo ficou trabalhando mais no conserto de aparelhos telefônicos, mas de vez em quando saía para fazer um atendimento. Com a vinda para o CECOM, no ano passado, o trabalho em si não mudou muito. Continua consertando aparelhos telefônicos. Quando recebe alguma solicitação, conversa sobre o que está acontecendo, faz perguntas sobre o defeito que o aparelho está apresentando e orienta. Se não houver jeito, solicita que a pessoa traga o aparelho para ser consertado. No ambiente em que a equipe está no subsolo, tem uma oficina. Em qualquer momento em que se entra nesta oficina, pode-se ver um número considerável de aparelhos. Até há pouco tempo, somente ele ficava na oficina. Agora não. Às vezes, o José João também ajuda; outra vezes, o Alemão. Até o Gildete entra também no serviço.

Geraldo gosta muito de trabalhar com eletricidade, de consertar os aparelhos, querendo aprender mais, aprofundar mais nos conhecimentos.

A turma da telefonia tem uma convivência de muitos anos, com um relacionamento muito bom. Como é um setor que só tem homens, a liberdade entre eles é maior. Geraldo acha que a UFMG é a sua segunda casa, aqui ele tem a sua segunda família. São todos muito amigos. Gostou muito de ter vindo para o CECOM. Como gostou também de ter tido a oportunidade de fazer o curso de Informática Instrumental. Pretende fazer mais cursos, aguardando o programa de treinamento deste ano.

Geraldo contou que a equipe já trabalhou no prédio da Unidade Administrativa II, numa salinha perto da portaria, vindo depois para a Reitoria. A sala que a equipe ocupava no segundo andar, é um lugar pouco conhecido. Os técnicos chamavam a sala de “caverna”, de tão escondida que é. Hoje, a sala é um arquivo e procurando saber onde fica situada, Geraldo contou que é um espaço antes do banheiro masculino no 2º andar.

Rindo, disse que na caverna, era difícil achá-los. E estiveram nesta sala durante uns 8 anos. Na troca da central telefônica antiga, que ocupava um espaço enorme no subsolo, para o MD 110, sobrou espaço e os técnicos saíram da “caverna”. Foram para o subsolo, no local em que se encontram até hoje. Geraldo acha que continua sendo difícil encontrá-los…

O Geraldo profissional está aí. E o Geraldo que não conhecemos? Ele disse que é calado e reservado mesmo, não é de ficar passeando não. Só vai ao 8º andar nos momentos de precisão ou quando é chamado. Prefere ficar no seu canto. E disse que é alegre. Geraldo é casado com Alice, funcionária da Escola de Belas Artes, e tem duas filhas, Daniela, de 7 anos, e Natália, de 3 anos. Nasceu na cidade de Sabinópolis, perto de Guanhães e a família veio para Belo Horizonte quando ele tinha 5 anos. Família enorme composta pelos pais e 10 filhos. Seus pais já morreram e todos os irmãos continuam em Belo Horizonte. Quando tem oportunidade, viaja até Sabinópolis, onde moram alguns tios.

Em casa, Geraldo gosta de fazer de tudo, desde trabalhos braçais até os mais finos. Gosta de música, fotografia, eletrônica e corrida rústica. Pois é, já até participou de corridas. Isto foi há uns 10 anos, quando da comemoração do aniversário da Escola de Direito e chegou em 6º lugar, ganhando uma medalha. Participou também de uma corrida em Ouro Preto e outra até a Serra da Piedade. Quando se casou, parou de treinar. Agora, é somente nos fins-de-semana, correndo perto de casa, num campo de futebol. Quem escutou a conversa, deu o palpite de que o Geraldo começou a correr, fugindo do sogro! Será que ele gostaria de participar da corrida de São Silvestre? Disse que concorrer não, mas gostaria de ter oportunidade de poder assistir lá em São Paulo.

Outra coisa que Geraldo gosta é de estudar. Já fez alguns vestibulares e não conseguiu passar. Mas não desistiu. É um projeto que tem: fazer curso superior. Para isto, está fazendo cursinho no Pré-UFMG e gostaria de fazer Engenharia Eletrônica.

Bem, conhecemos um pouco do Geraldo, que após a entrevista, estava mais desinibido, chegando até a rir. E lá foi ele, contente, para a sua oficina em meio a tantos aparelhos telefônicos que o aguardavam!

ATIVIDADES NA SEMANA DO CARNAVAL

Segundo comunicado da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, as atividades administrativas, durante a semana do Carnaval 2001, deverão seguir o calendário divulgado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 22/01/2001:

Dia 26/02, segunda-feira: ponto facultativo
Dia 27/02, terça-feira: ponto facultativo
Dia 28/02, quarta-feira: ponto facultativo, até às 14:00. Após este horário, o expediente em todos os setores administrativos da UFMG deverá ser normal.

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval na próxima semana, O Sistemático não será publicado no dia 01 de março, retornando no dia 08/03.

DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NA INTERNET

O programa da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2001 já está disponível na página da Receita Federal na Internet. Os contribuintes que quiserem poderão aproveitar o feriado do Carnaval para fazer e enviar seu ajuste anual por meio do site www.receita.fazenda.gov.br. O prazo oficial para o recebimento dos ajustes anuais, pelos bancos e agências dos Correios, Receita On Line e unidades da Receita Federal, tem início no dia 1º de março.

As instituições financeiras receberão as declarações apenas em disquete. Os formulários de papel deverão ser entregues nos Correios. Não há mudanças na forma de apresentação e preenchimento das declarações. O prazo para o envio das declarações termina no dia 30 de abril. As empresas têm até o dia 28 de fevereiro para entregar aos seus funcionários os informes de rendimento em 2000.

Pelo sexto ano consecutivo não haverá mudança na tabela de descontos do Imposto de Renda. O teto para que os contribuintes sejam considerados isentos para fazer o ajuste com o Fisco é de R$10.800,00 anuais. Os contribuintes que recebem acima deste valor são obrigados a fazer o ajuste, mas podem optar pela declaração simpli-ficada ou completa.

Ao fazer na forma simplificada, o contribuinte pode obter um desconto automático de 20% de IR, desde que o valor não seja superior a R$8.000,00. Já ao optar pela declaração completa, é possível fazer descontos de despesas médicas, com instrução ou ainda de R$1.080,00 por dependente. (Fonte: Hoje em Dia, 20/02/2001)

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Nesta semana recebi um e-mail sobre o projeto software livre no Rio Grande do Sul. Visitando a página, http://www.softwarelivre.rs.gov.br/, percebi que o governo pretende ter menos despesas com os pesados e caros softwares da Microsoft. Este assunto já foi publicado na revista Info Informática e mesmo antes de ler a reportagem, o Hélio, analista do CECOM, havia comentado comigo sobre a reportagem e a coragem do governo em usar softwares mais baratos e leves. Com esta iniciativa, é bem provável que o Linux decole e que outros governos decidam usar o quê é mais barato e leve. Aproveitei a visita e anotei alguns links sobre linux para que os amigos possam não só visitar a página, mas ter uma idéia de como o pessoal vem trabalhando sério no Projeto Software Livre.

– Para o pessoal que pretende estudar linux e aqueles que já sabem e querem ver alguma novidade, um site legal é o http://www.poli.org. Faq, Docs do Red hat, manual do Windows Maker e outros, você poderá obter nesta página. Confira!

– O site, http://www.cipsga.org.br/, apresenta um vasto material sobre os produtos Linux. StarOffice, Segurança, Perl básico, Liguagem PHP, Mini How-to e outras informações. Confira e veja que vale a pena visitar esta página.

– Quando falamos em construir, decorar, reformar, alugar ou comprar um imóvel, é aquela dor de cabeça. Mas antes de pensar em qualquer coisa, navegue pelo site Areautil. Neste site tem dicas indispensáveis para escolher um local que combine com você, além de como negociar custos de compra, aluguel ou reforma. Uma boa dica do site é aprender como manter sempre seu espaço bem conservado e ficar por dentro das novidades no setor imobiliário. O endereço é: http://www.areautil.com.br/.

– No Ziggyzone, site oficial, tem arquivo de quadrinhos do Ziggy e você vai aprender a desenhá-lo, salvar seus papéis de parede, mandar postais, e ainda poder comprar pela Internet uma série de produtos com a marca deste personagem. São várias as opções na página e você pode brincar à vontade. O endereço é: http://www.ziggyzone.com/. (Site em Inglês)

– Um site muito bom é o do professor Pasquale Cipro Neto, que tem programa de mesmo nome na TV Cultura. Este site é inteiramente dedicado ao uso do Português. Nele podemos tirar dúvidas, rever regras gramaticais, ler artigos sobre o tema e muito mais. Tem uma seção de jogos e desafios e você pode se cadastrar no jogo Dicionário e aumentar o seu vocabulário. O endereço é: http://www.uol.com.br/linguaportuguesa/home.htm.

– O filme Náufrago, com Tom Hanks, é sucesso de público nos Estados Unidos e um dos grandes concorrentes para levar o Oscar de 2001. No site oficial, veja a sinopse da história, escute as músicas como se estivesse no cinema e ainda curta um trailer muito bem produzido sobre o filme. Você pode curtir muito a página. O endereço é: http:/www.castawaymovie.com/. (Site em Inglês)

– Se você é chegado num freeware, nada melhor que visitar a página http://www.freeware.com.br/ e dar uma olhada no quê o site oferece. Tem de tudo para todos. Vale a pena conferir.

– No portal Viagem você escolhe o seu destino para qualquer cidade, no Brasil e Exterior, podendo escolher onde vai se hospedar e os serviços oferecidos. É uma boa dica para quem gosta de viajar ou simplesmente saber o que cada lugar oferece. O endereço é: http://www.uol.com.br/portalviagem/.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica as seguintes definições de termos de informática:

Acrobat – Formato de arquivo desenvolvido pela Adobe que permite que documentos sejam exibidos em qualquer micro com as fontes e layout corretos, além de também suportar imagens, tabelas e recursos de segurança. A Adobe lançou no mercado dois produtos relacionados ao formato, o Acrobat Reader que permite apenas visualizar os arquivos e é gratuito e o Acrobat Writer, que permite gerar os arquivos e é pago.

PDF – Portable Document Format, o formato de arquivo utilizado pelo Adobe Acrobat. Permite incluir textos, fontes e imagens num arquivo protegido.

SoHo – Small Office/Home Office, engloba o mercado formado por pequenas empresas e escritório, assim como os profissionais que trabalham em casa. Existem vários produtos voltados especialmente para este mercado.

Som 3D – Os efeitos de som tridimen-sional visam dar a impressão de som vindo de todas as direções, mesmo usando um par de caixas acústicas comuns. Os efeitos 3D são mais utilizados em jogos, onde é necessário usar uma placa de som compatível com este recurso. Existem também alguns conjuntos de caixas acústicas com função 3D, que usando filtros especiais permitem ouvir músicas em CD ou MP3 com efeito de profundidade, como se estivesse num show ao vivo.

DirectX – Ferramenta de desenvolvimento de jogos e aplicativos multimídia para Windows. Oferece várias facilidades aos programadores, fazendo com que a maioria dos jogos atuais sejam feitos com base na plataforma. Para que estes jogos rodem, é preciso ter uma versão recente do DirectX instalado na máquina. O DirectX é gratuíto e pode ser baixado no site da Microsoft ou em sites de download como o Tucows.

Cache – Memória ultra rápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente. O cache passou a ser utilizado a partir dos micros 386, quando os processadores começaram a tornar-se mais rápidos que a memória RAM.

Chipset – Conjunto de chips. É o principal componente da placa mãe, formado geralmente por dois chips, contém os controladores de acesso à memória, controladores do barramento IDE, AGP e ISA, e vários outros componentes essenciais. Alguns chipsets atuais trazem também vídeo e até mesmo memória cache (como num projeto da micron) embutidos.

DIP Switch – Pequenas chaves de duas posições encontradas em algumas placas mãe, modems etc. Tem a mesma função de jumpers, permitindo configurar recursos relacionados à placa.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias, transcritas a seguir:

Cabo submarino da Emergia chega aos EUA – O sistema de fibra ótica submarina para banda larga da Emergia, empresa do grupo Telefônica, alcançou os Estados Unidos.
No total, o cabo submarino da Emergia já interligou, pelo Oceano Atlântico, Argentina, Brasil, Porto Rico e Estados Unidos.
O projeto Emergia foi lançado em 1999 e já lançou ao mar 23 mil quilômetros de fibra ótica. No Brasil, a Emergia montou ainda quatro estações terrestres, também utilizando cabo de fibra ótica, no Rio de Janeiro, em Santos, em Salvador e em Fortaleza.
O Emergia é um dos cinco projetos de interligação de cabo submarino para a conexão em banda larga que estão sendo construídos na América Latina. A conclusão desses projetos poderá funcionar como o impulso que falta para a banda larga finalmente deslanchar por aqui. Embratel, Globenet, Global Crossing e Impsat são as outras quatro gigantes que estão aprontando seus anéis submarinos pela América Latina, com data marcada para finalização para 2002.

GovFacil reúne informações e serviços do governo – Entrou no ar, no dia 09/02, o site GovFacil, que traz um monte de informações sobre os serviços prestados pelo governo via Internet.
A idéia foi reunir tudo em um só lugar, no qual o internauta pudesse saber o que o governo anda fazendo, ler o Diário Oficial, saber como pagar impostos, participar de concorrências e providenciar documentos, entre outras coisas, sem ter que procurar em uma porção de sites ligados ao governo.
Para entrar no GovFacil, clique www.govfacil.com.br.



Há 20 anos…

Nas edições de O Sistemático Ano V, no. 5 e 6 de fevereiro de 1981, foram publicadas notícias como a ida da diretora geral, Maria Miriam, para uma reunião na FINEP, a programação da comemoração dos 10 anos do CECOM, a implementação do subsistema Controle de Disciplinas Eletivas, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL
A UFMG contratou para o Centro de Computação este mês, os seguintes funcionários:
Aleixina Maria Lopes Andalécio, analista, formada em Engenharia Elétrica pela UFMG, cursando Mestrado em Ciência da Computação. Aleixina foi estagiária do CECOM no período de 1975/1976 e anteriormente, exercia o cargo de professor colaborador no DCC-ICEx. Ela está lotada no Setor de Suporte de Sistemas da Divisão de Produção. …
(Ano V, no. 5 de 19/02/1981)

CECOM – ANO 10
Os stands para a exposição de comemoração dos 10 anos de atividades do CECOM já estão prontos. Os expositores, todos eles muito interessados em contribuir com a Semana do Centro de Computação, são os seguintes: SOFTEC, TTL, BURROUGHS, COBRA, EDISA, LAURENTI, SID, QUARTZIL e DATA NEWS. A programação foi divulgada no Sistemático no 5 e será distribuída aos participantes juntamente com a cartela comemorativa no dia da Abertura da Semana. …
(Ano V, no. 6 de 27/02/1981)



Eventos



Carnaval

UM BOM CARNAVAL PARA TODOS!
Caiam na folia, descansem, façam alguma viagem, façam outras coisas. Recarreguem as baterias, pois depois do
Carnaval tudo começa novamente. Prá valer!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04 de março. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Blair Bianchini, no dia 25; Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27; Erliene Duque Loubaque, no dia 04/03; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Paulo José dos Santos, no dia 06; e Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08.