Sistemático: Edição 1066 – 15/03/2001


Notícias



UNIVERSALIZAÇÃO DE ADESSO

A programação do I Workshop Brasileiro de Universalização de Acesso, que o Depto. de Ciência da Computação estará promovendo nos dias 21 e 22 de março, é a seguinte:

Dia 21/03 (quarta-feira):
08:00 – Inscrições Novas e Entrega de Material
10:00 – Abertura: Autoridades e representantes do Governo Federal, SBC e UFMG
10:30 – Painel: O papel do Governo na Universalização de Acesso à Internet. Representantes dos seguintes órgãos:  Secretaria Nacional de Informática do Ministério de  Ciência e Tecnologia; Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento; Comitê Gestor da Internet e Agência Nacional de Telecomunicações.
13:00 – Intervalo para almoço
14:30 – Palestra: Problemas e Soluções para a Universalização – prof. Sérgio Vale Aguiar Campos. 
16:00 – Coffee-break
16:30 – Painel: O Desafio da Universalização de Acesso. Participantes: membros da Comunidade Acadêmica.

Dia 22/03 (quinta-feira):
08:30 – Painel: Soluções de Hardware e Software para Universalização de Acesso. Participantes: representantes da Indústria e de empresas de telecomunicações. 
11:00 – Coffee-break
11:30 – Palestra: O Edital da ANATEL 
12:30 – Intervalo para Almoço
14:00 – Grupo de trabalho: redação de sugestão de mudança no edital da ANATEL. Convidados Especiais: formadores de opinião da Comunidade Acadêmica e representantes da indústria de hardware, software e de empresas de telecomunicações. 
15:30 – Coffee-break
16:00 – Encerramento: Dr. Pimenta da Veiga (Ministro das Comunicações), prof. Francisco César de Sá Barreto (Reitor UFMG) e prof. Flávio Rech Wagner (Presidente da SBC). 

SAMETIME

Na segunda-feira desta semana, dia 12, na Sala de Aulas do LCC, ocorreu demonstração do software SAMETIME, a cargo da empresa Devex Tecnologia e Sistemas Ltda. Estiveram participando da demonstração: Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Antônio Carlos Fernandes, Jeroen Maria Antonius van de Graaf, pelo LCC; e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães e Aleixina Maria Lopes Andalécio, pelo CECOM.

Através do SAMETIME, é possível estabelecer serviço de chat com uma ou mais pessoas simultaneamente, seja como uma reunião ou uma troca de mensagens esporádica. É possível que a troca se dê também com recursos de áudio e vídeo. Durante atividades de reunião, nas quais deve existir um moderador e um ou mais convidados, é possível compartilhar não só a imagem das telas dos micros como autorizar a que uma ou mais pessoas modifiquem um mesmo arquivo de trabalho ou vejam a execução de um mesmo programa simultaneamente.

Uma das possibilidades de aplicação deste produto, além da realização de reuniões virtuais, é a de permitir a agilização de serviços de help-desk, ou seja, ajuda aos usuários feita remotamente, em uma evolução das atividades hoje desempenhadas pela OPR.

Neste momento, o LCC está trabalhando na análise de desempenho do produto para que ele possa ser disponibilizado para a comunidade de usuários Notes, participantes do Projeto GRUDE.

LEVANTAMENTO DE SOFTWARE INSTALADO

O CECOM, através da Divisão de Atendimento e Consultoria, está fazendo a verificação, nas estações de trabalho da Rede Reitoria, de existência de programas instalados sem o devido licenciamento. Para tal, a equipe de estagiários da DAC estará percorrendo todos os órgãos do prédio da Reitoria, fazendo o levantamento dos programas instalados em cada micro. Uma vez levantadas estas informações, a chefia da DAC entrará em contato com a administração do órgão, de modo a comprovar o licenciamento de programas que não façam parte do ambiente padrão instalado pelo CECOM. Este ambiente padrão é composto pelos seguintes programas: cliente Novell, Lotus Smartsuite, navegador Internet Explorer ou Netscape Navigator, correio Eudora Light, emulador Plenus, compactador Power Archiver e antivirus Cheyenne Inoculate, todos devidamente legalizados.


Informativo



Genteware

Ele tem a alegria de uma criança, está sempre sorrindo e tem uma convivência muito boa com todos. No campus da Pampulha, todos o conhecem de tanto que anda entre um prédio e outro. Ele é José João Teixeira, da equipe de Telefonia da DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

João foi pego de surpresa para a entrevista, bem cedinho, antes de sair para a Escola de Veterinária com seu colega Alemão. Ficou rindo ao saber que seria entrevistado. Bem calmo, foi respondendo ao que queríamos saber e contou a sua história na UFMG.

Em 1980, ao sair da Ericsson do Brasil, onde trabalhava na área de Telefonia, começou a procurar um novo emprego. Queria parar de viajar, trabalhar mais quieto e, como conhecia muita gente na UFMG, resolveu saber se havia vaga para Auxiliar de Eletricista. Achava que na sua área não conseguiria nada, uma vez que a Telefonia da UFMG tinha um quadro reduzido. Foi até a antiga Prefeitura da UFMG e, acharam estranho no seu currículo constar Telefonia e ele estar se candidatando a uma vaga como eletricista. Disseram então, que ele procurasse o engenheiro Antônio Carlos, já que o sistema de telefonia estava se expandindo. Foi aceito para um período de experiência e o dia em que entrou para a UFMG foi como um presente: era dia do seu aniversário. Isto aconteceu em 24 de junho de 1980. João foi contratado ao mesmo tempo que o Wilton, que também continua na equipe. Rindo, contou que ficou de castigo durante algum tempo esperando aparecer serviço. Até que surgiu o projeto da Escola de Farmácia. Ajudou a passar a fiação e, a partir daí, foram surgindo outros projetos, como o da Biblioteca e o ICB. Este do ICB foi bem mais complicado, devido ao tamanho do prédio. Ele contou que foi um sofrimento! Participou também da alteração da rede aérea para subterrânea, em todo o campus. Apesar das dificuldades, a equipe sempre conseguiu realizar seu trabalho, mantendo-se sempre unida. Nestes quase vinte e um anos de Universidade, João permaneceu a maior parte do tempo no campus da Pampulha e o projeto do qual mais gostou de participar, que deu uma experiência e tanto, foi o projeto do ICB, no qual ele e Wilton, praticamente sozinhos, conseguiram completar. Conhece o prédio do ICB de ponta a ponta. Foi um trabalho muito proveitoso. João disse que mesmo com a experiência adquirida lá fora, todo o trabalho que estava sendo realizado na UFMG estava sendo novidade.

Como toda a equipe, ele contou das andança pelo campus. E andam a pé até hoje, uma caminhada que faz bem para todos. E completou que não justifica um carro para este trabalho que executam.

Gosta muito do trabalho que faz e o faz com prazer. Contou que poucas vezes pediram que refizesse o seu trabalho e isto o faz muito feliz.

A vinda da equipe no ano passado para CECOM gerou uma expectativa grande para todos. Acharam que seria uma coisa boa, que dariam um salto. Ficou muito satisfeito de mudar de departamento, pois a turma do CECOM já era conhecida, cumprimentava todos, tinha sempre um papo com alguém e todas as vezes que tinha algum trabalho no 8º andar havia sempre um cafezinho.

Então, nos lembramos de quando eles trabalharam, certa vez, no 8º andar, puxando cabo para todo lado, entrando naquele alçapão… E João contou como é o alçapão, com muita poeira, muito caco de vidro, muita fiação fora da tubulação. Para trabalhar ali tem que andar agachado ou deitado e no meio do prédio é que o espaço é mais alto. O difícil é virar o corpo num local como aquele, considerado por ele como um desastre. Ainda bem que agora não é tão freqüente ter que entrar no alçapão!

O trabalho no CECOM está ótimo para o João. Já participou de vários cursos e acha que o interesse da turma está bom. Está tendo uma relação muito boa com todos. Pretende fazer mais cursos e considera que como a atividade dele e do Alemão é mais na área externa, eles têm mais dificuldade de aplicar o que aprendem. Falando no Alemão, João contou que quando o serviço está leve, somente ele e o Alemão executam os trabalhos externos. Quando acontece algum sufoco, o Geraldo ajuda. Enquanto isto, o Wilton atende às unidades do Centro, Gildete fica no suporte e Antônio Carlos coordena a equipe.

E como é ter o Frota como diretor da divisão? João disse que teve um pouco de medo dele no início, mas parece que foi somente por ele ser tão calado e sério. Hoje, João conta que acha o Frota muito legal e está muito satisfeito por tê-lo como chefe. Ao procurar o Frota ou o Eduardo para alguma dúvida, ele sabe que pode contar com eles. E afirma que está muito feliz, satisfeito de estar no CECOM.

Bem, até aqui deu para notar como o João é alegre. Será que ele é assim mesmo lá fora? Ele afirmou que realmente é uma pessoa alegre. É assim naturalmente. Quando as pessoas estão conversando sério, ele também fica sério. Mas nos momentos de descontração…

E as coisas que o João gosta? Ele curte muito leitura, natureza, artesanato e gosta muitos dos filhos, que são muitos. João é casado com Maria das Graças e tem sete filhos: Fábio (casado), Flávio (casado), Freddy, Franco, Francislane, Fabrício e Fabrícia. E duas netas: Gabriele e Larissa. Nasceu na cidade de Carmópolis, perto de Oliveira. Desde os 12 anos já vinha a Belo Horizonte, mas só se mudou definitivamente para a Capital em 1968. Lá em Carmópolis ainda moram o pai, Manoel e dois irmãos. Os outros quatro irmãos moram em BH.

João contou que é muito caseiro, gosta de fazer algumas coisas, mexer com a terra, molhar as plantas e ajudar a esposa em casa. Gosta tanto das plantas que, à vezes, briga com ela quando resolve podar, trocar os vasos de lugar, organizar o quintal. Gosta mais de plantas do que de criação. Outra coisa que gosta é de viajar, nem sempre para os mesmos lugares. Vai ao Espírito Santo, Governador Valadares, Resplendor. Lá em Resplendor fica hospedado sempre na tribo Krenak, já que sua esposa foi criada entre eles. A história é interessante: Maria das Graças ficou órfã e foi criada por um tio. Este se casou com uma índia Krenak e, assim, ela cresceu na tribo. Quando chegam a Resplendor, vão direto para lá.

Quando João chegou a BH, veio para trabalhar e não teve como estudar. Em 2000, ele terminou o segundo grau na UFMG. A colação aconteceu no dia da Festa Junina do CECOM, dia 07 de julho, e ele não pode participar da nossa festa por estar recebendo o diploma. Achava que daria tempo para tomar um caldo de feijão depois da cerimônia. A colação demorou para começar e atrasou muito. Mas teve lances engraçados. João contou que ninguém sabia como colocar aquela roupa da formatura, como cumprimentar as pessoas, o que deveriam fazer, falar. Parecia uma peça teatral, mas no fim, deu tudo certo.

Agora, ele pensa em fazer vestibular e deve se preparar para o próximo da UFMG. Ainda não se definiu, mas gostaria de fazer um curso da área de Ciências Humanas, que poderia ser Ciências Políticas ou Psicologia. Gostaria de ajudar as pessoas.

E os sonhos, os projetos? Ele gostaria que, após a aposentadoria, se estiver com boa saúde, morar no interior, ter um sítio.

Após a entrevista, lá foi ele atrás do Alemão que já estava na Veterinária o aguardando. E foi sorrindo, feliz!

DISTRIBUIÇÃO DE CATÁLOGOS TELEFÔNICOS

O CECOM iniciou esta semana a distribuição dos catálogos telefônicos de endereços de Belo Horizonte para as unidades que utilizam a central 3499-5000.

A Guiatel encaminhou para o CECOM 378 conjuntos de listas (em dois volumes), que seriam insuficientes para atender à demanda. Sendo assim, o CECOM, em negociação com a Telemar, conseguiu uma complementação de mais 300 conjuntos.

Para a distribuição das 678 listas, foi feita uma proporção de 1 lista para cada 4,42 ramais.

O responsável pela distribuição está sendo o funcionário Haroldo Alves, da Divisão de Apoio Administrativo.

COMPROVANTES DE RENDIMENTOS

A COPEVE comunicou que se encontram disponíveis para os interessados os Comprovantes de Rendimentos referentes ao ano de 2000 (pagamento do Vestibular feito através da FUMP) para declaração de imposto de renda.

PESQUISA SOBRE CIRCULAR INTERNO

A Divisão de Transportes do DSG está realizando uma pesquisa com a comunidade universitária, visando oferecer um melhor atendimento aos usuários dos ônibus internos do Campus da Pampulha. O memorando está afixado no flanelógrafo do 8o andar e todos podem opinar, dando sugestões através do e-mail dtrans@dsg.ufmg.br ou pelo fax 3499-4600.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas de sites:

– Se você quer mandar um cartão para alguém e quiser tocá-lo profundamente, um endereço legal é http://humancat. digiweb.com/indexa.htm.

– Uma boa página para quem gosta do velho Rock’n’Roll é um o site que fala tudo sobre o Elvis Presley. Notícias, passeio na loja virtual e toda a história do rei. Se quiser conhecer Memphis, visite a casa onde o cantor morou, seu hotel e restaurante etc. Vale a pena conferir o endereço http://www.elvis.com/default.asp. (Site em Inglês)

– Se você gosta do axé, visite o site de Carlinhos Brown, e fique por dentro do seu novo lançamento, o CD Bahia do Mundo – Mito e Verdade. Cante e acompanhe a letra de cada música na tela do computador. O endereço é http://www.uol.com.br/carlinhos brown/.

– Madonna é um show até na web. Com visual super legal, baseado no novo álbum “Music”. Notícias, datas das turnês e a vida da cantora, curiosidades e algumas citações da própria Madonna. Ouça os sons, assista a clipes e decore suas letras preferidas. O endereço é: http://www.wbr.com/madonna/. (Site em Inglês)

– O rei do Blues está oficialmente na web. Riley B. King, B.B. King, conta tudo sobre a sua vida, carreira, discografia e suas apresentações. Compre alguns produtos e conheça também Lucille, sua inseparável guitarra. O endereço é: http://bbking.com/. (Site em Inglês)

– A "Clínica de Cefaléias Alexandre Feldman” é um serviço especializado no diagnóstico e tratamento da Enxaqueca e outras dores de cabeça, pescoço e face. Os serviços da Clínica foram estruturados para ir de encontro às necessidades dos pacientes que sofrem de cefaléias primárias, utilizando tratamentos baseados nos últimos avanços médicos nesta área. A dor crônica, assim como outras doenças desta natureza, requer um tratamento continuado e monitoramento periódico para ajustes. A maioria dos pacientes frequenta a clínica entre quatro e oito vezes por ano. O número de reavaliações depende da natureza do tratamento, da resposta do paciente ao tratamento e da intensidade da própria doença”. Tem ótimas dicas e indicação de genéricos para a dor de cabeça. Vale a pena conferir o endereço http://www.enxaqueca.com.br/.

– O Banco da Imagem é uma publicação on-line dedicada a fotografia. Editada por Roberto Negraes, um profissional free-lancer, com 52 anos de idade e 27 anos de jornalismo, é atualizada mensalmente, a cada dia 10 do mês. O meu amigo Renato, do CECOM, vai gostar do site, pois é apaixonado por fotografia e está sempre acompanhando as últimas do mundo fotográfico. O endereço é: http://www.bancodaimagem.com.br/.

– Se você procura na web uma enciclopédia, a Digital Master Online é bastante completa. A quantidade e qualidade das informações de que dispõe não deixa a desejar. É uma boa fonte para pesquisas escolares e outros trabalhos. Além dos verbetes tradicionais, ainda possui vários recursos extras, como atlas, guia de profissões, tabela periódica, documentos de legislação, planilhas de conversão de medidas e calculadora etc. Vale a pena conferir. O endereço é: http://pediab.zip.net/med2000/default.html.

– O “Instituto Brasileiro Para Saúde Sexual” é um centro de excelência que se dedica com exclusividade ao tratamento das Disfunções Sexuais Masculinas (impotência sexual e outras ) e Femininas (frigidez e outras), segundo enfoque médico, psicoterapêutico e sexológico. Dirigido pelo Dr. Alfredo Romero (CRM 47216), com mais de 16 anos dedicados ao tratamento das disfunções sexuais, o IBRASEXO conta com uma equipe de profissionais formada por urologistas, cirurgiões vasculares, ginecologistas, psicólogos, cardiologistas e neurologistas. Vale a pena conferir. O endereço é: http://www.ibrasexo.com.br/.

– No site da Lotus, estão disponíveis para download diversos arquivos de documentação sobre o Smartsuite, inclusive um guia de migração do Microsoft Office. O endereço do site é http://www.lotus.com/home.nsf/welcome/brazil.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica as seguintes definições de termos de informática:

NVRAM – Non-Volatile Random Access Memory. Também conhecida como Flash RAM, a NVRAM é um tipo de memória RAM que não perde os dados quando desligada, sendo largamente usada para armazenar os dados do Bios, permitindo atualizá-lo via software.

PROM – Programable Read-Only Memory. É um tipo de memória ROM, que é fabricada em branco, sendo programada posteriormente. Uma vez gravados os dados, eles não podem ser alterados.

EEPROM – Electric Enhanced Programable Read-Only Memory. É um tipo de memória que pode ser desgravada com uma carga elétrica, podendo ser posteriormente reprogramada.

TIM VAI COBRIR TODO O PAÍS

Em mais um leilão esvaziado e que durou apenas 40 minutos, a Unicel, uma subsidiária Telecom Italia Mobile (TIM), venceu a licitação para a área 1 (16 estados nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste) da banda E de telefonia móvel, realizada na Bolsa de Valores do Rio. Não houve propostas para a área 2 (regiões Centro e Sul) e 3 (Estado de São Paulo) e com isso o Governo deixa de arrecadar pelo menos R$ 1,25 bi.

A empresa italiana desembolsou R$ 990 milhões para consolidar sua presença em todo o território nacional, o que representa um ágio de 5,32% em relação ao preço mínimo. No leilão da banda D, a TIM levou as áreas 2 e 3 e faltava apenas a região 1 para consolidar a presença em todo o país na telefonia móvel. Com a nova licença, a TIM poderá explorar os serviços de longa distância e internacional já em 2003.

As áreas licitadas
Área 1: Regiões Sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo) Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) e os estados do Pará, Amapá, Roraima e Amazonas na região Norte.
Área 2: Toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal) e parte da região Norte não incluída na área 1 (Acre, Rondônia e Tocantins).
Área 3: Estado de São Paulo.

O que são as bandas C, D e E?
Elas vão operar o Serviço Móvel Pessoal (SMP), que é usado em aparelhos celulares de segunda geração. Voz e dados trafegam com mais velocidade do que no Sistema Móvel Celular (SMC), o utilizado atualmente pelas operadoras das bandas A e B.

Crescimento rápido
A telefonia celular começou a crescer no país a partir de 1998, com a abertura do mercado.
Em julho de 2000, o Brasil já contava com 19,1 milhões de usuários, dos quais 9,9 milhões na modalidade pré-pago (51,9% do total de acessos). É intensa a competição entre as bandas A e B. Em todo o país a Banda A ainda é maioria, mas a Banda B mantinha, em setembro de 2000, 31,7% do mercado.

Com fica a situação em Minas Gerais?
A Telemig Celular opera a Banda A, a Maxitel a banda B. Não ocorreu ainda o leilão da banda C, que foi suspenso. A banda D será operada pela Telemar, talvez já em início de 2002, se ela cumprir as metas estabelecidas pela Anatel. A banda E ficará com a TIM, mas deve ser devolvida à Anatel, já que a Maxitel é controlada pela TIM e através desta já opera a banda B.

Empresa deverá pagar somente R$ 520 milhões
De acordo com as normas pré-estabelecidas pela Anatel, as operadoras que já operam em determinadas áreas (tanto na banda A, quanto na banda B) têm a opção de devolver a licença para as novas áreas, obtendo descontos. No caso da TIM, que possui duas operadoras atuando em 10 estados, o corte no preço pago pode chegar a 50%. A Telecom Italia pagará R$ 520 milhões pela licença após um desconto de R$ 470 milhões, porque a empresa terá que devolver as licenças da Banda E nas áreas nas quais já opera a telefonia celular (Minas Gerais e a faixa que vai da Bahia até o Piauí). Das áreas arrematadas na banda D, a TIM devolverá Santa Catarina, Paraná e Pelotas (RS), ganhando desconto de R$ 200 milhões no preço total oferecido de R$ 1,521 bilhão pelas áreas 2 e 3.

Áreas 2 e 3 terão novo leilão em maio
O presidente da Anatel, Renato Guerreiro, afirmou após o leilão que haverá uma nova licitação para as áreas 2 e 3 da Banda E em maio. As duas áreas não receberam propostas no leilão de hoje. Os depósitos das garantias foi marcado para o dia 2 de maio, a entrega das propostas será no dia 3 e a abertura dos envelopes com os lances do interessados será no dia 8. A Anatel decidirá em abril o que fazer com a Banda C de telefonia Móvel, mas poderá haver uma nova licitação no ano que vem já que nenhuma das três áreas ofertadas foi vendida. Com isso, o Governo deixou de arrecadar pelo menos R 2,35 bilhões.

Telemar e TIM investirão R$ 6 bilhões até 2003
A Telemar e a Telecom Italia Mobile (TIM) vão investir R$ 6 bilhões, nos próximos três anos. A Telemar vai operar a banda D na mesma área onde já presta o serviço de telefonia fixa, enquanto a TIM estará atuando na região Centro-Sul e em São Paulo.
As duas empresas assinaram no dia 12, no Palácio do Planalto, as autorizações para a exploração do serviço, a partir de janeiro de 2001. Elas pagaram R$ 1,321 bilhão, equivalentes a 50% do valor das licenças. Os recursos já estão à disposição do Tesouro. O restante do pagamento deverá ser efetuado no prazo de 12 meses a partir da data da entrega das propostas. (Fonte: O Globo, 13/03/2001)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info, divulgou no início de março, as seguintes notícias transcritas a seguir:

E-Learning em empresas deve chegar a US$ 23 bi em 2004 – O mercado corporativo de e-learning deve alcançar mais de 23 bilhões de dólares em 2004, segundo o IDC. Em 1999, ele teve resultado abaixo de 2 bilhões de dólares.
Segundo Cushing Anderson, analista do IDC, o aumento do uso da Internet, com conexões mais estáveis e rápidas, e a diminuição dos custos das telecomunicações são fatores que devem contribuir para o crescimento desse mercado.
O mercado norte-americano deve representar dois terços da receita do mercado corporativo mundial de e-learning em 2004. A Europa, por outro lado, deve apresentar o crescimento mais rápido no setor, com taxa anual de 97% de 1999 a 2004. A taxa mundial, para comparação, deve ser de 69% ao ano no mesmo período.
O estudo prevê uma transferência de demanda no setor. Em 2000, a TI respondeu por 72% da demanda mundial. Em 2004, os outros setores, que não TI, devem representar 54% dos rendimentos.
O IDC aponta ainda para a necessidade de os fornecedores customizarem o acesso em cada região, respeitando as características de cada uma delas.

Destravar DVD vira mania, mas pode dar chabu – O submundo da computação não tem limites. Tem crescido muito o número de usuários com drives de DVD que usam programas para desbloquear o aparelho para tocar discos de regiões para as quais ele não foi configurado.
O processo requer uma operação de alto risco: mudar o firmware do tocador de DVD. O firmware é um programa que fica armazenado num chip no aparelho. Ele define tudo que o drive faz, inclusive o bloqueio de regiões. O desbloqueador substitui o software original por outro que não checa a origem do DVD.
O grande problema é que, se a operação for interrompida por alguma razão (como erro do usuário ou falta de eletricidade), o drive pára definitivamente de funcionar, exigindo reparação por uma assistência técnica. Esse tipo de “defeito” não é coberto pela garantia de fábrica.
Outro entrave para quem tem interesse nessa manobra é o fato que muitos fornecedores de drives revendem produtos de outras marcas não especificadas, conforme o chamado sistema OEM. O usuário, então, tem de descobrir qual o fabricante original para buscar o firmware adequado.

Micro popular brasileiro vira notícia nos EUA – Saiu no site SiliconValley.com, no dia 02/03, uma matéria sobre o micro popular que o governo brasileiro planeja lançar em breve (assim que encontrar fabricantes), que foi comparado, pelo site, com o Fusca.
A matéria começa com uma dose de sarcasmo: “Hard disk? Who needs it? Floppy Drive? Surplus! Windows? Sendo to trash!” (em português: “Disco Rígido? Quem precisa disso? Drive de disquete? Supérfluo! Windows? Mande para o lixo!”) e chama o equipamento de Volkscomputer, referindo-se ao aclamado carro popular da Volkswagen.
Mas rende-se ao projeto, lembrando a dificuldade do brasileiro para comprar um computador com o salário mínimo de 150 reais e que sete milhões de crianças poderiam ter acesso à Internet nas escolas públicas.
Para escrever a matéria, a equipe entrevistou um dos pais do projeto, Sérgio Vale Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Ivan Moura Campos, do Comitê Gestor.
A íntegra da reportagem pode ser vista em http://www.siliconvalley.com/docs/news/svfeatures/082944.htm.

BRFree admite negociações – Há mais de uma semana, circulam pelo mercado boatos de que a pontocom mineira BRFree estaria deixando o provimento de acesso e negociando seus ativos com iG e UOL, entre outros provedores.
O diretor executivo da empresa, Leonardo Leonel, ainda não dá entrevistas sobre o assunto – afirma que não há nada definitivo que possa ser divulgado. Mas, segundo sua assessoria de imprensa, confirmou que está em negociação com várias empresas da área para um possível negócio – que pode ser venda da base de usuários pagantes ou uma parceria.
No início de novembro, a BRFree lançou o pacote de acesso pago VipBR, que oferece acesso ilimitado por 14,90 reais – um valor bem abaixo do praticado normalmente pelo mercado. À época, Leonel prometeu que jamais abandonaria o acesso gratuito, que tinha planos para lançar um portal WAP e um serviço para banda larga e que alcançaria a lucratividade ainda nos dois primeiros meses deste ano. Nada foi noticiado neste sentido até agora.

Inscrição para o Enem poderá ser feita pela Internet – Este ano, pela primeira vez, os alunos que estão concluindo o ensino médio poderão se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio – Enem – pela Internet, além das inscrições nas agências do Correio.
A inscrição estará aberta a todos os interessados a partir das 9:00 do dia 16 de abril, e fica no ar até as 21:00 do dia 26 do mesmo mês. A taxa de inscrição para a prova, que será realizada no dia 26 de agosto, é de 32 reais.
O endereço – que, lembrando, só entra no ar no dia 16 de abril – é www.enem.inep.gov. br/inscricao. Depois de preencher sua ficha, o estudante deve imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa. O cartão de confirmação e o manual do inscrito serão enviados pelo correio.
Alunos da rede pública, que este ano estão isentos da taxa, só poderão fazer suas inscrições pela Internet se a escola onde estudam estiver inscrita no processo.

O LEÃO E O MEIO AMBIENTE

Todos do CECOM têm conhecimento da boa vontade do Leão em contribuir diariamente com o material reciclável da UFMG. Mas não tínhamos conhecimento de que pessoas externas ao CECOM estavam presenciando estas cenas, que ocorrem à noite, quando ele vai embora. No 8o andar, ele sempre acha alguma coisa que possa ser reciclado e traz também muitas coisas de casa. Esta semana, a profa. Mônica Ângela de Azevedo Meyer, Coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da Pró-Reitoria de Extensão, enviou a seguinte mensagem à comunidade universitária, homenageando o Leão:

“O Lixo do Leão
Aparas de carne, nem pensar. Em tempos de vacas magras e taxas altas de colesterol, o Leão optou por uma dieta vegetariana. Mais esbelto, abnegou de comer criancinhas de circo e, principalmente, abocanhar os bolsos dos contribuintes no mês de abril.
O Leão é um cidadão de fino trato que aposta nos dados da pesquisa “Que bicho que deu”, que ajudou a tabular na década de 80. Com competência na informática, sua existência é real e seu lixo presencial. Semanalmente leva ao LEV’s os resíduos produzidos familiarmente. Latas, plásticos, vidros e pilhas de papel são devidamente recolhidas no domicílio e depositadas nos recipientes para coleta seletiva no local de trabalho.
Suas pegadas são observadas pelos colegas que comentam e elogiam o comportamento rotineiro do Leão. Infelizmente, alguns parentes e amigos ainda resistem em seguir o exemplo. Ele não desiste. Insiste. Pacientemente.”

Para aquelas pessoas que não conhecem o Leão, seu nome é Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, analista da Divisão de Atendimento e Consultoria.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no 8, de 12/03/1981, publicou notícias sobre a aprovação do projeto da Biblioteca Central, implantação do novo horário de trabalho no CECOM, a semana de comemoração dos 10 anos do CECOM e funcionamento do B6700. A notícia que se destacou foi:

CECOM VAI PARTICIPAR DO SEMINÁRIO SOBRE MINICOMPUTADORES BRASILEIROS

Vários elementos do Centro de Computação estarão, de 18 a 20 de março, participando do Seminário sobre Minicomputadores Brasileiros a ser promovido pela SUCESU-MG. Os funcionários participantes são: Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Nilza Magalhães Lara, Romildo Monte, Margareth Alves de Almeida, José Eduardo Vale Santos, Paulo Vianna Affonso, Sônia Nair Ferreira Guerra e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.
Esse seminário tem o objetivo de propiciar aos participantes conhecimentos sobre as empresas brasileiras fornecedoras de minicomputadores, características dos equipamentos e áreas de aplicação.
A abertura estará a cargo do prof. João Carlos Pires Bauer, Assessor de Planejamento do CECOM e estarão presentes também representantes da COBRA, EDISA, LABO, SID e SISCO que farão palestras durante o seminário.
A programação está afixada no quadro de avisos da Secretaria Administrativa do CECOM.



Eventos



INAUGURAÇÃO DA ODONTOLOGIA NO CAMPUS

A solenidade de inauguração das novas instalações da Faculdade de Odontologia, no Campus da Pampulha vai ser realizada no dia 23 de março, às 17:30.

TREINAMENTO NOTES

Dando continuidade ao processo de implantação do Notes, o CECOM estará oferecendo mais um treinamento amanhã, dia 16, para os seguintes funcionários: Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA), Ana Paula Fonseca Almeida (PRORH), Carlos Alberto Khouri Rossi (SODS), Cláudio Vinícius Zazá Oliveira (PROEX), Danilo Pinheiro Soares Guimarães (CECOM), Eduardo Henrique Lima (CECOM), Elaine de Oliveira Rocha (Gabinete), Estêvão Salomão das Virgens (CPPTA), Geraldo B. Fernandes (CPPD), Márcia Brito Macedo (Gabinete), Márcio Quintão Moreno (Gabinete), Maria Auxiliadora da Silva (CPPTA), Maria de Lourdes das Graças de Castro (PRA), Maria de Lourdes de Brito Melo (PROEX), Paula Vasques Silveira Filard (PRORH), Percilia Rodrigues Alves Abreu (COPI), Sílvia Aparecida Moreira (DRCA) e Sirlene Bustamante (DRCA).

O treinamento será realizado na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 13:30 às 17:30. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Rafael Alves de Souza.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para José Maria da Silva Bessa, Maximiliano Luís Souza Guimarães e Rafael Alves de Souza, aniversariantes do dia 19 (Dia de São José, enchente das goiabas) e Mário Magalhães Lara, no dia 22. E, envia, também os parabéns para os ex-ceconianos: Messias Emanoel Chaves, no dia 16 e e Maria Luciene Diniz Ferreira, no dia 20.

NASCIMENTO: Max e Maira já deram as boas novas: nasceu Samuel no último dia 9. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns.