Sistemático: Edição 1067 – 22/03/2001


Notícias



REDE UFMG

A DRC está efetuando a instalação dos primeiros equipamentos que farão parte do novo backbone do Campus Pampulha. Inicialmente foi instalado o switch router destinado ao ICB, devido à posição estratégica que este equipamento assumirá na nova configuração, como principal ponto de redundância da estrutura, e ao fato de a diretoria da Unidade ter investido na rede interna do prédio e montado todo uma infraestrutura interna em fibra ótica e switches Fast Ethernet (100 Mbps). A partir do momento da ativação final da rede do ICB, todos os blocos estarão interligados por fibra, o que diminui em muito a chance de queima de equipamentos devido a descargas elétricas que se propagam através dos cabos metálicos (coaxial ou par trançado) usados hoje.

Paralelamente à ativação da infraestrutura do ICB, a DRC está instalando e interligando os equipamentos na Escola de Veterinária, Reitoria e ICEx e testando diversas opções de configuração e roteamento. Outros dois switch routers já estão instalados e configurados no DCC e LCC.

IMPLANTAÇÃO DO SICCA

A Pró-Reitoria de Administração, o Depto. de Serviços Gerais e o Depto. de Contabilidade e Finanças estão atuando em conjunto para viabilizar a implantação em toda a Universidade do Sistema SICCA – Sistema Integrado de Contabilidade, Compras e Almoxarifado.

Com essa missão, assumiu a coordenação do projeto, pelo DSG, o funcionário José Reinaldo Maia. Do lado do CECOM, para apoiar as ações planejadas pelo DSG, atuará como gerente do projeto o vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães.

Já foram iniciadas atividades de interação com a empresa Internacional Syst, desenvolvedora do sistema, para viabilizar as etapas de teste, implantação e treinamento.

LEVANTAMENTO DE SOFTWARE INSTALADO

Conforme divulgado na edição anterior, a Divisão de Atendimento e Consultoria – DAC, está fazendo a verificação, nas estações de trabalho da Rede Reitoria, de existência de programas instalados sem o devido licenciamento.

A equipe de bolsistas da DAC já está percorrendo o prédio da Reitoria, fazendo o levantamento dos programas instalados em cada micro. Já foram visitadas as Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa, Graduação e Extensão. A diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio, está com reunião agendada com o prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Pró-Reitor de Pesquisa, com o objetivo de verificar o licenciamento de programas que não façam parte do ambiente padrão instalado pelo CECOM (cliente Novell, Lotus Smartsuite, navegador Internet Explorer ou Netscape Navigator, correio Eudora Light, emulador Plenus, compactador Power Archiver e antivirus Cheyenne Inoculate) ou que não sejam de uso gratuito, como é o caso do Adobe Acrobat Reader (visualizador de documentos) ou do WS FTP LE (para transferência de arquivos).

A equipe de bolsistas da DAC, responsável pelo levantamento, é composta por Clayton Ricardo Santos, Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Rafael Alves de Souza.

ENCERRAMENTO DO CONTRATO DA MICROSOFT

Na sexta-feira da semana passada, dia 16 de março, o CECOM recebeu correspondência vinda da TBA Informática, comunicando o encerramento do contrato Select, existente entre a Microsoft e o MEC.

Este contrato permitia a aquisição de vários produtos Microsoft a preço mais baixo do que o mercado, e vinha sendo utilizado pela UFMG, através de Termo Aditivo, em suas últimas aquisições.

Com o encerramento do contrato, as aquisições de produtos Microsoft estarão restritas a utilizarem o desconto educacional simples, sendo feitas diretamente das revendas (R2V2, A&C Infor, TBA etc.). Não há informações sobre assinatura de novo contrato entre Microsoft e MEC.

O prazo exíguo, gerado por questões externas à UFMG, implicou em que as unidades e órgãos tivessem até ontem, quarta-feira, dia 21/03, para adquirirem licenças no contrato Select.

Infelizmente, estas questões extrapolaram a possibilidade de ação com maior prazo por parte da ATI e do CECOM. Só são afetados os produtos Microsoft. Outros produtos disponibilizados pelo CECOM continuam sendo distribuídos normalmente à comunidade universitária.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3499-4534 e 3499-4023, ou ainda e-mail: cec-dcp@ cecom.ufmg.br.

CAIXAS DE CORREIO INSTITUCIONAIS

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 19/3, no LCC, reunião para definição da estratégia de implementação de caixas de correio institucionais (CCI) no projeto Grude, de forma a viabilizar a desativação do sistema Hermes, sediado no LX 5320, atualmente usado como correio institucional. O programa Lotus Notes é a ferramenta escolhida para substituir o Hermes, devido às suas funcionalidades de controle de envio e recebimento de mensagens e possibilidade de utilização de formulários. A desativação do Hermes está prevista para o final de junho de 2001.

O Notes já está sendo implantado na Reitoria, como ferramenta de correio eletrônico e de agenda. Como os endereços institucionais têm características específicas, houve a necessidade de uma discussão maior a respeito, o que foi feito na reunião do dia 19, resultando em documento com uma proposta de implementação, a ser avaliada pelos órgãos envolvidos no projeto (ATI, LCC, CECOM e Escola de Ciência da Informação).

Participaram da reunião: Aleixina Maria Lopes Andalécio (CECOM), Antônio Carlos Fernandes (LCC), Jeroen van de Graaf (LCC) e Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI).

ACESSO AO SERPRO – SOCORRO À UFU

Esta semana o SERPRO entrou em contato com o CECOM, solicitando informações sobre a infraestrutura de emergência que foi montada quando o equipamento que conecta a Rede UFMG à Rede SERPRO apresentou defeito no início do ano passado. A consulta se deve ao fato de a Universidade Federal de Uberlândia estar enfrentando o mesmo problema durante esta semana. As informações necessárias foram passadas e, em contatos diretos com a UFU, o CECOM liberou para aquela universidade o uso de alguns terminais disponíveis no segundo acesso da UFMG ao SERPRO. Este acesso será novamente fechado assim que a placa de comunicação queimada da UFU for substituída.

UNIVERSALIZAÇÃO DE ACESSO

Vai ser encerrado hoje, dia 22, o I Workshop Brasileiro de Universalização de Acesso, promovido pelo Depto. de Ciência da Computação. O objetivo do I WUA foi o de abrir espaço para pesquisadores, assim como setores da indústria e da sociedade, participarem da discussão para definir os rumos do projeto de universalizar o acesso à Internet, que ainda é um fenômeno restrito às classes média e alta.

Ontem, dia da abertura do workshop, estiveram presentes o Assessor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, e o Diretor do LCC, prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho.

TENOLOGIAS DA ÁREA DA SAÚDE

O Hospital das Clínicas realizou, nos dias 19 e 20/03, o 1o. Seminário de Tecnologias da Informação na Área da Saúde – Aplicações e Perspectivas no Brasil e na França.

Estiveram presentes ao seminário o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, e os analistas do Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas, Gino Ottoni Durante, Cláudia Galinkin e Marcelo Novaes Machado.


Informativo



Genteware

Tem gente que acha que ele é estranho. Mas, nem tanto! Ele parece uma pessoa que não presta atenção a nada, meio desligado. Ele é até alegre, tem umas boas tiradas e, se tiver uma festa ceconiana, está sempre presente. Ele é Gino Ottoni Durante, analista da equipe do CECOM que faz parte do Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas.

A história do Gino na UFMG começou em março de 1975, quando entrou como estagiário do CECOM, em março de 1975, com bolsa da IBM. Ele havia acabado de passar no vestibular para o antigo curso de Processamento de Dados da UFMG. Quando a bolsa foi encerrada, foi contratado como bolsista da FUMP. Gino entrou juntamente com Paulo Nélio Lage Malvar e Frederico Torres Fonseca (Fredinho) e trabalhavam sob a orientação de Márcio Antônio do Carmo Ferreira. Nesta época, ele se lembra de que participou do Projeto CAPIN (Capacidade Instalada da UFMG). Em fevereiro de 1977, após concurso feito na UFMG, foi contratado como analista de sistemas. Assim, foi trabalhar na antiga Divisão de Usuários, junto com Carlos Quevedo, que era o chefe, e a Dilma. Na DU, a equipe ajudava os usuários que não tinham nenhum conhecimento de informática no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e teses. Por volta de 1980, Carlos Quevedo foi para o Depto. de Ciência da Computação e Dilma se tornou a chefe da DU.

Por volta de 1984, foi criada a Divisão de Núcleos Computacionais, com o pessoal do núcleo do Hospital das Clínicas lotado no próprio HC. A Dilma o convidou para fazer parte da equipe e, passados tantos anos, o Gino, Cláudia e Marcelo continuam lá. A criação do núcleo teve como objetivo levar a informática para uma unidade que ainda não tinha sido informatizada. E estão cumprindo o objetivo até hoje. Naquela época, a equipe era composta pela Dilma, Gino, Marcelo, Cláudia e Lindaura. E depois Ana Maria. Gino contou que foi feito um trabalho bem grande de informatização do HC, que hoje se encontra desatualizado, precisando ser refeito. Ele sente falta de cursos de reciclagem para todas as pessoas que trabalham no núcleo. E completa que talvez não aconteça esta reciclagem por estarem um pouco afastados do CECOM e por falta de incentivo das administrações no HC.

Perguntado sobre o melhor trabalho que ele desenvolveu nestes anos todos, Gino disse que o que mais deixou lembranças não foi um trabalho, mas um estágio que fez em Porto Alegre, quando ainda era estagiário no CECOM. Foi um período para conhecer o equipamento mais atualizado de informática na época, o B6700. E qual seria o trabalho que o Gino gostaria de ter feito? Respondeu que gostaria de poder administrar uma rede de computadores de maneira correta e eficiente. Mas lhe faltam teoria e prática para isto.

Gino gosta muito de suas atividades no NCSHC, mas voltaria a trabalhar no Campus da Pampulha, que sempre lhe pareceu um ambiente de trabalho menos estressante. Mas não vê isto como possível em data muito próxima.

E os trabalhos desenvolvidos no núcleo? Ele disse que praticamente toda a informatização hoje existente no HC foi desenvolvida pela equipe do núcleo. E cita os sistemas de Laboratório, Farmácia, Marcação de Consultas, Registro de Pacientes, Custos, Pronto Atendimento, Bloco Cirúrgico, Esterilização, Almoxarifado, Compras, Faturamento etc. Atualmente, os esforços estão orientados para manter os sistemas existentes em funcionamento até a implantação do novo SIH, que está sendo definido em cima das necessidades reais do Hospital das Clínicas.

Em outubro de 1996, a Dilma saiu e Gino ficou sendo o responsável “temporário” pelo núcleo. E contou que até hoje ainda não se encontrou a pessoa ideal para ser responsável pelo setor.

Já falamos que o Gino está presente em todas as festas ceconianas. Para ele, o CECOM de alguma maneira construiu a sua vida e, consequentemente, estes tipos de acontecimentos são importantes. E acha que os encontros deveriam acontecer com mais freqüência, pois são uma parte bonita na vida de todos.

O Gino não quis contar o caso engraçado, mas a Cláudia Galinkin se lembrou de um que vale a pena registrar. O nome do Beto da Didi (Dilma) é Álvaro Roberto. Todos os dias que ele ligava para o HC e o Gino atendia, ele se identificava como Álvaro. A Didi conversava e, ao final da ligação, mandava beijos e mais beijos. O Gino começou a ficar encucado com aquilo e um dia resolveu comentar com a Cláudia que estava achando que a Chefa estava traindo o Beto. A Cláudia riu demais e caiu na pele dele, dizendo que não seria possível ele não ter se lembrado de que o Álvaro era o Beto, marido da Didi. Aí, é que a gente vê como, às vezes, ele é desligado.

Gino nasceu na cidade de Carlos Chagas/MG e tem dois filhos, Raissa, com 12 anos, e Gustavo, com 10 anos, que são, com toda a certeza, a melhor parte de sua vida. Construiu um apartamento para os filhos estarem com ele dia sim, dia não. E disse que ter que cuidar da casa, dos filhos, das namoradas, do sítio etc., gasta muito tempo! E considera que, como o dia tem somente 24 horas, não é suficiente para poder conciliar todas as suas atividades. Mas, de qualquer maneira, nos últimos três anos tem conseguido fazer todas as atividades que lhe agradam.

Lembramos de que quando trabalhamos no Vestibular, a hora do lanche é “um Deus nos acuda”. O Gino se transforma num comilão, traçando tudo o que aparece à sua frente. Ele disse que a gastronomia de qualidade faz parte do lado bom da vida, porém com o passar do tempo está tendo que tomar cuidado. E isto o está obrigando a limitar a quantidade, mas não a qualidade. Queremos ver, no próximo Vestibular, como vai ser o comportamento dele!

Perguntado sobre o Mancha Negra, aquele jeep que pertencia, de sociedade, ao Frota, ao André e a ele, Gino disse que o Mancha fez parte da vida dele quando o tempo sobrava. Hoje em dia seria impossível gastar todo aquele tempo. O Mancha Negra hoje fica numa fazenda em Pirapora, esquecido dos bons tempos.

E os planos para o futuro? Gino disse que os planos são simples. Gostaria de conseguir um tempo livre, nem que seja só para ficar à toa. Quer construir a educação da Raissa e do Gustavo de maneira bem completa. E desistir de entender o que este governo faz. Gino tem atividades que lhe agradam bastante (educação dos filhos, namoradas, mecânica, carpintaria, passeios de bicicleta em cachoeiras e montanhas, viagens etc.) que ele considera serem suficientes para ter uma vida agradável para sempre.

Foi muito bom poder conversar com o Gino e poder contar um pouquinho da sua história.

ECONOMIA E SEGURANÇA

A Seção de Serviços Gerais da Reitoria enviou comunicado aos órgãos localizados no prédio solicitando que, ao encerrarem as atividades do dia de trabalho apaguem as luzes e tranquem as portas. Estas medidas são necessárias por questão de economia e segurança.

CAMPANHA CONTRA A FEBRE AMARELA

Dentro da campanha contra a Febre Amarela, a UFMG está com um posto de vacinação, funcionando na Praça de Serviços, desde o último dia 19, no horário de 8:00 às 16:00. O posto estará atendendo até amanhã, dia 23.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Esta semana, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Lembra daqueles desenhos criados pelos estúdios Marvel? Se você não se lembra, já ouviu falar no Homem-Aranha, X-Men e no Surfista Prateado? O site oficial brasileiro acaba de ser lançado pela produtora e traz as histórias dos heróis totalmente produzidas no Brasil. Você poderá ler as descrições dos personagem, tais como a do Homem de Ferro, que pesa 102 kilos, tem olhos azuis e 1,85 de altura. Vá, então, ao endereço http://www.marvelcomics.com.br/. Vale a pena conferir.

– Todos já ouviram falar na BBC de Londres. Se você quer ficar por dentro de tudo, visite a página http://www.bbc.co.uk/portuguese/index.shtml, e atualize-se. Além dos noticiários do mundo, você pode testar o seu Inglês no link Quiznet. Outra opção muito legal da página é o curso de Inglês comercial. Dez Dias em Manchester é o novo curso de Inglês comercial da BBC, especialmente criado para a Internet. O curso é interativo e permite que o aluno internauta participe de grupos de discussão e esclareça as suas dúvidas diretamente com professores virtuais. Os internautas são convidados a seguir dez dias na vida de duas pessoas em Manchester, cidade do norte da Inglaterra. O objetivo do curso é auxiliar os internautas com o Inglês em situações práticas que aparecem durante negócios e viagens. Se você for iniciante, ou alguém que já fala e escreve, dê uma passadinha lá que tem um curso para você. Eu já comecei o meu. Vale a pena conferir!

– Pescaria é ótimo. Eu gosto de pescar e sei muito pouco sobre pescaria. Quero dizer, sabia. Visistei a página http://www.pesca.com.br e já estou começando a pegar algumas dicas de pescaria. Equipamentos, peixes, sabe-tudo, dicas e serviços, são algumas das opções da página. Se você é ligado em pescaria, não perca esta oportunidade de conhecer este site. Clique na opção peixes e veja os desenhos de peixes de água doce ou salgada com a descrição de cada um, dicas de como pescá-lo etc. Vale a pena conferir.

– Se você gosta de escrever e quer divulgar o seu trabalho, visite o página http://www.navedapalavra.com.br/. É uma revista quinzenal que tem como objetivo proporcionar aos novos escritores a possibilidade de divulgação on line de seus trabalhos. Basta enviar seu trabalho, que pode ser conto, crônica, poema, resenha ou artigo, e aguardar sua veiculação. Se você quer conhecer textos de outras pessoas, dar a sua opinião sobre eles e se informar sobre o que há de mais recente em literatura no país, visite o site.

– Você gosta de MP3? Passa horas e horas procurando onde tem? Agora, você não vai perder mais tempo. O site http://www.mp3w.hpg.com.br/ tem as últimas novidades em MP3 para você dar download. Não perca o seu tempo! Visite a página e faça a sua festa.

– Muitas vezes queremos comprar um livro e não encontramos aqui no Brasil. Se você tiver esta dificuldade, visite o site http://mercadodellibro.com/. Pesquise e compre livros em Espanhol. O site atende em diversas áreas e caso tenha dificuldade de encontra aquele livro que você deseja, dê uma passadinha lá.

– Se você está na Web e não sabe onde ir, visite o portal http://www.br2.net. Jornais, revistas, humor, esportes etc. É uma página repleta de informações para facilitar a sua navegação. Vale a pena conferir.

– Você já foi ao Nordeste? Tem saudade de lá? Então visite a página http://www.nordestinus.hpg.com.br/ e leia tudo sobre comidas típicas, esporte, humor e conheça o Nordeste. Tem um mapa com todos os estados do Nordeste, para que você possa conheçê-lo melhor. Vale a pena conferir.

– Se você é ligado em usar roupa de marca e gosta das produzidas pela Zoomp, não perca a oportunidade de vistar o site oficial desta marca. A página é rica em animação com vários recursos da ferramenta Flash. A página está em construção e já tem link para visitar uma loja virtual. Só tem um problema. Ainda não foi disponibilizado. O endereço é: http://www.zoomp.com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início da segunda quinzena de março, as seguintes notícias:

Campus testa tecnologia para download de e-books – A Editora Campus é a primeira parceira no Brasil da Plaza Digital, empresa americana que desenvolve sistemas para download de e-books. A editora já disponibiliza quatro títulos de livros para download, incluindo “Word 2000 e 97 – Segredos e Soluções”, escrito por Carlos Machado, editor de INFO.
Os e-books oferecidos pela Campus são gratuitos e estão em formato PDF. Os livros estão disponíveis apenas para visualização na tela do computador, não podendo ser impressos ou enviados para outras pessoas. As obras podem também ser baixadas em capítulos.
A tecnologia desenvolvida pela Plaza Digital é totalmente baseada no Acrobat Reader, da Adobe. Para visualizar os arquivos, o internauta deve possuir a versão 4.05 do software. A parceria com a Editora Campus ainda está em fase experimental.

Microsoft corrige bug de segurança no IE 5.x – A Microsoft publicou em seu site a correção para uma brecha de segurança no Internet Explorer 5.01 e 5.5. A falha permite identificar o diretório de cache do browser e daí executar programas na máquina do usuário.
Segundo a Microsoft, um hacker pode construir uma página web ou e-mail contendo código e abrir, a distância, arquivos localizados no cache do IE que podem conter chamadas para programas.
A empresa recomenda que todos os usuários do IE 5.01 e 5.5 apliquem a correção, que está no endereço www.microsoft.com/windows/ie/download/critical/q286045/default.asp. Lá, embora haja instruções para o usuário escolher um idioma, só está disponível o download em inglês.

IBM já testa Linux em mainframes no Brasil – Se alguém ainda duvidava do compromisso da Big Blue com a turma do pingüim, está na hora de mudar de idéia. A IBM já está colocando Linux até em mainframes.
Dois grandes clientes brasileiros da empresa, entre eles um banco, já estão testando o Linux em seus mainframes.
O novo gerente-geral da IBM, Bruno Di Leo, que assume dentro de quinze dias também o cargo de presidente, diz não se preocupar nem remotamente com a concorrência que o Linux possa fazer ao Unix da casa, o AIX. “Estamos na era das plataformas abertas. O determinante hoje, para nós, é o middleware, não os sistemas operacionais.”
O Linux já dá as cartas, inclusive, na própria casa de Di Leo. É o sistema operacional de todos os desktops e laptops da família. Windows, ali dentro, só no notebook de trabalho do próprio Di Leo, que segue a configuração típica da IBM. Mas isso, diz Di Leo, é por enquanto.

IBM vai homologar o Linux da Conectiva – A Big Blue está realizando todos os testes necessários para homologar a versão do Linux desenvolvida pela Conectiva em sua estratégia mundial para transformar o sistema operacional de código aberto no padrão do mercado.
Atualmente, a IBM trabalha com as principais distribuições do Linux, como Red Hat, SuSE, Caldera e TurboLinux, entre outras. Agregando a versão da Conectiva à lista, a companhia pretende se aproximar mais dos pequenos desenvolvedores de aplicativos, segundo Claudia Zuccas, diretora do grupo de software da IBM.
A IBM começou sua campanha pela “dominação” do Linux no ano passado, e vai investir 1 bilhão de dólares mundialmente, durante quatro anos, no projeto – que inclui desenvolvimento e adaptação de programas, testes, a manutenção de uma equipe de 150 programadores de software e iniciativas das demais divisões da companhia (como Tivoli, Lotus e DB2, por exemplo) para a criação de projetos aderentes. “Queremos transformar o Linux no padrão do mercado, principalmente na área de Internet. O Linux pode operar em qualquer plataforma de hardware, por isso temos o compromisso de desenvolver ferramentas para os desenvolvedores de aplicativos baseados neste sistema operacional”, explicou Alberto Arciniega, vice-presidente de negócios de software da Big Blue para a América Latina.

Hino Nacional em MP3 faz sucesso na web – Taí um download de arquivo de música que é permitido fazer sem o menor problema: o dos hinos oficiais brasileiros.
O governo federal liberou, em seu portal Rede Governo, os hinos Nacional, da Bandeira, da Independência e da República, os três primeiros em formato MP3 e o da República em formato RAM, que pode ser ouvido no RealPlayer.
A idéia é que os hinos sejam utilizados por escolas, faculdades, instituições públicas e privadas do Brasil e exterior – e já é sucesso total: segundo informações oficiais, desde o lançamento, no dia 5 de março, já foram feitos mais de 20 mil downloads dos arquivos.
Os hinos vêm em arquivos zipados. O do Hino Nacional tem 2,6 MB; o da Bandeira, 2,3 MB; o da Independência, 1,75 MB; e o da Proclamação da República, 657 KB.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica as seguintes definições de termos de informática:

Half-Duplex – Usado em relação a placas de rede e outros dispositivos de comunicação. Operando neste modo, o dispositivo pode transmitir e receber dados, mas uma coisa de cada vez.

Multilink – O nome com o qual o serviço de acesso via ISDN é oferecido em muitas cidades. O termo multilink ressalta a característica do ISDN de ser composto por duas linhas, podendo usar uma para voz e outra para dados, ou conectar com ambas, acessando a 128 Kbps. Veja também: ISDN

OSI – Open System Interconnection. Você vai ouvir falar muito deste termo ao estudar sobre redes. O OSI é um padrão mundial para comunicação de dados, usado em praticamente todas as arquiteturas de redes atualmente. Divide o sistema em 7 camadas, cada uma executando uma tarefa específica dentro da rede.

ACPI – Advanced Configuration and Power Interface. É o modo de economia de energia utilizado pelos PCs atuais. Micros mais antigos suportam o DPMA, que é o padrão anterior.

TELEFONIA CELULAR

A oferta de telefonia celular cresceu 1,38% em fevereiro deste ano, se comparado com janeiro. No mês passado o incremento de celulares aumentou em 326.255 linhas, bem abaixo dos 600 mil novos assinantes previstos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O conselheiro da agência reguladora, Antônio Carlos Valente da Silva, explicou que o resultado inexpressivo deve-se ao fato de que fevereiro foi um mês com maior quantidade de feriados.

O país conta hoje com cerca de 24 milhões de celulares. A banda A da telefonia celular detém 67,6% do mercado nacional de telefonia móvel, ou seja, 16,2 milhões de assinantes. Enquanto isso, a banda B está com 32,4% deste mercado que representa 7,77 milhões de assinantes.

O crescimento do sistema pré-pago é o principal destaque da avaliação da agência reguladora. De acordo com o último balanço, o pagamento antecipado da telefonia celular representa 60,3% do mercado, ou seja, um enorme avanço neste negócio. Isso porque trata-se de um sistema pelo qual o consumidor paga antecipadamente pelo uso do serviço.

As operadoras de telefonia celular estão sendo avaliadas pela Anatel. Os resultados de fevereiro indicam um avanço se comparados com o mês anterior. O balanço divulgado no dia 16/03 no site (www.anatel.gov.br) indicou que oito operadoras das bandas A e B da telefonia celular não cumpriram as metas pactuadas com a Anatel. Em janeiro deste ano, 15 operadoras foram reprovadas pela agência reguladora. As metas que são motivo de avaliação referem-se à qualidade dos serviços que devem ser oferecidos aos assinantes.

O vice-presidente da Anatel, Luiz Francisco Tenório Perrone, disse que é necessário um avanço por parte das operadoras que estão no país em relação à qualidade do serviço prestado. Ou seja, apesar de os resultados serem melhores, em comparação ao mês de janeiro deste ano, as companhias necessitam melhorar o cenário atual. ‘Nós estamos atentos para a questão da qualidade dos serviços’, enfatizou Perrone. ‘Não basta apenas melhorar a qualidade nas grandes cidades. É preciso ser uma boa empresa em toda área de cobertura.’ ‘Houve uma melhora significativa, mas acho que pode avançar um pouco mais’, assegurou Perrone, que ontem esteve na Argentina, no lançamento do projeto de expansão da Embratel.

Perrone e Valente explicaram que a ampliação dos negócios da telefonia móvel vai permitir o incremento de 600 mil novas linhas a cada mês. (Fonte: Hoje em Dia, de 17/03/2001)

DEMISSÕES NA INTERNET

O setor de Internet, a rede mundial de computadores, já demitiu cerca de 65 mil pessoas desde maio de 2000 nos Estados Unidos, das quais 11.649 perderam o trabalho nos últimos 30 dias.

Além disso, mais de 100 companhias on-line fecharam suas portas desde janeiro de 2000, de acordo com um estudo sobre a chamada “nova economia” promovido pela empresa Challenger Gray & Christmas e publicado pelo jornal norte-americano USA Today.

O diário relata histórias de jovens empresários que passaram do paraíso ao inferno em pouco tempo. É o caso de Scott Heiferman, de 28 anos, que em 1995 fundou a I-Traffic, vendendo-a em 1999 por US$ 25 milhões.

Ele reinvestiu seu dinheiro em outra atividade na rede mundial de computadores e o perdeu quando a empresa quebrou, motivo pelo qual hoje ele faz batatas fritas em uma loja da rede de lanchonetes McDo nalds, ganhando US$ 5,50 por hora. “Voltei ao mundo real e tangível”, comentou ele. (Fonte: Hoje em Dia, de 16/03/2001)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 8, de 19/03/1981, publicou notícias sobre a participação de funcionários do CECOM no Seminário sobre Minicomputadores Brasileiros, instalação de um terminal no 8o. andar, primeira reunião da Comissão Técnica Permanente do Vestibular da UFMG para 1982, as saídas de Maria Cristina Lima Borges e Maria do Carmo Viegas, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

DIVISÃO DE USUÁRIOS PROMOVE CURSO INTERNO
A Divisão de Usuários do CECOM, através de seu Setor de Treinamento, desenvolveu um curso de Algol Básico, a pedido da Divisão de Sistemas de Processamento de Dados. Esse curso vai ser aplicado a cerca de 15 analistas e programadores lotados na área, com o objetivo de dar uma visão geral da linguagem e possibilitar aos participantes a elaboração de pequenos programas na referida linguagem. ...

CECOM – ANO 10
Foi encerrada com um coquetel, na sexta-feira passada, a Semana de Comemoração dos 10 anos de atividades do Centro de Computação. De 9 a 13 de março, todos os funcionários do CECOM puderam participar da extensa programação preparada pela comissão organizadora e visitar os stands da exposição. A comissão agradece novamente a todos aqueles que colaboraram para que esse evento se tornasse realidade.



Eventos



TREINAMENTO EM LOTUS NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários da Reitoria.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada na sexta-feira da próxima semana, dia 30/3, de 8:00 às 12:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições devem ser feitas até o dia 27/3, terça-feira, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje, quinta-feira, 22 de março, é Dia Mundial da Água. Uma data instituída pela ONU, há 9 anos – durante a ECO92, no intuito de fazer com que o Homem reflita sobre o futuro da espécie caso continuemos tratando mal o nosso Planeta. O tema escolhido para esse ano é Água e Saúde.

O Projeto Manuelzão, da UFMG, comemora a data com manifestação popular no quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro, na Praça Sete (entre Tamoios e Afonso Pena), de 10:00 às 14:00, com muita diversão e mais ainda, muita informação. O objetivo é conscientizar e capacitar os cidadãos a se mobilizarem junto à sua comunidade em prol desse bem essencial à vida. Afinal, de acordo com a OMS, 80% das doenças do mundo estão relacionadas com a água e a mortalidade infantil seria reduzida à metade simplesmente a partir da disponibilização de água potável para a população.

Haverá apresentação de shows e atividades interativas. Dentre as atividades previstas para o dia, constam:
Teatro – Grupo Até Tu SLU
Música – Gerais Big Band (Escola de Música da UFMG); Marku Ribas, Jorge Dissonância (CD BH2O), Ibanda (Música Interativa)
Grupo de Animação do Léo
Oficina de Grafitti e Desenhos
Exposição e muito mais.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina)

CONCERTOS DE FORMATURA

Serão realizados, na segunda-feira, dia 26, e quarta-feira, 28 de março, os Concertos de Formatura da Classe de Regência da Escola de Música da UFMG.

No programa, Concerto para Violino – Haydn e Sinfonia nº 5 – Beethoven. A regência será dos maestros Tito Edmo e Cristiano Lages Duarte, respectivamente.

Os concertos acontecerão no Auditório Fernando Mello Vianna, na Escola de Música e têm entrada franca.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Mário Magalhães Lara, hoje, dia 22 (vai ter festa no CECOM!); e Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: William Andalécio e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Eduardo Moreira da Costa e Maria do Perpétuo A. S. Lopes (Help), no dia 26; e Anderson Borboleta de Lima, no dia 27.

CALOURO: Geraldo dos Reis (DRC-Telefonia) comunicou que agora é aluno de Engenharia Civil da Escola Kennedy. O Sistemático envia os parabéns!