Sistemático: Edição 1070 – 19/04/2001


Notícias



REDE UFMG – FASE 3
Já estão instalados em seus locais definitivos os novos switches que irão compor o backbone principal da nova rede do Campus Pampulha.

Estes equipamentos, que permitirão tráfego de dados, voz e imagem de forma integrada na mesma rede, estarão instalados conforme o diagrama abaixo.

Os equipamentos, apesar de fisicamente instalados, ainda estão sendo configurados e testados pela equipe da DRC. Um deles, o SSR 2000, destinado ao ICB, encontra-se em fase adiantada de testes. Para viabilizar que a estrutura esteja confiável e pronta para futura migração da rede atual, os testes estão sendo feitos utilizando-se cabeamento de fibra ótica já existente, e que estava ocioso, da telefonia convencional.

O projeto original está sendo revisto, buscando a adequação de sua estrutura, compatibilizando-a com o projeto Campus 2000. Além disso, estão sendo consideradas as disponibilidades orçamentárias para a aquisição dos switches complementares, que serão distribuídos nas diversas unidades e órgãos que se interligarão ao backbone da nova rede.

São responsáveis pelo projeto os analistas Fernando Frota Machado de Morais e Eduardo Henrique Lima.

 

AMPLIAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA CENTRAL

Com a definição dos recursos orçamentários disponíveis para 2001, a Diretoria do CECOM iniciou atividades de planejamento de ampliação da infra-estrutura central, baseada na arquitetura Cliente/Servidor, que provê serviços e sistemas via Web à comunidade da UFMG.

Além do processo em andamento de aquisição de licenças ilimitadas do Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle 8i, o CECOM pretende ampliar o número de licenças disponíveis do software Metaframe, bem como consolidar a estrutura de servidoras em cluster utilizadas para sustentar os acessos via rede.

O planejamento inicial prevê:
– substituição da servidora Oracle atual por duas novas servidoras de maior capacidade de memória e processamento, sendo uma backup da outra;
– ampliação da capacidade de memória das servidoras Windows NT/Metaframe de 512 Mb para 1 Gb;
– ampliação do número de servidoras Windows NT/Metaframe de três para cinco;
– elevação do número de acessos simultâneos ao cluster de servidoras de 90 para 225 acessos simultâneos;
– atualização de versões dos softwares utilizados, no caso: NT, Metaframe e Oracle.

Todas estas atividades, ainda em fase de planejamento, serão conduzidas pela DAC e deverão ser concluídas durante o segundo semestre deste ano.

PLANO DIRETOR

Com a aprovação do orçamento 2001 da UFMG, feita pelo Conselho de Diretores na primeira semana de abril, e a respectiva adequação dos orçamentos da ATI e do CECOM aos limites orçamentários estabelecidos, a Diretoria do CECOM liberou o texto relativo ao Plano Diretor para o ano em curso.

Cópia do Plano Diretor, que foi fechado em reunião de diretoria realizada em 09/04, foi entregue a cada diretor de divisão e a ATI e deverá, também, estar disponível, nos próximos dias, na Intranet do CECOM.

Todos os diretores de divisão receberam também cópia da planilha que detalha os recursos orçamentários e os respectivos planos internos (que são os itens orçamentários que agrupam investimentos dos diversos projetos) previstos para 2001.

AQUISIÇÃO DO ORACLE

A empresa Casa do Software venceu o processo licitatório para aquisição do SGBD Oracle 8i, com número ilimitado de acessos

Desde a última terça-feira, dia 17, já se desenrola o prazo previsto para entrega das mídias do software e de sua respectiva documentação.

A DAC já está se preparando para viabilizar a implantação do software. A expectativa é de que isto seja feito até o final deste mês.

REDE DO CEU

Com o apoio técnico do CECOM, o Centro Esportivo Universitário adquiriu equipamentos e serviços de cabeamento de fibra ótica para a infra-estrutura de sua rede interna.

A fase de cabeamento foi encerrada e, a partir de agora, a DAC fará o processo de configuração das estações de trabalho e instalação dos equipamentos de rede para que o CEU seja interligado à Rede UFMG.

Além disso, o CEU passará a ser o primeiro órgão a utilizar plenamente os recursos do Projeto Grude, seja com relação aos recursos de correio eletrônico e agenda, seja com relação à manutenção de home page própria.

Isto ocorrerá porque o CEU não contava com estes serviços em outra plataforma, não sendo então, necessária qualquer migração.

A DAC já solicitou ao LCC providências para cadastramento do CEU e de seus funcionários no Grude.


Informativo



Genteware

Ele ainda está tomando conhecimento de como é ser um ceconiano. E neste início do caminho está muito feliz por estar aqui. Trata-se de Danilo Pinheiro Soares Guimarães, bolsista da FUMP, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

A pequena história de Danilo no CECOM teve início quando a Wilca, estagiária da DAC, saiu do CECOM. Surgiu a vaga e Rafael, seu grande amigo e colega de curso, indicou-o para vir fazer a entrevista com a Xina. Quando entrou nas dependências do CECOM ficou impressionado com a quantidade de computadores, com tantas máquinas nas salas. Para ele, que tem um micro 486 antigo em casa e que aprendeu tudo sozinho, sem fazer curso ou ter ajuda de alguém, tudo aquilo era uma maravilha, tanta tecnologia à sua volta. Ele contou que sempre gostou de computador, pegou um amor tão grande que, quando seu micro apresentava algum defeito, tentava consertá-lo. E veio a paixão por consertar computador

Após a entrevista, a Xina o levou à DAA para apresentá-lo e ele se recorda da alegria de ouvi-la dizendo que ele era o novo estagiário do CECOM.

No primeiro dia de estágio, dia 1º de março deste ano, Eugênio levou-o para conhecer as instalações do CECOM no 8º andar e subsolo, ficando impressionado com a sala das servidoras. Era um mundo novo para ele. A partir do segundo dia, Danilo ficou com Rafael, aprendendo o serviço que teria que executar e um dos primeiros foi a instalação do Notes. Foi aprendendo tudo com Rafael, tendo ajuda do Eugênio e do Bessa. Com a saída do Rafael, Danilo ficou sozinho na parte da tarde, mas continuou contando com a ajuda do colega que, em sala de aula explicava as suas dúvidas. Agora, está tendo outras tarefas na DAC e está gostando muito do trabalho. Ele disse que tem muita coisa para aprender e muita gente para ensinar. Todos têm boa vontade e isto é muito bom. Já fez curso de HTML, com a Elza, e está feliz tentando montar sua home page, como treinamento. Fez o curso de Lotus Notes com Eugênio e no próximo curso de Notes estará atuando como monitor.

Perguntado sobre o que espera do estágio no CECOM, Danilo respondeu que espera que continue assim, aprendendo mais e mais. É um trabalho em que está tendo oportunidade de uma boa aprendizagem, com muita informação e o que está recebendo está sendo muito construtivo. Se sentiu importante tendo uma mesa e um computador só para ele. Não esperava ter isso e pensou: -“Já que estão me dando esta oportunidade, quero mostrar serviço.” É um trabalho que ele está adorando e está andando sorridente todos os dias. O entusiasmo é tanto que mal vê a hora de vir para trabalhar.

Danilo trabalha na parte da tarde, chegando ao CECOM às 13:00. Na parte da manhã, fica em casa estudando. Prestou vestibular no ano 2000 para o curso de Física noturno, após cursar o Pré UFMG. Passou e já está no 3º período. As aulas do curso de Física têm início às 19:00 e terminam às 22:30. Somente chega em casa às 23:30. Adora Física e pretende, ao se formar, dar aula.

As coisas estão acontecendo rapidamente com Danilo. Com 1 mês e pouco de estágio no CECOM, recebeu a incumbência de ser o instrutor do Esdras, o último estagiário a entrar para a DAC. Levou aquele susto quando a Xina lhe disse que havia sido promovido a instrutor do novo estagiário. E já estão trabalhando juntos, percorrendo a Reitoria e realizando os serviços que têm que ser feitos.

Danilo contou que está tendo uma boa receptividade por parte do pessoal dos diversos órgãos da Reitoria. Disse que está seguindo o exemplo do Rafael, que sempre lhe falava para ser muito educado com todos.

Ainda não se entrosou com todos os funcionários do CECOM. Conhece todos da DAC, boa parte da DAA, mas não conhece o pessoal da DAS. Na DCP, conhece a Elza.

Danilo tem 20 anos, nasceu em Belo Horizonte e mora no bairro Prado com a família, composta pelo pai, Lourival, a mãe Elizabeth, e os irmãos Fernando, Juliana, André e Letícia. Danilo é o segundo filho.

Quando não está estudando, gosta de ler tudo sobre Ciências e revistas como a Isto É. Nos fins-de-semana gosta de passear na Praça da Liberdade e ir ao Cine Belas Artes ver filmes de ação. Gosta de praticar esporte, mas agora não está tendo tempo. E gosta de assistir jornal nas TVs.

Ainda não conhecemos muito o Danilo. Só sabemos que é educado, passa pelo corredor do 8º andar e cumprimenta todos muito sorridente. Ele disse que é muito brincalhão, mas quando conhece as pessoas é tímido e calado, para não faltar com o respeito com elas. Gosta de fazer as pessoas sorrirem. Em casa brinca demais com os irmãos menores e só é sério nos estudos.

E os planos deste aprendiz de ceconiano? O primeiro é se formar e está batalhando para isto. Gostaria de ter um trabalho em que não o preocupasse o quanto estaria ganhando e sim o que estivesse fazendo. E poder chegar em casa todos os dias e tomar o suco que a mãe faz, que é uma beleza.

Quanto aos sonhos, Danilo disse que são muitos os caminhos, mas gostaria de morar no interior para ter uma vida mais tranqüila. E isto só depois que se formar.

Terminada a entrevista, lá foi o Danilo atrás do Eugênio, para prepararem os micros da sala de aulas no subsolo, para a sua estréia como monitor de Notes. Depois dessa tarefa, o Esdras já deverá estar aguardando-o para novos trabalhos.

A felicidade do Danilo por estar no CECOM é visível e esperamos que, com essa alegria toda, ele consiga aprender bastante e ser um bom profissional, como é o seu sonho.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou esta semana, as seguintes dicas:

– Quer ficar por dentro dos últimos filmes lançados e ler sobre eles? Se você é daqueles que gosta de cinema, não perca a oportunidade de visitar a página http://movieweb.com/. Rica em detalhes, você ficará por dentro das principais produções americanas, inclusive as que ainda não foram exibidas, classificadas por data de lançamento. O site traz imagens e informações sobre o elenco e, como curiosidade, uma lista dos 50 filmes de maior arrecadação nos Estados Unidos. (Site em Inglês)

– Já que falamos em tela, você já conhece a TVUOL? A transmissão é no formato Real Audio e Windows Media. Este site oferece uma grande variedade de trailers, documentários, animações, programas exclusivos, shows, clipes e entrevistas sobre diversos temas, como política, literatura, cinema, Internet, música e muito mais. Vá lá e assista ao curta-metragem brasileiro que concorreu ao Oscar: Uma História de Futebol. O endereço é: http://www2.uol.com.br/tvuol/.

– A maioria das pessoas que conheço já teve um Fusca, inclusive eu. Mas agora você poderá ver o novo modelo do Fusca que, por décadas, foi o automóvel mais vendido no Brasil. Com um novo nome e versão, New Beetle, a Volkswagen, além de se preocupar com o visual moderno, a segurança e a tecnologia do veículo, também caprichou no site de seu lançamento. Saiba sobre a suspensão traseira, dianteira, aerodinâmica, motor etc neste site, que é um verdadeiro show. Confira. O endereço é: http://www.newbeetle.com.br/.

– Uma ótima página para todas as crianças e marmajos é o Vacamarela. Desenvolvido em Flash, e usando recursos multimídia e recursos gráficos, a página é uma verdadeira alegria. Você encontrará passatempos e um jogo da forca onde você precisa acertar as palavras, não para salvar seu pescoço, mas para que um peixinho escape de um tubarão. É super legal, interessante e de muito bom gosto. Ainda bem que não é a vacalouca na web. Vale a pena conferir! O endereço é: http://www.vacamarela.com.br/.

– Com os preços dos remédios nas alturas, nada melhor do que saber qual o genérico que pode substituir aquele medicamento que você usa. A página http://www.genericos.com.br/ tem todas as informações sobre os genéricos e é apoiada pelo conselho Federal de Farmácia. Visite a página e saiba tudo sobre eles, inclusive os preços praticados no mercado. A página é rica em informações e vale a pena conferir.

– Se você nunca foi ao shopping Diamond Mall, vá até o endereço http://www.diamondmall.com.br/. Não perca esta oportunidade e fique por dentro de tudo que rola neste shopping: moda, shows, comidas, promoções e dicas de filmes. Se você é músico, visite a página e envie um email para fazer seu contato.

– A página http://www.final.com.br/ é só esporte. Do futebol ao vôlei, você tem todas as informações, curiosidades e bate-bola. Vale a pena conferir.

– Psiiiu! Você gosta de música? Quer aprender baixo, gaita, guitarra e outros instrumentos? Quer aprender a cantar? Então, visite a página http://www.psiu.mus.br/ e pegue todas as dicas. Pegue também o dicionário de acorde.

– Dica do Agente de Informática Marcelo, da EEF, para busca de drivers para diversos periféricos. O endereço é: http://www.drivers.com.br/. (Site em Português)

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático divulga os seguintes termos de informática:

Developer – Desenvolvedor. Usado em relação a pessoas ou empresas que desenvolvem aplicativos, drivers ou mesmo componentes como processadores, placas mãe, etc.

Dial-Up – Acesso discado (usando um modem e uma linha telefônica) a uma rede qualquer ou à Internet.

Domain – Domínio, são os endereços de sites na Internet, obedece a uma hierarquia. Em guiadohardware.net, o .net é o domínio primário, enquanto o guiadohardware é o domínio secundário, que está dentro do primeiro. Os endereços são lidos a partir do final. O browser primeiro procurará pelo domínio .net para depois procurar o domínio guiadohardware que está subordinado a ele.

Freeware – Programa que pode ser usado gratuitamente. Não é a mesma coisa que de domínio público. O programa continua pertencendo ao seu criador.

GDI – Graphical Device Interface, é a linguagem de gráficos nativa do Windows. Algumas impressoras como as Winprinters da HP possuem drivers que obtém as imagens a serem impressas através de comandos GDI do Windows. Com isto a impressora funciona apenas dentro do Windows, porém fica um pouco mais barata, pois não são necessários parte dos circuitos de processamento de gráficos.

NIC – Network Interface Card, o mesmo que placa de rede.

Open Source – Programas que tem seu código aberto. Qualquer um pode baixar o código fonte do programa, estudá-lo ou mesmo aperfeiçoá-lo. Open Source não é a mesma coisa que de domínio público. Um programa Open Source continua pertencendo ao seu criador e a quem ajudou no seu desenvolvimento.

PostScript – Um formato de descrição de página, desenvolvido pela Adobe. É suportado pela maioria das impressoras a laser, mas infelizmente por poucas impressoras jato de tinta. É um dos formatos de impressão mais usados em gráficas atualmente, pela grande precisão. Os documentos PostScript podem ser gerados apartir de vários programas.

Scanner – Dispositivo usado para digitalizar imagens. existem vários tipos de scanners: scanners de mão, de mesa, de página, etc. Os scanners também diferenciam-se pela resolução, medida em DPI. Alguns modelos escaneiam a 300 DPI, outros a 600, alguns scanners topo de linha atingem 1200 ou até 2400 DPI. Além da resolução “real” existe também a resolução interpolada, que pode ser de 4800 DPI, 9600 ou até 19600 DPI.

True Black – “Preto verdadeiro”, quando uma impressora possui um cartucho separado com tinta preta. O oposto é o “Composite Black”, onde a impressora, por não possuir tinta preta, combina as três (ou quatro) cores para formá-lo.

Dúvidas sobre outros termos de informática? Consulte: http://www.guiadohardware.net/dicionario/index.asp.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Browser em português para cegos da IBM chega em junho – A versão em português do HomePageReader, software da Big Blue para a navegação na web por deficientes visuais, chega ao mercado brasileiro no mês de junho.
O programa faz parte da linha de softwares que operam por comando de voz da IBM (que inclui o ViaVoice e o Speech Viewer) e permite a realização de operações como compra, venda, troca de produtos e cursos online, além da navegação propriamente dita e de uma ferramenta especial de correio eletrônico.
O HomePageReader “lê” em voz alta todas as informações contidas em uma página web, incluindo os links, tabelas, descrições gráficas, colunas, formulários e imagens de mapas. E agora pode operar com nove idiomas – além do português do Brasil, com inglês americano, francês, italiano, alemão, espanhol, japonês, chinês tradicional e chinês simplificado. A instalação pode ser feita pelo próprio usuário, através de um manual em braile ou de instruções via comando de voz.
O produto poderá ser encontrado nas lojas de informática ou na loja virtual da IBM, ShopIBM, a partir de junho, por um preço sugerido de 350 reais.

UOL fatura R$ 213,2 milhões em 2000, mas perde 110,7 – O Universo Online (UOL), maior portal brasileiro segundo os rankings do IVC, Media Metrix e Ibope, obteve um faturamento líquido de 213,2 milhões de reais no ano passado, de acordo com relatório enviado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). No período, o UOL registrou um prejuízo líquido consolidado de 110,7 milhões de reais.
Segundo o relatório de administração da UOL Inc. S/A, 70,8% das receitas obtidas pelo portal em 2000 foram provenientes de assinaturas. Publicidade e comércio eletrônico foram responsáveis por 29,2% do faturamento do UOL.
A venda do provedor AcessoNet à Embratel, em novembro, contribuiu para que o resultado operacional do UOL no segundo semestre de 2000 fosse positivo. O lucro consolidado no período foi de 53,2 milhões de reais, o que amortizou o prejuízo de 163,9 milhões obtido no primeiro semestre do ano.
De acordo com o balanço financeiro divulgado, o UOL possuía em 31 de dezembro de 2000 ativos de 297,3 milhões de reais e um patrimônio líquido de 32,1 milhões de reais.

Telemig Celular fatura R$700 milhões em 2000 – A Telemig Celular anunciou lucro líquido de 39,1 milhões de reais em 2000, para uma receita líquida de 700 milhões. O resultado foi 160% maior do que os 15 milhões de reais alcançados em 1999.
A receita líquida da operadora, que atua em Minas Gerais, aumentou 35% em relação a 1999.
Em número de assinantes, a Telemig Celular registrou um crescimento de 60% em relação ao ano de 1999. Em 2000, a operadora alcançou a marca de 1,2 milhão de usuários, sendo a maior parte deles do sistema pós-pago, com 718 mil assinantes. No modelo pré-pago, a Telemig encerrou o ano passado com 521 mil usuários.

Telefonia celular deve alcançar a fixa no Brasil em 2005 – A Agência Nacional de Telecomunicações prevê que, em 2005, as linhas telefônicas fixas e celulares devem atingir o mesmo número: 58 milhões de licenças cada.
Segundo a Anatel, essas são expectativas mínimas. Para 2000, a agência previa o alcance de 21,5 milhões de linhas celulares. O número real atingido no ano foi de 23,2 milhões. Em telefonia fixa, a realidade também superou as metas do ano 2000. A expectativa era de 35 milhões de linhas. Foram instalados 38,3 milhões de telefones fixos. Nos dois casos, as metas foram superadas em quase 10%.
Esses números foram divulgados no balanço oficial que a agência fez das telecomunicações no país até o fim do ano 2000, cujo levantamento parcial já havia sido liberado em janeiro deste ano.

250 mil DVD players devem ser vendidos este ano no Brasil – O mercado de DVD players vem crescendo muito no Brasil, segundo os dados de vendas da ELETROs (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos). Para se ter uma idéia, em 1999, foram vendidos 23.308 aparelhos. No ano passado, já foram 194.217, o que significa um crescimento de 733% em relação ao ano anterior.
Em janeiro de 2001, já houve um aumento de 33,95% nas vendas, o que sugere que praticamente 33,8 mil unidades foram vendidas. Até o final do ano, a previsão da ELETROs é de um crescimento de 287% nas vendas, com um total de mais ou menos 250.000 aparelhos vendidos.
O crescimento nacional em vendas de aparelhos DVD, que é um setor relativamente novo, está muito acima da média global, segundo dados do Gartner Dataquest para o mercado mundial. Em 1999, foram vendidos 9,7 milhões de unidades no mundo. Já em 2000, foram 20,2 milhões – um crescimento anual de 108% – enquanto o nacional foi de 733%. Para 2001, a previsão é de um aumento de 83% nas vendas e cerca de 37 milhões de aparelhos vendidos. Em 2003, ainda segundo o Gartner, quase 74,7 milhões de unidades devem ser vendidas.

Lembra que a Cisco valia mais que a Microsoft? Esqueça… – Não são apenas as empresas pontocom que sofrem com os abalos da Nasdaq. A Cisco Systems, gigante do mundo dos roteadores, viu seu valor de mercado despencar mais de 80% nos últimos doze meses na bolsa eletrônica de Nova York.
Em 27 de março de 2000, a Cisco conseguiu a façanha de se tornar a companhia mais valiosa do mundo, superando a Microsoft por mais de 10 bilhões de dólares. Na época, o valor de mercado da Cisco ultrapassava os 555 bilhões de dólares, contra 541,6 bilhões da Microsoft.
No pregão do dia 05/04, no entanto, o valor de mercado da Cisco atingiu 107,3 bilhões de dólares, um dos menores patamares registrados nas últimas semanas. Em bom português, aproximadamente 437 bilhões de dólares simplesmente evaporaram em pouco mais de um ano. O preço do lote de mil ações da companhia, que chegou a valer US$ 75 há um ano, hoje pela manhã era cotado a pouco mais de US$ 14.
Nesse período, as ações da Microsoft também caíram. Em março do ano passado, os papéis da empresa de Bill Gates eram cotados a mais de US$ 89. Hoje, valem US$ 54,8. No entanto, o valor de mercado da Microsoft ultrapassa 292 bilhões de dólares, quase 185 bilhões a mais que a Cisco.

Beta do Apache 2.0 é liberado para download – Após quinze versões alfa e meses de atraso, foi liberado o beta do Apache 2.0, a nova versão do servidor de web mais usado no mundo. O download do programa pode ser feito no site da Apache Software Foundation.
A maior mudança em relação à versão 1.3 está no suporte a múltiplas threads, o que permite que um programa simples execute várias tarefas diferentes ao mesmo tempo. Segundo artigo de Kevin Reichard, editor do site Apache Today, isso significa que ele rodará melhor com Windows e aumentará a escalabilidade do servidor httpd.
Outras melhorias são o suporte às aplicações WAP e ao IPv6, a próxima versão do Internet Protocol (IP), atualmente em fase de teste.
O Apache é um software de código aberto, desenvolvido por programadores de vários países. O trabalho é coordenado pela ONG Apache Software Foundation.
Segundo pesquisa da Netcraft, o Apache está em 60% dos servidores de web. O concorrente mais próximo, o IIS, da Microsoft, tem 20%.

Oracle embarca no e-learning para desenvolvedores – A Oracle apresentou, no dia 06/04, o iDevelop2001, um serviço de treinamento online gratuito para desenvolvedores de todo mundo.
Os módulos de ensino, todos em inglês, cobrirão o desenvolvimento de aplicações wireless, serviços, sites e integração de e-business usando as tecnologias Java, XML e SQL para trabalhar em Oracle9i – nova versão do banco de dados que deverá ser lançada em maio. Os adeptos do e-learning da Oracle poderão obter certificação oficial da empresa.
O iDevelop2001 online complementa a série de conferências que serão realizadas no segundo semestre em oito cidades de quatro continentes. Nesses eventos, a Oracle pretende alcançar 12 000 desenvolvedores, administradores de bancos de dados e programadores. São Paulo está no roteiro com encontros marcados para os dias 30 e 31 de outubro.
Informações sobre as conferências estão no site da Oracle Technology Network (OTN), uma rede para desenvolvedores que, segundo a empresa, alcançou 1,5 milhão de membros e cresce ao ritmo de 68 000 novas inscrições por mês.



Há 20 anos…

Nas edições 12 e 13 de O Sistemático de 1981 foram publicadas notícias sobre desempenho do B6700, participação do prof. João Carlos Pires Bauer em reunião da SEI em Brasília, seleção de bolsistas para o CECOM, distribuição da Comunicação aos Usuários, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SEMINÁRIO DE LIBERAÇÃO DA VERSÃO III.2 DA BURROUGHS
Romildo Monte e William Andalécio estão hoje no Rio de Janeiro particuipando do Seminário que a Burroughs está promovendo para o lançamento da versão III.2.
Amanhã, eles já estarão em Belo Horizonte.
(Ano V, no 12 – 09/04/1981)

CONCURSO PÚBLICO PARA A UFBa
A Universidade Federal da Bahia contou com a colaboração da UFMG, através do Centro de Computação, na realização do seu Concurso Público no dia 12/04.
A primeira parte do serviço foi encerrada na madrugada de terça-feira, dia 14, e consistiu na preparação de folhas de resposta para leitora de marcas óticas e transcrição das mesmas após a realização das provas.
Nas próximas semanas serão realizadas mais algumas provas, as quais serão submetidas às mesmas rotinas.
Os responsáveis por esse trabalho foram Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Mauro Siqueira Lopes. O analista Célio de Oliveira, do CPD, e Maria Helena Silva, da Coordenadoria de Seleção de Pessoal da UFBa, estiveram no CECOM acompanhando os trabalhos.
(Ano V, no 13 – 15/04/1981)



Eventos



APRESENTAÇÃO DO TIVOLI

Na quinta-feira, dia 11/04, técnicos da IBM estiveram no LCC para uma apresentação técnica do software Tivoli. Estiveram presentes à apresentação: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, pelo CECOM; Fabiano Cruz Peixoto, Sérgio Luís Novaes e Edilson Costa de Oliveira, pelo LCC.

A apresentação, que foi feita por Cristiane Mirna Machado, da empresa Vanguard, junto com Vinicius de M. Franklin, da IBM, mostrou os diversos módulos que compõem o produto Tivoli, sendo que os que mais interessaram aos participantes da apresentação foram os relacionados com gerência de rede, inventário de software e hardware, gerência de armazenamento e backup e distribuição de software de rede.

Deverá ser agendada, a pedido do CECOM e do LCC, uma nova apresentação, enfocando especificamente o módulo gerência de rede.

TREINAMENTO NOTES I

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo mais duas turma de treinamento enfocando este programa para os usuários da Reitoria. Estas turmas, com 16 vagas cada uma, serão realizadas na próxima semana, na sala de aulas 1 do CECOM, no subsolo da Reitoria, nos dias 24/4, de 8:00 às 12:00 (inscrições até 20/4) e 26/4, de 13:30 às 17:30 (inscrições até 24/4). As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@cecom. ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

 

TREINAMENTO NOTES II

Dando continuidade ao treinamento de Lotus Notes, no dia 11/04 foi oferecido um treinamento para os seguintes funcionários: Ana Raquel Carvalho da Silva Martins (CTIT), André Gomes Moura (CAC), Benjamim Rodrigues de Menezes (CTIT), Célia Antonieta da Silva (DRCA), Danilo Leandro dos Reis (PJ), Isabella Maria Corrêa Viana (PROGRAD), Luiz Antônio Almeida de Oliveira (DRCA), Maria Célia Nogueira Lima (CAC), Maria José Gomes Silva (CEDECOM), Maria de Fatima Gouveia (PJ), Paulo Fernando da Silva (Auditoria), Romero Hallen (CEDECOM), Rosangela Ferreira Santos (DRCA), Rosemeire Rocha Fernandes (DRCA), Rosilene Martins (CEDECOM), Sônia Maria Machado (PROGRAD) e Vanete Marques Rodrigues (PRORH).

O treinamento teve como instrutor Adyr Rodrigues Nascimento e monitor Clayton Ricardo Santos.

Hoje, dia 19, estará sendo oferecido mais um curso, no horário de 13:30 às 17:30, na sala de aulas 1 do CECOM, no subsolo da Reitoria, para os seguintes funcionários: Cláudia Márcia da Silva Ferreira (PRA), Daniele Monteiro Moreira (Gabinete), Esdras Viggiano de Souza (CECOM), Fábio Pereira de Menezes (PJ), Iara E. M. Santa Bárbara (PRORH), José Carlos Tadeu (DRCA), Leusléia Ferreira Dias (DRCA), Luciene Paula Barbosa Delogo (PRPG), Maria Helena Braga Mendes (SODS), Mônica Gonçalves Azeredo Torres (PROPLAN), Paulo Roberto Parreira Guimarães (DRCA), Roberto de Siqueira (DRCA), Rosimairy Gomes Vieira (PRPG), Selma Maria da Silva Coura (PRPG), Vânia Cardoso Soares do Couto (PROPLAN) e Willer Alves Teixeira (PRA). O instrutor será Eugênio Pacelli Pereira de Souza e o monitor Danilo Pinheiro Soares Guimarães.

CURSO FORMAÇÃO DE PREGOEIRO

A Escola de Administração Fazendária – ESAF – está promovendo nos dias 19 e 20/04, um curso de Formação de Pregoeiro com o objetivo de proporcionar aos participantes as condições necessárias e indispensáveis para desempenhar as funções de pregoeiro, oferecendo elementos técnicos para aprimorar seus conhecimentos, propiciando-lhes meios para efetuarem contratações com maior economia, segurança e eficiência.

Com carga horária de 16 horas/aula, o curso está sendo realizado no Centro de Treinamento da ESAF, no Belvedere.

Do Centro de Computação estão participando do curso as funcionárias Alda Batista e Márcia Regina Lemos, da DAA.

CURSO DE ACCESS

O CECOM, juntamente com a PRORH, está oferecendo, desde o dia 16/04, um curso de Access para funcionários da UFMG. Este curso, com carga horária de 30 h/a, será encerrado no dia 27 de abril e tem como instrutor Gilmar Lima Guimarães.

Estão participando do treinamento, os seguintes funcionários: Bruno Sales Ferreira (PROPLAN), Eliezer de Matos Miranda (ECI), Gino Ottoni Durante (CECOM), Guilherme Queiroz de Macedo (DMP), Marcos Evangelista Alves (FAE), Maria Augusta Ferreira da Silva Leite (COLTEC), Rachel Alves Fonseca (CEP), Renato Luiz Ribeiro (Belas Artes) e Walter Guerra (LCC).

CURSO DE EXCEL

O CECOM e a PRORH estarão oferecendo, no período de 23 a 27 de abril, um curso de Excel, no horário de 8:30 às 11:30, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria. Estarão participando do treinamento os seguintes funcionários: Carlos Vinicius de Souza Coelho (Face), Cristina de Paula Pacheco (Odontologia), Edirlaine Aparecida Marques (IGC), Eliane Maria Fernandes Lopes (ECI), Geraldo Bonfim Fernandes Teixeira (CPPD), Helena Maria de Deus Castro (Proplan), Mariângela Borges (ICB), Maura Virgínia Xavier (Belas Artes) e Paula de Almeida (DSG).

A instrutora do curso vai ser Márcia Regina Lemos e o monitor Helvécio Cossenzo Pinto.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Esta semana, O Sistemático envia os parabéns para os ex-ceconianos Alberto Henrique Frade Laender (DCC), amanhã, dia 20; Christiano Gonçalves Becker (DCC), no dia 2; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo (LCC) e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26.

NENÉM PARA BREVE: Todos já sabem, mas vale registrar. Renata e Iremar Nunes de Lima estão à espera do primeiro filho. O Sistemático envia um abração.

CASAMENTO: Carolina, filha de Maria Laura e José Tarcísio Rodrigues vai se casar com Michael Molinari às 18:00 do dia 28 de abril, na Igreja São Francisco de Assis da Pampulha.