Sistemático: Edição 1071 – 26/04/2001


Notícias



SERVIDORES NETWARE

Foi realizada, na semana passada, a instalação e configuração do sistema operacional Novell Netware em três servidores IBM Netfinity, modelo 3500, que irão substituir os atuais equipamentos que atendem aos prédios da Reitoria, Biblioteca Central (Editora e Biblioteca Universitária) e UA II (DPFO e SAST).

A instalação está sendo feita pela empresa Informa Tecnologia e acompanhada por técnicos da DAC.

Está prevista para este sábado, dia 28, a migração dos arquivos e usuários da Reitoria para o novo servidor.

O responsável por este trabalho pelo CECOM é Márcio da Costa Viana e pela Informa, Judson Senra do Nascimento.

VISITA AO CECOM

Estiveram em visita ao CECOM, no dia 24/04, para conhecer a infra-estrutura de redes de comunicação da UFMG, tanto voz quanto dados, representantes da Universidade Federal e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Eles vieram acompanhados de profissionais da empresa Ericsson, que é o fornecedor das centrais telefônicas utilizadas em toda a UFMG.

Os visitantes foram recebidos por Márcio Luiz Bunte de Carvalho e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e, acompanhados por Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, conheceram as instalações físicas e os equipamentos existentes no subsolo do prédio da Reitoria, onde fica instalada a Central Telefônica principal do Campus da Pampulha.

Estiveram participando da visita: prof. Luiz Antônio A. Gonçalves (Vice Reitor da UE), Andrei Ramos Belo (UE), Rudel Trindade (UF), José Delfino Dias (UF), Joelson Brito (UF), Edilson Ferreira da Silva (Ericsson), José Antônio Braga e Emerson Oliveira (Distribuidores Erik Data).

LEVANTAMENTO DE SOFTWARE INSTALADO

O CECOM, através da Divisão de Atendimento e Consultoria, está fazendo a verificação, nas estações de trabalho da Rede Reitoria, de existência de programas instalados sem o devido licenciamento. Após o levantamento, realizado pela equipe de estagiários da divisão, a chefia da DAC está se reunindo com a administração do órgão, de modo a comprovar o licenciamento de programas que não façam parte do ambiente padrão instalado no CECOM. Já foram realizadas reuniões com a PRPq, CT&IT, IEAT, SODS, PROGRAD, PRA, PRPG e PROPLAN/DCF. O levantamento foi feito, também, na PROEX, COPI e ACI.

IMPRESSORAS NO METAFRAME

Após a implantação do módulo de Relatório Individual do Sistema INA 2000, o CECOM recebeu diversas consultas relativas ao funcionamento inadequado de algumas impressoras com o sistema.

A DAC encontrou solução técnica para permitir o uso de quase todas as impressoras que apresentaram esta disfunção. Restam ainda em testes algumas impressoras, como a HP 820, que não funcionou em todos os locais.

Cada tipo de impressora possui um “trecho” de software, denominado driver, instalado no microcomputador, que faz com que ela possa adequadamente imprimir os relatórios, enviados pelo sistema operacional. Infelizmente, pela velocidade do mercado de Tecnologia da Informação (tanto de impressoras, quanto de sistemas operacionais) e a não padronização de procedimentos de trabalho de alguns destes fornecedores, chegou-se a ter mais de uma versão de driver para a mesma impressora/sistema operacional. Especificamente no caso da HP, tem-se às vezes um driver no site da empresa na Web, outro no CD do Windows e um terceiro vindo junto da impressora. Assim, pode ocorrer de uma impressora estar funcionando normalmente no local onde está instalada e apresentar problemas de funcionamento quando usando a infra-estrutura provida pelo CECOM, que utiliza Windows NT Terminal Server, combinado com Metaframe. Já do lado do usuário, pela diversidade atual, podem existir Windows 95, 98, Me, 2000 e NT WorkStation, isto para falar somente do ambiente Windows.

Após muitos testes, a equipe da DAC compatibilizou a operação dos seguintes drivers, seja por solução direta (uso de driver próprio) ou alternativa (uso de driver de outra impressora com funcionamento similar (*)):


AGFA-AccuSet 1000
Apple LaserWriter Select 360
Brother M-1909
*Canon BJC-240L
*Canon BJC-250 Series
Canon BJC-5000 Series
Canon Bubble-Jet BJ-200
Canon Bubble-Jet BJ-200e
Canon Bubble-Jet BJ-200ex
Epson DFX-8000
Epson FX-100
Epson FX-100+
Epson FX-80
Epson LQ-1070+ ESC/P 2
*Epson FX-1170
Epson LQ-570 ESC/P 2
Epson LQ-570+ ESC/P 2
Epson LX-300
Epson LX-400
Epson Stylus COLOR 200 -Z-
HP DeskJet
HP DeskJet 520
*HP DeskJet 520C
HP DeskJet 560C
HP DeskJet 600
HP DeskJet 600 (Monochrome)
*HP DeskJet 610C
HP DeskJet 610C Series
*HP DeskJet 640C
HP DeskJet 640C Series
HP DeskJet 660C
*HP DeskJet 670C
*HP DeskJet 680C
HP DeskJet 680C Series v11.0
hp deskjet 690C series v11.0
HP deskJet 690C Series v11.0
*HP DeskJet 692C
*HP DeskJet 693C
*HP DeskJet 695C
HP DeskJet 710C Series
HP DeskJet 720C Series v10.3
*HP DeskJet 810C
*HP DeskJet 840C
HP DeskJet 840C Series
HP DeskJet 820C Series v8.5
HP DeskJet 850C
HP DeskJet 855C
*HP DeskJet 890C
*HP DeskJet 930C
*hp deskjet 930c series
hp deskjet 930c series
HP LaseJet 1100
HP LaseJet 2100 Series PCL 6
HP LaseJet 4
HP LaseJet 4 Plus
HP LaseJet 4050 Series PCL 5e
HP LaseJet 4L
HP LaseJet 4M Plus
HP LaseJet 4P
HP LaseJet 4Si
HP LaseJet 4Si/4Si MX PS
HP LaseJet 5
HP LaseJet 5/5M PostScript
HP LaseJet 5P
HP LaseJet 5P/MP PostScript
HP LaseJet 5Si
HP LaseJet 5Si/5Si MX PS
HP LaseJet III
HP LaseJet IIP
IBM Proprinter III
IBM Proprinter XL III
Lexmark Optra R Series PS
Olivetti DM 109
*Olivetti DM 209L
Panasonic KX-P2624
Xerox 4520
Xerox DocuPrint N24/N32/N40 PS
*Xerox DocuPrint N24/N32/N40 PS3
*Xerox DocuPrint N24

 

O CECOM informa que restam apenas ocorrências esporádicas de problemas relacionados com “sobre-impressão”, talvez em função do uso de drivers alternativos.

Estas situações ocorrem em função do estilo do ambiente universitário, no qual não há padronização na compra destes equipamentos, sendo a maioria feita por menor preço ou opinião pessoal do comprador/solicitante.

APOSENTADORIA

Através da Portaria no. 807, de 11 de abril de 2001, foi publicada no Diário Oficial da União, a aposentadoria do operador do CECOM, Jorman Bernardino Soares.

Jorman entrou para o CECOM em 7/10/1976, como Perfurador, lotado na Seção de Digitação. No início de 1981, passou a ocupar o cargo de Operador, permanecendo na equipe de Operação até a sua saída. A aposentadoria de Jorman ocorreu após licença médica a partir de julho de 1998.


Informativo



Genteware

Como foi difícil esta entrevista. O dia se inicia com ele passando instruções para a equipe da telefonia e o telefone não pára de tocar, numa seqüência de dúvidas que ele tenta resolver. Mas valeu a pena esperar para escutar a história mais longa de todos os ceconianos, apesar dele ter se tornado um ceconiano no ano 2000. Ele é Antônio Carlos Soares, responsável pela equipe da telefonia, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

O primeiro contato que Antônio Carlos teve com o Campus da UFMG, fato que, rindo, gosta de contar, foi em 1965, após um jogo no Mineirão, recém inaugurado. Naquela época, ainda não havia estrutura de ônibus para o estádio e, para ir embora, a pé, para o centro da cidade, o jeito foi cortar caminho passando por dentro do campus. Assim, ele pisou pela primeira vez na UFMG. E em 1966, após Concurso Público para Agente Administrativo, foi trabalhar na Secretaria Administrativa da Escola de Biblioteconomia, que funcionava no 6º andar do prédio da Reitoria, onde ficou durante três anos. Era uma beleza, segundo ele, com 40 alunas e 3 homens. Tinha um relacionamento tão bom na escola, que foi lá que conheceu a sua esposa, aluna do curso na época. Em 1967, prestou vestibular para Engenharia Elétrica no antigo IPUC – Instituto Politécnico da Universidade Católica, hoje PUC/MG, passou e fez o curso à noite. No início de 1970, pediu exoneração da Escola de Biblioteconomia e foi contratado pela antiga Prefeitura da UFMG, para trabalhar na área de instalações elétricas das obras que estavam surgindo, como ICB, Física, ICEx etc. Quando se formou, fez concurso interno para engenheiro e foi contratado pela UFMG em 1972, como responsável pelo setor de instalações elétricas, permanecendo na área até 1990. Antônio Carlos contou que, desde que assumiu o setor, a área de telefonia já estava encostando na área de elétrica, ficando cada vez mais perto. E foi assim que começou com a telefonia, no início de forma bem tímida e crescendo aos poucos. Em 1990, quando assumiu o cargo de diretor do Depto de Manutenção, deixou a parte de instalação elétrica, dedicando-se somente à telefonia, até novembro de 1993, quando se aposentou.

Ao se aposentar, a administração central pediu para que permanecesse no cargo até terminar a gestão da profa. Vanessa, através de contrato feito pelo DPFO. Logo veio o mandato do prof. Tomaz e a nova administração manteve o contrato, que depois foi transferida para a Fundep. Antônio Carlos se lembrou de que, no mandato da profa. Vanessa, aconteceu a grande arrancada da telefonia, com a instalação das centrais telefônicas da Fafich e ICEx. Na administração seguinte (prof. Tomaz), o ritmo de implantação dos novos equipamentos acelerou ainda mais e foram instaladas as demais centrais do Campus (Reitoria, ICB, Veterinária). Paralelamente, foram implantados novos equipamentos no Campus Saúde, Arquitetura, Farmácia, FACE, Direito e, posteriormente, no Conservatório. Hoje o trabalho se concentra em ampliações/atualizações das centrais.

O trabalho de Antônio Carlos na telefonia é de coordenação e planejamento. Tudo que existe hoje é produto de estudos de longo prazo. Para se ter uma idéia, o equipamento anterior só atendia a Reitoria, com 360 ramais. Hoje existem 3100 ramais, distribuídos em cinco centrais que estão interligadas com fibra ótica.

Como é chefiar a turma da telefonia? Antônio Carlos contou que, no início, tinha um encarregado, o Waldir, que o ajudou muito no recrutamento e formação dos atuais técnicos, que hoje trabalham diretamente sob sua supervisão. Ao contrário do restante da equipe, que trabalhou em diversos locais, Antônio Carlos sempre esteve no Unidade Administrativa II. Quando da implantação do novo equipamento na Reitoria, em 1995, toda a equipe de telefonia foi transferida para o subsolo da Reitoria. Foi um passo importante para a integração do pessoal, com todos trabalhando no mesmo ambiente e próximo aos equipamentos.

Já nesta época estava sendo lançada a semente para a fusão com o CECOM, exatamente no momento em que empresas como Telemig começavam a tratar voz e dados de forma unificada. A vinda para o CECOM em 2000 foi uma situação nova, um desafio que ainda continua.Segundo Antonio Carlos, trabalhar com o Frota e o Eduardo está sendo muito bom, pois são pessoas de muito conhecimento técnico e por isto está sempre procurando pegar uma carona com eles .

Antônio Carlos contou que a fusão ainda está acontecendo. Para ele, pessoalmente, houve um ganho considerável, pois além de ser responsável técnico pela telefonia, antes de vir para o CECOM, era responsável também pela parte administrativa. Era tanta coisa que, a certo momento, buscou Edir, uma das telefonistas, para ajudá-lo na elaboração das planilhas de rateio das contas telefônicas, controle de férias, abonos e outros serviços. Para ele, ela foi uma pessoa sensacional, competente, que o ajudou muito a ter tempo para se dedicar aos projetos da telefonia. Com a transferência para o CECOM, todos os serviços administrativos foram para a DAA, e agora não tem mais aquelas responsabilidades. Foi um grande alívio e a mudança melhorou a qualidade dos serviços. Um exemplo é a elaboração da planilha de rateio, que foi melhorada, atualizada e evoluiu muito pela transparência com que os serviços são feitos e informados aos usuários.

Com todas essas mudanças, quem mais ganhou foi a instituição, dando um passo estratégico. Antônio Carlos disse que é gratificante ver tudo isso que aconteceu, e acha que fizeram a coisa certa.

Ele disse que está gostando do CECOM, a equipe é competente e dedicada, mas ainda não conhece bem a todos. Já participou de duas festas, a Junina e a de Natal do ano passado, e acredita que com mais umas duas festas estará totalmente integrado. Comentou que no CECOM a informação rola mais, existe uma facilidade de acesso as estas informações. Isto tudo torna as coisas transparentes e, consequentemente mais fáceis de serem assimiladas.

Perguntado se sabia de algum caso engraçado, Antônio Carlos contou que levou um certo tempo para se acostumar com o Frota utilizando aquele telefone sem fio. Às vezes, perguntava alguma coisa para ele e ele respondia outra. Aí é que percebia que o Frota estava ao telefone. O engraçado era quando o encontrava no meio do corredor do subsolo, parecendo que estava conversando sozinho, gesticulando sem parar. E descobria, mais uma vez, que ele estava ao telefone… Agora, já se acostumou.

Antônio Carlos é casado há 27 anos com Vera, que já foi vice-diretora da Biblioteca Universitária, e tem três filhas, Carolina, Isabella e Bárbara. As duas primeiras cursam Medicina e a última faz Fisioterapia. E ele brinca dizendo que vai ter que comprar peças e mais peças de linho branco para as roupas que elas vão passar a usar! Nasceu na cidade de São Roque de Minas, terra também da Alda, que, aliás, é sua prima. Sua família se completa com o pai, João (já falecido), a mãe, Bertilha e mais oito irmãos: Alberto, Júlia, Carlos, Nívea, João, Marcos, Marluce e Roberto. Ele é o quarto filho. Falando em São Roque, ele pediu para fazer uma pequena propaganda da sua cidade, dizendo que é um dos pontos mais requisitados de turismo ecológico no país. É o lugar ideal para quem gosta da natureza, estando localizada perto da nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra. Apesar de ser uma cidade pequena, existe uma infra-estrutura completa para receber os turistas. Saiu de São Roque bem novo, para estudar em Passos e, em 1959, veio para Belo Horizonte estudar no Colégio Municipal, onde terminou o curso científico. Em 1962, com 15 anos de idade, começou a trabalhar no antigo Banco da Lavoura. Nesta época, entendeu que faria faculdade à noite, para poder trabalhar, e por isto, foi para o IPUC. Em 1972, se formou em Engenharia Elétrica e depois fez o curso de Administração de Empresas na UNA.

E as coisas que Antônio Carlos gosta? Ele disse que é muito família, gosta muito de viajar, gosta de praia e gosta de conversar. Sonha em morar na praia. Detesta solidão e não gosta de televisão. Foi petequeiro e diziam que jogava bem. Gosta de fazer caminhadas e está se iniciando, juntamente com a filha mais nova, no trecking. Gosta também de vôlei, como espectador, e do Guga. É muito ligado à terra e já teve alguns projetos agrícolas.

Contou que não se sente velho e deve isto ao convívio com as filhas. Antônio Carlos se considera uma cria da UFMG e não tem nenhum arrependimento por isto. Gosta de trabalhar, não tendo aversão pela segunda-feira. E tem uma característica que não perdeu desde que começou a trabalhar em obras: o de sempre chegar bem cedo ao trabalho. Está todos os dias no CECOM antes das 7:30 e gosta de ir para casa cedo. Ainda quer trabalhar muito e a vinda para o CECOM o está fazendo trabalhar e aprender bastante. Gostaria de morar à beira-mar e disse que quem nasce longe do mar deve estar pagando alguma coisa. Seu sonho de pai, é ver as filhas realizando seus sonhos e vibra muito com elas. Acompanha tudo e acha que é um Pai Nota 10. Acredita que as pessoas têm vários pilares de sustentação na vida, e no seu caso, a família é o principal deles.

Este é o Antônio Carlos, que hoje ficamos conhecendo mais. Todo sorridente, vimos como ele gosta de conversar, de relembrar de todo o trabalho já realizado na UFMG e de comentar sobre os novos desafios. Se alguém acreditar, durante a entrevista o telefone não tocou hora nenhuma, voltando a tocar somente ao término da conversa. Alguém ajudou…

ERRATA

Retificando informação publicada no Sistemático no 13, de 19/04/2001, na matéria sobre Ampliação de Infra-estrutura Central,cabe esclarecer que o número de licenças adquiridas do Oracle 8i foi ilimitado e não limitado como apareceu publicado.

Quanto ao número de acessos simultâneos ao cluster de servidoras, ele passará de 90 para 225 e não de 0 para 225, como foi informado.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas interessantes:

– Um site para os aficcionados pela arte do holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) está no endereço http://www.vangoghgallery.com/. A galeria virtual contém todas as cartas, pinturas e todos os rascunhos do pintor. (Site em inglês, Espanhol e Russo)

– Uma página super saudável é http://www.bebaleite.com.br/. Você sabe que uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de São Paulo, mostrou que 60% dos jovens paulistanos de classe média têm deficiência de cálcio? Você sabe que, como resultado de um baixo consumo de leite, normalmente substituído pelos refrigerantes, isto poderá resultar em ossos fracos na velhice? A página tem ainda informações nutricionais, receitas etc. Doe leite a crianças carentes – 50 ml por um único clique.

– Se você gosta de preparar refeições variadas, vá até a página Batuque na Cozinha (http://www.batuquenacozinha.com.br/). Você pode procurar receitas de acordo com o que você quer fazer. Para quem gosta de preparar pratos requintados, a página oferece receitas light, práticas, kasher, e também as específicas para crianças, vegetarianos e diabéticos. Se você gosta de uma bebida para acompanhar, a página o ajuda a conhecer os bons vinhos, os destilados, e mostra como fazer os drinks e sucos mais apropriados a cada ocasião. Vale a pena conferir.

– Uma página que se preocupa com o dependente de droga de forma construtiva e interativa é o http://www.toloco.com.br. Visite a página e obtenha informações sobre narcóticos e depoimentos reais que mostram aos internautas a verdade sobre as drogas. Converse com uma psicóloga on line gratuita que indica a solução mais adequada para os diferentes casos de droga.

– Visite a página http://www.datelineterra.com/itc/tarifas.htm e veja a tabela que mostra o valor da tarifa de cada Estado (valor que é cobrado por cada impulso numa determinada região). Vale a pena conferir.

– Se você não sabe como presentear ou se fica andando pra lá e pra cá a procura de um presente, então visite a página http://www.centraldedesejos.com e tenha uma idéia do que comprar. São várias dicas de presentes e você pode escolher a ocasião, por sexo, idade e preços. Vale a pena conferir.

– Uma página que usa a tecnologia flash e usa e abusa de movimentos da arte marcial é o http://games.sohu.com/fightgame/fight3.swf. A página simula uma luta de bonequinhos de palito, cheio de golpes de artes marciais, com direito até a uma cena clonada de Matrix. Para os momentos em que não há nada para fazer. É super legal. Vale a pena conferir.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Anatel pode vender licenças de 3.ª geração em 2002 – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá vender licenças para serviços de terceira geração de telefonia celular já no próximo ano, disse o presidente da agência, Renato Guerreiro, no dia 10/04.
“Se os equipamentos estiverem disponíveis, já estaremos vendendo as licenças no ano que vem”, disse ele a repórteres depois de participar de uma conferência internacional sobre terceira geração de telefonia no Rio.
Guereiro acredita que essas licenças devem ser disputadas pelas operadoras de telefonia móvel já existentes uma vez que o Brasil só tem disponível para terceira geração uma faixa de 30 megahertz. Ele estima que para uma nova operadora entrar no mercado ela precisaria de uma faixa de 15 a 20 megahertz.
Guerreiro disse que provavelmente haverá espaço para três operadoras com 10 megahertz cada.
O presidente da Anatel lembrou que o serviço de terceira geração é um complemento ao oferecido pelas atuais operadoras de telefonia celular. “Serviço de 3G visa atender nichos específicos de mercado´´, disse. Afirmou ainda que espera que o custo das licenças não seja muito elevado.

Sistema para compras virtuais do governo já está no ar – O Comprasnet, sistema pelo qual o governo federal fará suas compras através da internet, foi apresentado ontem durante o III Encontro E-Gov.
O site foi criado para facilitar o acesso de toda a população às informações sobre as licitações governamentais e todas as negociações realizadas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Além disso, traz a legislação vigente, publicações e informações para o cadastramento de fornecedores. Uma área, de acesso livre, também libera a consulta ao andamento de cada licitação, aos resultados finais dos processos de compra e aos pregões eletrônicos – espécie de leilões reversos promovidos pelo governo.

Crise grave leva Vírtua a suspender cobrança em maio – Os assinantes do serviço de acesso rápido à internet Vírtua, da Net, estão recebendo uma carta da empresa comunicando que terão um abono de 30 dias nas mensalidades.
O aviso ocorre em meio a uma séria crise nos serviços de acesso por cable-modem prestados pela empresa. Não se viam problemas tão graves com um provedor desde que o finado SOL foi lançado pelo SBT vários anos atrás.
Os assinantes do Vírtua estão penando com interrupção no acesso, pois os cable-modems perdem a sincronia, e com lentidão nas conexões nas horas em que o serviço funciona.
Outro problema adicional é que várias páginas não carregam no acesso do Vírtua. Em muitos casos é preciso dar reload ou refresh, e alguns endereços simplesmente não carregam nunca.
As queixas sobre os problemas têm causado enormes congestionamentos nas centrais de atendimento do Vírtua, deixando assinantes à espera às vezes por uma hora. O descontentamento dos assinantes pode ser constatado em listas como Eu Odeio o Vírtua, do Yahoo! Brasil.
Os técnicos da empresa têm trabalhado na rede a cabo da empresa e nas casas dos assinantes em três turnos, sete dias por semana, mas parecem impotentes, por enquanto, diante da profundidade dos problemas enfrentados.
No comunicado aos assinantes, a Vírtua reconhece que os seus usuários estão insatisfeitos e diz que os problemas atuais são inaceitáveis. Diz também que sabe que o abono “não compensa o desconforto causado”.
Entre as providências citadas, o Vírtua inclui o aumento da capacidade de sua central de atendimento, que será triplicada.
Num acesso (com o perdão do trocadilho) de humildade, o Vírtua chega a lembrar que sabe que seus assinantes podem optar pelos serviços de outras empresas, e que está se empenhando para manter a preferência dos internautas.
É uma atitude mais diplomática do que a de uma semana atrás, quando um dos executivos da empresa, ao comentar a demora do atendimento, reclamou ao caderno de Informática do Estadão que vários usuários ficam muito tempo no telefone tirando dúvidas que nada têm a ver com o Vírtua, como por exemplo configuração de computador. Dá para imaginar a repercussão de uma declaração dessas junto a consumidores já irritados.
Quando o Vírtua estreou, pouco mais de um ano atrás, nada indicava que algo assim poderia acontecer. A empresa testou o acesso por cable modem por dois anos, em Sorocaba, e teve um período tranquilo de teste piloto em São Paulo.
Testado por INFO, o serviço cravou cinco estrelas, a pontuação mais alta possível. De lá para cá, alguma coisa séria degringolou.

Intel pode provocar guerra de preços de chips – A grande probabilidade da Intel baixar entre 50% e 60% o preço de seus chips pode gerar uma grande guerra de preços nesse mercado. Pelo menos é no que acredita o diário americano sobre o mercado financeiro The Wall Street Journal.
Na semana passada, a Intel havia anunciado no Japão que baixaria o preço do Pentium 4, numa tentativa de alavancar suas vendas. Mas o mercado esperava uma redução de cerca de 20%, e não um corte pela metade no preço dos chips.
Não é apenas a Intel que está correndo atrás do prejuízo. Segundo o Wall Street de ontem (dia 17), a AMD, que já pratica preços inferiores aos da Intel, também anunciou que irá vender mais barato seus produtos. Ambos os fabricantes possuem maior capacidade de produção do que a demanda.
A matéria afirma que analistas de mercado acreditam que, a partir de agora, os consumidores americanos poderão comprar computadores de última geração por menos de dois mil dólares – valor que era pago, há menos de seis meses, por máquinas com a metade da capacidade de processamento.

Nextel cria primeira rede de celular full-time na web – A Nextel criou o serviço de transmissão de dados Nextel Online, inaugurando a primeira rede de comutação de pacotes do país, que fará o usuário de iDEN ficar conectado à internet em tempo integral a 22 Kbps.
As redes de comutação por pacote trazem duas vantagens inatas para o usuário: permitem conexão permanente à internet e preços mais baixos do que a cobrança por tempo de uso, que as operadoras praticam no Brasil. A nova rede Nextel Online deve entrar em operação em junho deste ano.
Além da nova infra-estrutura, a Nextel Online também contempla um conjunto de serviços baseados na tecnologia K-Java. “Temos um ambiente de desenvolvimento aberto para a criação de aplicações específicas para a necessidade de cada empresa”, diz Milton Longobardi, diretor da Nextel Brasil. Entre as aplicações já oferecidas pelo Nextel Online estão o browser WAP, o aplicativo de recebimento e envio de mensagens Two Way, que suportam até 1100 caracteres por mensagem, e um conjunto de aplicações para m-commerce com chave de criptografia de 180 bits.
O modelo de cobrança adotado pela Nextel será baseado no perfil de serviço contratado pela empresa. Aplicações que exijam alto nível de segurança devem ter preços mais altos.
A Nextel é operadora do sistema de comunicação iDEN, que reúne telefonia celular, rádio digital bidirecional e transmissão de dados. A operadora cobre as cidades de São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos e Rio de Janeiro e possui hoje 400 mil usuários. Até o segundo semestre, a empresa deve inaugurar operações em Belo Horizonte, Brasília, Ribeirão Preto e Curitiba.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático divulga os seguintes termos de informática:

Boot Drive – Drive de boot, a unidade de disco usada para dar boot no micro. Normalmente é o disco rígido, mas pode ser um disquete, CD-ROm, Zip, ou qualquer outra unidade de armazenamento de dados.

Buffer – Uma pequena área de memória ultra-rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. É encontrado em HDs, gravadores de CD, modems, e muitos outros. Apesar de serem sinônimos, o termo “buffer” é mais usado em relação aos dispositivos anteriormente citados enquanto o termo “cache” é mais usado com relação aos processadores e memória RAM.

Bus – Barramento, meio de transmissão de dados entre dois ou mais componentes. Exemplos são os barramentos PCI, AGP e ISA da placa mãe, que ligam os periféricos ao chipset e consequentemente ao processador.

Crosstalk – Interferência causada pela proximidade entre dois circuitos ou cabos.

Cluster – Um conjunto de setores do HD que são endereçados pelo sistema operacional como uma única unidade lógica. Em outras palavras, um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional. Cada cluster tem um endereço único, um arquivo grande é dividido em vários clusters, mas um cluster não pode conter mais de um arquivo, por menor que seja. O tamanho de cada cluster varia de acordo com o sistema de arquivos escolhido na formatação do HD. Usando FAT 16 cada cluster tem até 32 KB, usando FAT 32 cada cluster possui apenas 4 KB. Usando NTFS (o sistema de arquivos utilizado pelo Windows NT e 2000) cada cluster possui entre 512 bytes e 4 KB, dependendo do tamanho da partição. Quanto menores forem os clusters, menor será a quantidade de espaço desperdiçada no HD, sobretudo ao gravar vários arquivos pequenos, já que mesmo com apenas 1 byte de tamanho, qualquer arquivo ocupará um cluster inteiro.

Ferrite – Material composto basicamente de óxido de ferro, usado na camada magnética de fitas K-7, fitas de vídeo, disquetes e HD muito antigos.

Hard Error – Usado em relação a discos rígidos. Um Hard Error ocorre sempre que não é possível ler dados armazenados num setor qualquer do HD, mesmo depois de várias re-leituras. O setor é marcado como defeituoso (bad cluster) por programas como o scandisk para que não seja mais usado. Mas de qualquer forma não é possível recuperar os dados anteriormente gravados. Este tipo de erro é causado por danos na superfície magnética do HD, não tem conserto.

FERIADO

NA TERÇA-FEIRA, DIA 1o. DE MAIO, é DIA DO TRABALHO.
UM BOM DESCANSO PARA TODOS.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 14, de 24/04/1981, divulgou notícias sobre a reunião da SEI em Cuiabá, cursos do Depto. de Ciência da Computação, Concurso Público na UFMG, Projeto Conrac, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO EM SALVADOR
A Diretora Geral do CECOM, Maria Miriam Arruda Salvador, estará nos dias 29 e 30 de abril, em Salvador, em reunião no CPD da Universidade Federal da Bahia. Nessa reunião, será discutida a possibilidade de ser processado na UFMG o Vestibular de 1982 na UFBa.
No período, Romildo Monte estará respondendo pela Diretoria Geral do CECOM.

 



Eventos



TREINAMENTO NOTES

Dando continuidade ao treinamento de Lotus Notes, foi realizado um curso no dia 24/04 para os seguintes funcionários de órgãos do prédio da Reitoria: Ana Maria Jerônyma de Lima (PROEX), Ana Paula Favarini Aires de Lima (PRPG), Bruno Sales Pereira (PROPLAN), Eduardo Luiz Silva Rocha (DRCA), Eliane Cristina de Sousa (PRPQ), Gabriela Cristina Santiago de Paulo (PROPLAN), Heloisa Aurora B. Pires da Costa (PRPG), Maria Bernadete de Assis Moreira (PROGRAD), Maria Donizete do Carmo (DRCA), Maria Aparecida Pieri Pereira (PRPG), Marilene Guimarães Leão (PROEX), Sebastião de Carvalho Duarte (PROGRAD) e Zélia Pires da Silveira (PRPG). Instrutor: Adyr Rodrigues Nascimento. Monitor: Danilo Pinheiro Soares Guimarães.

E hoje, dia 26, está sendo realizado mais um curso, no horário de 13:30 às 17:30, na Sala de Aulas 1 do CECOM, para os seguintes participantes: Ana Maria Medeiros (PRPG), Eduardo Ângelo Costa (PROPLAN), Evandro José Perez Godinho (DRCA), Fábio Roberto F. Bram (IEAT), João Cloves Coelho (CECOM), João Batista Guglielmelli (PRPG), Maria Emerenciana Vicente Araujo (PRA), Maria Salete Barroso (DRCA), Maria Dolores Diniz (PRPG), Nazareth Cristiane A. Martins Nunis (Gabinete), Ricardo Viana Velloso (PROGRAD), Veraci Silveira Teixeira (CPPD), Wallace Santana Abreu (PROGRAD) e Zenalva Alves Sena (PRPG). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Esdras Viggiano de Souza.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Cleto Boechat Véo, hoje, dia 26; Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, Filipe José Leão Corrêa e Maria Miriam Arruda, no dia 28; e José Tuédes de Resende, no dia 29.