Sistemático: Edição 1072 – 03/05/2001


Notícias



NOVOS SERVIDORES DE REDE LOCAL

No último final de semana, foram liberados os novos servidores BU e Reitoria. Além da mudança de equipamentos, que passaram a ser da linha Netfinity, da IBM, foram feitas algumas alterações no ambiente operacional. Os vários volumes de cada uma foram reduzidos para apenas 2, um volume SYS e um volume DADOS. Os volumes DISK, PUBLIC e os relativos aos órgãos passaram a ser subdiretórios do volume DADOS. Isso vai simplificar muito a gerência do CECOM e flexibilizar a distribuição de espaço em disco. Para o usuário, essa mudança deve ser transparente, uma vez que os mapeamentos foram acertados para apontar para o novo “disco”.

No caso da UA2, não foi possível colocar as placas de rede retiradas do equipamento antigo. Para contornar isso, os discos do novo servidor foram retirados e instalados no antigo servidor que atende à Reitoria. Ao longo dessa semana, a Divisão de Atendimento e Consultoria esteve verificando os procedimentos necessários para ativar o Netfinity.

No dia 30/4, algumas situações foram reportadas, tais como:
– os usuários da BU não conseguiram conectar, devido a algum problema na placa de rede do servidor, que foi substituída;
– alguns usuários da Reitoria tiveram problemas de mapeamento, devido a pequenos erros nos login scripts, que já foram acertados;
– algumas impressoras de rede não funcionaram, mas isto também foi resolvido.

A DAC continua fazendo os ajustes finais no novo ambiente, inclusive a colocação do limite de espaço em disco para os usuários.

LINK PARA MONTES CLAROS

Após aprovação de orçamento, solicitado pela PROGRAD, que previa recursos para a interligação do Núcleo de Ciências Agrárias ao backbone da Rede UFMG no Campus da Pampulha, o CECOM partiu para viabilizar a contratação desse serviço.

Através de processo conduzido pela DAA, foi contratada a empresa Telemar que estabelecerá um link interurbano entre o Campus Pampulha e o NCA em Montes Claros, a 64 K bps. A Telemar já está preparando a implantação desse link.

Para viabilizar o funcionamento do link, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação – já configurou os roteadores que funcionarão nas duas pontas.

Quando a Telemar liberar este canal de comunicação, a DRC deverá enviar um funcionário a Montes Claros para a conclusão das atividades. A partir disso, ficará a cargo do NCA cuidar da capilarização do acesso em sua rede interna.

SICCA EM FASE DE IMPLANTAÇÃO

Dando continuidade ao projeto de Implantação do SICCA – Sistema de Compras, Contabilidade e Almoxarifado, o DSG e o CECOM estão trabalhando na extração das tabelas de materiais constantes no antigo Sistema de Almoxarifado da Universidade (SIGEAL). Sobre as tabelas já extraídas, a equipe do DSG, coordenada pelo gerente do SICCA, José Reinaldo Maia, está promovendo intensa análise e depuração dos dados, inclusive com recodificação de materiais segundo nova sistemática de classificação. Essas medidas além de resultarem em grande redução de materiais atualmente cadastrados, tendo em vista a enorme redundância existente entre unidades, possibilitará um controle bem mais eficiente com a centralização de inclusão de novos materiais. Para o final da próxima semana, espera-se que cerca de 90% dos materiais já estejam classificados nesse novo critério, possibilitando a sua carga inicial no SICCA. Dessa forma, as unidades piloto – Engenharia, ICEx e ICB – poderão utilizar o Módulo Almoxarifado ainda este mês.

APOIO AO IGC NA CONEXÃO À REDE UFMG

Nesta quarta-feira, 02 de maio, a DRC deu suporte ao IGC na tentativa de recuperação de seu servidor de e-mail e www. Como o disco do equipamento apresentou defeito irrecuperável, o CECOM deslocou uma máquina equivalente (IBM 43P) para o IGC, que foi utilizada para fazer a restauração dos dados que estavam disponíveis em uma cópia de segurança.

Aproveitando a oportunidade, a DRC instalou em uma outra máquina o sistema operacional Linux. Nesta instalação foram testados os programas escritos para facilitar a migração de sistemas AIX, da IBM, para Linux, de uso gratuito. A nova máquina já está operacional e com sistema de proteção contra vírus instalado no serviço de e-mail.

PRÊMIO UFMG MÉRITO NO TRABALHO

Em setembro de 2001 acontecerá a segunda edição do Prêmio “UFMG MÉRITO NO TRABALHO”.

A Comissão Julgadora do Prêmio 2000, encerrando seus trabalhos, está apresentando à comunidade sugestão de Resolução, a ser submetida ao Conselho Universitário, e a vigorar no ano de 2001. A comissão espera que, até o dia 20 de maio, a comunidade apresente propostas que possam subsidiar a versão final do referido documento. Estas propostas deverão ser enviadas, por escrito, à Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

No documento, para efeito de concessão do prêmio, os servidores técnicos e administrativos serão agrupados em três segmentos, a saber:
I) servidores que atuam em unidades acadêmicas;
II) servidores que atuam no Hospital das Clínicas;
III) servidores que atuam nos órgãos da administração central (assessorias, pró-reitorias e comissões permanentes), em órgãos suplementares e auxiliares.

O prêmio será concedido a um servidor vinculado a cada um dos três segmentos e é indivisível.


Informativo



GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas de sites:

– Se você fez uma home page e quer fazer um diagnóstico, verificando a qualidade de código html, links quebrados, tempo que as páginas levam para serem carregadas, compatibilidade com os diferentes navegadores, medir acessos (Hitometer) e otimizar o tamanho das imagens (GIF Lube), vá até a página http://websitegarage.netscape.com/.

– Se você gosta de desenhar, mas só faz alguns rabiscos e não sai nada, que tal desenhar um super-herói e criar formas diferentes? Se você quiser tentar, visite o site http://www.heromachine.com/heromachine.html e use e abuse na montagem do seu personagem. Tem centenas de combinações de acessórios, armamentos e toda a parafernália de um bom combatente do crime. É super divertido. (Site em Inglês)

– Um verdadeiro portal cultural, com dicas de passeios e da vida noturna de São Paulo é o http://home. urbanoide.net/. Visite a página e veja o espaço aberto para artistas.

– Com tantos noticiários sobre invasão de servidores que hospedam páginas, o melhor é proteger o seu micro. Visite a página http://www.cyberdefenders.com/ e leia todas as dicas: como proteger seu micro de invasões de hackers, os cuidados necessários com as senhas, como configurar seu navegador para ser mais seguro. As respostas sobre segurança, você encontra nesta página. (Site em Inglês)

– Sabe aquela fonte (tipo de letra) que você precisa para ilustrar o seu trabalho de escola ou aquela apresentação? Você procura, pergunta e não acha? Bem, não achava! Na página http://100fontes.cjb.net/ você encontra centenas de fontes. É só dar um download e descompactar.

– A página Mulher de 30 é uma revista virtual direcionada às mulheres na faixa dos 30 anos. Com assuntos variados, poderão encontrar seções como web novela, cultura, infosexo, comportamento, perfil de mulher, moda, depoimento, corpo e alma, culinária e turismo. Os homens também podem visitar e ficar sabendo um pouco mais sobre as mulheres. O endereço é: http://www.mulherde30.com.br/.

– Quando decidimos comprar um equipamento de informática e ficamos perdidos na hora de escolher, já que são tantas marcas no mercado, é bem desagradável. Então visite a página http://www.perifericoideal.com/index.asp e tire suas dúvidas sobre scanners, monitores, impressoras e palmtops. Faça uma visita e pesquise sobre os preços e as características técnicas do equipamento pretendido, obtendo como resultados os modelos e marcas mais indicados para cada perfil de consumidor.

– O Sítio Vegetariano é um espaço consagrado ao vegetarianismo. Aqui você vai encontrar artigos, livros, eventos, notícias, endereços, enfim, tudo o que for ligado ao vegetarianismo no Brasil e no mundo. Também vai encontrar links para outros sítios que promovem o vegetarianismo ou que estejam de algum modo ligados ao tema. O endereço é: http://www.vegetarianismo.com.br/quem.html.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático diivulga os seguintes termos:

Abandonware – É um software “abandonado”, que não é mais vendido, nem conta com suporte por parte do fabricante. Apesar disso, a menos que o software seja disponibilizado como freeware, cópias não registradas continuam sendo ilegais, já que a lei de direitos autorais garante direitos ao criador por de 50 a 75 anos, dependendo do país. Um bom exemplo é o MS-DOS da Microsoft. O programa não é mais vendido, mas continua sendo ilegal copiá-lo, emprestá-lo etc. A Apple por sua vez disponibilizou como freeware várias versões antigas do MAC/OS.

Bandwidth – Largura de banda, a quantidade de dados que podem ser transferidos através de uma interface num determinado período de tempo. Por exemplo, um slot AGP 1X trabalha a 66 MHz e 32 Bits por transferência, resultando numa banda de 266 MB por segundo.

Bitmap – Formato onde cada ponto da imagem é representado por um certo número de bits, sem compactação. Em um bitmap com 24 bits de cor, cada ponto consumirá 3 bytes de memória. O oposto é uma imagem vetorial, onde a imagem é formada por formas geométricas.

Bubble Jet – Foi a tecnologia utilizada nas impressoras jato de tinta da Canon. A tinta é aquecida, parte se evapora, formando bolhas, que expiram tinta no papel, permitindo a impressão. O nome “bubble jet” é marca registrada da Canon. As impressoras jato de tinta da HP usam um sistema parecido, chamado Ink Jet.

Katmai – Nome código da primeira geração de processadores Pentium III, lançados em versão de 450 a 600 MHz, todos em formato slot 1 (cartucho). Os Pentium III Katmai diferenciam-se dos atuais por ainda utilizarem cache L2 externo, operando à metade da freqüência do processador, o que os torna perceptivelmente mais lentos.

MTU – Maximum Transmission Unit, são os pacotes de dados transmitidos através da rede. Ao receber um pacote, o micro receptor o checa, caso esteja tudo OK envia para o micro emissor um sinal de confirmação e aguarda os próximos pacotes. Caso algum pacote chegue corrompido, é solicitada a retransmissão. Quanto pior for a conexão, mais retransmissões terão de ser feitas e pior será o desempenho da rede. O MTU default do Windows 95 é 1500, em outros sistemas o mais comum é 576. Caso a conexão esteja boa, pacotes maiores podem melhorar um pouco o desempenho da rede. Em linhas conexões muito ruins pacotes menores são a melhor escolha.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na última semana de abril, as seguintes notícias:

Receita libera, na segunda, pagamento online de impostos – Desde o dia 23/04, os internautas clientes do Banco do Brasil já estão podendo pagar, pela internet, todos os tributos administrados pela Receita Federal que não possuam sistemas próprios de pagamento.
Entram na lista o Imposto de Renda, IPI, Cofins, PIS/Pasep e CSLL (contribuição social sobre lucro líquido).
Para pagá-los, o internauta deve entrar no link Pagamento de Tributos Online do site da Receita. Lá, o sistema solicita dados de identificação (CPF e, em caso de empresas, domicílio fiscal) e sobre o imposto (código, valor, data de pagamento e periodicidade) e depois remete o usuário para um link especial dentro do internet banking do BB, onde será efetuado o pagamento via débito em conta.
De acordo com a assessoria de imprensa da Receita, em breve o sistema terá novidades. Uma delas é a ferramenta para o agendamento para pagamentos de cotas de imposto (para o caso de pagamentos parcelados), que deve entrar no ar no começo de maio. A outra, sem uma definição de data ainda, será a inclusão de outros bancos no sistema.

AIX 5L da IBM terá maior integração com Linux – A IBM deu mais um passo na integração de seus produtos com a plataforma Linux. O suporte às aplicações do software de código aberto é a principal novidade do AIX 5L, versão do sistema operacional da IBM para servidores baseada em Unix.
Segundo a IBM, o AIX 5L tem novos recursos de programação que permitem rodar aplicações Linux sem grandes complicações. Além disso, o sistema operacional da Big Blue virá com um pacote com mais de 200 aplicações e ferramentas Linux.
Foram anunciados também dois novos servidores de médio porte, chamados eServer p620 e eServer p660 – os primeiros servidores IBM da categoria a usar a tecnologia de semicondutores SOI que, segundo informações da empresa, melhora a performance das máquinas em até 30%.
Com os lançamentos, a IBM reforça a posição de enfrentar a Sun Microsystems no mercado de servidores de médio porte. Segundo o instituto de pesquisas IDC, a Sun é a líder no segmento Unix e primeira em vendas totais de servidores nos Estados Unidos. A IBM, no entanto, mantém a liderança no mercado global, com 23% contra 17% da Sun.
Na IBM, a palavra de ordem é integração com o Linux. Em março, o presidente da companhia, Sam Palmisano, anunciou que a empresa vai investir 1 bilhão de dólares este ano em pesquisa e desenvolvimento relacionados ao Linux. A campanha da IBM é chamada Paz, Amor e Linux”.

Internautas já podem rastrear envio de Sedex – A partir de agora, qualquer pessoa que tiver enviado uma encomenda expressa – seja para outra cidade ou para outro país – já pode consultar, na Internet, a quantas anda o seu envio.
O site dos Correios colocou no ar o serviço de rastreamento de cartas registradas e Sedex – no link Rastreamento/Track & Tracing, no topo da página. Ao digitar o identificador do objeto (código impresso na etiqueta colada à mercadoria) no espaço indicado, é possível saber, em tempo real, onde está a encomenda e quando ela foi entregue ao destinatário.
Antes, o rastreamento funcionava só internamente – ou seja, o cliente precisava entrar em contato com um funcionário dos Correios para obter informações. Agora, além de Internet, o serviço pode ser consultado via telefone (no número 0800-56-0159) e também em celulares WAP, na versão wireless do site dos Correios: wap.correios.com.br.

Funcionários gastam quase uma hora por dia com e-mails – As pessoas gastam em média 49 minutos por dia gerenciando e-mails no trabalho e 24% delas mais de uma hora, segundo estudo do Gartner.
Cada vez mais as pessoas que trabalham juntas têm escrito e-mails umas às outras. E o pior é que 34% das mensagens internas que os funcionários recebem são desnecessárias. Segundo Caplan Grey, analista sênior do Gartner, os funcionários pensam que assim estão sendo mais prestativos e melhorando a comunicação. “Na verdade, eles estão enchendo a caixa de mensagens, lotando o servidor e enfraquecendo a produtividade com esse volume todo de mensagens,” diz ele.
Para o analista, numa economia lenta, em que todos procuram formas de cortar custos e aumentar a produtividade, simplesmente cortar mensagens desnecessárias poderia trazer um impacto imediato.

IBM compra banco de dados Informix por US$ 1 bilhão – A IBM anunciou no dia 24/04 a compra dos negócios de banco de dados Informix por 1 bilhão de dólares em dinheiro. Agora vai enfrentar a Oracle, número 1 na área, em melhor posição.
A Informix já foi um nome reluzente da indústria de banco de dados, mas nos últimos anos engatou uma marcha descendente. Ainda tem grandes clientes, cerca de 100 mil ao redor do mundo, segundo a IBM, mas não perspectivas de voltar a brilhar sozinha.
Num comunicado oficial colocado no dia 24 no site da IBM, a empresa dá detalhes de como será a integração do negócio adquirido da Informix. Tanto as operações quanto os funcionários da Informix serão absorvidos pela Big Blue. Na área de marketing e vendas uma equipe única combinará as forças da IBM com as da Informix.
O comando das operações ficará a cargo de uma mulher, Janet Perna. A IBM assumiu o compromisso de dar suporte técnico e fazer o update dos produtos Informix. No comunicado, afirmou também que vai usar parte da tecnologia Informix em seu próprio banco de dados DB2, mas garantiu que o DB2 continuará sendo seu principal produto nessa área.
Com a venda, sobrou, da Informix, sua unidade de software de administração de conteúdo, a Ascential, que permanecerá independente.

Engenheiros indianos lançam computador popular de US$ 200 – Um grupo sem fins lucrativos fundado por engenheiros de um instituto de ciência e uma empresa indiana lançaram na quarta-feira um computador de 200 dólares, chamado Simputer, em um esforço para eliminar a segregação digital.
Vestidos com camisetas com a inscrição “simplicidade radical para acesso universal”, os cientistas mostraram o Simputer em aplicativos fáceis de usar, incluindo e-mail e acesso à internet.
Eles mostraram como agricultores analfabetos podem se informar sobre preços de vegetais pelo uso de símbolos e de software de comando de voz.
O Fundo Simputer desenvolveu a máquina, que quer dizer Simples, Barato e Multilíngue (Simple, Inexpensive and Multilingual) para que chegue ao mercado a 9.000 rúpias, ou quase 200 dólares.
“O Simputer é essencialmente uma máquina que gera poder”, disse Vijay Chandru, professor no Instituto Indiano de Ciência e um dos integrantes do fundo, no lançamento em um auditório lotado da entidade, em Bangalore.
Embora seja barato e designado para o uso popular, o Simputer parece um computador portátil. Seus recursos incluem uma caneta digital que funciona como um mouse e a máquina tem um smart card (cartão inteligente), que armazena informações pessoais. O equipamento roda com o sistema operacional gratuito Linux.
A máquina será licenciada para produção em massa em todo o mundo, com um controle rígido sobre suas especificações. A licença para produção custará 250 mil dólares para países desenvolvidos e 25 mil dólares nos países em desenvolvimento.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no 15, de 30/04/1981, publicou notícias sobre a reunião em Cuiabá da Comissão de Assessoramento da SEI, em que esteve presente o prof. João Carlos Pires Bauer, seleção de bolsistas para a Divisão de Usuários e Divisão de Sistemas de Processamento de Dados, contratação de Carlos Márcio Bahia Cardoso como programador, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PALESTRA NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MG
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, chefe da Divisão de Usuários do CECOM, foi convidada para proferir uma palestra para professores da Universidade Católica de MG na próxima segunda-feira, dia 04 de maio.
“Aplicação da Computação na Área Científica – a experiência do CECOM” será o tema da palestra a ser realizada às 14:00, no Campus da UCMG
.

SEMINÁRIO DE MICROFILMAGEM DA SUCESU-MG
Romildo Monte, Maria Laura Baptista Rodrigues, Nilza Magalhães Lara, do CECOM, e Marília Alvarenga Rocha, do Depto. de Administração da UFMG, estarão participando, nos dias 6, 7 e 8 de maio do Seminário de Microfilmagem da SUCESU-MG.
O seminário será realizado no Auditório do Bemge e seus objetivos são: apresentar os conceitos em que se baseiam as técnicas de microfilmagem convencional e sistemas C.O.M., desenvolver elementos que se utilizam ou irão se utilizar de sistemas de microfilmagem, proporcionando uma maior compreensão das possibilidades e dificuldades da área.



Eventos



TREINAMENTOS

Dentro da parceria entre ATI/CECOM e PRORH/DRH, dois novos treinamentos tiveram início nessa semana:

Power Point Básico, no período de 02 a 04/05, com a instrutora Elza Maria Guedes Rozinholi, e os seguintes participantes: Ana Maria Jeronyma de Lima (PROEX), Antonina Maria da Silva (FACE), Carlos Maurício Vieira (FACE), Cleto Boechat Véo (LCC), Edite da Penha Cunha (PROEX), Maria Socorro Alves (PRPG), Marina Oliveira Santos Fonseca (DP), Tânia Lourdes de Oliveira (Enfermagem) e Vânia Cardoso Soares do Couto (PROPLAN).

Migração MS Office para Lotus Smart Suite, no período 03 e 04/05, com o instrutor Eugênio Paccelli e os seguintes participantes: Eliana Lúcia Fagundes Habaeb (DSG), Esdras Viggiano de Souza (CECOM), Isabel Marci Gomes Marzano (LCC), Lucinéia Maria Bicalho (IEAT), Raquel Aparecida Dias Fantoni (CP), Rosely Stuart Perdigão (Biblioteca Universitária) e Terezinha Gomes Leal Bregunci (Biblioteca Universitária).

Para a próxima semana está previsto o início de novas turmas para os cursos de Informática Instrumental e Excel Básico. Também haverá duas novas turmas para treinamento básico em Lotus Notes.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, aniversariante do dia 08. E envia, também, os parabéns para os ex-ceconianos: Sérgio Maurício de Oliveira (LCC), amanhã, dia 05; Iremar Nunes de Lima e Cristina Campos Brasil da Fonseca, no dia 05; e Eduardo Miguel Raposo, no dia 08.