Sistemático: Edição 1073 – 10/05/2001


Notícias



CECOM REALIZA PRIMEIRO PREGÃO DA UFMG

O Centro de Computação estará realizando licitação sob a modalidade de Pregão, para contratação de empresa especializada na prestação de serviço telefônico fixo comutado DDI e DDD, para atender a Universidade Federal de Minas Gerais, considerando-se as seguintes regiões:

– Serviço telefônico fixo comutado de longa distância intra-regional, ou seja, dentro da Região I, assim entendidas as ligações oriundas de Minas Gerais para os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima (região I).

– Serviço telefônico fixo comutado de longa distância inter-regional, assim entendidas as ligações oriundas de Minas Gerais para os Estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal (Região II) e Estado de São Paulo (Região III).

– Serviço telefônico fixo comutado de longa distância internacional, assim entendidas as ligações oriundas de Minas Gerais para o exterior.

A nova modalidade Pregão é um aperfeiçoamento do regime de licitações para a Administração Pública Federal que possibilita o incremento da competitividade e a ampliação das oportunidades de participação nas licitações, contribuindo para a redução de despesas de acordo com as metas de ajuste fiscal. O Pregão permite ainda maior agilidade nas aquisições, desburocratizando os procedimentos para a habilitação e o cumprimento de outras etapas do processo de licitação.

Conforme exige a legislação, o aviso do Pregão na UFMG foi divulgado no site compras.net do Governo Federal, no Diário Oficial da União e em jornal de grande circulação nacional.

Foram designados como responsáveis pelo processo a administradora Márcia Regina Lemos, como pregoeira, Alda Batista, Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, como equipe de apoio.

A sessão de abertura do Pregão está marcada para o dia 22/05, às 14:00, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

PROJETO SICCA

Hoje, dia 10/05, foi realizada mais uma reunião do projeto de implantação do SICCA – Sistema de Compras, Contabilidade e Almoxarifado, com a presença de Alex Carvalho de Almeida (International Syst), José Reinaldo Maia e Elias Guerra Felipe (DSG), e Hélio Teixeira da Costa e Gilmar Lima Guimarães (CECOM). Ficou decidido que até a próxima quinta-feira, dia 17, o DSG terminará toda a nova codificação de materiais quando, então, será dada carga na base de dados do SICCA. Na semana de 21 a 25/05 será gerada planilha para cada unidade gestora informar, por material em seu estoque, os dados referentes a quantidade, preço unitário e saldo, relativo à posição de 31/12/2000. Esses dados serão carregados no SICCA e até o dia 31/05 o Módulo de Almoxarifado estará liberado para as unidades fazerem os seus respectivos lançamentos. Durante o período de 23 a 31/05, será promovido treinamento para os servidores das unidades gestoras envolvidos com o SICCA.

INCLUSÃO NO GRUDE

Ontem, dia 09, Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da DAC, esteve em uma reunião no LCC, com a participação de Jeroen Antonius Maria van de Graaf, Antonio Carlos Fernandes e Wilton Speziali Caldas, para tratar de assuntos relacionados à segurança de acesso e senhas no Grude.

Na oportunidade, foi solicitada ao LCC a inclusão no projeto dos usuários das demais unidades administrativas, cujas redes são gerenciadas pelo CECOM (DP, DRH, DPFO, SAST, Imprensa, DSG, DMP, BC e Editora).

Com isso, poderá ser iniciada a implantação do Notes como ferramenta de correio e agenda nestes locais.


Informativo



Genteware

No seu primeiro dia de estágio no CECOM, ele foi apresentado a todos. Mas ainda não se entrosou com a grande maioria dos funcionários. Chega tão caladinho que, às vezes, ninguém percebe que ele se encontra na sua sala. Ele é Esdras Viggiano de Souza, estagiário da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

A história de Esdras no CECOM é bem curta, pois foi contratado pela FUMP, como bolsista, no dia 02 de abril deste ano. Trabalhando há 1 mês e pouco no CECOM, ele ainda está aprendendo o que é ser um ceconiano. Passou no vestibular da UFMG de 2001, após fazer o Pré-UFMG, e está no 1o período do curso de Física noturno. Queria fazer vestibular para Ciência da Computação, mas achou que não conseguiria, por ser um dos cursos mais concorridos. Resolveu tentar o curso de Física e passou. Hoje, ele conta, está gostando tanto do curso que não pensa em mudar.

E como ele veio parar no CECOM? Ficou sabendo da vaga de bolsista surgida com a saída do Rafael, em março deste ano, através da Denise (DAS), sua prima. Resolveu tentar, já que queria fazer um estágio, de preferência, na UFMG e, então, a Denise o indicou para a Xina, pois tinha alguma experiência em computação. Logo, a Xina entrou em contato com ele, conversaram diversas vezes e ele aceitou. Após o contrato assinado na FUMP, veio enfim, trabalhar e conhecer o CECOM. Só conhecia o CECOM através das conversas da Denise.

Ao chegar ao 8o andar da Reitoria, achou tudo tão grande, com muita gente, com muita sala. Procurou a Xina, que o levou à DAA para apresentá-lo. Ela o deixou lá para que o pessoal se encarregasse de apresentá-lo ao restante do CECOM. Percorreu todas as salas do andar, indo depois, conhecer o subsolo e todos os funcionários que ficam ali. Como o Danilo, o outro estagiário da DAC, estava implantando o Lotus Notes nos outros andares, só foi conhecê-lo ao final da tarde. No segundo dia de estágio, começou a acompanhar o Danilo na sua peregrinação pelos andares da Reitoria, implantando o Lotus Notes, iniciando, então, o aprendizado no CECOM. O primeiro local foi o DRCA, onde foi muito bem recebido, o pessoal foi muito receptivo. Esdras ainda está aprendendo e quando tem alguma dúvida, recorre principalmente ao Eugênio. Além da instalação do Notes, ele está participando do levantamento de software instalado nos micros da Reitoria e manutenção de computadores. Nesse pouco espaço de tempo, Esdras já participou de cursos como o Lotus Notes, SmartSuite e foi monitor do Notes.

E o que ele está achando do CECOM? Está adorando, está superando as suas expectativas. Na DAC, o pessoal o está ajudando bastante, explicam tudo e todos dão muita força, principalmente Eugênio, Márcio, Xina e Bessa. Por enquanto, conhece somente o pessoal da sua sala, da sala da Xina e convive mais com o Danilo e com Eugênio. Esdras espera aprender bastante no CECOM, o máximo possível.

Não conhecemos bastante o Esdras e, por enquanto, só o vemos passando no corredor, sorrindo, cumprimentando a todos. Ele contou que não é tímido, é alegre, gosta de lidar com muita gente, conversar. E acha que está sendo muito válido o contato que está mantendo no seu estágio com as pessoas dos outros órgãos da Reitoria. É bem emotivo, gosta de conhecer pessoas e tem facilidade para se entrosar com elas.

Esdras tem 18 anos, nasceu em Belo Horizonte e mora no bairro Concórdia com a mãe Tânia e mais três irmãos: Eros, Deimos e Gaia. Ele é o terceiro filho, todos com nomes tirados da mitologia grega. É uma família muito unida e estão sempre juntos. A mãe é uma grande incentivadora para que os filhos estudem. Aos domingos, a casa fica cheia, naquela bagunça saudável. Esdras gosta de namorar, estudar, mexer com o computador, dormir. Gosta também de viajar, principalmente para a praia e para o interior.

E os planos desse menino que mal acabou de entrar na Universidade? Ele contou que quer terminar os estudos, fazer pós-graduação e trabalhar na área de pesquisa. Pode ser também que faça alguma coisa na área da computação. Mas gostaria de trabalhar dentro da Universidade.

Encerrada a entrevista, Esdras se encaminhou para a sua sala, já conversando com Danilo sobre as atividades do dia.

A vida profissional de Esdras está começando e o CECOM está sendo o seu ponto de partida. Esperamos que ele possa aprender bastante com todos que estão ao seu lado neste início.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Jogos em Flash, cinema, shows, música e agitos compõem o cardápio desse portal teen, lançado pela rádio Jovem Pan. O portal também inclui as óbvias áreas de paquera e ofertas, além de ensaios com beldades como a modelo Fernanda Lima . O endereço é: http://www.virgula.com.br/. (Site em Português)

– Uma viagem ao passado da raça humana, com alta qualidade de imagens e impressionante quantidade de informações. Embora bastante pesado, o site http://www.becoming human.org/ vale para quem deseja conhecer em detalhes como o homem saltou das árvores e tornou-se sapiens. (Site em Inglês)

– Sabe aquele chefe querido que arruma uma tarefa chata quando faltam dez minutos para ir embora? Este site abre espaço para que você desabafe contra o danado e divirta-se com as experiências trágicômicas de outros injustiçados. O endereço é: http://www.eunaoaguentomeuchefe.com/. (Site em Português)

– Quer encontrar variedades na Web? Visite a página http://www.caiuaficha.com.br e leia sobre biografias de personagens importantes como Santos Dumont, Aleijadinho, Villa Lobos e Monteiro Lobato, frases de filósofos e escritores. Agora se você é chegado numa cozinha vá até a página culinária. Tem também curiosidades, testes, jogos e mapas. Vale a pena conferir!

– Apesar do brasileiro usar muito pouco ou não ter conhecimento sobre os medicamentos genéricos, decreto no 3.181, de 23 de setembro de 1999, esta página traz ótimas informações para que você fique por dentro do assunto. Você sabe qual a diferença entre genéricos e similares? O que é princípio ativo? Como devem atuar os médicos na prescrição da receita? Além de responder a essas perguntas, esta página faz a consulta a remédios, traz uma lista de genéricos disponíveis no mercado (lembre-se: tarja amarela). Faça comparação de preços de medicamentos com a mesma substância ativa de diferentes laboratórios. O endereço é: http://www.consultaremedios.com.br/. Não fique por fora, confira!

– A página Espaço Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, conta com cerca de 6 mil documentos sobre Machado de Assis. Tem originais literários, manuscritos, autógrafos, correspondência pessoal, familiar e institucional. Você encontrará recortes de periódicos, notícias e críticas. Diversos objetos do escritor e parte do mobiliário da casa onde ele viveu, na Rua Cosme Velho no 18, são parte desse acervo. Algumas obras estão digitalizadas. Vá até o endereço http://www.machadodeassis.org.br/machado1.htm e confira.

– Alguns pesquisadores afirmam que o álcool causa ferimentos no hipocampo, uma região cerebral usada para tarefas de memória e aprendizagem. Você sabia que um indivíduo é considerado alcoolizado se estiver com taxa a partir de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue e que cerca de 15% da população brasileira é alcoólatra? Que estes dados obtidos em outros países giram em torno de 12% a 13%? A página http://www.alcoolismo.com.br traz estas e outras informações para aqueles que gostam de beber umas e se perdem no caminho. Vale a pena conferir!

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Embratel quer acesso total para empresas a partir de 2002 – A empresa de telefonia fixa de longa distância Embratel quer concentrar seus esforços em oferecer serviços de telefonia local a clientes corporativos a partir de 2002, quando o mercado de telecomunicações estiver totalmente livre à competição, disse o presidente da empresa nesta quarta-feira.
Jorge Rodriguez disse que a companhia prepara-se para atuar no segmento de telefonia local, investindo 40 por cento a 50 por cento dos mais de 1,5 bilhão de reais em investimentos previstos para este ano.
Em entrevista à imprensa para comentar os resultados do primeiro trimestre, Rodriguez reduziu as chances de a Embratel participar da nova licitação de licenças de telefonia móvel da Banda C, dentro das atuais condições de preço.
O governo pretende fazer uma segunda tentativa de venda da Banda C, oferecendo uma licença com cobertura nacional, em fins de julho. O preço não deverá ser inferior a 2,19 bilhões de reais, o preço total fixado para cada grupo de três licenças da banda D e E, já licitadas.
“Nossos planos estão muito orientados ao setor local e uma atuação dentro da banda C seria uma surpresa,” disse ele a repórteres. “O serviço de telefonia móvel é um serviço de mercado massivo… tem custo muito alto, um negócio com retorno baixo e prazo muito longo.”
Rodriguez não descartou, porém, a atuação da Embratel na área de telefonia celular, sugerindo que a companhia pode buscar outras opções como aquisição de operadoras já existentes, caso fique mesmo de fora do leilão da banda C.
Ele disse ainda que a Embratel não tem interesse em comprar uma parte da Vésper, empresa-espelho de telefonia fixa que vem despertando o interesse de operadoras como a Brasil Telecom.
“Não vejo necessário a compra de uma empresa como a Vésper para entrar no mercado local,” disse.
A Embratel teve um prejuízo de 34 milhões de reais no primeiro trimestre, contra um lucro de 149,9 milhões de reais, refletindo basicamente o impacto da desvalorização do câmbio no período sobre os custos de sua dívida.

Venda de computador popular deve começar em julho – O Brasil deverá começar a comercializar computadores populares já no segundo semestre, segundo o ministro das Comunicações, João Pimenta da Veiga.
O ministro disse que o computador popular, um projeto que vem sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem como objetivo ampliar o acesso à Internet no país.
Atualmente, apenas 10 milhões de pessoas entre os 170 milhões de brasileiros são internautas. Analistas estimam que o Brasil tinha 10,5 milhões de computadores pessoais no final do ano passado.
O computador popular deverá ser vendido ao preço de 250 dólares, bem abaixo do preço dos computadores hoje comercializados no mercado, de mais de 1.000 dólares, disse o ministro.
Segundo Pimenta da Veiga, seis empresas estão interessadas em fabricar o computador, entre elas a Gradiente e a Itautec. Ele disse que há a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferecer crédito aos fabricantes desse tipo de computador.
Pimenta da Veiga disse ainda que uma operadora de telefonia estuda a possibilidade de oferecer esses computadores a assinantes.
“Já existe uma operadora de telefonia interessada em alguns milhões desses computadores”, disse o ministro a repórteres, durante uma conferência sobre telecomunicações, sem dar nomes.
Para facilitar o acesso da população ao produto, o governo poderá ainda financiar a comprar, através da Caixa Econômica Federal, em prestações de 10 a 15 dólares no prazo de dois a três anos, acrescentou o ministro.

INFO terá acesso livre até o final de junho – Do dia 02 de maio até o final de junho, os internautas poderão navegar livremente por todas as áreas do site de INFO – inclusive naquelas fechadas apenas para assinantes do UOL ou da revista.
Durantes esses dois meses, os internautas poderão ler as matérias da revista e consultar os guias de INFO 2.0.
A liberação de INFO faz parte de um plano do UOL para conquistar novos assinantes, estampado em uma janela pop-up na homepage do UOL.
Com exceção de alguns serviços e dos sites de sexo SexyClube e Mix Brasil, todo o portal está liberado para não assinantes do provedor – inclusive os arquivos do jornal Folha de S.Paulo, o conteúdo de outras revistas da Abril, sites de humor, de esporte, guias de cidades, dicionários e jogos.
De acordo com o Mundo Digital do UOL, para acessar as áreas antes restritas, o internauta precisará informar seu e-mail e o estado onde mora. Serviços como salas exclusivas de bate-papo, acesso remoto, bloqueador de e-mails e cancelamento de mensagens enviadas permanecerão fechados apenas para assinantes do provedor.

Compaq desiste de servidor de grande porte com Win2000 – A Compaq anunciou que vai encerrar as vendas de servidores ES7000 da Unisys, gênero Wintel, concorrentes dos sistemas Unix, a partir do dia 31 de maio.
A Compaq decidiu se concentrar nas vendas de servidores com 8 processadores e vai desenvolver seu próprio sistema de grande porte, com 32 processadores. Quando o acordo foi anunciado, no ano passado, a Unisys esperava faturar 400 milhões de dólares em dois anos com a associação. O anúncio da quebra do acordo foi feito ontem. Hoje, as ações das duas companhias estão em baixa na Bolsa de Nova Iorque.
As vendas fracas e os cortes de despesas da companhia teriam sido os motivos que levaram a Compaq a desistir da parceria, aponta o jornal The Enquirer, da Filadélfia, onde fica a matriz da Unisys. George Gazerwitz, presidente da Unisys, disse em comunicado oficial que a companhia lamenta, mas entende a decisão da Compaq. “Neste ambiente econômico difícil, as empresas devem fazer escolhas para focar seus recursos limitados”.
Medida semelhante havia sido divulgada pela HP no mês passado, com a diferença que nenhum servidor chegou a ser vendido. A decisão de duas das maiores vendedoras de servidores do mundo é um duro golpe no projeto de desafiar a hegemonia do Unix nos servidores de grande porte. A Unisys aposta nos chips Intel e no Windows 2000 Datacenter Server como alternativa aos milionários mainframes Unix/Risc. A empresa diz que não desistirá do projeto. Sua parceria com outros grandes nomes, entre eles Dell Computer, Hitachi e Fujitsu, continua.

1,4 milhão enviaram declaração de IRPF nas últimas horas – Para comprovar a idéia de que brasileiro deixa tudo para última hora, o número de declarações enviadas pela web na segunda-feira, dia 30 de abril, foi um estouro. Só das 17 horas até às 20 horas, foram entregues 1,4 milhão, totalizando os 12,6 milhões de declarações enviadas pela Internet.
Em relatórios parciais, a Receita mostrou a evolução das declarações. Até a manhã do dia 28/04, sábado, 9,2 milhões de brasileiros entregaram o imposto de renda via web. Até às 9 horas da manhã de domingo, dia 29, já eram 10 milhões. Na segunda-feira de manhã, o número já tinha subido para 10,7 milhões.
No mesmo dia, até às 17 horas, já eram 11,2 milhões de declarações enviadas via Internet. Três horas depois, o número saltou para 12,6 milhões. Houve casos de pessoas que demoraram cerca de três horas para enviar a declaração pela web por volta das 16 horas deste dia 30.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no 16, de 07/05/1981, publicou notícias sobre a participação do CECOM no Seminário de Microfilmagem da SUCESU-MG, parada do Sistema Burroughs 6700 e a instalação no novo PBX do Campus da Pampulha, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CONCURSO PÚBLICO PARA A UFBa
Ontem, dia 06, foi encerrada no Centro de Computação da UFMG a preparação da segunda etapa do Concurso Público que está sendo realizado na Universidade Federal da Bahia.
Nesta etapa, foram preparadas folhas de marcas óticas para 3000 (três mil) candidatos que estão concorrendo a vagas em 54 diferentes funções.
Desde março deste ano, o Centro de Computação vem trabalhando junto à UFBa na realização desse concurso.

PALESTRA NA UCMG GERA INTERCÂMBIO
A palestra apresentada por Dilma Trivelli Pimenta Sandrin na Universidade Católica de MG no último dia 04, “Aplicação da Computação na Área Científica – a experiência do CECOM”, veio fortalecer uma vez mais as relações tão necessárias entre as comunidades univeritárias.
A partir desse primeiro encontro, novas perspectivas se abrem para ambas as instituições no que se refere ao intercâmbio de informações técnicas e prestação de serviços.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O CECOM
Foi divulgado na última segunda-feira, dia 04, o resultado da seleção de bolsistas para a Divisão de Sistemas de Processamento de Dados do CECOM. Foram aprovados: João Carlos Lages, Márcia Formagin Dias e Rosana de Melo Faria, todos alunos do curso de Ciência da Computação da UFMG. A partir da próxima semana eles já estarão atuando na divisão.
Enquanto isso, a Divisão de Usuários prossegue a sua seleção …

 



Eventos



PROGRAMA DE TREINAMENTO EM INFORMÁTICA

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) e o CECOM definiram o seguinte calendário para treinamentos em informática nos meses de maio e junho desse ano:

Maio:
Power Point Básico: de 02 a 04/05, horário de 08:30 às 11:30; de 15 a 17/05, horário de 08:30 às 11:30

Migração MS Office para Lotus SmartSuite: de 03 a 04/04, horário de 13:00 às 17:00; dia 21/05, horário de 08:00 às 12:00; dia 29/05, horário de 08:00 às 12:00.

Informática Instrumental: de 07 a 25/05, horário de 08:30 às 11:30; de 14/05 a 01/06, horário de 13:30 às 16:30.

Excel Básico: de 07 a 11/05, horário de 13:30 às 16:30.

Lotus Notes Básico: dia 09/05, horário de 08:00 às 12:00; dia 11/05, horário de 08:00 às 12:00; dia 23/05, horário de 08:00 às 12:00; dia 25/05, horário de 08:00 às 12:00.

Corel Draw Básico: de 28/05 a 01/06, horário de 08:30 às 11:30.

Junho:
Lotus Notes Básico: dia 04/06, horário de 13:00 às 17:00; dia 06/06, horário de 13:00 às 17:00; dia 08/06, horário de 13:00 às 17:00.

Migração MS Office para Lotus SmartSuite: dia 06/06, horário de 13:0 0às 17:00; dia 12/06, horário de 13:00 às 17:00; dia 20/06, horário de 13:00 às 17:00.

Lotus Free Lance Básico: de 11 a 13/06, horário de 13:30 às 16:30.

Informática Instrumental com Word: de 11 a 29/06, horário de 08:30 às 12:00.

Lotus 123 Básico: de 25 a 29/06, horário de 14:00 às 17:00.

MS Access Básico: de 18 a 29/06, horário de 08:30 às 11:30.

Informática Instrumental com Word: de 09 a 27/06, horário de 14:00 às 17:00.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários da Reitoria.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada na sexta-feira, dia 11/5, de 8:00 às 11:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, com a participação de: Carlos Alberto Soares de Andrade (DCF), Cecília Pires Bicalho Pereira (DCF), Creonice da Silva (PRPG), Josete de Souza Braga (PROPLAN), Maria Bernadeth Gomes (PROEX), Nazareth Cristiane A. Martins Nunis (Gabinete), Patrícia Ferreira da Silva (PROEX), Rosimaire Márcia Moreira Pinheiro (PROEX) e Valéria Aparecida da Silva (DCF). O instrutor vai ser Adyr Rodrigues Nascimento e o monitor Clayton Ricardo Santos.

FESTA JUNINA

Já está passando da hora de se pensar na organização da Festa Junina do CECOM! Apesar das reclamações das rifas organizadas, no ano passado, para angariar fundos para a festa, este ano elas voltarão a ser feitas. Outra ajuda, serão as prendas doadas por todos, para a Pescaria e o jogo de argolas. Para isso, uma caixa vai ser colocada na sala 825, aguardando a boa vontade dos participantes.

A lista de adesão está sendo providenciada e, na próxima semana, ela estará sendo passada entre os funcionários do CECOM.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para a ex-ceconiana Maria das Graças Santa Bárbara, no dia 11.

DIA DAS MÃES

No próximo domingo, dia 13 de maio, é DIA DAS MÃES.
Um belo dia para todas as mães ceconianas!