Sistemático: Edição 1074 – 17/05/2001


Notícias



UNIFICAÇÃO DA GERÊNCIA DE LPCDs

Por decisão da ATI e da Proplan, o CECOM passará a gerenciar integralmente as atividades relacionadas com a contratação e pagamento das LPCDs (Linhas Privativas para Comunicação de Dados), providas pela Telemar para conexão das unidades, externas ao Campus da Pampulha, à Rede UFMG.

A partir do início do mês de junho/2001, o pagamento das linhas passará a ser realizado pela DAA, conforme já é feito para as linhas telefônica do Campus da Pampulha.

Após a unificação desta gerência, o CECOM, nos mesmos moldes em que fará no dia 22 de maio o Pregão relacionado aos serviços telefônicos de DDD e DDI, elaborará edital para contratação de novas alternativas de links para as unidades remotas na intenção de redução de custos ou, dentro da previsão orçamentária atual, elevação das velocidades.

Atualmente, as unidades atendidas por LPCDs, ou linhas dedicadas, são:
– Campus Saúde – 512 Kbps
– Engenharia – 256 Kbps
– FACE – 256 Kbps
– Arquitetura – 128 Kbps
– Farmácia – 64 Kbps
– Direito – 64 Kbps

Com a perspectiva da elevação do trânsito nestas linhas, causada não só pelo crescimento natural de uso como também pelos novos sistemas Cliente/Servidor desenvolvidos pelo CECOM e pela implantação do Projeto GRUDE, o objetivo principal do CECOM será aumentar a velocidade de acesso atual. Além destas linhas ativas, encontra-se em fase de instalação a linha de 64 Kbps para o NCA, em Montes Claros.

III WORKSHOP RNP2

Será realizado, nos dias 21 e 22 de maio, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, SC, o III Workshop RNP2, em paralelo ao 19o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC).

O WRNP2 é um evento anual, organizado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), dedicado a aplicações de Internet2 e redes acadêmicas de alto desempenho.

No dia 21, o Assessor de Tecnologia da Informação da UFMG, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, estará presente apresentando a palestra “Implementando o Projeto Brasileiro de Redes Avançadas”.

REUNIÃO TÉCNICA NO LCC

Na terça-feira, dia 15, estiveram em reunião no LCC as equipes técnicas do CECOM e do Laboratório para decisão de temas comuns. Participaram das atividades: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Aleixina Maria Lopes Andalécio e João Carlos Lages, do CECOM; Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Wilton Speziali Caldas, Jeroen Antonius Maria vam de Graaf e Fabiana Costa Pereira Peixoto, do LCC.

Dentre os temas tratados, foram discutidos:
– avaliação de estrutura compartilhada para segurança e backup das bases Oracle;
– desenvolvimento conjunto de aplicações em Lotus Domino Designer para os projetos da avaliação da graduação e banco de competência de ex-alunos;
– análise de alternativas para seleção conjunta de softwares para servidores de aplicação e ferramentas de desenvolvimento para ambiente Web.

Atividades técnicas serão ativadas pelas equipes como desdobramento das decisões tomadas.

SICCA: DIVULGADAS ATIVIDADES PARA IMPLANTAÇÃO

O Departamento de Serviços Gerais (DSG) promoveu no último dia 16, reunião com todo o pessoal envolvido diretamente com o Sistema de Almoxarifado de cada unidade gestora da Universidade. A reunião foi coordenada por José Reinaldo Maia, gerente do Projeto SICCA, e contou também com a presença de Gilmar Lima Guimarães, vice-diretor do CECOM. O objetivo principal foi repassar informações referentes à implantação, já no início de junho próximo, do Módulo Almoxarifado do SICCA – Sistema Integrado de Contabilidade, Compras e Almoxarifado. A expectativa demonstrada pelos participantes foi muito grande, principalmente frente ao fato do antigo Sistema de Controle de Almoxarifado não mais estar ativo. Foi repassado o cronograma de atividades, com enfoque ao preenchimento de planilhas referentes ao estoque de cada almoxarifado em 31/12/2000, e ao calendário de treinamento, definido para o período de 28/05 a 08/06. O DSG já iniciou levantamento dos principais envolvidos com almoxarifado nas unidades, a fim de montar as turmas do treinamento. A partir de 01/06, aquelas unidades que já tiverem fechado sua planilha com o DSG e também participado do treinamento, já poderão iniciar a utilização do Módulo Almoxarifado do SICCA.

AMPLIAÇÃO DE ACESSO AO INA

Desde ontem, dia 16, os usuários do Sistema INA 2000 estão contando com acesso ampliado ao banco de dados que sedia as informações do sistema. Desta forma, serão reduzidas, ou mesmo eliminadas, as ocorrências de restrições de acesso ao banco. A capacidade de acesso foi elevada de 39 para 90 acessos simultâneos.

O CECOM comunica que encontra-se em andamento projeto para aquisição de hardware e software para que seja possível a elevação desta capacidade para 225 acessos simultâneos até o final deste semestre.

APRESENTAÇÃO DO TIVOLI

Ontem, dia 16, foi realizada no LCC apresentação de módulos do produto TIVOLI, da IBM. Foram apresentados os módulos Netview, Distribuição de Software e Tivoli Decision Support. O palestrante foi o analista Helder Garcia, da empresa Vanguard.

Participaram da apresentação: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Eduardo Henrique Lima e Fernando Frota Machado de Morais, do CECOM; Wilton Speziali Caldas, Sérgio Luiz Novaes e Edilson Costa de Oliveira, do LCC.

O objetivo foi conhecer estes produtos e avaliar a possibilidade de adoção dos mesmos no CECOM e no LCC.

Na seqüência, outros módulos serão apresentados em datas ainda a serem agendadas.

NOVO FUNCIONÁRIO DO CECOM

Desde o dia 15, o CECOM está contando com o funcionário Antônio Eustáquio Rodrigues, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

Antônio Eustáquio é funcionário da UFMG desde 1980 e sempre trabalhou na Escola de Farmácia, onde atuava como Secretário Geral e era o responsável pela rede da escola.

Ele já iniciou seus trabalhos na DAC.


Informativo



Genteware

Ele está no CECOM há três dias… E O Sistemático aproveitou para saber quem ele é e contar para todos o que descobriu sobre o novo funcionário. Trata-se de Antônio Eustáquio Rodrigues, Assistente em Administração, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

A história de Eustáquio na UFMG teve início em março de 1980, quando fez dois concursos para a UFMG: para Datilógrafo e para Agente Administrativo. Passou nos dois concursos e, primeiramente, foi contratado como datilógrafo, para a Escola de Farmácia. Começou na Seção de Pessoal e, passados três meses, assumiu a chefia da seção, com a saída do antigo chefe. Um ano depois, mudou de cargo passando a ser Agente Administrativo. Continuou na chefia da seção até novembro de 1991, quando assumiu a Secretaria Geral da escola, permanecendo no cargo até janeiro de 2001.

E como ele veio parar no CECOM? Eustáquio contou que estava pensando em sair da escola e no final do ano de 2000 recebeu convite para trabalhar no Depto. de Pessoal da UFMG. Como a intenção era trabalhar na área de informática, procurou Carlos Alfeu para ver se podia vir para o CECOM. O namoro com o CECOM é antigo. Desde 1991, quando Carlos Alfeu resolveu fazer um protótipo do que seria o projeto do Agente de Informática, recebeu convite para participar do programa. Seriam três funcionários da UFMG participando de um treinamento, ficando meio expediente no CECOM e meio expediente no local de trabalho. Por questões da época, infelizmente a idéia não foi implantada. Uns três anos depois surgiu o Agente de Informática. Como, na época, já era Secretário da escola, não conseguiu conciliar as duas funções. Então, uma outra pessoa assumiu como Agente de Informática e ele ficou sendo o “agente informal”. Com o advento da rede, assumiu a rede na escola, ficando no primeiro ano sozinho, cuidando de tudo. Em 1998 conseguiu que um bolsista fosse trabalhar com ele. Tentava conciliar os dois trabalhos, deixando a parte administrativa para mais tarde. Com isto, trabalhava mais e mais. Com a mudança da diretoria da escola, pediu para sair. Queria crescer profissionalmente, pois apesar de estar ligado à área de informática, estar no CECOM facilitaria mais, iria mexer com coisas diferentes, aprenderia muita coisa. O novo diretor da escola aceitou a sua saída se fosse através de permuta e queria que o funcionário que o substituísse tivesse o mesmo perfil que o dele. Mesmo não conseguindo esse funcionário, o diretor resolveu liberá-lo. Mas o compromisso é que Eustáquio continue dando assistência à Secretaria da Escola de Farmácia até que suas atribuições lá sejam absorvidas por outra pessoa.

Depois de esperar tanto tempo, no último dia 15, Eustáquio iniciou suas atividades no CECOM. Ele disse que, ao chegar ao 8º andar, lembrou-se do primeiro dia em que chegou à Escola de Farmácia para trabalhar. O espanto foi o mesmo, era como se fosse um novo emprego, ficou ansioso, com muitas expectativas. Saiu da rotina em que estava há 21 anos e disse que o desafio está sendo salutar. Antes de vir para o CECOM, já tinha contato com o pessoal da DAC, conhecendo a maioria dos funcionários. Nas demais divisões, tinha alguns contatos.

Eustáquio está compartilhando a mesma sala com Eugênio, Clayton, Danilo e Esdras. Ainda não sabe se vai trabalhar no atendimento a usuários e está aguardando definição da Xina.

E o que ele espera desse novo trabalho? Disse que esperar, a pessoa espera sempre o melhor, mas pelo tempo de experiência que tem, sabe que as coisas nunca são como as pessoas acham. Vai batalhar bastante.

Nesses três dias de CECOM, deu para ver que Eustáquio é risonho. Ele contou que é calmo, tímido, gosta de conversar e não é difícil de se entrosar com as pessoas. Formou-se em 1989, em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de MG e fez o curso de especialização em Análise de Sistemas na FAFI-BH, hoje UNI-BH. Teve que estudar na Católica, pois já trabalhava na época. Nasceu em Belo Horizonte, é solteiro, e mora com a família no bairro Sagrada Família. Seus pais são Antônio e Maria Tereza e tem três irmãs: Maria Helena, Angela e Sônia. É o caçula da família.

Eustáquio gosta de viajar, quando tem tempo e dinheiro, tomar cerveja com os amigos, ir ao cinema para assistir filmes de ação, de teatro. Atualmente, está muito caseiro, o que não era antes.

Tem sonhos como todo mundo. Segundo ele, os sonhos fazem com que as pessoas estejam sempre se renovando. Um sonho seu é ter uma casa no campo, um sítio. Profissionalmente, com a vinda para o CECOM, quer conhecer uma outra área, pois já trabalhou com programação. E gostaria de fazer uma especialização na UFMG.

Depois desta entrevista, estaremos acompanhando Eustáquio no CECOM, nesta nova fase profissional dele, esperando que consiga realmente alcançar seus objetivos.

ECONOMIA DE ENERGIA

Já pensando no processo de economia de energia elétrica que está sendo divulgado em todos os meios de comunicação, o CECOM sugeriu que todas as Divisões procurem ativar o modo de economia dos monitores de vídeo de cada microcomputador.

Sabe-se que, quando um monitor de vídeo está ligado, o consumo de energia é de cerca de 100 W e, quando o monitor está desligado, este consumo reduz para 20 W.

Assim, foi solicitado à DAC que divulgasse orientação de configuração de micros para o modo de economia, a qual foi enviada para as listas de funcionários do CECOM, de Agentes de Informática e órgãos da Reitoria:

Para o Windows 95/98: clicar com o botão direito do mouse no Desktop (área de trabalho). Será aberto então um Menu; clicar com o botão esquerdo em Propriedades; clicar na aba Proteção de Tela; clicar em Configurações; ajustar o campo “Desligar Monitor”, escolhendo o intervalo de tempo que melhor se adequar a cada um (sugestão: 10 minutos).

Para o Windows 2000: clicar com o botão direito do mouse no Desktop; clicar com o botão esquerdo em Propriedades; clicar na aba Proteção de Tela; clicar em Energia; ajustar o campo “Desligar Monitor”, escolhendo o intervalo de tempo que melhor se adequar a cada um.

Há ainda no Windows 2000 duas abas, que não existem no Windows 98, que são a “Hibernar” e “APM”. O usuário desse sistema deve consultar o Help para maiores esclarecimentos.

Sugere-se também que este modo seja desativado quando se estiver monitorando tarefas críticas na tela do micro.

PARADA PARA MANUTENÇÃO

Em função de manutenções que serão realizadas, pela equipe técnica da DAC, estão previstas para hoje, dia 17/5, de 18:00 às 19:00, indisponibilidades nos serviços prestados pelo CECOM na rede local, e-mail e acesso à Internet dos órgãos da UA2 e UA3.

Estará sendo feita a substituição da placa de rede que atende à UA2, que está apresentando problemas, por uma que está fora de uso no servidor UA3.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas, esta semana:

– Um página muito legal e divertida é a http://www.globz.net/globz/. Toda desenvolvida em Flash, diferente de outras páginas, tem jogos interativos e download. Vale a pena conferir! (Site em Inglês)

– Sabe aquele mapa que você tanto procura? E aquele dado sobre algum país? Na página http://www.maps.com/ você encontrará estas e outras informações para o seu dia a dia. Confira. (Site em Inglês)

– O site http://www.browsertune.com/bt2kfast/ oferece um interessante serviço online para os internautas que não estão satisfeitos com o desempenho do navegador (browser): por meio de uma série de testes online, ele verifica as condições do programa e sugere consertos. Dica do http://www.uol.com. br. (Site em Inglês)

– Você conhece a agência Crazy Raven, que é especializada em marketing pela Web? Se não conhece e quer conhecer, digite no seu browser http://www.crazyraven.com/index.cfm e veja do que a agência é capaz. Com um visual muito bonito, tem alguns tutoriais sobre Flash e Photoshop. Tem um filme de abertura que é muito legal. (Site em Inglês)

– Fique por dentro do mundo musical navegando até a página http://www.cliquemusic.com.br. Na página você encontrá assuntos relacionados ao mundo da música, compras de CDs e principalmente para MP3. Leia a coluna cybernotas. Nesta coluna tem dicas sobre os últimos lançamentos.

– Lá vem o cheiro de Papoula se espalhando pelo ar!!! E podem se preparar: a partir de agora, os próximos nove meses vão ser de pentelhação em jornais, revistas, principalmente as de fofoca e televisão, principalmente o programa do Gugu. Bomba na última semana, com a notícia de que Carla Perez está grávida. Imaginem como vai ser essa gravidez! No mínimo, dez capas de Caras, Tudo, Quem Acontece. Depois, Pais e Filhos, Capricho e revistas do gênero. Esta e outras fofocas estão na página http://www.aponte.com.br/. Para quem gosta do genêro…

– O Dgolpe está derrubando barreiras internacionais para formar uma comunidade de música global, unindo artistas e fãs de música da geração digital. É o primeiro portal digital a oferecer ao público um diretório abrangente, com o melhor da América Latina e muito mais, em inglês, espanhol e português. A intenção é reunir na Internet grandes apaixonados pela música, assim como os melhores artistas e bandas do momento. O endereço é: http://www.dgolpe.com/. Vale a pena conferir!

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático divulga os seguintes termos:

Baud – Este é mais um termo relacionado a modems, que indica o número de vezes que o tom muda numa ligação via modem. Os primeiros modems, de até 1.200 bips, trabalhavam com apenas duas tonalidades, um som mais alto representava um bit 1, enquanto um som mais baixo representava um bit 0. Nestes modems, o número de bauds representava o número de bits que era possível transmitir por segundo. Naquela época, dizer “modem de 1200 bips” ou “modem de 1200 bauds” era a mesma coisa. Atualmente, os modems utilizam uma modulação muito mais sofisticada, transmitindo vários bits em cada baud. Os modems de 14.400 bips por exemplo, transmitem a apenas 2.400 bauds.

OEM – Original Equipment Manufacturer, uma empresa que fabrica componentes e os vende a outras empresas, que os usam para montar seus produtos, ou os revendem para o consumidor final. Também se refere aos produtos vendidos neste sistema. Um processador OEM é um processador destinado à grandes companhias, geralmente vem com um manual resumido, sem embalagem individual e com garantia mais curta, mas em compensação mais barato. Este termo é algumas vezes usado também em relação à softwares que são vendidos em grande quantidade a integradores, que podem ser vendidos apenas junto com um PC novo.

On-Die – “No núcleo”. É um termo usado em relação ao cache encontrado nos processadores modernos, indicando que ele encontra-se embutido dentro do próprio processador, ao invés de ser externo como nos processadores antigos. Quando se diz que o Pentium III Coopermine tem 256 KB de cache “on-die” estamos reafirmando que o cache encontra-se na mesma pastilha de silício do restante do processador e que opera na mesma freqüência que ele.

Overclock – acima do clock numa tradução livre, significa alterar propositadamente o barramento da placa mãe, de forma a obrigar o processador a trabalhar mais rápido. Um Celeron de 566 Mhz, por exemplo usa barramento de 66 MHz, alterando-o para 100 MHz o processador passaria a operar a 850 MHz. Isto é feito através do Setup, ou via jumpers, dependendo da placa mãe usada.

VBR (Variable Bit Rate) – Este é um recurso suportado por alguns formatos de compactação de áudio, entre eles o MP3. Através do VBR, é possível varias o bit-rate de acordo com a complexidade do trecho que está sendo reproduzido. Se por exemplo uma música tem trechos de silêncio, podem ser usados menos bits nestes trechos e mais bits nos trechos com sons mais complexos. Com isto, o tamanho do arquivo continua o mesmo, mas a qualidade melhora um pouco.

Visual C++ – Esta é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft, que oferece uma interface parecida com a do Visual Basic, mas gera código em C++. Em geral, os programas escritos em Visual C++ são mais rápidos que semelhantes escritos em Visual Basic, porém, ambos os códigos só rodarão sobre sistemas Windows.

Voz sobre IP (VoIP ou Voice over IP) – Este é um termo bastante badalado atualmente, já que é provavelmente o futuro da telefonia. Basicamente, um sistema Voz sobre IP utiliza a Internet para realizar as chamadas de voz ao invés do sistema telefônico comutado. Com isso, as chamadas telefônicas sobretudo os interurbanos e chamadas internacionais tornam-se muito mais baratos.

X Windows – Interface gráfica usada geralmente em sistemas Unix ou Linux (onde é aberta através do comando “startx”), desenvolvida inicialmente em 1984, num projeto chamado Projeto Athena. Atualmente, o X Windows é desenvolvido pela comunidade open-source, a página oficial é www.x.org.

Xmodem – Um protocolo de transferência de arquivos via modem, desenvolvido em 1977. Foi muito usado na época dos BBSs, apesar de já estar em desuso. Na versão original, eram transmitidos 128 bytes em cada bloco de dados e era usado um algoritmo simples de checagem para verificar a integridade de cada bloco.

XML (Extensible Markup Language) – O XML é uma linguagem para páginas Web semelhante ao HTML até certo ponto. A principal diferença, é que ao invés de simplesmente usar as tags disponíveis, como no HTML, é possível criar tags personalizadas, daí o “Extensible”. O XML ainda é um padrão relativamente novo, que vem ganhando espaço. Atualmente, todos os principais browsers suportam o padrão.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

XML dá novo passo rumo à padronização na web – O World Wide Web Consortium (W3C) aprovou um novo padrão para troca de informações na rede, o Schema. Ele ajudará a tecnologia XML a integrar os diferentes padrões e sistemas existentes na internet, principalmente em comércio eletrônico.
O XML é uma linguagem capaz de criar outras linguagens. Mas se cada um pode criar a sua, é preciso uma espécie de glossário que organize tudo. Aí está a função do Schema. Até agora, seu equivalente era o DTD (Document Type Definition), que não tinha tantos recursos. O Schema deverá fazer que a informação de transações eletrônicas seja melhor interpretada e descrita. Os programadores poderão usar “schemas” já prontos para determinadas funções, sem precisar desenvolver um vocabulário inteiramente novo a cada vez.
Segundo o comunicado do W3C, o Schema aumenta o poder do XML e sua utilidade para quem desenvolve sistemas de comércio eletrônico. Ou para qualquer um interessado em manipular grandes quantidades de dados na web.
O W3C é a entidade que estabelece os padrões usados na internet gráfica. Só a partir de sua aprovação um padrão passa a ser largamente usado na web. O W3C acredita que o Schema deve acelerar o adoção do XML para uso industrial.

Windows já pode trabalhar junto com kernel 2.4 do Linux – O VMware Workstation, programa que permite que uma máquina Linux rode simultaneamente o Windows (e vice-versa), foi atualizado para trabalhar com o kernel 2.4 do Linux.
O programa permite que vários sistemas operacionais compartilhem o mesmo hardware. Para isso, cria diferentes máquinas virtuais. A versão para servidores, por exemplo, permite que um provedor ofereça várias opções de hospedagem do site do cliente em diferentes sistemas, sem precisar de uma máquina específica para cada um. Agora, quem usa distribuições Linux que já adotaram o kernel 2.4, como a Red Hat, SuSE ou Mandrake, poderá usar o VMware.
A nova versão também inclui suporte para Pentium 4. A atualização pode ser baixada no site da VMware.

Recife também adere ao software livre, e por lei – Desde o final de abril, a cidade de Recife (PE) é mais uma onde os órgãos públicos deverão, por lei, optar preferencialmente por programas que tenham código aberto.
A lei do Software Livre, do vereador Waldemar Borges, foi sancionada pelo prefeito da cidade, João Paulo. Essa é a primeira vez que uma lei nesse sentido é sancionada no país, apesar de Porto Alegre ter adotado o uso de software livre há mais de um ano e várias outras cidades do Brasil apresentarem projetos semelhantes em câmaras municipais e assembléias legislativas.

Microsoft prepara mudança no licenciamento de software – A Microsoft deverá alterar sua estratégia de licenciamento de software para aumentar seu faturamento e compensar a queda nas vendas de computadores pessoais. A companhia ainda não anunciou detalhes da mudança.
Segundo Don Young, analista da USB Warburg, a companhia deverá continuar cobrando taxas de serviços das empresas que antes tinham licença permanente do produto.
Anteriormente, quando uma empresa comprava um grande número de PCs, ela entrava num contrato de alguns anos de duração com a Microsoft, pagando taxas anuais para poder usar os softwares da empresa, como o Windows e o Office.
Terminado o contrato, a empresa poderia continuar usando os programas, inclusive fazendo atualizações, sem qualquer pagamento extra para a Microsoft.
Agora, isso pode mudar. Segundo analistas, a empresa que comprar PCs com softwares da Microsoft terá de continuar pagando taxas de serviço para poder usar legalmente o produto e ter direito às atualizações.
Steve Ballmer, vice-presidente executivo da Microsoft, confirmou que a companhia mudará as práticas de licenciamento: “Os usuários querem comprar um serviço, pois o serviço é mais do que simplesmente comprar o produto”, afirmou Ballmer.
Dan Leach, porta-voz da Microsoft, disse: “Estamos certamente olhando para os softwares como serviço, e, para isso, o modelo de licenciamento terá de mudar”.

BRfree insiste no acesso gratuito e amplia estrutura – Pelo visto, o provedor mineiro BRfree não pretende abrir mão do acesso gratuito tão cedo. A empresa está investindo um valor não divulgado na duplicação do backbone, das portas e das linhas de acesso.
De acordo com o presidente da pontocom, Leonardo Leonel, não dava para fugir do investimento. “Temos uma adesão muito grande, de 1,5 mil a 2 mil novos usuários todos os dias. Se não apostássemos no serviço e fizéssemos essas ampliações, seríamos medíocres. E nosso compromisso é ser um bom provedor”.
Cerca de 10% a 15% da nova estrutura também será aproveitada pelo serviço pago, o VIPBR, que hoje conta com 3,6 mil usuários. Esses usuários ganham, por exemplo, linhas diferenciadas para o acesso em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde o provedor atua.
Segundo Leonel, o BRFree tem hoje 500 mil usuários cadastrados nas três cidades. O executivo promete novidades – na ampliação do número de cidades atendidas – para breve.
Sobre o acordo com o BOL, que seria anunciado no início de março mas não se concretizou, Leonel afirmou que “desistências são comuns no mercado. Mas ainda estamos abertos a negociações. Sempre nos mantivemos com fôlego próprio, sem aportes ou outros acordos, uma empresa de nova economia com administração de velha economia. Mas gostaria de encontrar um bom parceiro na área de telecomunicações, para nos ajudar nessa fase do crescimento da infra-estrutura”.

Windows XP sai em 25 de outubro – A Microsoft anunciou oficialmente no dia 09 de maio a data de lançamento do Windows XP. O produto deverá estar nas lojas no dia 25 de outubro e sairá em duas versões, chamadas Windows XP Home Edition e Windows XP Professional Edition.
A versão Home substitui a família de sistemas para o consumidor iniciada com o Windows 95, enquanto a Professional sucede ao Windows 2000 Pro. Notícias publicadas na imprensa americana informam que a Microsoft também adotará para o Windows XP a comercialização por assinatura, nos mesmos moldes já anunciados para o Office XP. No entanto, no site da empresa ainda não há uma manifestação oficial da empresa sobre isso.
Segundo a subsidiária brasileira, ainda não há uma definição da data lnçamento do Windows XP no Brasil. Mesmo assim, espera-se que seja feito na mesma data do início de comercialização mundial, como já ocorreu nas últimas edições do produto.

IBM garante lugar do Linux no e-business – A IBM continua em lua-de-mel com o Linux, mas prefere falar no mercado de servidores e aplicações de e-business. Para ter o sistema operacional do pingüim rodando no desktop dos “usuários comuns”, ainda demora mais um pouco.
“Temos pessoas trabalhando no desenvolvimento do Linux para desktop, mas o grosso do dinheiro é para o desenvolvimento de servidores”, diz Deepak Advani, vice-presidente de estratégias de Linux da IBM, que participa da Linux Expo Brasil, em São Paulo. E quando ele fala em verba para o desenvolvimento, não está brincando. A IBM pretende gastar 1 bilhão de dólares em pesquisa e desenvolvimento do sistema.
Advani mostra entusiasmo ao falar da adaptação do Linux ao sistemas embutidos, os chamados embedded systems, que pretendem levar a internet aos aparelhos eletrodomésticos, por exemplo. Entusiasmo também não falta para falar dos Linux em handhelds que estão sendo lançados por pequenas empresas de todo mundo.
Para Advani, o que impede a migração em massa do Linux para o desktop não é a opção pelo Windows, mas o padrão de documentos adotado com o Office. “É muito caro para uma empresa deixar de usar o Office. Nem todas as empresas consideram softwares como o StarOffice, por exemplo, suficientemente bons”.
A Big Blue adotou uma campanha agressiva a favor do Linux e está adaptando toda sua linha de computadores para trabalhar com o sistema de código aberto. O foco está nas aplicações para grandes companhias, com as novas linhas de servidores chamadas Eserver.

MULTAS DE TRÂNSITO NA INTERNET

O Globo On Line, de 15/05/2001, divulgou notícia sobre a consulta a multas de trânsito na Internet, transcrita a seguir:

“ Os motoristas já podem consultar no site do DNER as multas aplicadas por radares móveis nas rodovias federais. A informação está atualizada até 24 de abril deste ano. O DNER vai deixar disponível para consulta na Internet a comprovação dos autos de infração ou notificações mesmo depois das multas terem sido quitadas. O infrator que tiver pago multas educativas ou canceladas deverá aguardar comunicado do DNER sobre a forma de restituição dos valores. As consultas podem ser feitas no endereço www.dner.gov.br .”



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 17, de 14/05/1981, publicou notícias sobre liberação de verba para o CECOM para aquisição de equipamentos destinados ao ensino experimental, encerramento da segunda etapa do Concurso Público da UFBa, funcionamento do Sistema Burroughs 6700, Seminário de Microfilmagem, entre outras. As notícias que se sobressaíram foram:

NOVOS TERMINAIS
A Divisão de Produção do CECOM acaba de instalar e tornar operacional dois novos pontos terminais do B6700 constituídos por equipamentos modelo TD-800.
Um deles foi instalado no 8o. andar da Reitoria, no Setor de Manutenção do CECOM, visando atender além das próprias necessidades da manutenção, a todos os setores localizados naquele andar.
O outro terminal foi instalado no 2o. andar do prédio do ICEx, na sala de terminais do Depto. de Ciência da Computação. Este equipamento foi cedido pelo CECOM em modalidade de empréstimo por tempo determinado, e em princípio objetiva atender a todos os professores do departamento.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS
Encerrada a última fase de preenchimento das vagas do Quadro de Bolsistas do CECOM.
Os três alunos aprovados para a Divisão de Sistemas de Processamento de Dados iniciaram, esta semana, as suas atividades como bolsistas do CECOM. E a Divisão de Usuários divulgou hoje pela manhã o ser resultado. Após a prova de programação e entrevista, a DU selecionou, entre 30 candidatos, os seguintes alunos: Marli de Freitas Gomes (Estatística), Cláudia Galinkin, Ricardo Bueno, Mable Lan Kwai Lai (Engenharia Civil) e Rômulo Vieira de Faria (Engenharia Elétrica). Na segunda-feira, dia 18, eles já estarão na Divisão de Usuários.

 



Eventos



TREINAMENTO NOTES

Dando continuidade ao processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, o CECOM estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando o Lotus Notes para os usuários da Reitoria.

Esta turma, a 14a. a ser oferecida, tem 18 vagas e o treinamento será realizado na quarta-feira da próxima semana, dia 23/5, de 8:00 às 12:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg. br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

TREINAMENTO SMARTSUITE

Na segunda-feira, dia 21, estará sendo realizado mais um curso de Migração MS Office para Lotus SmartSuite. O treinamento está marcado para o horário de 8:00 às 12:00, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo, sendo instrutor Jader Santos.

CURSO ATUALIZAÇÃO PARA SECRETÁRIAS

Dentro do programa de capacitação que o DRH está promovendo para funcionários da UFMG, está sendo realizado, desde o dia 14/05, o curso Atualização para Secretárias. O curso está sendo realizado no horário de 8:00 às 12:00, no Setor de Treinamento do DRH e vai ser encerrado amanhã, dia 18.

Do Centro de Computação, estão participando Elizângela de Souza Prado e Marília Pereira Martins.

FESTA JUNINA DO CECOM

Os preparativos para a Festa Junina do CECOM continuam. A lista de adesão ainda não foi passada, mas as rifas vão ter início na próxima semana, conforme e-mail repassado a todos do CECOM.

O primeiro objeto a ser rifado vai ser uma Cesta Junina, com vários itens doados pelos funcionários do CECOM, tais como: enlatados (sardinha, creme de leite, leite condensado, ervilhas, milho etc.), biscoitos, chás, vidros de sucos, vinhos, balas, caixa de bombons, doces diversos e outras coisas. Até o momento somente Beth, Lelé, Bia, Edir, Rubinho e Márcia França colaboraram. A cesta tem que estar pronta até a segunda-feira, quando vai ter início a venda das rifas. Então, os itens serão recebidos até amanhã, sexta-feira. O sorteio está marcado para a quinta-feira, dia 24/05, às 16:00, no refeitório do 8o. andar, com a presença de todos os interessados.

A caixa de prendas para a Pescaria e o jogo de argolas se encontra no meio do corredor do 8o. andar, para que ninguém se esqueça de contribuir com algum brinde.

A data e o local da festa ainda vão ser definidos, sendo divulgados no Sistemático.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos, aniversariantes da semana: prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19; Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23 e prof. Helvécio Botelho Pereira, no dia 24.

E-MAIL DO CANADÁ: Após longo silêncio, Dilma Sandrin enviou e-mail para a Redação, contando da saudade que sente do Brasil. Entre tantas coisas contadas, vale registrar o seguinte trecho:
“Oi Lelé! Parece incrível, mas sou eu mesma! Depois de um “longo e tenebroso inverno”, como diziamos aí sem saber ao certo o que isso significava (agora eu sei direitinho o que significa isso).
Tudo bem com você? Hoje bateu saudade, e resolvi dar uma olhada no Sistemático (confesso que fiquei um tempinho sem ler as noticias da “terrinha” por falta total de tempo por aqui). Fiquei feliz de ler as notícias e fiquei emocionada de ver meu nome nas duas últimas edições.
Fiquei feliz em lembrar daquele tempo bom da DU e senti saudades de todos que estão ainda por aí e de outros que também já saíram como o Romildo, a Nilza e a Laura que ajudaram a escrever a história do CECOM.
Quero também aproveitar para te dizer que o Sistematico está lindo na Internet. Very professional, como diriam meus colegas de trabalho no Children’s. Mas melhor que isso, continua descontraído e muito gostoso de ler!”…