Sistemático: Edição 1076 – 31/05/2001


Notícias



WEBSHERE SUMMIT

Será realizado nesta quinta-feira, dia 31 de maio, em São Paulo, o evento WebShere Summit, promovido pela IBM para apresentação das plataformas que compõem o produto WebShere. O WebShere é uma plataforma de software a partir da qual é possível construir um servidor de aplicação Web para ambientes transacionais com integração com banco de dados relacionais.

Com o uso do WebShere, pode-se construir também plataformas de e-business com gerenciamento de pagamentos via Internet. Esse produto é um dos avaliados pelo CECOM e pelo LCC dentro do processo de análise de um servidor de aplicações que possa atender às demandas de serviços e sistemas dos dois órgãos.

O diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, estará presente ao evento.

APRESENTAÇÃO DO QUICKPLACE

Na última terça-feira, dia 29, foi programada, na Sala de Aula 1 do CECOM, apresentação sobre a experiência da própria IBM com o uso dos produtos Notes e Quickplace. Entretanto, o enfoque da apresentação foi todo voltado ao uso do Notes.

Durante a apresentação, que esteve a cargo de Marcelo Alvarez e Leonardo Vidal, foram apresentados aspectos relacionados à infra-estrutura que provê o Notes no ambiente da empresa, os serviços desenvolvidos internamente nessa plataforma, a metodologia de trabalho das equipes que lidam com o Notes, bem como vantagens e dificuldades vividas no dia-a-dia da equipe de suporte da IBM.

Estiveram presentes: Vinicius de M. Franklin e Thiago Roldão, da IBM; prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, da ATI; Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho e Wilton Speziali Caldas, do LCC; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Eugenio Pacelli Pereira de Souza e Antônio Eustáquio Rodrigues, do CECOM.

SICCA – MÓDULO ALMOXARIFADO

Conforme divulgado na última semana, teve início hoje, dia 31/05, o treinamento do Módulo Almoxarifado do Sistema Integrado de Contabilidade, Compras e Almoxarifado – SICCA. Nessa primeira turma, prevista para terminar amanhã, estão sendo treinados os seguintes 16 servidores, todos eles ligados aos almoxarifados de suas unidades: Gilson Antônio Mathias (FAE), Rubens Rosa de Oliveira (ICEX), Luiz Gonzaga de Oliveira (FACE), Márcio Feliciano Ribeiro (Odontologia), Vitor F. Mello (FACE), Anderson Bustamante (ICB), Lizete Aleixo da Silva (ICB), Sandra Mara Oliveira Barros (EEF), Mônica Moreira Santa Bárbara (EEF), Jair Alves da Silva (COLTEC), Renato Luiz Ribeiro ( EBA), Sandra Bárbara Pires (Engenharia), Adelson Alves (DPFO), Andréa Chrispim Prates (FAE), Maria de Lourdes Lima Santos (Odontologia) e Simone Teixeira Neves F. da Silva (Odontologia).

O treinamento das duas próximas turmas acontecerá na próxima semana, na Sala de Aula 1 do CECOM, nos seguintes dias e horários: turma 2: dias 04 e 05, de 13:30 às 16:30; e, turma 3: dias 06 e 07, de 08:30 às 11:30. Todos os treinamentos estão sendo ministrados por José Reinaldo Maia – gerente do Projeto SICCA – que conta, em sala de aula, com o apoio técnico-operacional do CECOM.


Informativo



Genteware

A entrevista caiu em um dia em que ele estava chegando das inúmeras viagens que faz. Parecia ser impossível conseguir conversar com ele, mas acabou não sendo tão difícil. Ainda bem! Apesar da extrema timidez, ele contou muito sobre a sua vida na UFMG. Ele é o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Assessor de Tecnologia da Informação da UFMG.

A história de Márcio Bunte na Universidade começou no ano de 1976, quando passou no vestibular para o curso de Engenharia Mecânica. Em 1977, descobriu os cursos de extensão em computação, que eram realizados nas férias, pelo CECOM, e fez quase todos. O primeiro curso foi Fortran Avançado, dado por Mauro Siqueira Lopes, e nos demais cursos teve como professores Laertes, Leão, Marcos Augusto, Dojai, Yoshida e outros. Em novembro de 1977, após seleção para o quadro de estagiários do CECOM, foi admitido para integrar a equipe da então Divisão de Usuários (DU). Entrou na mesma época da Denise Spira. Carlos Quevedo era o chefe da divisão e Dilma Trivelli (Didi) era a sua chefe imediata. Trabalhava numa sala lá no subsolo, transformada, anos mais tarde, na primeira Sala de Aulas do CECOM, juntamente com Luiz Henrique, Amaurício, Marcelo, Gino e outros no atendimento aos usuários, dando suporte àquelas inúmeras pesquisas e teses de mestrado. Era parte de uma turma que estudava na Escola de Engenharia e faziam estágio aqui no CECOM, entre eles o Dimas, Filipe e o Frota.

Em março de 1978, com a ida dos professores do DCC, que eram lotados no CECOM, para o ICEx, Márcio preferiu ir, também, para o Instituto. Continuou trabalhando como estagiário, com Quevedo, até se formar em 1980. Entrou para o Mestrado do DCC, trabalhando com o prof. Pacca, na área de Pesquisa Operacional e entrou também como professor do DCC, dando aula na graduação de Cálculo Numérico e Programação de Computadores. Terminou o Mestrado em 1983 e partiu para fazer o Doutorado em Pesquisa Operacional, na cidade de Berkeley, nos Estados Unidos, onde permaneceu até 1989, trabalhando com computação paralela e análise numérica. Márcio contou que descobriu a Internet em 1983, nos EUA, e seu primeiro e-mail foi enviado para o Monteiro, que morava em Princeton na época. Descobriu a Internet e nunca mais saiu dela. Mesmo sem ter terminado o doutorado, teve que retornar ao Brasil em 1989. No Depto. de Ciência da Computação, assumiu novamente como professor, desta vez da disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados, e também a administração da rede do DCC, função em que esteve até 1993, quando retornou para os Estados Unidos e ficou quase um ano trabalhando com Biologia Computacional. Ao retornar, se envolveu também com a RNP e o POP-MG, participando mais ativamente da implantação de redes no Brasil. Foi um período interessante, conheceu muitas pessoas e lugares. No DCC, foi eleito subchefe do departamento por duas vezes: a primeira vez, junto com o prof. Nagib; e na segunda vez, junto com Robson. Ocupou a chefia do DCC quando Nagib assumiu a Pró-Reitoria de Administração.

Como professor, ao longo desses anos todos, Márcio orientou 15 teses de mestrado e 56 alunos nos trabalhos finais da graduação. Continua com o trabalho junto aos alunos até hoje, sendo que a última tese de mestrado sob a sua orientação ocorreu em março deste ano.

Em 1998, quando o prof. César foi eleito Reitor da UFMG, recebeu o convite para fazer parte da equipe para estruturar a Tecnologia da Informação na Universidade. Surgiu a idéia de se criar a Assessoria de Tecnologia da Informação e Márcio aceitou ser o Assessor de TI. A ATI é o órgão responsável pela definição e implementação de políticas na área de tecnologia da informação e tem na sua estrutura o Centro de Computação e o Laboratório de Computação Científica. Para Márcio, está sendo muito interessante este trabalho. Está tendo uma outra maneira de ver a Universidade e a TI, uma visão maior; uma experiência muito interessante. Quando estava no DCC, não tinha esta visão que está tendo agora da computação no restante da UFMG. O fato de estar envolvido também com Educação à Distância, função que está exercendo há 1 ano, está lhe dando a certeza de que TI e EAD estão muito ligadas; uma área ajuda a outra.

Além desses trabalhos, ele ainda exerce algumas atividades externas à UFMG. Em Belo Horizonte, é o coordenador do Projeto BH2, que consiste na implantação de uma rede de alta velocidade na cidade e faz parte da estratégia básica da Internet2 no Brasil. Márcio faz parte do Comitê Gestor do Projeto RNP 2, sendo o representante do Brasil no Projeto Internet 2 mundial. Participa do Comitê Gestor do Consórcio de Universidades Públicas Brasileiras – UniRede -, além do Comitê do MEC de especialistas em Educação à Distância. Márcio faz parte do Grupo de Educação do Programa Sociedade de Informação. Com tantos trabalhos, ele ainda consegue atender aos inúmeros pedidos para proferir palestras sobre Internet e seu uso na Educação.

Dentro dos projetos da Universidade, existe o Grude, projeto muito interessante, que começou há 1 ano e meio e está caminhando bem. O propósito do Grude é de prover uma infra-estrutura de TI para a UFMG. Acha que pode mudar a forma com que a Universidade trabalha e usa TI.

Após tantos anos no ICEx, como está sendo trabalhar na Reitoria, no 8º andar? Será que Márcio sente falta do DCC? Ele disse que, como toda mudança, passou pelo período de adaptação. As suas atividades no DCC foram sendo repassadas para outras pessoas, e foi assumindo a assessoria. Teve que criar a ATI e ocupar o seu espaço. Está sendo uma experiência válida. Faz parte do desafio, muita novidade e está aprendendo muito. Está sendo muito bom fazer parte e trabalhar com um grupo como o CECOM.

Conhecemos muito pouco o Márcio, mesmo sendo um ex-ceconiano. Sabemos que é muito tímido, mas tem uma risada inconfundível. Educado, nunca ninguém o viu de mau humor. Está sempre alegre e tem sempre um sorriso para todos. É um otimista e não deixa de participar das festas ceconianas, quando tem oportunidade de conversar sobre vários assuntos com todos. Márcio nasceu em Belo Horizonte, é casado com Mara e tem dois filhos: Lucas e Luísa. Seus pais são Márcio e Jane, e é o filho mais velho entre os quatro irmãos. Com tantas coisas que faz, Márcio disse que realmente gosta muito de trabalhar. É um dos primeiros a chegar ao trabalho e um dos últimos a sair. Tenta participar da vida dos filhos, almoçando sempre com eles e os levando à escola. Quando está em Belo Horizonte, às sextas-feiras, se encontra com a sua turma do Científico do Colégio Loyola. Nos fins-de-semana, gosta de ir para a fazenda da família da Mara, uma família enorme, composta por 11 irmãos. Todos os sábados se encontram lá, podendo andar a cavalo e conviver com tantas pessoas.

Tem sonhos, tem projetos como todo mundo. Brincando, contou que gostaria de entrar para o grupo da Mega Sena existente no CECOM há mais de 10 anos! E gostaria que os projetos em que está envolvido tivessem êxito.

A entrevista foi encerrada com aquele sorriso otimista, passando a certeza de que o trabalho desenvolvido pela ATI, que vem sendo feito nos últimos três anos, está valendo a pena.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Nova tecnologia da IBM torna possível HD de 400 GB – Uma tecnologia de nome estranho – pixie dust, no jargão interno da IBM – vai tornar possível fabricar discos rígidos de até 400 GB num prazo de dois anos.
O avanço, que tem tudo para revolucionar a produção de discos rígidos, permite quadruplicar a densidade e capacidade de armazenamento dos discos.
A inovação está na introdução de uma camada fina de rutênio, um metal nobre semelhante à platina, no interior dos discos rígidos. O rutênio fica comprimido entre duas camadas magnéticas.
Conhecida como mídia antiferromagneticamente acoplada (AFC), a nova cobertura deverá permitir drives capazes de armazenar até 100 gigabits de dados por polegada quadrada de disco daqui a dois anos.
A nova mídia já está sendo testada no drive do disco rígido do notebook Travelstar da IBM, com densidade de dados que já atingem 25,7 gigabits por polegada quadrada.
Com a nova tecnologia, seria possível armazenar 400 GB em computadores de mesa (ou 400 mil livros); 200 GB em notebooks(42 DVDs ou mais de 300 CDs) e 6 GB ou 13 horas de vídeo comprimido em MPEG-4 em micros de mão.

Telemar pode aumentar preço da assinatura básica – O reajuste anual das tarifas de telefonia fixa, que acontece no mês de junho, pode trazer uma novidade este ano. ATelemar anunciou no dia 23/05 que não pretende reajustar o preço do pulso telefônico, mas deve compensar com um aumento maior da assinatura básica, que atualmente está em 18 reais.
Essa medida pode vir a ser seguida por outras operadoras, já que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) manifestou na semana passada a intenção de acabar com a cobrança do pulso local nas ligações entre telefones fixos.
A proposta da Anatel não foi completamente rejeitada pelo presidente da Telemar, Manoel Horácio da Silva, em conversa com jornalistas antes da apresentação dos resultados da empresa na sede da Associação Brasileira de Analistas do Mercado de Capitais (Abamec), em São Paulo.
“Isso pode ser pensado para o nível residencial, mas a área corporativa sobrecarrega o sistema”, disse Silva.
A média de consumo das 12,5 milhões de linhas em serviço da Telemar é de 150 pulsos por mês. Sem especificar qual é o nível de consumo residencial, o executivo esclareceu apenas que é muito inferior ao do setor empresarial.
“Esse ano não queremos dar nenhum aumento para o pulso, só para a assinatura”, afirmou Silva.
Essa estratégia garantiria uma receita maior nas classes D e E -nas quais a Telemar e todas as outras operadoras de telefonia fixa estão tendo de avançar a fim de antecipar as metas de universalização estabelecidas pela Anatel.
Como a popularização do serviço agrava o nível de inadimplência, a Telemar avalia que pode compensar a perda de receita média por usuário incrementando o preço da assinatura mensal.
Os reajustes das tarifas de telefonia fixa seguem uma fórmula definida nos contratos firmados com a Anatel, prevendo o repasse do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) no período de 12 meses, descontado o ganho de produtividade.
O índice de reajuste a ser aplicado pode variar nos diversos itens que compõem a cesta de tarifas. Com base nisso, a Telemar acredita que possa dobrar o índice de reajuste da assinatura mensal, quase zerando a elevação do pulso.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático divulga os seguintes termos de informática:

Backbone – Link de alta velocidade, usado geralmente como espinha dorsal de grandes redes. A Internet é formada por inúmeros backbones que interligam as redes de universidades, empresas, provedores de acesso, etc.

Daemon – É um programa que roda em background, estando sempre pronto para receber solicitações de outros programas, executar o que foi pedido e retornar uma resposta. O termo Daemon (demônio) vem da mitologia grega, onde os Daemons são espíritos guardiões. O símbolo do Free BSB por exemplo, é um Daemon estilizado.

Northbridge – A maioria dos chipsets ainda são divididos em ponte norte e ponte sul. A ponte norte, ou Northbridge é o chip maior, responsável pela maioria das funções, comunicação do processador com a memória RAM, barramentos AGP e PCI, etc. A Southbridge, ou ponte sul por sua vez, é o chip menor, encarregado de funções “menos essenciais”, como controlar as interfaces IDE e o barramento ISA da placa mãe, assim como as portas seriais, paralela, USB, teclado, etc.

OEM – Original Equipment Manufacturer, uma empresa que fabrica componentes e os vende a outras empresas, que os usam para montar seus produtos, ou os revendem para o consumidor final. Também se refere aos produtos vendidos neste sistema. Um processador OEM é um processador destinado à grandes companhias, geralmente vem com um manual resumido, sem embalagem individual e com garantia mais curta, mas em compensação mais barato. Este termo é algumas vezes usado também em relação à softwares que são vendidos em grande quantidade a integradores, que podem ser vendidos apenas junto com um PC novo.

Sampling – Amostragem, processo de conversão de um som analógico para digital. São extraídas amostras do som. Quanto mais amostras por segundo, mais fiel será o som digitalizado, porém maior será o arquivo gerado.

Waffer – superfície de silício onde são montados transístores, formando um processador. Os waffers de silício precisam ser compostos de material extremamente puro e devem ter uma superfície microscopicamente plana, por isso poucas companias dispõe de tecnologia suficiente para produzir os waffers de alta qualidade que são usados nos processadores atuais. Isto os torna extremamente caros, respondendo por boa parte do custo final do processador.

CASA ALPINA

Já há alguns meses instalada na Praça de Serviços do Campus da Pampulha, a Casa Alpina está oferecendo Cestas para o Dia dos Namorados, a partir de R$ 19,90. A cesta se encontra em exposição na loja, localizada no 2o. andar da praça, funcionando no horário de 9:00 às 19:00, de segunda a sexta-feira.

Vale a pena dar uma passadinha lá!



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 19, de 28/05/1981, publicou notícias sobre a novas aquisições da Biblioteca, índices de funcionamento do Burroughs, 3o. Congresso Regional de Informática, Seminário de Projeto Estruturado de Programas, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PRESENÇA DO CECOM NO SEMINÁRIO “COMO GERENCIAR A ÁREA DE OPERAÇÕES”
Luiz Eugênio de Almeida Oliveira estará, no Rio de Janeiro, de 1o. a 5 de junho, participando do Seminário “Como Gerenciar a Área de Operações”, da SCI – Sistemas, Computação e Informática.
Esse seminário tem os seguintes objetivos: mostrar maneiras de gerenciar os departamento de operações do computador, envolvendo as várias tecnologias disponíveis atualmente; prover os participantes de idéias a respeito de estruturas do departamento de operações, inclusive a gerência de turnos e do pessoal; explorar métodos de gerenciar “data-entry” para sistemas on-line e batch; discutir maneiras de melhorar o relacionamento com os usuários.

MUDANÇAS NA BIBLIOTECA DO CECOM
Na próxima semana será transferida para o prédio da Biblioteca Central da UFMG, parte do acervo existente na Biblioteca do Centro de Computação.
Permanecerão no CECOM os manuais dos fabricantes de computadores e informações técnicas de equipamentos. O restante do acervo poderá continuar sendo consultado pelos usuários da Biblioteca do CECOM no prédio da Biblioteca Central, ao lado da Reitoria.

 



Eventos



TREINAMENTO EM INFORMÁTICA

Dentro do Programa de Treinamento em Informática, desenvolvido através da parceria entre ATI/CECOM e PRORH/DRH, estão sendo realizados os seguintes cursos:

Informática Instrumental, iniciado no dia 14/05, com término amanhã, dia 01/06, com os seguintes participantes: Alexandre Vasconcelos Melo (Editora), Ieda Antônia de Carvalho Morais (Depto. de Manutenção), Jussara Lúcia Araújo (Depto. de Manutenção), Maria Aparecida Lobo Alves Moreira (Depto. de Manutenção), Maria das Graças Vilela Torquato (Farmácia), Vanderson Davino de Souza Dias (Música) e Zuleika de Vasconcelos Paiva (Instituto de Ciências Biológicas). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

Corel Draw Básico, iniciado no dia 28 com término amanhã, dia 01/06. Estão participando do treinamento: Carlos Eduardo dos Santos (Educação Física), Cássio Riveiro (Editora), Edilene Conceição de Oliveira (Música), Helena Maria de Deus Castro (Pró-Reitoria de Planejamento), Izabel Cristina Vidigal Erichsen (Biblioteca Universitária), Jesus Manuel Francisco ( Engenharia), Joanice Martins da Silva (Belas Artes) e Maria Helena Oliveira Guedes Corrêa (Depto. de Pessoal). Instrutor: Adyr Rodrigues Nascimento.

TREINAMENTO NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM, em parceria com o DRH, estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários da Reitoria.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada na sexta-feira da próxima semana, dia 8/6, de 13:00 às 17:00, na sala de aula 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@ cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

FESTA JUNINA

Já estão definidos a data e o local da Festa Junina do CECOM. A festa foi marcada para o dia 29 de junho, atendendo a pedidos insistentes de alguns participantes. Quanto ao local, ficou decidido que será no Espaço de Festas Sarau, no Bairro Santa Amélia. O mapa será entregue na semana de realização da festa.

Enquanto isto, as rifas, para angariar fundos para a festa, estão sendo vendidas para o segundo sorteio, só que desta vez, de duas cestas de biscoitos e sucos. O sorteio está marcado para o dia 05 de junho, às 16:00, na Sala do Café do 8o. andar. Todos os ceconianos estão colaborando com as cestas, trazendo o material e comprando as rifas.

A caixa para os brindes da pescaria e do jogo de argolas se encontra no meio do corredor do 8o. andar para recebimento das prendas.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Gerson Edson Machado de Sousa e Antônio Carlos Soares, no dia 1o. de junho. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Cleuza Maria Bento (QQ) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02 e Rosana de Melo Faria, no dia 06.