Sistemático: Edição 1077 – 07/06/2001


Notícias



MAIOR VELOCIDADE PARA OS LINKS DO CENTRO

A ATI apresentou ao Reitor, na semana passada, um conjunto de avaliações e resultados já obtidos pelo CECOM na gerência integrada de telefonia convencional e comunicação de dados.

Uma das considerações apresentadas pelo Assessor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, e pelo diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, foi relacionada às LPCDs (Linhas Privativas de Comunicação de Dados), que atendem às unidades acadêmicas, localizadas no Centro da cidade, que se encontram saturadas.

Além disso, os novos serviços e sistemas disponibilizados pela ATI, seja através do CECOM ou do LCC, como o INA 2000, o Projeto Grude etc., além da possibilidade de utilização da rede para tráfego de imagem e som, trazem à tona a necessidade de avaliação constante de desempenho e carga destas LPCDs.

Reforçando a necessidade estratégica deste investimento, vale destacar que hoje a UFMG gasta, de seu total de contas telefônicas, 96% com telefonia convencional e só 4% com comunicação de dados.

Por outro lado, análise feita pelo CECOM tem mostrado que, com a utilização da rede de comunicação de dados, tanto para navegação na Web quanto, e principalmente, para o uso de e-mail, alguns órgãos têm conseguido reduzir seus custos com telefonia.

Apresentadas estas informações ao Reitor, prof. Francisco César de Sá Barreto, a ATI recebeu autorização para viabilizar, junto com a Proplan, a ampliação da velocidade das LPCDs atuais. Elas terão sua velocidade dobrada para, no mínimo, 256 K.
Desta forma, os links migrarão para:
– Campus da Saúde – de 512 Kbps para 1 Mbps
– Engenharia e FACE – de 256 Kbps para 512 Kbps
– Arquitetura – de 128 Kbps para 256 Kbps
– Direito e Farmácia – de 64 Kbps para 256 Kbps.

O CECOM já está providenciando, junto à Telemar, a ativação das novas velocidades ainda durante este mês.

APRESENTAÇÃO WebSphere E VisualAge

As equipes técnicas do CECOM e do LCC vêm avaliando soluções tecnológicas para utilização como servidor de aplicações e ferramenta de desenvolvimento, ambos para o ambiente Web.

No CECOM, as ações mais recentes foram a participação do seu diretor, no evento Web Sphere Summit, ocorrido em São Paulo, na semana passada, e início de testes do produto VisualAge, em sua versão de demonstração, que estão sendo feitos pelo diretor da DAS, João Carlos Lages.

Dando prosseguimento a esta etapa de conhecimento destas soluções, será promovido seminário na próxima segunda-feira, dia 11, às 14:00, na Sala de Aulas 1 do CECOM, envolvendo as equipes técnicas do CECOM e do LCC, quando a IBM, empresa fornecedora dos produtos WebSphere e VisualAge, apresentará características técnicas dos mesmos.

NO-BREAKS PARA A REDE UFMG

Esta semana, a DRC instalou no ICEx, com o apoio de Sebastião Reis, eletricista da Unidade, o primeiro dos no-breaks que garantirão o funcionamento do backbone da Rede UFMG, no Campus Pampulha, no caso de falta de energia elétrica.Os no-breaks, fabricados pela Engetron, foram adquiridos através de projeto UFMG/Finep, gerenciado pelo prof. Roberto Nogueira, do Depto. de Física.

NOVO ROTEADOR SSR8000 ENTRA EM PRODUÇÃO
O novo roteador instalado no ICEx (Cabletron SSR8000), agora protegido, teve seu firmware atualizado e foi colocado definitivamente em produção. Através de uma nova ligação com o POP-MG, nele instalada, está correndo todo o tráfego de saída e aproximadamente 25% do tráfego de entrada na comunicação entre a UFMG e a Internet.

AVALIAÇÃO INTERNA

Será agendada, para a próxima semana, reunião de diretoria para discussão a respeito do processo de avaliação interna do CECOM, referente ao primeiro semestre de 2001. Esse processo tem como principal objetivo, avaliar a efetiva participação e o desempenho dos funcionários do CECOM na execução de atividades rotineiras e no desenvolvimento de novos projetos. Os usuários de produtos e serviços do CECOM, escolhidos por sorteio dentro de cada área de atividade, também participam do processo através do preenchimento de questionários de avaliação.

PROJETO SICCA

O treinamento das duas últimas turmas do Módulo Almoxarifado do Projeto SICCA – Sistema Integrado de Contabilidade, Compras e Almoxarifado, ocorreu nessa semana conforme planejado anteriormente. Estiveram participando:

Turma 2: dias 04 e 05/06: Aciléia Diniz Carvalho (CP), Agostinho dos Santos (ICEx), Altair Gonçalves da Silva (Veterinária), Gabriel Pereira Chaves (Biblioteconomia), Geraldo Magela de Sena (DPFO), Gilson Firmo (Música), João Eustáquio da Costa (FALE), José Maria Abijaudi (CP), Luiz Augusto dos Santos (FALE), Sérgio Araújo Costa (Música), Simone Dorneles de Brito (Arquitetura) e Wantuil Correia Oliveira (Arquitetura).

Turma 3: dias 06 e 07/06: Adriano Toni Pereira (COLTEC), Eduardo Portes Gontijo (Farmácia), Edvar Brandão Alves (CEU), Francisco Amadeu de Souza Filho (Imprensa), Geraldo Sabino de Moura (DPFO), Giovani Roberto Rodrigues (FAFICH), José Ricoy de Carvalho (CEU), Marconi Marcolino Costa (Medicina), Marilac M.M. Saraiva ( Enfermagem), Mauro Batista do Carmo (FAFICH), Patrícia Almeida Rezende (IGC), Samuel Ferreira da Cruz (Enfermagem) e Wilton Evangelista (Medicina).

Os treinamentos aconteceram nas salas de aula do CECOM e foram ministrados por José Reinaldo Maia, gerente do Projeto SICCA, com apoio técnico-operacional do CECOM.


Informativo



Genteware

Maria José Cortezzi (Lelé)*

As entrevistas da Seção Genteware terminaram na semana passada, com o prof. Márcio Bunte, finalizando com chave de ouro esta seção. Quem mais lucrou com as entrevistas fui eu, pois conheci um pouco mais cada um da equipe do CECOM. Sempre me lembro de cada coisa falada pelos entrevistados e acho que valeu a pena mostrar para os leitores do Sistemático quem faz parte desse mundo ceconiano.

A seção acabou, e como muitos me perguntavam quando eu seria a entrevistada, resolvi deixar para o final a minha pequena história. E descobri que é mais fácil falar sobre as pessoas que conhecemos do que da gente mesma.

Como a grande maioria dos entrevistados, fiquei feito boba, sem saber como iniciar essa matéria e deixar registrada a minha pequena parcela nesta história ceconiana. Então, vamos lá! No século passado, no dia 17 de maio de 1973, pisei pela primeira vez no CECOM, que ocupava uma área no 5º andar da Reitoria, juntamente com o Depto. de Pessoal. Cheguei aqui, trazida pelo Plínio, meu professor, para fazer estágio durante um mês. Estava no 3º ano de Comunicação Social e estudava na antiga Fafich, no bairro Santo Antônio. As primeiras pessoas que conheci foram: prof. Antônio Mendes, diretor do CECOM na época, Ivan Moura Campos, seu Braz, Elidimar e Antônio Pedro, que era o chefe dos estagiários. Era um lugar completamente diferente de qualquer outro na Reitoria, com tanta gente jovem participando de algo praticamente novo. Parecia fazer parte de filme de ficção científica. Nesta época, eram também estagiários Leão, Laertes, Beatriz Rocha, Help, Clarindo, Newton Vieira, Monteiro e José Antônio. Depois, chegaram Helton, Didi, Nagib, Donaldo e Eduardo Miaw, Izilda, Lourdes Granha, Nivaldo Speziali, Robinho, Marcos Cachaça, Milton, entre tantos. O CECOM ocupava uma pequena área, formada por 4 salas, que eram: a diretoria, a Secretaria, a sala do pessoal que trabalhava nos projetos da Plambel (Ângelo Guimarães, Márcio do Carmo, José Marcos, Osias Baptista e o prof. Pacca) e a Biblioteca, que era ocupada também pelos estagiários. Havia uma mesa enorme, com poucas cadeiras e quem chegasse cedo, tinha lugar para se sentar. Quem se atrasava, ficava em pé, aguardando a sua vez. Fiquei na Secretaria com Elidimar e seu Braz, que aprontava cada uma! São muitas histórias engraçadas para serem recordadas. Vim para ficar um mês e fazer o Boletim Informativo do CECOM. Só que este um mês se transformou em 28 anos e 21 dias. O primeiro emprego, onde aprendi tudo e tive ótimos professores, como Angela Lage, Elidimar, Antônio Pedro, Sônia, Xina, Carlos Alfeu, Leão e tantos outros que nunca negaram ensinar-me ou informar-me sobre qualquer assunto. A primeira fase vivida no CECOM, da época de estágio, foi formada por grandes amizades, aquela vontade desenfreada de trabalhar, participar de tudo e detestar fins-de-semanas, para não ficar longe dos amigos. Mas mesmo assim, até nos fins-de-semana, ninguém se desgrudava. Eram festas e mais festas, tinha sempre alguma coisa para ser comemorada, alguma casa para ser visitada. O tempo foi passando, trabalhei na Secretaria de Controle e Divulgação, Secretaria Geral, Setor de Treinamento e Divulgação e, finalmente, hoje, Divisão de Apoio Administrativo. Em 1975, após me formar, em dez/1974, fui contratada através do convênio BNDE, sempre na parte de divulgação e cursos de extensão. Em 1976, fui contratada pela FUNDEP, como Técnica em Comunicação Social e em 1978, pela UFMG, como Programador. Até que, com o enquadramento em 1987, passei a ocupar o cargo de Comunicólogo.

O CECOM foi uma escola e, na época de estagiário, todos nós brincávamos dizendo que aqui se aprendia de tudo: varrer chão, limpar mesa, empurrar armário, montar e grampear apostilas etc. Tudo era alegria! Eu vivia mais no CECOM do que na Fafich e a maioria dos estagiários se comportava assim.

Além do Elidimar e da Angela, tive como chefes a Sônia, Euclídia, Carlinhos, Bárbara, Eugênio e Márcia. Com cada um aprendi não um pouco, mas um tanto. De tantos trabalhos que participei no CECOM, posso citar a comemoração da milésima edição do Sistemático, CECOM-Ano 10, todas as festas de Natal (com exceção daquela que o Ronaldo arrancou das minhas mãos, e a de 1978), as festas juninas, as Olimpíadas, os cursos de extensão dos tempos antigos, coordenação dos estagiários, as publicações que divulgavam o CECOM, os relatórios anuais e da FINEP, os Boletins Informativos, o trabalho na área de pessoal do Vestibular e não poderia deixar de falar de O Sistemático, o meu filho de papel. Durante algum tempo, na época da Bárbara, trabalhei também com SIAFI, e detestava. Nunca gostei de trabalhar com dinheiro dos outros!

Dentro do CECOM, sou uma pessoa privilegiada. Sempre trabalhei com os melhores equipamentos e com pessoal especializado me assessorando, me empurrando. Na época em que o pessoal administrativo começou a trabalhar com microcomputador, ficava extasiada de ver todo mundo sabendo de cor e salteado aquele WS antigo cheio dos Controls da vida, batalhando horas e horas naqueles enormes SID e Quartzil. Nunca trabalhei naquelas máquinas. Para editar O Sistemático, fui direto para um XT Itautec, utilizando uma versão para o português do Word, adaptada pelo André. Eu dizia que usava o Word da Xina. Usava o micro sob chicote e me recusava a progredir. Gostava demais da minha máquina de escrever e o Sistemático saía rapidinho. Tinha aversão àqueles micros, verdadeiro pavor daquelas máquinas que faziam as coisas antes da gente. O horror surgiu no dia em que estava quase terminando O Sistemático, na sala da Xina, no subsolo, quando a geladeira que ficava na sala deu um tremelique para desligar, e apagou o micro que eu estava usando. É claro que havia esquecido de salvar. Resultado: perdi todo o trabalho de um dia. Podem imaginar como saí pisando duro, falando o por que de não gostar daquelas porcarias! Mas, o tempo passou. Continuei um pouco arredia até que, finalmente, passei a gostar dessa maravilha que é um microcomputador, graças à persistência da Xina, Euclídia, Eugênio e Rosa. Um certo dia, numa quinta-feira, dia do Sistemático, o micro em que trabalhava travou. Nesse dia, a Xina e o Frota escutaram o que esperavam há muito tempo: – “Sem meu micro, não trabalho. Me recuso a fazer O Sistemático na máquina de escrever.”

E continuo, até hoje, aprendendo e utilizando boas ferramentas para trabalhar, com o apoio de todos.

Meu trabalho acabou girando em torno do Sistemático, mas tenho um trabalho diversificado, cuidando ainda do site do CECOM, contratação de estagiários, reservas de passagens, diárias, inscrições em eventos e outros serviços. Sou, talvez, a única pessoa no CECOM, que depende de todo mundo para trabalhar e a única de quem ninguém depende. Preciso de todos trabalhando, desenvolvendo algum projeto, para transmitir, através do Sist, o que anda acontecendo aqui. Ninguém imagina como fico orgulhosa de citar nomes e projetos, contar para a Universidade tudo o que se passa aqui dentro. É uma equipe e tanto.

Trabalhar na DAA é ótimo e, ao mesmo tempo, um desafio. Apesar da equipe estar equiparada às demais, ainda existe, em certas cabeças, aquela velha idéia de que apoio administrativo está restrito à limpeza e arrumação. A DAA do CECOM deve ter sido a primeira equipe na Universidade a ser informatizada, oferecendo um serviço que nenhuma outra equipe oferece dentro de um órgão. A luta pela hegemonia começou na época da Bárbara, que se empenhou ao máximo para que a equipe fosse equiparada às demais. A sala que ocupo, juntamente com Alda, Beth, Rubinho e Márcia, é ótima. Tanta coisa ao mesmo tempo que se aprende de tudo: SIAFI, FUNDEP, licitações, pregão, telefonia… É uma sala muito procurada e já foi a sala de visitas do CECOM.

Com tantas coisas que já aconteceram, é claro que sei de inúmeros casos engraçados. Poderia contar do dia em que o Iremar caiu dentro do buraco no meio do corredor do 8º andar; da Rosa dormindo e roncando após o almoço, na nossa sala do STD; das brigas da Sônia colocando o pessoal para fora da nossa sala na Secretaria Geral; do Anti-Sistemático que ganhei de Inimigo Oculto; da estagiária da Biblioteca que achou que Aurélio era nome de funcionário do CECOM, enquanto eu perguntava pelo Aurélio dicionário e outros. Se juntar com os casos das outras pessoas do CECOM, dá um livro.

Bem, já contei muito sobre a minha vida no CECOM. Será que posso contar a minha vida lá fora? Bem, nasci em Belo Horizonte, na Mansão Monstro Solar dos Urubus (como chamava a minha casa), no Barro Preto, às margens do Arrudas, a três quarteirões do Campo do Cruzeiro. Antes de nascer, já era cruzeirense. Paguei todos os pecados do mundo durante os quase doze anos em que estive casada com o Jacó, atleticano doente. Tenho muito orgulho de ter tido os pais (Dôgo e Lilia) e os avós que tive. Herdei muitas coisas deles e sou feliz em lembrar de tudo que eles puderam me repassar. Sou divorciada, tenho quatro irmãos e sou a caçula. Meus irmãos são: Tatá, Doguinho, Fernando e Naná, que todos conhecem, pelo menos de nome. Tenho os sobrinhos, que afinal foram os meus filhos: Fabíola, Vânia, Magno, Fabiana, Douglas, Juliana, Alex, Fernanda e Cissinho. E, tenho ainda os meus filhotes: Esquerra, Diego, Toquinho e Pituquinha (da Vânia) e Emmannoel (da Fabíola). Não construí a minha família, mas tenho uma família bem grande. E tenho, também, a felicidade de ter tido sempre ao meu lado uma família postiça, composta pela Olinda, Nadyr, seu João, Juca, Regina e Cláudia.

Pois é, aqueles que não conheciam quem ficava por trás do Sist, hoje ficaram conhecendo um pouco. Nem jornalista, nem analista. Somente alguém que está aqui para contar, a todos, semanalmente, os feitos ceconianos. Espero ter ainda muita coisa para transmitir através destas páginas e, enquanto tiver gás, vou continuar trabalhando e batalhando, nunca me esquecendo de todas aquelas pessoas que sempre estiveram ao meu lado, acreditando no meu trabalho, me dando todo o apoio necessário. Sem elas, eu não existiria.

* Redatora de O Sistemático

FERIADO

O dia 14 de junho, quinta-feira, será ponto facultativo, conforme divulgado pelo MOG, em 22/01/2001 e o dia 15 de junho, sexta-feira, será recesso acadêmico, conforme Resolução 08/2000, de 16/11/2000. Em face disso e das crescentes medidas de racionamento de energia elétrica, a Administração Central considerou oportuna a não realização de expediente administrativo no dia 15 de junho. As horas de trabalho correspondentes a este dia deverão ser compensadas oportunamente.

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao feriado de 14 de junho, Corpus Christi, e ao recesso no dia 15, sexta-feira, O Sistemático não vai circular na próxima semana, retornando no dia 21 de junho.

PAGAMENTO DO SEGURO OBRIGATÓRIO

O pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT), através da Internet, encontra-se em Pagamentos sem código de barras, IPVA/Taxas DETRAN. Este pagamento também é possível de se realizar através do Terminal de Auto Atendimento, em pagamentos com código de barras, outros convênios.

Quaisquer informações podem ser obtidas através do telefone 0800 78 5678 ou a área “BB Responde” na página: http://www.bb.com.br.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– O maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, tem uma página oficial. Faça uma visita e leia uma biografia e obras literárias adaptadas para a TV, teatro e cinema. Você também pode ler os resumos das peças, principais personagens, depoimentos de amigos e familiares, texto integral de teses e dissertações sobre a obra de Nelson Rodrigues. Outra coisa legal na página é a sua primeira crônica no Jornal dos Sports e o primeiro texto de “A Vida Como Ela É”, escrito quando Nelson estava na escola. O endereço é: http://www.nelson rodrigues.com.br/. Vale a pena conferir.

– Para o pessoal que gosta de desenvolver páginas em Flash, de uma forma simples, é só visitar a página http://www.coffeecup.com/firestarter/main.html. Desenvolvido pela CoffeeCup, empresa que criou o HotDog, famoso editor de HTML, esse programa permite criar efeitos com textos e imagens, menus de navegação e outros recursos. O Firestarter importa imagens nos formatos mais tradicionais, vem com 50 efeitos prontos e 40 sons. Dê download na versão gratuita para fazer testes.

– Você que gosta de desenvolver em HTML ou quer aprender ou incrementar uma home page, vá correndo para a página http://www.soswebmaster.com.br/. Além de noções de HTML, ele traz códigos para criar recursos bem legais em DHTML (texto animado, menu dinâmico, marca d´água), CSS (links mudando de cor e sem o sublinhado), JavaScript (texto aleatório, páginas em tela cheia, página com senha), ASP (chat e guestbook). Tem downloads de diversos gifs animados, cliparts, ícones e fotos que o site oferece, gratuitamente.

– Beatles, Billy Joel e Stevie Wonder, estão na página http://www.flashbacknow.cjb.net. Histórias, trajetórias e até o fim dos Beatles, além da discografia com a lista de todas as músicas oficiais do grupo. Na página, você também vai conhecer as músicas que os Beatles não aproveitaram em seus álbuns e cederam para outros artistas, vários arquivos MIDI e uma seção de perguntas e respostas sobre a banda. Esse mesmo tipo de informação você vai encontrar sobre cada integrante da banda, especificamente, e sobre Stevie Wonder e Billy Joel.

– Uma página muito legal para quem gosta de música é a http://www.piano graphique. com/datasuk/init.html. O Piano Graphique é um simulador de música que associa cada letra do teclado a uma batida desregulada, uma base melódica de sintetizador, um loop, um coro de hip-hop etc. Escolha o estilo: angular entropy (drum’n’bass), compulsion (jazz), rude boy (reggae), lov’techno (eletronic) e cargo (world music) e saia tocando. Necessita do produto Shockwave instalado. (Site em Inglês ou Francês)

– Sabe aqueles filmes de karatê onde a pancadaria come solta? Pois é, agora você pode se divertir com bonecos de palito no endereço http://members.brabant.chello.nl/~a.mert/fight.swf. A página utiliza a tecnologia flash e a pancadaria come solta. É super legal! (Site em inglês).

– Para não dizer que não falei de moda, aí vai uma dica super legal para homens e mulheres que querem andar elegantemente. A página http://www.arezzo.com.br tem a roupa certa para o seu gosto. Muito bem desenhada e utilizando a tecnologia flash, a página trata não só de modas como também de drinks e afrodisíacos, com receitas para o seu prazer. Ocasiões especiais, dia-a-dia, bolsas, calçados e acessórios são algumas das opções da página. Ah! não deixe de ver o guia de moda. Vale a pena conferir!

– Continuando falando de moda, outra página super legal e com mulheres maravilhosas é a http://www.uol.com.br/modabrasil/. Moda Brasil traz tendências, notícias, cobertura dos maiores eventos de moda do país, fotos e lançamentos. Caso você se interesse por beleza, a moda Brasil tem dicas de perfumes e maquiagem para deixar você mais bonita. Não deixe de visitar esta página.

– Outra página super legal é a http://www.buscamoda.com.br, que faz busca de sites para você. Se mandar pesquisar por moda infantil, por exemplo, será mostrado os sites que tratam do assunto. Além de pesquisa, tem artigos para acessórios, artigos para lojistas, consultoria, máquinas e equipamentos etc. Vale a pena conferir!

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no final do mês de maio, as seguintes notícias:

Bancos de dados crescem 10% em 2000 – O mercado mundial de banco de dados movimentou 8,8 bilhões de dólares em 2000 – 10% a mais que o volume gerado em 1999. A Oracle continua líder no setor, com 33,8% do mercado, segundo um novo estudo do Gartner Dataquest.
Em 1999, a empresa tinha 31,4%. Em segundo lugar no ranking está a IBM, que passou dos 29,9% em 1999 para 30,1% em 2000. A Microsoft aumentou sua participação de 13,1% em 1999 para 14,9% no ano passado. A Informix caiu de 5% para 3% e as outras também caíram de 17,3% para 15%.
A 12a Pesquisa da GV, divulgada em março, mostrou que as 64% das empresas do Brasil utilizam o Access, da Microsoft. A Oracle ficou em segundo lugar, com 13% de participação.
A divisão do mercado mundial de banco de dados:


Empresa
2000
1999
Oracle
33.8
31.4
IBM
30.1
29.9
Microsoft
14.9
13.1
Sybase
3.2
3.3
Informix
3.0
5.0
Others
15.0
17.3

Fonte: Gartner Dataquest / Maio 2001

98% das escolas públicas têm acesso à web nos EUA – Pode morrer de inveja: 98% das escolas públicas dos Estados Unidos já têm acesso à web, segundo o National Center for Education Statistics do Departamento de Educação.
Em 1994, apenas 35% das escolas públicas tinham acesso à Internet. Em 1995, já eram 50%. Dois anos depois, em 1997, chegaram a 78%, depois 89% e 95% em 1999.
O estudo mostrou que existem algumas pequenas diferenças entre as escolas, que variam no nível de pobreza, tamanho e localização. Por exemplo, medindo o nível de pobreza dos alunos pela adequação ao programa de lanche gratuito, o estudo mostrou que 94% das escolas com 75% ou mais alunos desse programa tinham acesso à Internet. As escolas com 35% de alunos do programa têm uma taxa de conectividade de 99%.
Pouco mais da metade (54%) das escolas públicas permitem que os alunos naveguem além das horas normais do período escolar. Entre elas, 98% deixam os alunos acessarem depois das aulas e 84% deixam que eles naveguem antes das aulas. Dezesseis por cento ainda permitem que eles fiquem online nos finais de semana.
Os pais americanos parecem satisfeitos de saber que a maioria das escolas têm monitores para acompanhar os estudantes na internet – 94% têm professores monitorando o uso e 74% utilizam programas de filtros de conteúdo.
Além disso, um outro estudo do eMarketer citou que de acordo com um levantamento do Zandl Group, 54% dos estudantes se conectaram à internet em 2000 por razões de estudo. O Zandl acredita que mais estudantes navegariam para estudar se o conteúdo didático fosse colocado em formato parecido com o de games. Afinal, 80% dos jovens disseram que navegam pelos jogos. Em seguida, 72% disseram que o motivo é o e-mail. Chats, trabalho da escola, download de músicas e compras vêm em seguida, respectivamente.
Só para ter uma idéia, de acordo com o Livro Verde (lembra dele?), do MEC, em 1999, apenas 3,5% do total de escolas de edudação básica tinham acesso à web – 67,2% delas eram particulares. Isso significa, segundo o próprio Livro, que apenas 2.527 das 187.811 escolas públicas brasileiras estavam online.

Gordon Moore troca a Intel pela aposentadoria – O co-fundador e diretor da Intel Gordon Moore, 72, anunciou, no dia 24/05, o seu desligamento da empresa. Moore se aposenta depois de 32 anos de serviço na Intel e de cunhar a famosa “Lei de Moore”.
Moore é um dos nomes mais influentes e respeitados no mundo da tecnologia. Em 1965, três anos antes de fundar a Intel, ele afirmou que o poder de processamento dos chips dobraria a cada 18 meses, dando origem à conhecida “Lei de Moore”.
A aposentadoria foi anunciada durante uma reunião de acionistas da Intel. Moore ainda participará de reuniões da empresa, mas não terá poder de voto. Além de ficar como uma espécie de consultor especial da Intel, Moore vai trabalhar mais ativamente na Gordon e Betty Moore Foundation, entidade que criou para atuar na defesa da educação e do meio ambiente.
Ao final da reunião, o homem que ajudou a Intel a se tornar a maior fabricante de chips do planeta, com um faturamento de 38 bilhões de dólares no ano passado, disse que acredita que sua lei deve continuar valendo pelos próximos 20 anos.

The New York Times aponta impasse na Vésper – O jornal The New York Times publicou hoje uma reportagem questionando se o serviço de telefonia fixa sem fio da Vésper realmente está servindo ao seu propósito inicial: prover acesso telefônico para as camadas mais pobres da população.
A reportagem lembra que a Vésper anunciou um serviço de telefone residencial sem fio que podia ser instalado mais rapidamente do que linhas telefônicas tradicionais e que custaria mais barato do que os telefones celulares.
O jornal comenta que a jogada da Vésper é a maior já vista até agora no mundo em cima de uma tecnologia chamada de wireless local loop – também conhecida como sem fio fixo porque os aparelhos não são móveis como os celulares.
Essa tecnologia foi alardeada como uma saída para países com uma infra-estrutura inexistente ou inadequada em locais onde os fios de cobre não conseguem chegar.
O Times questiona se essa tecnologia será capaz de prover acesso para toda a população brasileira, num país em que existem 23 telefones para cada 100 habitantes, em comparação com o índice de penetração de 65 por cento, nos Estados Unidos.
O problema, aponta o Times, é que as receitas com o serviço tendem a ser baixas, já que clientes de baixa renda não gastam muito.
Com os investimentos ameaçados, a Vésper está relutante em continuar a expandir sua rede em áreas pobres. A empresa anunciou que vai focar cada vez menos nos consumidores de baixa renda – 75% de seus clientes – e cada vez mais em casas e empresas de renda mais alta.
O jornal comenta que a nova estratégia pode ajudar a empurrar a companhia para a lucratividade até o final do ano, mas a estratégia pode levantar dúvidas quanto à capacidade da nova tecnologia de prover acesso para toda a população em países com habitantes de baixa renda.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático divulga os seguintes termos:

Benchmark – Medidor de desempenho. São programas usados para medir o desempenho de um computador, seja em processamento bruto, como por exemplo o número de instruções de ponto flutuante que são processadas por segundo, quanto o desempenho dentro de algum aplicativo em especial. Existem atualmente inúmeros programas de benchmark como o SPECmark, Linpack, etc. Alguns benchmarks de boa qualidade para medir o desempenho de micros PC podem ser baixados em: http://www.ziffdavis.com/.

Bezel – Termo em Inglês, usado para descrever o painel de plástico frontal, encontrado em drives de disquetes, CD-ROMs e outros drives que são encaixados nas baias do gabinete.
IDC – Internet Data Center, empresas que concentram servidores, links rápidos, salas refrigeradas, equipe técnica, segurança e toda a infra estrutura para armazenar servidores. A infra estrutura é alugada a empresas interessadas. Em geral, alugar a infra-estrutura de um IDC sai mais barato que montar tudo localmente.

IDC – Internet Data Center, empresas que concentram servidores, links rápidos, salas refrigeradas, equipe técnica, segurança e toda a infra estrutura para armazenar servidores. A infra estrutura é alugada a empresas interessadas. Em geral, alugar a infra-estrutura de um IDC sai mais barato que montar tudo localmente.

Piconet – Este termo é usado com relação ao Bluetooth, um sistema de redes sem fio desenvolvido num consórcio liderado pela Intel. No Bluetooth, dispositivos que estão próximos uns dos outros automaticamente estabelecem contato entre sí, formando pequenas redes de até 8 componentes, chamadas Piconets. As piconets podem comunicar-se entre si, formando uma rede maior, chamada de Scatternet. Não existe um limite muito bem definido para o número máximo de dispositivos dentro desta hierarquia.

TCP/IP – Transmissão Control Protocol / Internet Protocol. Desenvolvido na década de 60 pelo departamento de defesa dos EUA, para ser usado na Arpanet, rede militar que foi o embrião da Internet atual. A principal virtude do TCP/IP é permitir que os outros computadores da rede continuem conectados mesmo caso um ou vários computadores caiam. No caso de uma guerra, o que sobrasse da rede continuaria funcionando. Todas estas virtudes, tornaram o TCP/IP o protocolo ideal para ser utilizado na Internet.

VLB – Vesa Logical Bus. Um padrão de barramento sucessor do ISA, mas anterior ao PCI, usado apenas em placas para 486. Criado pela Vesa, uma associação de fabricantes de placas de vídeo em 93.
Dúvidas sobre outros termos de informática? Consulte: http://www.guia dohardware.net/dicionario/index.asp.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 20, de 04/06/1981, publicou notícias sobre projeto de suporte institucional ao CECOM, reunião da Burroughs, que contou com a presença de Maria Miriam Arruda Salvador, reunião da SEI em Brasília, Festa Junina do CECOM, visita ao CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

EXPANSÃO DA REDE DE TELEPROCESSAMENTO DA UFMG
O Depto. de Ciência da Computação adquiriu um terminal TVA 1800 da SCOPUS.
Durante os próximos três meses o referido terminal deverá compartilhar a linha com o terminal TD 800, que foi emprestado pelo Centro de Computação.
No segundo semestre deste ano, o TD 800 deverá ser devolvido ao CECOM e o DCC pretende adquirir novos terminais.
O TVA chegou ontem ao CECOM e a Divisão de Produção espera colocá-lo em funcionamento até a próxima semana.

 



Eventos



TREINAMENTO NOTES

Dando continuidade ao processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, o CECOM estará oferecendo mais um treinamento amanhã, dia 08/06, para os seguintes funcionários: Ana Maria de Medeiros (PRPG), Arley Machado Scarpelli (DRCA), Celso Lage Junior (PROPLAN), Cláudia Mendonça de Lourdes Maia (DCF), Edson Lucide do Nascimento (PROGRAD), Eliana Camilo Alves (PRPQ), Fernando Antônio de Sousa Alvarenga (PROPLAN), Juliana Júnia Marques (PROGRAD), Maria Bernadeth Gomes (PROEX), Regina Lúcia Silva Araújo (Gabinete), Rossilene Azevedo Rossi Diana (PROEX) e Sandra Patrícia Antunes da Cruz (CEDECOM).

O treinamento será realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 13:00 às 17:00. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Esdras Viggiano de Souza.

TREINAMENTO CECOM/DRH

Dois novos treinamentos, dentro da parceria ATI/CECOM e PRORH/DRH, estão previstos para serem realizados nessa próxima semana: Migração MS-Office para Lotus-SmartSuite, dia 12/06, sala 1, período da tarde, com Eugênio Pacelli como instrutor; e Lotus FreeLance Básico, de 11 a 13/06, sala 2, período da tarde, com Elza Rozinholi como instrutora. Também nessa próxima semana terá início o treinamento de Informática Instrumental, na sala de aula do DRH/SAT, período da manhã, tendo Sandra, do DRH, como instrutora.

FESTA JUNINA

Na terça-feira, dia 05, foi realizado o sorteio da segunda rifa, organizada no CECOM, para angariar fundos para a Festa Junina. Os felizes ganhadores das cestas de biscoitos e sucos foram: Leandro, filho da Denise, e o Leão, com os números 19 e 200, respectivamente.

A comissão organizadora da festa agradece àqueles que colaboraram tanto com os produtos para as cestas como a todos que compraram as rifas.

A data da festa foi marcada para o dia 29 de junho, no Espaço de Festas Sarau, local já conhecido pelos ceconianos.

A lista de adesão está sendo passada e todos devem confirmar a presença até o dia 25 de junho.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Antônio Carlos Soares, aniversariante do dia 1o de junho, e os parabéns para Wilton Campos, no dia 09. Aproveita para parabenizar também: Lísia Rocio de Abreu, no dia 12; Ignês Amorim de Almeida, no dia 13; Antônio Pedro Lima Santos, no dia 16; Carlos Farina, no dia 17; e Maria Aparecida Faria (Nina), no dia 18.