Sistemático: Edição 1078 – 21/06/2001


Notícias



WORKSHOP DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Será realizado, na UFMG, no período de 25 a 28 de junho, o Workshop de Educação à Distância, numa organização da ATI (Assessoria de Tecnologia da Informação), CECIMIG/FaE/UFMG, ProEx (Pró-Reitoria de Extensão) e CADTEC (Centro de Apoio, Desenvolvimento Tecnológico e Ensino de Computação Gráfica), com apoio de The British Council e Fundo Fundep.

A abertura do evento, que será feita pelo Reitor da UFMG, prof. Francisco César de Sá Barreto, está marcada para as 09:00, no Auditório da Reitoria. Durante o Workshop, serão realizadas oficinas, mesa-redonda, palestras e apresentação de projetos.

Nos dias 25 e 26, na Reitoria, serão abordados assuntos como: Fechamento do Link Open University – CECIMIG/FaE/UFMG – Supporting Teachers as Learners; Experiências em Educação à Distância; Educação à Distância na Formação de Professores; Oficina: Ensinando e Aprendendo à Distância – Tecnologias Aplicadas ao Ensino via Internet, demonstração de resultados. Nos dias 27 e 28, no Auditório 3 do ICEx, serão apresentados os projetos do Edital Fundo Fundep 07/99.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3499-4434 e as inscrições deverão ser feitas no endereço www.ufmg.br/ati.

NOVO SISTEMA DE CONTROLE ACADÊMICO

Nos últimos quatro anos, a UFMG vem se dedicando à consolidação conceitual e à implementação operacional de novas diretrizes e normas que viabilizem a implantação de currículos flexibilizados em seus cursos de graduação.

No dia 19 de abril, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou as diretrizes que serão utilizadas na elaboração das novas normas acadêmicas. A partir dessa decisão, caberá à Câmara de Graduação iniciar a elaboração das novas normas acadêmicas que regulamentarão os processos de trabalho da Universidade na área de graduação.

Neste quadro, Prograd e CECOM começam a se articular para viabilizar o desenvolvimento e implantação de novo sistema de informação, que venha, não só viabilizar a adoção dos novos processos de gestão do ensino de graduação, como substituir por completo o sistema atualmente em uso.

O primeiro passo será dado nesta próxima sexta-feira, dia 22, quando, sob a coordenação da Prograd, estarão reunidos em seminário, na Faculdade de Educação, dirigentes e equipe técnica da Prograd, CECOM e DRCA, além dos membros da Câmara da Graduação. 2

CAIXAS DE CORREIO INSTITUCIONAL

O LCC e o CECOM estão realizando os primeiros testes com as caixas de correio institucional no Notes. Foram criados os endereços para a ATI e para os setores do CECOM, os quais estão sendo implantados no decorrer desta semana.

Durante este processo, estes primeiros usuários estão avaliando como será o dia-a-dia de trabalho das pessoas que necessitarão de utilizar simultaneamente caixas pessoais e institucionais.

Tão logo sejam encerrados os testes, serão criadas as caixas institucionais dos órgãos do prédio da Reitoria. Este será o passo inicial para viabilizar a desativação do correio eletrônico Hermes, sediado no mainframe LX 5320.

No CECOM, a DAC é a divisão responsável por esse processo, com coordenação da diretora da divisão, Aleixina Maria Lopes Andalécio. 2

SERVIDOR DE BACKUP

Já há algum tempo, o CECOM vem realizando testes visando a implantação de um servidor de backup centralizado. O equipamento preparado para esta função é um Pentium II de 266 MHz, com uma unidade de fita DLT cuja capacidade é de 40 Gbytes, podendo chegar a 80 Gbytes, usando a compactação dos dados. O sistema operacional é o Windows 2000 Professional e foi também instalado o programa ArcServe 2000, que permite a salva de arquivos de ambientes diferenciados, como Novell Netware, Windows, Linux e outros.

Este servidor foi liberado para uso, ainda em fase experimental, executando a salva dos dados armazenados em três dos servidores Netware gerenciados pelo CECOM: BU (que atende à Biblioteca Central e Editora), UA2 (DPFO e SAST), e UA3 (DP, DRH e DMP/DSG). O esquema implantado prevê a realização de uma salva geral durante os finais de semana e salvas diárias apenas dos arquivos alterados desde a última salva geral. Durante esta fase, estas salvas estão sendo feitas em paralelo com o procedimento tradicional, por questões de segurança. Uma vez que o processo esteja estabilizado, o procedimento antigo será abandonado e novos servidores passarão a usar o novo esquema. Para isto, será necessária a aquisição de licenças adicionais, o que já está sendo providenciado pelo CECOM.

A implantação da salva centralizada está a cargo de Márcio da Costa Viana, da DAC.

DIGITALIZAÇÃO DA CENTRAL TELEFÔNICA DA ENGENHARIA

Está em andamento processo conduzido pelo CECOM para viabilizar a digitalização dos troncos de entrada e saída que atendem a central telefônica da Escola de Engenharia no centro da cidade. Os atuais 72 troncos analógicos serão substituídos por 50 troncos digitais, que atendem plenamente a demanda de tráfego da central instalada na unidade.

Este processo de digitalização, além de melhorias nos serviços prestados, fornecidos pela empresa Telemar, permitirá redução das despesas mensais da Escola com telefonia. O custo da assinatura mensal dos troncos digitais será reduzido em R$ 870,00.

No momento, o CECOM aguarda o término das atividades de cabeamento, a cargo da Telemar.

Além disso, a DRC está conduzindo, junto com o Setor de Serviços Gerais da Escola de Engenharia, um processo de reorganização e reclassificação dos ramais internos ao prédio do centro.

Este serviço deverá estar concluído até o final do mês.

WORKSHOP SOBRE WEBSPHERE

Os analistas João Carlos Lages, da DAS e Eduardo Henrique Lima, da DRC, estarão, no período de 25 a 27 de junho, em São Paulo/SP, para participarem de curso básico de WebSphere, promovido pela empresa IBM.

O curso será ministrado pelo especialista Marcelo Gianini Novaes.

NORMA DE USO DE SERVIÇO DE TELEFONIA

A UFMG recebeu, no final do mês de maio, cópia da Norma Operacional no. 1, de 24/04/2001, elaborada pelo Ministério da Educação, e que dispõe sobre normas e procedimentos para utilização, manutenção e controle dos equipamentos e serviços de telefonia fixa e móvel.

Esta norma, originalmente determinada para o âmbito dos órgãos da Administração direta do MEC, deverá, conforme especificado em seu artigo 27o., ser utilizada, em seus princípios e parâmetros, para criação de norma operacional no âmbito da UFMG.

Para isso, a DAA está preparando texto base que será analisado pela Auditoria da UFMG e pela Procuradoria Jurídica, antes de sua implantação operacional.

Os efeitos gerados pela norma serão oportunamente informados aos usuários dos serviços de telefonia.

AVALIAÇÃO INTERNA

Em reunião realizada no último dia 12 de junho, a diretoria do CECOM definiu os parâmetros e o cronograma de realização das atividades relacionadas ao processo de avaliação interna deste semestre. Esse processo visa avaliar a efetiva participação e o desempenho dos funcionários do CECOM na execução de atividades rotineiras e no desenvolvimento de novos projetos. As principais datas estipuladas foram:

– até 21/06: execução do processo nas divisões
– até 25/06: aplicação dos questionários aos usuários
– 25/06 a 05/07: consolidação e análise dos dados
– 06/07: apresentação de resultados à ATI 2.

APOIO A PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

Na primeira semana de julho, o CECOM estará recebendo estudante universitário, proveniente da cidade de Santo Antônio, no Texas. Esta visita, em formato de programa de estágio, faz parte de intercâmbio com instituições estrangeiras conduzido pela Assessoria de Cooperação Internacional da UFMG.

Durante o período de permanência no CECOM, o estudante participará de atividades de suporte a usuários e treinamento em software junto com técnicos da DAC, conhecerá a infra-estrutura de redes de dados e telefonia do Campus da Pampulha, com pessoal da DRC e verá atividades relacionadas ao desenvolvimento de sistemas e aplicativos na DAS.

O período de estágio será de 2 a 6 de julho de 2001.

APRESENTAÇÃO DA IBM

Dando prosseguimento à etapa de conhecimento do WebSphere e VisualAge, a IBM, empresa fornecedora dos produtos, fez uma apresentação na Sala de Aulas do CECOM, no dia 11 de junho, para as equipes técnicas do CECOM e do LCC. A apresentação esteve a cargo de Denise Gabardo e contou com a presença de Tiago Roldão e Anne Lobofilho, todos da IBM.

Estiveram presentes, assistindo à palestra: Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Wilton Speziali Caldas, Luiz Antônio Pinheiro Martins, Fabiana Costa Pereira Peixoto e Edré Quintão Moreira, do LCC; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, João Carlos Lages, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Eduardo Henrique Lima, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Carlos Roberto Alves Rodrigues e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, do CECOM.


Informativo



PAPERWARE

No dia 16 de junho de 1983, na Seção Um Pouco de Nós, O Sistemático foi transformado em gente e deu a sua primeira entrevista, relatando uma pequena história de 6 anos de existência. Era um menino ainda, que ganhou um coração como o Homem de Lata, do Mágico de Oz e, assim, pode contar o que sentia sendo um jornal do Centro de Computação. No último sábado, dia 16, ele completou 24 anos, e para comemorar essa data, nada mais justo do que deixá-lo, novamente, contar a sua história.

Naquela época, como num passe de mágica, ele ganhou uma forma, quase humana, pelas mãos de Luiz Carlos Campos, antigo chargista do jornal. E essa imagem, tão utilizada nos seus primeiros anos de existência, hoje em dia aparece raramente em suas páginas. Se ele fosse gente, contaria assim a sua história:

“Como estou mais amadurecido, não vou poder ficar contando aqueles casos engraçados que relatei aos seis anos de idade. Minha vida mudou bastante e hoje sou mais velho do que alguns integrantes da equipe do CECOM. Fui criado no dia 14 de junho de 1977, durante uma reunião, sem que a Lelé soubesse. Tão logo ela tomou conhecimento de que eu deveria nascer, tomou as providências para o parto e vim à luz e todos do CECOM me viram pela primeira vez no dia 16 de junho. Não tinha nome e resolveram me batizar fazendo um concurso, em que apareceram 87 sugestões. A ganhadora do concurso e minha madrinha foi Cleuza Maria Bento, a QQ, que, além de ganhar uma caneta como prêmio, teve a felicidade de datilografar as minhas páginas durante anos. Era engraçada a dupla: minha mãe e minha madrinha. Nas quintas-feiras, era aquela correria e elas não paravam enquanto eu não estivesse sendo distribuído. QQ datilografava em estêncil, numa máquina elétrica de última geração IBM e, às vezes, me lambuzava com aquele corretor que mais parecia mertiolate. Quando faltava energia elétrica ou a esfera utilizada quebrava, era um Deus nos acuda. Pior ainda era aquela máquina de estêncil, voando papel e tinta para todos os lados. O Jonas tinha um carinho enorme em me rodar. Nos primeiros anos, eu tinha o formato de 2 colunas com, no máximo, 4 páginas. Depois, fiquei um pouco mais importante e passei a ser rodado numa copiadora Nashua, da qual Ana Lúcia tinha ciúme. QQ saiu do CECOM e eu sobrei para minha mãe e para Regina Antônia. Em 1982, na edição comemorativa do meu aniversário, apareci de cara nova. Meu formato passou a ser de 3 colunas, tendo mais espaço para as notícias. Como era feito em estêncil, toda semana o Gerson tinha que desenhar o meu cabeçalho. Ele ficava uma fera, pois a minha mãe ia toda hora cobrar o desenho. Como sou do CECOM, já não era sem tempo de entrar também para um curso de computação e ser editado em um micro. Isto aconteceu em 1986, após muitas reclamações da Xina, Euclídia e Rosa. Passei a ser feito com uma versão em português do WordStar, adaptada pelo André Maurício, e depois com o Word para DOS e o NewsMaster. Na época do NewsMaster, a Rosa ajudava a minha mãe. Mas, de vez em quando, eu voltava correndo para a máquina de escrever. A partir de 1991, entrei definitivamente na era da informática e nunca mais voltei para aquelas máquinas antiquadas. Fui editado em Corel Ventura, sendo impresso na Laser Rima LD800, conectada a um poderoso Microtec (de 10 Mbytes) XT 2002, que tinha o único winchester do CECOM. Em julho de 1998, passei a ser editado com o programa Adobe Pagemaker 6.5 e estou assim até hoje. Desde 1996, estou no site do CECOM, sendo lido pela Didi e Denise, lá no Canadá, e por tantos ex-ceconianos que até hoje me procuram, só que, agora, via Internet. Às vezes, alguns enviam e-mail para a Redação contando que me encontraram.

Vivi tantos momentos no CECOM que não poderia relatar todos por falta de espaço. Só relendo as minhas páginas desses últimos 24 anos para saber a história do CECOM e de cada um que passou por aqui. Vivi muitas mudanças, passei por todas as gestões do CECOM e sobrevivi por teimosia e pelo apoio dos diretores e funcionários que ajudaram, transmitindo, através da minhas páginas, tudo o que acontecia no CECOM. Sem eles, eu não sobreviveria. Eram sugestões, críticas, artigos técnicos, novidades, notícias e mais notícias, fofocas, brincadeiras, charges. Publiquei coisas engraçadas, como o folhetim “A Maldição do MCP”, de Rainer Brockerhoff, charadas do Clarindo, Monteiro e Newton Vieira, e do Nestor Radinho. E me lembro de quando o Diz não aguentava de curiosidade e ficava me esperando na porta da Redação. A maioria dos ceconianos trazia sempre uma nota para ser publicada. Assim, consegui chegar até hoje. Tive e tenho muitos colaboradores desde a saída do meu primeiro número e se for citar todos os nomes vai dar uma página inteira de ceconianos e ex-ceconianos.

Algumas vezes, fiquei nas mãos de outras pessoas, nas férias da minha mãe, e me lembro dos apuros da Lúcia, Maria Alice, Peré, Regina, a brilhante equipe Backup (Xina, Adriana Figueiredo e Mário Terenzi), Rosa, Xina e Carlinhos. Quando a minha mãe chegava, diziam que preferiam esperar por mim. E não me fazer…

A minha maior alegria foi a edição 1000, quando aconteceu o coquetel de confraternização, reunindo ceconianos e ex-ceconianos. Valeu rever tanta gente que eu gostava. E tudo aquilo se deveu ao Osvaldinho, que certo dia, resolveu perguntar se eu já havia chegado à milésima edição. E não é que estava próximo e foi aquela correria!

Como qualquer pessoa gosto de muitas coisas, como: muitas notícias, notícias grandes, novidades, furo de reportagem, surpresas para os leitores, lançar novas seções, ser esperado todas as semanas, ser discutido, ser lembrado, de contar quem entrou para o CECOM e outras coisas. E não gosto de pouca notícia, notícia pequena, notícia triste, erro descoberto no dia seguinte, publicar saída de funcionário e de ser jogado na lata de lixo.

Como todos do CECOM, também tenho família: eu, minha mãe e os ceconianos. Há alguns anos tive alguns primos, mas eles resolveram não sair mais e, então, os perdi: Boletim Informativo, Relatório Anual, Comunicação ao Usuário e o BODIS.

São muitas coisas para serem lembradas. E para isso, existem três cópias da minha coleção completa: uma na Redação, outra no CIT – Centro de Informações Técnicas e uma particular da minha mãe. Acho engraçado quando alguém me consulta no CIT, naquelas folhas de antigamente, e fica rindo sem parar. Gosto que folheiem os números antigos para matar a saudade, gosto que me consultem para servir de base para algum trabalho. Parece que sou a memória viva do CECOM. Guardo a vida profissional de quase todos os ceconianos e como disse Carlos Alfeu na minha edição 1000, mantenho forte a costura que liga passado, presente e futuro do CECOM. E enquanto estiver cumprindo o meu objetivo de informar, estarei feliz!”

E dando asas à nossa imaginação, a Redação escolheu alguns funcionários do CECOM para formularem perguntas para o Sistemático como se ele fosse um de nós.
Edu: Qual é o seu maior sonho?
Sist: Há 18 anos, o sonho era me tornar maior do que o Estadão! Quanta pretensão! Hoje, além de querer permanecer ainda bastante tempo no CECOM, meu sonho é entrar para o Guiness Book, como o mais antigo semanário de Universidade, tendo a mesma Editora desde o número 1.

Nilson: Porque você é sistemático?
Sist: Fui batizado com um nome ligado a sistemas de computação, mas não sou sistemático ao pé da letra. Se sou, herdei um pouco isto da minha mãe… Segundo a Xina, fico escolhendo o que publico!

Elza: Qual foi sua manchete de maior destaque?
Sist: Todas as manchetes são importantes, mas aquelas em que o CECOM mostra novidades que estão sendo desenvolvidas e que ninguém tem idéia, estas sim, são de destaque.

Denise: Você sente saudades das charges? Qual delas você mais gostou?
Sist: Sinto muita falta daquela alegria que eram as charges. Além do Luiz Carlos, que foi chargista durante muito tempo, tive como colaboradores o Laertes, o Angelo, o Trick, Aldemar e Rosa. Com o Aldemar, era um sufoco. Ele ficava fazendo hora e o desenho saía na última hora, mas era muito engraçado. A Rosa, muito perfeccionista, tinha um traço muito bom, mas demorava também para fazer os desenhos. Quando a minha mãe viajava, ela sempre me colocava nas charges quase chorando de tanta saudade. Acho que ela passava tanto aperto que transferia para o desenho o que sentia.

Leão: Conhecendo-nos como você nos conhece, como você imagina que será o CECOM daqui a 20 anos? (já que existe a coluna Há 20 anos …)
Sist: Espero estar ainda vivo para relatar que fui entrevistado novamente. Do jeito que a informática caminha, será que você estará procurando O Sistemático na tela de um mini-mini-mini-computador, lá da Lua, Marte ou Vênus? Espero que o CECOM ainda esteja aqui e que possamos comemorar seus 50 anos.

Carlos Alfeu: O que você fará quando a Lelé se aposentar, compulsoriamente, aos 70 anos?
Sist: O quê? A minha mãe vai se aposentar? Como ela mesma disse, todos nós vamos brigar de bengala na rua ou no CECOM. Pelo visto, aposentadoria não existe no vocabulário dela. Assim vou chegar ao número 2000, guiado pelas mãos dela e tendo o grande chefe contando tudo.

Márcia Regina: Qual foi a notícia que você não deu e gostaria de ter dado? E conta também aquela que você não contou para ninguém. Queremos saber.
Sist: O aumento estupendo do salário de todos vocês há 7 anos, pois assim ninguém estaria como está agora, nesse sufoco. Sobre a notícia que tomei conhecimento e não contei, sou muito discreto e devo ter esquecido tudo.

Assim, ficamos conhecendo um pouquinho o nosso jornal, sabendo que ele está sempre de braços abertos para todos.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático divulga os seguintes termos:

T1 – Linha de alta velocidade que pode ser alugada nos EUA, oferece acesso bidirecional a 1.5 Mbps. É relativamente acessível por lá, sendo alugada por pequenos servidores de páginas Web, pequenos provedores, empresas, e até mesmo alguns usuários domésticos.

DragonBall – DragonBall não é só o nome de um desenhinho que passa todas às tardes na rede TV!, é um dos processadores mais vendidos atualmente. O que o diferencia dos Athlons e Pentiums III é que primeiro, o poder de processador das suas versões atuais é infinitamente inferior à destes chips, segundo que ele não é destinado a desktops, mas sim a palmtops (agora está explicado 🙂 Esta linha de chips de baixíssimo consumo é usada em todos os Palms, incluindo compatíveis, como a linha Visor da Handspring, um mercado em tanto.

680×0 – Esta é a família de processadores, produzidos pela Motorola, que foram utilizados nos Macintoshs até a metade da década de 90. Existiram basicamente 5 versões, 6800, 68020, 68030, 68040 e 68060. Em parceria com a Apple e a IBM, a Motorola lançou em 94 os chips Power PC, seus sucessores. Os Macintoshs da família Performa foram os últimos a utilizar os chips 680×0, apartir dos Power Macs passaram a ser usados os novos chips. Mais um fato importante é que as duas famílias são incompatíveis, os chips 680×0 possuem uma arquitetura CISC, enquanto os chip Power PC possuem um design inspirado na arquitetura RISC.

X86 – Os processadores para PCs utilizam todos o mesmo conjunto básico de instruções, o conjunto x86. Independentemente de serem Intel ou AMD, Pentium ou 486, todos suportam este mesmo conjunto de instruções, por isso são compatíveis entre sí. O uso das instruções x86 permite que todos os processadores usados em micros PC sejam compatíveis entre sí, mas por outro lado dificulta o desenvolvimento de novos processadores, já que ao tentar desenvolver um novo projeto, é preciso se preocupar em preservar várias estruturas ultrapassadas, a fim de manter a compatibilidade.

Lilo – É o gerenciador de boot mais usado no Linux. O Lilo pode ser configurado para inicializar vários sistemas operacionais (Windows 98 e Linux instalados no mesmo HD, por exemplo). Através dele é possível escolher qual sistema deve ser carregado cada vez que o micro for inicializado. O Lilo pode ser configurado editando o arquivo/etc/lilo.conf ou através de algum utilitário disponível na distribuição do Linux que estiver utilizando.

Malware – Malicious Software, software malicioso. Corresponde a programas criados com a intenção de invadir sistemas, ou causar algum tipo de dano. Exemplos são trojans, vírus, backdoors, etc.

Chipkill – Uma tecnologia desenvolvida pela IBM, com aplicação sobretudo em servidores e em outros tipos de máquinas de alta confiabilidade. Permite que o BIOS da placa mãe detecte bits defeituosos na memória RAM e os desabilite, algo parecido com a tática de marcar os setores defeituosos do HD. Existem várias implementações possíveis para esta tecnologia, algumas exigem modificações nos chips de memória, outras permitem usar memórias comuns.

Wine – Este é um emulador que permite rodar programas para Windows 3.1 e também alguns programas para Windows 95/98 dentro do Linux. Até a presente data, o Wine ainda está em desenvolvimento, por isso ainda tem várias deficiências. Mas, não deixa de ser uma forte esperança para o futuro. Ao atingir um estágio mais maduro de desenvolvimento, o Wine pode ajudar bastante na popularização do Linux.

XGA – extended graphics array, foi um padrão de vídeo criado pela IBM em 1990. Hoje em dia este termo é mais usado em relação a telas de cristal líquido (como as usadas em notebooks) que utilizam resolução de 1024 x 768.
Dúvidas sobre outros termos de informática? Consulte: http://www.guiadohardware.net/dicionario/index.asp.

REVISÃO DE META DE CONSUMO PELA INTERNET

A Cemig estará oferecendo, através da Internet, formulário para revisão de meta de consumo de energia elétrica, conforme divulgado no Mundo Info – Uai:

“Os pedidos de revisão da meta de consumo de energia junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) poderão ser feitos por meio da Internet, a partir desta sexta-feira, 22/06. A empresa vai disponibilizar o sistema pelo endereço www.cemig.com.br/crisedeenergia, pelo qual o consumidor poderá preencher um formulário no próprio computador e aguardar uma resposta, também via internet, num prazo de 21 dias.  Para quem não tem acesso à internet, a alternativa indicada é procurar qualquer posto de atendimento da Cemig e preencher no local o formulário. Essa é a melhor opção para quem tem documentos que comprovem o motivo alegado, os quais devem ser anexados à carta. A concessionária mineira recebeu até agora mais de 15 mil solicitações desse tipo. Esses formulários também podem ser encontrados nos Correios e devem ser enviados até o dia 15 de julho. A Cemig informou que desde o dia 20 já estão funcionando os 50 novos ramais de atendimento pelo disque racionamento – 0800 283 1040. Por causa da grande demanda por explicações, a empresa passou a trabalhar com 100 posições e 200 atendentes, o dobro da capacidade anterior. Até a última terça-feira, cerca de 200 mil clientes foram atendidos por esse sistema.   Apesar da ampliação, conseguir obter alguma informação pelo serviço de atendimento telefônico continua sendo quase impossível. Na maioria das vezes o consumidor escuta uma gravação da Cemig recomendando que a pessoa tente ligar novamente mais tarde, por causa do acúmulo de telefonemas."

CASA ALPINA

A loja da Casa Alpina, localizada na Praça de Serviços do Campus da Pampulha, está com as seguintes promoções, esta semana: Whisky Heig (R$ 33,90), vinho Valpolicella Cesari (R$ 10,90), vinho Graspelo (R$ 7,90), vinho Country Wine tinto (R$ 3,80) e vinho Rannisch (R$ 3,40). Procure a Cíntia.



Há 20 anos…

Nas edições de O Sistemático Ano V, números 21 e 22, foram publicadas notícias sobre a distribuição da Comunicação ao Usuário, II Congresso Nacional de Profissionais de Processamento de Dados, Festa Junina no Clube XV Veranistas, entrada e saída de bolsistas, aniversário do Sistemático, visita das alunas da Escola de Biblioteconomia, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

INSTALADO TVA 1800 NO DCC
Hoje foi instalada mais uma estação terminal no Departamento de Ciência da Computação, composta por um TVA 1800, da SCOPUS e uma impressora Hardcopy, da ELEBRA.
Esse terminal será utilizado assim como o outro que já se encontra instalado no DCC, pelos professores e pesquisadores do departamento.
(Ano V, no. 21 – 11/06/1981)

MANUTENÇÃO DO SOFTWARE BÁSICO
A Divisão de Produção comunica que a manutenção de software básico que o Setor de Suporte de Sistemas realiza normalmente às quintas-feiras pela manhã, será realizada excepcionalmente, na próxima semana, na quarta-feira, dia 24, no horário de 8:00 às 12:00.
(Ano V, no. 22 – 17/06/1981)

 



Eventos



EVENTO DA TBA

No último dia 06, a TBA-BH, junto com a Citrix-SP, promoveu evento no Espaço Lúminis abordando o sistema operacional da Microsoft, Windows 2000 Server e o Citrix Metaframe XP. Estiveram presentes, representando o CECOM, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Antônio Eustáquio Rodrigues (DAC) e Carlos Roberto Alves Rodrigues (DAS).

Dentro da abordagem cliente/servidor, foram tratadas as seguintes questões:
– Apresentação do Windows 2000 Server
– Novo Metaframe XP
– Serviços de terminal disponíveis quando é usado o Windows (NT Terminal Server ou 2000 Server) puro e serviços melhorados e acrescentados quando se usa a combinação Windows Server + Metaframe
– Novo protocolo da Citrix, o IMA, evolução do protocolo ICA
– Zonas de Domínio, evolução das Server Farms
– Gerenciamento centralizado
– Distribuição automática de software,
– Características das versões do Metaframe XP: XPs/XPa/Xpe
– Política de licenciamento do Windows e do Metaframe XP
– Arquitetura do Central Data Store e Data Collector do Metaframe XP.

O encontro propiciou a troca de experiência entre os representantes das diversas empresas presentes e o pessoal técnico da TBA e Citrix.

CURSO NO SERPRO

O Serpro realizou, no período de 18 a 20 de junho, em suas dependências, o curso Normatizações que disciplinam as compras e licitações públicas, para funcionários pertencentes aos setores de compras e financeiro de Universidades e órgãos públicos.

A funcionária Alda Batista, da DAA, esteve participando do curso, representando o Centro de Computação.

TREINAMENTO NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM, em parceria com o DRH, estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários da Reitoria.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada na quinta-feira da próxima semana, dia 28/6, de 13:00 às 17:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.
As inscrições devem ser feitas até o dia 26/6, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

TREINAMENTO I

Na semana do feriado prolongado, 11 a 15/06, foi ministrado, pela instrutora Elza Maria Guedes Rozinholi, o primeiro treinamento em Lotus Free Lance Básico. Também naquela semana, teve início a quarta turma de Informática Instrumental, ministrado por Sandra Terezinha Corrêa (DRH). Já nesta segunda-feira, dia 18, iniciou-se a segunda turma em MS Access Básico, tendo como instrutor Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

TREINAMENTO II

Na semana de 25 a 29/06, será oferecido o primeiro treinamento em Lotus 123 Básico. E, como surgiu uma nova demanda, o DRH solicitou ao CECOM a criação de uma nova turma para o período de 02 a 06/07. Os instrutores de ambas as turmas serão Márcia Regina Lemos e Helvécio Cossenzo Pinto.

FESTA JUNINA

Tudo organizado para a realização da Festa Junina do CECOM, marcada para o dia 29 de junho, no Espaço de Festas Sarau, a partir das 18:00. A Comissão Organizadora já está recolhendo a contribuição de cada participante, faltando SOMENTE a participação de todos com os brindes para a Pescaria e o jogo de Argolas. A caixa recolhedora se encontra ainda no corredor do 8o andar, aguardando a chegada dos brindes. Todos têm esse fim-de-semana para aproveitar e comprar brinquedos, doces, vasilhas etc. Não se esqueçam!

As bandeirinhas estão sendo confeccionadas no CECOM pela Tina e ela também está recolhendo a contribuição.

A comisão organizadora espera que, como nos anos anteriores, tudo corra bem e que todos gostem da festa. E participem!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para José João Teixeira, no dia 24 e Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Marcos Aurélio Nunes de Morais e Celso de Souza Lima, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; Eliane das Graças Alves Cavalcanti, no dia 24: Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; José Eduardo Valle Santos e Angela Lage Ribeiro, no dia 26.