Sistemático: Edição 1082 – 26/07/2001


Notícias



VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Está marcado para o período de 06 a 08 de agosto, em Brasília, o VIII Congresso Internacional de Educação a Distância, numa realização da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O evento contará com a participação de conferencistas nacionais e internacionais e terá apresentação de trabalhos, mesas-redondas, exposição de produtos e serviços e cursos pré-congresso realizados nos dias 04 e 05 de agosto.

Maiores informações poderão ser obtidas no endereço http://www.abed. org.br.

ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR DA UFMG

Será divulgada, na Internet, a lista dos candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição ao Vestibular da UFMG 2002.

A relação dos candidatos, tanto os deferidos como os indeferidos, estará disponível, a partir do dia 03 de agosto, na página da UFMG, no endereço http://www.ufmg.br/copeve.

CONSULTA AOS DADOS ACADÊMICOS

Desde junho de 1997, o CECOM, em parceria com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), disponibilizou aos alunos de graduação a consulta a suas informações acadêmicas através da Internet, serviço inovador no gênero, que recebeu, naquele ano, cerca de 17 mil acessos.

Neste mês de julho, com a orientação recebida pelos alunos de algumas unidades para que fizessem a verificação dos resultados do semestre e da matrícula através dessa consulta, já foram registrados, até ontem, dia 25, 31.625 acessos, com uma média de 1.267 acessos diários. Para se ter um padrão de comparação, durante o mês de junho foram feitas apenas 4.926 consultas, sendo a média de 170 acessos por dia.

A superposição entre esse aumento no número de consultas e a realização da matrícula nas disciplinas dos cursos da UFMG provocou uma sobrecarga no computador em que esses procedimentos são executados, fazendo com que o sistema ficasse indisponível. Em função da importância do processo de matrícula, o CECOM e o DRCA optaram por deixar o acesso às consultas via Internet disponível, nos dias úteis, apenas nos horários de 19:00 às 9:00 do dia seguinte e de 12:00 a 14:00. No sábado e no domingo, a consulta estará liberada. Esta limitação vigorará até o dia 31/7, quando o funcionamento volta a ser normal.

INSTALAÇÃO E CONFUGURAÇÃO DO LOTUS NOTES

Está praticamente encerrado o processo de implantação do Projeto Grude, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, para os usuários do prédio da Reitoria.

O CECOM está, atualmente, fazendo a inclusão daquelas pessoas que, por motivos vários, não foram incluídas no Grude de forma automática. Assim, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) solicitou aos órgãos que funcionam no prédio da Reitoria que enviem uma relação com os nomes e as datas de nascimento de seus servidores, do quadro da UFMG, que estejam nessa situação.

No caso de pessoas que não pertençam ao quadro da UFMG (contratados via Fundep, Fump, Cruz Vermelha etc.), deve ser preenchido um formulário, que foi enviado via e-mail, em que constam os dados necessários para a inclusão destas pessoas. Estes dados (tanto a relação quanto os formulários) devem ser enviados para o endereço xina@cecom.ufmg.br.

Dentro do Projeto Grude, o próximo passo na Reitoria deverá ser a implantação dos endereços institucionais, que já está sendo preparado pela DAC.

TREINAMENTO EM INFORMÁTICA PARA O 2o. SEMESTRE

O Centro de Computação, em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, está elaborando o planejamento do Programa de Treinamento em Informática para o 2o. semestre de 2001, para os servidores técnicos e administrativos da UFMG.

O cronograma estará disponível, para consultas, no site do CECOM, no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/, a partir do dia 06 de agosto.

NOVO VÍRUS

Foi detectado no dia 17 de julho/2001, o vírusW32. Sircam, de rápida disseminação por e-mail. Normalmente, ele vem com um arquivo anexado tipo Texto ou Planilha com uma mensagem: – “Hi! How are you? I send you this virtual in order to have your advice. See you later. Thanks.” Ou: – “Hola como estas ? Te mando este archivo para que me des tu punto de vista. Nos vemos pronto, gracias.” e a versão em Português.

Além de congestionar o sistema de e-mail, ele expõe documentos das vítimas que estejam armazenados no diretório Meus Documentos, enviando por e-mail um desses arquivos a toda a lista de contatos do Outlook.

O arquivo anexo à mensagem é um executável do vírus com o documento roubado, e usa duas extensões: a do documento (DOC, XLS ou MPG) seguida de BAT, COM, EXE, LNK ou PIF. Se o destinatário clicar no link para o anexo, o vírus vai reconstituir as duas partes originais: o documento (texto ou planilha) e um programa executável (vírus). Com essa artimanha, o vírus revela documentos das vítimas, que podem conter informações reservadas, e ao mesmo tempo, desarmando a vigilância dos destinatários, pois envia um documento verdadeiro do suposto remetente normalmente conhecido da vítima seguinte. Além disso, em muitos casos, o texto da mensagem, que é variável, pede ajuda a respeito do documento anexo.

A empresa Symantec desenvolveu uma vacina contra esse vírus, que está disponível no endereço http://www.sarc.com/avcenter/FixSirc.com.

O CECOM já disponibilizou este programa para a Rede Administrativa e os interessados poderão executá-lo a partir do menu Iniciar da tela do Windows, digitando FixSircam. 2


Informativo



GenteWhere

Ela pertenceu à equipe do CECOM dos velhos tempos, saiu, voltou e tornou a sair. É um grave caso de amor… Continua elétrica como naquela época e ninguém consegue desligá-la da tomada. Ela é Ana Lúcia Ribeiro Diniz, Diretora do Depto. de Registro e Controle Acadêmico da UFMG.

Vamos falar de fase 1 e fase 2 da vida ceconiana da Ana. No intervalo entre as duas fases, ela se desligou um pouco do CECOM, mas sempre tínhamos notícias dela. Após a segunda fase, permaneceu agarrada. Será que foi um choque elétrico?

Ana Lúcia continua aquela pessoa amiga, risonha, sempre preocupada com as pessoas. E, em meio à matrícula, diplomas, e mil tarefas, ela conseguiu um tempinho para contar a sua história.

SIST: Como foi a sua história ceconiana?
ANA: A minha admissão na UFMG aconteceu em junho de 1977. Nessa época, eu trabalhava como Secretária Executiva na Divisão de Vendas da General Motors-Terex do Brasil, quando a Maria Tereza Gonçalves Diniz, minha concunhada, então Diretora Técnica do CECOM, me pediu para arranjar uma Secretária para a Divisão de Tecnologia. Arrumei na mesma hora: eu mesma. A Ângela Lage me entrevistou e me aplicou um exame de seleção que consistia em duas provas: redigir uma carta em Inglês e Português e um teste de datilografia. Após os testes, fui entrevistada pelo prof. Wilson de Pádua Paula Filho, chefe da divisão. O mais difícil foi a entrevista! Conversar com o Wilson não era nada fácil.

SIST: Como a sua história no CECOM teve a Fase 1 e Fase 2, quando saiu e quando retornou?
ANA: Na fase 1, eu exercia o cargo de Secretária do Projeto PACCO, da Divisão de Tecnologia. Fazia de tudo: atendia a toda a equipe (eram cerca de 15 pesquisadores), compras, datilografia, contatos etc. Me lembro que a primeira máquina copiadora do CECOM foi adquirida com verba desse projeto e era uma Nashua. Eu falava com o maior orgulho que o projeto era o dono da máquina e ai de quem se aproximasse dela sem pedir permissão… (N.R.: Na época, o Sistemático publicou uma charge sobre os apuros da Ana com o Jonas, operador da Nashua.)

Acostumada a trabalhar em indústria (vendendo caminhão-fora-de-estrada), fiquei bastante assustada com a quantidade de papel que era produzida na UFMG. Achava estranho o valor do papel e ficava me perguntando: – Cadê as máquinas?

Quando houve a mudança no CECOM, fui trabalhar como Secretária do Depto. de Ciência da Computação, no ICEx. Foi difícil deixar o 5° andar do prédio da Reitoria (onde funcionava o CECOM) e as pessoas que aqui ficaram. Era o fim de uma excelente fase. Deixou saudades.

Por outro lado, foi muito interessante, pois comecei a conhecer mais um dos vários lados da Universidade. Fiquei no DCC até 1988, quando, a convite de Miriam Lourenço Maia, Diretora do ICEx, fui trabalhar na Secretaria do Colegiado de Cursos de Graduação do Instituto. Foi uma das épocas mais difíceis da minha vida. O Milton (meu marido) morreu em um acidente de avião e foi necessário dividir o meu tempo entre o trabalho, a função de dona de casa e a de criar três filhos pequenos. O meu senso de responsabilidade falou mais alto e achei que o tempo que tinha disponível era incompatível com o tipo de trabalho que a Secretaria do DCC exigia e, aceitei o convite da Miriam para trabalhar na Secretaria de Colegiados de Cursos de Graduação, onde era possível dividir o trabalho com mais duas secretárias.

Entretanto, considero que fiz parte da história do DCC e que ele continua sendo a minha eterna casa nesta Universidade. E quando eu digo DCC estou incluindo o CECOM, porque, por um bom tempo, esses dois órgãos eram a mesma coisa e me ensinaram uma lição: aprender, aprender e aprender sempre.

Nessa perspectiva, aceitei o convite de Aroldo Batista, Diretor Geral do DP, para trabalhar como Chefe da Divisão de Pagamento daquele órgão. Em 1993, fui removida para a Escola de Veterinária, para exercer a função de Secretária Geral da Escola.

Como o bom filho à coisa torna, em 1995 retornei ao CECOM, trabalhando na Divisão de Aplicativos e Sistemas. Fiquei muito orgulhosa pelo convite de retornar ao CECOM, porque ele se deu em função do ótimo relacionamento que tínhamos tido (DP e CECOM) durante o período em que trabalhei na Divisão de Pagamentos do DP. Era mais um desafio: chefiar 10 analistas de sistemas, não sendo da área, bota desafio nisso!

Como o combinado com o Carlos Alfeu foi que eu ficaria no CECOM até março de 1998, combinei com o Clarindo, chefe do DCC à época, que encerraria minha carreira de funcionária pública no DCC. Mas … não foi bem assim.

Cá estou eu no DRCA, aprendendo mais um pouco sobre a Universidade, o que me faz muito bem. Trabalhar no DRCA está sendo, de certa forma, trabalhar novamente no CECOM, já que algumas situações se confudem, como por exemplo, gerenciar o sistema acadêmico, fazendo com que seja possível manter o contato com pessoas “porretíssimas” como toda a equipe da DAS. Meu abraço a todos eles. Saudades!

Posso dizer que me considero uma pessoa feliz. Nesses quase 25 anos de trabalho, tive a oportunidade de conviver com pessoas incríveis, no CECOM e em toda a Universidade. Agradeço à Lelé por ter se lembrado de mim na coluna “GenteWhere” e por ter me dado a chance de agradecer publicamente a essas pessoas pela contribuição que deram à minha vida.

Foi muito bom conversar com Ana Lúcia e, assim, poder contar para todos a trajetória dela dentro da Universidade. Um caminho e tanto, com muitas coisas para ensinar a muitos.

O Sistemático, Ano I, no. 12, 01/09/1977

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– O Banja (http://www.banja.com), todo construído em flash, é uma história e um jogo bem divertido. Pode ser encontrado em diversas línguas, como inglês, italiano e espanhol (só não em português). A partir da história inicial do personagem Banja, você viverá aventuras numa ilha paradisíaca.

– Você sabia que as serpentes usam cinto de castidade? Que os primeiros fósforos tinham oito centímetros e costumavam incendiar a embalagem? E que para um povo da Indonésia os orangotangos são animais sagrados? Estas e outras curiosidades você encontrará na página http://www.duvidacruel.com.br. Vale a pena conferir e dar algumas gargalhadas.

– Se você é Webdesigner, Webmaster ou simplesmente quer conhecer mais sobre Flash, DreamWeaver e FireWorks, é só ir na página http://www.flash-brasil.com.br e pegar todas as dicas para este produto que vem revolucionando os sites.

– Se você gosta de histórias em quadrinhos, uma boa página para ser visitada é a Prancheta, no endereço http://www.prancheta.com. Informações, dicas e downloads são algumas das atrações. Para quem quer se iniciar na arte das HQs, a seção aulas e dicas fornece ajuda para quem quer criar seus próprios personagens. Visite os links e dê download em balões, fontes e papéis de parede etc.

– Escritor, teatrólogo e roteirista de quadrinhos, Grant Morrison tem uma página oficial, que é http://www.grant-morrison.com. Os fãs das séries Doom Patrol, The Invisibles e Homem-Animal vão encontrar textos do autor escocês. Ah! tem novidades sobre sua atual fase na revista dos mutantes X-Men. (Site em Inglês)

– Os jogos eletrônicos têm um site especial. A página http://videogames.org, tem novidades sobre os mais diversos consoles (Playstation 2, Game Boy, Atari Master system etc) e uma seção bastante rica sobre a história dos videogames. Visite o museu e veja imagens interessantes dos antigos vídeogames. Vale a pena conferir toda a história. (Site em Inglês)

– A página http://foia.fbi.org tem fichas de personagens notáveis. Artistas plásticos, atores, gângsters, espiões e o espanhol Pablo Picasso, são alguns dos que podem ser encontrados nas 180 páginas de “atividades ligadas a vários grupos subversivos”. Os arquivos estão disponíveis para download. ( Site em Inglês)

– Em tempo de contas altas e a concorrência de telefonia, você terá a ajuda da página http://www.telecalc.net para comparar os preços cobrados pelas operadoras. Você pode selecionar os locais de origem e destino, o horário e o tipo de ligação.

– Uma página muito legal de jogos é a http://bananagames.globo.com/forca. É feita uma pergunta e você responde. Se a resposta estiver errada, a banana será esmagada. Selecione as letras do alfabeto para formar a resposta. Veja os outros jogos nos links da página.

– Para as pessoas que adoram receitas e querem saber como fazer, é só visitar a página http://brchef.zip.net/index.php e se deliciar. São várias dicas de bebidas, salgados, bolos, tortas etc. Tudo bem explicado para que você não dê vexame. Tem uma dica de torta de nozes… Confira!

– Se você quer dicas e informações, através de cursos rápidos que são realizados à distância pela Internet, é só visitar a página http://www.diztudo.com.br/. Você pode escolher o tema do seu interesse como: Arte e Cultura, Comportamento, Esoterismo, Medicina e Tecnologia.

– Uma página especializada em esportes radicais e turismo de aventura é a http://360graus.terra.com.br/. Lá você encontra as últimas notícias sobre os temas em mais de 50 canais de informação.

– Se você é daqueles que gosta de cinema alternativo, um bom lugar para ficar por dentro de tudo é no endereço http://web.cidadeinternet.com.br/zetafilmes/. Os temas são tratados de forma leve, através de matérias especiais e entrevistas com atores.


DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos:

Failover – Um sistema de “backup” que visa aumentar a confiabilidade de sistemas de missão crítica, grandes servidores de banco de dados por exemplo. Caso algum componente, um processador, ou mesmo um servidor inteiro apresente algum problema, ou mesmo seja intencionalmente desligado para manutenção, o sistema de backup entra em cena, substituindo o sistema titular. Naturalmente este tipo de solução é mais cara, pois é necessária redundância, mais de um componente para fazer o trabalho de um.

Microcode – microcódigo, as instruções de um processador, que ficam armazenadas em alguma área de memória não volátil incluída no chip. O microcódigo dos processadores x86, como o Pentium III e o Athlon é composto por 184 instruções, além de instruções MMX, SSE, 3D-Now! ou outros conjuntos alternativos que eventualmente sejam suportados.

Petabyte – Equivale a 1024 Terabytes ou 1.048.576 Gigabytes.

Dúvidas sobre outros termos de informática? Consulte: http://www.guiadohardware.net/dicionario/index.asp.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Para os saudosistas, como também para aqueles que não conheceram, fotos do Sistema IBM/360-40, instalado no CECOM em 1970. O IBM/360-40 tinha 128K de memória; uma unidade leitora/perfuradora de cartões, capaz de ler até 1000 cartões por minuto e perfurar 300 cartões por minuto; uma unidade impressora capaz de imprimir até 1100 linhas linhas por minuto; duas unidades de disco magnético, cada uma com a capacidade de armazenamento de, aproximadamente, 30 milhões de bytes; e quatro unidades de fita magnética de 800 bpi.

O autor das fotos é desconhecido, podendo ser Rainer Brockerhoff, em data ignorada. Somente temos certeza de quem posou para as fotos: o operador Arnaldo José de Oliveira, que trabalhou no CECOM de novembro de 1970 a setembro de 1983.

Arnaldo na console do Sistema IBM/360-40

As unidades de fita do 360-40



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 27, de 23/07/1981, publicou notícias como a visita de representante da Burroughs/Rio ao CECOM, início do processamento das fichas de matrícula do 2o. semestre da UFMG, seminários da SCI para o mês de agosto, índices de funcionamento do Burroughs 6700, entre outras. A notícia que se destacou foi:

11o. SECOMU – 8o. SEMISH
I CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO

Será realizado em Florianópolis, de 27 a 31 de julho, o I Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Esse congreso estará composto do 8o. Seminário Integrado de Software e Hardware – SEMISH – e do 11o. Seminário sobre Computação na Universidade – SECOMU, que contará com a participação de sócios da SBC, especialistas e estudantes do país.
Os representantes do Centro de Computação no congresso serão Maria Miriam Arruda Salvador, Diretora Geral, e Eduardo Henrique Lima. Cerca de 50 pessoas, entre alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e bolsistas do CECOM estarão, durante a próxima semana, participando também das atividades do congresso.
O congresso conta com a promoção da Sociedade Brasileira de Computação e com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Secretaria Especial de Informática-SEI, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior-CAPES, Governo do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catariana. …



Eventos



TREINAMENTO NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude, o CECOM, em parceria com o DRH, estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando a ferramenta Lotus Notes para os usuários da Reitoria e da Biblioteca Universitária.

O treinamento, que seria realizado hoje, dia 26/7, foi adiado para o dia 7 de agosto, no horário de 13:00 às 17:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Haroldo Alves, aniversariante do dia 27. E envia um abraço para Eliane Pawlowiski (DSG), no dia 31 e Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1o. de agosto.

Parágrafo 1