Sistemático: Edição 1084 – 09/08/2001


Notícias



EVOLUÇÃO DA REDE UFMG

Durante esta semana, a empresa CPD Engenharia efetuou serviços de fusão nas pontas das fibras que compõem o novo backbone da Rede UFMG. Na terça-feira, dia 07, o Centro Esportivo Universitário foi ligado à rede do Campus Pampulha. A rede do CEU foi montada usando tecnologia Fast Ethernet (100 Mbps) e os prédios estão ligados entre si e à Escola de Veterinária através de cabos de fibra ótica.

No mesmo dia, às 17:45, foi ativada a primeira ligação com tecnologia gigabit ethernet (1000 Mbps) da UFMG, entre o ICEx e a Escola de Veterinária. A ativação desta ligação fechou um laço entre os roteadores. No dia 08, foram ativadas as outras ligações com velocidade de 1000 Mbps que compõem o novo backbone: ICEx/Reitoria e ICEx-FAFICH.

Enquanto as ligações já prontas do novo backbone são ativadas, a empresa INSTECTEL está lançando novos cabos de fibra ótica para substituir as ligações atuais no complexo ECI/FAFICH/FALE, ICEx e Escola de Veterinária. Estes novos cabos permitirão a migração de todas as unidades acadêmicas do Campus Pampulha, com exceção do PCA e departamentos da Escola de Engenharia, para a nova Rede. A migração da Escola de Engenharia depende da definição e construção da sala que abrigará os equipamentos da rede e a central telefônica do novo prédio.

INTERRUPÇÕES DO FUNCIONAMENTO DA REDE UFMG

Em função da implantação dos novos equipamentos que formarão o novo backbone da Rede UFMG (vide notícia “Evolução da Rede UFMG”), ocorreram interrupções temporárias nos serviços da rede.

Na terça-feira, dia 07, foi ativada uma ligação entre o ICEx e a Escola de Veterinária que criou um laço entre os roteadores que compõem o backbone da Rede UFMG. A criação deste laço confundiu o protocolo de roteamento utilizado na rede, causando intensa troca de mensagens entre os equipamentos e, consequentemente, paralisação dos mesmos, devido a sobrecarga de processamento. Este problema se iniciou às 17:45 e foi parcialmente solucionado para quase todas as unidades às 19:30. ICB e CEU ficaram sem comunicação até o dia 08, às 09:30, devido à impossibilidade de interferência remota na programação dos roteadores.

Na quarta-feira, dia 08, problemas elétricos na FAFICH fizeram com que o roteador lá instalado perdesse sistema operacional e configuração. As tentativas efetuadas para colocar o equipamento novamente operacional falharam e o equipamento foi substituído por outro, cedido pelo POP-MG/DCC. A paralisação se iniciou às 10:15 e se encerrou às 17:45, quando o novo equipamento foi física e logicamente reconfigurado. As unidades afetadas foram: Centro Pedagógico, Escola de Ciência da Informação, Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e Faculdade de Letras.

NOVO PREGÃO

Após o encerramento do processo de contratação de serviços de DDD e DDI para o qual a DAA adotou licitação do tipo Pregão, foi definido, na última reunião de diretoria, que esta mesma modalidade será utilizada para contratação de serviços de comunicação de dados que atendem às unidades externas ao Campus da Pampulha para acesso à Rede UFMG.

Esta contratação é possível pelo fato de hoje este serviço não ser mais exclusividade da Telemar.

Para viabilizar o processo, a DAA contará com o suporte técnico da DRC, sendo o serviço especificado com o objetivo de se obter melhor qualidade e preços mais baixos.

NOVO SISTEMA ACADÊMICO

A equipe de desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico teve a sua primeira reunião técnica no dia 06/08, dando início ao processo de discussão e planejamento do projeto do sistema.

A equipe de desenvolvimento, coordenada por Gilmar Lima Guimarães, é formada por Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado e Denise Cristina de Assis Moreira, tendo como assessores técnicos João Carlos Lages e Hélio Teixeira da Costa.

FERIADO

O dia 15 de agosto, quarta-feira da semana que vem, é feriado municipal. A data se refere à Assunção de Nossa Senhora.


Informativo



GenteWhere

Ela foi a primeira secretária de diretoria do CECOM. Naquela época, em que a maioria dos ceconianos era solteira, ela já era casada e mãe. Tanto que, durante anos, foi chamada carinhosamente de “mãe” por muitos. Ela é Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, que se aposentou em 1993, mas sempre manteve contato com algumas pessoas do CECOM.

SIST: Conta a sua história ceconiana.
EL: Por volta de 1973, trabalhando na Faculdade de Educação, à noite, como datilógrafa do Convênio UFMG/FaE/PREMEN, o Secretário da escola me informou que tinha ficado sabendo que no CECOM estavam precisando de secretária, para trabalhar o dia todo. E falou que eu deveria procurar o Heitor. Lá, encontrei-me com o Sr. Braz, que me disse que eu deveria estar procurando era o Reitor, pois não tinha nenhum Heitor ali. Acabei descobrindo que eu deveria falar era com o Elidimar. Participei de um processo de seleção e fui contratada em 11 de fevereiro de 1974, como Secretária da Diretoria Geral. Acumulei por algum tempo 8 horas no CECOM e 4 horas na Faculdade de Educação, à noite. Na época, tinha sido selecionada também para um cargo de secretária na TEXACO. Fiquei na maior dúvida, mas optei pelo CECOM, porque era perto da minha casa e por ser uma Universidade. Achei que seria melhor para o futuro dos meus filhos (só tinha o Júnior na época).
Trabalhei como secretária do prof. Antônio Mendes e como auxiliar do Elidimar na administração do convênio com o BNDE. Em abril de 1978, fui emprestada, por um período de 2 anos, para o Gabinete do Reitor, a convite do Roberto Faria, para secretariar o prof. Celso Pinheiro. Saí em 1980, retornando ao CECOM, para fazer um estágio no Setor de Operação da Divisão de Produção. Como já estava com 4 filhos, e precisando de mais tempo para ficar com eles, fui trabalhar à noite, na Operação. Estava bom para os meus filhos, mas não estava para o meu casamento, porque o Marco Antônio ficava com as crianças à noite. E à noite, quem tem criança sabe, é o horário em que elas dão a maior canseira. Pedi arrego! E voltei a trabalhar durante o dia.
Em maio de 1982, voltei para o serviço administrativo, sendo alocada na Divisão de Apoio Administrativo. Trabalhei na Secretaria, no Setor de Compras e Finanças, na chefia do Setor de Treinamento e Divulgação, na chefia do Setor de Pessoal e Patrimônio e, em dezembro de 1988, quando o Carlos Alfeu assumiu a Vice-Diretoria do CECOM, me indicou como Diretora da Divisão de Apoio Administrativo. Em 1990, montei um trailler de sanduíche, que só funcionava à noite, e comecei a correr atrás da minha aposentadoria. Para isto, achei melhor pedir para deixar a DAA, o que ocorreu em setembro de 1990. Então, o Carlos Alfeu me colocou na implantação e treinamento do Hermes – Correio Eletrônico -, onde trabalhei juntamente com Adriana Leonel. Em abril de 1992, retornei à DAA trabalhando com a Bárbara no Setor de Compras e Finanças, até que, finalmente saiu a Portaria que me concedeu a batalhada aposentadoria. A minha aposentadoria foi publicada no Diário Oficial no dia 23 de abril de 1993.

SIST: Após tanto tempo na UFMG, como está sendo a vida de aposentada?
EL: Aposentada, minha primeira providência foi fechar o trailler, porque me tomava muita energia. Tomava energia e fornecia calorias, porque eu comia sem parar. Consegui uma representação de MOP, da ALSCO, que tenho até hoje. É um trabalho que eu adoro. Participei de um clube de mães, que tem um trabalho beneficente muito interessante e importante, tanto para quem faz, como para quem recebe. Já trabalhei com crianças carentes, dando aulas de bordados para meninas, e até meninos, que não sei se por carência de outras atividades, pediam para aprender também. Fizemos uma feira no Natal passado com estes trabalhos. Foi um sucesso.
Bem, mesmo deixando esses trabalhos, continuei, como todo aposentado, sem tempo para nada. Agora, um pouco mais sem tempo, porque a Bárbara me convidou para trabalhar como secretária, na Editora UFMG e, aqui estou desde 04 de junho, fazendo um trabalho que estou adorando.

SIST: Gostaria de deixar um recado para todos do CECOM?
EL: Gostaria sim. Se eu pudesse, conversaria com cada um dos ceconianos e ex-ceconianos. Tenho muita saudade de todo mundo. Foram quase 20 anos de CECOM, marcados por muito trabalho, muito aprendizado, muita amizade, solidariedade, companheirismo. Não esqueço nunca daqueles que me ajudaram tanto no momento mais difícil que vivi. (N.R.: Em 1984, Marco Antônio faleceu.) Se ainda está em tempo: a todos, minha eterna gratidão.

Foi muito bom contar para todos que Euclídia retornou à UFMG. Podemos, novamente, encontrá-la na Editora, na Praça de Serviços, por aí. Melhor ainda ver que o sorriso continua o mesmo, esbanjando otimismo e dinamismo.

Euclídia como Secretária do Reitor Celso Pinheiro

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você é um daqueles que não perde a série Arquivo X, não deixe de conhecer a página http://www.arquivoxbrasil.com.br, um dos maiores sites sobre o assunto no Brasil. A página surgiu do Canal Arquivo X, no IRC (bate-papo) e tornou-se ponto de encontro obrigatório dos fãs da série.

– Se trabalhar no exterior é uma boa idéia, visite a página http://www.workusa.com.br e veja as vagas disponíveis na área ou país de seu interesse.

– Se você quer saber tudo sobre ecologia e ficar por dentro das dicas de eventos, livros, artigos e curiosidade, o lugar certo é http://www.electus.com.br/ecologia.

– Uma grande dúvida que temos quando viajamos para o Rio de Janeiro ou São Paulo, é onde fazer uma boa refeição com dicas de pratos. Na página http://www.comerfora.com.br, você encontrará dicas para eventos e cursos, além de uma variedade de receitas para os amantes da boa mesa. Você pode fazer procura por restaurantes, bairro, tipo de cozinha, faixa de preços e capacidade.

– Para você mamãe que está amamentando ou para a futura mamãe, uma boa dica é http://www.aleitamento.org.br, que tem informações sobre aleitamento materno e é atualiazado semanalmente. Tem sempre uma dica para você cuidar do seu nenezinho. Mas, se você quer materiais educativos, cartões virtuais e matérias sobre outros assuntos, como o câncer de mama, é só visitar a página e se manter informada sobre tudo.

– Aproveite as suas horas de navagação da Net e aprenda a tocar violão em aulas virtuais gratuitas. Letras e cifras, partituras e cartões musicais, você encontrará na página http://www.sombrasil.com.br.

– Quem está de casamento marcado e escolhendo para onde ir na Lua de Mel, a página http://www.luademel.net é uma boa dica. Pacotes para o Brasil ou para o exterior, orçamentos, informações e opção de passar a Lua de Mel em um cruzeiro.

– “Adoro olhar para o céu estrelado e ver a Lua brilhando.” Sabe toda aquela história da influência da Lua em nossa saúde, beleza, amor e negócios? Pois é, na página http://www.todalua.com.br você vai descobrir muitas curiosidades sobre o poder que nosso satélite exerce sobre nós.

– Normalmente, quando criamos uma página, queremos a opinião dos amigos para ver o que eles acham. Mas se você quer uma avaliação dos códigos HTML usados e a compatibilidade com os navegadores, uma boa dica é a página http://siteowner.bcentral.com/sitecheck.cfm. Conferência de links inativos e ajuda a checar ou criar meta tags é outra consistência que a página faz.

– Nada pior do que estar procurando aquela foto no meio de uma pasta cheia de arquivos de imagens. E o pior de tudo é ter que abrir uma a uma, com um programa demorado, para visualizar e depois ver que não é aquela que você queria. Um bom visualizador de imagens, o Irfan View, é um programa de apenas 630 KB, que não requer instalação. É só baixar para o seu micro e trabalhar com os formatos mais comuns de imagens. Tem a opção de usar os recursos de zoom e slide show. O bom disso tudo é que ele é gratuito e em Português de Portugal. O endereço é: http://www.irfanview.com/.

– Faça uma viagem virtual pela Terra do Sol Nascente, visitando a página http://www.japaoonline.com/pt/. Você vai saber sobre a cultura, arquitetura, calendário, músicas, costumes, superstições, provérbios, escrita, religião, sociedade, culinária e as tradições japonesas, história do Japão, samurais, animais, bonsai e judô. A página tem diversas fotos e mostra como escrever seu nome em japonês. O endereço é: http://www.japaoonline.com. (Site em Inglês ou Português)

– Vá até a página http://www.primeirapata.com.br/, que traz informações sobre veterinária, adestramento e comportamento de animais domésticos. Se você quer ter uma animal de estimação, a página ajuda na escolha de: cães, gatos, pássaros, peixes, roedores e animais exóticos, tudo combinando com o seu estilo. Agora, se você precisar de tirar dúvidas por e-mail, é só enviar e aguardar. E se você quer publicar a foto do seu bichinho na Web, é só usar o espaço reservado.

– Se você quiser fazer um checkup no computador para ver ser ele está infectado com algum virus recente (ou antigo), basta ir no site http://housecall.antivirus.com/housecall/start_pcc.asp. O site verifica o diretório que escolheu e remove os vírus que encontrar. É muito útil se você não tem antivírus ou tem dificuldades de mantê-lo sempre atualizado. Na primeira vez que acessar o site, vai demorar um pouquinho, mas nas próximas vezes é rápido. O site também possui uma versão para corporações e várias informações sobre os vírus mais recentes. Tudo free, sem nenhum custo. (Dica do Iremar)

– Todo mundo que usa bastante o computador, principalmente quem trabalha com ele, sente, mais cedo ou mais tarde, a necessidade de digitar bem. O site http://www.typingweb.com tem aulas gratuitas de digitação. Nele, pode-se fazer um curso de digitação completo, que abrange desde a posição certa dos dedos, até o treino para a melhoria da velocidade. O site também é interessante para aqueles que quiserem treinar um pouco a ortografia da língua inglesa, visto que muitos exercícios consistem na cópia de trechos em Inglês. Para usar o site, é necessário criar uma conta com senha. Mas, vale a pena, pois o site faz um acompanhamento do seu desempenho, e de quais testes já foram feitos. (Dica do Eugênio/CECOM)1

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

E-mail melhorou a qualidade de vida de 97% dos usuários – Será que você é um típico usuário de e-mail? Bem, se em casa você recebe cerca de 8 mensagens e envia 3 por dia e no trabalho recebe 12 e envia 6, a resposta é positiva: você é um típico usuário de e-mail.
Essa é uma das conclusões de um estudo do Gallup sobre o uso de correio eletrônico nos Estados Unidos. Uma das descobertas mais interessantes é que 97% dos usuários de e-mail acreditam que ele melhorou sua qualidade de vida.
Para os usuários típicos, administrar o correio eletrônico é a atividade mais freqüente na Internet. Eles mandam e recebem e-mails muito mais do que buscam informações, pagam contas ou usam os programas de mensagens instantâneas na web. E os números são diferentes entre os sexos: entre as mulheres, 61% disseram que o e-mail é a atividade mais freqüente na Internet. Já entre os homens, ela é a mais freqüente apenas para 44%. Outros 39% dos homens apontaram a busca de informações, contra 23% das mulheres.
Entre os entrevistados, 90% disseram que usam o e-mail em casa e 83%, no trabalho. Além disso, 53% usam nos dois lugares. Apenas 23% têm um único endereço de e-mail e 22% têm 5 ou mais.
A maioria dos usuários passa entre 7 e 9 horas por semana na web. Trinta e sete por cento deles disseram que ficam mais de 10 horas conectados por semana.
Por usar o correio eletrônico, 34% disseram que usam menos o telefone e apenas um terço disse que não mudaram em nada a intensidade de uso do telefone e do correio convencional.

Conectiva diz que Linux para micro popular está pronto – Em coletiva de imprensa para anunciar a chegada do Conectiva Linux 7.0, o presidente da empresa, Sandro Nunes Henrique, anunciou que a versão a ser adotada pelo micro popular planejado pelo governo já está pronta.
“Essa versão contém basicamente um browser e um gerenciador de arquivos, já que o computador é mais um terminal para acesso à web”, adiantou. Henrique também afirmou que “vários fabricantes de hardware” (Positivo, Itautec e Samurai entre eles) estão em estágio adiantado de elaboração dos protótipos, e que no segundo semestre devem começar a ser divulgadas as linhas de financiamento que serão oferecidas pelo Governo Federal.
Outro anúncio feito pela Conectiva diz respeito a uma das funcionalidades da versão 7.0 de sua distribuição Linux: o Application Server, que vem a ser uma compilação de diversas versões anteriores do Conetiva Linux para ser aplicada em redes de “sucata” – leia-se redes compostas por computadores com pouco poder de processamento (a partir de 486s) e pouca memória. “Esse novo recurso permite dar uma sobrevida a micros que normalmente seriam encostados ou jogados fora. Com o Application Server, eles podem ser ainda muito utilizados, e com bastante confiabilidade”, declarou.

6 das 10 maiores marcas do mundo são de tecnologia – A revista BusinessWeek publicou no mês de julho um ranking das maiores marcas do mundo. O resultado? As empresas de tecnologia representaram quase um terço da lista. Entre as três primeiras, duas são high-tech. Entre 10, ficamos com 6.
As gigantes Microsoft e IBM ficaram com segundo e terceiro lugares, necessariamente nessa ordem. Em seguida, vêm GE, Nokia e Intel. Em décimo lugar, vem a AT&T. E por aí vai. Tanto que das 100 marcas do ranking, 29 são de tecnologia. Entre os nomes, ainda aparecem HP, Cisco, Sony, Compaq, Oracle, Kodak, Nintendo, Dell, Apple, AOL, Amazon.com, entre outras.
Toda essa presença entre as marcas mais valiosas do mundo sugere que a tecnologia pode até estar mais presente na vida das pessoas do que imaginamos. Quase tão presente quanto uma Coca-Cola, por exemplo. E por que não já que a número 1 do ranking foi nada menos do que a líder dos refrigerantes?
As 10 maiores marcas do mundo
Marca – Valor em 2001 (em US$ bilhões)
1 – Coca-Cola – 68,95
2 – Microsoft – 65,07
3 – IBM – 52,75
4 – GE – 42,40
5 – Nokia – 35,04
6 – Intel – 34,67
7 – Disney – 32,59
8 – Ford – 30,09
9 – McDonald´s – 25,29
10 – AT&T – 22,83
Fonte: Interbrand, Citigroup, BusinessWeek

Guerra de preços faz interurbano cair ainda mais 31 de julho de 2001 – Seis centavos é o novo valor do interurbano do Brasil para os Estados Unidos, pela operadora de longa distância Intelig. A medida é uma resposta à nova tarifa anunciada pela Embratel dia 30.
A Intelig iniciou a batalha pela tarifa mais econômica no dia 27/07, ao anunciar a redução recorde de 90% no valor do interurbano para os Estados Unidos. O minuto da ligação para esse trecho passou, então, a custar 9 centavos de real.
Comprando a briga, a Embratel anunciou publicamente ontem sua nova tarifa de 7 centavos de real para ligações do Brasil para os Estados Unidos e para o Canadá, pelo período de 10 dias contados a partir de sábado, dia 28.
Segundo o serviço de atendimento ao consumidor da Intelig, o valor de seis centavos para o interurbano para os Estados Unidos ficará em vigor até o dia 2 de setembro.

TERCEIRO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR JÁ ESTÁ NA INTERNET

O jornal Hoje em Dia, de 09/08/2001, publicou notícia sobre o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda:
“A lista dos contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda está disponível desde ontem para a consulta no site da Receita Federal na Internet (www.receita.fazenda.gov.br). Neste terceiro lote, terão direito à restituição 1.437.388 contribuintes que receberão, no total, aproximadamente R$ 1 milhão. O pagamento será feito na próxima quarta-feira, dia 15. 1

O dinheiro está corrigido em 5,11%, percentual que corresponde à variação da taxa Selic para os meses de maio e julho, além de 1% referente a agosto. Os valores não sofrerão mais correção, independentemente da data em que a restituição for sacada.

Para tentar evitar fraudes, a Receita estipulou que nenhuma restituição pode ser sacada diretamente na boca do caixa. Por isso, o crédito é feito diretamente na conta do próprio contribuinte. As pessoas que não indicaram na sua declaração do IR o número da conta-corrente ou poupança e agência bancária terão de ir ao Banco do Brasil ou telefonar para o BBAtende (0800-785678) e pedir a transferência do dinheiro para a instituição da qual seja correntista. Essa operação é gratuita.

A restituição estará disponível pelo prazo de um ano. Depois disso, o contribuinte precisa ir a uma unidade local da Receita Federal para reclamar o dinheiro. Caso também não concorde com o valor a restituir, o contribuinte poderá sacar o dinheiro e fazer uma reclamação ao Fisco para obter a diferença.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos:

CGI – Common Gateway Interface, pequenos programas, rodados a partir do servidor que permitem adicionar vários recursos a uma página Web. Os programas são executados a partir de solicitações do navegador, retornando a resposta desejada. Os scripts CGI podem desempenhar desde funções bem simples, quanto interagir com grandes bases de dados, geralmente são escritos em linguagem Perl.

Hexadecimal – Um sistema numérico com 16 dígitos, onde os dígitos de 1 a 10 são representados por números de 0 a 9, e os dígitos de 11 a 16 são representados por letras, que vão de A a F. Cada número em Hexa representa um grupo de 4 bits (que também permitem 16 combinações). Este sistema é muito usado para representar endereços e dados em sistema binário. Ao invés de seqüências como 1000 ou 1010, podem ser usados os equivalentes em hexa: 8 e A. Dois números em Hexa podem ser usados para representar um Byte, formato por 8 bits. O Byte 10001010 por exemplo, vira 8A.

LinModem – Um softmodem que funciona também no Linux. Este termo surgiu para diferenciar estes modelos de softmodems dos “Winmodems” que funcionam apenas no Windows. Na verdade, a marca Winmodem é patenteada pela 3com, por isso, só se aplicaria aos softmodems desta empresa. Mas, com o passar do tempo, este termo começou a ser cada vez mais usado em relação a todo tipo de softmodem.

MFC Application – MFC vem de Microsoft Foundation Class, uma biblioteca de funções que facilita o desenvolvimento de aplicativos. Existem funções para criar janelas, barras de ferramentas, menus, etc. Os programas desenvolvidos com base nestas funções são chamados aplicativos MFC ou MFC application em Inglês. É mais fácil desenvolver usando o MFC do que partindo do zero, mas em compensação é mais difícil de portar os programas para outros sistemas operacionais posteriormente.

Modo real/Modo protegido – A fim de manter compatibilidade retroativa com os programas escritos para micros XT e 286, os processadores modernos possuem dois modos de operação, chamados de modo real e modo protegido. Operando em modo real, o processador funciona exatamente como um 8088 (o processador usado no XT), apenas trabalhando com uma velocidade maior. Não somente o 386, mas todos os processadores atuais podem alternar entre o modo real e o modo protegido. No modo real, rodamos o MS-DOS e outros aplicativos de modo real mais antigos, enquanto no modo protegido rodamos o Windows e seus programas. Com certeza, alguma vez ao tentar rodar um programa antigo, você já se deparou com uma enigmática mensagem de falta de memória, apesar dos manuais do programa dizerem que ele precisa apenas de 500 ou 600 KB de memória e você ter instalados 16, 32, 64 ou mesmo 128 Megabytes no seu computador. Estas mensagens surgem por que estes programas rodam com o processador operando em modo real, onde como o 8086 ele é capaz de reconhecer apenas o primeiro Megabyte da memória RAM. Este primeiro Megabyte por sua vez, é subdividido em dois blocos, chamados de memória convencional e memória estendida. A memória convencional corresponde aos primeiros 640 Kbytes da memória, e é a área de memória usada pelos programas que operam em modo real. Os 384 Kbytes restantes são chamados de memória superior, e são reservados para armazenar uma cópia do Bios, que passa a ser executado mais rapidamente, já que a memória RAM é muito mais rápida do que o chip de memória Rom ou Flash onde ele é originalmente armazenado. Esta cópia do Bios é chamada de “Shadow”, ou sombra, e serve para aumentar o desempenho geral do sistema. A memória superior também é usada para armazenar sombras dos Bios de outros dispositivos, como placas de vídeo, aumentando também a velocidade de operação destes periféricos.

NC (Network Computer) – Esta é uma idéia em moda desde o tempo dos terminais burros. A idéia é usar computadores simples e baratos, ligados a potentes servidores, que fariam a maior parte do processamento e armazenamento de informações. Hoje em dia não é uma idéia tão popular, pois o dinheiro economizado nos terminais acaba sendo gasto para melhorar a configuração do servidor e a velocidade de transmissão da rede. De qualquer forma, existe uma versão do Windows NT, a Terminal Server Edition, que permite uma estrutura assim, onde todo o processamento é feito no servidor e as estações se limitam a mostrar as imagens no monitor. É possível então usar micros 386 sem sequer disco rígido para rodar o Office 2000 por exemplo, mas o desempenho ficará limitado à velocidade do servidor e da rede.

Queue – Uma “fila” de dados ou arquivos, que são processados seqüencialmente.

Quicktime – Um formato de arquivos multimídia desenvolvido pela Apple. Apesar dos usos mais comuns serem vídeo e audio, os arquivos quicktime podem também armazenar animações e texto. Os arquivos quicktime usam as extensões: qt, mov ou moov.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Quem não se lembra do Sistema FACOM 230-15? Muitos ceconianos se sentiram traídos quando ele foi desligado, em 1992. O FACOM era um computador de pequeno porte, de fabricação japonesa, que foi instalado no CECOM em maio de 1975, destinado a: manipulação de dados fornecidos por meio de páginas marcadas (provas de múltipla escolha, questionários de pesquisas etc.); apoio aos usuários do B6700 na conversão de dados e laboratório modelo para treinamento dos alunos do curso de Processamento de Dados. Entre as características técnicas do FACOM, é bom lembrar que ele tinha uma unidade central de processamento de 16 KB de memória, duas unidades de discos magnéticos de 2,45 MB e uma leitora de marcas óticas com capacidade de, no máximo, 1584 marcas e 200 folhas/minuto.

A instalação do FACOM

Os japoneses que participaram da instalação

As fotos acima devem ter sido tiradas por Renato Righi em 1975, durante a instalação do sistema, nas dependências do subsolo. Renato tem quase certeza de que foi ele quem tirou as fotos!

Segundo depoimento de Eduardo Henrique Lima, as fotos abaixo foram tiradas em 1977, na época em que ele era estagiário do CECOM. Edu se lembrou do trabalho em que estava envolvido: era o desenvolvimento de uma rotina de acesso à leitora ótica do FACOM, em Assembler SL 15. O autor das fotos é desconhecido!

Eduardo Henrique na console do FACOM



HÁ 9 ANOS…

DESATIVAÇÃO DO FACOM
Após quase 20 anos de serviços prestados à UFMG, com utilização destacada nos Vestibulares desde a Era Mineirão, será desativado no dia 08 de setembro o Sistema FACOM 230-15.
Apesar de ter sobrevivido já há quase 6 anos sem contrato de manutenção, mostrando a sua robustez e qualidade de produção, o FACOM acabou ficando defasado devido a: um novo sistema de leitura com as novas leitoras LMO 68R (utilizadas a partir do último Vestibular), a realização da matrícula on-line em todas as unidades da UFMG e, principalmente, devido a não existirem mais peças de reposição e serviços de manutenção que permitam seu uso de forma confiável em sistemas estratégicos.

(Ano XVI, no. 18 – 23/07/1992)




Há 20 anos…

As edições 28 e 29 do Sistemático de 1981, publicaram notícias sobre os projetos que a Divisão de Usuários estava desenvolvendo para o Depto. de Pessoal da UFMG, 6a. Convenção Nacional do Microfilme, aquisições da Biblioteca, curso de Programação de Computadores, reuniões da Secretaria Especial de Informática, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

INTERCÂMBIO ENTRE UNIVERSIDADES
O Sistema IBM/360-40, que foi o equipamento do Centro de Computação durante cinco anos, está sendo transferido da Universidade Federal de Santa Catarina para a Universidade Federal de Sergipe.
Com essa transferência, o CECOM foi convidado para treinar o pessoal do CPD da Universidade Federal de Sergipe na utilização e operação do equipamento. O treinamento será dado pelo prof. João Carlos Pires Bauer, Romildo Monte e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. …

(Ano V, no. 28 – 30/07/1981)

VISITA À UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Luiz Carlos Campos, do Setor de Sistemas de Computação, estará de 10 a 14 de agosto, na Universidade de Brasília em contato com a equipe de Hardware do CPD.
Essa equipe vem desenvolvendo atividades nas diversas áreas, tais como, no desenvolvimento de memória do DCP, da memória central, além de participar ativamente nos trabalhos de manutenção de seu Sistema B6700. …
(Ano V, no. 29 – 06/8/1981)



Eventos



PALESTRA SOBRE ARCserve

A ATT Informática e a R2V2 estarão promovendo amanhã, dia 10, a palestra “Como automatizar e garantir a proteção de dados com o ARCserve – a solução mais completa do mercado”.

O ARCserve 2000 é uma solução de armazenamento de dados que se destaca pelos recursos de serverless backup (backup sem servidor), rastreamento e cura de vírus integrados e atualizações automáticas de assinaturas. A nova versão inclui diversas mudanças para assegurar a proteção dos dados em ambientes heterogêneos, principalmente no aumento da performance, disponibilidade e facilidade de administração.

O palestrante será Alexandre Bandeira, engenheiro de Sistemas da Computer Associates.

A palestra será realizada às 14:00, no endereço: Av. Barão Homem de Melo, 4484 / 5º andar – Estoril.

Os funcionários Aleixina Maria Lopes Andalécio e Márcio da Costa Viana, da DAC, estarão participando do evento.

TREINAMENTOS

Os treinamentos do CECOM, em parceria com a ProRH/DRH, planejados para realização neste segundo semestre, estão temporariamente suspensos, conforme informação repassada pelo DRH, apontando inviabilidade operacional devido à greve da UFMG.

CURSO DE EXCEL

O CECOM, em parceria com a ProRH/DRH, está oferecendo um curso de Excel Básico para funcionários da UFMG. O treinamento teve início na segunda-feira, dia 06, e será encerrado amanhã, dia 10. Estão participando do treinamento: Antônio de Jesus Agostinho (DMP), Geralda de Fátima Guerra Lage (Farmácia), Geraldo Magela Guimarães (Medicina), Karen Maria Cruz Guerra (Farmácia), Paula Mariela de Castro Sollero (IGC), Sandra Isabel dos Reis (Face) e Sandra Maria Duarte Pessoa (DP). Instrutor: Helvécio Cossenzo Pinto. Monitor: Elizabeth Gomes Oliveira Clementino.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12 e Marcelo Novais Machado, no dia 14. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Isabel Cristina de Oliveira (Editora), no dia 11 e David Lan Kwai Pan, no dia 16.