Sistemático: Edição 1085 – 16/08/2001


Notícias



ELEIÇÃO PARA REITOR

Após reunião do Colégio Eleitoral, ocorrida no final de junho, foi constituída a Comissão Eleitoral que conduzirá o processo de consulta à comunidade para escolha dos próximos Reitor e Vice-Reitor da UFMG, que ocuparão os cargos máximos da instituição no quadriênio 2002-2006.

A Comissão Eleitoral já está se reunindo com os órgãos da UFMG que, direta ou indiretamente, estarão participando do processo.

O Centro de Computação, representado pelo diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, já participou de reuniões que resultaram na elaboração do Plano de Ação, no qual se baseará o Projeto de “Apoio à Eleição para Reitor”.

Este projeto será composto das seguintes etapas já definidas:
1. Preparação de infra-estrutura
2. Preparação do cadastro de votantes
3. Geração de informações para a votação
4. Apuração dos votos.

O projeto, que será coordenado pela Diretoria do CECOM, envolverá também atividades da DAS e DAC, internamente, além de ter interface externa com DP, DRCA e CEDECOM.

ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR

Foi divulgado na Internet, na semana passada, o resultado do processo de isenção da taxa do vestibular de 2002. Este ano, foram 54.854 solicitações, sendo que 31.362 delas foram deferidas, ou seja, mais de 57% dos pedidos resultaram em isenção. O endereço para consulta do resultado é www.ufmg.br/vest2002/isencao.

Os solicitantes que tiveram seu pedido aprovado receberão, pelo correio, um comprovante, o qual deverá ser anexado ao requerimento de inscrição.

O período de inscrição ao Vestibular 2002 é de 27 a 31 de agosto. Entretanto, aqueles que optarem por fazer a inscrição através da Internet poderão fazê-lo no período de 25 a 30 de agosto. Neste caso, a inscrição só será confirmada após o pagamento do boleto bancário nos bancos autorizados.

A divulgação do resultado na Internet esteve a cargo da chefe da Divisão de Atendimento e Consultoria, Aleixina Maria Lopes Andalécio.

SEMINÁRIO TALENTOS HUMANOS PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho esteve, no dia 14/08, em Brasília, a convite do CNPq, para a segunda reunião preparatória do Seminário Talentos Humanos para a Sociedade da Informação.

O objetivo deste seminário é de se produzir um documento que relacione os conhecimentos necessários para a Sociedade da Informação. Este documento está dividido em três partes: TI para a Cidadania, TI para o trabalho e TI para pesquisa e desenvolvimento e envolverá vários setores da sociedade: governo, empresas da área de TI e Universidades.

PROCESSOS DE COMPRA EM ANDAMENTO

Hoje e amanhã, ocorrerão as sessões de abertura de três processos de compra, na modalidade convite, nos quais o CECOM estará adquirindo equipamentos que serão utilizados para a continuidade de dois projetos em curso, a saber: “Rede UFMG – Fase 3” e “Infra-estrutura Central”.

Estarão sendo adquiridos, nestes três processos, switches para a implantação total no Campus da Pampulha, do novo backbone previsto na Fase 3 da Rede UFMG; licenças para ampliação do acesso ao ambiente Metaframe em 50%, passando-se a contar com 135 acessos simultâneos; novo servidor para processamento de anti-vírus.

Além destes, estarão sendo adquiridos novos equipamentos de multimídia para evolução dos recursos tecnológicos existentes no Auditório da Reitoria.

A condução destes processos está a cargo da Divisão de Apoio Administrativo, sendo responsáveis pela comissão de licitação Márcia Regina Lemos e Alda Batista.

SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO HOSPITALAR

No último dia 09, foi aberto no Hospital das Clínicas o processo licitatório, na modalidade Tomada de Preço, para aquisição de um novo sistema para informatização do HC.

Aberto este processo, nesta etapa, está sendo avaliada habilitação das empresas concorrentes. Estão participando quatro consórcios, que representam dois produtos nacionais e dois produtos internacionais.

Os trabalhos de avaliação estão sendo feitos pela equipe do Núcleo de Computação em Saúde, composta por Maria Beatriz Moreira Alkimin, Gino Ottoni Durante e Guilherme de Fátima Faria, contando com o acompanhamento da comissão de licitação e consultoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.


Informativo



GenteWhere

Como o feriado do dia 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora, ocorreu no meio da semana, não foi possível fazer a entrevista de um ex-ceconiano. Na próxima semana, a seção trará mais uma surpresa!


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos último dias, as seguintes notícias:

Ataque do vírus Code Red já atingiu 244000 servidores – O segundo ataque do vírus Code Red, iniciado no dia 1o de agosto, já atingiu 244000 servidores no mundo inteiro. Mesmo assim, não ocorreu a esperada desaceleração geral da Internet.
Batizado com o nome de um refrigerante apreciado por programadores, o Code Red aproveita uma brecha existente no Internet Information Services, o servidor web da Microsoft. Uma vez instalado num sistema, o vírus passa a varrer a Internet a fim de identificar outros sistemas com a falha, que são imediatamente invadidos. Cada nova máquina conquistada é incorporada ao processo de varredura e contaminação.
Esse processo já se torna responsável pela redução da performance do servidor. Mas os problemas não param aí. A máquina invadida pode ser comandada remotamente pelo controlador do vírus e usada, por exemplo, para promover ataques com o objetivo de derrubar outros sites.
Uma correção que elimina a brecha existente no IIS, versões 4.0 e 5.0, está disponível desde 18 de junho no site da Microsoft, no endereço www.microsoft.com/technet/treeview/default.asp?url=/technet/security/bulletin/MS01-033.asp. Segundo dados da Microsoft, até o dia 1o. , mais de 1 milhão de downloads tinham sido feitos. Isso deve ter contribuído para a redução dos efeitos no segundo ataque do Code Red.

Anatel divulgará em breve projetos de taxa única para web – Os planos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de implementar a tarifa única para o uso da Internet, sem a cobrança de pulsos telefônicos locais, devem ser apresentados em breve, segundo o conselheiro do órgão regulador Antônio Carlos Valente.
“Entendemos que esta não é uma decisão simples porque existem modelos que são substancialmente diferentes”, disse Valente à imprensa, em Brasília.
A idéia do projeto da Anatel conhecido por 0i00 é criar um código de telefone específico que possa separar os tráfegos de voz e de dados. Tanto pode ser um código não-geográfico, como o 0800, ou um de quatro algarismos.
A Anatel deve colocar diferentes modelos para consulta pública antes de estabelecer como funcionará o novo sistema de cobrança de uso da rede telefônica para acesso à Internet.

Intel planeja cortes de preços pela metade, diz analista – A Intel estaria planejando cortar em mais de 50 por cento os preços do chip Pentium 4 – para ser mais exato, a redução subiria dos 12% previstos anteriormente para 54%. A informação foi dada por um analista da Lehman Brothers, Dan Niles, ao jornal do Vale do Silício Mercury News.
De acordo com a matéria, os cortes devem ser anunciados pela Intel no próximo dia 26 de agosto, baixando os preços do Pentium 4 de 1,8 GHz de 565 para 260 dólares, e o do Pentium 4 de 1,7 GHz de 352 para 193 dólares (nesse caso, a redução prevista será de 45 por cento).
A Intel não se pronunciou sobre as especulações do analista ao Mercury. Mas, em junho, o vice-presidente executivo da Intel, Paul Otellini, anunciou que a companhia pretendia fazer uma campanha de preços para tornar seu novo processador o principal no mercado de PCs.

Vírus Code Red se alastra no Brasil – Atenção: se você tem uma conexão de banda larga e usa o Windows 2000 Server ou Professional com o servidor IIS, sua máquina pode ter sido invadida pelo vírus Code Red, e você nem desconfia. Testes do INFOLAB mostram que esse vírus está especialmente ativo no Brasil, nos últimos dias.
Somente num servidor de testes do INFOLAB, foram constatadas exatas 942 tentativas de implantação do vírus de 19 de julho até a tarde de 08/08. Do mesmo modo, algumas empresas contatadas por INFO também constataram alta incidência de tentativas de invasão. Uma delas registrou, apenas na manhã do dia 08, 138 tentativas.
O dado mais preocupante nesses números é a parcela de solicitações originárias de micros com IPs que os identificam como usuários de conexões de banda de larga. Entre os dias 4 e 8 de agosto, 64 dessas tentativas foram barradas pelo servidor do INFOLAB. No caso da Iggy, dos 138 comandos do vírus, 110 vinham de conexões de banda larga da capital paulista.
Ativo na Internet desde 19 de julho último, o Code Red é um vírus que aproveita uma brecha de segurança existente no servidor de web IIS, versões 4.0 ou 5.0, rodando nos sistemas Windows NT ou 2000. Ao se instalar num sistema, o vírus o toma como base para varrer a Internet em busca de outros servidores que tenham a mesma brecha.
Para identificar os sistemas passíveis de invasão, o vírus envia comandos de teste, às cegas, a uma enorme quantidade de endereços IP. Conforme a resposta, ele identifica se a máquina é vulnerável – e a invade, implantando o vírus, que passa a fazer o mesmo trabalho de varredura e invasão. Essas operações são feitas sem o conhecimento do dono ou administrador da máquina.
O alto número de IPs ligados a conexões de banda larga indica que muitos usuários domésticos ou de pequenas empresas estão usando servidores Windows NT ou 2000 sem os devidos cuidados com a segurança online. A correção para a brecha do IIS que permite a entrada do Code Red está disponível no endereço www.microsoft.com/technet/security/bulletin/MS01-033.asp.
Se você tem o Windows NT ou 2000, é importante verificar se sua máquina não está dominada pelo vírus Code Red. Vale lembrar que, em muitos casos, o servidor IIS se instala automaticamente. Assim, esse alerta vale inclusive para quem tem esses sistemas operacionais e nem sabe se usa ou não o IIS.

Surge o primeiro vírus embutido em documento PDF – Os arquivos de documentos PDF acabam de entrar na lista de suspeitos entre os agentes transportadores de vírus. O invasor VBS/PeachyPDF @mm chega como anexo de e-mail e se autoenvia para outros usuários listados no livro de endereços da máquina invadida.
O arquivo anexo tem nome variável – find.pdf, peach.pdf, find the peach.pdf, joke.pdf e search.pdf – e vem numa mensagem que propõe um jogo: achar o pêssego.
Se o destinatário abre o anexo, recebe uma mensagem que propõe um jogo, em inglês: “você tem um minuto para achar o pêssego”. Trata-se de uma referência a um pequeno game contido num arquivo PDF que envolve localizar pêssegos. Várias fotos de nádegas femininas são exibidas, sendo uma delas a imagem de um pêssego.
Além desse “jogo”, o vírus exibe um ícone com a inscrição “Dê um duplo clique aqui para ver a solução”. Ao clicar, um código em VBScript embutido no arquivo PDF entra em ação, coleta os endereços de e-mail e se autoenvia para os contatos da vítima.
Segundo análise da McAfee, o vírus abre um novo campo para exploração dos hackers, mas não tem muita chance de se propagar. Motivo: o script só funciona se a máquina tiver instalado o Adobe Acrobat completo, o programa usado para produzir documentos PDF. O vírus não funciona em máquinas que têm apenas o Acrobat Reader – parte do programa usada apenas para ler os documentos.

AUMENTA O NÚMERO DE INTERNAUTAS NO BRASIL

O jornal O GLOBO, de 08/08, publicou a notícia “Brasil terá 16 milhões de internautas até o fim do ano”, transcrita a seguir:

O Brasil deverá encerrar o ano com 16 milhões de usuários plugados na Internet. A previsão é da consultoria Júpiter Media Metrix, especializada em mercado virtual.
De acordo com o analista Lucas Graves, em 2006 o Brasil terá 34 milhões de internautas, o equivalente a 18% da população. Esse número, na previsão do consultor, significa que os usuários brasileiros corresponderão a cerca de 40% dos internautas da América Latina, que somarão 86 milhões em 2006.
A pesquisa da consultoria prevê que neste ano os usuários de Internet no Brasil gastarão US$ 520 milhões em compras virtuais, quase o dobro dos US$ 270 milhões gastos no ano passado. Para 2006, Júpiter Media Metrix estima que o e-commerce no Brasil movimentará US$ 4,64 bilhões.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos:

Bit-rate – Num arquivo de áudio ou vídeo, o Bit-rate é o número de bits usados por segundo, para representar o conteúdo a ser exibido. Quanto maior for o bit-rate, maior será a qualidade. No MP3 por exemplo, o bit-rate padrão para ter uma qualidade próxima à do CD é 128 kbits, para qualidade de rádio são necessário 64 kbits, enquanto para ter qualidade de telefone são necessários apenas 32 bits. O mesmo se aplica aos formatos de vídeo. Existem formatos com bit-rate fixo, e também de bit-rate variável, onde o bit-rate muda de acordo com o trecho, respeitando um limite estabelecido. Assim, num vídeo em Divx, pode-se ter um bit-rate de 1000 kbits numa cena com pouca movimentação, e 6000 kbits numa cena de ação. Veja também: Variable bit-rate.

Esther – Este é o nome código de um projeto de processador que vem sendo desenvolvido pela Cyrix. O Esther deverá ser lançado sob o nome de Cyrix C4 e será o sucessor do Cyrix C3 vendido atualmente. Este processador será produzido usando-se uma técnica de 0.10 mícron.

MiniDVD – Assim como o Divx, o MiniDVD é um formato de vídeo “não oficial” que permite compactar vídeos extraídos de DVDs gerando arquivos que podem ser gravados em CDs comuns. A diferença básica é que o Divx usa um algoritmo de compactação próprio, bem mais eficiente que o MPEG 2, o formato usado no DVD. O MiniDVD por sua vez, utiliza o mesmo MPEG 2, permitindo apenas degradar a qualidade do vídeo, para gravá-lo em um ou dois CDs. A vantagem é que os filmes em MiniDVD são compatíveis com a maioria dos DVD-players, enquanto os filmes em Divx podem apenas ser assistidos no micro.

MySQL – Um gerenciador de banco de dados Open Source, bastante popular atualmente, que utiliza a linguagem SQL. O MySQL existe desde 1998 e já possui versões para vários sistemas operacionais, entre eles Linux, Windows, Mac OS, Free BSD, Unix e Solaris. Estão disponíveis APIs para programação em várias linguagens entre elas o C++, Java, Perl e PHP. O MySQL é gratuíto e pode ser baixado no site oficial: www.mysql.com.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 18 de maio de 2000, foi inaugurada a segunda sala de aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no local anteriormente ocupado pela equipe da Operação da Divisão de Controle do Processamento. Estiveram presentes a Vice-Reitora, profa. Ana Lúcia Gazzola, o Pró-Reitor de Planejamento, prof. Ronaldo Tadeu Pena, o chefe do Gabinete, prof. Márcio Quintão Moreno, o Assessor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, o Assessor da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, prof. Alan Claudius Queiroz Barbosa, a Pró-Reitora Adjunta de Planejamento, Maria das Graças Fernandes Araújo, os engenheiros e a arquiteta do DPFO, responsáveis técnicos pela reforma, a equipe do DRH, além da equipe do CECOM e de sua diretoria.

Prof. Márcio Bunte, prof. Alan Barbosa, Carlos Alfeu, prof. Márcio Quintão,
profa. Ana Lúcia Gazzola (Vice-Reitora) e prof. Ronaldo Pena

A inauguração, feita em clima de total informalidade, terminou com um coquetel oferecido aos presentes.
A segunda sala de aulas foi utilizada pela primeira vez no dia 29 de junho de 2000, com o curso de Power Point, que teve como instrutor Gilmar Lima Guimarães. Então, quem realmente inaugurou a sala de Aulas 2 foi o Gilmar!
As fotos que registraram o evento foram feitas por Renato Righi.



Há 20 anos…

O Sistemático, Ano V, no. 30, de 13/08/1981, publicou notícias sobre projetos para o Depto. de Pessoal desenvolvidos pela Divisão de Usuários, participação de Luís Carlos Campos no curso de Microcomputadores, remanejamento de Maria das Graças Santa Bárbara do Setor de Digitação para a Divisão de Apoio, relotação de Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha) do Depto. de Racionalização no CECOM e participação de Ismênia Carvalho Moreira e Walter Guerra no curso de Programação de Computadores. As notícias de destaque foram:

REDE DE TELEPROCESSAMENTO DA UFMG
Mais uma unidade da UFMG passou a contar, desde ontem, com os serviços de teleprocessamento oferecidos pelo Centro de Computação. Desta vez, foi o Depto. de Química, que passou a dispor de um terminal modelo Teletype, com capacidade para processamento de fitas de papel.
Os trabalhos para a instalação do terminal tiveram início no princípio deste ano, tendo sido necessário o desenvolvimento de uma interface de comunicação preparada pela equipe de Eletrônica do Depto. de Química, assessorada pela equipe de Hardware do SSC do CECOM
.

INTERCÂMBIO ENTRE UNIVERSIDADES
Luiz Eugênio de Almeida Oliveira estará, de 17 a 21 de agosto, em Aracaju, apresentando a terceira parte do treinamento que o CECOM está aplicando no pessoal do CPD da Universidade Federal de Sergipe.
Além de ministrar os fundamentos teóricos do Sistema Operacional IBM/DOS, Luiz Eugênio vai tentar passar para o pessoal do CPD a experiência do CECOM, adquirida em tantos anos de IBM/360-40 que agora, após ter estado na Universidade Federal de Santa Catarina passa às mãos da Universidade Federal de Sergipe
.

PARADAS DO BURROUGHS DURANTE A SEMANA
Em virtude de problemas apresentados pelas unidades de controle de disk-packs, o Sistema Burroughs 6700 sofreu esta semana três paralisações para intervenções técnicas, nos dias 10, 11 e 12.
Os problemas já foram sanados pela DTM da Burroughs. As referidas unidades necessitam ainda de um ajuste final e, para atualização da equipe local de manutenção esteve hoje no Centro de Computação da UFMG o sr. Jair, da DTM da Matriz-RJ
.



Eventos



CAPACITAÇÃO DE DESENVOLVEDORES

Está sendo realizado no CECOM, desde o dia 06 de agosto, o treinamento Análise e Design Orientado por Objetos, tendo como instrutor Marco Aurélio S. Mendes.

O treinamento está sendo oferecido no horário de 09:00 às 12:00, na sala de aulas 2, com a participação dos seguintes funcionários: João Carlos Lages, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Denise Cristina de Assis Moreira, Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Regina Helena Moura Brandi, Rogério Soares Pinheiro, Ronaldo Araújo Costa, Gilmar Lima Guimarães, Hélio Teixeira da Costa e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

O treinamento será encerrado no dia 24 de agosto.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Eduardo Henrique Lima, aniversariante do dia 21. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, hoje, dia 16 e Carlos Alberto Gonçalves, no dia 18.