Sistemático: Edição 1086 – 23/08/2001


Notícias



INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR VIA INTERNET

A Comissão Permanente do Vestibular – Copeve – modificou as exigências relacionadas a documentos apresentados pelos candidatos ao Vestibular da UFMG no ato de sua inscrição. Esta mudança de postura permitiu à Copeve solicitar ao CECOM projeto que viabilizasse a implantação de um serviço de inscrição dos candidatos, realizado via Internet.

Para tornar viável o desenvolvimento e implantação desse serviço, a Diretoria do CECOM negociou parceria com as empresas IBM e BMS – Belgo Mineira Sistemas, sem ônus para a UFMG, para utilização do produto WebSphere Application Server e desenvolvimento cooperado de aplicação Web.

Participaram do desenvolvimento do ambiente os analistas João Carlos Lages, diretor da DAS, Arnon Gonçalves Cardoso, da BMS, e Luciana Porto, da IBM.

Parte dos equipamentos utilizados foi adquirida pela Copeve. Entretanto, também o LCC está colaborando, tendo emprestado uma NetFinity modelo 3500 M10 8655 – 31V, para sediar o serviço.

A aplicação da inscrição do Vestibular via Internet deverá estar disponível, ainda em horário não definido, à noite, na próxima sexta-feira, dia 24 de agosto, para que os candidatos possam adiantar o processo de inscrição, já que só a partir da segunda-feira, dia 27 de agosto, terá início o processo convencional de inscrições.

A inscrição via Internet estará disponível até a noite do dia 30 de agosto, ou seja, um dia antes do término das inscrições pelo método tradicional. A razão para essa defasagem de datas se deve à precaução para se garantir que as pessoas que se inscreveram via Internet tenham tempo hábil para pagamento do boleto bancário. Além disso, pretende-se evitar o congestionamento e possível interrupção do serviço Web nas últimas horas de funcionamento.

LANÇAMENTO DE DADOS PARA GED

A CPPD solicitou ao CECOM a criação de um novo módulo no Sistema INA 2000, para que seja possível o lançamento dos dados para GED, referentes ao ano de 2001.

Este novo módulo poderá ser utilizado para o lançamento tanto das secretárias dos departamentos acadêmicos (dados de registro de encargos didáticos e produção acadêmica), quanto pelos próprios docentes (somente produção acadêmica individual).

Os docentes interessados em realizar o lançamento individual tiveram até o dia 20 de agosto para enviar suas solicitações de senhas.

O novo módulo já foi desenvolvido pela DAS e será disponibilizado durante a etapa de treinamento, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto e 03 e 04 de setembro, no CECOM. No total, serão treinadas 240 pessoas, que replicarão o treinamento em seus respectivos departamentos. O treinamento estará a cargo de Regina Helena Moura Brandi, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Josete de Souza Braga, da Proplan.

Para viabilizar o atendimento ao lançamento dos dados, o CECOM está providenciando a ampliação da memória dos três servidores que atendem ao ambiente Metaframe, bem como a elevação do número de licença de acesso simultâneo para 135. Estes processos se encontram em estágio final. (ver matéria “Ampliação de Servidores”)

AMPLIAÇÃO DE SERVIDORES

O CECOM dispõe, para utilização de sistemas Cliente/Servidor, de 4 servidores Netfinity 3000, cada um com 512 Megabytes de memória. Três destes equipamentos são utilizados como plataforma para o ambiente Metaframe, totalizando 90 acessos simultâneos, e o quarto sedia o gerenciador de banco de dados Oracle, sem limite de número de acessos.

Dentro do projeto de ampliação de infraestrutura para os sistemas Cliente/Servidor, estavam previstos o aumento da memória destes servidores para 768 Megabytes e a aquisição de mais 45 licenças de uso do sistema Metaframe, de modo a atingir 135 acessos simultâneos. As memórias foram recebidas no início dessa semana e a licitação, na modalidade convite, para aquisição das licenças já teve seu resultado publicado no Diário Oficial, restando apenas aguardar a entrega das mesmas.

A condução do processo de ampliação da infraestrutura está a cargo da Divisão de Atendimento e Consultoria, com o suporte da Divisão de Apoio Administrativo.

SUBSTITUIÇÃO DE SERVIDORES NA UNIDADES ACADÊMICAS

A DRC está dando prosseguimento às atividades de atualização dos servidores existentes nas unidades acadêmicas, dedicados ao envio e recebimento de e-mail e à publicação de páginas Web. Esta semana, foram atendidas a Escola de Arquitetura, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Medicina e Escola de Veterinária. Estão em andamento as atividades para substituição dos servidores da Escola de Belas Artes e Centro Pedagógico. Os trabalhos estão envolvendo os analista Fernando Frota Machado de Morais e Eduardo Henrique Lima, da DRC.

Os novos servidores, fornecidos pelas unidades acadêmicas, são máquinas do tipo PC, nas quais estão sendo instalados o sistema operacional Linux e um antivírus para proteção de e-mails.

CECOM E REITORIA COM NOVA CONEXÃO À REDE UFMG

No último sábado, dia 18, num trabalho conjunto entre a DRC e a DAC, foi alterada a conexão do CECOM e do restante do prédio da Reitoria à Rede UFMG. Até então, esta conexão era feita passando pelos servidores de arquivos que atendem às redes internas destes locais, os quais utilizam o sistema operacional Novell Netware. Com a mudança, a conexão passa agora a ser feita por equipamentos com função específica de roteamento, o que implica que, caso ocorra algum problema com o servidor de arquivos, os usuários ainda assim vão conseguir navegar na Internet e utilizar os serviços do Grude (correio e agenda).

A mesma adequação de roteamento das redes será em breve adotada pelo CECOM para as demais redes administrativas que atendem à UA III, UA II, Imprensa, DSG e BU. Para que isto seja possível, o CECOM está aguardando os novos switches, que estão sendo adquiridos através do processo licitatório aberto no último dia 16.

As atividades relacionadas a esta alteração foram executadas por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, e Márcio da Costa Viana, da DAC.

G30 É DOADO PARA O COLTEC

No final do ano de 1993, chegava ao CECOM o primeiro equipamento adquirido com tecnologia RISC (Reduced Instruction Set Computer): um HP modelo G30, destinado a dar condições para que o CECOM iniciasse o domínio de know-how do ambiente Cliente/Servidor.

Coincidentemente, o processo de compra do G30 foi apoiado pelo então Pró-Reitor de Adminitração, prof. José Nagib Cotrim Árabe, hoje Pró-Reitor de Graduação e que, por outro caminho, participa agora de um novo passo tecnológico que é o do desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico, que terá parte de sua estrutura em ambiente Web.

Durante a sua permanência no CECOM, o computador G30 teve como principais aplicações ser o servidor do banco de dados Informix e auxiliar o processo de adequação dos sistemas do Hospital das Clínicas ao bug do ano 2000. Além de ter sido o primeiro contato da equipe do CECOM com equipamento com sistema operacional baseado no Unix, no caso, o HP-UX.

Entretanto, em função da necessidade de atualização constante do parque de servidores do CECOM, oG30 foi desativado e está sendo doado para o Colégio Técnico da UFMG, onde será utilizado sob a coordenação do prof. Humberto Honda.


Informativo



GenteWhere

A entrevista desta semana foi adiada para a próxima edição de O Sistemático por falta de tempo do entrevistado.
Aguardem!


GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:
– A página Sítio do Caipira é onde você vai conhecer o folclore da região, como Curupira, Mula-Sem-Cabeça, adivinhações, Congada e Folia de Reis e festa do peão. O legal da página é que o Caipirês (idioma do caipira) e frases mineiras também não faltam. Mas se isso for pouco, tem também os famosos “causos”. Vida de artistas como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, seção Fogão caipira, que traz receitas típicas como pão de mandioca, licores, rosquinha de nata, queijo fresco, pão de queijo e goiabada cascão. O endereço é: http://www.sitiodocaipira.com.br/.

– Uma ótima página para quem precisa fazer cálculos de correção monetária e consulta de indicadores econômicos é a http://www.calculos.com/. A página dispõe de mais de 20 índices econômicos, como IGP-DI (FGV), Poupança, Salário Mínimo, INCC (FGV), Ufir, URV e Dólar com valores desde janeiro de 1964. Informe o valor e o índice e a página faz atualização. Faça, gratuitamente, seu cadastro. Tabelas de reajuste de aluguel, cálculos trabalhistas e download de software para cálculos financeiros.

– Se você quer diversas dicas de como atingir a sua meta para evitar o apagão, visite a página http://www2.globo.com/apagao/ e veja como contribuir com o seu bolso. A página traz diversas dicas para você economizar energia elétrica e simuladores que ajudam a estimar o valor de sua conta mensal, além de informações sobre a legislação relacionada com o racionamento. Fique aceso, não apague esta idéia.

– Apesar de ainda em áreas em construção,a página da GROW, http://www.grow.com.br/ merece uma visita. A página traz brincadeiras divertidas, fala dos produtos da empresa, dá recomendações para escolher o brinquedo certo para cada idade.

– Se você é ligado em música e quer conhecer a trajetória do Rock e todo o tipo de informação sobre o assunto, visite o Whiplash. É uma página sobre música de todos os estilos, desde o Blues até o Heavy Metal, com notícias e entrevistas sobre várias bandas e cantores, agendas de shows nacionais e internacionais, ensaios e matérias especiais, reviews dos clássicos da história do rock e downloads de material de várias bandas. O endereço é: http://www.whiplash.com.br/.

– A página sobre fotojornalismo, http://www.culturesontheedge.com/, mostra a cultural ao redor do mundo. É um diário de várias viagens que reúne fotos de vários profissionais. Destaque para as imagens dos Andes e dos rituais de casamento na África. (Site em Inglês)

– Você gosta de fazer turismo? Prefere ter um programa na mão e depois escolher para qual cidade vai viajar? Se você não gosta de passar aperto e quer conhecer melhor um local para onde ir, visite a página http://www.webatlas.com.br/ e pesquise por mais de 400 localidades do país por meio de mapas interativos, fotos, informações geográficas e histórica dos lugares, curiosidades e dicas de viagem e de hospedagem. Boa viagem. (Site em Português)

– Se você é daqueles que gosta de gorilas, uma boa pedida é a página http://www.zoo.nsw.gov.au/taronga/gorilla/index. (Site em Inglês) 1

PLANTÃO INFO

O Plantão Info publicou, na semana passada, as seguintes notícias:

Só escandinavos acessam mais bancos que brasileiros – O Brasil só fica atrás de três países escandinavos – Finlândia, Dinamarca e Noruega – no ranking dos países que mais acessam sites de bancos.
O dado é do Ibope eRatings. O alcance dos sites de bancos entre os internautas brasileiros ativos em junho foi de 33,7%, subindo para 34,5% em julho.
Veja abaixo o ranking dos cinco sites de bancos mais acessados na Internet brasileira em julho, de acordo com o Ibope eRatings.com:


Domínio
Usuários únicos
Páginas vistas
caixa.gov.br
720.020
21.206.224
bb.com.br
621.545
34.722.434
bancodobrasil.com.br    
bancobrasil.com.br    
itau.com.br
522.532
28.368.493
bradesco.com.br
461.856
183.815.009
bancoreal.com.br
245.206
2.860.514

 

Alta do dólar leva PC popular do governo a R$1 mil – O projeto governamental de produção de um computador popular com configuração básica e preço baixo está atrasado em relação ao cronograma inicial, mas não foi engavetado pelos ministérios das Comunicações e Ciência e Tecnologia.
O atraso já levou, no entanto, a um aumento no preço final do produto por causa da desvalorização do real nos últimos meses.
O PC popular vai custar cerca de mil reais, segundo o chefe de gabinete do Ministério das Comunicações, Marcus Pestana, que participou no dia 13/08, do seminário Telecomunidade, programa do governo federal para conexão das áreas de saúde e educação à Internet. O preço estimado originalmente para o PC popular era de cerca de 600 reais.
Mesmo assim, o projeto ainda pretende atingir os consumidores da “franja final” da classe C e toda a classe D, que poderão recorrer a linhas de financiamento em formatação na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. A classe E, segundo Pestana, vai recorrer a quiosques de acesso gratuito à Internet, como está sendo testado nos Correios.
Ele afirmou ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já desenvolveu um programa de financiamento em até 8 anos da produção do PC popular.
Segundo Pestana, os organizadores do projeto do PC popular acreditam que haverá uma demanda por esse produto nas camadas menos privilegiadas como conseqüência do Telecomunidade.
Outro estímulo para a popularização da Internet será a definição de uma taxa telefônica fixa, sem a cobrança dos minutos de conexão. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve estabelecer as regras para a taxa fixa até o final do ano.
Essa medida vai favorecer os internautas dos municípios onde não existe um provedor de acesso local. Segundo Pestana, dos 5.500 municípios brasileiros, apenas 400 têm provedores de acesso à Internet. Nas outras cidades, o internauta tem que pagar minutos de ligação interurbana para a conexão à rede mundial.

Telemar deve começar a operar telefonia celular em março – A Telemar só deverá começar a operar o Serviço Móvel Pessoal (SMP) a partir de março do ano que vem, e não em janeiro, data marcada para abertura do mercado de telefonia celular para empresas de telefonia fixa que cumprirem a meta da Anatel, disse o executivo da Telemar no dia 14 de agosto.
“Esse prazo de março é o mais provável, mas pode ser antes”, disse o vice-presidente de operações da holding, Ronaldo Pereira, durante instalação da linha número 16 milhões da empresa, na Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande.
A Telemar só poderá operar telefonia celular se conseguir atingir as metas em todos os 16 Estados que opera até dezembro desse ano.
Pereira espera que até dezembro a Telemar cumpra as metas nos Estados do Rio de Janeiro e Pernambuco, considerados os maiores desafios para a empresa. 2

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

O Sistemático publica, esta semana, os seguintes termos:

ARJ – Um formato de compactação de arquivos bastante conhecido, mas não tão utilizado quando o ZIP. Alguns programas suportam ambos os formatos, é o caso por exemplo do Power Archiver, um programa gratuíto que permite compactar e descompactar arquivos em vários formatos.

Drive – Em Portugal, ao invés do termo drive, é usado o termo “acionador”, que explica bem o significado do termo. Os drives de disquetes, drives de CD-ROM etc. são os mecanismos que permitem ler estas mídias. O HD também é um drive, a única diferença é que ao contrário de um disquete ou CD-ROM, os discos são lacrados.

Host Dedicado – Um serviço de hospedagem da páginas Web, ou de outros tipos de servidores, onde o cliente dispõe de um servidor exclusivo, que pode ser configurado de acordo com suas necessidades e receber atualizações de software e hardware sempre que necessário. Várias empresas oferecem este tipo de serviço. A vantagem do ponto de vista do cliente é poder contar com a equipe técnica da empresa de hospedagem ao invés de ter de montar uma equipe própria. Em oposição, está o serviço de host compartilhado, onde um mesmo servidor é compartilhado por vários clientes. Neste caso, cada um tem uma quota de hospedagem, 300 MB por exemplo e muitas vezes também uma quota de tráfego de dados: 2 ou 4 GB na maioria dos planos. Naturalmente, o serviço de host compartilhado é muito mais barato, normalmente custa em torno de 1 a 2% do valor do serviço de host dedicado.

IPN – Inter-Planetary Network ou rede interplanetária. É um projeto desenvolvido pela Nasa, que consiste em lançar vários satélites ao redor de Marte, do Sol e no futuro também dos outros planetas do sistema solar, capazes de enviar e receber dados da Terra a altas velocidades. Isto facilitaria o lançamento de sondas e permitiria manter um estudo contínuo das suas atividades.

Magneto óptico – Atualmente, a maioria das mídias de armazenamento de dados utilizam magnetismo (como os HDs e disquetes) ou Laser (CD-ROMs e DVD) para armazenar os dados. Os drives magneto ópticos por sua vez, combinam as duas tecnologias. O laser é usado para aumentar a precisão da leitura e gravação, permitindo aumentar a densidade, ao mesmo tempo que esquenta a superfície a ser gravada, mas a gravação de dados propriamente dita é feita usando magnetismo. Os primeiros drives magneto ópticos surgiram no início da década de 90, armazenando 25 MB por disco, enquanto os atuais armazenam entre 100 MB e alguns gigabytes. Existem por enquanto várias aplicações isoladas, mas esta tecnologia pode vir a tornar-se mais popular quando for estabelecido um padrão para a indústria.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nem só de máquinas e tecnologia vive o CECOM. Existem, também, as horas engraçadas e as festas tradicionais. Uma delas é a Festa Junina, que geralmente, ocorre no mês de julho. A primeira Festa Junina foi realizada no dia 03 de julho de 1981, com o nome de Arraiá do Byte Coxa, nome sugerido por Aldemar Lopes de Souza, hoje no Centro Cultural da UFMG. A festa ocorreu no Clube XV Veranistas, com a participação maciça dos ceconianos no Casamento da Roça, Quadrilha e barraquinhas.

Durante 14 anos não foi cogitada outra Festa Junina. Em 1995, a festa foi reeditada, mantendo o nome antigo. E desde esse ano, a festa está fazendo parte do calendário ceconiano. É festa tradicional, juntamente com a Festa de Natal. Desde o II Arraiá do Byte Coxa, as atividades da festa voltaram-se para os filhos dos ceconianos, nunca se esquecendo das brincadeiras com os jogos de argolas e pescaria. Mas, a Comissão Organizadora nunca mais conseguiu fazer outro casamento na roça e quadrilha!

O Casamento na Roça do I Arraiá do Byte Coxa, registrado na foto abaixo, contou com a participação da Bárbara (noiva), Luiz Ricardo (noivo), Luiz Diniz (padre), Ricardo Bueno (Juiz de Paz), Joãozinho (sacristão), Caetano (delegado), Zédu (pai da noiva), Bel (mãe da noiva), Marcelo (pai do noivo), Manoela (mãe do noivo), Adriana Figueiredo (madrinha), Lindaura (madrinha), Mário Terenzi (padrinho), Margarida (madrinha) e, de penetra, o filho do Messias, como pajem. Foi uma das festas mais engraçadas que já aconteceram.

 

Caetano, Zédu, Bárbara, Lindaura, Joãozinho, o pajem, Luiz Diniz, Ricardo Bueno, Manoela, Margarida e Mário Terenzi no Casamento da Roça de 1981

O II Arraiá do Byte Coxa foi realizado no dia 07 de julho de 1995, nas dependências internas da Imprensa Universitária, com as barraquinhas de pescaria e jogo de argolas, Correio Elegante e eleição da Rainha da Pipoca e do Rei do Amendoim. A partir dessa festa, foi formado o trio que sempre prestigiava a festa vestido a caráter: Lelé, Xina e Rubinho.

No ano seguinte, foi instituída a contribuição de prendas por parte de todos, fazendo com que todos participassem ativamente da festa. E isto acontece até hoje.

Em 1997, a festa foi realizada também na Imprensa e em 1998, foi informal, fazendo parte da Festa de Confraternização mensal do CECOM, no dia 19/06, na Sala do Café do 8o andar. Em 1999, voltou a ser realizada na Imprensa. Em 2001, a festa foi no Espaço de Festas Sarau, tendo pela primeira vez a Corrida de Saco para crianças, mulheres e homens, separadamente.

Em 1995, Xina foi a Rainha da Pipoca e Rubinho o Rei do Amendoim

Em 1997, o trio Lelé, Rubinho e Xina



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 31, de 20/08/1981, publicou notícias sobre os projetos para o Depto. de Pessoal desenvolvidos pela Divisão de Uuários, I Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, manutenção preventiva do FACOM, aquisições da Biblioteca do CECOM e funcionamento do Burroughs. A notícia que se destacou foi:

LIBERAÇÃO DO MATAM
Foram liberados esta semana os comandos do MATAM que possibilitam aos chefes de projetos fazer todo o gerenciamento das fitas magnéticas para uso em seus projetos.
Esses comandos só podem ser utilizados pelos chefes de projetos e possibilitam a requisição e liberação de fitas, autorização de uso a outros projetos, transferência de fitas para outros projetos etc.
As informações a respeito da utilização do MATAM podem ser obtidas na publicação “MATAM – Magnetic Tape Management”, de Romildo Monte, disponível para consulta na Biblioteca do CECOM e na Divisão de Usuários (8o. andar e Plantão de Consultoria, no subsolo).



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, aniversariante do dia 28. E aproveita para enviar os parabéns para o ex-ceconiano, Luciano de Errico, amanhã, dia 24.