Sistemático: Edição 1088 – 06/09/2001


Notícias



MELHORIA DE INFRA-ESTRUTURA

Desde o início do mês de julho, a Diretoria e Vice-Diretoria do CECOM, a diretoria da DAS e a diretoria da DAC, cabendo a esta última a coordenação executiva, estão encaminhando projeto para ampliação e melhoria da infra-estrutura de servidores do CECOM dedicados às aplicações Cliente/Servidor e Web.

Na terça-feira desta semana, foi realizada reunião para revisão das atividades previstas e acompanhamento do cronograma proposto. Já foram executadas as seguintes atividades:

– Expansão de memória das três máquinas Metaframe e do servidor de banco de dados do Oracle. Agora, todas estas máquinas possuem 768 Mb de memória.
– Foram adquiridas licenças de software dos produtos Windows Terminal Serve, Acrobat Writer e Metaframe. Destes itens, apenas as licenças do Metaframe ainda não foram entregues pelo fornecedor.
– Foi adquirido novo servidor para substituição do servidor Oracle atual. Este equipamento aguarda assinatura do contrato de manutenção da Oracle para ser colocado em produção, já com a versão Oracle 9i.
– Já estão em produção os dois servidores para aplicação Web. Estes equipamentos foram adquiridos pela Copeve e utilizados na inscrição do Vestibular 2002.

Como conclusão da reunião, foram definidos os próximos passos e agendada nova reunião para o início do mês de outubro, para acompanhamento do projeto. 2

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho esteve na última terça-feira, dia 04, em Brasília, participando do Workshop Talentos Humanos para a Sociedade da Informação. Os objetivos do workshop foram: identificar as necessidades de formação, capacitação e treinamento de recursos humanos para inserção do Brasil na Sociedade da Informação; discutir atividades de integração, coordenação e fomento na formação de recursos humanos; induzir ações concretas com vistas a criar programas para atender as necessidades do Programa Sociedade da Informação (SocInfo) para os próximos três anos; gerar propostas para capacitação de recursos humanos voltados para a Sociedade da Informação, que serão apresentados na Conferência Nacional de C&T; e criar uma comissão de acompanhamento permanente da implantação e desenvolvimento das propostas aprovadas e em execução nas diversas organizações.

INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR

Conforme foi amplamente divulgado, a UFMG realizou, durante a última semana, o processo de inscrição dos candidatos ao Vestibular 2002.

A possibilidade das inscrições serem feitas via Internet foi disponibilizada este ano pela primeira vez. Encerrado o processo de inscrição, foram computadas 6.352 pré-inscrições nesta modalidade, das quais 4.956 foram confirmadas com o devido pagamento do boleto bancário.

A expectativa é de que, para o próximo ano, a inscrição via Web seja mais estimulada e divulgada, trazendo um maior número de candidatos e um ganho crescente não só para estes como para a Copeve.

DIGITALIZAÇÃO DE CENTRAIS TELEFÔNICAS

Na última semana, a DRC concluiu o processo de digitalização da Central Telefônica da Escola de Engenharia, no centro da cidade.

A digitalização consistiu na substituição dos 72 troncos analógicos, que atendiam à unidade, por 50 troncos digitais, suficientes para a demanda de tráfego da central.

Este processo de digitalização trará ganhos importantes para a escola. Além do aumento de qualidade nos serviços prestados pela empresa Telemar, a digitalização permitirá uma economia mensal de cerca de mil reais.

Durante esta semana, a DRC iniciará processo similar na Escola de Arquitetura.

SOLUÇÕES DE ARMAZENAMENTO

Esta semana, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Aleixina Maria Lopes Andalécio estiveram, junto com a equipe do LCC, verificando possíveis alternativas que venham atender às demandas crescentes de armazenamento e segurança de dados previstos nos projetos que estão sendo conduzidos pelos dois órgãos.

Em reuniões distintas, foram discutidos aspectos técnicos apresentados pelas empresas concorrentes no mercado, EMC e IBM.

TROCA DE FONTE DE ENERGIA NO LCC

Ontem, dia 05/09, foi realizada a troca da fonte de fornecimento de energia elétrica do LCC/CENAPAD, da sub-estação da Física para a sub-estação do ICEx.

Em função disso, houve uma parada em todos os equipamentos, no horário de 09:00 às 12:00. Na oportunidade, foi feita, também, uma manutenção preventiva.


Informativo



GenteWhere

A entrevista da semana foi adiada para a próxima edição de O Sistemático. Não percam!


GUIA DE SITES INTERESSANTES

As dicas da semana foram enviadas para a Xina por Fernando Antinarelli, da PC Place Informática Ltda., dos links de Jornada nas Estrelas:

– Frota Estelar: site brasileiro de Star Trek, com notícias, forum e promoção de eventos promovidos pela Frota Connect. Este site tem umas coisas bem legais, como a Pesquisa Frota Connect, onde pode-se descobrir coisas interessantes sobre personagens das séries. O endereço é: http://www.frotaestelar.com.br.

– Star Trek: site oficial, mantido pela Paramount. Aqui tem informações sobre todas as séries, inclusive a nova Enterprise, que se passa cerca de 150 anos antes da série original, como um “gap” entre os dias de hoje e o século XXIII. Outra informação interessante é sobre a filmagem do novo longa-metragem, Star Trek X. O endereço é: http://www.startrek.com.

– Star Trek Database: como o próprio nome sugere, trata-se de um banco de dados, onde se encontra tudo sobre Jornada nas Estrelas, com download de todas as músicas, detalhes de cada série e biografia dos personagens. Neste site, você vai ver também o mapa estelar, os planetas conhecidos, os limites das federações de planetas e mais um monte de informações. O endereço é: http://mercury.spaceports.com/~tustc.

– TrekWeb: este é o principal site de notícias sobre Jornada nas Estrelas, com links para outros sites e BBSs. Daqui, você pode baixar vídeos sobre a nova série Enterprise e conhecer mais sobre as séries anteriores. O endereço é: http://www.trekweb.com/.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos de informática:

Biochip – Os biochips são personagens importantes na engenharia genética. Basicamente, são microchips especialmente desenvolvidos para detectar reações químicas, que vem ajudando entremente vários projetos, entre eles o mapeamento do genoma humano.

Dummie – Os dummies são aqueles bonecos usados em crash tests de carros. Eles não se movem, então precisam ser carregados no colo, é preciso colocá-los na posição certa, colocar o cinto de segurança etc. e depois da batida, mesmo todo arrebentado, o boneco continua sorrindo 🙂 Em informática, o termo dummie nasceu como um pejorativo para usuários com, digamos, pouco jeito para a coisa. Mas, com o passar do tempo, começou a ser usado também de forma carinhosa. Existem até algumas séries de livros “para dummies”, quase sempre com um passo a passo ou alguma explicação bem simples, para que qualquer um possa entender sem muito esforço.

Engenharia Reversa – Quase todos os programas comerciais são distribuídos apenas em formato binário, sem o código fonte. Ou seja, você recebe o programa já compilado em linguagem de máquina, pronto para ser executado, mas não tem acesso ao arquivo que permitiria ver como o programa funciona e alterá-lo. A engenharia reversa é uma técnica usada para tentar obter o código fonte do programa a partir do arquivo já compilado. É um processo extremamente trabalhoso, mas já foi responsável pela descoberta de muitos segredos industriais. O sistema de proteção contra cópias usado nos DVDs é um bom exemplo; um programador Russo conseguiu usar engenharia reversa para ter acesso ao programa que cria os algoritmos, entendê-lo e descobrir uma forma de burlá-lo. Depois disso, ficou tão fácil que a disputa passou a ser quem consegue fazer o programa que quebre o “sistema secreto” com menos linhas de código 🙂

Capacitor (ou Condensador) – O capacitor é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante um certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo. É justamente por causa dos capacitores que nunca deve-se tocar nos componentes internos da fonte de alimentação sem os cuidados adequados. Você pode levar um choque considerável mesmo que a fonte esteja desligada da tomada. Os capacitores são também a base da memória RAM, onde para cada bit de dados temos um capacitor e um transístor. O transístor se encarrega de ler e gravar o bit, enquanto o capacitor armazena-o. Quando o capacitor está descarregado temos um bit 0 e quando está carregado temos um bit 1. Como no caso da memória o capacitor mantém sua carga por apenas alguns milésimos de segundo, os dados precisam ser reescritos continuamente. É por isso que a memória RAM é volátil.

Resistência elétrica – Por melhor condutor que um material qualquer seja, ele sempre terá alguma resistência à passagem da corrente elétrica, sempre haverá alguma perda. Se pudéssemos olhar este condutor num super-microscópio, veríamos um número muito grande de elétrons livres deslocando-se. Alguns destes elétrons colidem com os átomos do condutor, transformando-se em calor. Este fenômeno é intencionalmente usado em vários eletrodomésticos, como por exemplo no ferro de passar e no secador, que transformam a eletricidade em calor. A resistência elétrica de um condutor depende do material de que é feito, do seu comprimento e da sua espessura. Quanto mais fino e mais longo, maior é a resistência.

Resistor – Os resistores são usados para limitar ou regular a corrente elétrica. Eles são o componente mais numeroso na maioria das placas mãe modernas, onde aparecem como pequenos retângulos coloridos, medindo 2 x 1 milímetro. A maioria dos resistores são feitos através de uma mistura de grafite e cerâmica. Quanto menor for a porcentagem de grafite, maior será a resistência elétrica do resistor. Os resistores são usados por exemplo para permitir que um componente que use sinais de 5 V (placas PCI por exemplo) possa transmitir dados a componentes que utilizem sinais de tensão mais baixa, a memória RAM por exemplo (módulos DIMM usam 3.3 V). A eletricidade excedente é transformada em calor.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no dia 24/08, a seguinte notícia:

Taxa única para web sai em janeiro, diz Guerreiro – Já a partir de janeiro, os internautas de todo o país pagarão uma taxa única para o acesso à Internet, independentemente do horário e do local da chamada. A afirmação foi do conselheiro-chefe da Anatel, Renato Navarro Guerreiro, em entrevista exclusiva a INFO.
Guerreiro admitiu que a cobrança por pulso inibe o acesso à web e explicou quais serão os possíveis modelos de utilização e cobrança da taxa única.
Qualquer pessoa poderá, a partir da segunda semana de setembro, dar sua opinião sobre os projetos que a Anatel formulou. Para isso, basta acessar a opção Consulta Pública no site da Anatel, ou ir direto ao endereço http://200.252.158.173/sacp/Contribuicoes/consulta pub.asp.

INFO – O que é o projeto de tarifa única para a comunicação de dados?
GUERREIRO – Hoje, o usuário paga o serviço de telecomunicações para o acesso à internet no mesmo modelo do serviço de telefonia para serviços de voz, ou seja, por pulso de ligação. Nosso objetivo é criar um modelo exclusivo para a comunicação de dados, que é o acesso à Internet, cobrando uma tarifa única pela conexão para essa modalidade.

INFO – Essa tarifa será a mesma para qualquer local do país?
GUERREIRO – Sim. Independentemente do local do país e do horário que o internauta se conecte, a taxa será a mesma.

INFO – O que motivou a iniciativa de tarifa única e qual é o objetivo da Anatel com essa medida?
GUERREIRO – Atualmente, do horário da meia-noite às 6 horas da manhã e de sábado após às 14 horas, é cobrado apenas um pulso na conexão à internet. Nesses horários, a demanda do acesso nas operadoras aumenta bastante. Isso demonstra como a cobrança por pulso inibe a utilização da internet. Queremos oferecer as mesmas condições para o acesso, no que concerne o serviço de telecomunicações, para todos os usuários. Para as operadoras, a concentração do uso da infra-estrutura também não é legal, pois pode causar uma certa deformação nos serviços de telefonia nesses períodos.

INFO – Qual será o valor da taxa única?
GUERREIRO – Ainda não temos uma estimativa sobre o valor. Com certeza, não será o mesmo preço de um pulso, mas queremos chegar a uma quantia que torne viável o acesso à Internet para todos.

INFO – Como vai funcionar o acesso e a cobrança da taxa única?
GUERREIRO – Formulamos duas opções. Elas serão colocadas em consulta pública na primeira semana de setembro.

INFO – Quais são essas opções?
GUERREIRO – A primeira alternativa é a que chamamos de 0i00. Nesse modelo, haveria um número com os quatro primeiros dígitos específicos, como um 0800, e os outros números seriam os do provedor de acesso. Quando o usuário quisesse se conectar, ele discaria para esse número, se conectaria diretamente com o provedor e passaria a ser cobrado apenas pela tarifa única. O segundo modelo é o mesmo utilizado em vários países da Europa. Nele, haveria um número específico de quatro dígitos, através do qual o usuário se conectaria com a operadora. A partir daí, um sistema identificaria, de acordo com o número de origem, qual o provedor do internauta e o transferiria para ele.

INFO – O usuário pagaria só a conta para o provedor com a taxa única já embutida?
GUERREIRO – Esse modelo ainda não foi definido. Estamos estudando as questões legais para sabermos se o provedor poderia cobrar em uma única fatura seus serviços e a taxa da operadora. Ele pode ter de pagar a tarifa única para a telefônica e a conta do provedor. É importante que fique claro que a Anatel regulamenta o uso da infra-estrutura de telecomunicações, ou seja, as linhas utilizadas para o acesso, e não o serviço do provedor. O modelo de cobrança do provedor é definido por ele.

INFO – O senhor acredita que esse modelo vai ajudar a democratizar o acesso à Internet?
GUERREIRO – Essa é a nossa intenção. Não há dúvidas de que a cobrança por pulso faz com que muita gente deixe de acessar a internet por não poder pagar a conta telefônica.

INFO – Há alguma ligação entre essa medida e o projeto do PC Popular do governo?
GUERREIRO – Não. Os dois projetos estão seguindo em paralelo e não há ligação entre eles. Mas, a taxa única pode incentivar o PC Popular.

INFO – Quem chega primeiro: a taxa única ou o PC Popular?
GUERREIRO – Nós só podemos responder pelos prazos da taxa única.

INFO – E quais são esses prazos?
GUERREIRO – Temos um processo legal, que será iniciado em setembro para a definição do modelo e a aprovação. Colocaremos as duas propostas em consulta pública em nosso site para saber qual deles a população prefere. Depois, temos mais um mês para decidirmos qual será o modelo e criarmos as regras. Em novembro, a norma já definida volta para a consulta pública. A partir daí, podemos colocá-la em prática.

INFO – Em qual data a medida passa a valer?
GUERREIRO – Vamos concluir todo o processo até o fim deste ano.

INFO – Isso quer dizer que em janeiro os internautas já pagarão taxa única?
GUERREIRO – Certamente.

FUSÃO DA HP-COMPAC

O jornal O Globo, de 04/08/2001, publicou notícia sobre a fusão da HP-Compaq, resultando numa empresa com receita de US$ 87 bi, transcrita a seguir:

A fabricante de computadores Hewlett-Packard anunciou, no dia 04/08, a compra da Compaq, adquirindo um total de US$ 25 bilhões em ações da concorrente, segundo o New York Times. A empresa resultante da negociação terá um receita de US$ 87 bilhões, ligeiramente menos que os US$ 90 bilhões da IBM, líder do mercado. Os detalhes da operação não foram revelados, mas um prêmio será oferecido pelos papéis da Compaq, que fecharam a semana passada cotados a US$ 12,31 em Nova York, contra US$ 23, 21 da HP. O negócio acontece num momento em que o mercado mundial de computadores passa por dificuldades, com queda nas vendas, desvalorização das ações e corte de postos de trabalho.
A chairwoman e CEO da nova companhia será Carleton Fiorina, principal executiva da HP, enquanto o executivo-chefe da Compaq, Michael D. Capellas, ficará com o cargo de presidente.

FERIADO

Amanhã, dia 07 de setembro, é feriado nacional.
Um bom feriado e fim-de-semana prolongado.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Todos os anos, em dezembro, são iniciados os trabalhos para leitura e correção das folhas de respostas dos candidatos ao Vestibular da UFMG. É uma época em que a palavra vestibular quer dizer muito trabalho, dedicação e alegria.

Existem algumas fotografias desses períodos e foram encontradas algumas, de dezembro de 1995, que valem ser registradas nas páginas do Sistemático.

A data está correta, pois o Leão anotou atrás de cada foto, mas desconhece-se quem registrou o momento. Só se sabe que não foi um ceconiano.

Os trabalhos da turma da Operação, com João Cloves e Nilson operando o Sistema A10

Nilson, Alfredo, Elza e Rubens, envolvidos nos trabalhos de controle do material do Vestibular UFMG de 1996

Paulo Inácio, Jader e Jorman, em atividade de leitura das folhas de respostas nas leitoras ópticas LMO-PICSIS



Há 20 anos…

O Sistemático, Ano V, no. 33, de 03/09/1981, publicou notícias sobre o Concurso de Agente Administrativo da UFMG, participação do prof. João Carlos Pires Bauer em reuniões da SEI, visitas de estudantes de diversas escolas de Belo Horizonte às instalações do Sistema Burroughs 6700, Sistema de Controle de Freqüência, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
Desde o último dia 25, o Setor de Sistemas de Computação do CECOM está contando com o funcionário Rubens Crispim da Silva. Ele está prestando serviços no turno da noite, sob a supervisão de Renato Machado Righi.

NOVOS CONTRATADOS NO CECOM
A UFMG contratou para o Centro de Computação, no início de agosto, o programador Luiz Ricardo de Faria e Silva. Ele está lotado na Divisão de Usuários.
Através da FUNDEP, foram contratadas Maria Manuela Martins Tavares Reyes, como programador/estagiário (Divisão de Usuários) e Geralda Alves Torres, como perfurador/estagiário (Setor de Digitação), a partir de 26 de agosto.



Eventos



CURSO DE LOTUS WORDPRO

Dentro do processo de consolidação do Lotus Smartsuite como ferramenta de edição nas redes administrativas, o CECOM estará oferecendo uma turma de treinamento enfocando o editor Lotus WordPro para os usuários destas redes.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada no período de 17 a 21/9, de 13:30 às 16:30, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições para este curso devem ser feitas até o dia 12/9, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

TREINAMENTO NOTES

O CECOM ofereceu, no dia 05, mais um treinamento sobre o Lotus Notes para usuários da Reitoria, BU e Editora, tendo como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza e monitor Danilo Pinheiro Soares Guimarães. Estiveram participando do treinamento os seguintes funcionários: Beatriz do Socorro Trindade (Editora), Cleyde Grandinetti (BU), Denise Ribeiro Soares (Editora), Eduardo Ferreira da Silva (Editora), Elaine Carvalho Gaudereto Sena (COPI), Eloíza Lagaris (CTIT), Euclídia L. de Macedo Vale (Editora), Ida Gracia Rossi (DCF), Luciano Gonçalves Jardim (DCF), Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos (Prograd) e Shirley Maciel da Silva (BU).

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Renato Machado Righi, no dia 08 e Rogério Soares Pinheiro, no dia 11. E envia os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; Henrique Pacca Loureiro Luna e Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; Aldemar Lopes de Souza e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13.