Sistemático: Edição 1091 – 22/11/2001


Notícias



ELEIÇÃO PARA REITOR

Nesta quinta-feira, dia 22, o Colégio Eleitoral da UFMG reúne-se para definir a composição da lista tríplice, que será enviada ao MEC, para escolha do futuro Reitor da UFMG.

A consulta à comunidade, realizada para subsidiar a montagem da lista pelo Colégio Eleitoral, ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro e teve seu processo de apuração encerrado às 6:00 da manhã do dia 14/11.

A Chapa 2, composta pela profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola (candidata a Reitor) e pelo prof. Marcos Borato (candidato a Vice), foi vencedora, com 54,43% dos votos ponderados. A Chapa 1, composta pelo prof. Léo Heller (candidato a Reitor) e pelo prof. Luiz Oswaldo Rodrigues (candidato a Vice), obteve 40,12% dos votos, ficando os votos brancos com 2,10% e os nulos com 3,35%.

Apoiando o processo que viabilizou a realização da consulta, o CECOM atuou nas etapas de preparação da infra-estrutura de informática, montagem do cadastro de votantes e processamento da apuração final. Nestas etapas estiveram envolvidos, em momentos diversos, os analistas Hélio Teixeira da Costa e Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC; Ronaldo Araújo Costa e Rogério Soares Pinheiro, da DAS; e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, que coordenou os trabalhos.

3o. ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CPDs DAS IFES

Está sendo realizado, desde ontem, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, o 3o. Encontro de Diretores de CPDs das IFES. Participam do encontro dirigentes responsáveis por tecnologia da informação nas IFES, nos seus mais diversos formatos, sejam eles centros, laboratórios, núcleos, institutos etc.

Os dois últimos encontros, realizados em Brasília e Ouro Preto, no ano passado, trataram de aspectos voltados principalmente à infra-estrutura de rede, sistemas e serviços. Neste terceiro encontro, o objetivo será discutir aspectos relacionados a recursos humanos.

O encontro vai ser encerrado amanhã, dia 23, e representando a UFMG, está participando o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

REDE UFMG FASE 3

Os serviços de implantação da Fase 3 da Rede UFMG evoluíram, nos últimos meses, com a aquisição e instalação de diversos switches. Também teve prosseguimento o serviço de passagem das fibras óticas e fusão dos trechos cabeados.

Atualmente, já estão usando o novo backbone do Campus da Pampulha, os seguintes locais: Reitoria, LCC, DCC, Depto. de Química, CEU, Fafich, Fale, ECI, ICB e os links das unidades do Centro da cidade. Conforme o projeto, as próximas unidades a serem conectadas são: Escola de Música, Escola de Belas Artes, Centro Pedagógico, Faculdade de Educação e Instituto de Geo-Ciências.

NORMA DE TELEFONIA

Com o objetivo de normatizar as atividades de gerência, administração, planejamento, manutenção, utilização e controle dos equipamentos e serviços de telefonia (fixa e móvel) no âmbito da UFMG, o CECOM está elaborando uma norma operacional, que será implantada, posteriormente, através de Portaria do Reitor.

Esta norma está baseada em norma similar, criada pelo Ministério da Educação no mês de abril/2001, que estabelece a obrigatoriedade das universidades produzirem instrumento interno equivalente.

A elaboração da Norma de Telefonia ficou a cargo de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Colaboraram na produção do texto, que neste momento se encontra em análise na PJ, Márcia Regina Lemos, Antônio Carlos Soares e Fernando Frota Machado de Morais, pelo Centro de Computação, além de Maria das Graças Fernandes Araújo, Pró-Reitora Adjunta de Planejamento, e Marcos Eustáquio de Oliveira Murta, da Auditoria.

CONTRATO DDD E DDI

O CECOM preparou e executou processo licitatório para a contratação de serviços de ligações de longa distância, tanto de DDD e DDI. A modalidade utilizada, denominada pregão, teve como vencedoras as seguintes empresas, que prestarão serviços à UFMG até 28 de agosto de 2002:

Região I: Telemar (código de operadora 31) – ligações para os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Região II e III: Intelig (código de operadora 23) – ligações para os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Internacionais: Intelig – ligações internacionais.

O CECOM programou as centrais telefônicas para que estas se comportem conforme o contratado e divulgou as seguintes orientações para os usuários:

– usuários do Campus Pampulha, Campus Saúde e Engenharia (Centro); as centrais telefônicas atuam de forma transparente para o usuário. Caso seja teclado o código da operadora errada, o sistema muda a discagem, de forma automática, para a operadora correta;

– usuários da Arquitetura, Conservatório, Direito, FACE, Farmácia e NCA: as centrais telefônicas bloqueiam ligações feitas de forma incorreta. Caso o usuário tecle o código da operadora errada, o sistema emitirá sinal de ocupado. Para que este desconforto seja evitado, o CECOM enviou, via e-mail, uma tabela de orientação de discagem.

SISTEMA CORPORE

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e o Departamento de Recursos Humanos estão realizando atividades de reestruturação dos setores internos ao DRH, buscando reformular procedimentos de trabalho e atribuições de cada área.

Dentro deste processo, a ProRH e o DRH buscaram evoluir o patamar de informatização de suas atividades e selecionaram o Sistema de Gestão de Recursos Humanos, denominado Corpore, desenvolvido pela empresa mineira RM Sistemas.

Este sistema tem sido escolhido nos últimos anos, por revistas especializadas, tanto de RH quanto de informática, como uma referência de qualidade, em se tratando de sua área de aplicação.

O CECOM está dando suporte e consultoria ao processo de contratação, atividade que está sendo executada por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Em seguida, dentro dos cronogramas de reestruturação planejados pelo DRH, o CECOM apoiará o processo de implantação, sendo que neste ponto atuarão analistas da DAS.

SERVIDOR DE BACKUP

Com o recebimento das licenças complementares do programa ArcServe 2000, utilizado no servidor de backup centralizado implantado pelo CECOM, todos os servidores Netware que atendem à unidades administrativas (Biblioteca Universitária, CECOM, Imprensa Universitária, Reitoria, UA 2 e UA 3), gerenciados pelo CECOM, já estão utilizando este serviço. Com isso, não está sendo feito mais o backup em cada um dos servidores.

O novo processo, que foi implantado em um microcomputador Pentium II de 266 Mhz, com uma unidade de fita DLT de 40 Gbytes (ou 80 Gbytes, com compactação), simplifica e agiliza o trabalho da equipe encarregada da salva e recuperação de arquivos, pois utiliza ambiente gráfico (Windows 2000 Professional e ArcServe 2000). É feita uma salva geral dos arquivos durante o final de semana e salvas diárias apenas dos arquivos modificados desde a última salva geral. São utilizados dois conjuntos de fitas, possibilitando a manutenção de arquivos por até 15 dias.

A implantação do esquema de salva centralizada esteve a cargo de Márcio da Costa Viana, da DAC.

PROTEÇÃO DA CENTRAL TELEFÔNICA DA REITORIA

O CECOM instalou, com o apoio da Telealpha, novas baterias na central telefônica da Reitoria. São 8 baterias de 180 AH, que substituiram 4 baterias de 100 AH, o que deve garantir o funcionamento da central por, pelo menos, 4 horas, no caso de falta de alimentação elétrica. Os bancos de bateria foram montados em estruturas fornecidas pelos setores de serralheria e marcenaria do DPFO.

PROJETO SICCA

A liberação final da rotina de transferência do Módulo de Almoxarifado do Sistema SICCA, foi feita a partir da segunda-feira, dia 19, para todos os almoxarifados. Isso está permitindo a estes setores, principalmente ao almoxarifado central efetuar as transferências deste ano que estão concentradas no mês de fevereiro, o que dará vazão ao lançamento de todas as outras movimentações.

LICENCIAMENTO DE PROGRAMAS

O CECOM adquiriu três licenças do programa Adobe Acrobat 5.0, para uso nos servidores Metaframe. O gerenciamento de impressoras e relatórios no ambiente Metaframe é bastante deficiente, o que motivou a busca por soluções alternativas que simplificassem a geração de relatórios pelos sistemas instalados nesse ambiente. A utilização do Adobe Acrobat para geração de relatórios em formato PDF mostrou-se bastante satisfatória, levando à aquisição.

Foram compradas também duas licenças do System Architect 2000, para uso pela equipe da DAS, na modelagem de aplicações. Esta nova versão possibilita a criação de modelos voltados para sistemas orientados a objeto, utilizando a notação UML, que deve ser o padrão adotado pelo CECOM nos novos desenvolvimentos.

PANE NA TELEFONIA NO CAMPUS DA PAMPULHA

Nesta quarta-feira, dia 21, alguns ramais da Reitoria e Unidade Administrativa II ficaram mudos. Foi diagnosticada a queima de 1 placa de alimentação e 6 placas de ramais, o que significa que 96 ramais foram afetados de alguma maneira. A situação foi corrigida paulatinamente durante a tarde do mesmo dia.


Informativo



GenteWhere

Após a sua saída do CECOM, tínhamos notícias dela através de Carlos Alfeu ou por revistas ou jornais. Ela é Cláudia Machado Valente Zuccas, que parece não ter mudado muito. Quando entrou para o CECOM, na década de 80, ela era uma menina tímida, de fala mansa e baixa, e chamava a atenção pela beleza. A entrevista com a Cláudia teve que ser feita através de e-mail e foi uma proeza, pelo pouco tempo que ela poderia se dedicar a esta tarefa.

SIST: Conta a sua história ceconiana.
CLÁUDIA: Era aluna do curso de Ciência da Computação da UFMG e entrei como estagiária no CECOM, após ter participado de um concurso, em dezembro de 1981. Foi um presente de Natal para mim. Trabalhava no Setor de Assessoria e Projetos da Divisão de Usuários (D.U.’s People), ajudando os estudantes de Pós-Graduação, que estavam defendendo tese, na parte de informática. Comecei a trabalhar no mesmo dia do Carlinhos e, logo, logo, estava muito integrada com todo o time do qual guardo ótimas lembranças como pessoas e como profissionais. A partir de 1º de julho de 1983, passei a ocupar o cargo de Programador no Setor de Apoio ao Usuário, que foi criado fazendo parte da Divisão de Tecnologia e Suporte.

SIST: Quais as lembranças que tem da época da D.U.?
CLÁUDIA: Guardo especial lembrança das sextas-feiras, em que fazíamos 6 horas e depois íamos todos almoçar juntos e começar o fim-de-semana. Com alguns dos colegas e amigos tenho contato até hoje, como o Carlinhos e Cláudia Galinkin, e de outros guardo grandes recordações: das caronas maravilhosas do Frota, da ajuda para tirar erro dos programas (vários) e das deliciosas idas ao CEU.

SIST: Quando saiu do CECOM?
CLÁUDIA: Saí do CECOM em junho de 1985 para a UPSI e 1 ano depois, em 1986, entrei para a IBM. Logo achei que tinha mais talento para vendas do que para ser analista de sistemas. Parece que fiz a decisão correta, pois achei a área onde meu potencial profissional pode ser melhor desenvolvido. Desde o ano passado, ocupo o cargo de Diretora de Software da IBM Brasil.

SIST: Você nasceu em Araguari e veio para Belo Horizonte com 16 anos para estudar. Sente falta da cidade?
CLÁUDIA: Tenho muita saudade do povo amigo e descontraído de Belo Horizonte, dos dias de céu azul e até hoje estranho a frieza do povo paulista, a poluição e o céu nublado. Trocar montanhas verdes pelo rio Tietê poluído só mostra que o mundo não é perfeito. A Valéria, do Carlinhos, não entende como eu suporto o trânsito de São Paulo, mas com isso eu já me acostumei.

SIST: Conta um pouco da sua vida pessoal.
CLÁUDIA: Em 1989 me casei com Marcelo, com quem tive duas filhas lindas, louras e de olhos azuis: Giovana, de 10 anos e Érica, de 7 anos.

SIST: Tem algo a dizer para todos do CECOM?
CLÁUDIA: Ao time do CECOM um grande abraço e prometo passar por aí na minha próxima visita a Belo Horizonte.

Agradecemos à Cláudia o tempo dispensado ao Sistemático e estaremos aguardando a sua visita. Conseguimos contar a sua história ceconiana e, mais uma vez, podemos dizer que ceconiano é igual praga: existe sempre um em algum lugar.

SAÍDA DO CECOM

Alex Alves de Souza, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, estará se desligando do Centro de Computação no dia 23 de novembro.

Alex estava trabalhando no CECOM desde o dia 6 de novembro de 2000, na Divisão de Apoio Administrativo.

Na sua saída, ele deixou registrado, em um e-mail enviado a todos os funcionários, o seu agradecimento por tudo que aprendeu durante o tempo em que esteve no CECOM, do qual um trecho é transcrito a seguir:

“É, chegou a hora de ir…
Enquanto estive aqui pude perceber que as coisas e as pessoas podem mudar muito uma pessoa e percebi que as pessoas tem limites, tem tolerância e paciência para passar para outras pessoas um pouco do que está por vir dai a diante. Eu sei que este é só o começo de uma batalha, mas ainda bem que eu tive meus primeiros sargentos para dar os primeiros comandos. Sei que terei muitas batalhas a traçar, mas quando eu estiver diante delas vou lembrar que o pouco tempo que passei com vocês serviu para que eu tivesse calma e um único objetivo, o de estar sempre aprendendo e lutando para que nada e nem ninguém me desanime.
Tenho que agradecer a todos pela chance. A união faz a força e a união de todos aqui no CECOM fez uma força para que eu fizesse as coisas certas e nos momentos difíceis me tranqüilizar. Peço desculpas pelas coisas erradas que fiz e quero dizer que eu vou, mas todos vocês ficarão sempre comigo!”

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Os bonecos da Playmobil fazem a festa numa coleção super legal com os personagens da Bíblia. Apesar de não ter a Bíblia inteira, apenas algumas passagens do Antigo e do Novo Testamento, as imagens vêm acompanhadas de algumas transcrições do livro sagrado dos cristãos. Repare que cada seqüência vem acompanhada de um aviso alertando se ela contém nudez, sexo, violência ou palavreado impróprio. Não fique chocado com algumas imagens, pois algumas podem chocar os mais ortodoxos. O endereço é: http://www. thereverend.com/brick_testament.

– O caso da despoluição da Baía de Guanabara vem tendo poucos resultados práticos. Na página dos "Protetores da Vida” você pode abraçar a causa e saber de tudo que rola. A página é bem bonita e com artigos, banco de dados etc. O endereço é: http://www.protetores davida.org.br.

– O nosso dia-a-dia é uma grande correria e acabamos estressados. Mas se você quer relaxar e meditar, um bom lugar Zen é: http://www.do-not-zzz.com.

– Vocês já devem ter ouvido falar de pessoas que estiveram próximas da morte e assim mudaram radicalmente suas vidas. Visite e leia informações sobre estes fenômenos, com um fórum para troca de experiências. O endereço é: http://www.morteevida.com.br.

– Você é curioso para saber como é o nome de batismo do seu artista favorito? Alguns são bem interessantes e totalmente diferentes dos nomes artísticos, como Reginald Dwight, mais conhecido como Elton John. O endereço é: http://www.famousnamechanges.com.

– Esta é uma boa dica para estudantes de Medicina. São modelos da anatomia humana feitos de papel machê. Tem também um teste para ver o quanto você conhece do corpo humano. O endereço é: http://american history.si.edu/anatomy.

– De maneira geral, as pessoas portadoras de sintomas de hemorróidas costumam sofrer em silêncio por longo tempo antes de procurarem recursos médicos, devido ao medo, vergonha etc. Nos dias de hoje, as hemorróidas podem ser tratadas em consultório de maneira rápida, indolor e, na maioria das vezes, sem cirurgia. Cerca de 50% da população teve, tem, ou terá hemorróidas. Vá até o endereço http://www.hemorroidas. com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de novembro, a seguintes notícias:

Caixa libera formulário de FGTS na web – Já dá para preencher no site da Caixa Econômica Federal o Termo de Adesão para a correção de perdas do FGTS causadas pelos diversos planos econômicos do Governo.
Seguindo a determinação da Lei Complementar 110/2001, a Caixa vai liberar créditos complementares para os titulares da conta do FGTS com saldo no período de 1º de dezembro de 1988 a 28 de fevereiro de 1989, ou ainda durante o mês de abril de 1990. A liberação do dinheiro acontece a partir de junho de 2002, mas só para quem preencher e entregar o termo de adesão – que também pode ser retirado nas agências do banco e nos Correios.

IBM vai abrir código de alguns softwares – A IBM deve anunciar ainda hoje um investimento de 40 milhões de dólares para abrir algumas de suas ferramentas de software para o domínio público, informa o The New York Times. A idéia é montar uma organização para desenvolvedores de softwares de código aberto.
O NYT conta que, nesta comunidade – batizada como Eclipse -, programadores de todo o mundo irão compartilhar códigos de software para desenvolver e testar aplicativos conjuntamente. Vale lembrar que a IBM já faz parte de outras comunidades do mundo do software livre, como do servidor web Apache e do sistema operacional GNU Linux.
Entre as empresas que devem se associar à Eclipse estão Red Hat e Rational, diz o NYT. A diretoria da comunidade deve ser definida até o final do mês.

Fazenda recomenda punição à Microsoft – A secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, divulgou uma nota nesta quinta-feira afirmando que recomenda ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) multar a Microsoft por “infração à concorrência”.
Segundo parecer técnico da Seae, a Microsoft deve ser impedida de adotar revendedores regionais exclusivos. O parecer é decorrente de uma acusação feita em 1999 pela empresa de Informática, Organização e Sistemas (IOS).
A IOS acusou a Microsoft e a TBA, representante comercial da gigante do software no Distrito Federal, de inviabilizar o acesso de concorrentes ao mercado de distribuição de programas na região e de cobrar preços excessivos e previamente combinados.
A Seae afirmou que, em 1998, a Microsoft transformou a TBA em sua única revendedora em larga escala no Distrito Federal. Segundo a Seae, isso significou conceder à TBA exclusividade regional na comercialização de contratos aplicados a grandes usuários, incluindo o governo federal.
A multa, caso seja aplicada, pode ser de 1 por cento a 30 por cento do faturamento da Microsoft no ano anterior à infração, ou seja, em 1997.
“O papel da Seae é proteger o consumidor e, neste caso, o consumidor é o governo”, disse nesta quinta-feira Cláudio Considera, secretário de acompanhamento econômico.
A Seae afirmou ainda no comunicado que as compras governamentais são regidas pela Lei das Licitações, garantindo a participação do maior número possível de empresas legalmente habilitadas para promover concorrência entre fornecedores. Mas de acordo com a lei, as licitações devem ser realizadas na região em que se encontra a instituição pública compradora.
“Assim, a decisão da Microsoft de admitir apenas um vendedor no DF impediu, segundo o parecer técnico da Seae, a concorrência nas compras de software para a administração federal em Brasília”, informou a Secretaria no comunicado à imprensa.
O parecer técnico da Seae diz ainda que os preços cobrados pela TBA para vendas governamentais nos contratos Select (de larga escala) em Brasília “são muito superiores aos cobrados pela própria empresa em outros mercados para produtos idênticos e clientes e condições semelhantes”. A Seae constatou que os preços vigentes em Brasília chegam a ser quatro vezes maiores.
Além da multa, a Seae recomendou ao Cade que obrigue a Microsoft a dar ampla divulgação ao fim da exclusividade territorial e que a gigante do software treine os funcionários para evitar estratégias prejudiciais à concorrência.

O Sistemático selecionou algumas notícias divulgadas no Plantão Info nos meses de setembro e outubro, transcritas a seguir:

Windows deixa de ser obrigatório em escolas – 27/09 – O programa de informatização das escolas públicas brasileiras pode sair em breve do papel, mas com uma mudança que tira do projeto a adoção obrigatória do sistema Windows, da Microsoft, nos computadores.
O Congresso aprovou no dia 25/09, o novo texto do projeto de informatização, modificado por um acordo firmado entre oposição e governo, no início da segunda quinzena de setembro, que excluiu a obrigatoriedade de instalação do Windows.
Com a mudança, segundo a Anatel, “deverão ser utilizados nos programas de universalização configurações instaladas que permitam alternativas de softwares nos sistemas operacionais”.
O programa de informatização, que utiliza recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust), está emperrado desde o fim de agosto, quando a licitação de escolha da empresa que iria comprar e instalar as máquinas foi suspensa por uma liminar judicial.
O principal argumento contra o projeto era o de que a licitação estava em curso antes da liberação dos recursos pelo Congresso Nacional.
No dia 25, à noite, no entanto, o Congresso aprovou o projeto de lei que libera os recursos adicionais ao Plano Plurianual (PPA) de gastos do governo. Entre os recursos, estão os 2,6 bilhões de reais do Fust, que bancarão os computadores.
Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai esperar a sanção presidencial ao projeto para derrubar a liminar na justiça e dar curso à licitação, informou a assessoria da agência no dia 26.
O principal objetivo do Fust é financiar ações ligadas ao uso de recursos de telecomunicações em Educação, Saúde e Segurança. Esta primeira fase prevê a informatização de escolas, com a entrega de 290 mil computadores a colégios públicos no país.
O fundo é constituído da contribuição de 1 por cento da receita operacional das empresas do setor de telecomunicações.
O projeto que libera os recursos do Fust foi aprovado em sessão tumultuada no Congresso. O texto já havia sido aprovado na Câmara na semana passada e foi aprovado pelo Senado no dia 25.
A oposição queria, porém, que o texto voltasse à Comissão Mista de Orçamento, já que foi modificado durante a votação na semana anterior na Câmara.
O presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), em sua primeira sessão no cargo, via a mudança como um acordo que não necessitava ser novamente analisado na comissão.
Tebet foi obrigado a encerrar a sessão após a aprovação do projeto, sob xingamentos e vaias.

Saiu o Red Hat 7.2 – 24/10 – A Red Hat liberou, na penúltima semana de outubro, a versão 7.2 da distribuição Linux que leva o mesmo nome da empresa, e também a nova versão Red Hat Professional, para servidores.
Entre as novidades, o Red Hat Linux 7.2 traz kernel de 2.4.7, o sistema de arquivos Ext3 Journaling, suporte USB aperfeiçoado, as últimas versões do Gnome e KDE, StarOffice 5.2 e o gerenciador de arquivos Nautilus. O sistema sai por 60 dólares a versão para desktop e 200 dólares a versão para servidor.
A empresa também anunciou que, dentro de seis meses, lançará versões específicas do Red Hat Linux 7.2 para mainframes e para data centers.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 18 de junho de 1983, foi realizada a 1a. Olimpíada do Centro de Computação, no sítio da família de Maria Miriam, na época, Diretora do CECOM. Foram realizados vários torneios e corrida rústica ao redor do sítio, além do churrasco de confraternização dos atletas.

Muitas coisas engraçadas aconteceram, como: durante a corrida rústica Zédu e Bessa tentaram cortar caminho pelo mato e quase caíram num buraco; e Rubens seria o único vencedor da corrida se não tivesse atrasado um pouco o passo, a pedido de Sérgio Maurício.

As fotos foram tiradas por Lelé que, além de cuidar da organização da Olimpíada, teve que cuidar também dos concorrentes…

Uma vista do sítio

Rubens e Sérgio Maurício, vencedores da corrida rústica, dividindo a faixa

O time campeão do Torneio de Futebol – empé: Nilson, Benício, Walter, Paulo Viana, Gilmar e seu Zé (penetra); à frente: Bessa, Cantídio, Lino (penetra), um estagiário e Reinaldo

Alguns dos espectadores dos jogos que aconteceram: Maura, Nilza (mãe e filha), Cláudia Valente, Diz e Denise Spira

CLASSIFICADOS

Vende-se Uno S 1.3, ano 1991, única dona, 54.000 km rodados, pneus novos, freio Carneiro, gasolina, na cor cinza, pintura metálica, rádio, duas portas, acabamento interno igual ao Uno CS. Os interessados podem procurar Carlos Alfeu.

Vendem-se móveis de quarto de solteiro, em sucupira:
– cama com três gavetões, cabeceira com baú e estante;
– estante com armário e duas prateleiras.
Tratar com Marina, telefone 3443-3132.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, números 43 e 44, publicou notícias sobre seleção de bolsistas, seminários da Compucenter, levantamento bibliográfico, manutenção corretiva do Sistema Burroughs 6700, visitantes no CECOM, decoração de Natal, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REUNIÃO DE DIRIGENTES DE CPD’s UNIVERSITÁRIOS
Será realizada na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro, a II Reunião Anual de Dirigentes de CPD’s Universitários, que contará com a presença de representantes das Universidades Federais e Instituições convidadas.
Estarão participando da reunião, como representantes da UFMG, Maria Miriam Arruda Salvador, Diretora Geral do CECOM, e o prof. João Carlos Pires Bauer, Assessor de Planejamento. …
(Ano V, no. 43 – 12/11/1981)

TREINAMENTO INTERNO
Terminou hoje o curso “B6700: Linguagem de Controle e Meios de Armazenamento”, ministrado por Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, como parte do treinamento interno dos funcionários do CECOM.
O curso foi encerrado com uma palestra apresentada por Aleixina Maria Lopes Andalécio, tratando do MATAM (Magnetic Tape Management) e sua arquitetura, com o objetivo de demonstrar a viabilidade de uma estrutura não convencional de arquivos.
Estiveram participando do curso vários analistas e programadores do CECOM.
(Ano V, no. 43 – 12/11/1981
)

CECOM RECEBE VISITAS
Estiveram visitando o Centro de Computação, no último dia 16, vários diretores de Centros de Processamento de Dados do país, participantes da II Reunião de Dirigentes de CPD’s Universitários.
Os diretores Marco Antônio Pinho Werneck Rodrigues (UnB), Luiz Antônio Couceiro (UFRJ), Carlos Roberto Sarmento Barbosa (UFBa) e o analista Roberto Manoel Macedo (UFRGS) visitaram as instalações do CECOM, acompanhados por Maria Miriam Arruda Salvador e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.
(Ano V, no. 44 – 19/11/1981)



Eventos



TREINAMENTO LOTUS NOTES

Após os treinamentos sobre Lotus Notes, realizados na primeira quinzena do mês de novembro, O Sistemático publica hoje a relação dos participantes em cada turma:

Turma 20, dia 12/11/2001: Alexandre José dos Santos (BU), Demerval Lobão Veras (BU), Eliane Maria de Andrade (BU), Janaína Mara Soares Ferreira (DRH), Leonardo Vinícios de Souza (CTIT), Márcia Nascimento Rodrigues (BU), Maria Regina Maestre (DP) e Valdenir Alves de Souza (CA).

Turma 21, dia 13/11/2001: Ana Maria de Paula Carvalho Rocha (DRH), Anália das Gracas G. P. de Paula (BU), Marco Túlio Lopes da Silva (COPI), Marisa Teixeira Gomes (DRH), Raquel Dalmaso Batista (PJ-SLP), Rolma Rocha Galvão (BU), Sandra Helena Barroso (BU), Sandra Terezinha Corrêa (DRH), Sílvio Thimóteo Teixeira (BU), Sônia Maria Rocha Moreira (DP) e Vladimir Ferreira dos Santos (BU).

Turma 22, dia 14/11/2001: Edward Brandão Alves (CEU), Fátima Guiomar de Britto Dias (DRH), Jorge Eustáquio Moreira (CEU), José Ricoy de Carvalho (CEU), Paulo de Tarso Valadares Freitas (DRH), Rosânia Maria da Silva (DRH), Rosilene Alves Ribeiro (DRH) e Simone Aparecida dos Santos (BU).

O treinamento teve como instrutor o funcionário da DAC, Adyr Rodrigues Nascimento.

TREINAMENTO DE LOTUS WORDPRO

Dentro do processo de consolidação do Lotus Smartsuite como ferramenta de edição nas redes administrativas, o CECOM está oferecendo, desde o dia 19/11, uma turma de treinamento, enfocando o editor Lotus WordPro, para os seguintes funcionários: Ana Maria de Medeiros (PRPG), Danilo Pinheiro Soares Guimarães (CECOM), Denise Ribeiro Soares (Editora), Edmilson Januário Santos (DPFO), Edson Tostes Barbosa (DSG), Enéas Rocha do Nascimento (DSG), Geraldino Souza Gomes (DPFO), Geraldo Ribeiro de Oliveira (Centro Cultural), Gildete de Jesus (CECOM), Gracy Mary de Souza Costa (Centro Cultural), Helvécio Araújo Alfenas (DPFO), Isaías Nedes de Oliveira (PRA), Marcus de Queiroz Ferreira (Centro Cultural), Maria do Carmo Viana Andrade (DSG), Maria Socorro Alves (PROGRAD), Raquel Dalmaso Batista (PJ/SLP) e Virgínia da Silva Oliveira (DSG).

O treinamento, que vai ser encerrado amanhã, dia 23, está tendo como instrutor Antônio Eustáquio Rodrigues e como monitor Esdras Viggiano de Souza.

EVENTO SOBRE NETWARE

A Novell promoveu hoje, dia 22, na parte da manhã, um evento no Hotel Sol Belo Horizonte, para apresentação do “NetWare 6 Solutions Tour “.

Estiveram presentes, representando o Centro de Computação, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Márcio da Costa Viana, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

FESTA DE NATAL DO CECOM

Conforme divulgado no Sistemático do dia 08/11/2001, já tiveram início os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM. A data ainda não foi definida, podendo ser divulgada na próxima semana. Quanto ao local de realização da festa, algumas sugestões estão sendo recebidas na Redação, como também sugestões para arrecadação de verba.

A primeira rifa a ser feita será de uma cesta de guloseimas, cujo sorteio está marcado para o dia 29 de novembro. Foi solicitada a todos a contribuição de balas, biscoitos, chocolates, sucos, latas de refrigerantes e outras coisas que poderão fazer parte desta cesta. Até o momento, somente a Xina e a Beth é que colaboraram. A Redação aguarda a participação de todos com as guloseimas e com a compra das rifas.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como “O Sistemático” não foi editado na semana passada, ficam registrados hoje os parabéns para: Danilo Pinheiro Soares Guimarães, no dia 13; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, no dia 20.
Os parabéns atrasados, também, para os ex-ceconianos: Marco Túlio da Silva, no dia 16; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19.
Os parabéns, em dia, vão para: Alex Alves de Souza, no dia 24; José Monteiro da Mata (DCC), hoje, dia 22; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Lino Alves Campolina, no dia 26; Maria Laura Baptista Rodrigues, no dia 28 e Clélia Camargo Cardoso, no dia 29.

FUTEBOL: Rogério Pinheiro está todo orgulhoso. Seu filho, Bruno, é campeão Metropolitano e Mineiro 2001 pelo Club Olympico, categoria pré-mirim. O Sistemático envia os parabéns!