Sistemático: Edição 1093 – 06/12/2001


Notícias



REDE UFMG FASE 3

As atividades de migração da conexão das unidades do Campus da Pampulha, do antigo backbone da Rede UFMG para o novo, continuam em andamento.

Esta semana foi a vez da Faculdade de Educação, do Centro Pedagógico e da Escola de Belas Artes passarem a ser atendidas pela nova infra-estrutura de rede.

Outra novidade foi o sucesso dos testes dos recursos de VLAN, permitidos pelos novos switches. Estes recursos permitem a criação de redes locais virtuais interligando pontos distintos geograficamente dispersos, ou seja, é possível se ter em uma rede local única equipamentos que estejam distribuídos em prédios diferentes.

O sucesso destes testes permitirá a adoção de solução que virá atender o prédio da Unidade Administrativa II, organizando a conexão das unidades e órgãos ali localizados.

SEMINÁRIO DE JBUILDER

João Carlos Lages, diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas, está na tarde de hoje, no Hotel Luminis, em Belo Horizonte, participando de um road show da Borland Latin America sobre o JBuilder, plataforma para desenvolvimento Java.

TREINAMENTO EM LINUX BÁSICO

O CECOM estará oferecendo, no período de 10 a 14 de dezembro, um curso de Introdução ao Sistema Operacional Linux para funcionários do Depto. de Estatística e do Depto. de Matemática da UFMG.

O curso será realizado no horário de 8:00 às 12:00, na Sala de Aulas 1 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, e o instrutor será o analista Hélio Teixeira da Costa, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

TREINAMENTO LOTUS WORDPRO

O CECOM está oferecendo, desde a segunda-feira, dia 03, mais um treinamento de Lotus WordPro para funcionários da UFMG.

O treinamento que está tendo como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza e como monitor Danilo Pinheiro Soares Guimarães, vai ser encerrado amanhã, dia 07.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

O CECOM estará oferecendo duas turmas de treinamento enfocando o Lotus Notes para usuários das unidades administrativas, priorizando aqueles lotados no DAP (antigo DP) e DRH.

As turmas, cada uma com 16 vagas, serão realizadas nas seguintes datas e horários, na Sala de Aulas 1 do CECOM, no subsolo da Reitoria:

Turma 23 – dia 13/12, no horário de 13:00 às 17:00 – Inscrições até 11/12
Turma 24 – dia 14/12, no horário de 08:00 às 12:00 – Inscrições até 12/12.

As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA

Contratado através do convênio UFMG/Cruz Vermelha, o menor João Paulo Rodrigues da Costa está lotado no CECOM desde a segunda-feira, dia 03 de dezembro.

João Paulo está ocupando a vaga deixada por Alex Alves de Souza, que saiu do CECOM no dia 24 de novembro, e está lotado na Divisão de Apoio Administrativo, onde já iniciou as suas atividades.


Informativo



GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– No Brasil, um site que merece visita é o da Academia Brasileira de Letras: http://www. academia.org.br, que permite fazer pesquisa a respeito dos ocupantes das cadeiras, além de trazer informações sobre modificações na língua portuguesa.

– Timor Leste merece especial atenção. O país viveu uma sangrenta luta pela independência e vai realizar sua primeira primeira eleição presidencial em 2002. No campo cibernético, ainda não tem identidade, mas o endereço http://www.portugal-presente.com traz várias seções a respeito do país. Clique no item Língua para entender o motivo pelo qual a língua portuguesa é falada no Timor Leste.

– Sobre Moçambique, o endereço www.terravista.pt/bilene/1418/entrada.html traz várias seções, como fotos, culinária e sons. A seção Artes Plásticas e Letras informa quem são os expoentes em suas respectivas áreas no país.

– O interessado na língua portuguesa também pode visitar o endereço http://www.portugal-linha.pt/comustat.html. Ao acessar essa página, é possível visualizar um quadro que informa a respeito das comunidades portuguesas espalhadas pela Europa, América e Ásia.

– Há poucos endereços hospedados na terminação cv (que designa o país Cabo Verde). O índice de buscas Google lista apenas cinco endereços se você digitar Cabo Verde português no campo de pesquisas do endereço http://www.google.com. Dois deles não estavam disponíveis na última segunda-feira (o da Assembléia Nacional, em www.parlamento.cv, e o do provedor Cabo Verde Telecom, http://www.cvtelecom.cv).

– O site de notícias Angola Press (http://www.angolapress-angop.ao/Frm_notP.htm) está em português, francês e inglês. Tem várias seções, entre elas Cultura, Economia e Política.

– Para saber sobre Moçambique, vá até a página http://www.mol.co.mz, um portal de notícias. No lado esquerdo da página, há um grande índice, com seções que vão desde atualidades e notícias até direitos humanos e computadores e Internet, passando por cultura moçambicana, religião e igrejas.

– Faça exercícios de gramática na rede, no endereço http://www.uol.com.br/folha/informatica/ult124u8056.shl.

– "Tenho uma placa de TV no meu microcomputador que permite gravar vídeos da televisão no formato AVI. O que devo fazer para gravar vídeos no formato MPEG a partir da minha câmera de vídeo (tipo handicam) ou do videocassete? O software permite gravar o sinal da TV no formato AVI, porém os arquivos ficam gigantescos, ocupando entre 50 Mbytes e 200 Mbytes para trechos de 15 a 60 segundos." (Marcelo Aguiar dos Santos)
Resposta: Para gravar vídeos de uma filmadora ou videocassete, é necessário que a sua placa tenha uma entrada de áudio e vídeo para receber o sinal da câmera. Se o programa que vem com a placa não grava no formato MPEG, você pode usar algum software -freeware ou shareware- disponível na internet para fazer a conversão de AVI para MPEG. No site http://www.tmpgenc.com, você pode fazer o download do programa TMPGEnc. Lembre-se de que você vai precisar instalar em seu microcomputador um outro programa, o DivX Codec. Esse aplicativo pode ser encontrado em vários endereços na rede. Um deles é o Download, http://www.download. com. Vá a http://www.vcdhelper.com/vcdtools.htm#codecs.

– Sites de filmes:
– "2001 – Uma Odisséia no Espaço" – explica o filme que saiu da história de Arthur C. Clarke: http://www.kubrick2001.com.

"A.I. – Inteligência Artificial" – site do filme baseado em conto futurista de Brian Aldiss: http://www.aimovie.com.

"Alta Fidelidade" – adaptação do livro homônimo de Nick Hornby: http://video.go.com/highfidelity.

"Amnésia" – baseado em conto de Jonathan Nolan, irmão do diretor Christopher Nolan: www.otnemem.com.

"Os Amores de Moll Flanders" – a protagonista foi baseada em livro de Daniel Defoe: www.mgmua.com/mollflanders.

– "Anna e o Rei" – escrito por Margaret Landon em 1944, o livro virou filme em 1946 e 1999: www.annaandtheking.com.

"Ao Mestre com Carinho" – Edward Braithwaite escreveu o livro que se tornou célebre no cinema, com Sidney Poitier: http://tosirwithlove.co.uk.

– "A Um Passo da Eternidade" – clássico do cinema adaptado de história de James Jones: www.filmsite.org/from.html.

– "Beijos que Matam" – policial adaptado de obra de James Patterson: www.kissthegirls.com.

"Bicho de Sete Cabeças" – veio do relato "O Canto dos Malditos", de Austregésilo Carrano: www.uol.com.br/bichodesete cabecas.

"Blade Runner" – fã-clube do filme que veio do livro "Do Androids Dream of Electric Sheep?", de Philip K. Dick:: www.bladezone.com.

"Os Bons Companheiros" – site de fãs da versão cinematográfica do livro de Nicholas Pileggi: www.goodfellasweb.com.

"O Calhambeque Mágico" – clássico infantil de 1968 escrito por Ian Fleming: www.chittychitty.com.

"Uma Carta de Amor" – romance de Nicholas Sparks filmado em 1999: www.message-bottle.com.

– "Chocolate" – filme que veio do romance de Joanne Harris: www.miramax2000.com/chocolat.

"As Cinzas de Ângela" – inspirado na autobiografia de Frank McCourt: www.angelasashes.com.

– "Clube da Luta" – adaptação do livro de Chuck Palahniuk: www.foxmovies.com/fightclub.

"O Colecionador de Ossos" – thriller adaptado de livro homônimo de Jeff Deaver: www.thebonecollector.com.

– "Dança com Lobos" – cenas do filme do livro de Michael Blake: www.ozcraft.com/scifidu/dances.html.

– "O Diário de Bridget Jones" – o mundo feminino de acordo com a autora Helen Fielding: www.msn.com.br/bridget.

"Deuses e Monstros" – adaptado de "Father of Frankenstein", de Christopher Bram: www.godsandmonsters.net.

"E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" – tem como origem um poema da "Odisséia", de Homero: http://studio.go.com/movies/obrother.

– "…E o Vento Levou" – site do filme baseado no livro de Margaret Mitchell: www.franklymydear.com.

– "Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado" – baseado em livro de Lois Duncan: www.spe.sony.com/movies/iknowwhatyoudid.

"O Exorcista" – site oficial do filme baseado na obra homônima de William Peter Blatty: http://theexorcist.warnerbros.com.

"Forrest Gump – o Contador de Histórias" – site de fã do filme, com fotos, sons e curiosidades: www.ionet.net/lesinokc/gump/gump.html.

"Garota, Interrompida" – relato de Susanna Keysen: www.girlinterrupted.com.

"Garotos Incríveis" – adaptação para o cinema de livro de Michael Chabon: www.wonderboysmovie.com.

"Harry Potter e a Pedra Filosofal" – adaptação da primeira parte da série de best-sellers de J.K. Rowling: www.harrypotter.com.

"O Homem da Máscara de Ferro" – filme inspirado na obra de Alexandre Dumas: www.ironmask.com.

"Laranja Mecânica" – sobre o filme de Stanley Kubrick e o livro de Anthony Burgess: www. geocities.com/Athens/Forum/3111/aco.htm.

– "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" – site oficial desse filme de horror adaptado do conto "The Legend of Sleepy Hollow", de Washington Irving: www.sleepyhollowmovie.com.

– "A Lista de Schindler" – site sobre o filme de Spielberg adaptado de livro de Thomas Keneally: www.pbs.org/holocaust/schindler.

– "Medo e Delírio" – textos sobre o filme e o livro de Hunter Thompson: www.lasvegassun.com/dossier/misc/loathing.

– "Memórias Póstumas de Brás Cubas" – recém-adaptado para o cinema a partir de livro de Machado de Assis: www.memorias postumas.com.br.

"Mera Coincidência" – adaptado do livro "American Hero", de Larry Beinhart: www.wag-the-dog.com.

– "O Paciente Inglês" – site de fãs do filme adaptado do livro de Michael Ondaatje: www.geocities.com/Hollywood/Set/6950.

"Pecado Original" – filme que está em cartaz baseado no romance "Waltz Into Darkness", de Cornell Woolrich: www.mgm.com/originalsin.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Somente os funcionários mais antigos do CECOM e os professores do DCC vão reconhecer nestas fotos as pessoas que nelas aparecem. Estas raridades foram emprestadas por José Marcos Silva Nogueira, do DCC, o entrevistado da semana passada. Segundo ele, as fotos foram tiradas por volta de 1975.

O grupo pertencia à antiga Divisão de Tecnologia do CECOM e trabalhava, na época, numa área no subsolo, onde anos depois, após uma reforma, se transformou na primeira Sala de Aulas do Centro de Computação. O equipamento era o PDP-11/40 e a turma gostava muito de trabalhar naquele laboratório. Verificando dados sobre o PDP no Relatório Anual de Atividades do CECOM de 1974, “em torno desse sistema, estava sendo projetado um Laboratório Integrado de Computação Híbrida e Automação, com um computador analógico, um processador de aquisição de dados, um terminal gráfico de alta capacidade e unidade de ligação com outros computadores do campus da UFMG.”

Na foto acima: Luiz Fernando Costa, João Bretas, Márcio Marques, Newton Lages, Celso Souza Lima, Luiz Carlos Campos, Mário Montenegro Campos e José Marcos Nogueira

Newton Lages, Mário Montenegro e José Marcos Nogueira



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 46, de 10/12/1981, publicou notícias sobre Concurso interno para Programador, funcionamento do Sistema B6700, levantamentos bibliográficos, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi a seguinte:

SELEÇÃO DE BOLSISTAS
Após exame psicotécnico, realizado no Depto. de Psicologia da UFMG, foi divulgado ontem o resultado final da seleção de bolsistas para a Divisão de Usuários do CECOM.
Entre os quinze alunos que chegaram à etapa final, foram selecionados: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Cláudia Machado Valente, ambos do curso de Ciência da Computação da UFMG.
Os novos bolsistas deverão iniciar suas atividades na DU na próxima semana
.



Eventos



FESTA DE NATAL DA REITORIA

A CAC informou que a festa de confraternização dos funcionários da Reitoria será realizada dia 20 de dezembro/2001. O local será divulgado posteriormente.

FESTA DE NATAL DO CECOM

A colaboração dos funcionários do CECOM foi tão significativa que foi possível preparar três cestas de guloseimas, de diferentes tamanhos, para serem sorteadas na única rifa destinada a angariar fundos para a Festa de Natal. O sorteio ocorreu na tarde de hoje, na Sala do Café do 8o. andar, e premiou as seguintes pessoas:

1a. cesta (a maior): número 234, rifa comprada por Vânia Cortezzi Soares
2a. cesta: número 87, rifa comprada por Antônio Carlos Soares
3a. cesta (a menor): número 116, rifa comprada por Maria Beatriz de Souza Pereira Prado.

O sorteio contou com a presença de funcionários do CECOM e de João Batista Guglielmelli, da PRPG, que sorteou os dois primeiros prêmios. O terceiro prêmio foi sorteado por Márcia França, da DAC.

A Comissão da Festa de Natal agradece a todos que compraram as rifas e aqueles que ajudaram tanto nos itens das cestas quanto nas vendas das rifas.

Após a rifa, agora é a vez da lista de adesão da festa, que começará a ser passada amanhã, dia 07. A Comissão solicita que todos os interessados que confirmem o mais rápido possível a presença. A Festa de Natal do CECOM está marcada para o dia 19 de dezembro, num sítio localizado na Bairro Santa Amélia. O mapa já está sendo providenciado.

Quanto à ornamentação do CECOM, o subsolo já está pronto, graças à Elza e ao Alfredo. O 8o. andar está na metade dos enfeites, faltando a árvore de Natal. No hall do elevador, foi feita, pelo Bessa, uma árvore estilizada de CDs. Para completar os enfeites do 8o. andar, foi solicitado aos funcionários que entreguem na Redação do Sistemático uma caixa vazia e um papel de presente. Será uma surpresa para todos! Aguardem!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para a única aniversariante da semana: Cláudia Galinkin, no dia 09.