Sistemático: Edição 1094 – 13/12/2001


Notícias



NCA E BU NO GRUDE

Após participarem de treinamento aplicado pelo CECOM, os usuários do Núcleo de Ciências Agrárias e da Biblioteca Universitária já estão participando do Projeto Grude.

A BU concluiu o processo de implantação tão logo as atividades de trabalho foram retomadas após o período de greve. Do Núcleo de Ciências Agrárias foi treinado o Agente de Informática da unidade, Valdemir Alves de Souza, que atuou como replicador das informações e instalador do Notes na unidade. No caso do NCA, foram também ativadas as caixas institucionais.

AVALIAÇÃO INTERNA

A diretoria do CECOM se reunirá amanhã, dia 14/12, para dar continuidade ao processo de Avaliação Interna das atividades executadas pelos funcionários do CECOM, referente ao 2o. semestre de 2001. Nessa reunião, entre outros assuntos, serão discutidas as avaliações efetuadas internamente em cada divisão e também as avaliações efetuadas pelos usuários, em que, neste semestre, foi utilizado um novo formulário como instrumento de avaliação.

ESPAÇO NO NOTES

Tendo em vista que os usuários da rede administrativa que utilizam o Lotus Notes como ferramenta de correio e agenda estão começando a ter problemas de falta de espaço no banco de dados do Notes, a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – estará divulgando, na próxima semana, orientação para evitar o desperdício deste recurso.

REDES PARA A ESTAÇÃO ECOLÓGICA

A Estação Ecológica da UFMG, localizada no Campus da Pampulha, possui uma infra-estrutura precária para telefonia, além de não possuir infra-estrutura de comunicação de dados. Buscando resolver estes problemas, o CECOM e o DPFO iniciarão obras para construção de infra-estrutura que viabilize a interligação da Estação Ecológica à Rede UFMG e à rede de telefonia, através de cabos subterrâneos. Esta obra possibilitará também a instalação, pela Telemar, de um telefone público para uso dos visitantes que participam das atividades desenvolvidas pela Estação.

REVEZAMENTO DE FINAL DE ANO

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos divulgou o seguinte e-mail sobre o expediente na UFMG durante as festas de fim-de-ano:

“Poderá haver liberação de pessoal na UFMG, devendo, contudo, haver revezamento de turmas nas duas semanas comemorativas, sendo a primeira de 24 a 28 de dezembro e a segunda de 31 a 04 de janeiro de 2002.
Nos dias 24 e 31 de dezembro, a critério do dirigente de cada órgão, o funcionamento dos setores poderá ser até as 12 horas.
O recesso deverá ser compensado na forma do inciso II do Artigo 44 da Lei 8.112/90 (RJU), com as alterações introduzidas pela Lei 9.527/97.”

ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO

Este é o último número de O Sistemático do ano de 2001. No ensejo, o seu jornal do serviço deseja

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

Também agradece a todos a colaboração durante todo o ano e espera continuar contando com a mesma alegria e atenção dispensadas nos seus 24 anos de existência.

O Sistemático espera, para o próximo ano, muitas notícias boas, maravilhosas, recheadas de esperança. E que todos continuem à sua espera todas as semanas!

LANÇAMENTO DE LIVRO

Faiçal Farhat de Carvalho, Consultor Técnico da FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas e irmão de Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, diretor do LCC, comunica o lançamento recente do seu novo livro “Delphi 6 – Programação Orientada a Objetos”, pela Editora Érica (São Paulo). Informações podem ser obtidas no site da editora, no endereço www.editoraerica.com.br.


Informativo



GENTEWHERE

Devido aos trabalhos de organização da Festa de Natal, a seção GenteWhere não está sendo publicada. Em janeiro, após todas as comemorações, O Sistemático retornará com as entrevistas dos ex-ceconianos.

 

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Dando continuidade às dicas de sites da semana passada, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes:

Sites de filmes:
– "Planeta dos Macacos" – o francês Pierre Boulle escreveu essa história em 1963: www.planetoftheapes.com.

– "O Poderoso Chefão" – site dedicado à trilogia do cinema baseada na obra de Mario Puzo: www.jgeoff.com/godfather.html.

– "Psicopata Americano" – adaptação da obra homônima de Bret Easton Ellis: www.americanpsycho.com.

– "Regras da Vida" – veja cenas do filme inspirado em livro de John Irving: www.miramax1999.com/ciderhouse.

– "Rollerball" – estréia nos EUA em 2002, refilmagem de filme de 1975, feito a partir de conto de William Harrison: www.rollerball.com.

– "O Senhor dos Anéis" – trilogia de J.R.R. Tolkien que chega às telas dos EUA em dezembro: www.lordoftherings.net.

– "Shrek" – animação inspirada em livro infantil de William Steig: www.shrek.com.

– "O Silêncio dos Inocentes" – fala desse filme e de "Hannibal", ambos baseados em livros de Thomas Harris: www.hannibal movie.com.

– "Sleepers – a Vingança Adormecida" – adaptação de livro em que Lorenzo Carcaterra conta eventos de sua juventude em um reformatório: www.sleepers.com.

– "O Talentoso Ripley" – saiu de livro de 1955 de Patricia Highsmith: www.talentedmrripley.com.

– "Tieta do Agreste" – site do filme baseado na obra de Jorge Amado: www.skylight.com.br/tieta.

– "O Tigre e o Dragão" – a inspiração vem da literatura chinesa de Du Lu Wang: www.crouchingtiger.com.

– "Todos os Homens do Presidente" – o caso Watergate, de acordo com os jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward: www.teachwithmovies.org/guides/all-the-presidents-men.html.

– "Treze Dias Que Abalaram o Mundo" – fala da crise dos mísseis, com base em livro co-editado por Ernest May: www.thirteen-days.com.

Sites de escritores cujos trabalhos deram origem a filmes:
– Alex Garland – site do autor de "A Praia", livro que virou filme com Leonardo DiCaprio: www.alexgarland.com.

– Alice Hoffman – "Da Magia à Sedução" foi escrito por essa escritora: www.alicehoffman.com.

– Alice Walker – autora de "A Cor Púrpura": www.luminarium.org/contemporary/alicew.

– Anaïs Nin – dedicado à autora cuja obra inspirou "Delta de Vênus": www.anaisnin.com.

– Anne Frank – escreveu diário que se tornou célebre por mostrar visão adolescente do Holocausto: www.annefrank.com.

– Anne Rice – escreveu livros como "Entrevista com o Vampiro": www.annerice.com.

– Ariano Suassuna – poemas do autor de "O Auto da Compadecida": www.secrel.com.br/jpoesia/ari.html.

– Arthur Conan Doyle – criador do detetive Sherlock Holmes: www.sherlockian.net.

– Boris Pasternak – escreveu "Dr. Jivago": www.rjgeib.com/heroes/pasternak/paster.html.

– Bram Stoker – "Drácula" é sua criação mais célebre: www.geocities.com/psmcalduff.

– Charles Dickens – vida e obra do autor de "Oliver Twist": http://humwww.ucsc.edu/dickens.

– Diane Fossey – site de instituição que leva o nome da autora de "Na Montanha dos Gorilas": www.gorillafund.org.

– Dick King Smith – autor de "Babe, o Porquinho Atrapalhado": www.randomhouse.com/kids/dickkingsmith.

– E.B. White – o filme "O Pequeno Stuart Little" veio da obra desse autor: www.harperchildrens.com/hch/author/author/white.

– Edith Wharton – leia, em inglês, o livro "A Época da Inocência": www.bartleby.com/1005.

– E.L. Doctorow – assista a uma entrevista com o autor de "Billy Bathgate": www.rolandcollection.com/rolandcollection /literature/101/W97.htm.

– E.M. Forster – traz a versão original do livro de que deriva o filme "Retorno a Howard’s End": www.litrix.com/howards/howar001.htm.

– Fernando Gabeira – site do deputado e autor de "O Que É Isso, Companheiro?": www.gabeira.com.br.

– Frances Hodgson Burnett – livros da autora, incluindo "The Secret Garden" e "The Little Princess": www139.pair.com/read/Frances_Hodgson_Burnett.

– Frederick Forsyth – escreveu "O Dia do Chacal": www.whirlnet.co.uk/forsyth.

– George Orwell – análise do livro "1984": www.gerenser.com/1984.

– Gustave Flaubert – site em francês dedicado ao autor de "Madame Bovary":
www.univ-rouen.fr/flaubert.

PLANTÃO INFO
O Plantão Info publicou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Red Hat e IBM juntas por Linux no servidor – A Red Hat vai trabalhar junto com a IBM em softwares de código aberto para os servidores de sua linha eServer.
A parceria com um dos maiores nomes da distribuição Linux mostra, mais uma vez, o entusiasmo da Big Blue com o mundo do pingüim. Na série eServer, estão desde servidores baseados em processadores Intel até mainframes.
Além do sistema operacional Linux, a Red Hat oferecerá serviços de configuração, suporte, upgrade e integração. “Vários clientes da IBM estão escolhendo o Linux da Red Hat para rodar em servidores da plataforma eServer por causa da sua confiabilidade e dos baixos custos de manutenção”, afirma John Callies, vice-presidente do grupo de servidores da IBM.

Fez um 21? Pegue a conta na Internet – Quem usa o DDD e o DDI da Embratel já pode acompanhar a movimentação de sua conta telefônica pela internet – a operadora colocou em seu site uma versão digital das faturas.
No site, dá para consultar as últimas seis contas de telefone, e ainda optar pelo pagamento online via débito em conta corrente. Dá também para imprimir a fatura (detalhada ou apenas boleto para pagamento), cadastrá-la no débito automático, mudar o endereço para correspondência e a data de vencimento.
Mais um serviço oferecido é uma boa ferramenta para quem gosta de ter controle total sobre suas contas: as informações das faturas podem ser transferidas para o computador nos formatos texto (txt), Excel ou PDF.
Para acessar sua conta telefônica, vá ao link Minha Conta Telefônica no site da Embratel.

Diário Oficial já está na web – Já dá para consultar o Diário Oficial da União e o Diário da Justiça pela Internet – e a Imprensa Nacional promete que a atualização da versão online é feita logo nas primeiras horas da manhã.
O acesso às três seções do Diário Oficial Online é gratuito – mas o projeto prevê a oferta de mais informações por meio eletrônico. Nesta fase, serão vendidas assinaturas do serviço, que incluirá pesquisa de edições anteriores, a possibilidade de se copiar textos para uso em editores de texto e uma edição em cd-rom, com edições anteriores para pesquisa e arquivamento de dados.
Para dar uma olhada na versão digital do Diário Oficial, em formato PDF, vá ao site da Imprensa Nacional.

Visa cria senha para compras online – A operadora de cartões de crédito Visa anunciou na segunda-feira um novo serviço de pagamento online. O objetivo é oferecer mais segurança aos consumidores que usam seus cartões para compras via Internet.
Enquanto a maioria dos compradores tem de digitar todos os números do cartão na internet, a Visa fornecerá senhas aos consumidores, prevenindo a possibilidade do uso ilegal de informações do cartão.
Chamado Verified by Visa (Verificado pela Visa), o programa possibilitará aos varejistas online participantes validar imediatamente a identidade dos compradores através do uso da senha.
Durante o mês de novembro, 70 por cento dos consumidores entrevistados pelo Visa afirmaram que se sentiriam muito mais seguros se houvesse um sistema de verificação de identidade na Web.
“As pessoas estão passando mais tempo online, mas quando o assunto é compras, aqueles que têm cartão ainda estão de fora”, disse Carl Pascarella, presidente-executivo da Visa nos EUA.
Pascarella afirmou que a opção de proteção de senha irá impulsionar a confiança entre os internautas que, apesar de estarem protegidos contra fraude se os cartões forem usados sem autorização, ainda estão receosos quanto a fazer pagamentos online.

Embratel parte para chamadas locais – Até a semana passada, a Embratel planejava iniciar operações no mercado de telefonia local a partir de nove capitais. Mas as novas regras para o setor em 2002, anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 28/11, animaram a operadora, que já estuda ampliar o número de cidades a serem atendidas inicialmente.
Em entrevista no dia 03/12, a vice-presidente de Assuntos Externos e Serviços Locais da Embratel, Purificación Carpinteyro, disse que a companhia está “avaliando a possibilidade de entrar em mais de nove cidades desde o início das operações da Embratel em telefonia local.” O plano original prevê a oferta de serviços em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife.
Purificación, falando com jornalistas após participar de um seminário de telecomunicações organizado pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP), não disse qual seria o novo número de cidades atendidas.
A Embratel, que já ameaçou desistir da telefonia local por causa das antigas regras da Anatel, sente-se agora confortável para entrar num mercado que, segundo estimativa de Purificación, representa 60 por cento do faturamento das operadoras de telecomunicações no país. “Mesmo que consigamos uma porção pequena disso, ainda assim será muito relevante´´.
Entre as medidas anunciadas pela Anatel que ajudam a Embratel está a obrigatoriedade do chamado “unbundling´´ ou desagregação, isto é, a abertura das redes das operadoras dominantes para as companhias telefônicas que estão entrando no mercado. Esse era o principal empecilho para a Embratel, maior operadora de longa distância do Brasil, que pelas regras anteriores poderia ter que fazer investimentos pesados em infra-estrutura para atuar na telefonia local.
Pelas novas regras, Telefônica de São Paulo, Telemar e Brasil Telecom terão que compartilhar suas redes locais com as operadoras estreantes em seus respectivos mercados, caso da Embratel.
A Embratel, que no final da semana passada entregou relatório que atesta a antecipação para este ano das metas de universalização previstas somente para 2003, solicitou à Anatel licença para atuar no mercado local em junho do ano passado. Purificación não soube informar se um novo pedido será necessário por causa das alterações nas regras de abertura que entram em vigor no ano que vem.
COMPETIÇÃO AINDA DEMORA
Na melhor das hipóteses, pelas contas da executiva da Embratel, a competição em telefonia local começará para valer em maio de 2002. Isso na previsão mais otimista.
Segundo Purificación, existem prazos para o fechamento de contratos de interconexão, período para programação das centrais e distribuição dos blocos com números de telefones e testes. Caso tudo isso não ocorra paralelamente, a Embratel só deve estrear na competição local no segundo semestre de 2002.
A executiva, porém, confia na atuação da Anatel para garantir prazos curtos. “Se tem isonomia, um contrato assinado entre a Telefônica (de São Paulo) e a Vésper (empresa espelho) tem o mesmo conteúdo de um acordo com a Embratel. Só muda o nome da operadora”, afirmou. “As novas regras são o gatilho do mercado”, concluiu. 2

EMBALAGENS PARA PRESENTES

Se você está precisando de embalagens de diversos tipos e tamanhos para os seus presentes de Natal, consulte Janaína, através dos telefones 3433-1077 e 3494-8633. Existem, também, modelos sob medida e personalizados.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Quando os funcionários do CECOM entraram no 8o. andar no dia 30 de novembro de 1998, encontraram o corredor todo enfeitado com a tradicional árvore de Natal com enfeites doados por todos e um presépio tamanho família. O presépio estilizado, foi forrado com sementes espalhadas entre as figuras do Menino Jesus, Maria, José e o Anjo. O Sistemático, Ano XXII, no. 40, publicou o seguinte:

“Muitas perguntas foram feitas sobre as sementes que se encontram no presépio e nos enfeites do corredor. Como estamos nos preparando para a virada do 2o milênio, esta é a hora de plantarmos. Isso, em todas as atividades, nas amizades, nos planos, no trabalho, em todas as coisas da vida. As sementes estão aí para germinar e assim, colhermos durante o ano todo. No próximo milênio, as pessoas vão estar voltadas para as coisas ao seu redor e o que se plantar vai se colher.”

As fotos são de Renato Righi.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 47, publicou notícias sobre a Festa de Natal do CECOM, Concurso de Decoração de Natal do CECOM, levantamentos bibliográficos, funcionamento do Sistema Burroughs 6700, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REUNIÃO EM BRASÍLIA
Maria Miriam Arruda Salvador, Diretora Geral do CECOM, estará em Brasília na próxima segunda-feira, dia 21, participando de reunião com o Secretário de Ensino Superior.
Ela deverá retornar à UFMG na terça-feira
.

CONCURSO INTERNO PARA PROGRAMADOR
Já se encontram abertas as inscrições ao Concurso Interno para Programador do Centro de Computação. Os interessados, estagiários e funcionários, deverão fazer sua inscrição com Sálvia, na Divisão de Apoio Administrativo até o dia 23/12/81.



Eventos



TREINAMENTO JAVA

Termina amanhã, dia 14/12, o treinamento interno Design e Programação Java – módulo Avançado. Esse treinamento é o terceiro e último do programa elaborado pelo CECOM, para este 2o. semestre, que teve como principal objetivo a capacitação de desenvolvedores em nova linguagem de programação e também em novo ambiente de desenvolvimento integrado (integrated development environment – IDE). Participaram dos três treinamentos previstos no programa: Gilmar Lima Guimarães, Hélio Teixeira da Costa, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e todos os funcionários da DAS, João Carlos Lages, Carlos Roberto A. Rodrigues, Denise Cristina de Assis Moreira, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Mário Magalhães Lara, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Raimundo Natalino Chaves, Regina Helena Mora Brandi, Rogério Soares Pinheiro e Ronaldo Araújo Costa. O instrutor foi o engenheiro de software Marco Aurélio S. Mendes.

 

TREINAMENTO LOTUS NOTES

A DAC comunicou que, devido ao baixo número de inscritos na turma 23, do treinamento sobre o Lotus Notes, marcado para o dia 13/12, foi tomada a decisão de cancelá-lo. A turma 24, inicialmente marcada para o dia 14, foi também cancelada, em virtude de necessidade de uso da Sala de Aulas do CECOM.

Os treinamentos recomeçarão em janeiro de 2002.

FESTA DE NATAL DO CECOM

Esta semana, todos os funcionários trouxeram para a Redação caixas e papéis de presentes, conforme solicitado na edição do Sistemático da semana passada. Participaram de um sorteio, no estilo amigo oculto, só que desta vez era um amigo de mensagem. Cada pessoa escreveu uma mensagem de Natal, colocada dentro da caixa, sendo esta embalada como presente e depositada embaixo da árvore de Natal do 8o. andar. Alguns participantes ainda não trouxeram suas caixas e deverão fazê-lo até amanhã, dia 14.

Uma surprêsa aconteceu hoje, pela manhã: foi colocado um enorme Papai Noel ao lado da árvore de Natal, provocando as mais variadas reações.

Quanto à festa de Natal do CECOM, somente faltam a confirmação de participação e o pagamento da taxa. O mapa para a festa já está pronto, sendo entregue no ato da confirmação de presença.

A festa será realizada num sítio no Bairro Santa Amélia, no dia 19 de dezembro, a partir das 12:00.

O Sistemático avisa ainda que a Festa de Natal da Reitoria será realizada no dia 20 de dezembro, em local a ser divulgado.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os últimos aniversariantes do ano: Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17; Esdras Viggiano de Souza, no dia 22; Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24 e Raimundo Natalino Chaves, no dia 25. E os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17; Luiz Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte, no dia 27 e Cláudio Antônio Mussi, no dia 29. Os primeiros aniversariantes do ano 2002 serão: José Antônio de Faria (DCC), no dia 1o de janeiro e Ronaldo Araújo Costa, no dia 03.

NASCIMENTO: Iremar e Renata comunicaram que, no dia 10 de dezembro, nasceu o primeiro filho deles. O e-mail enviado a todos do CECOM foi: “Olá amigos. O Lucas nasceu. É lindo e é a cara do papai (prá variar). A mãe passa bem. Um abração.” O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns e um grande abraço!