Sistemático: Edição 1096 – 17/01/2002


Notícias



NOVO SISTEMA ACADÊMICO

Foi realizada nesta última terça-feira, dia 15, a primeira reunião deste ano do Projeto do Novo Sistema Acadêmico. O principal assunto foi a continuidade da discussão a respeito do novo currículo do Curso de Letras. Na última reunião, realizada em 17/12/2001, foi avaliada a modalidade Bacharelado e, nesta reunião, a modalidade Licenciatura. Em ambos os casos, as versões curriculares já foram aprovadas pela Câmara de Graduação e implementam, de forma bastante ampla, diversos aspectos da flexibilização curricular. Além de membros da Comissão de Usuários deste projeto e da equipe do CECOM, estiveram presentes os professores Paulo Fernando da Motta Oliveira e Élcio Loureiro Cornelsen, respectivamente, coordenador e sub-coordenador do Curso de Letras.

VESTIBULAR 2002 DA UFMG

A Coordenadoria de Processamento do Vestibular da UFMG de 2002, através de seu Coordenador João Carlos Lages, divulgou a lista da equipe que vai trabalhar no concurso. Estarão participando dos trabalhos os seguintes funcionários:

Sub-Coordenador de Produção: Helvécio Cossenzo Pinto
Supervisor de Produção: Alfredo Ventura dos Anjos

Preparador/Embalador: Alfredo Ventura dos Anjos, Elza Maria Guedes Rozinholi, Jader Santos, João Cloves Coelho, Nilson José Marinho Vale e Paulo Inácio Sobrinho.

Desembalador: Alda Batista, Antonino Bosco de Andrade Oliveira, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Clayton Ricardo Santos, Cleto Boechat Véo, Danilo Pinheiro Soares Guimarães, Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Gerson Edson Machado de Sousa, Gildete de Jesus, Gino Ottoni Durante, Haroldo Alves, José Maria da Silva Bessa, Marcelo Novaes Machado, Márcia Maria Fernandes França, Márcia Regina Lemos, Márcio da Costa Viana, Maria Auxiliadora dos Santos, Maria das Graças Santa Bárbara, Maria Helena Caldeira dos Reis, Maria José Cortezzi, Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo, Renato Machado Righi, Rosa Amélia Santos Froeseler, Rubens Crispim da Silva, Wanderson Machado Horta e Wilton Campos.

REUNIÃO DE SUPORTES LOCAIS DO GRUDE

Foi realizada hoje, dia 17, no horário de 15:00 às 17:00, no ICEx, a 2ª reunião de Suportes Locais do Grude, quando foram apresentados os seguintes assuntos: andamento das aplicações em desenvolvimento, roteiros criados a partir da última reunião e números do Grude: crescimento de usuários/novas adesões/falhas.

A coordenação da reunião esteve sob a responsabilidade de Fabiana Costa Pereira, do LCC.

Do Centro de Computação, estiveram presentes Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da DAC, e Antônio Eustáquio Rodrigues.

GERENCIAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DO CECOM

Encontra-se em fase de testes, na DAA, uma base de dados criada para gerenciar o Arquivo Permanente do CECOM. A base de dados foi desenvolvida pela DAC, no final do ano passado, utilizando o aplicativo Lotus Approach, do pacote do Smartsuite.

Após essa primeira bateria de testes, o sistema deverá passar por alguns ajustes que se mostrarem necessários.

Numa próxima fase, o novo sistema também deverá receber alguns elementos de segurança, proporcionando maior confiabilidade.

O responsável pelo desenvolvimento do sistema é o funcionário Antônio Eustáquio Rodrigues.

SEMINÁRIO ORACLE

Numa promoção do LCC/CENAPAD, será realizado no dia 21 de janeiro, no horário de 14:30 às 17:30, no auditório 3 do ICEx, um seminário sobre Oracle. No seminário serão abordados os assuntos:

Oracle 9i: infra-estrutura para o e-business, novas características, alta disponibilidade, gerência eletrônica de documentos e banco de dados para aplicações OLAP.

Oracle 9iAS: servidor de aplicações, portal corporativo, servidor de aplicações corporativas, Java, computação móvel, aplicações de B.I e Business Intelligence.

COTAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇOS

Será implantado, em breve, pelo Ministério do Planejamento, o Sistema de Cotação Eletrônica de Preços, com o objetivo de apoiar a realização dos processos de compra realizados com dispensa de licitação por limite de valor. Com essa facilidade, os servidores responsáveis pelas compras efetuarão o cadastramento de um pedido de cotação com a indicação dos bens a serem adquiridos e o sistema se incumbirá de encaminhar solicitação de cotação, por correspondência eletrônica, aos fornecedores registrados na correspondente linha de fornecimento.

Para participar dos pedidos de cotação, os fornecedores deverão efetuar sua inscrição no referido serviço, acessando, no COMPRASNET, os serviços por assinatura e efetuando o seu cadastramento.

Maiores informações poderão ser obtidas consultando a Portaria no. 306 (de aprovação da implantação do sistema), disponível no Menu Legislação, e o Manual Cotação de Preços – Fornecedor, disponível no menu Publicações/Manuais. (Fonte: http://www.compras net.gov.br)


Informativo



GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Viajar é bom demais! Torcendo para que todos façam uma boa viagem e preocupado com este verão que promete, darei algumas dicas para os cuidados do dia-a-dia. Sol, areia e água, nem sempre limpas, fazem com que muita gente passe uma temporada cheia de problemas com a pele. Na página http://www.verao.com.br/saude.htm você terá informações de como cuidar dos males que o verão pode causar à saúde.

– Cuide da sua pele através das dicas da página http://www.sosdoutor.com.br/sosdermatologia/dicas.asp. Estética, cirurgias, mitos e fatos, dicas etc, você poderá obter nesta página.

– Se você quer viajar seguro da sua saúde perfeita, uma boa dica é http://www.saudegratuita.com.br/saudeestetica/dicaspelocorpo.asp. Pele áspera, ressecamento e outras dicas para sua pele você encontra nesta página.

– Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa. Com esta frase já conhecida de todos, a página http://www.veraosaudavel.com.br ensina, de maneira didática, os prejuízos que o sol causa à pele, como envelhecimento precoce.

– Na página http://www.cosmetica.com.br/news/951937142, tem um artigo que explica as relações entre o excesso de sol e o câncer de pele. É muito importante a leitura desse artigo principalmente para aqueles que acham que queimaduras de sol não são tão graves.

– Para quem quer bronzeamento rápido, a dica é www.santalucia.com.br/dermatologia/insolacao.htm, que relata os malefícios de superexposição ao sol. Para quem acha que só com sol se bronzea está engando. Descubra que dias nublados também podem deixar a pele bronzeada e fazer mal.

– Quem tomou sol demais e se queimou e não sabe o que fazer para acabar com o ardor na pele deve passar por www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/queima.htm. A página é sobre queimaduras em geral, mas indica as medidas para cuidar da pele ardida.

– Durante o verão, as crianças devem ficar sob o olhar atento dos pais. Na página http://www.batuquenacozinha.com.br, há orientações que não devem ser esquecidas na hora de ir para a praia com as crianças.

– Mas se você quer mais informações sobre queimaduras de sol, visite a página http://www.saude.com.br, e leia outras indicações para os pais.

– Caso ocorra queimadura de sol na pele de crianças, visite www.nossasaude.com/queimadu.html, para saber como acabar com a dor.

DICAS DO SITE DO UOL
Antes de viajar, leia na Internet as informações de que precisa para aproveitar e planejar de forma adequada sua viagem. Você pode achar sugestões de roteiros para todo o Brasil e dicas sobre os principais passeios turísticos, além de fazer reservas para vagas em hotéis, pousadas e campings. Existem vários portais que reúnem muita informação sobre os principais pontos do litoral brasileiro.

– O site http://www.uol.com.br/portalviagem destaca apreciações do “Guia Quatro Rodas” e dá ao internauta a possibilidade de montar seu guia de viagem, com fotos de pontos turísticos e indicação dos melhores hotéis, pousadas e restaurantes. Permite também a realização de reservas on-line de carros, passagens aéreas e cruzeiros.

– No Brazil WebTour (http://www.brazilwebtour.com.br), é só clicar no Estado de sua preferência para encontrar informações. Apresenta vasto número de sites turísticos de cidades ao longo de todo o litoral, que podem ajudar numa busca mais precisa e detalhada, sobretudo quando se pretende fazer reserva.

– O site Litoral do Brasil (http://www.terra.com.br/litoral) merece destaque pelas sugestões de roteiros para inúmeros destinos, como Ilha do Mel, Costa do Sauípe, Fernando de Noronha e outros. O Feriadão.com (www.feriadao.com.br) também dá boas dicas.

Litoral norte:
– Para quem vai descer a serra rumo ao litoral norte, vale a pena visitar o portal http://www.litoralvirtual.com.br. Ele traz links para as principais cidades, contendo um guia específico de cada uma, além de apresentar inúmeras fotos. Dá dicas de hospedagem, restaurantes, lista de hotéis, pousadas e campings com e-mails respectivos, possibilitando reservas via Internet.

– Já o site www.ilhabela.net impressiona pela quantidade de anúncios que oferece em todo o litoral paulista. Traz na parte superior uma barra com guia de pousadas, hotéis, campings, iatismo, mergulho, pesca, apartamentos e casas para temporada.

Litoral carioca:
– No litoral carioca, as principais cidades têm sites específicos: Angra dos Reis (http://angra-dos-reis.com), Paraty (http://www.paraty.com.br), Cabo Frio (http://www.cabofriotur.com.br), Búzios (http://www.buziosonline.com.br).

Mas, se você quer informações mais gerais, basta ir ao http://www.rio-off-rio.com.br, que traz um guia com as praias e cidades turísticas mais visitadas do Rio de Janeiro.
O site também lista eventos que acontecem no Estado e oferece informações via celular para quem possui o serviço WAP.


DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos de informática:

Cat 5e – Os cabos de par trançado categoria 5e são certificados não apenas para o uso em redes de 10 e 100 megabits, mas também nas redes Gigabit Ethernet, que transmitem (como o nome sugere 🙂 dados a um gigabit por segundo. Os cabos categoria 5e são os mais comuns atualmente.

Cat 7 – Os cabos de rede categoria 7 são um novo padrão de cabos de rede de par trançado, capazes de trabalhar com frequências de 600 MHz, em contraste com os cabos cat 5 e cat 5e que suportam frequências de até 100 MHz. Os cabos cat 7 também utilizam conectores mais sofisticados e são muito mais caros. Este padrão de cabos também deve ser suportado em algum padrão de rede Gigabit Ethernet, ou talvez venha a ser utilizado em alguma arquitetura de rede ainda mais rápida.

Cert – Computer Emergency Response Team. Este é um órgão criado em 1988 com o objetivo de tratar de assuntos referentes à segurança da Internet e das redes em geral. O Cert mantém o http://www.cert.org, um site sobre segurança bastante completo que alerta sobre novos vírus e vulnerabilidades, oferece correções e disponibiliza um extenso material de estudo sobre segurança de redes.

DNS – Domain Name System. São servidores que convertem URLs nos endereços IP dos servidores. Ao digitar http://www.guiado hardware.net no Browser por exemplo, seu PC enviará a requisição ao servidor DNS do seu provedor que retornará o endereço IP do servidor do site para que seu PC possa finalmente acessá-lo. Este serviço é apenas um facilitador, mas é essencial para a existência da Web como a conhecemos. Sem os servidores DNS seria necessário decorar os endereços IP de todos os sites que desejasse visitar.

FTP – virtual Transfer Protocol. É um protocolo usado para transferir arquivos através de redes TCP/IP e claro, também através da Internet. Apesar de ser relativamente novo (o padrão foi estabelecido apenas em 1985, ao contrário do TCP/IP e do HTTP. Que foram criados durante a década de 70), o FTP logo tornou-se extremamente popular, pois é fácil de usar, seguro e oferece uma grande gama de recursos. Existem inúmeros servidores de FTP e praticamente todos os sistemas Unix além claro de praticamente todas as distribuições do Linux trazem pelo menos uma opção de servidor FTP. O Windows não traz um servidor de FTP nativo (com excessão das versões server), mas isso não é problema, já que basta instalar um dos servidores disponíveis, muitos gratuitamente. Os programas clientes também variam em sofisticação, mas todos os browsers atuais incorporam clientes simples de FTP. O acesso é controlado através de um login e senha. No servidor é possível configurar quais pastas devem ficar disponíveis para cada usuário e especificar as permissões de cada um (ler, escrever, listar, etc.). Existem ainda a opção de criar um login anônimo, com permissões restritas, que poderá ser usado para compartilhar dados de acesso público.

Internic – Entre outros serviços a Internic cuida do registro de endereços IP válidos na Internet além de controlar o registro dos domínios raiz, entre eles o .com, .net, .org etc. Os domínios regionais, como .br, .pt, ,ru etc. são controlados por instituições do próprio país. No caso dos domínios .br, por exemplo, a responsável é a Fapesp. Internic – Entre outros serviços a Internic cuida do registro de endereços IP válidos na Internet além de controlar o registro dos domínios raiz, entre eles o .com, .net, .org etc. Os domínios regionais, como .br, .pt, ,ru, etc. são controlados por instituições do próprio país. No caso dos domínios .br, por exemplo, a responsável é a Fapesp.

NFS – Network virtual System. Este é o protocolo de compartilhamento de arquivos nativo do Linux e de outras versões do Unix. O NFS roda sobre o TCP/IP e foi originalmente desenvolvido pela Sun, mas é aberto e justamente por isso muito usado. A funcionalidade é parecida com a do compartilhamento de arquivos do Windows e a configuração é bastante simples. Mas, infelizmente o Windows não oferece suporte ao NFS, apesar de alguns pacotes comerciais adicionarem o recurso. Apesar disso o NFS é a melhor opção para compartilhar arquivos entre máquinas rodando Linux.

Roteador – Um dispositivo de rede que permite interligar redes distintas. A Internet é composta por inúmeros roteadores interligados entre sí. Ao acessar um site qualquer, a requisição trafega por vários roteadores, até chegar ao destinatário e os dados enviados por ele fazem o caminho inverso para chegar ao seu micro. O nome “roteador” é bastante sugestivo, pois os roteadores são capazes de definir a melhor rota para os pacotes de dados, evitando roteadores que estejam sobrecarregados ou que não estejam funcionando. Um roteador pode ser tanto um dispositivo dedicado (no caso dos roteadores de maior porte) quanto um PC com duas ou mais placas de rede rodando um sistema operacional com suporte a esta função. Um roteador também pode ser utilizado para unir duas redes que utilizem protocolos de rede distintos, já que estes aparelhos operam na camada de protocolo do modelo OSI, eles são capazes de entender os pacotes de dados e alterá-los caso necessário, eles podem endereçar os pacotes tanto baseados no endereço TCP/IP quando no endereço físico (MAC) das placas de rede. Os bridges e switches por sua vez operam na camada física da rede, ou seja, são capazes de reconhecer apenas o endereço MAC das placas, mas não os endereços ou dados transmitidos. É por isso que ao contrário dos roteadores eles não são capazes trabalhar com duas redes distintas, ao unir duas redes através de um switch elas passam a formar uma única rede. Os roteadores vão desde PCs comuns com duas ou mais placas de redes compartilhando a conexão com a Web através do ICS do Windows ou outro proxy qualquer a até grandes (e caríssimos) roteadores dedicados, capazes de unir os backbones da Internet e encaminhar milhões de pacotes de dados por segundo.

Sockets – Em se tratando de hardware, os sockets são encaixes para o processador, módulos de memória etc. Mas, dentro dos sistemas Unix e Linux os sockets são módulos de software que conectam os aplicativos ao protocolo de rede, facilitando bastante o trabalho do programador, que precisa apenas instruir o programa a abrir um dos sockets disponíveis. O programa passa então a enviar e receber dados através da rede lendo e escrevendo no arquivo. Esta idéia é bem típica dos sistemas Unix, onde mesmo dispositivos de hardware como a memória RAM ou a impressora podem ser acessados apenas através da leitura ou escrita num arquivo específico, já que o sistema se encarrega de enviar os dados para o local correto. Apesar do modo como são usados, os sockets são apenas software, não dispositivos físicos.

Switch – Um Hub simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estações conectadas a ele, como um espelho. Isso faz com que o barramento de dados disponível seja compartilhado entre todas as estações e que apenas uma possa transmitir de cada vez. Um switch também pode ser usado para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub. Mas, o switch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto. Isto traz uma vantagem considerável em termos desempenho para redes congestionadas, além de permitir que, em casos de redes, onde são misturadas placas 10/10 e 10/100, as comunicações possam ser feitas na velocidade das placas envolvidas. Ou seja, quando duas placas 10/100 trocarem dados, a comunicação será feita a 100 megabits. Quando uma das placas de 10 megabits estiver envolvida, será feita a 10 megabits. Os switchs mais baratos, destinados a substituir os hubs são também chamados de hub-switchs. De maneira geral a função do switch é muito parecida com a de um bridge, com a excessão que um switch tem mais portas e um melhor desempenho. Usando bridges ou switches todos os segmentos interligados continuam fazendo parte da mesma rede. As vantagens são apenas a melhora no desempenho e a possibilidade de adicionar mais nós do que seria possível unindo os hubs diretamente. Os roteadores por sua vez são ainda mais avançados, pois permitem interligar várias redes diferentes, criando a comunicação, mas mantendo-as como redes distintas.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No ano de 1996, todos os meses eram realizadas festas de confraternização entre os funcionários do CECOM. No início de 1997, foi alterado o formato como eram feitas as festas, ficando cada divisão responsável por sua realização. Foram realizadas nos mais diversos formatos e uma das festas, fartamente fotografada, foi a idealizada pela DAA – Divisão de Apoio Administrativo com um almoço de confraternização.

O Sistemático Ano XXI, no. 30, de 04 de setembro de 1997, publicou o seguinte:
“A Festa de Confraternização do mês de agosto, sob a coordenação da DAA, foi realizada no dia 28 de agosto, com um almoço. O menu, preparado especialmente pelos integrantes da divisão, teve: salada à Timé/Beth, lombo à Márcia, lasanha à Lelé, torta de maionese e tutu de feijão à Tatá, carne cozida e frango à Alda, farofa à Haroldo, arroz à Beth/Janaína/Lilian, feijão à Timé, molho para salada à Ana Lúcia e aperitivo à Ronaldo.
Participaram do almoço 47 pessoas, emntre funcionários e convidados, sendo: Alda, Beth, Lelé, Márcia, Haroldo, Timé, Janaina, Bráulio e Lilian (DAA); Carlos Alfeu, Gilmar e Tina (DGE); Ana Lúcia, Denise, Lordes, Lísia, Beatriz, Raimundo, Rogério, Joãozinho, Ronaldo, Mário, Carlos e Norberto (DAS); Xina, Renato, Helinho, Leão, Frota, Gerson, Eugênio, Bessa, Rubens, Márcio e Wanderson (DAC); Helvécio (DCP); Altair (DMP), Márcia (PRA), Rosa, Mônica e Alexandre DCF), Lobinho (Música), Benjamin (Imprensa), Marcelo (DM), Marina, Tatá e Daniel. O Adyr veio para o jantar!
As fotos do almoço já estão prontas e se encontram na Redação do Sistemático.
A DAA agradece a presença de todos e os elogios recebidos!”

As fotos foram tiradas por Lelé.

Ana preparando as saladas

A mesa do almoço com os variados pratos

A mesa das saladas

A mesa das sobremesas

Helvécio, Carlos, Rubens, Benjamin, Mônica e Alexandre

Carlinhos, Lelé, Timé e Beth



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 2, de 14/01/1982, publicou notícias sobre funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no fim-de-semana, levantamentos bibliográficos, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

HISTÓRICO ESCOLAR
O projeto Histórico Escolar, desenvolvido na Divisão de Projetos Administrativos pelos analistas Maria Beatriz Prado, Regina Brandi, Paulo Affonso e Beatriz Perrela, foi entregue à Divisão de Sistemas Implantados no dia 07 de janeiro/82.
O processamento dos dados referentes ao 1o. semestre/81 foi executado pela equipe de desenvolvimento, que acompanhará, juntamente com o Setor de Manutenção, as execuções referentes aos dados do 2o. semestre/81
.

LOJINHA DO CECOM
A Divisão de Usuários não é mais a responsável pela venda de cartões, folhas de codificação e outros materiais de computação que ficavam na Lojinha do CECOM no subsolo.
A Secretaria Administrativa assumiu a responsabilidade pela venda desse material e, a partir da próxima segunda-feira, dia 18, o pessoal interessado deverá se dirigir ao 8o. andar para a compra de cartões e folhas de codificação.

MUDANÇAS FÍSICAS NO 8o. ANDAR
O Setor de Documentação da Divisão de Informações Técnicas do CECOM mudou suas instalações físicas estando agora juntos a documentação de sistemas e o material técnico, que atendem exclusivamente aos funcionários e estagiários do Centro de Computação.
Com a mudança, o pessoal da divisão está atendendo no telefone interno 156
.



Eventos



TREINAMENTOS

Dentro do processo de consolidação do Lotus Smartsuite como ferramenta de edição, será oferecida uma turma de treinamento abordando o editor Lotus WordPro, para usuários das redes administrativas, no período de 21 a 25 de janeiro, de 13:30 às 16:30, cujas inscrições serão encerradas hoje, dia 17.

E dentro do processo de implantação do Projeto Grude nas unidades administrativas, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários das unidades administrativas. O treinamento será realizado no dia 29 de janeiro, no horário de 13:00 às 17:00. As inscrições serão encerradas no dia 25/01.

Os treinamentos serão realizados na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos, aniversariantes da semana: Maria de Lourdes Moreira Braga (DSG) e Marli de Freitas Gomes, hoje, dia 17; Simone Valéria Borges, no dia 18; Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Ana Paula Lima Figueiredo e Renato Baumgratz Viotti, no dia 22.