Sistemático: Edição 1097 – 24/01/2002


Notícias



MATEMÁTICA LIGADO AO NOVO BACKBONE

Na última quinta-feira, dia 17, o Depto. de Matemática do ICEx foi ligado ao novo backbone da Rede UFMG. As atividades necessárias envolveram pessoal da DRC, do POP-MG e do próprio departamento. A nova ligação foi efetuada de forma provisória, já que os switches gerenciáveis, que serão utilizados na migração do backbone das redes do ICEx, estavam sem interfaces de fibra. A antecipação da migração do departamento de Matemática para o novo backbone se deve ao fato de que era necessário testar a recepção de voz e vídeo através de multicast, já que um curso da área será transmitido via Internet na próxima semana.

CAFÉ CONVERGENTE AVAYA/SITCOM

Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação, esteve participando hoje, pela manhã, do “Café Convergente”, evento promovido pelas empresas Avaya e Sitcom. A Avaya é um desmembramento da Lucent e atua na área de equipamentos para rede (switches, redes virtuais privadas, redes sem fio e telefonia).

No evento foram apresentadas duas palestras, a primeira delas mostrando as tecnologias exploradas e equipamentos produzidos pela Avaya nos segmentos de switches e redes sem fio. A segunda palestra mostrou os equipamentos da Avaya utilizados em telefonia IP, como “pabx” com ramais IP, digitais (ISDN)e analógicos, além de equipamentos remotos que funcionam como extensão de um pabx central. A utilização de redes sem fio e telefonia IP está sendo analisada pela DRC como uma possível solução para atender áreas remotas do Museu de História Natural e Jardim Botânico, nas quais a passagem de cabos de fibra ótica e de par metálico para atender à comunicação de dados e voz se mostra economicamente inviável.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DAS LEITORAS ÓTICAS

O Centro de Computação solicitou, à empresa fabricante das leitoras de marcas óticas PICSIS, manutenção preventiva, tendo em vista a conferência e leitura dos serviços referentes ao Vestibular 2002 da UFMG, previstas para o período de 03 a 06 de fevereiro.

EVENTO DELL

A Dell Computadores estará oferecendo, no dia 30 de janeiro, um Café da Manhã em que serão apresentados seus produtos da linha de servidores escaláveis.

O evento será realizado no Salão Tiradentes do Hotel Ouro Minas e contará com a participação de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DAC.


Informativo



INDICADORES DE DESEMPENHO
Apesar da diversificação das plataformas de hardware, que sediam os serviços e sistemas do CECOM, uma parte significativa destes está baseada na solução mainframe representada pelo computador LX-5320.

Com a migração gradativa dos sistemas desenvolvidos pelo CECOM para o ambiente Cliente/Servidor e a diminuição do uso do Hermes para tráfego de correspondências, que passaram a ser feitas também via e-mail, tem ocorrido uma queda no volume total de consultas ao LX, conforme mostra o gráfico acima.

O Hermes também tem acompanhado a mesma curva de queda no gráfico, mesmo porque ele é um dos principais causadores da queda no total de transações. Essa queda se acentuou a partir de 2000, com a implantação do Lotus Notes, dentro do Projeto Grude, o qual substituirá o Hermes como ferramenta de correio institucional.

Apesar da queda apontada nos gráficos acima, o total de usuários cadastrados continua em crescimento. Isto se deve ao fato de que, por razões de auditoria, o CECOM não exclui senhas de pessoas que deixam de usar o sistema LX.

Em julho de 1997, o CECOM, em parceria com o DRCA, disponibilizou aos alunos da graduação a consulta a suas informações acadêmicas através da Internet, que recebeu em 2001, 104.382 consultas.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas, esta semana:

– Se você é daqueles(as) que adoram pintar, visite a página http://www.coloringpage.org e divirta-se pra valer com os livros. São centenas de figuras para serem coloridas e espaço para desenhos. A página é dividida por faixas etárias e os menininhos poderão brincar sem nenhuma dificuldades. Cartões e joguinhos fazem parte desta página também.

– Um grande mistério para todos é o cérebro. Mas se você gosta de estudos sobre o assunto, na página http://www.pbs.org/wnet/brain/3d/index.html pode ter uma visão em 3D do órgão.

– Dizem que voar de ultraleve é bom demais. Eu nunca voei, mas tem uma página que você pode saber tudo sobre este esporte radical. O Clube Esportivo de Vôo começou como uma reunião de apaixonados por ultraleve e com isso cresceu bastante e abriga os mais diversos tipos de aeronaves. A página tem galeria de fotos, metereologia de aviação e legislação. Voe até lá. O endereço é: http://www.clubeceu.com.br.

– Você sabe o quê é prosopagnosia? Não? Do grego prosopon, máscara, rosto, e gnosis, conhecimento. Incapacidade de identificar as feições humanas. Esta deficiência deve ser gravemente considerada por ocasião da prova testemunhal, em se tratando de reconhecimento de pessoas. Quem sofre desta doença não reconhece rostos. As imagens da direita mostram como as pessoas vêem um rosto; as do meio, como alguém com prosopagnósia enxerga e as da esquerda, como vê uma foto. Saiba mais neste site cujo endereço é: http://www.prosopagnosia.com. (Site em Inglês)

– A bioquímica Linda Long criou músicas derivadas das moléculas da vida. Não sei como ela fez isto, mas o resultado é muito doido e muito interessante. O endereço é: http://www.molecularmusic.com. (Site em Inglês)

– Nada mais desagradável do que cheiro de cigarro. Já fui fumante e sei como é isto. Mas para dar uma força, vai uma dica e quem sabe os fumantes dão uma parada não só na página como de fumar. A história é a seguinte: tem um diário e você conta as suas experiências e lê as dos outros. Quem sabe você resolve e pare de fumar. Lá tem quase 1.939 ex-(ou quase) fumantes e, a cada semana, o site propõe um tema para ser discutido nos diários. O desta semana é: “você acha que um diário on-line pode ajudá-lo?” O endereço é: http://quitsmoking.opendiary.com. (Site em Inglês)

– Neste país de novinhos, depois de uma certa idade, nem sempre é fácil encontrar um emprego. A página “Velhos amigos” criou uma seção só com anúncios de oportunidades para idosos. Além disso, a home page traz notícias e programação cultural. Quem sabe você encontra uma oportunidade para você ou para um amigo(a). O endereço é: http://www.velhosamigos.com.br.

– Se você gosta de dar boas gargalhadas, visite a página http://www.terra.com.br/cybercomix/ e se divirta prá valer. São várias piadas e brincadeiras com algumas personalidades políticas. Mas se o momento é de dar boas gargalhadas, visite a página http://portal.terra.com.br/piadas e faça uma massagem em sua face dando boas gargalhadas. Piadas clássicas e outras para você ler on-line.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos:

Impressora Jato de Tinta – As impressoras jato de tinta são as impressoras mais vendidas atualmente. Ao invés de usar agulhas e fita como as matriciais, as impressoras jato de tinta trabalham espirrando gotículas de tinta sobre o papel, conseguindo uma boa qualidade de impressão, próxima à de impressoras a laser. Outra vantagem destas impressoras é seu baixo custo, o que as torna perfeitas para o uso doméstico. As impressoras jato de tinta podem usar basicamente três tecnologias de impressão: a Buble Jet, ou jato de bolhas, a Piezoelétrica e a de troca de estado. A tecnologia Buble Jet foi criada pela Canon, que detém a patente do nome até hoje. Esta tecnologia consiste em aquecer a tinta através de uma pequena resistência, formando pequenas bolhas de ar, que fazem a tinta espirrar com violência sobre o papel. Esta tecnologia é usada em várias marcas de impressoras, como as da própria Canon. No caso das impressoras HP, a tecnologia recebe o nome de “Ink Jet”, apesar do princípio de funcionamento ser o mesmo. Uma desvantagem desta tecnologia é que, devido ao aquecimento, a cabeça de impressão costuma se desgastar depois de pouco tempo, perdendo a precisão. Por outro lado, por serem extremamente simples, as cabeças são baratas, e por isso são embutidas nos próprios cartuchos de impressão. As impressoras Epson por sua vez, utilizam uma cabeça de impressão Piezoelétrica, que funciona mais ou menos como uma bomba microscópica, borrifando a tinta sobre o papel. A cabeça de impressão consiste em uma pequena canalização, com um cristal piezoelétrico próximo da ponta. Quanto recebe eletricidade, este cristal vibra, fazendo com que gotículas de tinta sejam expelidas para fora do cartucho.

Impressora Laser – Numa impressora a laser, a imagem a ser impressa em papel é primeiramente formada num cilindro, ou molde. Um feixe de raios laser gera cargas de eletricidade estática em algumas partes do cilindro. O cilindro carregado vai então para o reservatório de toner, onde as partes carregadas do cilindro o atraem, formando um molde perfeito da imagem a ser impressa. Em seguida, o molde é prensado contra o papel, com a ajuda de um mecanismo chamado conjunto fusor, gerando a página impressa. Além das impressoras a laser monocromáticas, temos também as coloridas, que usam quatro cores de toner para conseguir cores perfeitas.

Impressora LED – Esta é uma tecnologia de impressoras semelhantes às Laser, que também utilizam toner e possuem uma qualidade de impressão semelhante, mas são um pouco mais baratas. A diferença é que ao invés de laser estas impressoras utilizam um pente de LEDs para gerar as cargas eletrostáticas no cilindro de impressão. Um exemplo de empresa que comercializa este tipo de impressora é a Okidata.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Todas as saídas de funcionários do CECOM acabam em lanche ou festinha. Na saída de Iremar Nunes de Lima, que pertenceu à equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria, foi realizado um lanche com uma mesa organizada pela Vicentina, expert no assunto, de frios, pães de queijo, torta de côco, sorvetes variados, salgados, patês e refrigerantes.

A saída de Iremar do CECOM foi publicada no Sistemático no. 30, de 24/08/2000 e o lanche aconteceu no dia 05/09, com a presença de muitos funcionários e da esposa dele, Renata.

Todos se lembram da carinha que Iremar fez ao entrar na Sala do Café do 8o. andar e ver aquela mesa toda arrumada para o lanche. Ele não sabia o que achava mais bonito e ficou muito feliz. Falava isto a toda hora e que não esperava uma despedida tão bonita. As fotos, tiradas por Renato Righi, traduzem toda a alegria do Iremar naquele dia.

Foram tiradas outras fotos por Lelé, mas no momento elas não se encontram disponíveis para divulgação. Em nova oportunidade O Sistemático completa a coleção de fotos da despedida do Iremar do CECOM.

Iremar admirando a mesa

Iremar, Lurdinha e Renata



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 3, de 21/01/1982, publicou notícias sobre a 7a. Convenção Nacional do Microfilme, levantamentos bibliográficos, funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no fim-de-semana, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PANEL EXPODATA 82
O Centro de Computação da UFMG estará participando do “Panel Expodata 82”, que será realizado de 02 a 07 de março, em Lima, Peru, com Luiz Carlos Campos, do Setor de Suporte de Sistemas.
Luiz Carlos recebeu a confirmação, esta semana, da apresentação de seu trabalho “Uma Interface de Linha em Comunicação Direta de Dados”. …

VESTIBULAR DA UFBa
Foram encerrados ontem, juntamente com o Vestibular da UFMG, os trabalhos de leitura/consistência das folhas de redação do Vestibular da Universidade Federal da Bahia.



Eventos



TREINAMENTO LOTUS WORDPRO

Estão participando do treinamento de Lotus WordPro, que está sendo realizado pelo CECOM desde o dia 21/01, os seguintes funcionários: Adão Edmar Cardoso (DSG), Douglas da Silva Rodrigues (CPPD), Geny Lopes Pereira (FACE), João Paulo Rodrigues da Costa (CECOM), Joice Soares Tolentino (Centro Cultural), Josué Ribeiro Roberto (Editora), Márcio Flávio dos Reis (DSG), Maria Dorotéia Pereira (PROEX), Melquisedeque de Castro (DSG), Mirian Marlene de Rezende Bergo (SODS), Paulo Pereira da Silva (DSG), Sávio de Souza Lima (Veterinária), Soraia Batista Portugal Vale (Editora) e Zilda Maria Silva Dantas (Centro Cultural).

O treinamento, que vai ser encerrado amanhã, dia 25, está tendo como instrutor Antônio Eustáquio Rodrigues e como monitor Danilo Pinheiro Soares Guimarães, da DAC.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude nas unidades administrativas, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários das unidades administrativas.

A turma, com 16 vagas, será realizada no dia 29 de janeiro, no horário de 13:00 às 17:00, com as inscrições se encerrando amanhã, dia 25/01. As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Helvécio Cossenzo Pinto, aniversariante do dia 28. E os parabéns para os ex-ceconianos: Izilda Costa Chaves, no dia 26; Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28.