Sistemático: Edição 1098 – 31/01/2002


Notícias



NOVO REITORADO PRIORIZA PROJETOS DE TECNOLOGIA DA UNFORMAÇÃO

Nesta última semana, foram realizadas reuniões envolvendo alguns membros da ATI, da equipe do reitorado atual e da equipe do novo reitorado onde foram apresentados alguns projetos estratégicos de tecnologia de informação da Universidade. Estas reuniões tiveram como objetivo assegurar a continuidade dos projetos INA, GED, o novo Sistema Acadêmico e o Grude. A futura reitora, profa. Ana Lúcia Gazzola, priorizou a liberação desses sistemas ressaltando a sua importância e impacto no cotidiano da UFMG. O principal resultado destas reuniões foi a reafirmação do compromisso de participação efetiva de toda a equipe envolvida – fator determinante do sucesso destes e de todo sistema de informação complexo. Estiveram presentes nessas reuniões representantes da ATI, CECOM, LCC, além dos principais usuários da CPPD, PROGRAD e DRCA da atual e da futura gestão.

VESTIBULAR 2002 DA UFMG

As provas da 1a. etapa do Vestibular 2002 da UFMG serão realizadas no próximo fim-de-semana, dias 02 e 03 de fevereiro. Conforme o cronograma da Coordenadoria de Processamento do Vestibular, os trabalhos que envolvem desembalagem, leitura e conferência das folhas de resposta dos candidatos, serão iniciados a partir das 19:00 do dia 02/02, em equipes distribuídas em três turnos.

A liberação do resultado da 1a. etapa está prevista para o dia 20 de fevereiro.

SISTEMA CORPORE DA RM

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 31/01, reunião conjunta da RM Sistemas, CECOM e ProRH/DRH, para a adequação e implantação do Sistema Corpore de Gestão de Pessoal, da empresa RM Sistemas, na área de recursos humanos da UFMG. Estiveram presentes o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, o analista Ronaldo Araújo Costa; o diretor do DRH/ProRH, Sílvio Roberto Tavares e a consultora Danielle Sabarense; e pela RM Sistemas, os consultores Luciano Silveira, Gerson Costa Lopes, Lenise Adriana de Oliveira e Lucas Gonçalves de Oliveira.

O trabalho demandará a instalação de infra-estrutura de micros no DRH. Paralelo a esse trabalho, a RM estará adequando o projeto às necessidades da Universidade. Ao término da implantação do sistema, serão efetuados treinamentos a partir das definições dos usuários do DRH, unidades acadêmicas, administrativas e da Administração Central.

Ficaram, também, agendadas novas reuniões para os dias 05, 06 e 07 de fevereiro, no horário de 14:00 às 17:00, na Unidade Administrativa III, sede do DRH.

APRESENTAÇÃO DO LCC

Foi realizada ontem, dia 30/01, às 16:00, no Auditório 3 da Física, uma apresentação do LCC do Banco de Dados “Controle de Aplicações” e definição das pessoas que poderão solicitar aplicações nas unidades.

O “Controle de Aplicações” é um serviço disponibilizado pelo LCC (Cenapad) para que o usuário possa solicitar a criação de aplicações (ferramentas) para automatizar rotinas/atividades de trabalho. As aplicações, que são classificadas como automáticas ou manuais, serão previamente analisadas por um “Aprovador”, que determinará a sua criação ou não. Para as aplicações automáticas, o LCC (Cenapad) disponiblizará alguns modelos (templates). Para esses modelos a aplicação será disponibilizada para o solicitante quase que imediatamente, após a sua aprovação. Inicialmente, as solicitações de aplicações estarão restritas aos Suportes Locais das unidades integradas ao GRUDE.

A coordenação da apresentação esteve a cargo de Fabiana Costa Pereira, do LCC e estiveram presentes, representando o CECOM, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Antônio Eustáquio Rodrigues, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

INDISPONIBILIDADE DO SISTEMA

Em função de atividades de manutenção no sistema de ar condicionado da sala de servidores do CECOM, no subsolo da Reitoria, ontem, dia 30/01, houve indisponibili-dade, a partir das 16:00, de alguns serviços prestados pelo CECOM: redes locais e correio eletrônico das unidades administrativas (Reitoria, Unidades Administrativas II e III, DSG, BU e Imprensa). O acesso à Internet, à base de dados bibliográfica, aos sistemas instalados no mainframe LX (acadêmico, funcional, Hermes etc.)e ao Serpro continuou disponível.

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS PARTICULARES

A DAA enviou, através de mensagem SIAFI, informações para ressarcimento à UFMG pela utilização de forma particular das linhas telefônicas, do prefixo 3499 (Campus Pampulha), linhas diretas ou telefones celulares institucionais.

O usuário deverá preencher a guia de depósito do Banco do Brasil com os seguintes dados:
Agência: 3602-1;
Depósito em Conta Corrente;
Nome do Cliente: Tesouro – Conta Única;
Depósito Identificado: 15325815229050-5;
Número da Conta: 170500-8.

O recurso arrecadado será destinado ao pagamento de contas telefônicas da UFMG.

ACESSO AO 2o. ANDAR DA REITORIA

Devido à instalação da sala para telefonistas do Vestibular 2002 no 2o. andar do prédio da Reitoria, no período de 30/01 até 05/02/2002 os elevadores não terão ponto de parada no andar. O acesso ao caixa do Banco do Brasil deverá ser feito pela escada.


Informativo



INDICADORES DE DESEMPENHO

Dando continuidade à publicação dos gráficos dos indicadores de desempenho dos serviços e sistemas do Centro de Computação, relativos ao ano de 2001, esta semana O Sistemático divulga os gráficos dos servidores e de micros conectados e usuários cadastrados.

A consolidação do ambiente de produção do CECOM estruturado na especialização dos servidores de processamento em serviços verticalizados (servidores de rede local, sistemas Cliente/Servidor e mainframe, serviços de Intranet e Internet, servidores de aplicação e banco de dados etc.) permanece em alta, ampliando a quantidade de equipamentos.

As redes administrativas existentes na Reitoria, BU, UA2, UA3, DSG e Imprensa, são mantidas pelo CECOM e têm apresentado crescimento interessante: percebe-se a tendência de equilíbrio na relação de 1 micro para cada usuário.


GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Um site que trata de plantas medicinais e câncer de seio. São perguntas e respostas no endereço http://www.geocities.com/HotSprings/2477/fnews23.htm.

– No dia 17 de março de 1945, em Porto Alegre, nascia Elis Regina de Carvalho Costa que é considerada uma das principais cantoras da história da MPB. Apesar de ter morrido cedo, aos 36 anos, no dia 19 de janeiro de 1982, de uma parada cardíaca, após 20 anos sua morte, a Pimentinha continua viva na memória do país e recebe homenagens em muitos sites como http://www.elisque saudade.cjb.net/.

– Mas se você gosta mesmo da Elis Regina, não pode perder a oportunidade de visitar a página http://www.elisregina.cjb.net e apreciar um site que é a cara da Elis. Fotos, letras, histórias etc você vai encontrar lá. Se você gosta de música e nunca ouviu falar desta que é uma das melhores intérpretes da MPB, está na hora de ler alguma coisa sobre ela.

– Para quem gosta de futebol ou é curioso pelo o assunto, a página http://www.soccerlogos.cjb.net tem escudos dos times das Américas, da África, Ásia, Europa e Oceania. São 4.718 escudos de times conhecidos e de times que nunca ouvimos falar e qual confederação eles estão associados. Praticamente todos os times do mundo tiveram seus escudos publicados, inclusive alguns de segunda divisão e outros que até já foram extintos. Pensando bem, dá até para formular algumas perguntas para o show do milhão. Ah! você pode imprimir os escudos.

– Para nós que estamos do lado de cá, o lado de lá, o Oriente é um mistério. A página http://www.nihonsite.com/index.cfm, fala sobre o Japão e sua cultura, com informações sobre religião, lendas, etiqueta, origami, receitas e também sobre a tradicional cerimônia do chá. Agora se você gosta de comida janponesa tem um excelente guia de restaurantes japoneses no Brasil, informações sobre as principais séries de TV japonesas, seus temas musicais e seus heróis, além de papéis de parede exclusivos para decorar a tela do seu computador. Tem também uma seção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, inaugurado em 18 junho de 1978 e – como não poderia deixar de ser – traz em destaque informações sobre a próxima Copa do Mundo.

– De tanto falar que brasileiro tem memória curta, foi criada uma página de inúmeras biografias de brasileiros de todas as áreas, como esportistas, políticos, músicos, escritores, cientistas, humoristas, jornalistas, sociólogos, atores, pintores, escultores. Não deixe apagar a memória e confira esta página: http://www.memorialonline.com.br/.

– Pare. Pense e reflita primeiro antes de falar. Na página http://www.sulbr.com.br/domsupremo/reflexao.asp tem frases famosas e várias reflexões para o dia a dia e que muitas das vezes não damos importância. “Nada nessa vida é fácil. Quantas vezes já pensamos e falamos isso? Temos que olhar as coisas pelo lado bom, pois com certeza tudo tem o seu propósito. Se temos dificuldades, se estamos sofrendo é porque alguma coisa está errada perante a vida. O sofrimento é a forma usada pela vida para que comecemos a andar, ter novas visões sobre a lei divina e sair da rotina em que estamos emaranhados.” Vale a pena conferir.

Algumas dicas da amiga Mireile Bruna, do Sind-Ifes, sub-sede Campus da UFMG:
– Uma página feita para elas e para eles também é a http://www.she.com.br. Esta revista eletrônica tem todas as informações para as mulheres que querem ficar em dia com as novidades. Saúde, beleza, sexo, concursos, pratos e cia,ele e ela etc, são alguns dos assuntos tratado nesta revista eletrônica. O link “Rindo deles” é muito divertido. Dê uma olhada e fique informado sobre o universo feminino.

– “Do mundo dos fatos não há caminho que nos conduza ao mundo dos valores, mas do mundo dos valores há sempre um caminho que nos leva ao mundo dos fatos” (Albert Einstein) Gostou da frase? Se gostou, aponte o seu mouse para a página http://www.yvesamurai.cjb.net/ e faça download de MP3, cifras e programas para afinar guitarras etc. Frase, músicas e poesias são uma tônica nesta página.

– Uma página que é puro sangue e que conta a história dos vampiros é a http://www.vampire.com.br/principal.htm. Argh! histórias, santa inquisição e outros assuntos, estão nesta página que é um horror. É proibido para menores de 17 anos.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Gravadores de DVD começam a chegar ao país – Chegou ao Brasil uma boa novidade para quem quer armazenar enormes quantidades de dados: os gravadores de DVD. Já há pelo menos dois modelos à venda no país, um da HP e outro da Pioneer.
Como se sabe, além de DVDs, estes aparelhos também permitem a gravação de cds, no formato CD-R ou CD-RW. O modelo da HP, DVD 100i, chega às lojas ainda nesta semana, por cerca de 2 399 reais (preço sugerido para São Paulo).
Ele tem 4,7 GB de capacidade de armazenamento, velocidade de regravação de 2,4x e de leitura, de 8x – é bom lembrar que cada 1x da velocidade de um DVD equivale a 9x dos cds. Para cds, a gravação tem velocidade de 12x, a regravação, de 10x e a leitura, de 32x.
O DVD 100i é compatível com Windows 95 B ou superior, incluindo Windows NT 4.0 Workstation com SP5. Para rodá-lo, é preciso de pelo menos um Pentium III com 128 Mb de RAM, 2 MB de memória com tecnologia de prevenção de buffer underun, e hardware para captura e compressão de vídeo. O aparelho é acompanhado por softwares de edição de som e de vídeo.
Já o equipamento da Pioneer, o DVR-A03, chega ao Brasil pelas mãos da ControleNet, custando aproximadamente 1.390 dólares – 3294,30 reais, pela cotação do dólar comercial de hoje. Ele grava até 4,7 GB e vem com um sistema de proteção que evita o erro de buffer underun durante a gravação.
O DVR-A03 é compatível com Windows 98 ou superior, e precisa de um Pentium III para rodar.

Placa que transforma VHS em DVD já no país – Quem nunca desejou poder passar aquelas velhas fitas de vídeo para o formato DVD? Já pode ser encontrado no Brasil um aparelho que captura e transforma imagens analógicas em digitais: o USB Instant DVD, da ADS Technologies.
O equipamento, vendido no país pela Super Kit, foi lançado pela ADS no mercado americano em setembro de 2001. A placa captura imagens do vídeo-cassete ou da filmadora e as converte para o formato DVD (ou outro formato digital, como, por ex., MPEG1, MPEG2, VCD ou SVCD), mas para ser gravado – e assistido – no PC.
Para gravar os vídeos em cds ou em DVDs, é preciso ter o gravador de cd ou DVD. Mas assistí-las no PC já é uma grande coisa, quando se pensa na vida útil e na preservação das velhas fitas em VHS.
O USB Instant DVD, como o nome diz, conecta-se ao PC via porta USB, e ainda tem entradas e saídas RCA, P2 e S-VHS. A taxa de transferência na captura de vídeo, segundo a ADS, vai de 1,5 MB até 6 MB por segundo e, a de captura de áudio, oscila entre 128 e 384 Kbits por segundo. A placa roda em PCs com configuração Intel Celeron 400 MHz ou AMD K6-400 e superiores, rodando o sistema operacional Windows a partir da versão 98. Para editar as imagens, a placa traz um CD com programas de edição e autoria em DVD.
A placa que transforma VHS em DVD pode ser comprada na SuperKit, por cerca de 880 reais.

Linux pode ser até 80% mais barato que Unix – O custo total de manutenção do Linux (ou TCO – total cost of ownership) é de 45% a 80% mais baixo do que o do Unix, segundo uma nova pesquisa do IDC divulgada pelo site vnunet.com.
Segundo o IDC, o Linux está se mostrando uma alternativa de custo viável ao Unix para empresas que trabalham através de Internet, intranet, externet e trabalho colaborativo.
Um dado bem interessante que o levantamento mostrou foi que os custos associados ao Linux não são mais baixos para hardware ou software, como a maioria das pessoas acredita, mas principalmente quando comparados ao custo de pessoal, o que é uma surpresa para muita gente.
O estudo do IDC foi feito com base na análise de custo do Linux rodando numa plataforma Intel contra o Unix rodando em Risc.

AMD apresenta versão 1,3 GHz do Duron – A AMD lançou hoje, dia 21, uma nova versão do processador Duron, de 1,3 GHz, para PCs – segundo a empresa, ele oferece melhor performance para aplicações de foto digital, áudio e Internet.
O novo processador suporta memória DDR, de Double Data Rate, e, de acordo com a AMD, é preparado para o uso com o sistema operacional Windows XP, da Microsoft. Ele deve atender ao chamado mercado de computadores de baixo custo.
A AMD informou que hoje pelo menos 100 modelos de placa-mãe existentes no mercado já suportam a solução Duron de 1,3 GHz mais DDR. O novo chip está sendo vendido por 118 dólares, em lotes de mil unidades.

AOL nega interesse na Red Hat – O porta-voz da AOL Time Warner negou, ontem, que a companhia esteja em negociações para a compra da Red Hat, uma das principais distribuidoras do sistema operacional Linux, disse o site CNNMoney, da CNN.
“A história publicada pelo Washington Post é incorreta”, garatiu o porta-voz Andrew Weinstein, segundo o CNNMoney.
A matéria comenta, também, que diversos analistas de Wall Street já haviam opinado sobre a improbabilidade da fusão.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Não só os funcionários do CECOM tiram fotos, marcando momentos do dia-a-dia ceconiano ou de qualquer reunião. Perto do Natal, Maria Helena Rodrigues Araújo, responsável pela limpeza do 8o. andar e companheira alegre de todos os dias, resolveu marcar alguns momentos com as pessoas que mais conversa no CECOM.

Ela não queria sair em nenhuma foto e quase se escondeu atrás do boneco do Papai Noel. É claro que ela também tinha que aparecer e, então, Lelé bateu a foto. As demais fotografias foram tiradas por Maria Helena, no dia 21 de dezembro/2001, na mesma data em que ela, convidada a participar da cerimônia de entrega da premiação ao melhor funcionário do CECOM, no semestre anterior, recebeu uma lembrança de todos os ceconianos, através de Carlos Alfeu, diretor do Centro.

Elizângela, Maria Helena e Rosa juntas ao Papai Noel do CECOM

Lelé, Rubens, Alda e Beth

Eugênio e Danilo

Helinho em sua mesa de trabalho

CLASSIFICADO

Vende-se impressora colorida jato de tinta, marca Epson 4100, semi-nova.

Tratar com Alice, telefone 9914-6337.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 4, de 28/01/1982, publicou notícias sobre contenção de despesas, contratação da Agente de Mecanização e Apoio Nair Vieira Sales, lotada na Divisão de Usuários, renovação dos códigos de usuários, devolução do formulário para o Salário Família, seminário na Compucenter, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PANEL EXPODATA 82
Romildo Monte recebeu a confirmação da aceitação de seu trabalho, esta semana, para apresentação no “Panel Expodata 82”, que será realizado em Lima, Peru, no período de 02 a 07 de março.
Com isso, o Centro de Computação tem mais um representante no Panel Expodata 82, além de Luiz Carlos Campos, confirmado na semana passada.

SEMINÁRIO SOBRE OS PROJETOS PASCAL E ADA
Será realizado, de 1o. a 05 de fevereiro, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um seminário sobre os projetos Pascal e ADA, promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, da COPPE, com a finalidade de consolidar os conhecimentos adquiridos em construção de compiladores.
O CECOM estará participando desse seminário com Eduardo Henrique Lima, chefe do Setor de Suporte de Sistemas.

NOVOS EQUIPAMENTOS DA UFMG
Chegaram, esta semana, os novos equipamentos de computação adquiridos para o Depto. de Ciência da Computação e para o Depto. de Química da UFMG.
Foram comprados 4 terminais Sagitta 180, 1 Multiplexor Mux-108 (DCC) e 1 terminal TS-800, da Embracomp (Depto. de Química).
Os terminais estarão à disposição do Centro de Computação para testes locais e configuração das estações, para interligá-los à Rede de Teleprocessamento da UFMG.



Eventos



ANIVERSÁRIO DE INAUGURAÇÃO DO CECOM

Amanhã, dia 1o. de fevereiro, o CECOM estará completando 31 anos de sua inauguração. A Portaria no 569, de 04/11/1970, criou o Centro de Computação em substituição ao Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967. A inauguração do novo centro se deu em fevereiro do ano seguinte.

Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos que, ao longo dessas três décadas, contribuíram com seu trabalho para o desenvolvimento da área de informática no âmbito da UFMG.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

Estiveram participando da primeira turma de 2002 do treinamento sobre Lotus Notes, oferecido pelo CECOM, no dia 29/01, os seguintes funcionários: Adriana Aparecida de Melo (CECOM), Arley Machado Sacarpelli (DRCA), Átila Silva de Lima (DRCA), Cristina del Papa (PROGRAD), João Paulo Rodrigues da Costa (CECOM), Josué Ribeiro Roberto (Editora), Márcia Nascimento (BU), Maria Dorotéia Pereira (PROEX), Maria Socorro Alves (PROGRAD) e Soraia Batista Portugal Vale (Editora).

O instrutor do treinamento foi Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático envia os parabéns aos aniversariantes da semana: Márcia Maria Fernandes França, no dia 02 de fevereiro e Gildete de Jesus, no dia 06. E os parabéns para os ex-ceconianos: João Eduardo de Rezende Dantas, no dia 1o.; Mauro Siqueira Lopes e Maria Clarice de Carvalho Lima, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos (DCC), no dia 03 e Denise Spira, no dia 06.