Sistemático: Edição 1099 – 07/02/2002


Notícias



SISTEMA CORPORE COMEÇA A SER IMPLANTADO

Desde a terça-feira desta semana, foram iniciadas as reuniões para preparação da implantação do Sistema Corpore na UFMG.

Na reunião de abertura, ocorrida no DRH, estiveram presentes, além do corpo técnico do DRH, funcionários da CPPD, do SAST, do Hospital das Clínicas e do CECOM.

A coordenação do projeto, por parte da UFMG, está a cargo do diretor do DRH, Sílvio Roberto Tavares. A coordenação das atividades da RM Sistemas, empresa desenvolvedora do sistema, está a cargo do analista Lucas Gonçalves de Oliveira.

O CECOM estará envolvido no projeto em três macro-etapas. A primeira, já concluída, tratou do suporte à contratação do sistema e esteve a cargo de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. A segunda etapa diz respeito ao interfaceamento do Corpore com as outras bases de dados da UFMG, que possuem informações cadastrais de RH. Esta etapa, que está se iniciando agora, será atribuição da DAS, e está a cargo do analista Ronaldo Araújo Costa. A terceira etapa envolverá atividades de preparação da infra-estrutura de implantação do sistema e ficará a cargo da DAC, com o acompanhamento de Ronaldo Costa, que passará a gerenciar o projeto junto com a Diretoria do CECOM.

ASSINADA A NORMA DE TELEFONIA

Conforme noticiado no final do ano passado no Sistemático, o CECOM elaborou norma para regular as atividades de gerência, administração, planejamento, manutenção, utilização e controle dos equipamentos e serviços de telefonia (fixa e móvel), no âmbito da UFMG, de acordo com o disposto na Norma Operacional no. 001, de 24 de abril de 2001, do Ministério da Educação.

Após a elaboração da norma da UFMG pelo CECOM, ela passou por revisão da Proplan e Auditoria, além de ser analisada, sob aspecto jurídico, pela Procuradoria Jurídica. Transformada em portaria, sob o no. 00248, a norma foi assinada pelo Magnífico Reitor, prof. Francisco César de Sá Barreto, no dia 31 de janeiro de 2002.

Agora, o CECOM cuidará da publicação no Diário Oficial e da implantação das definições e atividades contidas na nova norma, que será amplamente divulgada à comunidade universitária.

TRANSMISSÃO DE CURSO VIA REDE

Entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro foi ministrado, no Depto. de Matemática, o “Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio – Geometria Analítica, Álgebra Linear e Números Complexos”. O curso faz parte do Programa Institutos do Milênio – Projeto CNPq/PADCT: AGIMB – Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região. A coordenação local foi da professora Maria Laura Magalhães Gomes e as aulas teóricas foram geradas no IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, e transmitidas através da Rede Nacional de Pesquisa para a UFMG, UFPE, UFCE, UNICAMP e UFRGS, no período da manhã.

Simultaneamente havia um “chat” interligando todas essas Instituições. Na parte da tarde foi transmitida a resolução de exercícios. A carga horária total do curso foi de 35 horas e o número de professores-alunos na UFMG foi de 41. Para possibilitar a recepção das imagens, transmitidas em multicast, o POP-MG e o CECOM fizeram a migração do depto. de Matemática para o novo backbone da Rede UFMG, conforme noticiado na edição do Sistemático de 24 de janeiro. Sob o ponto de vista técnico, o evento foi um sucesso, apesar de que aconteceram pequenas falhas na transmissão, principalmente do áudio. Como estas falhas aconteceram em todos os pontos que estavam recebendo a transmissão, é provável que elas tenham ocorrido na rede do IMPA. Segundo a profa. Maria Laura, estas falhas não comprometeram a realização do curso e as expectativas de todos os envolvidos foram atendidas.

PUBLICADO O EDITAL DO PREGÃO

Foi publicado, no jornal Estado de Minas de 06/02/2002, o anúncio do Pregão 001/2002, em que o Centro de Computação comunica que realizará, às 14:00, de 27/02/2002, PREGÃO para contratar serviços de comunicação de dados, de Unidades de BH e de Montes Claros até o Campus Pampulha. A sessão será realizada no CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. O Edital está disponível no próprio CECOM e no site www.comprasnet.gov.br, desde a data de hoje, dia 07/02/02.

SERVIDOR ORACLE

Na última terça-feira, dia 05/02, foi instalado o gerenciador de banco de dados Oracle, versão 9i, para sediar a base de dados do novo sistema de controle do Vestibular da UFMG, que está sendo desenvolvido no CECOM. O Oracle foi instalado em um servidor Aquanta, fabricado pela Unisys, com 3 discos rígidos de 18 GBytes e 1 GBytes de memória RAM. O serviço esteve a cargo do analista Hélio Teixeira da Costa, da DAC, e Air Rabelo, da International Syst Ltda.

ERRATA

Na notícia Vestibular 2002 da UFMG, publicada no Sistemático da semana passada, dia 31/01/2002, o segundo parágrafo, onde se lê: “A previsão de término dos trabalhos do CECOM é no dia 06 de fevereiro”, deve ser substituído por:

“A previsão de término dos trabalhos de leitura é no dia 06 de fevereiro. A liberação do resultado da primeira etapa está prevista para o dia 20 de fevereiro.”


Informativo



INDICADORES DE DESEMPENHO

Esta semana, O Sistemático apresenta indicador de desempenho associado ao serviço de conexão ao Serpro, através da Rede UFMG.

Em 1996, foi disponibilizado, pelo CECOM, um serviço que permitiu o acesso, através da rede UFMG, aos sistemas do Serpro a partir da própria unidade, sem necessidade de deslocamento de funcionários para outros prédios. A evolução desse serviço é mostrada no gráfico a seguir, onde houve uma certa estabilização até 1999, devido a limitações técnicas da conexão ao Serpro. A partir de 2000, com a instalação de uma segunda conexão e com solução técnica mais atual e mais flexível, observamos um aumento significativo de pontos conectados. O crescimento neste indicador depende da liberação de ampliações por parte do Serpro, que é quem define estes limites à UFMG.

A distribuição interna desses acessos é feita pelo CECOM, obedecendo as definições do Depto. de Contabilidade e Finanças e do Depto. de Administração de Pessoal, que são os principais gestores dos setores disponibilizados pelo Serpro (SIAFI, SIAPE e SIASG).

EXPEDIENTE DA PRÓXIMA SEMANA
De acordo com comunicado da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, o expediente da UFMG durante a semana do Carnaval vai seguir o calendário divulgado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 13/12/01, ou seja:

dia 11/02 – segunda-feira: ponto facultativo
dia 12/02 – terça-feira: ponto facultativo
dia 13/02 – quarta-feira: ponto facultativo, até as 14:00. Após este horário, o expediente em todos os setores administrativos da UFMG deverá ser normal.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na segunda quinzena de janeiro, as seguintes notícias:

Atualizar produtos Microsoft ficará caro – As empresas que ainda não migraram para as versões mais atuais dos produtos Microsoft podem ter de desembolsar muito dinheiro com o novo programa de licenciamento da empresa, segundo o Giga Information Group.
O novo programa de licenciamento da Microsoft passa a ser efetivo a partir do dia primeiro de agosto de 2002, mas dia 28 de fevereiro é o limite para as empresas adquirirem o Upgrade Advantage, que é o acordo que estabelece serviço de suporte e manutenção para os produtos licenciados.
“De uma maneira geral, este programa força os usuários que ainda não migraram para as versões mais atuais de seus produtos a pagarem um preço muito caro caso não atualizem seus programas antes do dia 28 de fevereiro”, diz Laura Didio, analista do Giga.
Segundo o Giga, a Microsoft substituiu um dos mais populares programas de utilização de software por um outro, o Software Assurance. No entanto, para fazer uso dos benefícios desse programa, como melhores preços, as empresas precisam estar utilizando o que a Microsoft determina de versão “corrente” de seus produtos.
Para a plataforma Office, por exemplo, apenas se encaixa como “corrente” a versão XP. O Office 2000, no entanto, seria considerado “corrente” até dia 31 de julho. A partir de agosto de 2002, só o Windows XP e o Office XP serão consideradas versões “correntes”.
Segundo o Giga, os usuários corporativos têm duas escolhas: atualizarem seus programas até dia 31 de julho ou pagarem o preço integral na próxima vez que a atualização for necessária, sem direito a nenhum desconto. Laura afirma ainda que quem esperar até depois do dia 31 de julho sem um contrato ou pelo menos um compromisso já encaminhado deve pagar muito mais.
De acordo com ela, os usuários corporativos que estejam atualmente usando versões mais antigas do Office ou do Windows devem migrar para modelos mais atualizados. Até porque, diz ela, as versões Office XP e Windows 2000 Professional e Server são muito melhores e mais estáveis.
Ainda segundo Laura, a Microsoft está tentando proteger suas margens de lucro num mundo corporativo que está alongando o ciclo de vida de seus produtos para 3, 4 ou até 5 anos entre os períodos de atualização.
No entanto, as empresas precisam considerar vários itens para decidir se a atualização é válida. Alguns estudos anteriores do Giga podem ajudar nessa hora.
Por exemplo, um levantamento, com 5 mil empresas em todo o mundo, mostrou que 60% delas precisaram atualizar o hardware para dar suporte ao Windows 2000. Aproximadamente 20% das empresas possuem entre 5 mil e 50 mil usuários licenciados . Além disso, pesquisas realizadas em janeiro, maio e setembro do ano passado mostraram que 25% das companhias precisaram atualizar seus servidores para dar suporte ao Windows 2000 Server. No entanto, o Giga acredita que muitas empresas devem perceber que não precisam de um hardware adicional para instalar as plataformas no novo Windows 2000 ou XP.
O Giga diz ainda que, dependendo do tamanho da empresa, a atualização de um software da Microsoft pode levar de 3 a 18 meses para ser completada.
Outros dados são que o treinamento e a capacitação dos profissionais de TI no manuseio do Windows 2000 e XP pode durar de 5 a 8 dias. No entanto, o Windows 2000 Pro e o Server podem gerar um ganho de produtividade de até 2 horas por semana.
O estudo afirma também que a área em que as empresas mais se concentram na hora de tomar uma decisão é o custo das licenças. Apesar disso, mesmo que 80% das empresas entrevistadas afirmem que o novo programa de licenciamento da Microsoft deva custar muito dinheiro, só 40% fizeram os cálculos necessários para chegar a essa conclusão.

IBM lança primeiros mainframes para Linux – A International Business Machines (IBM) lançou nesta sexta-feira seus primeiros computadores centrais (mainframe) que vão usar exclusivamente o sistema operacional Linux.
As duas novas máquinas – nos modelos iSeries e zSeries – podem substituir diversos servidores menores, como os fabricados pelas rivais Dell Computer e Sun Microsystems, explicou a IBM.
“É realmente inédito para a IBM. É a primeira vez que estamos apresentando uma nova tecnologia desenhada para o Linux e para a consolidação de servidores. Estes são realmente os primeiros computadores a operar somente o Linux”, disse Peter McCaffrey, diretor de marketing de produtos da IBM.
A IBM tem boas perspectivas para seus novos produtos, já que as empresas estão considerando caro ligar dezenas ou até centenas de servidores juntos para atender suas necessidades de redes corporativas.
Os aparelhos iSeries podem substituir até 15 servidores padrão e vão custar cerca de 50 mil dólares, enquanto os modelos zSeries poderão substituir centenas de servidores e terão preço de 400 mil dólares.

Empresa cria chip contra roubo de celulares – A empresa californiana Xilinx anunciou, esta semana, um chip reprogramável com o qual usuários de telefones celulares poderão desabilitá-los remotamente em caso de roubo.
Segundo a Xilinx, o CoolRunner-II CPLD (este é o nome do chip) é bem pequeno e consome pouca energia. Ao saber do roubo, a operadora de telefonia móvel poderá enviar, via internet, novas informações para o aparelho, bloqueando seu uso, onde quer que ele se encontre – desde que seja dentro da rede. O bloqueio, conta a empresa, impede que o teclado do celular seja utilizado, mesmo se o ladrão trocar o cartão SIM do mesmo.
Com o mesmo chip, a operadora pode reativar o celular, caso ele seja devolvido ao dono e, garante a Xilinx, até impedir outros problemas de segurança, como clonagem ou reconfiguração não-autorizada.
Mas o foco da Xilinx com este produto não são os americanos: a empresa está de olho no mercado inglês, onde o número de roubos de celulares cresceu 190 por cento de 1995 – hoje, diz a Home Office Research, eles já representam 28 por cento de todos os roubos cometidos no país.

EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA WEBSPHERE

Foi publicado, no dia 04/02/02, no site IT Web (www.itweb.com.br) sob o título “IBM anuncia WebSphere Transcription Server” que:
“Com 160 mil palavras no vocabulário, o produto oferece uma alternativa para automatizar as atividades de transcrição. A IBM acaba de lançar um novo reconhecedor de voz baseado na sua ferramenta de ViaVoice. De acordo com a IBM, o novo WebSphere Voice Server conta com um vocabuário de 160 mil vocábulos, incluindo termos específicos para médicos e advogados.

O Transcription Server pode ser conectado aos demais sistemas corporativos.
Os perfis de voz dos usuários são armazenados no servidor, para que os administradores possam manipulá-las com precisão. Os discursos podem ser acessados via telefone, microfone de PCs e gravadores digitais.”

ANUNCIADA PRIMEIRA VERSÃO DO WINE

Foi anunciado na publicação americana Network World, no dia 05/02/02 que:

“Usuários que desejam executar Word, Internet Explorer ou outras aplicações Windows em plataformas que não sejam da Microsoft podem finalmente fazê-lo, com um software que um consórcio de desenvolvedores de código aberto apresentará dentro dos próximos três meses.
O Wine 1.0, em desenvolvimento por um grupo de voluntários desde 1993, é uma implementação do Windows 3.x e do Win32 que trabalha sobre Linux, Unix ou estações XWindows. Fazem parte do software:
Compatibilidade com tecnologias Common Object Model e Distributed COM (que permite que as aplicações se comuniquem através de uma rede de modo seguro e eficiente).
A habilidade de montar sistemas Samba multiusuários, que dá a usuários Linux o acesso a arquivos e serviços de impressão que usem o Microsoft Common Information virtual System.
A capacidade de executar software-cliente Lotus Notes baseado em Windows sobre estações Linux. Várias companhias, entre elas CodeWeavers e TransGaming, vão oferecer distribuições do Wine, empacotadas com scripts de instalação e documentação.
O Wine pode ser usado com qualquer versão do Linux e seu download pode ser feito a partir dos sites Wine Development HQ, CodeWeavers Wine ou TransGaming Technologies."

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistemático não será editado na próxima semana, retornando no dia 21 de fevereiro.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A comemoração dos 15 anos do Centro de Computação foi realizada no dia 04 de novembro de 1985, na sala que hoje é ocupada por Ronaldo e Regininha, no 8o andar, com salgados, bolo e balões. Na época, o diretor do CECOM era o prof. João Carlos Pires Bauer.

Todos os funcionários participaram da comemoração, que contou com alguns convidados, como o prof. Márcio Quintão Moreno e Tarcísio Rodrigues, marido da Laura.

Para muitos se lembrarem dessa época, a Bel estava grávida da Giselle, Yoshida tinha ficado noivo, Denise era programadora e Carlos Alfeu era analista da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.

As primeiras fotos foram tiradas por Lelé, que foi embora mais cedo, e deixou a máquina fotográfica com William e Zédu.

A mesa de salgados

Bárbara, Vicentina, Adriana Leonel, Marcelo, Cristiane e Denise

Xina, Bárbara, Adriana Leonel, Denise, Marcelo e Bel

prof. Márcio Quintão, prof. Bauer e William

Carlos Alfeu e Vicentina



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 5, de 04/02/1982, publicou notícias sobre a participação de Eduardo Henrique Lima no Seminário sobre os Projetos Pascal e ADA, no Rio de Janeiro, supervisão do 4o. turno da Operação, levantamentos bibliográficos, funcionamento do Sistema Burroughs 6700, entre outras. Nessa edição teve início a republicação do folhetim “A Maldição do MCP”, de Rainer Brockerhoff, a pedido de alguns saudosistas. As notícias que se destacaram foram:

TV CECOM EM EXPERIÊNCIA
Dentro de pouco tempo estará no ar, em caráter experimental, a TV CECOM, cuja programação está sendo elaborada pela Divisão de Sistemas de Computação e constará basicamente de “jobs” nas filas, “jobs” executando e “jobs” na fila de impressão.
A localização do aparelho está sendo estudada pela Divisão de Usuários e deverá ser definida brevemente.

TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS COBRA
Foi desenvolvido, pelo Setor de Suporte de Sistemas, um sistema para treinamento de digitadores nos equipamentos COBRA.
O sistema possui três programas escritos em LTD, com seus arquivos associados, os quais permitem o treinamento em digitação alfabética, numérica ou alfanumérica. Permite também obter um relatório com estatísticas de desempenho do digitador.
A finalidade do sistema é o treinamento tanto dos estagiários de digitação quanto do pessoal profissional, para familiarização com os equipamentos
.



Eventos



CARNAVAL

Na próxima semana, será o CARNAVAL. Um bom descanso para todos aqueles que não gostam de folia e bom Carnaval para aqueles que vão curtir o reinado de Momo.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcio da Costa Viana, aniversariante do dia 18. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Ivana da Mata Machado, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14; Daniel Borges de Figueiredo Santos, no dia 15; Bráulio César de Oliveira, no dia 16; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19; e Hélio Yoshida, no dia 20.