Sistemático: Edição 1100 – 21/02/2002


Notícias



NORMA DE TELEFONIA

No último dia 31 de janeiro, o magnífico Reitor, prof. Francisco César de Sá Barreto, assinou Portaria que instituiu a nova norma operacional relacionada aos serviços de telefonia.

Esta norma, que se baseia em instrumento similar instituído pelo MEC em abril de 2001, trata de definições quanto às atividades de gerência, administração, planejamento, manutenção, utilização e controle dos equipamentos e serviços de telefonia (fixa e móvel), no âmbito da UFMG. Seu texto, elaborado pelo Centro de Computação, passou por análise da Auditoria Geral e da Pró-Reitoria de Planejamento, para que fosse garantida não só sua adequação técnica, quanto normativa.

No dia 15/02, o CECOM enviou, via e-mail, o arquivo com a íntegra da Portaria para todos os diretores de unidades acadêmicas e administrativas.

O CECOM já está providenciando não só a divulgação sobre o conteúdo da norma, como também as instruções operacionais quanto ao seu cumprimento, o que deverá ocorrer até o mês de março. Gradativamente, informações relacionadas serão repassadas, tanto aos dirigentes, quanto aos responsáveis pelas áreas contábeis.

APRESENTAÇÃO DO INA

Hoje, pela manhã, ocorreu apresentação da versão 1.5 do Sistema INA, para profissionais da Assessoria de Tecnologia da Informação. Estiveram presentes, além da equipe de desenvolvimento do sistema, o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Assessor de TI; Ricardo Takahashi, usuário responsável pelo sistema na CPPD; Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, diretor do LCC; os analistas Jeroen Maria Antonius van de Graaf, Wilton Speziali Caldas e Fabiana Costa Pereira Peixoto, da equipe do LCC; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Gilmar Lima Guimarães, da diretoria do CECOM.

O objetivo da apresentação foi o de nivelar o conhecimento a respeito da nova versão entre as equipes que compõem a ATI, sendo mostradas as características de desenvolvimento do sistema, os próximos passos e demandas previstas e as perspectivas de integração do INA com os demais sistemas correlacionados.

VESTIBULAR 2002 DA UFMG

No Vestibular 2001, tendo em vista alguns problemas de travamento ocorridos com o servidor www.ufmg.br na liberação dos gabaritos, devido ao número excessivo de acessos simultâneos, o CECOM utilizou, na divulgação dos resultados, três computadores diferentes respondendo alternadamente pelo endereço www.ufmg.br. O resultado foi extremamente satisfatório, com garantia de disponibilidade e tempo de resposta pequeno.

No Vestibular 2002, este esquema foi aperfeiçoado. Como servidores auxiliares foram utilizados quatro equipamentos com processador de 1 GHz e 1 Gbytes de memória, onde eram processadas todas as consultas, e o servidor www.ufmg.br ficou apenas como servidor de arquivos, de forma a simplificar a atualização de informações. O esquema foi desativado após o período crítico das consultas e será colocado novamente em uso quando da divulgação do resultado final do Vestibular.

A implementação da solução foi feita por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, com o apoio de Antônio Eustáquio Rodrigues e Hélio Teixeira da Costa, da DAC.

Além disso, pela primeira vez, foram divulgadas na Internet as notas individuais dos candidatos nas provas da primeira etapa. Este trabalho foi realizado por Aleixina Maria Lopes Andalécio e Hélio Teixeira da Costa, da DAC.

NOVA EQUIPE NO GRUDE

Para viabilizar um início de trabalho mais adequado aos membros da nova equipe do reitorado, que assumirá a administração da Universidade no mês de março, o CECOM e o LCC estão preparando o ambiente de utilização do Grude, já prevendo não só a criação de login para uso pessoal dos recursos do Notes, como também, e principalmente, a utilização das caixa postais institucionais que representam a estrutura do organograma da Universidade.

Para permitir que os novos dirigentes tenham um primeiro contato mais tranqüilo com as ferramentas que compõem o Projeto Grude, está sendo estruturado programa de treinamento, que será aplicado pelo CECOM já a partir da próxima semana. Este programa de treinamento será baseado em grande parte ao aplicado normalmente aos usuários do Notes. Entretanto, ele tratará de forma especial o uso simultâneo dos recursos pessoais com as caixas institucionais. Além disso, será abordado o uso da ferramenta Quick Place para formação de grupos de trabalho.

INSTALAÇÃO DO CORPORE

Será realizada na terça-feira, dia 26, na parte da manhã, na Divisão de Atendimento e Consultoria, reunião com o pessoal da RM Sistemas para avaliação dos aspectos técnicos envolvidos na configuração e montagem de infra-estrutura para implantação de alguns módulos do Sistema Corpore em uma das servidoras do CECOM no subsolo.

Estarão participando dessa reunião, além do analista da RM, Lucas Gonçalves de Oliveira, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Hélio Teixeira da Costa, da DAC, com acompanhamento de Ronaldo Araújo Costa, da DAS.

SEMANA DO CONHECIMENTO

Teve início hoje, dia 21, a II Semana do Conhecimento da UFMG, com término no dia 23/02. Em paralelo serão realizadas também a III Reunião Anual da UFMG Jovem, III Semana de Pós-Graduação, IV Semana de Extensão, V Semana de Graduação e X Semana de Iniciação Científica.

Para o evento, foram instalados estandes na Praça de Serviços, alguns deles com pontos de rede. O CECOM, através da Divisão de Redes de Comunicação coordenou a implantação de infra-estrutura de rede e telefonia, com o auxílio da Divisão de Atendimento e Consultoria na execução dos trabalhos.

Foi testada a conexão através de rádio, com o apoio de pessoal e equipamentos do DCC/POP-MG. Entretanto, esta solução não se mostrou satisfatória, devido à falta de antenas adequadas.


Informativo



GENTEWARE

Ele é alegre, sorriso sempre aberto, pronto para fazer qualquer serviço. Fala alto, é gordinho e tem aquele andar meio lento. Mas isto não o impede, de forma alguma, de executar o serviço rapidamente. Quem é esta pessoa? É João Paulo Rodrigues da Costa, o office-boy do convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM.

João Paulo contou que ficou sabendo das inscrições na Cruz Vermelha por intermédio de um colega que trabalhava lá. No mês de setembro/2001 procurou a Cruz Vermelha, fez a inscrição e no mês de novembro foi feita uma pré-seleção na UFMG, quando o chamaram no DRH. No mesmo mês, surgiu a vaga no CECOM e João Paulo foi selecionado, juntamente com mais dois menores, para uma entrevista com Márcia e Lelé. No dia marcado, não sabia a qual andar se dirigir. Mas chegou bem cedo à Reitoria, perguntou na Portaria e indicaram o 2º andar como o local correto em que deveria fazer a entrevista. E ficou sentado lá bastante tempo esperando, na UFMG Jovem, uma pessoa para entrevistá-lo. Enfim, alguém descobriu que ele estava no lugar errado e que ele deveria se dirigir ao CECOM. E chegou correndo ao 8º andar… Ainda bem que chegou muito cedo e conseguiu chegar ao CECOM no horário marcado para ele. Apesar da correria final, achou a entrevista tranqüila, não ficou nervoso e achou que teria chances de ser chamado.

Esse não seria o seu primeiro emprego, pois já havia trabalhado em um supermercado, no bairro em que mora. Trabalhou como caixa durante 4 meses, de janeiro a abril/2001, para não ficar dependendo dos pais e, ao mesmo tempo, ajudar um pouco em casa. Saiu do emprego porque o supermercado faliu. E, então, quase no final do ano, o chamaram na Cruz Vermelha.

João Paulo disse que gostou muito quando ficou sabendo que havia sido o escolhido para trabalhar no CECOM e começou o serviço no dia 3/12/2001. Tinha as melhores expectativas possíveis, pois estava com vontade de trabalhar e aprender muito. Com quase três meses de CECOM, contou que está gostando de estar aqui, da convivência diária com todos. Gosta da sala em que está e, apesar de ter feito alguns cursos de computação, está aprendendo muitas coisas que não sabia. Aprendeu rápido o serviço que tem que fazer, achando que não é complicado. Ele é responsável pelo serviço de banco, de malote, café do 8º andar, lanche dos treinamentos e entrega de documentos dentro e fora do CECOM. Já aprendeu a tirar cópias na Xerox e a passar fax. Para ele, as pessoas o ajudaram muito, explicando tudo. Tem muito contato com a Alda, Márcia, Dôra, Rubens, Lelé, Beth e Haroldo. E acha que tudo que está aprendendo lhe será útil. Apesar do pouco tempo em que está no CECOM, já fez cursos de WordPro e Lotus Notes.

Todos os dias, João Paulo sai de casa, no bairro Vista do Sol (atrás do Minashopping) às 6:30, pega dois ônibus e chega ao CECOM às 8:00. Almoça no Restaurante Setorial com alguns amigos da Cruz Vermelha e sai do CECOM às 17:00. Chega em casa por volta das 18:30 e às 18:45 vai para a escola, a pé, pois é perto, onde fica até às 23:00. Retorna para casa e vai dormir. Ele está na 2a. série do ensino médio e freqüenta a Escola Municipal Maria Mazarello.

Apesar de estar um pouco gordinho, gosta de jogar futsal com os amigos nos fins-de-semana, na quadra da escola em que estuda. Gosta de música, sendo fã da banda Legião Urbana e Capital Inicial e gosta, também, de assistir a filmes de ação e humor. Além de jogar futsal, aproveita os fins-de-semana para sair com os amigos para festas e acha que a sua vida lá fora é normal como a de qualquer pessoa.

Pretende continuar os estudos e gostaria de fazer curso superior, pensando agora no vestibular de Ciência da Computação.

E como é o João Paulo visto por ele mesmo? Contou que é mesmo muito alegre, gosta de brincadeiras e é calmo. Nasceu em Belo Horizonte, mora com os pais, Geralda e Gilberto, tem uma irmã, Fabiana, e é o filho mais velho. Gosta muito de viajar, mas quase não viaja com os pais. Quando isto acontece, todos viajam para a cidade em que os pais nasceram, Angueretá, perto de Curvelo.

Esse menino que está começando agora, acha que o convênio UFMG/Cruz Vermelha traz muitos benefícios, ajudando muita gente que é carente, espera, no futuro, se formar na Universidade e conseguir um bom emprego.

Agora, todos conhecem um pouco mais o João Paulo do CECOM. Todos nós esperamos que ele possa aprender muito com tudo e com todos.

INDICADORES DE DESEMPENHO

Continuando a análise dos quadros de indicadores de desempenho, que estão sendo apresentados nas últimas semanas, O Sistemático enfoca, esta semana, o gráfico relativo ao atendimento telefônico de help-desk realizado pela Operação de Rede no telefone 3499-4009, acompanhado do volume de solicitações de serviço que são abertas em função, em boa parte, das chamadas atendidas.

Outro gráfico interessante apresenta o número de solicitações encaminhadas à DAS, relativas a manutenção, extração de dados e emissão de relatórios esporádicos. Estes serviços típicos são atendidos pela DAS, juntamente com o desenvolvimento de novos projetos, o que, obviamente, sobrecarrega a divisão.

Percebe-se que, apesar de pequeno crescimento, os gráficos apresentados acima mostram tendência de estabilização.

DICAS DE INFORMÁTICA

Aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre o teclado de um microcomputador, podem procurar o endereço www.ufmg.br/dti/cecom/~eugenio/novo/hardware/teclado/pag0.htm.

A página foi preparada por Eugênio Pacelli Pereira de Souza e é utilizada por ele no curso de Informática Instrumental, do qual ele é instrutor.

Outros endereços interessantes, que fazem parte da página são:
– www.ufmg.br/dti/cecom/novo/diversos/ errosp/errosp0.htm
– www.ufmg.br/dti/cecom/novo/diversos/internet/divinternet0.htm
– www.ufmg.br/dti/cecom/oitocoisas/oitocoisas0.htm.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 27 de novembro a 02 de dezembro de 1994, foi realizado, em Fortaleza/CE, o 43o. ENANUNI – Encontro Nacional dos Usuários Unisys. Lá estiveram presentes Carlos Alfeu, Raimundo e Leão.

Duas vezes ao ano, eram realizados os ENANUNIs, cada vez numa cidade, ora no nordeste, ora no sul, ora no norte, poucas vezes no sudeste. Os representantes do CECOM sempre apresentavam palestras, assistiam a mil outras, seminários, mesas-redondas. Quase não tinham tempo para nada, seguindo a agenda que Carlos Alfeu designava a cada um.

Mas este ENANUNI marcou. Ouvindo as histórias de Carlos Alfeu todos dão boas gargalhadas, imaginando as situações que eles passaram. Só para começar a contar um pouquinho da odisséia passada em Fortaleza, quase todos os participantes do evento passaram mal. O motivo ninguém ficou sabendo ao certo, se foi realmente a água dos sucos servidos no encontro, mas os hóspedes do hotel também passaram mal. Até um Campeonato de Veteranos de Basquete, que seria realizado em Fortaleza, cujos participantes estavam no hotel, teve de ser cancelado.

Resultado: Raimundo foi um dos poucos hóspedes que não passou mal; Carlos Alfeu chegou a sentir alguma coisa e Leão foi parar no hospital, de tão ruim que ficou, para tomar soro.

Entre tantas viagens que já fizeram, concluímos que eles nunca desejaram tanto retornar à Belo Horizonte!

Leão, Raimundo e Carlos Alfeu

Leão, Raimundo e Carlos Alfeu atentos à palestra

CLASSIFICADO

Vende-se Corsa Wagon 98, CD, roda aro 14, direção hidráulica, trava e vidro elétricos, segundo dono, R$ 15.000,00. Tratar com Irlene, telefones 3372-0429 e 9155-8070.



Há 20 anos…

Nas edições de O Sistemático números 06 e 07/02/1982 foram divulgadas notícias sobre curso de Análise de Sistemas de Processamento de Dados, IV Congresso Regional de Informática, Seminários da Compucenter, cursos da Didata, aniversário do CECOM, levantamentos bibliográficos , funcionamento do Sistema Burroughs 6700, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

MUDANÇAS FÍSICAS NO CECOM
Nesta semana, tiveram início algumas modificações físicas no subsolo e no 8o andar da Reitoria, para melhor localização e funcionamento das atividades do CECOM.
No subsolo, as modificações atingiram a sala de terminais e a sala das perfuradoras dos usuários, localizadas ao lado do Setor de Suporte de Sistemas. No 8o andar, a Secretaria Administrativa já está ocupando uma parte da antiga Biblioteca do CECOM. O pessoal do Setor de Serviços Gerais da Prefeitura continua executando os trabalhos que deverão ser encerrados na próxima semana.
(Ano VI, no. 06 – 11/02/1982)

VISITA À UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Com o objetivo de verificar a filosofia de atendimento a alunos de graduação na Universidade de São Pauilo, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da Divisão de Sistemas de Computação, viajou ontem para São Paulo, onde está mantendo contato com o pessoal do Centro de Computação Eletrônica, daquela Universidade.
Luiz Eugênio deverá retornar à Belo Horizonte amanhã.
(Ano VI, no. 06 – 11/02/1982)

PANEL EXPODATA 82 FOI ADIADO
Devido aos problemas causados pelas últimas chuvas no Peru, o Panel Expodata 82, que estava programado para a primeira semana de março, foi transferido para o período de 16 a 20 de agosto deste ano.
Com isso, Luiz Carlos Campos e Romildo Monte, que se preparavam para apresentação de trabalhos na Expodata, cancelaram a viagem.

(Ano VI, no. 07 – 18/02/1982)



Eventos