Sistemático: Edição 1101 – 28/02/2002


Notícias



REALIZADO PREGÃO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

Foi realizada ontem, dia 27/02, a sessão de abertura do Pregão para contratação de serviços de comunicação de dados para interligação das unidades remotas (Centro de Belo Horizonte e Montes Claros) à Rede UFMG, no Campus da Pampulha.

As velocidades licitadas para cada um dos locais remotos foram os seguintes:
– Escola de Arquitetura: 256 Kbps
– Faculdade de Direito: 256 Kbps
– Campus Saúde: 2 Mbps
– Escola de Engenharia: 512 Kbps
– Faculdade de Farmácia: 256 Kbps
– Faculdade de Ciências Econômicas: 512 Kbps
– Conservatório: 256 Kbps
– Museu de História Natural e Jardim Botânico: 64 Kbps
– Núcleo de Ciências Agrárias de Montes Claros: 64 Kbps (interurbano).

Estas velocidades, à exceção do Campus da Saúde, que sofreu ampliação, são as mesmas em uso atualmente.

O Museu, que não era atendido por este serviço, passará a contar com o novo acesso.

O objetivo da realização do pregão foi o de estimular a concorrência na prestação deste serviço, buscando redução dos custos mensais.

Concorreram ao Pregão as seguintes empresas: Comsat Brasil Ltda., Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Telemar Norte Leste S/A e Impsat Comunicações Ltda.

Foi vencedora a empresa Telemar Norte Leste S/A, sendo que a UFMG, após o início da operação dos novos links, irá usufruir de uma redução de 28,55% nestes custos operacionais com relação aos valores pagos até o último mês.

Este foi o segundo Pregão realizado pelo CECOM. A sessão de abertura deste pregão foi presencial on-line, utilizando um software disponível no site Comprasnet. O software é novo e o CECOM foi um dos primeiros a usá-lo no Brasil, com sucesso. Durante a sessão, a comissão de licitação, composta por Márcia Regina Lemos (pregoeira), Alda Batista, Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, contou com o apoio da equipe de informática do Serpro, em Brasília, para eventuais dúvidas de utilização do sistema.

VESTIBULAR 2002: NOVO SISTEMA DE LANÇAMENTO DE NOTAS

O CECOM está encerrando o desenvolvimento de um subsistema para lançamento das notas dos candidatos da segunda etapa do Vestibular 2002 da UFMG. O sistema foi desenvolvido utilizando Power Builder, na plataforma Cliente/Servidor. O objetivo maior é agilizar e facilitar o lançamento das notas, possibilitando um efetivo controle na segurança e exatidão dos dados. Este subsistema será o primeiro a utilizar o novo servidor adquirido pela Copeve para basear os dados do Vestibular, utilizando o Oracle 9i. Hoje, esteve presente no CECOM, o analista Air Rabelo, DBA da Syst, dando apoio na configuração desta base de dados. A aplicação deverá estar disponível até a próxima quarta-feira, dia 06, para início do lançamento das notas.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema são João Carlos Lages, Raimundo Natalino Chaves e Maximiliano Luiz Souza Guimarães. A instalação do Oracle está a cargo de Hélio Teixeira da Costa, da DAC.

NORMA DE TELEFONIA NO SITE DO CECOM

Dentro do processo de implantação da Norma de Telefonia, o site do CECOM já está apresentando diversas novidades, buscando orientar a comunidade universitária com relação aos novos procedimentos associados ao Serviço de Telefonia.

Esta semana, foram liberadas as telas com a Portaria no. 00248, assinada pelo Reitor da UFMG, no dia 31 de janeiro/2002 e dos atestados de utilização dos serviços. As demais telas de orientação aos usuários serão disponibilizadas no decorrer da próxima semana.

TREINAMENTO PARA EQUIPE DO NOVO REITORADO

A ATI ofereceu, para a equipe do novo reitorado, treinamento sobre o ambiente de rede e compartilhamento de informações utilizado no prédio da Reitoria, além do uso de recursos do Notes.

Estiveram presentes hoje, dia 28/02, Andréa Horta Machado, Cármen Regina Maia, Edna Maria Alvarez Leite, Elizabeth Gonçalves Bastos, João César de Freitas Fonseca, José Aurélio Garcia Bergmann, Maria José Gazzi Salum e Sandra Regina Goulart Almeida.

A instrutora do curso foi Aleixina Maria Lopes Andalécio e o monitor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

CONEXÃO AO SERPRO VIA WEB

O Serpro criou um novo serviço de conexão aos sistemas utilizados pelo serviço público (SIAFI, SIAPE e SIASG), via Web Browser, numa evolução da conexão atual via Telnet. Deste modo, pode-se agora utilizar tais serviços de qualquer parte do mundo.

Encarregado de realizar os testes desta opção aberta pelo Serpro, o analista Ronaldo Araújo Costa, da DAS, está obtendo sucesso, tendo repassado para o DP e DAC/CECOM os resultados encontrados até aqui.

Aparentemente, em momento a ser avaliado, esta opção poderá permitir a eliminação das opções de acesso atuais que demandam serviços e servidores específicos do CECOM.

CIDADÃO HONORÁRIO DE BELO HORIZONTE

O Reitor da UFMG, prof. Francisco César de Sá Barreto, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, durante a reunião solene da Câmara Municipal de Belo Horizonte ontem, dia 27 de fevereiro. A indicação partiu do Vereador Tarcísio Caixeta.

IMPLANTAÇÃO DO CORPORE EM ANDAMENTO

Foi realizado no dia 26/02, no CECOM, mais uma reunião entre a RM Sistemas, DAS e DAC para a viabilização técnica da instalação, no ambiente Metaframe/Oracle, de módulos do Sistema Corpore de Gestão de Recursos Humanos para a ProRH.

Foram discutidos aspectos relacionados a configuração das máquinas, impressoras da rede, performance do sistema, uso de memória e esquemas de backup. Em um prazo de duas até três semanas, será realizada a instalação do sistema.

DIRF DE PRECATÓRIOS PAGOS EM 2001

Foi entregue, nesta semana, para o Depto. de Contabilidade e Finanças, o arquivo da DIRF relativo aos dados financeiros dos precatórios pagos em 2001, para posterior envio ao Serpro e consolidação com a base de dados do SIAPE.

Posteriormente, serão emitidos os comprovantes de pagamento destes precatórios para informação dos interessados em suas declarações do Imposto de Renda 2002 – Ano Base 2001, que serão encaminhados pelo DCF aos Sindicatos/Associações/Advogados.

Foi também realizado, nesta semana, serviço de apoio ao pessoal da Contabilidade da Escola Agrotécnica Federal de Crato, no Ceará, conforme solicitado por aquele órgão.

Tais atividades foram executadas pelo analista Ronaldo Araújo Costa, da DAS, em conjunto com o DCF.

SAÍDA DE BOLSISTA

Clayton Ricardo Santos, bolsista da Divisão de Atendimento e Consultoria, pediu demissão do quadro do CECOM, hoje, dia 28 de fevereiro.

Clayton estava no CECOM desde 17 de abril de 2000 e sempre atuou na DAC, no atendimento a usuários.


Informativo



INDICADORES DE DESEMPENHO

Apesar da manutenção do investimento em políticas de treinamento, percebe-se queda acentuada nas vagas oferecidas pelo CECOM durante o ano de 2001. Isto se deveu a duas situações: a prolongada greve do segundo semestre e a diminuição, de dois para um, no número de alunos por microcomputador.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– A página de Chico Science, um dos fundadores do Movimento Mangue, surgiu em Pernambuco, no início dos anos 90, com o objetivo de universalizar a cultura regional. Faleceu em 1997, em um trágico acidente de carro. Mas para homenagear o músico, a UOL criou o site Cinco anos sem Chico Science, onde vocês poderão conhecer a história do Mangue Beat ver clipes,consultar a discografia de Chico Science & Nação Zumbi. O endereço é: http://www.uol.com.br/musica/materias/chicoscience.shl.

– Eu sempre tive vontade de fazer de uma folha de papel um pássaro ou outra forma. Na página de Joseph Wu’s Origami Page, você verá criações impressionantes. Confira esta página sobre a arte japonesa de dobrar papel e dar-lhe formas variadas e aprender a construir águias, rinocerontes, dragões e outros animais, por meio de diagramas que mostram passo a passo como fazer as dobraduras. É muito legal. O endereço é: http://www.origami.as/. (Site em Inglês)

– Fundado em 1967 por John e Betty McAndrew e Sydney J. Freedberg, em reação aos terríveis danos que uma enchente causou à cidade, o Save Venice surgiu vinculado à Unesco. Em 30 anos, mais de 100 restaurações foram feitas pelo Save Venice e algumas delas podem ser vistas nesta página. O endereço é: http://www.savevenice.org/. (Site em Inglês, Alemão, Italiano, Espanhol e Japonês)

– Se você ainda quer assistir ao Big Brother pela Web 24 horas por dia, ligue nos olhos do Grande Irmão e mate a sua curiosidade. A página oficial é http://www.globo.com/bbb. Fique ligado, ou melhor, conectado nesta novela ao vivo.

– Vai comprar ou trocar de celular? Quer alguma informação sobre telefonia celular? A página http://www.planetacelular.com.br/ pode dar uma ajuda. Esta página tem uma série de informações sobre aparelhos, tecnologias, padrões etc. Traz ainda notícias do mercado, dicas sobre funcionamento dos celulares, links para operadoras, tutoriais, cursos e promoções.

COMBATE À DENGUE NA UFMG

No dia 20/02, o Depto. de Serviços Gerais realizou reunião, para discutir adoção de medidas de combate à Dengue, da qual participaram a Diretoria do DSG, 24 (vinte e quatro) Chefes/Responsáveis por Seções/Setores de Serviços Gerais de Órgãos/Unidades da Universidade e a Veterinária responsável pelo Setor de Zoonose da Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte. Do Centro de Computação, esteve presente à reunião o funcionário Haroldo Alves, da DAA.

As deliberações/informações da reunião foram divulgadas no e-mail da diretora do DSG para as unidades/órgãos, que solicitou a ajuda de todos na implementação das ações de combate à dengue, assim como também outras a serem feitas por iniciativa de cada um, como mutirão local para catação de copos, plásticos e outros recipientes que acumulem água em caminhos, gramados e matas próximos às suas dependências.

Cópias do ofício estão à disposição dos interessados nos flanelógrafos do 8o. andar e subsolo.

MUDANÇA NO HORÁRIO DO ÔNIBUS CIRCULAR INTERNO

Conforme comunicado da Divisão de Transportes/DSG, durante a realização da segunda etapa do Vestibular 2002 da UFMG, no período de 02 a 07 de março, os horários e itinerários do Circular Interno no Campus Pampulha sofrerão alterações.

As alterações serão mantidas até o dia 07, voltando ao normal na quinta-feira, dia 07 de março.

O quadro com os horários está afixado na Sala do Café do 8o. andar.

CAMPANHA DE COBERTORES

O Grupo Espírita Tobias, localizado na Av. do Contorno, no bairro Serra, iniciou uma campanha de recolhimento de cobertores para recém-nascidos, podendo ser usados ou novos.

Vicentina e Carlos Roberto, do CECOM, esperam contar com a solidariedade de todos e agradecem desde já.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No Sistemático Ano XX, no. 42, de 05 de dezembro de 1996, O Sistemático publicou a seguinte notícia:

“ALMOÇO DE DESPEDIDA
Na terça-feira, dia 02, os funcionários do CECOM fizeram um almoço de despedida para Avair Eustáquio, que se aposentou na semana passada.
Cada um escolheu o que queria trazer e, realmente, a mesa do almoço ficou uma coisa linda, principalmente pela organização que contou com Timé e Beth.
Foi uma surpresa para Avair, que chegou para assinar alguns papéis inexistentes. Ele recebeu uma camiseta autografada por todos do CECOM e uma placa comemorativa. Foi muita emoção para ele.
A ocasião foi filmada e fotografada e, logo, todos poderão ver a fita.
Estava presentes, além do homenageado: Carlinhos, Gilmar, Xina, Ana Lúcia, Alda, Beth, Bráulio, Frota, Gerson, Haroldo, Helinho, Yoshida, Bessa (que fez um poema para o Avair), Márcia, Bia, Lurdinha, Timé, Lelé, Luciene, Mariozinho, Norberto, Raimundo, Regininha, Renato, Rogério, Ronaldo, Rubens, Vicentina e William.”

As fotos do almoço, que foi realizado na Sala do Café do 8o. andar, foram feitas por Renato Righi e o almoço foi filmado por Lelé, com a filmadora da Xina. Mas, até hoje, ninguém assistiu ao filme!

Os presentes ao almoço exigiram um discurso do Avair que, em cima de uma cadeira, recebeu a placa comemorativa das mãos de Carlos Alfeu e agradeceu a todos. Avair pertenceu ao quadro de funcionários do CECOM de setembro de 1972 a dezembro de 1996.

Norberto e Avair chegando à Sala do Café

Avair, Xina, Helinho e Beth

A mesa do almoço

Alda, Avair, Lelé, Xina, Rubens, Gilmar e Bráulio



Há 20 anos…

O Sistemático no. 08, de 26/02/1982, publicou notícias sobre mudanças funcionamento do Sistema Burroughs 6700, curso da Didata, levantamentos bibliográficos, programa de treinamento do CENADEM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REUNIÃO DE DIRIGENTES DE CPDs UNIVERSITÁRIOS NA UFMG
Foi realizada hoje, no Centro de Computação da UFMG, uma reunião de dirigentes de CPDs Universitários que possuem equipamentos IBM 1130. A reunião teve como objetivo fornecer sugestões à Comissão Permanente de Assessoramento do PNCI/SEI/MEC para a expansão dos recursos computacionais desta IES.
A reunião foi coordenada pelo prof. João Carlos Pires Bauer (CECOM) e estiveram presentes: prof. Amilar de Souza Marques (Engenharia/UFMG), prof. João Augusto Pacheco (Universidade de Uberlândia) e prof. Wenceslau M. Santos (Universidade Federal de Ouro Preto).

MUDANÇAS FÍSICAS NO CECOM
Foram iniciadas, esta semana, algumas mudanças de locais de trabalho de funcionários do Centro de Computação.
Na próxima semana, O Sistemático estará publicando o mapa de localização das salas e seus ocupantes.

NÚCLEO AVANÇADO DE DIGITAÇÃO
O Centro de Computação está estudando, juntamente com o Depto. de Ciência da Computação, a possibilidade de se implantar um Núcleo de Digitação para os alunos de graduação do ICEx. Este núcleo será vinculado à Divisão de Usuários e estará funcionando no prédio do ICEx.
O CECOM irá fornecer os recursos humanos e o DCC ficará responsável pela instalação física do núcleo.
O início das atividades do núcleo está previsto para este semestre e, com isso, os alunos terão melhores condições para desenvolver seus traballhos.



Eventos



EVENTO MIGRAÇÃO PARA WINDOWS 2000

No dia 26/02, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DAC, participou do evento Migração para Windows 2000, promovido pela A&C Tecnologia e Informação de Belo Horizonte e Microsoft, no Hotel Mercure, na Savassi.

Durante a apresentação, Luiz Eugênio anotou os seguintes pontos interessantes:
– A versão topo de linha, Windows 2000 Advanced Server opera máquinas com até 32 processadores simétricos;

– Foram mostradas diversas características do Active Directory que, conforme observação do palestrante, é uma característica do Sistema Operacional que se baseia em conceitos e estruturas do Novell Directory Services, tais como objetos, unidades organizacionais, árvores etc.;

– A maioria das características interessantes do Active Directory exige a presença de servidores Controladores de Domínio, o que não existe no caso de redes que contam apenas com versões Professional;

– A rede 2000 dispensa o uso do NETBIOS, utilizado nas versões anteriores na resolução de nomes (conversão de nomes para endereços IP). A rede 2000 usa agora o DNS que é utilizada em redes que contam com máquinas Unix,

– Segundo informações da A&C, as versões Server do XP serão lançadas ainda este ano;

– Curiosamente, segundo informação da A&C, o Windows 2000 já não se encontra mais disponível nas prateleiras dos representantes que atualmente comercializam licenças e caixinhas apenas do Windows XP. A aquisição destes produtos, entretanto, habilita o uso das versões anteriores, estando o 2000 incluído nestas. Quanto a mídia, o usuário que adquirir o XP pode solicitar junto a Microsoft o envio de mídias do 2000.

Segundo Luiz Eugênio, o palestrante conseguiu matar a curiosidade a respeito do significado de XP, que vem sendo usado não só pela Microsoft como também por outras empresas como a Citrix com seu MetaframeXP. Segundo ele, XP vem de “eXPerience”.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04 de março. E aproveita para enviar os parabéns para os ex-ceconianos: Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05 e Paulo José dos Santos, no dia 06.