Sistemático: Edição 1102 – 07/03/2002


Notícias



POSSE DA REITORA

A transmissão do cargo de Reitor da UFMG, pelo atual Reitor, prof. Francisco César de Sá Barreto, à profa. Ana Lúcia Gazzola, será no dia 22 de março, às 18:00, no Auditório da Reitoria. Após a transmissão do cargo, a profa. Ana Lúcia dará posse ao prof. Marcos Borato Viana no cargo de Vice-Reitor e apresentará os membros da equipe.

VESTIBULAR 2002 – LANÇAMENTO DE NOTAS

No início desta semana, foi montada, na área de correção de provas da segunda etapa do Vestibular 2002, no prédio da Biblioteca Central, a rede de computadores para o lançamento das notas destas provas. Foram preparadas duas salas com 15 micros cada uma, nos quais foram instalados os clientes Oracle e Informix, para acesso aos bancos de dados necessários para execução do aplicativo de lançamento de notas, desenvolvido pela equipe da DAS. Na configuração da rede foram utilizados, também, um roteador e dois switches, emprestados pelo CECOM.

A equipe encarregada da montagem da rede foi composta por Adyr Rodrigues Nascimento, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcio da Costa Viana, Renato Machado Righi e Aleixina Maria Lopes Andalécio. Para a configuração da rede e implantação do acesso aos bancos de dados, esta equipe contou, ainda, com o apoio de Fernando Frota Machado de Morais e Hélio Teixeira da Costa.

A previsão é que a correção das provas e o lançamento das notas terminem no final do mês de março.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É APRESENTADA À NOVA EQUIPE

Dando prosseguimento às reuniões por áreas que a nova equipe do reitorado tem feito, nesta sexta-feira, dia 08, entrarão em debate e análise temas relacionados à tecnologia da informação.

Com apresentações consecutivas, o Assessor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho; o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca; e o diretor do LCC, Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, apresentarão tendências tecnológicas, aspectos relacionados à educação a distância, estrutura organizacional, principais projetos previstos e em curso e demandas existentes e recursos.

NORMA DE USO DE RECURSOS DA REDE

Após a implantação da Norma de Telefonia, que deve estar totalmente implantada até o final deste mês, o CECOM iniciará o processo de elaboração da Norma de Uso dos Recursos da Rede UFMG.

Como participante da RNP – Rede Nacional de Pesquisa e Ensino – , a UFMG deve obedecer às políticas de uso por ela definidas e, a partir destas, elaborar suas instruções normativas internas.

As políticas de uso estabelecidas pela RNP em novembro de 2000 serão a base de elaboração da norma da UFMG. Além disso, serão verificadas experiências de outras universidades.

As atividades de elaboração estão a cargo da Diretoria e da DAA, com a participação da DAC, da DRC e do LCC na análise de seu conteúdo técnico.

AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DO NOTES

O CECOM vem desenvolvendo aplicações em plataforma Cliente/Servidor e iniciará, a partir do desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico, a utilização da plataforma Web com uso de programação em Java.

Em ambos os casos está sendo objetivo da ATI permitir que a certificação de senhas de acesso seja feita a partir do Grude. Porém, além disso, os recursos viabilizados pelo Grude podem ser úteis na complementação dos serviços disponibilizados pelos novos sistemas. Desta forma, para dar maior conhecimento à equipe de desenvolvimento do CECOM quanto às alternativas existentes na plataforma Notes, o LCC irá promover na próxima terça-feira, dia 13 de março, de 13:45 às 17:00, em sua sala de aula, apresentação sobre aspectos técnicos da ferramenta e idéias de utilização e seus recursos.

Desta apresentação participarão, além de membros da diretoria, analistas e programadores que participam do desenvolvimento, principalmente, do INA e do Sistema Acadêmico.

PROSSEGUE FASE 3 DA REDE UFMG

Continua avançando o processo de instalação dos novos equipamentos adquiridos para a fase 3 da Rede UFMG, bem como as atividades de migração dos órgãos e unidades do Campus da Pampulha para o novo backbone.

Até o final desta semana ou início da próxima, a Escola de Veterinária deve migrar para a nova rede. Com isto, restarão ainda na antiga rede somente os seguintes locais: IGC, PCA (e os departamentos próximos que são da Escola de Engenharia), Educação Física e Odontologia. Em todos estes casos, as atividades de migração encontram-se em andamento.

NOVO SISTEMA DE BENS MÓVEIS

No início desta semana, o CECOM recebeu da Pró-Reitoria de Planejamento autorização para iniciar, em conjunto com o DSG, o desenvolvimento de novo sistema, em plataforma Cliente/Servidor, para suprir as demandas da instituição relacionadas ao controle de bens móveis.

Este novo sistema será desenvolvido para interagir com o Sistema SICCA e permitirá a desativação do Sistema ATM (Administração/Patrimônio/Material), existente no computador LX 5320, que foi desenvolvido no final dos anos 80.

O DSG irá executar trabalho de definição das demandas existentes e, junto com o CECOM, providenciará a contratação destes serviços, que serão executados de forma terceirizada, com o acompanhamento da Divisão de Aplicativos e Sistemas.

NOVO COORDENADOR DE TREINAMENTO

A diretoria do CECOM convidou o servidor Eugênio Paccelli Pereira de Souza, da DAC, para ser o novo coordenador do Programa de Treinamento em Informática dos servidores da Universidade, em substituição a Gilmar Lima Guimarães. Esse programa tem sido realizado anualmente e é decorrente da parceria efetivada entre a Pró-reitoria de Recursos Humanos e a Assessoria de Tecnologia da Informação, ficando o seu planejamento e execução a cargo do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e do CECOM.

Inicialmente, considerando a disponibilidade atual dos instrutores do CECOM, Eugênio irá reavaliar os treinamentos previstos para o 2o. semestre de 2001 e que não foram realizados devido à paralisação, a fim de propor ao DRH um novo cronograma para execução neste primeiro semestre.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

Com a saída de Clayton Ricardo Santos, foi admitido no Quadro de Bolsistas do CECOM, o aluno do curso de Física Wagner Patrick Junqueira de Souza Coelho Nicácio.

Wagner Patrick iniciou seu trabalho no dia 1o. de março e está lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– Você já ouviu falar das beleza dos oceanos? Sabemos que uma enorme diversidade de formas de vida habita nele. Na página MarineBio (http://www.marinebio.com/index.asp) é possível conhecer as várias espécies marinhas. Fotos e informações sobre habitat, reprodução, alimentação, comportamento e outras características. (Site em Inglês)

– Mais um descompactador de arquivos no mercado é o BraZip. Entre outras características, ele é capaz de descompactar arquivos ARJ, LHA e ARC sem a necessidade de programas externos, procurar textos em arquivos compactados, criar arquivos Zip multi-volumes no disco rígido, gerar arquivos auto-extratores e adicionar arquivos de diferentes pastas de uma única vez. Só tem um problema: a versão é shareware, oferece download da versão completa para avaliação. O endereço é: http://www.brazip.com.br/.

– O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é uma associação sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos que tem a missão de defender o consumidor. A página traz informações de interesse do consumidor brasileiro, mais 70 modelos de carta para reclamação contra fornecedores de produtos e serviços. Não deixe de passar lá. O endereço é: http://server.digipronto.com.br/idec.org.br/paginas/inicial.asp.

Para não dizer que não falei das mulheres, no dia Internacional das Mulheres, que é no dia 08/03, aí vão algumas dicas para elas e quem sabe para eles também, nós que não vivemos sem este exemplo de Amor que Deus pôs no nosso planeta…

– A Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos (RedeSaúde) é uma articulação do movimento de mulheres do Brasil, que está completando 10 anos de atividades. Reúne hoje 110 instituições filiadas – entre grupos feministas, organizações não-governamentais, núcleos de pesquisa, organizações sindicais/profissionais e conselhos de direitos das mulheres –, além de profissionais de saúde e ativistas feministas, que desenvolvem trabalhos políticos e de pesquisa nas áreas de saúde das mulheres e de direitos reprodutivos". O endereço é: http://www.redesaude.org.br.

– Na história do cinema já foram produzidos diversos filmes que tratam da temática feminina. Esta é uma página para você que é ligado em cinema e quer saber tudo que rola neste mundo. O endereço é: e-pipoca.ig.com.br/especiais/mulher.htm.

– Se você gosta de interpretar sonhos, jogar tarô, dar dicas de sexo, saúde etc., não pode perder esta página que é super legal. Vá até o endereço http://www.paralela.com.br.

– Big Sister WC e o Corno não desiste – Nossa amiga Gloria Magadan, a autora da novela “ O Corno” está maltratando, chicoteando a classe cornística com o mais perfeito espécime já encontrado na televisão. Lucas é o maior otário que já apareceu.
O texto acima é uma sátira aos homens. Esta página tem histórias ou estórias engraçadas. Leia a novela no endereço http://www.banheirofeminino.com e comprove.

– Tudo bem. Sexta-feira, dia internacional da mulher e você que fazer algo diferente com ela. Não se preocupe! Faça o seguinte. Aponte o seu navegador para a página http://www.kamasutrafree.com e aproveite as idéias. Tem técnicas de beijos e outros assuntos muito interessantes. A página é em Inglês, mas…

Dicas do Jornal do Brasil
– Revoltada com a encarnação do espírito Ku Klux Klan no público da Casa dos Artistas 2, a comunidade hip hop, que já questionou a participação do rapper Xis no programa, agora defende sua permanência. Os manifestos estão no site oficial do rapper http://www.pretobomba.com.br e nos mano http://www.bocadaforte.com.br, http://www.manuscrito.com.br, http://www.realhiphop.com.br e http://www.hiphopbrasil.com.br.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no final do mês de fevereiro, as seguintes notícias:

IE revela senhas e arquivos do usuário – Uma falha no Internet Explorer permite a leitura de arquivos na máquina do usuário e até o roubo de nomes, senhas e dados de cartão de crédito. Para corrigir essa brecha, a Microsoft soltou uma correção, que afeta as versões 5.01, 5.5 e 6.0 do browser.
O problema, segundo a Microsoft, está associado à maneira como o IE trabalha com códigos em VBScript em sites que usam frames (páginas com janelas subdivididas). Em muitos casos, uma divisão da janela pertence a um site, enquanto outra se localiza em outro domínio.
Como padrão, scripts localizados em frames de um site não podem acessar o conteúdo de frames em outro site ou domínio. Com a falha, o IE permite esse tipo de acesso. Em conseqüência, um controlador de site mal intencionado pode ler arquivos do visitante e, no caso mais grave, roubar senhas e outras informações confidenciais.
Detalhes técnicos do problema são discutidos no boletim de segurança MS02-009. O endereço para download da correção é http://www.uol.com.br/info/aberto/download/2221.shl.

StarOffice pode deixar de ser gratuito – O site do jornal alemão Heise publicou, no último fim-de-semana de fevereiro, uma notícia não muito boa para a turma do software livre: o pacote de escritório StarOffice 6.0, da Sun, pode chegar ao mercado como um produto pago.
A notícia afirma que, em maio – quando sai a versão final do produto -, a companhia pretende mudar sua política de licenciamento, deixando o pacote gratuito apenas para os usuários do sistema operacional Solaris e cobrando dos usuários que usam as versões para Linux e Windows.
A Sun, diz a matéria, alega que a decisão atende ao pedido de muitos clientes por um suporte profissional e gerenciamento de licenças do Star Office. A versão paga seria distribuída em CDs com manual, documentação legal sobre as licenças em uso, além de manutenção e atualizações contínuas pela própria Sun.
Segundo o Heise, a Sun ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas que o diretor de marketing da companhia, Martin Hearing explicou que a decisão de transformar o StarOffice em um produto pago atende ao “alinhamento estratégico junto a empresas” da Sun e também serve para “evitar a rejeição do software livre em aplicações críticas de empresas”.

Programa do IRPF 2002 entra no ar – A Receita Federal liberou no dia primeiro de março, o download do programa para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2002, ano-base 2001.
Isto significa que os contribuintes já podem começar a enviar suas declarações. Além do programa do IRPF 2002, entrou neste dia no ar também a Declaração Simplificada Online – que dispensa o download do programa mas, também, só serve para quem, no ano passado, obteve rendimentos inferiores a 20 mil reais.
Quem fugir da Internet vai ter que esperar um pouco mais para declarar o IR, já que os formulários só começam a chegar às unidades da Receita Federal no final de março. Além disso, estes formulários só podem ser entregues nas agências dos Correios, e a postagem custa 2,50 reais.
O prazo máximo de entrega da declaração, seja por Internet, disquete ou formulário, é 30 de abril.
Para entrar no site da Receita Federal e baixar o programa, entre em www.receita.fazenda.gov.br.

PROGRAMA DE ENSINO BÁSICO DA UFMG 2002

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos está organizando a oferta do curso de escolarização formal para os servidores da UFMG neste ano, oferecendo o 2º Segmento – 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

O curso oferecerá turmas no horário de 17:50 às 21:00 e outras de 18:50 às 22:00.

As inscrições dos servidores interessados deverão ser encaminhadas pelos direção da Unidade à Secretaria do Projeto, na Escola Fundamental do Centro Pedagógico, de segunda a sexta-feira, no horário de 16:00 às 21:00 hs, até o próximo dia 15/03/2002.

Para melhor composição das turmas, os servidores candidatos às vagas farão um teste diagnóstico no dia 20/03/2002, às 19 horas, na Escola Fundamental do Centro Pedagógico.

Oportunamente, a ProRH vai divulgar informações sobre as condições para acesso ao 1º Segmento do Ensino Fundamental (Alfabetização à 4ª série) e ao Ensino Médio (antigo 2º grau).

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em janeiro de 2000, Rubens Crispim da Silva, na época da equipe da Operação de Rede, tirou licença especial e foi para os Estados Unidos. Na sua despedida, Helinho ofereceu um churrasco em sua casa, que contou com a presença dos colegas mais chegados. Uma das atrações da despedida foi a dupla de churrasqueiros, Gilmar e Bessa, recém saída de cursos para churrasqueiros, que pode mostrar o que aprendeu.

Como sempre, em qualquer festa na casa do Helinho, tem o videokê, plenamente disputado pela Elizângela, Xina e Bessa. Mas todos puderam demonstrar os dotes de cantores.

A festa foi tão boa que o pessoal de um restaurante ao lado da casa do Helinho, não aguentando o videokê, solicitou que se abaixasse o som.

As fotos foram tiradas por Lelé, Ronaldo e Rubens.

Rubens, Helinho e Gerson

Bessa, Gilmar, Rubens e Ronaldo

Daniel, Gerson, Rubens, Paulo, Rosaura, Camila, Tina e Ronaldo

João, Adriana, Rosa, Bessa, Rubens, Ana Lúcia, Mário e Leão

Bessa, Xina e Mário

Xina, Rubens e Carlos Alfeu



Há 20 anos…

O Sistemático no. 09, de 04/03/1982, publicou notícias sobre a participação de Maria Miriam Arruda Salvador e Romildo Monte no curso “Operação do CPD: Uma gerência efetiva”, em São Paulo, abertura de inscrições dos funcionários do CECOM no curso de Análise de Sistemas de Processamento de Dados, saída da bolsista Marli de Freitas Gomes, levantamentos bibliográficos, o quarto capítulo do folhetim A Maldição do MCP, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TREINAMENTO DE USUÁRIO
Foi realizado, dentro do plano de desenvolvimento do Sistema Controle de Freqüência, o treinamento do usuário do referido sistema, no período de 1o. de fevereiro a 03 de março. Os responsáveis, no Centro de Computação, por esse treinamento foram os analistas Benjamin Pinto Neto e Sônia Nair Ferreira Guerra, da Divisão de Projetos Administrativos.
Participaram do treinamento pessoal da Divisão de Classificação de Cargos e Empregos, da Seção de Controle de Pessoal e da Divisão de Seleção e Aperfeiçoamento do DP, num total de 15 funcionários, e cerca de 75 funcionários, entre secretários de unidades e secretários dos departamentos das unidades.
O treinamento constou basicamente de uma explicação geral sobre o Sistema Controle de Freqüência e preenchimento do novo Boletim de Freqüência
.

B6700: PARALISAÇÕES
Durante esta semana, o Sistema Burroughs 6700 vem sofrendo paralisações sucessivas para intervenções corretivas na memória do sistema central e memória do processador de comunicações.
Tais problemas reduziram em 1/4 a memória disponível, afetando diretamente o desempenho da rede de terminais.
A Divisão de Sistemas de Computação está aguardando uma solução para breve
.



Eventos



ATI PROMOVE SEMINÁRIO

A ATI – Assessoria de Tecnologia da Informação estará promovendo, de 13 a 15 de março, o seminário “O Uso da Tecnologia da Informação na Formação de Professores de Ciências”.

O evento será realizado no Auditório 3 do ICEx e conta também com a organização do Centro de Ciências e Matemática (CECIMIG/FAE/UFMG), Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e The British Council (Conselho Britânico).

II SEMINÁRIO NACIONAL DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estará promovendo o II TecEAD, II Seminário Nacional de Tecnologia para Educação a Distância, que acontecerá de 19 a 21 de junho de 2002, em Uberlândia/MG.

O seminário tem por objetivos: reunir professores, profissionais da área de tecnologia da informação, técnicos, estagiários e bolsistas para debates sobre processos pedagógicos e tecnológicos, produção de material didático para cursos virtuais, apresentação de experiências na área de EAD, possibilitando a troca de informações entre os participantes.

As principais áreas temáticas do seminário deverão abranger redes, educação, tecnologia, multimídia e aspectos administrativos de cursos virtuais.

As inscrições poderão ser feitas online, bem como o envio de resumos de trabalhos.

Maiores detalhes sobre o evento estão disponíveis no site do II TecEAD: http://www.ead.ufu.br/tecead_II.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para José Efigênio de Oliveira (Alemão), no dia 11. E os parabéns para os ex-ceconianos: Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08 e Jane Pires Camargos Lemos, no dia 13.

CAFÉ DA MANHÃ: Em comemoração ao aniversário de Carlos Alfeu, acontecido na segunda-feira, dia 04, foi realizado um Café da Manhã, com a presença de muitos funcionários. Em agradecimento, Carlos Alfeu enviou, no dia seguinte, um e-mail para todos.