Sistemático: Edição 1103 – 14/03/2002


Notícias



ASSINADO O CONTRATO PARA O SIH DO HC

Na última terça-feira, dia 12, foi realizado, no Hospital das Clínicas, evento para assinatura do contrato de licenciamento e instalação do Sistema de Informações Hospitalares, que passará a ser adotado pelo HC.

Este sistema foi adquirido após processo licitatório vencido pelo consórcio SoSaúde. O consórcio representou software desenvolvido pela empresa paulista NExT, que em Belo Horizonte é também a responsável pela informatização do Hospital Mater Dei.

No início da manhã, a empresa apresentou para diversas equipes do Hospital das Clínicas uma simulação do dia-a-dia do trabalho com o novo sistema. Em seguida, foi realizada a assinatura do contrato, em cerimônia que contou com a presença da Reitora em exercício, profa. Ana Lúcia Gazzola; do diretor do Hospital das Clínicas, Henrique Oswaldo da Gama Torres; do Assessor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho; do diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, e membros da comunidade do HC.

O sistema adquirido é desenvolvido em plataforma Microsoft, utilizando sistema operacional Windows NT, banco de dados SQL Server e rodará em servidores Intel, da Compac.

Durante o processo de instalação, que deve durar até o próximo ano, a diretoria do Hospital das Clínicas continuará contando com as atividades de consultoria que têm sido prestadas pelo prof. Márcio Bunte e Carlos Alfeu, desde 1998.

DAA DIVULGA NORMA DE TELEFONIA

Dando prosseguimento ao processo de implantação da nova Norma de Telefonia, a DAA realizará, na próxima semana, nos dias 19 e 20 de março, reuniões com os responsáveis pelo controle financeiro dos recursos de telefonia das unidades acadêmicas do Campus e do centro.

O objetivo do encontro será o de divulgar detalhes da nova norma e tirar possíveis dúvidas sobre sua implantação.

Como uma das novidades que será apresentada, estará a eliminação das contas telefônicas impressas, que passarão a ser geradas em arquivos no formato PDF, o que facilitará tanto o despacho destes arquivos como sua consulta e arquivamento.

CENSO ACADÊMICO

A equipe do Sistema Acadêmico da Divisão de Aplicativos e Sistemas está desenvolvendo, desde a semana passada, procedimentos para a disponibilização de dados que comporão o Censo Acadêmico da Graduação de 2001. O Censo Acadêmico é um projeto do MEC que visa, anualmente, coletar diversas informações referentes às atividades acadêmicas das universidades. Entretanto, a cada ano, a demanda de informações muda, sendo necessários novos levantamentos, cruzamentos e interpretações de dados para satisfazer o elenco das novas exigências. O trabalho está sendo realizado em conjunto com o DRCA e a Pró-Reitoria de Graduação, e tem como prazo final o dia 30/04/2002.

DESLIGAMENTO DA UNIDADE DE FITA ROLO

Na época da desativação do computador A10, ocorrida no ano de 1999, o CECOM preservou alguns periféricos e ligou-os ao novo computador, no caso, o LX 5320.

Um desses periféricos foi a unidade de fita rolo, mantida em função da necessidade de interfaceamento com outros CPDs, que possuíam esta mídia, e da existência de dados históricos dos antigos sistemas.

Agora, em plano de ação coordenado pela DCP, o CECOM está preparando a desativação da unidade de rolo. Esta desativação deverá ocorrer no dia 1o. de junho.

Até lá, a DAS e a DAC, com ações coordenadas pela DCP, deverão viabilizar a conversão dos serviços e sistemas atuais e o salvamento dos dados existentes em outras mídias.

O desligamento da unidade de rolo permitirá a redução do custo mensal de manutenção com a Unisys, a eliminação da rede de 220 volts no subsolo e a liberação de espaço na Sala de Servidores, dentre outros fatores.

O responsável pela coordenação do projeto é o diretor da DCP, Helvécio Cossenzo Pinto.

NOVO SISTEMA DE SEGURANÇA

Os sistemas desenvolvidos para plataforma Cliente/Servidor fazem uso do sistema de segurança específico, desenvolvido no CECOM por João Carlos Lages e César de Almeida Corrêa. Este sistema, denominado CECSEG, está instalado no Sistema Gerenciador de Banco de Dados Informix.

Como o CECOM está preparando a migração total dos sistemas que usam o Informix para o SGBD Oracle 9i, o primeiro a migrar será o Sistema de Segurança.

Para viabilizar esta mudança, o CECSEG e todos os aplicativos que o utilizam serão atualizados durante o próximo sábado, dia 16.

Esta atividade, a cargo da DAS, será executada por João Carlos e César, contratado especialmente para adequação do CECSEG ao novo banco de dados.

CECOM COMPRA FORMULÁRIO CONTÍNUO

Ao final do ano de 1996, após concluído o processo de escolha da nova logomarca do CECOM, a DAA realizou processo de compra de formulários contínuos. Poucos meses depois, o Depto. de Material e Patrimônio (DMP) repassou ao CECOM um enorme estoque de formulários brancos para impressão em 132 colunas, que estavam em desuso no Almoxarifado Central.

Somados os dois volumes, o CECOM ficou com estoque de formulário contínuo para impressão em impressoras de grande porte suficiente para vários anos.

Com o desenvolvimento dos novos sistemas e serviços em arquitetura Cliente/Servidor e Web, caiu o volume centralizado de impressão. Este quadro de situações possibilitou com que o CECOM só agora, decorridos quase 6 anos, tivesse que recompor o seu estoque.

A compra está prevista para ocorrer ao final do 1o. semestre e deverá recompor o estoque até o final de 2003, época em que, com grandes chances, o desligamento do LX poderá ser agendado.

NOVO DIRETOR EXECUTIVO DA FUNDEP

O prof. José Nagib Cotrim Árabe foi nomeado pelo Reitor da UFMG para o cargo de Diretor Executivo da FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – a partir do dia 04 de março de 2002.

INAUGURAÇÃO NO PRÉDIO DA BU

Nesta sexta-feira, dia 15 de março, a administração da Universidade estará inaugurando as novas instalações físicas que receberão a Editora, CAC, CAV e CCS.

O novo espaço está localizado no 1o. andar do prédio da Biblioteca Universitária, porém, com entrada independente, localizada na lateral direita com relação à entrada principal.

O espaço anteriormente ocupado por estes órgãos será liberado, sendo que os escritórios que vinham sendo ocupados pela CCS, próximos ao PCA, serão destinados à equipe de engenharia que trabalhará na execução do Projeto Campus 2000.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

A ProRH autorizou a contratação do aluno Matheus Moreira dos Santos, do curso de Engenharia Civil da UFMG, como bolsista no quadro do CECOM.

Matheus iniciou suas atividades no CECOM no dia 12 de março, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.


Informativo



GENTEWHERE

Ela está sempre rindo, tem um astral como ninguém e onde chega é só alegria. Muito engraçada, tem sempre, na ponta da língua uma resposta que leva todos a rir. Não existe tempo ruim, a vida, para ela, está sempre oferecendo o que há de melhor. Essa alegria toda se chama Bernadete Marques Gontijo Oliveira, a Dedé.

SIST: Conta a sua história na Universidade.
DEDÉ: A minha história na UFMG começou no ano de 1976. Tinha acabado de chegar da França, onde fiquei durante quatro anos, acompanhando o Itamar, meu marido, que tinha ido para fazer o doutorado. Ao chegar, recebi convite da Linda Nemer, na época diretora do Depto. de Racionalização da UFMG, para trabalhar na área da digitação, onde atuei durante nove anos. Era digitadora e, nas férias da Mariinha, substituía-a como Secretária da Linda. Nesse meio tempo, o CECOM se uniu à Racionalização no PROMU – Programa de Modernização da Universidade. Depois de algum tempo, passei para a Divisão de Usuários, também na área de digitação. A equipe da digitação da divisão era composta por Maria Helena e eu, na parte da manhã; Mariinha e Nair, na parte da tarde. A sala em que trabalhávamos ficava em frente ao elevador. Quando foi criada a Divisão de Núcleos Computacionais e Dilma estava indo para o Núcleo do Hospital das Clínicas, eu, Mariinha e Nair fomos para o ICEx, no prédio velho, trabalhar no RJE. Ficamos lá até a Dilma sair. Recebi convite para ir para o HC, mas como não gosto de sangue nem de doença, preferi não ir. Então, recebi convite do prof. Manoel Lopes de Siqueira, para ir para o recém criado LCC, onde já trabalhavam o Lino e o Viotti. Resolvi aceitar o convite e, logo depois, lá estavam também a Mariinha, a Nair e a Selme. Aos poucos foram chegando o Sérgio Maurício, Ismênia, Cleto e Walter. E estou aqui até hoje.

SIST: Você sempre trabalhou na digitação?
DEDÉ: Tempos depois de termos vindo para o LCC, o prof. Manoel nos deu a oportunidade de ir para a operação de computadores. Quando implantaram o RJU, Mariinha e eu passamos definitivamente para o cargo de Operador. Por volta de 89/90, eu, Sérgio e Elidimar fomos para a Escola de Engenharia para trabalhar no CCE, onde fiquei como operadora durante quatro anos. Foi muito bom, pois estava cursando Direito em Divinópolis e trabalhar no centro da cidade facilitava para mim. O prof. Manoel saiu e o prof. Roberto Nogueira assumiu a direção do LCC. Logo depois acabaram com o CCE e nós voltamos para o campus. Após a saída do prof. Roberto, entrou o prof. Osvaldo e houve a inauguração do CENAPAD. Na época, fui chamada para integrar a área administrativa, coordenando a Secretaria Administrativa.

SIST: Foi boa a mudança de área?
DEDÉ: Hoje, posso dizer o que é a Universidade. Estou na área em que se conhece um pouco de tudo. Caí na área administrativa sem treinamento e o pessoal do CECOM me ajudou bastante. No apavoramento em que estava, todos me ajudaram. Quando ligava ou ia ao CECOM pedir ajuda, tinha sempre a Alda, a Márcia, a Beth, a Maria Helena, a Dora, a Lelé para me socorrer.

SIST: O LCC mudou muito?
DEDÉ: O LCC/CENAPAD cresceu muito. Éramos 11 pessoas; hoje, somos 50. O Osvaldo, diretor do LCC, é muito dinâmico.

SIST: Você é do interior de Minas Gerais. Nasceu em qual cidade e quem faz parte da sua família?
DEDÉ: Nasci em Bom Despacho, na fazenda Córrego d’Areia, à luz de lampião. Nasci com cheiro de querosene no nariz e fui criada na fazenda até os sete anos. Depois, fomos para a cidade de Bom Despacho, onde ficamos até 1966, quando a família toda se mudou para Belo Horizonte: meus pais e sete filhos. Meus pais são Francisco (Sô Chico) e Irene. Meus irmãos são: Diva, Glória, Ruy, Belinda, Celina e Alda. Sou a terceira entre os sete irmãos. Meu marido é Itamar, o Ita, professor aposentado da UFMG, do depto. de Comunicação Social.

SIST: Você se formou em Direito. Tem planos para exercer a profissão?
DEDÉ: Formei em 1995. Depois que terminei o curso de Direito, fiz concurso para o Ministério Público. Não obtive classificação. Trabalhando o dia todo, sobra pouco tempo para estudar. Assim, desisti por uns tempos. O Ita, depois de aposentar, fez também Direito na PUC. Temos planos: quando eu me aposentar, pretendo trabalhar com ele (consultoria administrativa/constitucional).

SIST: Depois de ter morado na França, você retornou muitas vezes para matar as saudades?
DEDÉ: Tento voltar à Europa e a França é a porta de entrada natural. Agora que tenho parentes e amigos na França, Inglaterra, Espanha, Itália vou de dois em dois anos. Em 1989, eu, Nilza e Mariinha fomos para os 200 anos (bicentenário) da Revolução Francesa. (N.R.: Quando a Nilza chegou, contou cada caso engraçado dessa viagem. Andaram feito não sei o que, gastaram sapato e Nilza disse que foi difícil acompanhar o pique da Dedé nessa viagem!) Agora, tenho um sobrinho na Itália, uns primos na Inglaterra, outros na Espanha. A família está bem espalhada! A última vez que estive na França foi em 2000. Estou pensando em ir agora em setembro.

SIST: Você mantém ainda amizades no CECOM?
DEDÉ: Sim, claro, Alda, Helinho, Lelé, Maria Helena e todo pessoal mais “antigo”.

SIST: Quer deixar um recado para o pessoal do CECOM?
DEDÉ: Sinto saudades do CECOM, principalmente daquele grupo do almoço, que era muito unido. Mando um abraço para todos e se alguém quiser me ver, pode vir no LCC, que estou aqui com muita coisa para fazer e o horário de almoço para rever os amigos.

DISPONÍVEIS OS COMPROVANTES DE RENDIMENTOS DOS PRECATÓRIOS/2001

O Depto. de Contabilidade e Finanças já enviou para o SINDIFES e APUBH, os comprovantes de rendimentos, referentes aos Precatórios pagos em 2001.

Os interessados poderão procurar os referidos órgãos para pegarem os comprovantes.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Esta semana, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Nada melhor do que ficar bem informado. Faça pesquisa sobre vários assuntos, usando palavra-chave ou tema, como por exemplo: economia, esportes, variedades, tecnologia, política etc. Veja também como eles foram abordados em jornais como a Agência Estado, Gazeta Mercantil, Portal do Rock, Tribuna da Imprensa, Zero Hora, Info Online, Folha de S.Paulo, Estado de Minas e Jornal da Tarde. O endereço é: http://noticias.bol.com.br/cacanoticias.html.

– Se você quer conhecer melhor a história do mundo em que vivemos, uma ótima dica é historianet. A página foi criado pelos professores Gabriel Luiz Bandouk e Cláudio Barbosa Recco e traz diversas matérias interessantes com assuntos bem variados. Leia sobre a Grande Depressão de 1929, as origens do Islamismo, Mauá e o início da modernização no Brasil, a Guerra do Paraguai, a formação da Itália, a presença holandesa na economia açucareira e a 2a Guerra Mundial no Norte da África. O endereço é: http://www.historianet.com.br/main/index.asp.

– Os instrumentos musicais sempre foram aprimorados desde a sua criação. Saiba tudo sobre a história dos instrumentos musicais, do século XVII até o XX, no museu Cité de la Musique, museu francês com acervo e uma vista panorâmica das exposições. Veja os instrumentos e escute 39 amostras de sons, incluindo violinos, cravos e harpas. O nome da página é em Francês, mas as informações são em Inglês. O endereço é: http://www.cite-musique.fr/anglais/activites/familles/index.htm.

– Você já usou o Photoshop, o PhotoPaint e o Paint Shop Pro? Pagou por eles? Faça o seguinte: navegue até a página http://www.irfanview.com/english.htm e dê um download no produto que é de graça. Ele é leve, com apenas 797 kb, e é boa opção para dia-a-dia. Não é fácil ter que preparar várias imagens no computador, visualizá-las e fazer pequenas alterações com os produtos que ocupam espaços em disco e demoram a carregar. Alterar tamanho, claerar, escurecer ou rotacionar. É de graça. Trabalha com diversos formatos de imagens (incluindo BMP, GIF e JPG) e até com sons e filmes.

– Uma página para quem gosta de jogar xadrez e saber tudo sobre os campeonatos e seus campeões, manuais do jogo, regulamento oficial etc, é a http://www.geocities.com/academiadexadrez/traz. Fique bem informado sobre os torneios e notícias quentinhas.

– Mais programa Brasileiro para fazer download é o Puxa Rápido. Ele é um gerenciador de downloads capaz de aumentar de 1,5 a 8 vezes a velocidade de transferência de arquivos. Oferece recursos básicos, disponíveis em programas similares, como a possibilidade de conectar-se à Internet para baixar arquivos em horários programados pelo usuário. O Puxa Rápido permite que você visualize o conteúdo de arquivos compactados (.zip) antes de baixá-los e faça o download apenas da parte que lhe interessa. Vale a pena conferir. O endereço é: http://www.puxarapido.com.br/.

– Que cor é usada na China quando alguém está de luto? Vermelha, branca ou preta? Não sabe? Bem, eu já sei. Fui até a página http://www.guiadoscuriosos.com.br/ e matei a minha curiosidade. Tem outros assuntos como: abrobinha do dia, você sabia… etc. Vale a pena conferir.

– A Casa do Azeite Espanhol é uma página criada pela ASOLIVA, para divulgar o uso do Azeite de Oliva Espanhol no Brasil, e traz receitas de molhos, bolos doces e salgados e pratos da culinária regional, além de artigos diversos sobre alimentos, culinária e, claro, os benefícios do azeite. Tem uma receita de tomates fritos no azeite que só a foto dá água na boca. Se alguém fizer e quiser me convidar para comer os tomates fritos, é só ligar e marcar o horário. O endereço é: http://www.azeite.com.br/capa.php.

– No aniversário da D. Zélia, uma pessoa muito querida e que adora plantas, dei de presente um pinheiro. Ela ficou toda satisfeita com o bonsai. Se você quer presentear alguém, o Bonsai Brasil é uma ótima página para quem se interessa pela técnica oriental de produzir, em pequenos vasos, "miniaturas" de grandes plantas, além de apresentar a empresa e seu viveiro. Veja as fotos dos viveiros, com mais de três mil bonsai, e informações sobre diversas espécies como características, origem, ambiente, poda e dicas sobre como cuidar melhor de seu bonsai. O endereço é: https://secure001.ifxweb.com.br/bonsa1br/.

– "Hoje, elas são maravilhas de alta tecnologia com mais de 35 metros de altura, trilho de aço tubular, loopings, parafusos e bumerangues. Seus usuários são arremessados no ar a 100 Km por hora — sentados, de pé ou suspensos por um trilho invertido". Este texto é da página http://www.montanharussa.hpg.ig.com.br/index. htm.Não é por acaso que as montanhas russas têm esse nome. Elas originaram-se entre os séculos XV e XVI na Rússia, na forma de grandes escorregos de gelo com até 23 metros de altura, que usavam trilhos e trenós também de gelo. A história do grande destaque dos parques de diversão pode ser encontrada no site Montanhas Russas.cjb, onde você também conhecerá o significado de termos como Double Loop, Banked Turn, Sidewinder, Corkscrew, Interlocking Loop e Wild Mouse.

– Se você gosta de se divertir com brincadeiras de raciocínio vá até http://www.mycharades.com/ e se divirta. Tem diversos quebra-cabeças, charadas de lógica, brincadeiras com palitos de fósforo, problemas matemáticos e geométricos. A página é em Inglês mas tem uma versão em Português de Portugal. Brinque de resolver crimes como se fosse um detetive.

– Muito Swing com a força do Samba-Soul, a Clave de Soul faz um som dançante que remete ao som das big bands dos anos 70. A banda é formada por 7 músicos e conta com instrumentos como trombone, sax, bateria, percussão, guitarra, baixo e trompete. O endereço é: http://www.clavedesoul.com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de março, as seguintes notícias:

O videogame, quem diria, já é quarentão – O videogame está completando 40 anos. Isso mesmo: há quatro décadas, um grupo de programadores comandado por Steve Russel colocou em uma tela de computador duas minúsculas naves espaciais duelando ao redor de um suposto sol. O nome do jogo? Spacewar.
O Chicago Tribune, que traz uma matéria com o MIT, diz que o Spacewar foi o precursor de um movimento, na segunda metade dos anos 60, que prendeu diversos geeks, na faixa dos 20 anos, em laboratórios de tecnologia, trabalhando freneticamente em criações que unissem programação e diversão. Mas que também terminou rapidamente, com o vôo ao redor da órbita terrestre do astronauta John Glenn ou a construção do muro de Berlim.
Os seis programadores que participaram da criação do Spacewar, diz o jornal, nunca encontraram fortuna por sua invenção – mas conseguiram uma certa fama, principalmente em determinadas comunidades da área de tecnologia.
Na época de sua invenção, Spacewar rodava em um minicomputador PDP-1, capaz de realizar 100 mil instruções por segundo – nada, se comparado aos processadores atuais. Hoje, o game pioneiro pode ser visto no museu de ciência e tecnologia da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA).

Banda larga ultrapassa dial-up nos EUA – O uso de Internet de alta velocidade respondeu por mais da metade de todo o tempo gasto online em janeiro nos Estados Unidos, ultrapassando o acesso discado pela primeira vez, informou a Nielsen/NetRatings em estudo divulgado no dia 04/03.
As companhias de Internet estão instalando agressivamente redes de acesso e serviços de alta velocidade no momento no país, investindo no crescimento da banda larga para compensar a queda no acesso discado.
As conexões de alta velocidade permitem acesso e downloads mais rápidos, como de arquivos de música ou de televisão interativa.
A empresa de pesquisa de Internet disse que os internautas de alta velocidade se conectaram por 1,19 bilhão de horas – ou 51 por cento do total de 2,3 bilhões de horas gastos online durante o mês.
O tempo total gasto por internautas de banda larga aumentou 64 por cento em relação ao ano passado, enquanto o tempo passado na Internet por usuários de linha discada caiu 3 por cento.
“O uso da banda larga se disseminou, com o tempo gasto online pelos internautas de banda larga ultrapassando a marca fundamental dos 50 por cento´´, disse Jarvis Mak, analista sênior de mídia de Internet da NetRatings.
Quase 21,9 milhões de internautas domésticos se conectaram à internet via conexão de banda larga em janeiro, o que responde por 21 por cento da população residencial online total dos EUA.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 23 de novembro de 2001, Alex Alves de Souza, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM, completou 18 anos. E como acontece com todos os menores que ao completarem 18 anos ganham de presente o desligamento do convênio, Alex teve o seu dia de despedida.

Na organização da festa, os bolos foram feitos por Maria Helena e Beth, a torta salgada foi preparada especialmente pela Dôra e os pães de queijo foram trazidos pelo Rubens. Os refrigerantes ficaram por conta do restante do pessoal da DAA.

Para Alex foi uma surpresa. E na hora do “Parabéns prá você”, Danilo foi convidado a receber, também, os parabéns pelo aniversário transcorrido no dia 13/11.

As fotos foram feitas por Renato Righi.

O sorriso do Alex na hora do “Parabéns prá você”

Danilo

A mesa com os bolos e os refrigerantes

Maria Helena, Lelé, Alda, Eustáquio, Beth e Dôra

Marília

O sorriso meio triste de Alex ao final da festa



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 10, de 11/03/1982, publicou notícias sobre as paralisações do Sistema Burroughs 6700 para reparo na memória central, disponibilidade do B6700 no fim-de-semana, curso de Microfilme, técnicas e aplicações da Setam, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE COMPRAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE
Estará sendo realizado em Belo Horizonte, no período de 15 a 19 de março, o curso de Compras, Administração e Controle, promovido pela Setam Ltda., e que terá a participação de Maria das Graças Santa Bárbara, do Centro de Computação da UFMG.
Esse curso pretende proporcionar ao participante, compreensão da função e orientação dos trabalhos do setor de compras, visando aumentar a produtividade do gerente e sua equipe. Vai também proporcionar dinamização e desempenho das atividades do setor de compras.

CECOM RECEBE VISITA DE ALUNOS
O CECOM recebeu na última segunda-feira, dia 08, a visita de 40 alunos do 1o período, turma de Matemática, do ICEx.
Acompanhados dos programadores da Divisão de Usuários, Fernando Frota Machado de Morais e Luiz Henrique Loureiro dos Santos, os alunos visitaram os equipamentos Burroughs e Facom, recebendo informações sobre o funcionamento dos mesmos.

ESTÁGIO NA ÁREA DE HARDWARE
Sérgio Maurício de Oliveira, do Setor de Sistemas de Computação, está, desde o dia 09, fazendo estágio na área de Hardware do Setor de Suporte de Sistemas.
Este estágio faz parte do projeto de implantação do Laboratório de Hardware e deverá durar aproximadamente 6 meses.



Eventos



SEMINÁRIO DA ATI

Foi aberto ontem, dia 13, o seminário que a ATI está promovendo sobre “O Uso da Tecnologia da Informação na Formação de Professores de Ciências”. A sessão de abertura contou com a presença da Reitora em exercício, profa. Ana Lúcia Gazzola.

As palestras do seminário estão contando com a participação de professores da UFMG, UFRGS, UFRJ, USP, Funrey, UFMT, UEMG, UFOP, Fapemig, UFU, Universidade Centro Oeste do Paraná e Institute of Education London.

O seminário, que está sendo realizado no Auditório 3 do ICEx, vai ser encerrado amanhã, dia 15.

TREINAMENTO LOTUS WORDPRO

Dentro do processo de consolidação do Lotus Smartsuite como ferramenta de edição nas redes administrativas, o CECOM estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando o editor Lotus WordPro para os usuários destas redes.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada no período de 18 a 22/03, de 13:30 às 16:30, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições para este curso devem ser feitas até hoje, dia 14, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

MOSTRA DE COMPOSIÇÕES

O Diretório Acadêmico da Escola de Música da UFMG está realizando, de 13 a 15 de março, às 20h, a “IX Mostra de Composições”, um evento criado em 1996 com o objetivo de divulgar a produção musical desenvolvida naquela instituição. A cada semestre, são apresentadas ao público, através de concertos, músicas dos mais variados estilos e formas, de autoria dos alunos de graduação em composição e em instrumentos, alunos dos cursos de extensão e professores da unidade.

A nona edição da “Mostra de Composições” comemora a longevidade do evento e apresenta uma programação especial, que traz uma série de novidades, dentre elas o lançamento do CD-Room e do site da mostra e publicações de textos específicos da área musical. Ainda, a “Mostra de Composições” será encerrada, no dia 15, a partir das 19:30, com apresentação das bandas Kintawt e Nonoosso.

O evento tem entrada franca e é aberto ao público em geral.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: José Maria da Silva Bessa e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Messias Emanoel Chaves, no dia 16; Rafael Alves de Souza, no dia 19; e Maria Luciene Diniz Ferreira, no dia 20.