Sistemático: Edição 1104 – 21/03/2002


Notícias



POSSE DA REITORA

Será amanhã, dia 22 de março, às 18:00, no Auditório da Reitora, a transmissão do cargo de Reitor da UFMG, pelo atual Reitor, prof. Francisco César de Sá Barreto, à profa. Ana Lúcia Gazzola. Após a transmissão do cargo, a profa. Ana Lúcia dará posse ao prof. Marcos Borato Viana no cargo de Vice-Reitor e apresentará os membros da equipe.

Chefe de Gabinete: prof. Mauro Mendes Braga
Assessor Especial: prof. Ricardo Fenati
Pró-Reitora de Graduação: profa. Cristina H. Ribeiro Rocha Augustin
Pró-Reitora Adj. de Graduação: profa. Elizabeth Spangler A. Moreira
Pró-Reitora de Pós-Graduação: profa. Sueli Pires
Pró-Reitor Ad. de Pós-Graduação: prof. Jaime Arturo Ramirez
Pró-Reitor de Pesquisa: prof. José Aurélio Garcia Bergmann
Pró-Reitor de Extensão: prof. Edison José Corrêa
Pró-Reitora de Recursos Humanos: profa. Maria José Gazzi Salum
Pró-Reitor Adj. de Recursos Humanos: Psicólogo João César Fonseca
Pró-Reitor de Planejamento: prof. Ronaldo Tadeu Pena
Pró-Reitora Ad. de Planejamento: Auditora Maria das Graças F. Araújo
Pró-Reitor de Administração: Eng. Luiz Felipe Vieira Calvo
Pró-Reitora Adj. de Administração: Adm. Elizabeth Gonçalves Bastos
Procurador Geral: prof. Carlos Vítor Delamonica
Procuradora Geral Adj.: Proc. Cláudia Mara Delgado
Diretor de Ação Cultural: prof. Fabrício Fernandino
Diretora de Comunicação Social: profa. Maria Ceres P. Spínola Castro
Diretora de Cooperação Institucional: profa. Maria Cecília Diniz Nogueira
Diretora de Cooperação Internacional: profa. Sandra R. Goulart Almeida
Diretor de Tecnologia da Informação: prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho
Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica: prof. Alfredo Gontijo de Oliveira
Assessor para Projetos Especiais: prof. Joaquim Antônio César Mota
Assessor para Projetos Especiais: prof. Paulo Henrique Ozório Coelho
Presidente da FUMP: profa. Maria José C.G. Caldeira Brant
Diretor-Executivo da Fundep: prof. José Nagib Cotrim Árabe.

TRANSMISSÃO DA POSSE DA REITORA

A posse da Reitora da UFMG, profa. Ana Lúcia Gazzola, será transmitida via Internet, podendo ser acessada, utilizando o RealPlayer, pelo endereço rtsp://aud1.auditorio.reitoria.ufmg.br:554/encoder/posse. É necessário ter instalado o programa RealPlayer versão 6.

Os trabalhos de instalação do servidor de transmissão ao vivo ficaram a cargo de Adyr Rodrigues Nascimento, da DAC/CECOM, e de Ivanildo Lúcio dos Santos, da CAC.

RECONDUÇÃO DOS DIRIGENTES DE TI

Ao montar a equipe que irá conduzir a administração da Universidade nos próximos quatro anos, a Magnífica Reitora, profa. Ana Lúcia Gazzola, convidou e reconduziu ao cargo de Diretor de Tecnologia da Informação o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho.

Para adequação das nomenclaturas dos cargos de primeiro escalão, a ATI passará a se chamar Diretoria de Tecnologia da Informação, sendo que, a ela continuarão subordinados, por delegação da Reitora, o CECOM e o LCC.

Também foi convidado e reconduzido como diretor do Centro de Computação, o analista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Internamente no CECOM, o processo se repetiu, sendo mantidos os mesmos diretores de divisão, a saber:

Vice-Diretoria: Gilmar Lima Guimarães
Divisão de Apoio Administrativo: Márcia Regina Lemos
Divisão de Atendimento e Consultoria: Aleixina Maria Lopes Andalécio
Divisão de Aplicaticativos e Sistemas: João Carlos Lages
Divisão de Controle do Processamento: Helvécio Cossenzo Pinto
Divisão de Redes de Comunicação: Fernando Frota Machado de Morais.

SEMINÁRIO DA ATI

Foi realizada na última sexta-feira, dia 15/03, a primeira vídeo-conferência entre a UFMG e uma universidade no exterior com a utilização de equipamentos da Universidade. Dentro da programação do seminário “O Uso da Tecnologia da Informação na Formação de Professores de Ciências”, a ATI incluiu uma apresentação do prof. Lúcio Teles, da Universidade Simon Fraser, no Canadá, sobre Métodos Colaborativos para a Formação Profissional à Distância. Esta vídeo-conferência foi a inauguração oficial dos ramais ISDN, instalados na central telefônica do Campus Pampulha, e do Polycom SP 384. Este equipamento permite a realização de conferências através da Internet (protocolo H323) ou através de até 3 linhas ISDN (protocolo H320). A vídeo-conferência realizada utilizou esta última opção, sendo que a conexão foi realizada a 384 Kbps.

A infra-estrutura foi montada pelo CECOM e a programação do equipamento ficou a cargo do LCC. O equipamento está instalado no Auditório 3 do ICEx e ainda está sendo testado.

NOVO CECSEG

No último fim-de-semana, a equipe da DAS instalou o novo Sistema de Segurança do ambiente Cliente/Servidor, denominado CECSEG que, além de novas funcionalidades, passará a utilizar o Oracle.

Além do CECSEG, foi também implantado o novo sistema de acompanhamento de Solicitação de Serviços (CECSOL).

Na segunda-feira, dia 18, foi criado, nos servidores metaframe, um novo diretório com as novas aplicações, sendo estas recompiladas com a estrutura do novo sistema de Segurança.

A partir do próximo dia 25, todos os aplicativos estarão disponibilizados com o CECSEG.

Estiveram envolvidos na instalação do CECSEG: Hélio Teixeira da Costa, da DAC; Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Carlos Roberto Alves Rodrigues, da DAS; e o consultor externo, César de Almeida Correia.

REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA NORMA DE TELEFONIA

Dando continuidade ao processo de implantação da nova Norma de Telefonia, a DAA realizou, nos dias 19 e 20/03, reuniões com os responsáveis pelo controle financeiro dos recursos de telefonia das unidades acadêmicas do Campus da Pampulha e do centro.

Nos dois dias, o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, esteve presente, fazendo a abertura da reunião com um relato das ações recentes na área de Telefonia. A condução das reuniões coube à Márcia Regina Lemos, diretora da Divisão de Apoio Administrativo, que fez esclarecimentos sobre a Norma e sua implantação, ressarcimento das ligações particulares, atestados de serviços, nova forma de apresentação e entrega dos relatórios mensais de tarifação e apresentação do site do CECOM com a página da Telefonia.

Estiveram participando das reuniões, pelo CECOM, além da diretora da DAA, Alda Batista, Maria Auxiliadora dos Santos, Helvécio Cossenzo Pinto, Antônio Carlos Soares, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Gildete de Jesus e Maria José Cortezzi.

Os responsáveis pelos setores financeiros das unidades que estiveram presentes às reuniões foram:

dia 19/03: Elton do Carmo Toni (Medicina), Elizete Maria da Silva Neme (Hospital das Clínicas), Fátima Queiroz (Hospital das Clínicas), Maria do Rosário A. de Oliveira (Farmácia), Maria Fátima Liduário (Farmácia), Maria Geralda Lopes (Engenharia) e Mônica Silvana de Queiroz (Arquitetura).

dia 20/03: Aciléia Diniz Carvalho Castro (Centro Pedagógico), Antônio Fernando de Melo Fiúza (Fundep), Elma Maria Fernandes (Fundep), Elza de Carvalho Silva (Odontologia), Gabriel A. Pereira Chaves (Ciência da Informação), Hamilton Costa Nogueira (ICEx), Jurema Heloísa Coutinho (Centro Pedagógico), Lafaiete Antônio Martins (FAE), Marcus Augusto Ferreira (FALE), Marilene Leroy Alves Marques (Educação Física), Mary Takeda Barbosa (Veterinária), Norberto Eustáquio da Silva (ICB), Vera Lúcia Gomes (Música) e Washington Catizani Quintão (Coltec).


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você tem algum filme e quer publicar na Internet é só direcionar o seu navegador para a página htt://www.deliveryourmedia.com e pegar as dicas. Lá tem informações sobre o processo de montagem e edição e transmissão de streaming. Leia também os tutoriais que tratam dos diferentes formatos de áudio e vídeo. (Site em Inglês)

– Conheço umas pessoas que não perdem a oportunidade de dar download nos MP3s. Disco lotado e música a todo vapor nas caixinhas ou nos CDs. Mas sei que você também não vai ficar fora dessa. Aí vai uma dica super legal que é a página http://www.dailymp3.com/. Como o próprio nome indica, a atualização é diária e tem notícas quentinhas sobre as brigas das gravadoras. Outra seção legal é que fala sobre os softwares. Não perca. (Site em Inglês)

– Procurando um efeito sonoro diferente para fazer edição de vídeo? Calma, meu amigo. Não perca o seu tempo navegando por horas. Na página http://findsounds.com tem todo tipo de efeito que você precisa. Na verdade, funciona como um mecanismo de busca de vários tipos de sons. Lá tem rugidos de animais, motores de automóveis, aviões, gritos, aplusos e choros. Na verdade tem todos os sons que você precisa para mixar pequenos vídeos. Fique de olho que a maioria dos arquivos estão no formato WAV. (Site em Inglês)

– Tudo bem. Você é daquelas pessoas que quer saber tudo sobre edição de vídeo, softwares e hardwares? Faça o seguinte: aponte o seu navegador para a página http://digitaleditor.com e leia os tutoriais. Sincronização de áudio e vídeo, repositório de informações sobre diversos aspectos da produção e outros assuntos. (Site em Inglês)

– O que é MP3? Como funciona? Como criar música? Como criar MP3? Tire o máximo proveito do MP3! Aprenda a mixar, equalizar, transmitir e baixar de forma fácil com tutoriais no endereço http://www.sombrasil.ig.com.br/centralmp3/.

– Você sabe o que é DVD? Necessita de informações de lançamentos e resenhas de filmes? Então vá logo a página http://www.sobredvd.com.br e leia a seção downloads com diversos programas para você curtir os DVDs. Os DVDs tem códigos para cada região e, nesta página, você poderá ver sem problemas. Não se esqueça que tem diversos programas como os: DirectDVD 1.7 mb, um player com diversas capacidades adicionais e o DVDMotion CE 4.4 mb, que é um software para produzir DVDs com recursos de interatividade.

– A página MediaCast é uma emissora virtual que disponibiliza diversos vídeos para você assistir. Tem trailers de filmes, clipes nacionais e internacionais, entrevistas, shows e peças de teatro. Tudo isso é divido por canais e há opções para modems comuns e banda larga. Leia as seções de livros e músicas e ouça um capítulo online e, se gostar, pode comprar. O endereço é: http://www.mediacast.com.br/.

– Não fique perdido na hora de fazer compras, em São Paulo. Se vai viajar, uma dica legal é ir até a página http://www.guiabutanta.com/, que é dividida por tipo de comércio, com endereço e telefone da mercadoria que você procura. Não passe aperto se você gosta de comprar em Sampa.

– Dedicado ao desenvolvimento de ASP, para quem é iniciante e avançado, a página http://www.superasp.com.br/ tem dicas e mais dicas para você desenvolver Home Page com estilo. Vários tutoriais, chat, forum, códigos e enquetes. Melhore o seu conhecimento.

– Um portal muito legal para quem gosta de rock é http://www.mundorock.net/. Notícas, matérias, agenda de shwoes, entrevistas, classificados, biografia de bandas nacionais e internacionais e um espaço para banda covers e independentes divulgarem os seus trabalhos.

– “Bem vindos ao nosso novo site, principalmente dedicado ao homem chamado Bruce Lee e a todos aqueles que amam as Artes Marciais e fazem uso dela em prol de um mundo melhor, ajudando no crescimento espiritual das pessoas e também como uma filosofia de vida, buscando sempre se tornar melhores como seres humanos, em todos os sentidos.” O endereço é: http://www.brucelee.com.br/.

– Além de divulgar trabalhos e informações sobre Gramsci e eventos relacionados à difusão de sua obra no Brasil, esta página tem por objetivo a publicação de manifestações políticas e culturais de um amplo espectro, unificadas pelo compromisso de possibilitar o avanço da crítica teórica e de defender a perspectiva democrática e socialista que caracterizou a obra e a ação política de Gramsci. O único elemento comum a todos os colaboradores é a adesão à democracia política e aos valores socialistas da igualdade e da liberdade. Em www.artnet.com.br/gramsci, o socialismo proposto por Gramsci é aplicado à realidade brasileira.

– O autor edita http://amagiadapoesia.hpg.com.br, com poesia e contos dele e de amigos e ainda uma coleção de poemas de grandes autores brasileiros, como Clarice Lispector, Mario Quintana, Fernando Pessoa, Drummond e muitos outros. O site está promovendo um concurso de poesias, com inscrições até maio.

– Trailers e um making of do Episódio II: Ataque dos Clones, da série Guerra nas Estrelas. Para assisti-los, é preciso preencher um cadastro rápido e ter o programa Quick Time (quicktime.com) instalado. É grátis. O endereço é: http://www.starwars.com/episode-ii.

– Quem busca um rumo para a Semana Santa, pode se inspirar em http://webatlas.com.br, com 400 destinos no Brasil e no mundo. A página indica picos para a prática de ecoturismo, esportes radicais e naturismo. Pela busca temática, descobre-se desde a cachoeira mais alta do Brasil – a da Fumaça, na Bahia – até a avenida mais larga do mundo – o Eixo Monumental de Brasília -, entre outras curiosidades, como a maior concentração mundial de tubarões, que fica lá em Madagascar.

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

O Sistemático não vai circular na próxima semana, devido à SEMANA SANTA, retornando no dia 04 de abril/2002.

ESTACIONAMENTO DA REITORIA

A PRA comunicou que, amanhã, dia 22/03, sexta-feira, o estacionamento da Reitoria, localizado em frente ao DRCA, estará fechado.

CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE NA UFMG

A Prefeitura de Belo Horizonte, através do Depto. de Zoonose da Regional Pampulha, realizou no dia 20/03, na Praça de Serviços da UFMG, uma Campanha de conscientização de combate à dengue. Houve apresentação de uma peça teatral e vários agentes distribuíram panfletos informativos.

O Depto. de Zoonose informou que continua sendo feito o trabalho de visita às Unidades, para levantamento e combate aos focos da dengue no Campus Pampulha.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal de 2001 foi realizada no dia 19 de dezembro, em um sítio no Bairro Santa Amélia. Desta vez, a primeira a chegar foi a Cláudia Galinkin, que acabou ajudando a montar a mesa de frutas e as mesinhas que foram espalhadas perto da área da churrasqueira.

O Papai Noel inflável foi levado para o local da festa e serviu de decoração, junto com os embrulhos de presentes com as mensagens ocultas.

O churrasco transcorreu bem, até que desabou uma chuva que ninguém queria para o dia. Mas, no mês de dezembro não se pode esperar que não chova!

Se a festa deu certo e todos gostaram, o mérito vai para cada um dos participantes. Todos ajudaram fazendo alguma coisa. Até estar lá para confraternizar, participando da festa, foi uma forma de ajudar.

A Gila e o Marcelo levaram filmadora, mas ninguém assistiu, até o momento, uma cena sequer! As fotos foram tiradas por Lelé. Na próxima edição do Sistemático, serão publi-cadas as demais fotos da festa.

A mesa de frutas

Adriana, Matheus, João Paulo, Marília, Beth, Clayton e Alexandre

Eliane, Camila, Edir e Stefany

Marcelo, Bárbara, Frota e Cláudia

Alda, Márcia, Eustáquio, Gilmar e Leão

Sobrinhos da Rosa, Rosa, Lelé e Rubens



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 11, de 18/03/1982, publicou notícias sobre a posse do Reitor, prof. José Henrique Santos, a viagem de José Eduardo Valle Santos à Brasília, trabalhos de reparo no Sistema Burroughs 6700, funcionamento do B6700 no sábado, mudanças físicas no 8o. andar, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LIGAÇÃO DO COBRA AO B6700
A equipe do Setor de Suporte de Sistemas, em conjunto com o pessoal da COBRA, terminou a ligação de um TD200 com o Burroughs 6700.
A Divisão de Sistemas de Computação espera para breve, a instalação, por parte da Prefeitura da UFMG, do cabo ligando o TD200 da Sala de Digitação ao B6700. Enquanto isso não ocorre, o TD200 ficará instalado ao lado do B6700.
Na próxima semana, serão colocados à disposição da Divisão de Sistemas Implantados 1 TD100 e 1 TD200 para início das atividades de entrada de dados
.



Eventos



TREINAMENTO DE LOTUS WORDPRO

O treinamento sobre Lotus WordPro, que o CECOM está aplicando para usuários administrativos, desde o dia 18/03, está tendo a participação de: Aguinaldo José Tito (DPFO), Antônio Pereira Magalhães (DPFO), Cláudia Maria Feliciano (Odontologia), Dalva Costa Lima (PROGRAD), Eliane Faria Ramos (CP), Idélcio Ferreira dos Santos (DSG), João Fernandes da Silva (DPFO), José Nazareno Carvalho (DPFO), Juliana do Carmo Brito Vasconcelos (CTIT), Leila Rodrigues Marques (DP), Marcelo da Silva Santos (DPFO), Marília Pereira Martins (CECOM), Miguel Lourenço Machado (DSG), Renata Corgozinho Tosatti (PRA), Rubem Junio de Souza Rocha (Editora) e Tiago Luís Loura (Cointer).

O treinamento tem como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza e monitor Danilo Pinheiro Soares Guimarães e vai ser encerrado amanhã, dia 22.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude nas unidades administrativas, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo duas turmas de treinamento enfocando este programa para os usuários das unidades administrativas, priorizando aqueles lotados no DPFO, DSG e Imprensa, as próximas unidades que terão o Notes instalado.

As turmas, cada uma com 18 vagas, serão realizadas nas seguintes datas e horários, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

Turma 3: dia 03/04, no horário de 08:00 às 12:00 (inscrições até 27/03)
Turma 4: dia 04/04, no horáro de 13:00 às 17:00 (inscrições até 27/03).

As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg. br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE PERCUSSÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG

O Grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG estará se apresentando neste sábado, dia 23 de março, às 20:30, na Sala de Música Sérgio Magnani da Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionários), com a participação especial do Maestro Oiliam Lanna e dos percussionistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Criado em 1998, o Grupo tem participado de eventos promovidos por diferentes instituições em Minas Gerais e outros estados. A apresentação faz parte do Projeto BDMG Cultural e tem direção do músico e prof. Fernando Rocha. Os ingressos para a apresentação custam R$6 (inteira) e R$3 (meia).

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Mário Magalhães Lara, amanhã, dia 22; Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26; Alda Batista, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa, no dia 1o. de abril e Elizabreth Gomes Oliveira Clementino, no dia 03. E os parabéns para os ex-ceconianos: William Andalécio e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Maria do Perpétuo Socorro Almeida S. Lopes e Eduardo Moreira da Costa, no dia 26; Anderson Borboleta de Lima, no dia 27; Célio Casemiro de Souza, no dia 30; e César de Almeida Correia, no dia 1o. de abril.