Sistemático: Edição 1105 – 04/04/2002


Notícias



CECOM E LCC CRIAM CHAVES DE CERTIFICAÇÃO

Esta semana, o CECOM e o LCC criaram as chaves da autoridade certificadora da UFMG, que permitirão a implantação, em equipamentos servidores da Universidade, de segurança com SSL (Security Socket Layer).

A criação destas chaves é importante, pois permitirá que o acesso ao Grude via Internet se dê de forma segura com o estabelecimento de uma conexão com criptografia entre o servidor e o usuário na Web, da mesma forma como acontece hoje no acesso a sites de banco ou de comércio eletrônico.

A guarda destas chaves passará a ser responsabilidade da Diretoria do CECOM.

MIGRAÇÃO PARA O ORACLE 9i

Aproveitando-se da semana passada ter sido uma semana atípica em função do feriado, a DAC realizou a migração das bases de dados dos ambientes Cliente/Servidor e Web, existentes no SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) Oracle 8i para sua nova versão Oracle 9i.

Esta migração de softwares e dados também foi acompanhada de evolução do servidor de hardware dedicado ao banco de dados.

Tanto o 9i possui desempenho superior ao 8i, como o servidor possui capacidade de processamento maior que o anterior. Desta forma, os usuários dos ambientes Cliente/Servidor e Web perceberão melhoria no acesso a suas informações. Esta melhoria se refletirá, principalmente, neste momento, para os sistemas INA, Vestibular, CECSOL e CECSEG.

Os demais sistemas, à exceção do SICCA, que depende de contratação de empresa externa, deverão estar migrados até o fim do mês de abril. São eles: Ex-Alunos, SICCOR, SISCSOL, SICONV, SISCON e PESGED.

Após a migração ocorreram problemas associados à existência de caracteres acentuados na base, que já foram sanados pela equipe da DAC.

CORPORE INSTALADO

Esta semana, foi encerrada a etapa de instalação do Sistema Corpore de Recursos Humanos, no ambiente que provê as aplicações Cliente/Servidor utilizando o Metaframe e a base de dados Oracle.

Desta forma, a aplicação já se encontra disponível para que o DRH e a empresa RM Sistemas dêem prosseguimento à etapa de customização das aplicações para a UFMG e migração dos dados existentes nos sistemas já implantados.

Participaram desta etapa os analistas Hélio Teixeira da Costa, da DAC, e Ronaldo Araújo Costa, da DAS, que coordena o projeto.

REUNIÃO DA ADIFES/MG

O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação, esteve presente, no dia 02 de abril, na reunião da Associação dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior/MG – ADIFES/MG, quando foi convidado para fazer uma apresentação sobre a RNP.

A reunião foi realizada no prédio do CEFET/MG.

DAC ANALISA ATUALIZAÇÃO DO NETWARE

A DAC está analisando, tanto sob o ponto de vista técnico quanto comercial, a viabilidade de migração da versão do Netware que atende às redes locais administrativas para a versão 6.0.

Atualmente, as redes locais da Reitoria e Unidade Administrativa 3 utilizam a versão 5.0. Os demais, dentre os quais se inclui o CECOM, utilizam a versão 4.11.

Apesar deste estudo estar sendo encaminhado, a DAC continuará testando a opção de uso combinado dos softwares Samba e Linux, que podem vir no futuro a substituir o ambiente Netware.

Dentro do CECOM, a DAC e a DAS, em seu ambiente de desenvolvimento de aplicações, já iniciarão o uso da dupla Samba e Linux.

NOVO SERVIDOR DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Na última semana, a DAC migrou o servidor de correio e páginas Web da Biblioteca Universitária para o novo equipamento que possui a seguinte especificação: 1 AMD Athlon de 1.4 GHz, com 256 MB de memória e 1 disco de 20 GB.

Este equipamento sedia também o Gateway para acesso via Web ao Sistema de Informações da Biblioteca (VTLS). Com isso, o desempenho do serviço de disponibilização das páginas da BU na Internet será agilizado consideravelmente.

TREINAMENTO SYSTEM ARCHITECT

O vice-diretor do CECOM, Gilmar Lima Guimarães, esteve nos dias 27, 28 e 29 de março, em São Paulo, participando de treinamento do software System Architect 2001, oferecido pela empresa Choose Technologies, representante oficial no Brasil da Popkin Software & Systems, Inc. O System Architect é uma ferramenta case muito útil no desenvolvimento de sistemas de informação pois, possibilita o registro e validação do desenvolvimento do projeto lógico, permite uma efetiva integração do projeto lógico com o projeto físico, e gera, como subproduto, a documentação do sistema.

O CECOM adquiriu duas licenças da nova versão desse software e já está trabalhando com elas no desenvolvimento do projeto do novo Sistema Acadêmico e também do INA2000.

DIVULGAÇÃO DA NORMA DE TELEFONIA

Visando instruir os órgãos administrativos do Campus da Pampulha quanto aos novos procedimentos da nova Norma de Telefonia, a DAA realizará, no dia 10 de abril, reunião com representantes destes locais, às 14:00, na Sala de Aulas 1 do CECOM, no subsolo da Reitoria, quando serão tratados os seguintes assuntos:

– Esclarecimentos sobre a Portaria no. 248, de 31/01/2002, que instituiu a Norma de Telefonia;
– Orientação quanto ao ressarcimento de ligações particulares;
– Apresentação de modelos de Atestados que serão usados nos novos procedimentos;
– Nova forma de apresentação dos relatórios mensais de acompanhamento dos custos por local e ramal.

VISITA DA CEF

O Centro de Computação recebeu, no dia 22 de março, a visita de Marília Silva Pereira, Gerente Nacional; Sheyla Werneck Rodrigues e João Nardelli Monteiro de Castro, Gerentes da Agência UFMG da Caixa Econômica Federal, com o objetivo de conhecer a experiência do CECOM na redução de custos com sistemas de telefonia e seus serviços.

Durante a reunião, realizada com Carlos Alfeu Furtado da Foneca, diretor do CECOM, foram comentados outros casos de sucesso da Universidade, feitos pela PRA, na economia de gastos com energia elétrica, água, serviço de limpeza e vigilância.

POSTOS DE AUTO ATENDIMENTO DA CEF

A DRC disponibilizou, na última semana, a infra-estrutura de telefonia necessária para que a Caixa Econômica Federal instale novos postos de auto atendimento em unidades do Campus da Pampulha.

Melhorando o atendimento a seus clientes, a Caixa instalará estes equipamentos bancários nas seguintes unidades: Reitoria, Unidade Administrativa 3, FAE, Veterinária e Educação Física. No caso da Reitoria, o equipamento será instalado no 2o. andar, ao lado de equipamento similar do Banco do Brasil.


Informativo



GENTEWHERE

Ele sempre foi um menino calado, bonzinho, um profissional e tanto. Nunca vamos nos esquecer daquele colega que sempre estava pronto a ajudar, na maior motivação, com a maior paciência. De tanto que era calado, assustávamos quando ele soltava alguma frase engraçada, que nunca mais era esquecida. Quando nos lembramos dos casos, dá para rir bastante. Ele é André Maurício Lopes da Gama Cerqueira que, até hoje, mantém contato com alguns ceconianos.

SIST: Como foi a sua história ceconiana?
AM: Entrei para o CECOM como estagiário da DU (Divisão de Usuários), em fevereiro de 1979, através de uma prova, junto com o Luiz Ricardo e o Evandro Godoy. A chefe era a Dilma. O Frota e o Mintz eram os estagiários “seniores” (estavam lá há 6 meses). Foi uma época em que aprendi muito, que durou até novembro de 1980, quando fomos contratados como programadores. Eu e o Evandro fomos para o “lado de lá”, mexer com Cobol, e o Frota e o Ricardo ficaram na DU. Entrei para o “pool” de programadores, cujo chefe era o Helinho. Apesar do preconceito que inicialmente tínhamos em programar em Cobol, gostei bastante. Afinal, estava fazendo o que mais gosto e até hoje continuo fazendo, que é programar. Cheguei a ser chefe dos programadores, minha única chefia no CECOM, felizmente (para mim e para os subordinados). Não me lembro bem quando fui promovido a analista, mas foi antes de 1983, quando eu passei para o Suporte. Lá passei a trabalhar com micros, uma novidade na época e, além de programar, estava trabalhando com software básico, algo que sempre gostei. Participamos, eu, Mário Terenzi, Luiz Ricardo e Eduardo Henrique, do projeto da Quartzil (confecção do software-básico de um novo microcomputador), que foi uma experiência muito boa. Fiquei no Suporte até 1988/89, acho, quando, depois de um tempo numa espécie de DU, cujo chefe era o Leão, fui participar do projeto do Acadêmico, em SADS, junto com a Laura, Frota, Denise Cristina e o Cantídio. Fiquei lá até 1991, quando saí do CECOM.

SIST: Quais os trabalhos de que você mais se lembra?
AM: O mais marcante foi o projeto da Quartzil. Mas tem outros que me lembro bem: o programa de declaração de rendimentos, que, acho, que foi a minha primeira atuação como “bombeiro” (apagando incêndio); o Sistema da Biblioteca (em Algol!); o projeto de interligação de micro/mainframe e o Acadêmico.

SIST: Coisas engraçadas que aconteceram naquela época.
AM: Das muitas coisas engraçadas que vi ou participei, a que eu me divirto mais lembrando foi quando, à noite, apareceu um morcego no 8º andar. Saiu a Solange correndo e gritando ao longo do corredor, e o pobre do bichinho, sem entender nada, ficou voando em círculos em torno da cabeça dela, o que fazia a Solange correr e gritar mais. (N.R.: A cena foi tão engraçada que virou charge no Sistemático.)

SIST: Sente saudades do CECOM? Quais pessoas você mantém contato?
AM: Sinto muita saudade do pessoal do CECOM. Como sou casado com uma ceconiana, a Cláudia, não perco muito o contato com o pessoal daí. Mantenho contato freqüente com o Frota (meu compadre, que é padrinho do Felipe, meu caçula), o Carlinhos (meu afilhado de casamento), a Xina e a Lords.

SIST: Quando saiu do CECOM, foi para onde?
AM: Saí do CECOM para a Octus, em 1991. Aqui continuo fazendo o que sei e gosto, que é programar. Estão aqui, também, outros ex-ceconianos: a Maria Miriam (ex-diretora do CECOM), Mário Terenzi (ex-chefe da Divisão de Tecnologia) e o Evandro Godoy.

SIST: E sua vida lá fora como está?
AM: Sou casado há 17 anos com a Cláudia Galinkin, e temos 2 filhos: Daniel, que está com 14 anos (a madrinha é a Dilma) e Felipe, que vai fazer 12. A família completa-se com as 2 cadelas Akita: a Nikita e a Keiko.

SIST: Conta como virou um Atleta e está participando de maratonas. Como foi essa mudança? Você está mesmo magro?
AM: Quando fiz 40 anos, em agosto/2000, consegui fazer uma mudança no meu estilo de vida. Passei a comer de uma forma mais racional e a ter atividade física mais constante. Com isso, emagreci quase 30 kg. Em outubro de 2001, sem muito preparo, consegui terminar a Volta da Pampulha. Está certo que fui o 3991 dos 4222 que chegaram, mas cheguei, o que foi um grande feito para um ex-”coach potato”. Atualmente, tenho corrido com mais regularidade. Há quatro fins-de-semana tenho dado a volta na lagoa, junto com um grupo, do qual faz parte o Carlos Alfeu, apesar dele ainda não ter dado a graça de sua presença. Tenho a pretensão de correr uma maratona, mas não deve ser neste ano. Neste ano, o meu objetivo é melhorar a minha colocação na Volta da Pampulha. Quem sabe chego em 3500?

SIST: Quer deixar um recado para todos do CECOM?
AM: Quero só dizer que tenho muita saudade do pessoal do CECOM, principalmente da turma do café. Um abraço a todos.

Foi muito bom conversar com o André, lembrar da sua história ceconiana, recordar de cenas muito engraçadas protagonizadas por ele. Uma que não poderia deixar de ser contada aconteceu no elevador lotado, tentando sair do 1º andar, na Reitoria. André lá dentro, vê Denise Passarinho chegar correndo e não conseguir subir naquele momento. Eis que, sem mais nem menos, André aciona o dedo indicador e diz para a Denise: – “Pode subir!”
Para quem sabia do apelido da Denise, só restou começar a rir e não parar mais. Coisas do André!

SAÍDA DO CECOM

O analista Eduardo Henrique Lima está se despedindo do CECOM. Foi publicada hoje, dia 04/04/2002, no Diário Oficial da União, a Portaria de 02 de abril, com a redistribuição de Eduardo Henrique para a Universidade Federal da Bahia.

Eduardo entrou para o CECOM em 1975, como estagiário, na antiga Divisão de Sistemas. Em 1978, foi admitido pela UFMG como Programador e, em 1980, passou para o cargo de Analista de Sistemas. Foi chefe do Setor de Suporte de Sistemas e da Divisão de Sistemas. Na primeira eleição direta para Reitor, em 1986, o CECOM também fez o mesmo e, entre vários candidatos, Eduardo venceu a eleição, decisão acatada pelo Reitor. Em 1990, a então Reitora Vanessa Guimarães Pinto, indicou Eduardo para continuar como diretor do CECOM. Em 1994, o Reitor Tomás Aroldo da Motta Santos o convidou para ser Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, cargo que ocupou até agosto de 1997. Saindo da Proplan, foi para o IGC, passando também pelo DCC e CCE – Centro de Cálculo Eletrônico. No início de 2000, recebeu convite para retornar ao CECOM e aceitou, sendo lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação – onde permaneceu até a sua saída.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você é daqueles que gosta de futebol e quer saber como anda o Campeonato do Nordeste de 2002, visite a Liga do Nordeste e saiba tudo que rola sobre a competição, incluindo tabela de jogos, artilheiros, estatísticas e a situação de cada time. Os torcedores também podem conferir as últimas notícias, ler os artigos dos colunistas do site e votar na escalação da Seleção do Campeonato do Nordeste. O endereço é: http://www.ligadonordeste.com/.

– Não é brinquedo não! A informática é uma sopinha de palavras e, às vezes, ficamos perdidos com tantas: MIME, UUEncode, FTP, proxy server, PGP, applet, ADSL, aliás, firewall etc. Mas se você ainda não conhece o significado desses termos, poderá encontrá-los em um bom dicionário de informática no endereço http://webdic.home.sapo.pt/.

– Quando os nossos filhos chegam em casa e têm que fazer algum trabalho escolar sobre alguma cidade ou, às vezes, precisamos ter a informação para nós mesmos, aí vem a dor de cabeça. Onde conseguir tudo isso de uma vez? A página criada pelo IBGE oferece informações detalhadas sobre todos os municípios do país, como área da unidade territorial, latitude e longitude do distrito sede. Além disso, apresenta dados sobre habitação, educação, migração, saúde, registro civil, agropecuária, finanças públicas, estabelecimentos de ensino, hospitais, agências bancárias, o Cadastro Geral de empresas e até o resultado da última eleição para Presidente. É uma ótima fonte de pesquisa. O endereço é: http://www.ibge.net/cidadesat/default.php.

– Um novo super herói chega às telas do cinema em uma superprodução. É o Homem-Aranha, um herói com força e habilidade de escalar qualquer superfície. A página oficial, muito bem produzida, mostra os personagens, trailers e curiosidades sobre o filme, no endereço http://www.spiderman.sony pictures.com/index2.php. (Site em Inglês, Francês, Alemão e Espanhol)

– Esta é uma página de Estudo, Pesquisa e Transmissão da Psicanálise Freudiana editada por um Psicanalista em Formação. É uma boa página para quem gosta do assunto e tem interesse conhecer e pesquisar. Vá até o endereço http://psicanalisefreudiana.vilabol.uol.com.br/.

– Já se passaram 20 anos do lançamento do E.T. Parece que foi ontem, e para comemorar foi lançada uma página. Visite o parque temático, local da filmagem etc. O endereço é: http://www.et20.com. (Site em Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Português)

– Mas se você tem curiosidade sobre o filme e a sua produção, não deixe de visitar esta página que não é a oficial, no endereço http://www.etfansite.com.

– Se estiver procurando fotos e mais fotos das cenas marcantes do filme, disponíveis em baixa e alta resolução, procure na página http://www.rottentomatoes.com/m/ETTheExtraTerrestrial-1006389/photos.php.

– Muito legal a página Who?What? When? É uma base de dados de pessoas e eventos históricos, que podem ser relacionados. Ela mostra quais guerras ocorreram durante a vida de Mozart, contemporâneos de Pascal etc. São tantos os recursos que só visitando é que se pode ter uma idéia. O endereço é: www.sbrowning.com/whowhatwhen/index.php3. (Site em Inglês)

– Com a pequena valorizaçao dos cientistas no Brasil, e com alguns desbravadores, a página Ciência Online vem para divulgar as informações, que são poucas no dia-a-dia, e dar uma idéia do trabalho que é realizado. Fique por dentro de tudo que rola e como estes homens trabalham por uma ciência melhor e com mais recursos. Vale a pena conferir o endereço http://www.cienciaonline.org.

– Você conhece a ABDA? Não? Visite a página e veja as competições de ajuda na recuperação de amputados. Você sabia que o Brasil é tricampeão de futebol para amputados? Vá até a página http://www.abda.org.br/principal.html.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no final do mês de março, as seguintes notícias:

Brasil tem 15 milhões de PCs na ativa – Atualmente, existem 15 milhões de PCs em uso – corporativo e doméstico – no país. É o que revelou a 13ª Pesquisa Anual sobre o Uso de Recursos de Tecnologia da Informação, realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
Em 2001, diz a FGV, foram vendidos quatro milhões de computadores no Brasil – e a estimativa para este ano é que este número cresça cerca de 10 por cento.
Este ano, a pesquisa foi realizada em 1 260 grandes e médias empresas – que estão gastando e investindo cerca de 4,5% de seu faturamento líquido em TI. Em 2002, esta porcentagem deve aumentar para 4,8%, diz a GV. Os gastos divididos pelo número de teclados na empresa – chamado de Custo Anual por Teclado (CAP) – em 2001 bateram na casa dos 28,5 mil reais, um valor que vem se mostrando estável nos úlimos três anos em dólares (12 mil dólares).

Sun libera código do Java – As próximas versões do Java para servidores, PCs e dipositivos móveis poderão ter interfaces de programação (APIs) desenvolvidas pelo pessoal do código aberto, garante o ComputerWire.com.
A Sun anunciou no dia 26 de março as mudanças no JCP, o Java Community Process, na conferência anual de desenvolvedores que realiza na cidade americana de San Francisco. As novidades, que incluem o fornecimento de ferramentas de teste e até apoio financeiro a algumas instituições, diz a matéria, serão incorporadas para que programadores de código aberto possam enviar suas interfaces em produtos licenciados para o Java.
Além disso, a Sun migrará para licenciamento no modelo código aberto os JSRs, nome dado aos APIs antes deles ingressarem na Java Community Process. Com a notícia, segundo informa o ComputerWire.com, a comunidade Java poderá receber interfaces jamais sonhadas até agora, o que deve contribuir para uma maior exposição da linguagem.
Mesmo com a abertura do código, a Sun ainda tentará manter o controle sobre a linguagem: segundo o ComputerWire, a empresa, com a ajuda das ferramentas de teste, se esforçará em impedir a fragmentação das especificações originais do Java.

Red Hat ganha versão para grandes empresas – A Red Hat, distribuidora do Linux, lançou no dia 26/03, um poderoso produto destinado a servidores de grandes companhias. A empresa espera que o chamado Advanced Server convença mais corporações a migrar para o sistema operacional gratuito e de código aberto.
Diferentemente de concorrentes como Windows e Solaris, o Linux não é um sistema proprietário, por isso é distribuído gratuitamente em todo o mundo.
“O Red Hat Linux Advanced Server é a escolha óbvia para as empresas que querem quebrar a dependência dos softwares proprietários e do hardware de alto custo”, afirmou o vice-presidente da Red Hat, Paul Cormier.
Como o software não pode ser vendido comercialmente, empresas como a Red Hat ganham dinheiro construindo ferramentas especiais para o programa e prestando serviço de suporte.
Começando na faixa dos 800 dólares, o pacote do Advanced Server incluirá a assinatura de um ano da rede de serviços da Red Hat.
Com a iniciativa de grandes companhias, como a AOL Time Warner e a Amazon.com, de migrar para o Linux, a Red Hat está focando seus esforços em conquistar clientes entre as maiores empresas.
Dos 18,6 milhões de dólares de faturamento registrado no ano passado pela Red Hat, 16,1 milhões de dólares vieram de clientes corporativos.

PROGRAMA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE JOVENS E ADULTOS DA UFMG

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos está organizando a oferta do curso de escolarização formal para os servidores da UFMG neste ano, oferecendo o 1º Segmento – 1a. à 4a. séries do Ensino Fundamental.

O curso oferecerá turmas no horário provável de 15:00 às 17:30.

Para definir o número de turmas que comporão este módulo, os Diretores e Chefias deverão estimular a participação dos funcionários e de providenciar a inscrição dos servidores efetivos. Estas fichas deverão ser encaminhadas pela Direção da Unidade à Secretaria do Projeto, na Faculdade de Educação/CEALE – Sala 528, de segunda a sexta-feira, no horário de 13:00 às 17:00, até o próximo dia 15/04/2002.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Conforme comunicado há duas semanas, nesta edição de O Sistemático estão sendo publicadas as demais fotos da Festa de Natal do CECOM de 2001, realizada no dia 19 de dezembro, em um sítio no Bairro Santa Amélia.

Segundo os participantes, a festa foi do agrado de todos, apesar da tromba d’água que caiu no dia.

As fotos foram tiradas por Lelé ou pelo automático da máquina.

Danilo, Wanderson, Carlos Alfeu e Esdras

Rubens, o churrasqueiro, Nilson e Johnny

Sara, Elza, Gila, Mário e Luíza

Marília, Beth e Xina

Márcia, Rubens, Eustáquio, Gilmar e Leão

Lelé, Rubens, Alda, Márcia, Gilmar e Leão



Há 20 anos…

As edições números 12 e 13, Ano VI, do Sistemático, publicaram notícias sobre a viagem da diretora do CECOM, Maria Miriam Arruda Salvador, à Brasília, funcionamento do Sistema Burroughs 6700, I Seminário Nacional sobre Sistemas de Microfilmagem em Prefeituras, XV Congresso Nacional de Informática, levantamentos bibliográficos, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

DIVISÃO DE SERVIÇOS IMPLANTADOS RECEBE EQUIPAMENTOS COBRA
Com uma apresentação, realizada ontem, de Mário Luís Terenzi, do Setor de Suporte de Sistemas, foram entregues oficialmente os dois equipamentos COBRA que serão utilizados pela Divisão de Serviços Implantados para entrada de dados.
O TD-100 está instalado na sala da digitação, enquanto que o TD-200 está, provisoriamente, na sala do Setor de Controle e Execução de Serviços Implantados para que o pessoal possa se familiarizar com o equipamento e ganhar experiência em programação com a linguagem LTD.
(Ano VI, no. 12 – 25/03/1982
)

IMPLANTAÇÃO DO CANDEvirtual
Está prevista para este mês de abril, a implantação do CANDEvirtual, que terá o objetivo de controlar a utilização dos terminais que estão atualmente ligados ao B6700.
A idéia básica é fazer com que os usuários utilizem os terminais alocados em suas unidades de origem, permitindo que os terminais instalados no CECOM sejam destinados aos usuários cujos departamentos não possuem este recurso.
(Ano VI, no. 13 – 01/04/1982)



Eventos



TREINAMENTO NOTES

O treinamento sobre Lotus Notes, oferecido para as unidades administrativas, no dia 03/04 (Turma 3), teve a participação dos seguintes funcionários: Ana Maria Motta e Oliveira Rodrigues (DPFO), Antonino Bosco de Andrade Oliveira (DP), Cecília Barbosa Santos de Araújo (Gabinete), Delma Nogueira de S. Gurgel (Imprensa), Elizabeth Spangler Andrade Moreira (Prograd), Elizeth Nunes (Fundep), Francisco Amadeu de Souza Filho (Imprensa), Ildefonso Carrieri (Imprensa), João Lucas Chaves (DSG), José Carlos Godinho Ferreira (Imprensa), Maria José Silva Ferreira (DPFO) e Silmara Alves Oliveira (DSG). Instrutor: Adyr Rodrigues Nascimento. Monitor: Esdras Viggiano de Souza.

A Turma 4, que teve treinamento hoje, dia 04/04, contou com a participação de: Alcino Pires da Silva (Imprensa), Eliane de Fátima e Silva (DSG), Helder de Faria (DSG), Isabel Cristina Oliveira (Editora), José Sena dos Santos Júnior (Imprensa), Lúcia de Fátima Jardim Murta (DSG), Maria Izabel de Oliveira (DSG), Maria do Socorro Nunes (DSG), Marilene Gomes Pereira (DSG), Oséias de Oliveira Santos (Imprensa), Paula de Almeida (DSG), Regina Lúcia Silva Araújo (Gabinete), Rubem Junio de Souza Rocha (Editora), Shirley Tadeu Duarte P. Gomes (DSG), Sônia Salvador (Fundep), Vera Lúcia Batista Fernandes (Imprensa) e Zenilson Vieira dos Santos (Imprensa). Instrutor: Eugênio Pacelli P.de Souza. Monitor: Danilo Pinheiro.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Eugênio Pacelli Pereira de Souza, amanhã, dia 05; Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08 e Nilson José Marinho Vale, no dia 10. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Wilson de Pádua Paula Filho (DCC), no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres, no dia 07; e Nair Vieira Sales, no dia 10.