Sistemático: Edição 1106 – 11/04/2002


Notícias



SISTEMA ACADÊMICO

A equipe do CECOM, responsável pelo desenvolvimento do projeto do Novo Sistema Acadêmico, esteve presente no encontro promovido pela PROGRAD nesta quinta-feira, dia 11, no Museu de História Natural. A participação do CECOM, com a presença de Gilmar Lima Guimarães, aconteceu no período da manhã e foi focada, exclusivamente, na apresentação da proposta de diretrizes para a implantação da flexibilização curricular nos cursos de graduação da Universidade.

NOVOS LINKS PARA O CAMPUS DA SAÚDE E MUSEU

Esta semana, está sendo assinado o contrato de fornecimento de serviços de comunicação de dados para conexão das unidades remotas à Rede UFMG do Campus da Pampulha.

Em um prazo de 10 dias úteis, a partir da assinatura do contrato, será ativado o link do Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Simultaneamente, será ativado o novo link que atenderá as unidades do Campus da Saúde (Medicina, Enfermagem e Hospital das Clínicas), com velocidade de 2 M, ou seja, dobrando a velocidade do link atual, que é de 1 M.

DIVULGAÇÃO DA NORMA DE TELEFONIA

A DAA realizou ontem, dia 10/04, reunião com representantes dos órgãos administrativos do Campus da Pampulha, para divulgação dos novos procedimentos da nova Norma de Telefonia da UFMG.

Esta foi a última reunião realizada pelo CECOM, que teve a presença dos funcionários: Adilson Boggione (Gabinete do Reitor), Cíntia Gilberto da Silva (Estação Ecológica), Estêvão Salomão das Virgens (CPPTA), Helena Maria de Deus Castro (Proplan), José Palhares Figueiredo (ProPesq), Luciano Teixeira de Abreu (BU), Magda Auxiliadora S. B. Bastos (Prograd), Márcia Martins de Melo (PRA), Miriam Marlene de Rezende Bergo (SODS), Núbia Ribeiro de Souza (DPFO/DM), Paula de Almeida (DMP/DSG), Silvana Eugênia dos Santos (ACI), Sirlene Bustamante Matos Camisassa (DRCA), Veraci Silveira Teixeira (CPPD) e Vilma Alves Gomes (Copi).

Todas as informações e orientações relativas à nova Norma de Telefonia se encontram disponíveis no site do CECOM (www.ufmg.br/dti/cecom).

Este mês, já serão enviados para todos os responsáveis pelas contas telefônicas nas unidades e órgãos, os relatórios com Centro de Custos, Contas Telefônicas e Demonstrativo de Despesas Telefônicas (Rateio). Como é um mês de transição, o CECOM estará enviando, também, os mesmos relatórios impressos.

NOVA VERSÃO DO SADS

No último final de semana, a DAC realizou implantação de nova versão do sistema SADS no computador LX 5320.

Esta versão introduz melhorias e correções na versão anterior, porém sem mudanças significativas.

Nas próximas semanas, a equipe da DAC realizará nova implantação no ambiente operacional do LX. Desta vez, será realizada up-grade do sistema operacional MCP e softwares correlacionados.

Participaram da instalação os analistas Hélio Teixeira da Costa e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

SAÍDA DO CECOM

O bolsista Wagner Patrick Junqueira Coelho de Souza Nicácio, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, pediu demissão do quadro do CECOM no último dia 8.

Wagner Patrick estava no CECOM desde o dia 1o. de março/2002, quando entrou para a DAC, atuando na área de atendimento a usuários.


Informativo



GenteWhere
A seção GenteWhere não está sendo publicada esta semana por não ter havido tempo do ex-ceconiano dar a entrevista para O Sistemático.

Aguardem até a próxima semana!

MATERIAL DO LOTUS NOTES NA INTRANET DO CECOM

Já se encontram disponíveis na Intranet do CECOM as seguintes apostilas sobre o manuseio de Lotus Notes:

Lotus Notes – Passo a Passo – mais detalhes de operação (detalhamento do programa)
Lotus Notes – noções básicas (material usado no treinamento oferecido pelo CECOM).

Para copiar este material para o seu micro, siga os passos abaixo:
1. Abra o navegador existente no seu micro (Internet Explorer ou Netscape).
2. No quadro endereço, digite intranet.adm.ufmg.br/cecom/ e aperte a tecla Enter.
3. Na coluna da esquerda da sua tela, clique no link Dac.
4. Na nova tela aberta, na coluna da direita, clique no link Apostilas. Role a tela para baixo para encontrá-lo.
5. Na tela aberta, role a tela até encontrar um dos links abaixo:
Lotus Notes – Passo a Passo
Lotus Notes – noções básicas.
6. Clique no link desejado e salve o arquivo no seu HD.
7. Os dois arquivos estão compactados. Para descompactá-los basta dar duplo clique.
8. Para ver o conteúdo do “Lotus Notes – Passo a Passo”, o aplicativo Acrobat Reader deverá ter sido instalado no micro.
Caso não o tenha, basta abrir o Windows Explorer do seu micro e dar duplo clique no arquivo f:\util\ acrobat5.0\ar500ptb.exe (em Português). Durante a instalação, clique nas opções indicadas pelo próprio aplicativo.

CASU PROMOVE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

No período de 15 e 19 de abril, a Caixa de Assistência à Saúde da UFMG (Casu) estará realizando campanha de vacinação contra gripe na UFMG e no Cefet, aberta à toda comunidade acadêmica.

Os associados com idade entre 1 e 12 anos e acima de 50 anos, e ainda, pessoas portadoras de doenças crônicas, não pagam. Para outros interessados a Casu irá repassar o custo do medicamento (entre 12 e 14 reais), o qual está sendo negociado com o laboratório fabricante do medicamento.

Os postos de vacinação serão montados na portaria da Faculdade de Medicina da UFMG, na Praça de Serviços da UFMG e no Serviço Médico Odontológico do Cefet, além da Faculdade de Odontologia de Diamantina.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3492-7733, na secretaria da Casu.

ENTREGA AUTOMÁTICA DO COMPROVANTE DE VOTAÇÃO DO SERVIDOR

No endereço http://www.servidor.gov.br, foi divulgado, no dia 09/04/2002, que o Ministério do Planejamento e o Tribunal Superior Eleitoral assinaram Termo de Compromisso, publicado no Diário Oficial de 5 de abril passado, que irá desburocratizar a entrega de comprovantes de votação pelos servidores públicos federais. Atualmente, por força da lei 4.737, de 15 de julho de 1965, a cada eleição, todos os servidores públicos federais, ativos e inativos devem apresentar seus comprovantes de votação nas áreas de Recursos Humanos de cada órgão, sob pena de terem suspensos a remuneração ou proventos.

Na hipótese de eleições em dois turnos são tiradas cópias dos comprovantes de votação de aproximadamente 840 mil pessoas, o que gera cerca de 1,7 milhão de cópias.

O Termo de Compromisso, assinado entre o Ministério do Planejamento e o TSE, permite que sejam cruzados os cadastros do pessoal civil do Poder Executivo Federal com o Cadastro Nacional de Eleitores e a comprovação de votação é feita automaticamente.

A medida, além de seu caráter de diminuição de custos, pela supressão da grande quantidade de cópia, trará benefícios principalmente aos servidores inativos que não mais terão de se deslocar para a entrega de comprovantes de votação nos seus órgãos.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas, esta semana:

– Normalmente, usamos serviços bancários e, na maioria das vezes, não sabemos a diferença de um DOC (Documento de Ordem de Crédito) e uma TEC (Transferência Eletrônica Disponível). Além das siglas bancárias, a partir do dia 22 de abril, o SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) mudará de pagamento ou transferência em tempo real. Mas não fique preocupado e sim informado sobre as mudanças. Na página http://www.bcb.gov.br tem um link que diz tudo sobre o SPB.

– Mas se ainda tem dúvidas, principalmente os empresários, pode consultar também a página http://www.febraban.org.br e fazer perguntas. Nesta página tem um vasto material à sua disposição para sanar todas as dúvidas.

– Como informação nunca é demais, procure nas páginas do seu banco e leia os esclarecimentos sobre o novo sistema SPB que não afetará as pessoas fisicas: http://www.real.com.br, http://www.banespa.com.br, http://www.bancosantos. com. br. Todas as página citadas tem explanações simples sobre o SPB.

– Em alguns países existem estas formas também e você poderá conferir nas páginas http://www.ecb.int/target/gi/tagientc.htm, que trata do assunto nos banco europeus e o http://www.ny.frb.org/ que é o banco central americano.

– Como a Web tem informações para todos os gostos e, às vezes, fica difícil encontrar aquilo que procuramos, vai mais uma página que promete uma pesquisa mais refinada. O endereço é: http://www.teoma.com.

– Conheço algumas pessoas que já sofreram ou sofrem com a LER (Lesão por esforço repetitivo), e ficaram vários meses em casa sem poder mexer o braço. Isto sem falar nas dores nas costas e pontas dos dedos. Se você quer entender o que é LER, a página http://www.bristol.com.br tem um manual sobre o assunto.

– Se você exerce alguma atividade que pode gerar a LER e quer saber sobre isso, procure a página http://www.astamedica.com.br/guia/ortopedia/inde.html. Não é só quem digita que pode ter LER. Passar roupa, lavar, fazer crochê etc estão na relação. Confira!

– Você fez uma Homepage e quer saber onde hospedá-la, faça o seguinte: aponte o seu navegador para a página http://intermega.globo.com/intermega/index.php. Se não tem e quer fazer uma, click no link construtor e faça a sua página. Aproveite e mande para mim o endereço da sua página para que eu possa publicar aqui no Sistemático.

– Se você é ligado em música e gosta de saber das últimas fofocas da tv, além de saber quem é que faz aniversário no mesmo dia que o seu, é só ir na página http://tudodamusica.globo.com. Agenda, fofocas, black music, blues, jazz, mpb, reggae etc., são algumas das opções da página.

– Quem já colecionou papéis de carta e adesivos? Você conhece a gatinha japonesa Hello Kitty? Então, visite a página da Kitty e faça a festa. Para as meninas que gostam, o endereço é http://www.cutekitty.hpg.ig.com.br.

– Para quem gosta de animação, o site português http://bd.publico.pt/ é um ótimo link para acrescentar no bookmark. As seções críticas, notícias, histórias, heróis e zinelândia são bastante completas e abordam desde super-heróis como Super-Homem e Batman, a outros menos conhecidos. Aliás, o internauta descobre que em Portugal, o Mickey Mouse é mais conhecido como Rato Mickey. E fica a pergunta: por que aqui o chamamos pelo nome em inglês (mouse), em vez de chamá-lo de camundongo Mickey?

– Deixou para estudar na véspera da prova e apareceu uma dúvida sobre um assunto importantíssimo da matéria? E agora? O que fazer? Ligar para os amigos pode ser uma opção. Outra, ainda melhor, é acessar http://www.edulogic.com.br. Se o seu colégio for assinante do serviço, todos os alunos poderão tirar suas dúvidas com professores que ficam disponíveis em um determinado período todos os dias, respondendo a questões de Matemática, Português, Geografia, História, Física, Biologia e Química.

– Mitologia Grega é um dos assuntos mais interessantes da História. Todos aqueles mitos sobre o Monte Olimpo, deuses e monstros fascinam o mais serelepe dos alunos do Ensino Médio. Pelo menos era assim na minha época. E procurar por sites que expliquem mais sobre Grécia Antiga é um hobby e tanto. Um dos últimos que eu encontrei, em Português, está em http://www.warj.med.br/index2.html. Além de mitologia, o site conta com um atlas da Grécia (Velho Mundo, Creta etc) e textos sobre filosofia, literatura, música, religião e muito mais.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Anatel coloca 0i00 em consulta pública – Os três modelos de acesso à Internet para o mercado brasileiro apresentados no dia 21/03, pela Agência Nacional de Telecomunicações, estão sob consulta pública – o que significa que o usuário pode enviar suas opiniões e sugestões sobre os mesmos.
O internauta pode dar sua contribuição na formação dos três modelos (o padrão atual, que poderá coexistir com os demais; o chamado 0i00, com uso de código não-geográfico e tarifa pré-determinada; e o modelo IP Direto, também com tarifa única) via formulário eletrônico no site da Anatel.
A consulta pública – que tem um nome comprido, Aspectos Relevantes para o Uso de Serviços e Redes de Telecomunicações no Acesso a Serviços Internet – vai até as 24 horas do dia 22 de abril, e ainda prevê um período de réplica, que vai até 13 de maio. Além do site da Anatel (que fica no endereço www.anatel.gov.br), o usuário também pode contribuir por fax (número 61-312-2002) ou por carta, no endereço SAUS, Quadra 6, Bloco F, Térreo-Biblioteca, CEP 700070-940, Brasília-DF – nestes casos, a consulta estará aberta até as 18 horas do dia 17 de abril. Ou ainda, pelo e-mail biblioteca@anatel.gov.br.

MS remenda bugs críticos do IE – A Microsoft soltou mais um pacote de correções para o Internet Explorer. Trata-se de um patch cumulativo, que inclui todas as correções publicadas até agora para o IE, nas versões 5.01, 5.5 e 6.0.
O pacote, que leva o título de “28 March 2002 Cumulative Patch for Internet Explorer”, já está disponível em vários idiomas, inclusive em português para o Brasil. Trata-se de uma atualização obrigatória e bastante cômoda, porque atualiza o IE com um único download.
Para obter a atualização, você pode clicar no comando Windows Update ou então recorrer ao endereço www2.uol. com.br/info/aberto/download/1652.shl.
Ao fazer o download, você precisa escolher qual a versão atual de seu IE. A escolha é automática para quem faz o download através do serviço Windows Update.

CAMPANHA DE COBERTORES

O Grupo Espírita Tobias, localizado na Av. do Contorno, no Bairro Serra, continua com a campanha de recolhimento de cobertores para recém-nascidos, podendo ser usados ou novos.

Vicentina e Carlos Roberto, do CECOM, esperam contar com a solidariedade de todos e agradecem desde já.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como o mês de março é o mês mais bonito do ano, com tantos aniversários na DAA, a Redação do Sistemático ofereceu um bolo de chocolate, feito pela sobrinha da Lelé, a Vânia, no dia 26/03. É claro que era o aniversário da Redatora!

Um visitante inesperado, o Bosco (do DP), surgiu no CECOM, como sempre em dia de festa, para também participar do aniversário. Além do bolo e pipoca, teve refrigerante, oferecido pelo Leão. Desta vez, foi um Guaraná da marca Wind (disseram que é por causa do Windows!).

Para alegria e desespero da aniversariante, os participantes pediram bis das fatias do bolo, deixando muitos sem saber que havia festa lá na Sala do Café do 8o andar.

As fotos são de Renato Righi.

Carlos Alfeu, Dôra, João Paulo, Xina, Bosco, Lelé, Beth e Maria Helena (escondida)

Será que o bolo vai dar para todo mundo?

Bosco e Lelé

Xina esperando o pedaço de bolo



Há 20 anos…

O Sistemático no. 14, de 15/04/1982, publicou notícias sobre funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no sábado, nova apuração da freqüência dos bolsistas, levantamentos bibliográficos, o 8o. capítulo do folhetim “A Maldição do MCP”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

RESPONSÁVEL PELA DU
No período de férias de Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Denise Spira Entin estará respondendo pela chefia da Divisão de Usuários do CECOM.

PROJETO CUSTO OPERACIONAL DO CECOM
A Diretoria solicitou à chefia da Divisão de Apoio Administrativo um estudo sobre o custo operacional do CECOM.

VISITAS AO CECOM
O CECOM recebeu a visita de alunos do curso de Ciência da Computação/ICEx, no último dia 06. Nesta semana, nos dias 12 e 14, foi a vez da turma de Programação de Computadores/ICEx.
Nessas visitas, os alunos estiveram acompanhados por membros da Divisão de Usuários que, além de mostrar os equipamentos, fizeram uma explanação sobre o funcionamento dos sistemas.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, no dia 18. E envia, também, os parabéns para o ex-ceconiano, André de Paula Dias Couto, no dia 12.