Sistemático: Edição 1107 – 18/04/2002


Notícias



SISTEMA DE CONTROLE DE BENS MÓVEIS

Em reunião realizada na última semana, que contou com a participação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, João Carlos Lages e Regina Helena Moura Brandi, do CECOM; Marcelo Campi Lima, da empresa Syst; Antônio de Assis, Célia Regina Delgado, Eduardo Dutra Macedo, Gilberto Soaleiro Matos, Edmar Leão Guimarães e Elias Guerra Felipe, membros da comissão criada pelo DSG para análise do sistema para controle de bens móveis da Universidade, foram discutidos aspectos necessários para iniciar processo de desenvolvimento de um novo sistema.

O objetivo da comissão montada pelo DSG é avaliar as alternativas existentes nos dias de hoje para modernizar e racionalizar o controle de bens móveis da UFMG.

Ficou estabelecido que, apoiado no cronograma de trabalho da comissão, o CECOM desenvolverá atividades de suporte e consultoria para permitir que o DSG venha a escolher a melhor alternativa técnica que possa estruturar o resultado dos estudos que a comissão executará.

Como sub-produto deste projeto, será viabilizada a desativação, a médio prazo, do atual sistema de controle patrimonial da UFMG, no caso, o Sistema ATM, que ainda reside em plataforma mainframe.

As atividades do CECOM serão coordenadas pela analista Regina Helena Moura Brandi.

AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO

Com o fechamento do segundo semestre acadêmico de 2001, está sendo executado o processo de avaliação de cursos e disciplinas da graduação da UFMG.

Este processo, conforme realizado nos últimos semestres, está sendo viabilizado com o apoio do laboratório do prof. Antônio Otávio Fernandes, do DCC.

A partir do próximo semestre, os novos questionários de avaliação, que foram revistos pela CPA (Comissão Permanente de Avaliação), serão disponibi-lizados pelo CECOM na nova infra-estrutura montada para aplicações Web em ambiente Websphere, Linux e Oracle, nos moldes já realizados para o processo de inscrição dos candidatos ao Vestibular da UFMG no último ano.

Para organizar este processo de migração e construção do novo ambiente, a profa. Maria do Carmo Lacerda Peixoto, coordenadora da CPA, e os analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e João Carlos Lages, se reuniram, na última semana, e estão elaborando o Plano de Ação para desenvolvimento e implantação para que o próximo processo relativo ao primeiro semestre de 2002 esteja disponível no novo ambiente.

ACROBAT READER DISPONÍVEL NO SITE DO CECOM

Com a implantação das novas normas de telefonia, o CECOM passou, a partir deste mês, a enviar para as unidades e órgãos administrativos, usuários do sistema de telefonia, suas contas telefônicas geradas em arquivos formato PDF.

Esta novidade permitirá um arquivamento mais facilitado das contas, uma consulta mais ágil a seu conteúdo, além de facilitar sua divulgação e circulação interna.

Para a consulta das contas em formato PDF, é necessária a utilização do programa gratuito Acrobat Reader.

Para facilitar o processo de distribuição e instalação do Acrobat Reader, a home page do CECOM, na página relacionada ao sistema de telefonia, está disponibilizando link para a versão mais atualizada do programa em Português, no caso, a versão 5.05.

O link para download do programa é https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_telefonia.shtml.


Informativo



GenteWhere

Ela até hoje parece com o Coelho Maluco do livro “Alice no País das Maravilhas”. Está sempre correndo, com pressa, mantendo sempre aquele sorriso largo e a risada engraçada. Ela é Maria das Graças Santa Bárbara, que, mesmo tendo saído do CECOM, nunca se desligou totalmente de todos. Bárbara, como sempre a chamamos, está sempre presente nas festas ceconianas, participando das confraternizações com todos. O coração deve continuar sendo ceconiano!

SIST: Conta a sua história profissional.
BÁRBARA: Minha escala profissional não começou na UFMG. Aos 18 anos comecei a trabalhar na área contábil, primeiramente na Contabilidade Êmege, onde fiquei durante seis meses. Depois, trabalhei 2 anos e meio na área contábil da MILA S/A. Fiz concurso na UFMG e entrei para o CECOM em janeiro de 1980.

SIST: Quais os setores do CECOM que você trabalhou?
BÁRBARA: Meu objetivo era trabalhar na digitação, mas como estava cursando o bacharelado em Ciências Contábeis, na PUC/MG, fiquei um tempo no 8o. andar. Primeiro, na Biblioteca, com a Izilda, e depois na Secretaria Administrativa, com o Lino. Depois de várias conversas com o Romildo, consegui enfim chegar ao subsolo, para trabalhar na digitação, o que me possibilitou trabalhar em turno de 6 horas. Assim, pude fazer vários cursos e um estágio na Secretaria de Estado da Fazenda. Fiquei 2 anos na digitação, primeiro com o Marcelo Caetano, e depois na DU – Divisão de Usuários. Depois de atuar durante anos em áreas contábeis, fechar balancetes e andar com contas na cabeça, a digitação trouxe um lado light. As pessoas eram mais espontâneas, mais brincalhonas. Mas aí, houve uma expansão da DAA e, em julho de 1981, fui chamada para atuar na divisão, junto com a Sálvia, que era a chefe, atuando como auxiliar de administração de material. Nessa época, eu já tinha feito o bacharelado e fazia o curso de Administração. Como já estava mais entrosada com a “thurma” ceconiana, comecei a agitar e participar da vida social ceconiana. Que saudades tenho das cantatas, dos passeios que fazíamos, das férias programadas, do buteco da quinta-feira, do feijão na casa do William, dos happy hours, dos jogos de truco e buraco e, principalmente, do encontro de Natal na casa da Lelé… (e tem muita coisa mais para ter saudades, mas o espaço é pouco.) Entrosamento igual àquele, não existe mais. Até hoje tenho amigos do peito que conheci no CECOM. Não sei como conseguia tempo, pois logo que me formei em Administração, fiz o curso de pós-graduação na área financeira e, para não ficar numa só área, fui fazer Filosofia na UFMG.

SIST: Como era o trabalho na DAA?
BÁRBARA: O trabalho que desenvolvia na DAA era um trabalho administrativo-financeiro, pois dávamos suporte para as demais áreas de produção no CECOM. Em 1986, quando foi criado o Setor de Compras e Finanças, fiquei nesta área, e ocupei a chefia do setor a partir de 1988. Em junho de 1991, assumi a chefia da Divisão de Apoio Administrativo. Fiquei na DAA durante 13 anos, até junho de 1995, quando saí do CECOM.

SIST: Por que saiu do CECOM?
BÁRBARA: Buscando novos desafios, entrei para a CPPTA, onde fiquei 4 anos e aprendi muito sobre a política de Recursos Humanos na UFMG. E vim para Editora, na época da profª Sônia Queiroz, quando a Editora estava começando a tomar fôlego. Estava aí o desafio! Crescer junto com um órgão desde o início.

SIST: Como é o trabalho na Editora?
BÁRBARA: Aqui, apesar de chefiar uma Divisão Administrativo-Financeira, como no CECOM, o foco do trabalho muda muito. Temos um caráter híbrido, um pé na administração pública e outro no mercado. Isso faz com que nosso trabalho seja muito interessante, a cada hora temos que aprender um fato novo. Para entender esse mercado, acabei fazendo uma outra pós-graduação em Marketing, e fiz um projeto para a Editora. Às vezes, reclamo do excesso de tarefas, mas gosto muito de atuar nessa área. A Editora para quem não conhece, tem por objetivo editar obras de valor científico, divulgar as pesquisas especializadas da Universidade, editar obras de valor artístico e literário e, além disso, estimular o trânsito da produção acadêmica nacional e internacional.

SIST: E as saudades que sente do pessoal do CECOM?
BÁRBARA: Quanto à thurma ceconiana, não vivo só de saudades, participo dos encontros promovidos e, às vezes, encontro com um e outro fora do trabalho. Como já disse, tenho vários amigos que fiz aí.

SIST: E como anda a sua vida lá fora?
BÁRBARA: Quanto à minha vida particular, sou casada com um ceconiano maravilhoso, o Marcelo, lotado no Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas. Temos três filhos: o Murillo de 11 anos, a Júlia de 8 anos e a Marcella de 3 anos. E como ouso gastar mais tempo do que tenho, hoje estou como Presidente do Conselho da Creche, que é outro desafio, que encaro como mais um aprendizado. Apesar da minha atuação ser mais na área administrativa-financeira, marketing e de Recursos Humanos (de novo), também há nova perspectiva, o aprendizado de uma “pré-escola”. Até hoje continuo correndo igual ao Coelho Maluco, de Alice no País das Maravilhas. Creio ser este o meu perfil. Mas com esse histórico, dá para ser diferente?

É claro que não. Se fosse diferente, a Bárbara não seria aquela colega e amiga que conhecemos há 22 anos. É bom saber que é só atravessar a rua para encontrá-la na Editora. Ou então, esperar alguma festa ceconiana que, certamente, ela estará lá marcando a sua presença.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– A todo momento ouvimos falar em palmtops e handhelds e nem sabemos, na maioria das vezes, do que se trata. Mas não fique por fora do assunto. Visite a página http://mobilesite.com.br e se informe sobre estes produtos que estão no mercado fazendo grande sucesso.

– Usando e abusando da tecnologia flash, a página do Marcelo Spatafora é um portfólio de fotografias de decoração, paisagens, automóveis e viagens que dá um banho de bom gosto. As fotos são maravilhosas. Não perca tempo e visite a página http://www.spatafora.com.br.

– Na página Cosmos, você vai encontrar todo tipo de informação sobre o Universo, com navegação super fácil, agilizando suas procuras. Cosmos traz todas as informações sobre o Planeta Terra e o Universo. O endreço é: http://www.cosmosnet.hpg.ig.com.br/inicio.html.

– Um Tattoo bem desenhado é super legal. Já vi vários nas mais diversas partes do corpo. Se você quer fazer um e não sabe qual tipo escolher, aponte o seu navegador para a página http://sites.uol.com.br/daniel.poli e descubra o maravilhoso mundo da tatuagem e do piercing. Mas se você tem interesse em ter uma tatuagem, piercing, henna e branding, lembre-se de procurar um bom profissional.

– O que é Fonoaudiologia? É uma profissão da área da saúde que pesquisa, previne, avalia e trata as alterações da voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem. Na página http://sites.uol.com.br/fonoeducativo/fono1.html você terá dicas de aparelhos, cuidados com a voz e audiometria.

– Não é brinquedo não! Tem uma página que abriga as mulheres que tanto encantaram os homens ao longo do século passado. Só para você ter uma idéia, o Google contabiliza mais de cem mil sites que fazem referência às moças. São 900 imagens e a página chama-se “Pin-up virtuals”. Ficou curioso? Então aponte o seu navegador para a página http://www.thepinupvirtuals.com e veja de perto. Faça uma pesquisa com o nome da Marilyn Monroe e reveja as maravilhosas fotos. Nesta página tem informações sobre pintores famosos. (Site em Inglês)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Sun considera plataforma .NET uma ameaça – Um executivo da Sun Microsystems disse a uma juíza federal no dia 09 de abril que a arqui-rival Microsoft poderia usar sua plataforma de serviços na web .NET para prejudicar a concorrência e estender seu monopólio para o setor de Internet.
O vice-presidente de estratégia da Sun, Jonathan Schwartz, disse que a menos que restrições antitruste sejam impostas à Microsoft, a gigante de software poderá usar seu sistema operacional Windows e o dominante navegador Internet Explorer para promover a plataforma .NET em detrimento de tecnologias rivais, como a linguagem de programação Java, da própria Sun.
Em testemunho por escrito para a juíza Colleen Kollar-Kotelly, responsável pelo caso contra a Microsoft, Schwartz disse que a empresa de Bill Gates estava obstruindo a adoção da linguagem Java.
A juíza rejeitou um pedido da Microsoft para que ela desconsiderasse o testemunho de Schwartz por estar baseado em previsões futuras de comportamento da Microsoft.
Inicialmente Kollar-Kotelly expressou preocupação sobre testemunhos mais abrangentes do que o teor do processo judicial contra a Microsoft. Mas recentemente ela está inclinada a aceitar mais material para então decidir se trata-se de algo relevante ou não para o caso.
O executivo da Sun foi a 13a. testemunha chamada pelos nove Estados norte-americanos que não aceitaram um acordo proposto pela Microsoft e pelo Departamento de Justiça dos EUA no final de 2001 para pôr fim ao caso antitruste que se arrasta há anos.
Entre as punições propostas pelos nove Estados está um pedido para que a Microsoft forneça uma versão mais barata e enxuta do Windows, dando liberdade para que as fabricantes de computadores alterem as configurações dos micros.
A Microsoft se defende das acusações da Sun, dizendo que a rival está promovendo o processo antitruste para ganhar vantagens comerciais. A Microsoft divulgou um comunicado no dia 09/04 afirmando que a linguagem Java é um produto ameaçado por suas próprias deficiências tecnológicas, e não por causa da Microsoft.
A empresa alega ainda que a Sun está tentando retardar a iniciativa .NET por ter demorado para entrar no mercado de serviços baseados na web.
A Microsoft eliminou a linguagem Java do Windows pela primeira vez no ano passado, quando lançou a mais recente versão de seu sistema operacional, o Windows XP.

Consulte o complemento do FGTS pela web – A Caixa Econômica Federal liberou a consulta online a saldos e extratos dos complementos do FGTS, aqueles relativos aos planos econômicos Verão e Collor I.
A exemplo dos outros serviços relacionados ao FGTS na web, para ter acesso a essas informações – que incluem os índices utilizados na correção e o valor do complemento -, o internauta precisa ter a senha do Cartão do Cidadão, que só pode ser obtida nas agências da Caixa.
Existe uma forma de consultar o saldo – apenas ele – com uma senha provisória obtida na web mesmo. Para isso, o cidadão deve fornecer seu PIS, o CNPJ de uma das empresas onde trabalhou, a data de admissão nesta empresa e a data de nascimento.

Brasileiros batem recorde de navegação – Os internautas brasileiros bateram recorde de permanência na web no mês de março, ultrapassando a média de 9 horas/mês – o Ibope eRatings.com afirma que é a primeira vez que isso acontece desde a empresa começou a medir a audiência da internet no país.
É mais tempo online, diz o instituto, do que passam alemães e ingleses. Mas nós ultrapassamos, também, o número de internautas ativos – usuários domésticos que entram na web pelo menos uma vez por mês. A média, que até agora girava em torno de sete milhões de usuários, cresceu um pouquinho e chegou ao número de 7 222 085 internautas residenciais. É mais do que na Espanha, segundo o Ibope, e bem perto da média dos franceses.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NA UFMG

A UFMG está subsidiando a vacinação para os servidores da UFMG, com idade acima de 50 anos, que não são associados da CASU.

Para que o servidor possa se vacinar, deverá antes passar na Pró-Reitoria de Recursos Humanos (prédio da Reitoria, 2º andar) e pegar uma autorização para a vacinação. Quanto aos servidores lotados fora do Campus Pampulha, as seções de pessoal poderão fazer a identificação dos interessados e solicitar, por escrito, as autorizações à PRORH.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na edição de O Sistemático de janeiro/2002, foram publicadas, na Memória Fotográfica do CECOM fotos da festa de confraternização do mês de agosto de 1997, coordenada pela DAA. Foi realizado um almoço, que contou com a presença de 47 pessoas, entre funcionários e convidados, no dia 28 de agosto. Como o menu foi um exagero, é claro que sobrou muita coisa para o almoço do dia seguinte. Então, foi realizado o enterro dos ossos.

Novamente, a participação dos funcionários que almoçam no Campus foi marcante. E então, para terminar o filme, foram também tiradas fotos do almoço do dia seguinte, bem mais descontraído do que o do dia anterior.

As fotos foram tiradas por Lelé e Ronaldo.

Ronaldo e Beth

Lelé e Beth

Maria Helena, Rosa e Alda

Beth, Márcia, Ronaldo e Alda



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 15, de 23/04/1982, publicou notícias sobre o 4o. Congresso Regional de Informática, visitas recebidas pelo CECOM, levantamentos bibliográficos, funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no sábado, o 9o. capítulo do folhetim “A Maldição do MCP”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SAÍDA E ADMISSÃO DE BOLSISTAS
Os bolsistas Carlos Alberto Ribeiro Silva, José Alexandrino Machado (DU) e Margarida Maria Santos (DIT) pediram demissão do Quadro de Bolsistas do CECOM, no início do mês de abril.
Com a existência de vagas, já foram contratados para a DU os alunos: Carlos Corrêa Gonçalves e Eduardo Costa e Silva, ambos do curso de Ciência da Computação da UFMG. Os alunos já iniciaram suas atividades no CECOM.

VISITAS ORIENTADAS À BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMG
O Setor de Referência da Biblioteca Central está promovendo, desde o dia 05/04, visitas orientadas à Biblioteca, mostrando seus serviços e coleções.
Esta promoção visa, principalmente, aos usuários do ICB, ICEx, IGC e CECOM que tiveram parte de suas coleções centralizadas na Biblioteca Central
.



Eventos



CURSO INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Teve início no dia 15/04, mais um curso de Informática Instrumental, oferecido pelo CECOM, em parceria com o DRH/Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

Estão participando do treinamento os seguintes funcionários: Dalva Aparecida Gorgozinho (ICB), Everton de Jesus Martins (ICB), Hilda Martins Valdomiro ( HC), Isvani Rabelo Pinto (Farmácia), João Batista Mendonça (Farmácia), João Paulo Rodrigues da Costa (CECOM), Jorge Damasceno (HC), Luciana Maria da Silva Siqueira (HC) e Messias Renato de Castro Teixeira (ICEx).

O curso está sendo realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 08:30 às 11:30, e vai ser encerrado no dia 06 de maio. O instrutor está sendo Alfredo Ventura dos Anjos.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para o único aniversariantes da semana Rubens Crispim da Silva, hoje, dia 18. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Christiano Gonçalves Becker (DCC), no dia 23; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25.

DESPEDIDA: Hoje, dia 18, será realizada, a partir das 17:00, na sala do café do 8o. andar, a despedida de Eduardo Henrique Lima, que está indo para a Universidade Federal da Bahia. Vai ser uma surpresa para ele!