Sistemático: Edição 1109 – 02/05/2002


Notícias



PREGÃO: TELEMIG OFERECE O MENOR PREÇO

No dia 30 de abril, foi realizado, pelo CECOM, pregão presencial para contratação de serviços de telefonia móvel celular.

O processo, que foi acompanhado via Internet, através do site Comprasnet, teve disputa de preços bastante acirrada, sendo fechado após lance oferecido pela Telemig Celular.

Entretanto, o processo ainda não foi encerrado, pois foi prorrogada até o dia 13 de maio a etapa de abertura dos envelopes de habilitação. Só então será providenciada a homologação da empresa vencedora.

Se confirmada como vencedora a empresa Telemig Celular, o valor estimado para contratação dos serviços trará uma economia anual, para a UFMG, de cerca de 15%.

ACESSO AO SERPRO MIGRARÁ PARA WEB

Há sete anos, o CECOM provê para toda a Universidade acesso aos sistemas mantidos pelo Serpro (SIAFI, SIASG, SIAPE), através da Rede UFMG.

O ambiente que permite este acesso hoje está estruturado em dois equipamentos com sistemas operacionais distintos, sendo um deles Windows NT e o outro SCO Unix. O acesso a estes equipamentos é feito por usuários das diversas unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

Esta modalidade de acesso é feita através de conexões ao mainframe do Serpro via LPCDs (Linhas Privativas de Comunicação de Dados).

No final do ano passado, o Serpro iniciou testes para viabilizar a migração do uso de seus sistemas para o acesso via Web.

A Universidade se antecipou a uma divulgação mais ampla desta modalidade de acesso, questão ainda não tratada pelo Serpro, e passou a testar o novo ambiente.

Para viabilizar a adoção deste acesso na UFMG e a gradativa desativação do modelo atual, CECOM, DCF, DSG e DP iniciarão, a partir da próxima semana, atividades para implantação e divulgação do novo acesso à comunidade de usuários.

As ações estratégicas para isto serão estabelecidas em reunião que acontecerá no CECOM no próximo dia 07 de maio.

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2002

Já se encontra disponível na home page da UFMG o calendário acadêmico de 2002.

As aulas do primeiro semestre começarão no dia 03 de junho e prosseguirão até 28 de setembro. O segundo semestre terá início em 28 de outubro, com o período letivo sendo encerrado no dia 17 de março de 2003. O ano letivo de 2003 começará em 22 de abril.

O registro inicial dos calouros de 2002 será no período de 20 a 24 de maio e utilizará nova tecnologia, conforme noticiado no Sistemático no. 14, de 25/04/2002.

POSSES DE NOVOS DIRETORES

No dia 30 de abril, o prof. Antônio Gilberto Costa foi empossado no cargo de diretor do Instituto de Geociências da UFMG.

Amanhã, dia 03 de maio, tomará posse no cargo de diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, o prof. Geraldo Brasileiro Filho. A cerimônia está marcada para as 19:00, no Salão Nobre da faculdade.


Informativo



GenteWhere

Ela continua magrinha e risonha. Ainda bem que aquele sorriso nunca se apaga. Ri tanto que fecha os olhinhos! E como gosta de conversar! Quando chega em algum lugar, é bem difícil ir embora, contando mil casos. E adora saber das novidades. Ela é Lindaura Rosa dos Santos Leal, a ex-ceconiana lotada na Biblioteca da Fafich.

SIST: Como você veio trabalhar na UFMG?
LR: Em 1979, fiquei sabendo através da minha irmã, Laurinda, na época estagiária na UFMG, que haveria Concurso Público na Universidade. Ela pagou a inscrição para mim e prestei o concurso, concorrendo ao cargo de datilógrafa. Fiquei muito feliz quando meu cunhado, que já era funcionário da UFMG, me avisou que havia passando e que poderia ser chamada em breve, porque obtive uma classificação boa entre os cem primeiros colocados. Na época, andava descrente de concurso público, pois já tinha feito muitos e não passava. Era sempre a mesma notícia: – “Não passou no teste psicológico.” Já estava achando que fosse burra!

SIST: Como veio para o CECOM?
LR: Em 1980, recebi a carta do DP para providenciar a documentação e logo fui chamada para a entrevista com a psicóloga Eliana . Nesta entrevista, contei toda a minha vida e o tipo de serviço que gostaria de fazer. Seria um tipo mais dinâmico, variado. No dia 07/08/80 entrei para a UFMG e fui encaminhada para o CECOM. O diretor era o prof. Bauer e a secretária era a Regina. Logo comecei a trabalhar com a Sálvia, (chefe), Bárbara, Vicentina e Dôra, na Secretaria Administrativa.

SIST: Como era o trabalho no CECOM?
LR: Comecei fazendo serviço de secretaria, como atendimento no guichê, de datilografia, preenchimento dos formulários de férias dos funcionários. Gostava de fazer todo os serviços. Uma coisa engraçada que sempre acontecia era o Eduardo Tostes, que brincava comigo e cantava: – “Oh, linda imagem de mulher que me seduz…” Vou confessar o serviço que não gostava: quando a Sálvia mandava levar documentos a outros departamentos distantes da Reitoria e falava que era urgente. Saía com o sol rachando a pé para levar o documento. Quando chegava no setor, o funcionário recebia e falava que não precisava levar o documento, pois poderia mandar pelo malote. Não é para ficar com raiva? Serviço de boy era triste! Tive o Lino também como chefe. Acho que sempre fui boa funcionária, obediente. Tive um bom relacionamento com todos do CECOM. Lembro muito é da Bel, sempre discutindo com o Lino. Ele chegava com aqueles ofícios arcaicos para fazer e entregava para ela. Como a Bel cursava Comunicação Social, na época, datilografava o ofício do jeito que ela achava certo e o Lino não admitia. Tinha que ser do jeito dele. Ah, como os dois brigavam! Um dia, a Bel procurou a Míriam, que era a diretora, e pediu para mudar de setor porque não combinava com o Lino. Eu não tinha o que reclamar, até que um dia, quarta-feira, quando tinha a Quarta Doze e Meia, com programação na Reitoria aberta à comunidade universitária, aconteceu um desentendimento entre nós dois. Adorava assistir a programação e quando cheguei ao CECOM, o Lino estava sério e me chamou perguntando porque a Secretaria estava fechada, não tendo ninguém para atender. Isto não podia acontecer. Neste dia, não sei como, criei coragem e enfrentei o Lino. Fiquei nervosa, porque ele me proibiu de assistir à Quarta, Doze e Meia e eu disse que não ia deixar de assistir. O engraçado é que muitas vezes eu nem assistia mesmo e dormia, e o Aldemar dizia que eu tinha a doença do sono (mosca tsé-tsé). Então, o Lino colocou o Gilberto de plantão na secretaria. Tenho muitas lembranças boas.

SIST: Você trabalhou na digitação?
LR: Sim. Quando fui para a digitação, passei a trabalhar em turno de 6 horas, com um grupo de umas dez pessoas, com Marlene, Beth, Nina, Marcelo, Iracema, Alfredo etc. Fazia a digitação de toda a UFMG, ficando mais na conferência de dados. Pegava muito serviço errado e ficava com raiva na hora da avaliação do Célio, que era o chefe. Ele dizia que eu não produzia. É claro, pois digitar produz mais do que conferir.

SIST: Depois da digitação, foi para onde?
LR: Quando acabou a digitação, fui para o Hospital das Clínicas trabalhar com a Dilma, Denise, Gino, Marcelo e Cláudia. Digitava, atendia telefones, trabalhava na recepção e pegava o cafezinho. No período de 1987/90, voltei para o Campus da Pampulha, no CECOM. Neste período me casei, tive uma filha, a Luana, que hoje está com 13 anos. Lembro-me também das festas de aniversários na casa da Regina, o Walter tocando violão, as festas de confraternização nos clubes (Quinze Veranistas), a festa no sítio da Laura, dos almoços no Restaurante Setorial com Lelé, Gerson, Aldemar, Beth. Sinto saudades do bandejão.

SIST: Sente saudades do CECOM?
LR: Olha, não tem jeito de esquecer do CECOM, nunca. Foi o meu primeiro local de trabalho na UFMG, e meu primeiro salário saiu foi daí, graças a uma boa diretora, a Maria Míriam Arruda Salvador, que lutava pela distribuição de renda para todos.

SIST: Quando saiu do CECOM?
LR: Com a informatização, o CECOM acabou distribuindo os digitadores para outras unidades. No meu caso, fui trabalhar no setor de Cadastro, com a Maria Helena Michel, que era a chefe. Trabalhavam lá o Fausto, Marilúcia, Helinho e outros. Era uma turma grande. Trabalhei com entrada de dados no computador e fiquei no Cadastro uns oito meses. Tive bom relacionamento com todos, me adaptei bem, mas não quis ser lotada no DP. Fiquei aguardando uma unidade para ser lotada. Fui para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, na Reitoria, com William, onde fazia serviço de digitação e dava assistência às unidades na instalação de um sistema que gerava relatórios para as secretárias dos cursos.

SIST: Quando foi para a Fafich?
LR: Em 1991, no período em que a Universidade estava em greve, entrei numa fase muito difícil da minha vida. Meu irmão mais novo estava com câncer e tinha que acompanhá-lo no tratamento. Os colegas cobravam a minha presença na greve, e o meu setor não podia fazer greve. Então, cheguei para o meu chefe e disse que ia participar da greve, mas na verdade eu ia era acompanhar meu irmão no tratamento. Foi tudo muito rápido, pois a doença foi descoberta em janeiro/91 e ele morreu em julho do mesmo ano. Quando terminou a greve, voltei e fui colocada à disposição. O motivo? É que no setor em que trabalhava ninguém fazia greve! Nesta época, conheci o Enderson, funcionário da Fafich, que me trouxe para cá, onde fui trabalhar no setor de informática. O diretor da Fafich era o prof. Hugo Amaral. Quando houve a mudança de diretoria, passei a trabalhar com Einstein e aí começou a cobrança da digitação. Já que eu era digitadora tinha que digitar. Então, contei toda a minha história, que começou com o problema da LER, mas que ainda não tinha entrado com o processo no DP. A diretoria me pediu para agilizar o processo para poder ir para outro setor. Comecei a procurar outra unidade e fiquei aguardando no DP o meu encaminhamento. Em todos os setores para os quais fui indicada, explicava que tinha LER e que não conseguia digitar por muito tempo. A resposta era sempre a mesma: que precisavam de servidor que digitasse. Foi horrível e passei a ser uma funcionária problemática. Como a biblioteca da Fafich estava precisando de funcionário, fui para lá e passei a trabalhar no atendimento ao usuário, recebimento de malote, controle de carteira da biblioteca, auxiliar nas pesquisas, atendendo telefonemas. Digito também, só que é pouco.

SIST: E a sua vida lá fora?
LR: Minha vida lá fora é bem movimentada. Fui candidata a vereadora em 1996, pelo Partido PMN (Partido da Mobilização Nacional), faço parte da Associação do Bairro Jaraguá, do Comitê das Nascentes do São Francisco (“Brejinho”). Na UFMG, fui representante suplente da CPPTA, por dois anos; fui representante titular do conselho de curadores dos Técnicos-Administrativos em 2000/2001 e fiz parte do Sindi-Ifes.

SIST: Quer dizer algo para a turma do CECOM?
LR: Do CECOM, espero continuar com estes laços afetivos familiares, dando sempre este jeitinho de reviver momentos com os ex-ceconianos, sempre nos convidando para as festas. Fico muito feliz quando visito vocês, sempre com um sorriso e acompanhada até o cafezinho. Acho muito gratificante ser assim recebida tanto pela turma do 8º andar como a do subsolo. Hoje, agradeço muito a Deus por ser funcionária pública da UFMG, mesmo com todos os problemas e crises que existem no Brasil.

Agora, todos conhecem um pouco da Lindaura, que trabalha lá na Biblioteca da Fafich. É bom saber que esta ex-ceconiana continua com aquele mesmo sorriso, mantendo o astral lá em cima. Agradecemos a Lindaura por ela manter firme o laço de amizade com todos nós.

ERRATA

O cronograma do Programa de Treinamento do CECOM e DRH/ProRH, relativo ao primeiro semestre de 2002, publicado na edição da semana passada de 25/04, saiu com um erro. No período do treinamento Lotus 123, onde está escrito de 03 a 07/05, o correto é: de 03 a 07/06.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Atchim! Não é fácil visitar a página http://www.avelharia.hpg.ig.com.br sem dar um espirro. Lá você poderá ler sobre as séries de tv, algumas com trilha sonora, coleção de carros, miniaturas de coca-cola e outros. Como recordar é viver…

– Às vezes, não damos importância a pequenos detalhes, que geralmente passam despercebidos por nós: um brinquedo antigo que ficou no passado de nossa infância; a radiola que ligava puxando-se a agulha para trás; ou até mesmo aquela caixa de drops que comíamos assistindo Os Trapalhões no cinema, na década de 80. Muitas vezes, essas lembranças estão guardadas em algum lugar, e vêm à tona quando revemos uma simples imagem. Neste site, você terá a chance de rever algumas coisas que, talvez, jamais imaginasse ver novamente: http://www.museu nostalgia.hpg.ig.com.br/.

– O Almanaque é verdadeiramente uma volta ao passado. Para quem gosta de história ou quer ficar informado de tudo que rolou há alguns anos, esta página é o lugar certo. São várias notícias e fotos. Confira o endereço http://www.uol.com.br/folha/almanaque/.

– Diversos modelos e fabricantes marcaram época na história do automóvel, no Brasil e no exterior. Esta seção revela a trajetória desses carros e acompanha eventos a eles relacionados. Bestcars de notícias de ontem e de hoje para quem é gosta de carros. O endereço é: http://www.uol.com.br/bestcars/.

– Carros antigos é uma boa página. Fotos, endereços de fabricantes e de cara, na abertura da página, uma Mercedes. Vá ao endereço http://www.carrosantigos.com/.

"Será nuvem, tempestade ou raio,
Lutando pela paz do mundo,
Levantando alto as duas mãos,
Voando pelo cosmo o nosso herói,
Oh ! O seu nome é Kid!!!
Hei! National Kid!
Ele é o nosso herói, Kid!!!
National Kid"

Lembra-se desse filme? Você não era nascido? Então navegue até a página http://www.nationarokido.hpg.ig.com.br/ e saiba sobre este herói que encantou a criançada no passado.

– Sabe aqueles seriados, propagandas, novelas antigas. Aquelas músicas que trazem saudades? A página http://www. retrotv.com.br tem tudo isso e muito mais com as letras das músicas. Esta página é imperdível. Vai rolar muita saudade e logo na abertura você verá o James West.

– Para ouvir os Jingles Inesquecíveis da Coca-Cola, Aero Willys, Alka Seltzer, Aspirina e outros é só apontar o seu mouse para a página http://radioclick.globo.com/cbn/colunas/jinglesinesqueciveis.asp.

– O Museu da Propaganda é uma página que resgata algumas propagandas antigas. Tem jingles do arco da velha e souvenirs. O endereço é: http://www.aqp.com.br/index2.html.

– O Clube de Marketing reúne empresários, empreendedores e profissionais de marketing, de média e alta gerência, com o objetivo de fomentar negócios entre suas empresas. Os encontros do Clube visam a troca de técnicas e informações de marketing entre os associados. Defendendo interesses da instituição Marketing e desenvolvendo projetos sociais para o produto Brasil, o Clube de Marketing tem o intuito de valorizar a profissão e tornar nosso mercado mais competitivo e profissional. Associe-se e fique up-to-date com o melhor do marketing mundial. O endereço é: http://www.clubedemarketing.com.br/mix_marketing/bau_propaganda/bau_propaganda.asp.

– O Clube da Propaganda tem imagens de 1899. É uma festa para quem gosta da área e quer saber como eram feitas as propagandas em épocas passadas. Clique no link "Gafes" e leia algo como: "Quando a General Motors introduziu o Chevy Nova na América do Sul não estava consciente que "no va" quer dizer "não vai". Depois da companhia descobrir porque é que não estava a vender carros, mudou o nome do carro nos mercados hispânicos para Caribe". O endereço é: http://www.historiadapublicidade.hpg.ig.com.br/.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como parte das festas de confraternização do CECOM, a DGE, VDG e DCP organizaram um churrasco no dia 16 de maio de 1997, na área de lazer do DP e DMP, localizada atrás do Almoxarifado do DMP. Lá estiveram funcionários de todas as divisões e convidados, como Jorge e Robson, do CEDECOM.

Nesta noite, o frio foi tanto que chegou a 13 graus. Mas isto não impediu que a festa transcorresse tão bem como aconteceu. Como sempre, o churrasco foi muito elogiado e todos gostaram.

As fotos foram tiradas por Lelé e Renato Righi.

Uma visão do local aparecendo Alda, Gilmar, Márcia, Carlinhos, Raimundo, Edu, Lurdinha, Beth, Carlos Roberto e Bráulio

Alda, Raimundo, Beth, Márcia, Ana Lúcia, e Joãozinho ao fundo

Carlinhos, Márcia, Lilian, Lurdinha, Beth, Bráulio, Edu e Carlos Roberto. Ao fundo: Robson.

Edu, Carlinhos, Márcia, Lelé, Alda, Lurdinha e Joãozinho. Ao fundo: Elza e João Clóves

Tina, Gilmar, Jorge, Carlinhos, Márcia. Ao fundo: Renato, Joãozinho e Robson.

Gilmar, Jorge, Carlos Roberto, Tina e Márcia servindo refrigerante



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 17, de 06/05/1982, publicou notícias sobre manutenção preventiva do Sistema Facom, visitantes no CECOM, programa de integração da comunidade de computação, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TV CECOM NO AR
Depois de alguns problemas encontradas na aquisição do cabo coaxial, finalmente foi inaugurada, hoje pela manhã, a TV CECOM.
Inicialmente, a programação da TV CECOM constará somente de Jobs esperando para execução. É pensamento da Divisão de Sistemas de Computação, ampliar a programação para: Jobs executando, Jobs na fila de impressão, avisos aos usuários etc
.

FUNCIONÁRIO NOVO NO CECOM
Foi contratado pela UFMG, a partir do dia 03 de maio, o funcionário José Diz Ramos, no cargo de analista de sistemas.
José Diz foi bolsista da Fundação Universitária Mendes Pimentel, lotado na Divisão de Usuários do CECOM, no período de janeiro/79 a fevereiro/80. Agora, ele retorna ao CECOM, contratado pela UFMG, lotado na Divisão de Serviços Implantados
.



Eventos



TREINAMENTO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Dentro do Programa de Treinamento, organizado pelo CECOM, em parceria com o DRH/ProRH, está sendo realizado, desde o dia 22 de abril, o curso de Informática Instrumental – turma 9.

Este treinamento, oferecido às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 14:00 às 17:00, na Sala do DRH, na Imprensa Universitária, vai se estender até o dia 27 de maio.

Estão participando do treinamento os funcionários: Benício Fernandes Gouveia (Hospital das Clínicas), Elenice Virgínia Telles (ICEx), Frederico Rosa e Silva (IGC), José Maria Abijaudi (Centro Pedagógico), Maria de Fátima Liduário (Farmácia), Miguel Lourenço Machado (DSG), Roberto Felizberto dos Santos (Hospital das Clínicas), Selma de Paoli Loureiro Damascena (CCS), Washington Patrício Fernandes (SODS) e Wladilene Carvalho Roque (Hospital das Clínicas).

A instrutora do treinamento está sendo Elza Maria Guedes Rozinholi.

FESTA JUNINA

A Redação do Sistemático solicita a participação de todos, como sempre, na arrecadação de brindes para a Festa Junina do CECOM. A data da festa ainda não foi marcada, nem o local escolhido, devendo ser passada antes uma lista de adesão.

Para arrecadação de verba para a festa, que tal começarmos com as rifas? Para isto, sugestões devem ser encaminhadas à Redação.

Na próxima semana, mais detalhes sobre a arrecadação, data e local do evento.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, aniversariante do dia 08. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04; Iremar Nunes de Lima e Cristina Campos Brasil da Fonseca, no dia 05; e Eduardo Miguel Raposo, no dia 08.